Вы находитесь на странице: 1из 3

EXERCCIOS DE GENTICA PROF: EURIPEDES 2 COLEGIAL Questo 01 Em bovinos leiteiros da raa holandesa o padro da cor da pelagem pode ser

er preto e branco, ou vermelho e branco. A herana da cor preta ou vermelha deste padro de cor codificada por um gene que possui dois alelos: o alelo dominante (D), que codifica a cor preta do padro preto e branco; e o alelo recessivo (d), que codifica a cor vermelha do padro vermelho e branco. Um touro de raa holandesa de pelagem preta e branca foi acasalado com trs vacas desta mesma raa e produziu: com a vaca A, que de pelagem preta e branca, um descendente vermelho e branco; com a vaca B, que de pelagem vermelha e branca, um descendente vermelho e branco; e com a vaca C, que tambm vermelha e branca, um descendente preto e branco. Cite os gentipos do touro e das vacas A, B e C para esta caracterstica. Questo 02 Uma espcie de peixe possui indivduos verdes, vermelhos, laranja e amarelos. Esses fentipos so determinados por um gene com diferentes alelos, como descrito na tabela. Fentipos Verde Vermelho Laranja Amarelo Gentipos GG, GG1, GG2 G1 G 1 G1 G 2 G2 G 2

Suponha que esses peixes vivam em lagoas onde ocorre despejo de poluentes que no causam a morte dos mesmos, porm os tornam mais visveis aos predadores. a) Em uma dessas lagoas, os peixes amarelos ficam mais visveis para os predadores, sendo completamente eliminados naquela gerao. Haver a possibilidade de nascerem peixes amarelos na gerao seguinte? Explique. b) Em outra lagoa, os peixes verdes ficam mais visveis aos predadores e so eliminados naquela gerao. Haver possibilidade de nascerem peixes verdes na gerao seguinte? Explique. Questo 03 O heredograma a seguir mostra uma famlia cujos indivduos indicados em vermelho so afetados por um distrbio bioqumico causado pela inatividade de uma enzima.

Indique se o gene que codifica essa enzima que est localizado em um dos cromossomos autossmicos dominante ou recessivo. Justifique sua resposta. Questo 04 No heredograma a seguir, os indivduos 6, 12 e 16 apresentam um tipo de surdez hereditria, com herana autossmica recessiva. Identifique os indivduos seguramente heterozigticos, justificando sua escolha.

EXERCCIOS DE GENTICA PROF: EURIPEDES 2 COLEGIAL Questo 05 A herana da cor do olho na espcie humana geralmente representada simplificadamente como um par de alelos, A (dominante, determinando cor castanha) e a (recessivo, determinando cor azul). Baseando-se nessa explicao, analise as afirmaes abaixo, proferidas por casais em relao cor dos olhos de seu beb, verificando se elas tm fundamento. Justifique sua resposta. a) Afirmao de um casal de olhos azuis: "nosso beb poder ter olhos castanhos porque as avs tm olhos castanhos". b) Afirmao de um casal de olhos castanhos: "nosso beb poder ter olhos azuis porque o av paterno tem olhos azuis". Questo 06 O padro de herana de uma doena, que se suspeita ser autossmica recessiva ou ligada ao sexo, foi analisada em trs famlias diferentes (I, II e III), como representado nos heredogramas a seguir:

a) Qual o tipo de herana da doena? Justifique sua resposta. b) Suponha que a mulher 3 da famlia I case-se com o homem 4 da famlia III. Qual a probabilidade de nascer uma criana doente? Justifique. Questo 07 Os heredogramas A, B e C a seguir representam trs famlias diferentes. Os crculos representam mulheres e os quadrados, homens. Quadrados ou crculos escuros representam indivduos afetados por uma caracterstica comum na populao.

