Вы находитесь на странице: 1из 49

http://revista.espiritolivre.

org | #042 | Setembro 2012

licena

Esprito Livre Setembro/2012

02

Editorial

Uma mensagem para o leitor


E mais uma edio do frum da Revista Esprito Livre acontece. Desta vez, a cidade escolhida (e muito bem escolhida por sinal) foi Colatina, a cidade do norte do Esprito Santo, conhecida como a "Princesinha do Norte". No podamos ter escolhido melhor lugar para realizar esta terceira edio. A cidade nos recebeu de braos abertos, assim como toda a equipe do IFES Campus Colatina. Liderada pelo Prof. Renan e Thiago Ladislau, da Empresa Junior Tech Inside, a equipe formada por professores, alunos e colaboradores do IFES, foram as peas chave para que o evento ocorresse como ocorreu: plenamente satisfatrio e bastante animado, em todos os momentos. Palestrantes de vrias partes desse Brasil estiveram presentes durante todo o dia. Os alunos que esto sempre em suas salas de aula, neste dia tiveram a chance de bater um papo, conversar e trocas experincias com excelentes profissionais, experts em suas respectivas reas, uma oportunidade que no temos todos os dias. Assim como nas duas primeiras edies, o dia foi repleto de palestras curtas e dos mais variados assuntos. Uma novidade desta vez foi a grade de minicursos que ocorreu simultaneamente, durante o evento. Isto deu uma dinmica mais animada e os participantes podiam conferir na prtica, o que era debatido no auditrio principal. Houve ainda outra inovao que esperamos implantar em novas edies do frum. Tivemos a apresentao de trabalhos (que inclusive so apresentados aqui nesta edio especial) enviados para uma equipe que os avaliou para exposio durante o evento. Realmente esta edio me surpreendeu. Alis, espero ser surpreendido desta forma tantas outras vezes quanto possvel. Conto ainda com a possibilidade de termos uma nova edio na "Princesinha do Norte".
Joo Fernando Costa Jnior Editor

Diretor Geral Editor

Joo Fernando Costa Jnior Joo Fernando Costa Jnior

Reviso

Alexandre Oliva, Carlos Eduardo do Val, Carlos Eduardo Mattos da Cruz, Cludio Cesar Junca, Flvio Barbosa de Souza, Gilberto Sudr, Gustavo Martinelli, Joo Fernando Cosa Jnior, Ole Peter Smith, Ramilton Costa Gomes Jnior, Renan Osrio Rios, Rodrigo Godoy Domingues, Thiago Ladislau e Walter Capanema.

Colaboradores desta edio

Vera Cavalcante e Joo Fernando Costa Jnior

Arte e Diagramao
Larissa Ventorim Costa ES00867JP

Contato

Hlio Jos S. Ferreira e Joo Fernando Costa Jnior

Jornalista Responsvel Capa

Site: http://revista.espiritolivre.org Email: revista@espiritolivre.org Telefone: +55 27 8112-4903

ISSN N 2236031X
O contedo assinado e as imagens que o integram, so de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, no representando necessariamente a opinio da Revista Esprito Livre e de seus responsveis. Todos os direitos sobre as imagens so reservados a seus respectivos proprietrios.

