Вы находитесь на странице: 1из 8

3) Vegetao

Floresta Equatorial:
Floresta Amaznica Hilia Amaznia

Sol + Chuva

Telhado verde

Hmus

Solo cido.

A estrutura vegetal no permite a penetrao do sol e da chuva. Fazendo com que o solo no crie horizontes, tornando-o solo incompleto e cido. Floresta Temperada:

Solo Desenvolvido

A floresta temperada por apresentar porte menor, facilita a penetrao /distribuio do sol, da chuva e do hmus, criando um solo completo.

4) Clima
CLIMA Quente + mido Quente + Seco Temperado (Completo) CARACTERSTICAS DO SOLO Maior introduo da estrutura da gua nos horizontes Ao direta do sol destruindo a camada biolgica Ao completa dos elementos do clima. Estrutura vegetal facilita o desenvolvimento do solo

As reas polares no desempenham construo de solo, pois a pouca estrutura humfera fica situada nos litorais, formando uma camada fina, chamada de permafrost, que vai dar origem em tundras, nos curtos veres.

5) Ao Humana
Limita o contato do solo com o meio Construes (moradias) Uso do asfalto Falta de reas Verdes O reflexo principal desses processos a ampliao dos eixos alagados nas zonas de grandes centros urbanos

AES NEGATIVAS DO SOLO


1) Salinizao: a transformao dos solos bons para a atividade agrcola em solos ruins em uso, devido ao do sal (irrigao irregular). Obs.: Quando o solo atinge um alto estgio de salinizao, observa-se a formao de uma tonalidade de cor branca, encobrindo o solo (sal). 2) Lixiviao: a lavagem do solo desnudo (sem vegetao) por parte da chuva, levando os compostos hidrossolveis. Obs.: Esses sedimentos so levados muitas vezes para as reas mais baixas, causando o assoreamento dos rios e crregos. Desertizao: fenmeno de deserto natural. 3) Laterizao: o aquecimento do solo desnudo por parte do sol, gerando o surgimento de crostas, de cor vermelha, ricas em xidos de Fe e Al. 4) Voorocas: So fendas/sulcos abertos nos solos devido a aes combinadas de lixiviao e laterizao junto com a salinizao. A Ao combinada desses quatro elementos abre caminho para a consolidao da desertificao. 5) Desertificao: a transformao dos solos de boa capacidade agrcola em terrenos pobres no aspecto de desenvolvimento dos solos. Obs.: A desertificao um fenmeno que apresenta todos os somatrios negativos da ao antrpica sob o solo, mesmo assim podemos identificar locais especficos para essa problemtica: frica Central, Sudeste e Noroeste da sia, Semi-rido Nordestino e regio sul do Brasil. Desertizao: Consiste na expanso natural dos desertos, que em caso mais particular, como o Saara, sofre a interveno dos ventos contra-alsios e das baixas presses para expandir sua rea. CONSERVAO DOS SOLOS Plantao em terraos (Criado na Grcia) Sistema agrcola de mones (jardinagem)

TERRAOS

China Monglia Tailndia Coria do Sul

HO

Rizicultura

A atividade da jardinagem consiste no princpio mais lgico de plantio, pois no cria, de forma alguma, gradientes de desmoronamento ou crepps, que sero mostrados como ponto de conservao ao longo do tempo. No Brasil essa tcnica abrange a estruturao dos modelos de plantio em hortalias. Criando um menor uso de agrotxicos e ampliando a produtividade da lavoura. Reflorestamento: Apresenta uma forma prtica de reduzir a compra de madeira ilegal; Ampliao de exemplares da flora local; Conservao do solo devido ao menor impacto da gua (chuva) e do sol sobre o solo. Adoo de Polticas Ambientais: Conservadorismo uso racional. Ex.: reflorestamento Preservacionismo tornar a zona intacta. Ex.: reserva florestal

Obs.: Essas polticas foram organizadas a partir da dcada de 1960, como resposta s aes da Revoluo Verde que pregava a intensividade do solo, o uso dos transgnicos e a expanso da lavoura agrcola. Rotao de Culturas: a variao do modo e da estrutura em plantio. Rotao do Solo: a condio de deixar parte do solo parado, em descanso, para um uso futuro. Ex.: Pousio

Obs.: Essas duas ltimas tcnicas foram desenvolvidas durante o regime feudal, sendo conhecidas desde o sculo V. Agricultura Orgnica: No utiliza agrotxico; Usa Biodefensivos; O elemento (fruta ou verdura) de menor porte; um referencial de conservao do solo.

Conservao das guas internas: Ampliao das atividades de distanciamento dos lixes das reas de mananciais; As guas subterrneas devem ser tratadas como instrumentos de multiplicao da vida no solo (compostos nitrogenados); Melhoria das redes de saneamento para evitar a contaminao do solo.

ERAS GEOLGICAS

Azica (Mais antiga) +/- 4,5 bilhes de anos

Bola de fogo; Atmosfera quente (H2O, vapor e Amnia); Domnio do vulcanismo

Obs.: Essa era amplia o domnio da estrutura do vulcanismo que a comandante das futuras formas de relevo em todo o planeta at o final do pr-cambriano.

Pr-Cambriano Organiza o Proteozico e Arqueozico.