Identifique os heredogramas que so compatveis com uma herana autossmica recessiva. Justifique sua resposta para cada famlia. Questo 08 Alguns centros de pesquisa na Inglaterra esto realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cstica, uma doena autossmica recessiva grave particularmente comum em caucasianos. Toda pessoa na qual o alelo recessivo detectado recebe orientao a respeito dos riscos de vir a ter um descendente com a anomalia. Um ingls heterozigoto para essa caracterstica casado com uma mulher normal, filha de pais normais, mas cujo irmo morreu na infncia, vtima de fibrose cstica. Calcule a probabilidade de que esse casal venha a ter uma criana com fibrose cstica. Justifique sua resposta. Questo 09 Analise a genealogia, que apresenta indivduos afetados por uma doena recessiva e indivduos normais.

a) Quais os indivduos representados na genealogia que so obrigatoriamente heterozigotos? b) Qual a probabilidade de o casal formado pelos indivduos II2 e II3 ter mais dois filhos, sendo ambos do sexo masculino e afetados?

EXERCCIOS DE GENTICA PROF: EURIPEDES 2 COLEGIAL Questo 10 O heredograma a seguir representa uma famlia com pessoas afetadas por uma doena hereditria.

A doena tem herana autossmica dominante ou recessiva? Por qu?


Gabarito 01 Alelos: D (preto e branco) e d (vermelho e branco). Cruzamento 1: touro Dd x vaca (A) Dd - bezerro dd Cruzamento 2: touro Dd x vaca (B) dd - bezerro dd Cruzamento 3: touro Dd x vaca (C) dd - bezerro Dd. 02 a) Sim. Os cruzamentos de peixes verdes heterozigotos entre si, de laranjas heterozigotas entre si e de verdes e laranjas produzem descendncia amarela (G2G2). b) No. As variedades sobreviventes (vermelho, laranja e amarelo) no so portadores do alelo G. 03 O alelo recessivo, pois Alice tem o distrbio e seus pais no. 04 1 e 2 so normais e tiveram (6) um filho surdo. 7 normal e teve filhos (12) e (16) surdos. 10, 11, 13, 14, e 15 so normais, porm o pai (6) surdo 05 a) Falso, pois casal de olho azul, recessivo, no pode ter filho de olhos castanhos (dominante) b) Afirmao verdadeira desde que um dos avs maternos tambm transmita o gene recessivo para a me. 06 a) A herana autossmica recessiva. Este o nico tipo de herana que explica o fato de a filha 5 da famlia II ser doente. b) A probabilidade de nascer uma criana doente de 50% ou 1/2. A mulher 3 da famlia I possui o gentipo heterozigoto (portadora do gene) e o homem 4 da famlia III, doente, possui o gentipo homozigoto recessivo. O cruzamento entre eles tem a probabilidade de gerar 50 % de indivduos com o gentipo heterozigoto, normais e 50% de indivduos com o gentipo homozigoto recessivo, doentes. 07 a) Os heredogramas A e C so compatveis com herana autossmica recessiva. Em A os pais so heterozigotos e em C a me heterozigota ou homozigoto normal. Em B, ambos os pais devem ser heterozigotos autossmicos para uma caracterstica dominante. 08 A probabilidade de o homem ser heterozigoto igual a 1,0 (certeza). A mulher normal e tem um irmo afetado. Considerando "A" o alelo normal e "a" o alelo que determina a fibrose cstica, os pais so necessariamente heterozigotos (Aa) e ela pode ser AA, Aa, ou aA, com igual probabilidade para cada gentipo. Logo, a probabilidade de que ela seja heterozigota igual a 2/3. A probabilidade de que um casal heterozigoto tenha um filho homozigoto recessivo igual a 1/4. Logo, a probabilidade de o casal ter um filho com a doena : 1,0.(2/3).(1/4) = 2/12 = 1/6 09 a) Heterozigotos (Aa): II-1, II-2, II-3 e II-4. b) Gerao parental: (II-2) Aa x Aa (II-3) c) Gerao possvel: (AA, Aa, Aa) e (aa) 3/4 normais 1/4 afetados P (homem afetado) = 1/2 . 1/4 = 1/8 P (2 homens afetados) = 1/8 . 1/8 = 1/64 10 Herana dominante. A filha II-2 normal, porm filha de pais afetados; isso demonstra que os pais so heterozigotos para a caracterstica.

Вам также может понравиться