Carlos Eduardo Mattos da Cruz e Joo Fernando Costa Jnior

Esprito Livre Especial Setembro/2012

03

su m ri o

edio especial - setembro 2012

03 EDITORIAL
por Joo Fernando Costa Jnior

25 CONHECENDO O INKSCAPE
por Cadunico

05 CONTAGIADOS PELO
SOFTWARE LIVRE
por Renan Osrio Rios

28 FERRAMENTAS PARA
por Rodrigo Godoy Domingues

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA AMBIENTES LIVRES

07 III FRUM DA REVISTA


por Thiago Ladislau

ESPRITO LIVRE: OBJETIVO ALCANADO COM SUCESSO

32 VALORE$ DA LIBERDADE
por Alexandre Oliva

13 UBUNTU: O LINUX COMO


por Carlos Eduardo do Val

PLATAFORMA VIVEL PARA O ENTRETENIMENTO DOMSTICO

35 DIREITO DIGITAL
por Gustavo Gobi Martinelli

15 PERCIA COMPUTACIONAL
FORENSE
por Cludio Cesar Junca

37 PIRATARIA: PUNIR OU
CONSENTIR
por Walter Aranha Capanema

17 DISPOSITIVOS PORTTEIS
AMEAAM A SEGURANA CORPORATIVA
por Gilberto Sudr

38 SER LIVRE, PENSAR


LIVREMENTE
por Ole Peter Smith

19 DESENVOLVIMENTO DE

APLICAES COM SOFTWARE LIVRE: SAJE


por Mrcio Flvio Barbosa de Souza

42 RESUMO DOS PSTERES E


TRABALHOS APRESENTADOS
por vrios autores

22 FERRAMENTAS FLOSS PARA


PERCIA DE REDE
por Ramilton Costa Gomes Jnior

45 UNESC: ACESSO S
por acessoria do UNESC

TECNOLOGIAS PARA GARANTIR A ENSINO DE PONTA

Esprito Livre Setembro/2012

04

contagiados pelo software livre

Contagiados pelo Software Livre


por Renan Osrio Rios

Esprito Livre Setembro/2012

05

contagiados pelo software livre

udo comeou quando o aluno Thiago Ladislau, atual presidente da empresa jnior Tech Inside me disse: "Professor, eu participei de um frum da revista Esprito livre e conheo o Joo Fernando, estou pensando em entrar em contato com ele. O que voc acha em trazer este grande evento de software livre para Colatina?". Este foi o incio de uma grande parceria! Na semana seguinte estvamos fazendo uma reunio com Joo Fernando. O entusiasmo de todos foi o ponto principal de todas as reunies. A seriedade da revista Esprito Livre e o comprometimento da empresa jnior foram incrveis. Escrevemos um projeto e enviamos para FAPES. Aps o perodo de avaliao, fomos selecionados. O projeto

O entusiamo de todos foi o ponto principal de todas as reunies. A seriedade da revista Esprito Livre e o comprometimento da empresa jnior foram incrveis.

cresceu ao ponto de contar com outras equipes, como o Blog a crtica jovem e diversos servidores e alunos do Ifes Campus Colatina. Trabalhar com esta grande equipe foi sensacional, contvamos com palestrantes de todo lugar do Brasil e verdadeiras referncias de software livre em suas reas. O evento contou com mais de 10 empresas colaboradoras, o IFES campus Colatina cedeu toda infraestrutura necessria. As pginas oficiais no Twitter e Facebook foram divulgao em massa pelos alunos. Por fim, tivemos um dia espetacular, foram mais de 600 pessoas que passaram pelas palestras no auditrio e, mais de 100 alunos fizeram minicursos. Outro ponto importante deste evento, foi a divulgao ao

vivo das palestras via internet, possibilitando pessoas de qualquer lugar do mundo se conectar. O software livre contagiou todos nesta empreitada. Agradeo a Revista Esprito Livre e a todos os envolvidos por esta grande parceria.

Outros interesse:

links

de

http://www.facebook.com/ TechInside http://www.acriticajovem. com.br

RENAN O SRIO RIOS

Mestre em Modelagem Matemtica e Computacional pelo CEFET-MG. Graduado em Sistemas de Informao pela UNESC. Tcnico de Informtica (CEFET-ES). Atua como Professor de informtica no Ifes Campus Colatina.