Resfriamento do planeta (chuvas); Climas primitivos; Vida no oceano primitivo (pantalasa); Pangia/Pangea (Unio de todos os continentes)

Obs.: O processo de consolidao da Pangia abre caminho para o comeo da formulao do tectonismo. Comeo da ao do tectonismo; Surgimento de duas massas continentais (Godwana e Laursia); Aparecimento do mar primitivo (Mar de Thetys).

Paleozica

Obs: Nesta fase temos tambm as primeiras configuraes litorneas, como a costa oriental do nordeste brasileiro e a costa oeste do continente africano. Os oceanos comearam a regredir devido ao incio da consolidao dos plos.

Mesozica

Os continentes j esto com a configurao prxima a atual; Apresenta uma srie de regresses do oceano devido ao fortalecimento dos plos; Os climas j esto iguais aos atuais; Domnio dos dinossauros

Obs.: No existem evidncias de primatas como os rpteis. A era tambm palco de grandes derramas balsticas no Brasil, principalmente nas regies Sul e Sudeste, que deixou como evidncias os solos de terra roxa.

Cenozica

Tercirio: Surgimento dos dobramentos modernos. Ex.: Himalaia, Alpes Europeus. Quaternrio: Surgimento do homem.

Obs.: Os termos primrio e secundrio so utilizados implicitamente, nas eras Paleozicas e Mesozicas, para marcar a evoluo da vida, vista assim aos olhos da biologia.

TIPOS DE SOLO
1. COR Escuros/negros: So solos com alto teor de material orgnico. Ex.: Terra roxa, tchermozion. Avermelhados/amarelos: So solos com alto teor de xidos de ferro e alumnio. Ex.: Latossolos. Claros: So solos de baixo teor orgnico. Ex.: Litossolos 2. FORMAO Zonal: o solo formado na regio de atuao do clima decompondo a rocha matriz. Ex.: Massap Intrazonal: Quando o elemento da formao o relevo. Ex.: Colvio Azonal: Quando o elemento de formao so chuvas, ventos e a diferena de temperatura. Ex.: Aluvio 3. ORIGEM Eluvial: O solo nasce no local do eixo de origem (zonal). Coluvial: O solo transportado pelo relevo. Aluvial: O solo trabalhado pela gua, vento e temperatura. Obs.: As duas ltimas classificaes levam em considerao apenas os contextos geopolticos para serem utilizados, pois quanto formao obedecemos escola russa e quanto origem obedecemos escola francesa.

AGENTES DO RELEVO

Internos ou Endgenos (Formadores) Vulcanismo Tectonismo Abalos Ssmicos Tipos

Externos ou Exgenos (Modeladores) Intemperismo Fsico (temperatura) Qumico (gua) Esses dois agentes trabalham de forma Biolgico (homens e harmnica na terra, principalmente na animais) construo de relevos emersos e submersos.

AGENTES INTERNOS So elementos construtores do relevo. A) Vulcanismo: a capacidade de trabalho de expor o magma ou lava. Esquema Geral:
C B D E A F G

A Edifcio vulcnico B Fumarola C Bomba (grande pedao de pedra) D Lipillis (pequeno pedao de pedra) E Chamin F Drumilli (falsa chamin) G Cmara magmtica

Todo o material expelido pelo vulco denominado de piroclstico, no qual podemos exemplificar como lava, bombas, lipillis e fumarolas.

Tipos bsicos de vulces:


S existir edifcio vulcnico se a atividade balstica for de alta intensidade. Vista, na atualidade, nas regies das bordas de placas tectnicas, criando alta atividade ssmica.

1. Havaiano:

2. Irlndes:

Formao do vulco:

1. Na prpria placa tectnica:

MANTO EXTERNO OU ASTENOSFERA

Esse tipo de vulco encontra-se em sua maioria extinta, pois importante salientar que esse modelo s existe em reas que hoje so de estabilidade ssmica. No Brasil, essa era a estrutura reinante durante o pr-cambriano at a era mesozica, tendo marcas no Nordeste, Sul e Sudeste.

2. Entre placas tectnicas:

ASTENOSFERA

Essa estrutura de alta atividade, pois se concentra diretamente em modelos no qual existe uma relao direta com o tectonismo, j que o grande espaamento entre as placas tectnicas forma o crculo ou cinturo do fogo, sendo este do Atlntico ou Pacfico. O vulco Etna na Itlia e o vulco dos Andes so os elementos de maior atividade nesse novo sculo.

REFLEXO DAS AES TECTNICAS 1. GISERES: um jato de gua quente promovida pela ao do aquecimento de fluxos de gua pelo magma. Ex.: Costa Oeste dos EUA e Costa Andina. 2. FONTES TERMAIS: reas de aquecimentos de gua, aonde no chegam a mudar de fase. A estrutura denominada de fontes termais pode tambm evidenciar outro processo no estudo do vulcanismo, pois teremos a certeza que em uma determinada rea j existiu atividades vulcnicas, como no Brasil nas regies Sul, Sudeste e Nordeste. TECTNICA DE PLACAS a teoria que abriga a organizao e o estudo da evoluo das placas tectnicas. Esquema Geral
A) Placa tectnica: o instrumento de organizao direto de formao e consolidao da litosfera, podendo movimentar-se ou no. B) Astenosfera: a camada fludica de magma que apia a placa tectnica promovendo, ou no, o seu deslocamento. C) Correntes de Conveco: so fluxos de magma responsveis por darem o impulso para o deslocamento das placas tectnicas.

A
B C

100km

mm

MOVIMENTOS SIMPLES A. Orogenia/Orognese (Foras Horizontais)

Вам также может понравиться