Вы находитесь на странице: 1из 19

05/03/13

FISIOLOGIA
Prof. Fernando Jorge

Introduo
A siologia (do grego physis = natureza, funo ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) o ramo da biologia que estuda as mlKplas funes mecnicas, Nsicas e bioqumicas nos seres vivos. De uma forma mais sintKca, a siologia estuda o funcionamento do organismo. estudada em diversas reas, inclusive da sade como Biomedicina, Educao Fsica, Enfermagem, Farmcia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinria, Nutrio, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Ergonomia, dentre outras biolgicas. A Fisiologia Humana teve origem na Grcia por volta do ano 420 A.C. com Hipcrates (460- 370 A.C.; o pai da medicina).

05/03/13

Fludos
Cerca de 60% do organismo adulto udo, composto principalmente de uma soluo aquosa de ons e outras substncias. Fludo intraceluar. Fludo extracelular.

Intracelular

2/3

Extracelular

1/3

05/03/13

05/03/13

O udo extracelular est em movimento constante. considerado o meio ambiente das clulas (basicamente plasma e lquido intersKcial). Nele esto presentes os ons e nutrientes essenciais para a vida. CKons e nions em nosso corpo esto em equilbrio. O uxo desses ons atravs da membrana responde tanto s cargas eltricas quanto ao gradiente qumico, chamado de equilbrio eletroqumico. A osmolaridade (concentrao total de solutos) controlado principalmente pelas bombas de ons presentes nas membranas, principalmente bombas de Na+/K+, que controlam a osmolaridade entre os ambientes intracelular e extracelular.

O cKon Na+ manKdo em baixa concentrao no meio intracelular e alta no extracelular. O K+ o principal cKon intracelular. Esses cKons so balanceados por outros ons para manter a osmolaridade da clula. Essas concentraes so importantes para gerar potencial de ao nas memebranas. FLUDO INTRACELULAR FLUDO EXTRACELULAR

Potssio, magnsio, ons fosfato, energia, ATP

Sdio, cloreto e ons bicarbonato, nutrientes (oxignio, glicose) alm de dixido de carbono.

Essa diferena controlada por canais de ons presentes nas membranas celulares

05/03/13

Osmose: - Membranas celulares so


b i c a m a d a s l i p d i c a s , semipermeveis, variando sua permeabilidade aos diferentes solutos nos diferentes tecidos (importante para a funo). - A osmose tenta balancear a concentrao de ons dos dois lados da membrana celular. - Geralmente, a osmolaridade trabalha puxando gua para o meio mais concentrado de o n s . E s s e m o v i m e n t o chamado de difuso.

05/03/13

Foras de Starling so as presses que controlam o movimento de udos atravs da parede capilar. As presses oncKca (presso osmKca gerada pelas protenas) e hidrostKca so componentes fundamentais das Foras de Starling.

Foras de Starling Osmose

Homeostase
Homeostasia a manuteno de condies quase constantes no meio interno. Todos os rgos e tecidos do corpo humano realizam funes que contribuem para a manuteno dessa condio constante. O equilbrio entre o os ambientes interno e externo crKco e a habilidade de se manter constante durante mudanas no meio externo a homeostase. O plasma a interface entre o ambiente externo e interno, e a osmolaridade ponto chave para o equilbrio. Resposta comportamentais (como sede e apeKte por sal) so esKmuladas por necessidade do organismo.

05/03/13

Principais sistemas e rgos do ser humano

Mecanismos Homeostticos
O corpo tenta realizar a manuteno de condies quase constantes no meio interno. Para tanto, usa vrios sistemas, principalmente de transporte e mistura de udos. A origem dos nutrientes do udo extra celular se d atravs: Sistema respiratrio: O2; Trato gastro-intes?nal: carboidratos, cidos-graxos, aminocidos; Fgado: metaboliza componentes absorvidos no intesKno que no so usados na forma absorvida; Sistema msculo esquel?co: locomoo do corpo para obteno de alimentos.

05/03/13

A remoo dos produtos nais do metabolismo feita: Pulmes: CO2 Rins: remove a maior parte das substncias no uKlizadas (uria, cido rico, excesso de ons). Seleciona o que excretar e reabsorve o necessrio.

O controle de entrada e sada de componentes toda feita por sistemas organizados no corpo humano.

05/03/13

Regulao das funes corporais: Sistema nervoso: Aferncia Sensorial, SNC, eferncia motora. Sistema hormonal: hormnios transportados pelo lquido extracelular para todo o corpo para controle de funes ceulares (Kreide, insulina). Complementa o sistema nervoso. A principal funo hormonal controle do metabolismo.

05/03/13

Sistema de controle: Feedback negativo


Feedback nega?vo a reao pela qual o sistema responde de modo a reverter a direo da mudana. Tenta manter estveis as variveis, permiKndo a manuteno da homeostase. A maioria dos sistema de controle usam o sistema de feedback negaKvo.

CO2
Eszmulo inicial

HipervenKlao

CO2
Eszmulo negaKvo

Normalizao

Feedback nega?vo em relao ao eszmulo posiKvo

Feedback positivo
No feedback posi?vo, a resposta amplica a mudana da varivel. Isto tem um efeito desestabilizador, pelo que no contribui para a homeostase. O feedback posiKvo menos comum nos sistemas naturais do que o feedback negaKvo, mas tem as suas aplicaes. Pode causar ciclo vicioso, como no caso da hemorragia. Tem efeito posiKvo em alguns casos, como na coagulao sangunea, contrao do parto. Um mecanismo destes, isoladamente, levaria exausto ou esgotamento energKco do sistema. Por isso o feedback posiKvo est sempre acoplado a feedback negaKvo.