Esprito Livre Setembro/2012

06

objetivo atingido com sucesso

III Frum da Revista Esprito Livre: objetivo atingido com sucesso


por Thiago Ladislau

ivemos a oportunidade de trazer o melhor evento de software livre para Colatina, e no pensamos duas vezes para fazer acontecer. E mos na massa. Essa foi a empolgao da empresa Junior do IFES Campus Colatina Tech Inside quando viu a possibilidade de colaborar para mais uma edio do Frum da Revista Esprito Livre. Toda diretoria se empenhou ao mximo para fazer a melhor edio do frum, alm de contarmos com colaboradores da Tech Inside e toda a equipe de professores de Informtica do Campus Colatina, que nos apoiaram e incentivaram para fazer o melhor sempre. O evento contou com timos palestrantes e inovamos ainda mais: no III Frum da Revista Esprito Livre foram disponibilizados cursos de curta durao para que os participantes do evento tivessem a oportunidade de conhecer na prtica o poder das ferramentas livres. O ponto primordial para o sucesso do evento foi, justamente, o trabalho como no mundo do software livre: com colaborao. Mantivemos a credibilidade do evento, arrancamos aplausos dos participantes a cada apresentao. Contamos com a pre-

sena de vrias pessoas, estudantes, profissionais e entusiastas de Colatina, de cidades vizinhas e regies mais distantes como de Cachoeiro de Itapemirim. Isso contribuiu para a lotar palestras e cursos. Como presidente da Empresa Junior Tech Inside posso afirmar que atingimos nosso objetivo como organizadores. Ao lado de nosso amigo Joo Fernando, difundimos o conhecimento do software livre a todos buscando sempre mais e mais adeptos ao mundo livre. S tenho a agradecer a todos os participantes, colaboradores, patrocinadores e organizadores que tornaram este evento um sucesso. Joo Fernando, sempre conte a Tech Inside.

THIAGO LADISLAU

Atua como presidente da Empresa Junior Tech Inside.

Esprito Livre Setembro/2012

07

entretenimento com ubuntu

Ubuntu:
por Carlos Eduardo do Val

o Linux como plataforma vivel para o entretenimento domstico


O mundo da computao vem sofrendo grandes modificaes. No s pela migrao de boa
parte dos aplicativos que tnhamos em nossos computadores para a nuvem, ou a migrao de muitos usurios para as plataformas mveis, mas sim, as pessoas esto comeando a perceber que existem alternativas funcionais e que podem suprir diversas necessidades. Da ento, mudar de um sistema para outro passa a ter apenas um elemento importante: a curva de aprendizado.
Esprito Livre Setembro/2012

08

entretenimento com ubuntu

Ento, j que estamos falando de alternativas, vamos focar por hora, em uma das alternativas ao sistema mais usado ainda hoje nos Desktops (que o Windows): o Linux. O Linux nada mais do que um Kernel. O Kernel o corao do Sistema Operacional. Est para as aplicaes assim como o processador est para todo o resto do hardware (e tambm da parte lgica, que so os softwares). Assim, o Kernel funciona como uma camada que liga quase tudo o que voc v e move na tela parte fsica, que conhecemos como hardware. Logo, se ele s isso, ele no um Sistema Operacional. Todas as pessoas que esto de alguma forma dependentes da tecnologia computacional acabam utilizando o Linux, direta ou indiretamente. Como? Veja: O Linux utilizado na maioria dos servidores de grandes sites e portais, como o Facebook, a Wikipedia e o Google; O Linux utilizado em sistemas de controle de trfego areo; O Linux utilizado na Bolsa de Valores de Nova York desde 2007; 94% dos supercomputadores atuais espalhados pelo mundo rodam Linux,

entre eles, o Watson, da IBM, que venceu humanos em um jogo de perguntas e respostas; Celulares Android. Ento, se voc no tem um dispositivo com Android ou no usa um computador com sistema baseado em Linux, voc ainda , de forma indireta, um usurio de Linux se possui uma conta no Facebook. E se no adepto s redes sociais, deve ao menos pesquisar por alguns termos no Google. Assim, podemos perceber que este pequeno notvel, est presente em itens de extrema importncia. Por que ser? Por causa de sua confiabilidade e robustez. Algumas pessoas podem perguntar: Se o Linux assim to bom, ento, por que ele no to usado nos computadores domsticos e porque no encontramos programas famosos?

Um pequeno passeio pela histria

Os primeiros computadores pessoais surgiram no final dos anos 70, com a Apple, tornaram-se mais famosos nos anos 80 com o Apple Lisa e depois, com o Macintosh. Depois, veio a Microsoft com o Windows. O diferencial dos dois era que o software da Apple era completamente ligado ao hardware, enquanto o Win-

dows permitia que as pessoas utilizassem o hardware de terceiros e que mais se adequasse s suas necessidades, e ainda tinha um preo mais camarada que os Apple. O Linux surgiu em 1992, quando as duas gigantes dos computadores pessoais estavam consolidadas no mercado. Alm disso, a Microsoft logo ganharia a preferncia do mercado corporativo devido sua sute de escritrio, o MSOffice. Ento, em menos de 20 anos de existncia, a Microsoft tinha monoplio gigante. Em poucos anos, a empresa de Redmond criou seu pacote de APIS para games e aplicaes multimdia chamado DirectX e de l para c, assumiu tambm a liderana em jogos para computador. O Linux, por muito tempo ficou escondido dentro de grandes datacenters, servidores e nos computadores de alguns jovens nerds espalhados mundo afora. O mercado do entretenimento e aplicaes multimdia olhava com desdm, para os sistemas Linux. Havia um ciclo vicioso que era o seguinte O sistema no
possui aplicativos e jogos legais porque no tem usurios, e o sistema no tem usurios porque no tem aplicativos e jogos legais.

Esprito Livre Setembro/2012

09

entretenimento com ubuntu

Em 20 de Outubro de 2004, chegou a primeira verso conhecida do Ubuntu, a verso 4.10, mas foi com a verso 5.04, em 2005, que o sistema ganhou uma maior visibilidade. O diferencial desta distro em relao as milhares de distros existentes era sua originalidade e as facilidades que ela trazia. Outro diferencial era a marca de uma empresa que dava suporte ao sistema, a Canonical. Embora houvesse o Red Hat Linux e o Novell SuSE, estes, ou eram voltados para o mercado corporativo, ou no tinham um apelo ao pblico fora do mercado de Sistemas Operacionais Open Source ou Softwares Livres. Em 2009 o Ubuntu ganhou uma loja online de aplicativos, a Central de Programas do Ubuntu, que permitia com apenas trs cliques do mouse e um digitar de senha de usurio administrador do sistema a instalao de aplicaes conhecidas dos usurios, como o GIMP e o Blender, entre outros. Foi o primeiro sistema Desktop a oferecer essa funcionalidade. Em 2010 o Ubuntu sofreu uma mudana em sua interface, e a partir da, comeou a ganhar uma identidade visual prpria que o tornava diferente das demais distros, que hora se
Esprito Livre Setembro/2012

O incio da Revoluo Linux

baseavam no Desktop Windows, hora baseavam-se no Desktop Mac OS, ou ento no se diferenciavam umas das outras em aspectos relevantes para o mercado consumidor. O Ubuntu 11.04, em 2011 ganhou uma nova interface, a Unity, que trouxe um novo paradigma ao uso do Linux no Desktop e, com esse novo paradigma, trouxe tambm algumas discordncias

entre usurios antigos do sistema, mas ganhou muitos novos e, atravs de uma campanha de marketing agressiva para os padres Linux, o Ubuntu aos poucos comeou a ganhar mais popularidade e atrair desenvolvedores e empresas, que comearam a sondar o sistema baseado em Linux mais usado no mundo depois do Android.
10

entretenimento com ubuntu

2012 Finalmente, o ano da diverso no Linux

Foi em 2012 que o mercado comeou a ver o potencial do Linux no Desktop. Com a chegada do Windows 8 e seu novo paradigma que unia o Desktop comum a uma interface voltada para dispositivos mveis e novas polticas de negcios, o mercado comeou a olhar para o Linux de uma forma um pouco mais amistosa. E a distribuio Linux que chamou mais a ateno foi exatamente o Ubuntu. Seja pela sua popularidade, seja pela sua facilidade de uso e configurao, ou ento a Central de Programas do Ubuntu, ou pela enorme comunidade em torno do sistema, o nmero de aplicaes novas cresceu de forma satisfatria no sistema do pinguim.