10

05/03/13

Sistemas de transporte
ons e solutos que movem-se atravs de protenas carreadoras e canais atravs da membrana plasmKca. Os Kpos de canais e carreadores incluem: - Canais inicos ou poros; - Uniportadores; - Cotransportadores; - Contratransportadores. Os sistemas de transporte podem ser dependentes ou no de energia.

Transporte celular feito atravs de mecanismos aKvos e passivos. # Transporte passivo: no h energia consumida durante o transporte. # Transporte a?vo: uKlizado energia (ATP) para a realizao do transporte atravs da membrana.

11

05/03/13

Transporte Passivo
No h uKlizao de energia. Pode ocorrer por difuso simples ou facilitada. - DIFUSO SIMPLES a substncia se move a favor do seu gradiente de concentrao atravs da membrana (lipdeos, hormnios, colesterol e at gua devido ao seu tamanho). Depende da rea da superNcie da membrana, espessura da membrana e concentrao da molcula.

Difuso Simples

- DIFUSO FACILITADA - ocorre por canais ou protenas carreadoras. Esses canais ou protenas abrem ou mudam de conformao para transportarem ons e substncias atravs da membrana (glicose e muitos aminocidos). Possuem menor velocidade de difuso. Canais com comportas podem abrir por diferentes eszmulos, tais como som, luz, mecnico, substncias qumicas, mudana na voltagem.

12

05/03/13

A difuso depende da permeabilidade da membrana. Os fatores que inuenciam na permeabilidade so: 1- espessura da membrana 2- lipossolubilidade da substncia; 3- nmero de canais proticos; 4- temperatura; 5- peso molecular da substncia difusora.

Transporte Ativo
Transporte a?vo primrio: envolve gasto direto de ATP para transportar ons para dentro ou para fora da clula. O melhor exemplo a bomba de Na+ (Na+/K+ ATPase). Essencial para manuteno da funo celular.

13

05/03/13

Transporte a?vo secundrio: ou cotransporte, usa a energia do transporte aKvo primrio para transportar uma outra molcula para dentro ou para fora da clula via gradiente de Na+ (ex. glicose e H+).

Canais Inicos
O movimento dos ons so mediados atravs de canais e carreadores de membrana, uKlizando transporte passivo. Os canais inicos apresentam alta seleKvidade e permitem que ons especcos atravessem a favor de seus gradientes de concentrao.

14

05/03/13

Os canais podem ser de trs Kpos: - Canais dependentes de ligantes: dependem de ligante especco (clulas nervosas e aceKlcolina); - Canais dependentes de voltagem: mudana de voltagem da membrana; - Canais de junes comunicantes: formados entre duas clulas adjacentes e permitem troca de ons e pequenas molculas entre as clulas.

A seleKvidade do on depende do tamanho e da carga do mesmo. Canais com comportas podem abrir por diferentes eszmulos, tais como som, luz, mecnico, substncias qumicas, mudana na voltagem.

15

05/03/13

Transporte vesicular
Transporte atravs da membrana por empacotamento em vesculas lipdicas. Podem ser transportadas atravs de: Exocitose (materiais para fora da clula), Endocitose (materiais para dentro da clula, dividida em fagocitose e pinocitose) e Transcitose (materiais atravs das clulas). Empacotamento vesicular parKcularmente importante quando transporta substncias txicas clula.

16

05/03/13

Aquaporinas
Existem canais especcos para gua, chamados aquaporinas. Esses canais esto parKcularmente presentes nos ductos coletores corKcais renais e sua expresso em geral regulada por hormnios.

Mecanismos de transduo de sinais


A regulao bsica de processos celulares como secreo de substncias, contrao, relaxamento, produo de enzimas, crescimento celular, entre outros, ocorre pela ligao de substncias reguladoras ao receptor e ao acoplamento do receptor a protenas efetoras dentro da clula.

17

05/03/13

Alguns ligantes (por exemplo alguns hormnios esterides e da Kreide) ligam-se diretamente a receptores nucleares.

Essa transduo de sinal pode ser relaKvamente simples, de ao rpida. Ex: sistema guanilato ciclase (GMPc) e relaxamento do msculo liso em resposta ao xido ntrico liberado pelas clulas endoteliais vasculares. Tambm pode ser um sistema de transduo complexo e lento, como no caso do sinal de fator de crescimento celular, envolvendo sntese protica.

18

05/03/13

Exerccios
1) A adio de gua pura ao lquido extracelular (LEC) ir afetar de que maneira o lquido intracelular (LIC), o comparKmento de LEC e a osmolaridade aps o equilbrio? Considere que no h excreo de gua. 2) Considere a armao: Canais inicos so relaKvamente no-seleKvos e permitem o movimento de mlKplos eletrlitos atravs de um nico canal. Essa armao verdadeira ou falsa? Explique. 3) Difuso passiva depende apenas da espessura da membrana? Por qu?

4) Marque V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) O feedback negaKvo sempre um sinal nervoso eferente para que o SNC pare de exercer uma funo especca. ( ) Osmolaridade a concentrao total de ons no meio. ( ) Osmolaridade a concentrao total de solutos no meio. ( ) Homeostase habilidade de manter uma funo interna constante durante mudanas no ambiente externo. ( ) Os udos esto concentrados em sua maior parte (2/3) no meio extracelular, principalmente no plasma. ( ) Os udos corporais movem-se muito devagar, valorizando assim a homeostase.

19

Вам также может понравиться