Aplicativos, aplicativos, aplicativos

Alm das conhecidas aplicaes para entretenimento, como o Rythmbox e o Banshee para msicas, ou o Totem , que j vem no sistema, o Ubuntu contava com o VLC Player, um dos melhores tocadores de vdeo para Desktop. A Canonical disponibilizou na Central de Programas do Ubuntu um dos melhores programas de Media Center existentes: o XBMC, que permite transEsprito Livre Setembro/2012

formar seu computador em uma central multimdia. Ideal para ser usada na sala de estar, ligada a uma TV de alta definio. Na parte de criao, o Ubuntu traz os famosos Inkscape, para desenhos vetoriais e que substitui de forma completa o Corel

Draw, o GIMP, para edio de fotografias e uma alternativa livre ao Photoshop, o Blender, programa de criao 3D que ganhou notoriedade com o curta Big Buck Bunny e foi utilizado em diversas campanhas publicitrias da agncia brasileira OVNI VFX, o PINTA , que
11

entretenimento com ubuntu

traz alguns dos recursos do famoso Paint.net e o excelente MyPaint, que possibilita a criao de excelentes pinturas digitais (uma alternativa ao Corel Painter). Foi tambm anunciada a chegada do editor profissional de vdeos LightWosks, aplicao que trabalhou na edio de filmes ganhadores do Oscar. Outras aplicaes para edio caseira de vdeo j esto disponveis h tempos para Linux, como o OpenShot, o Pitivi e o excelente Kdenlive. A sute de aplicativos de escritrio livre LibreOffice tornou-se melhor e mais estvel e concorre de forma esplndida. Embora ainda faltem alguns recursos avanados disponveis no Microsoft Excel, o Ubuntu conta com uma excelente alternativa a carssima sute de escritrio da Microsoft. O navegador que mais cresceu em popularidade nos ltimos anos teve seu suporte ao Linux melhorado, o Google Chrome (embora o Ubuntu j venha com o Firefox por padro), e, o cliente de bate-papo com webcam que faltava para

unir em uma mesma tela usurios de Linux, Windows e Mac teve um melhor tratamento no Linux o Skype. Pronto! O Linux j no era mais o sistema capado que de alguns anos antes, pois tudo o que um usurio mediano poderia fazer nos outros sistemas, tambm poderia fazer no Ubuntu. Ouvir msica, navegar pela internet, assistir vdeos, ter um media center bacana e com baixo custo em casa e ainda poder conversar com amigos e familiares distantes utilizando sua webcam atravs da internet. Mas ainda estava faltando algo...

Ready? Go!

Foi na parte de entretenimento que realmente o Linux brilhou. No ano de 2011, uma iniciativa conhecida como Humble Bundle passou a oferecer promoes imperdveis para jogadores. Nestas promoes, um pacote contendo uma
Esprito Livre Setembro/2012

quantidade significativa de jogos Indie interessantes era vendida pelo preo que o comprador quisesse pagar. Embora a quantidade de compradores usurios de Linux fosse significativamente menor que a quantidade de usurios Windows e pouco menor que a de usurios Mac, era visvel que usurios Linux pagavam em mdia o dobro do que usurios Windows pagavam e um tero a mais do que usurios Mac desembolsavam pela mesma quantidade de games. Jogos famosos, como World of Goo, Amnesia : The Dark Descent, Braid, And Yet It Moves, Limbo, Steel Storm , Psychonauts, Bastion e o belssimo Trine desembarcavam no Linux. Ainda em 2011 chegava ao Linux o motor grfico Unigine, que utiliza o poder do OpenGL para renderizar os belos efeitos do jogo Oil Rush, lanado no mesmo ano.
12

entretenimento com ubuntu

No ms de julho de 2012, a Valve, maior empresa de distribuio digital de jogos para computador, anunciou que estava trabalhando em uma verso do seu cliente o Steam para o Linux, com foco no Ubuntu. Tambm estava trabalhando na converso de seus ttulos para a plataforma. Dentre tais ttulos, destacam-se os jogos da srie Portal, Left 4 Dead, Half Life, Team Fortress 2 e Counter Strike Global Offensive, alm de seu prprio motor grfico, a Source Engine para o Linux. Algumas semanas depois, saia para o Linux um dos motores grficos que mais cresceu em popularidade nos ltimos anos a Unity 3D 4 que permite que um jogo seja escrito uma vez e portado para diversas plataformas com um menor esforo. Aliando-se aos fabricantes de placas de vdeo Nvidia, AMD e Intel e a Canonical, a Valve contratou profissionais Linux qualificados para auxiliarem na otimizao dos drivers de vdeo para o sistema, que eram de baixssima qualidade.

O Ubuntu est pronto para o mercado consumidor como nunca esteve antes, mas nem s de games proprietrios e comerciais viver o Linux e o Ubuntu. Existem excelentes games licenciados sob a GPL ou Open Source, como o excelente 0 A.D, o simulador de voo FlightGear, o famoso Super Tux Kart, que lembra as divertidas corridas de Super Mario Kart, os games de tiro em primeira pessoa Xonotic e Nexuiz, ou o divertido Frets on Fire, que permite que voc se sinta um astro do Rock! Aplicaes, Skype, webcam, multimdia e entretenimento. 2013 ainda promete muito mais, pois o Steam sair de sua fase de testes e muitos outros games chegaro com a verso final da plataforma e ento

o Ubuntu e outros sistemas Linux podero se consolidar como uma plataforma vivel para o entretenimento domstico. Da para frente, a distncia entre ele o Windows no quesito disponibilidade de aplicativos ser gradualmente reduzida e ns, usurios, desenvolvedores e investidores poderemos aproveitar a computao em sua melhor forma: a forma Open e Free (Free, de Livre).

C ARLOS E DUARDO C ARMO DO VAL ( KADU )

estudante de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, autor do livro Guia Prtico de Ubuntu para Iniciantes (editorial 201 0) e Ubuntu Guia do Iniciante 2. 0 (201 2), com mais de 200. 000 downloads em menos de oito meses. Tambm escreve em seu blog, o "OrgulhoGeek. net.

Esprito Livre Setembro/2012

13

percia computacional forense

P ERCIA COMP U TACIONAL FORENSE


por Cludio Csar Junca

m nosso dia a dia tomamos todos os cuidados possveis e necessrios para que nossa famlia, casa, carro, dinheiro, etc. sejam mantidos em segurana e a salvo de bandidos e estelionatrios. Porem, no temos os mesmos cuidados com nossos dados como: e-mail, internet banking, blog, redes sociais, carto de crdito e todo tipo de informao que enviamos pela grande rede.
Esprito Livre Setembro/2012

15

percia computacional forense

E nesse cenrio de InSegurana ao qual estamos inseridos nestes tempos modernos, precisamos ficar atentos a todo tipo de informao que enviamos, por que estas podem sofrer o rapto por parte de algum gatuno ciberntico. Hoje em dia estamos depositando todas as nossas informaes em meios eletrnicos o que propicia o surgimento e aumento de um novo tipo de crime, o crime digital. Agora no mais contra nosso patrimnio ou famlia, mais contra nossos ativos imateriais, ou seja, nossas informaes (crimes digitais). Se h crime precisamos de ferramentas para investigar e punir seus causadores. Os delitos digitais normalmente so realizados contra os computadores, seus perifricos, as redes de comunicao e os aplicativos. Estes crimes podem ser classificados de acordo com o tipo de violao como por exemplo o uso do equipamento ou informao, propriedade, segurana e disponibilidade. Alguns destes crimes podem ser encontrados no nosso dia a dia como a pirataria (programas de computador, livros, filmes e msicas), uso indevido de imagens pessoais, a fraude eletrnica (senhas, acesso e estelionato), o vrus de computador, o furto de dados e uso indevido de marEsprito Livre Setembro/2012

cas. Atitudes que causam muitos prejuzos e transtornos as vtimas. Ento, neste cenrio onde as provas so volteis e difceis de reunir, com validade jurdica, surge o Perito Forense Computacional, um profissional capacitado para reunir provas que respondam a perguntas relacionadas ao suposto crime como por exemplo: Quem cometeu e por qu? O que e onde foi realizado? Quando e como? Muito importante para este profissional que as provas sejam coletadas de forma impessoal, sem deixar, em hiptese alguma, que elementos subjetivos influenciem o parecer final. Uma prova pericial malfeita acarreta na impossibilidade de ser utilizada como embasamento na tomada de de-

cises. Porem, trabalhos bem executados trazem transparncia e credibilidade ao profissional. A tecnologia, principalmente a Internet, trouxe melhorias enormes para os negcios, mas tambm criou um novo terreno para os criminosos. Devido a isto ser cada vez mais necessrio o trabalho do Perito/Investigador Forense Computacional.

C LUDIO C SAR J UNCA

Graduado em Matemtica e Tecnologia de Redes de Computadores, Pos Graduando em Segurana da Informao e Percia Computacional Forense. Professor no Senai, Linus Pauling e Faculdade Fabra em disciplinas ligadas as rea de tecnologia e segurana da informao.

16

dispositivos portteis ameaam a segurana corporativa

Dispositivos portteis ameaam a segurana corporativa


por Gilberto Sudr
Esprito Livre Setembro/2012

17

dispositivos portteis ameaam a segurana corporativa

martphones, Tablets e leitores de e-books esto cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Inocentes gadgets que, quando mal utilizados por colaboradores, podem se tornar uma ameaa a segurana corporativa. Uma pesquisa recente da consultoria ISP revela que quase trs quartos dos colaboradores utilizaro algum tipo de dispositivo mvel, conectados aos seus computadores dentro da empresa. O pior que 40% deste grupo far isto sem a autorizao do departamento de TI. Em geral, isto acontece porque em muitas empresas o limite entre o que um recurso para o uso no trabalho e o que no est difuso. Assim, na ausncia de regras temos que contar com o bom senso de cada um. O problema que quando o assunto segu-

rana isto pode no ser uma deciso prudente. Todos estes equipamentos podem ser vetores para a introduo ou propagao de vrus e worms assim como um canal pelo qual informaes sensveis sejam roubadas. A situao fica ainda mais complicada se considerarmos que 85% dos empregados tem acesso a algum tipo de informao importante sobre a empresa na qual trabalham e 60% deles afirmam que no existem regras para acesso ou cpia de dados confidenciais. Como tratar esta questo? A resposta a esta pergunta tem quatro palavras: regras, capacitao, ferramentas e gesto. A criao de um estatuto e um cdigo de conduta estabelece um parmetro para todos os colaboradores e

Uma pesquisa recente da consultoria ISP revela que quase trs quartos dos colaboradores utilizaro algum tipo de dispositivo mvel, conectados aos seus computadores dentro da empresa.
Esprito Livre Setembro/2012

define o que pode acontecer caso atitudes estranhas ocorram. Depois da regra criada um fator importante, e que no pode ser esquecido, a capacitao dos colaboradores quanto aos procedimentos para tratamento das informaes, os riscos e vulnerabilidades existentes. As ferramentas so teis para ajudar no controle do acesso e uso dos recursos dentro da corporao mas elas no podem fazer muita coisa quando utilizadas de forma isolada. Por ltimo a gesto de segurana, em relao aos dispositivos mveis, deve acompanhar se os procedimentos esto adequados, se as ferramentas esto sendo utilizadas e se os colaboradores esto realmente capacitados a lidar com as situaes. Atualmente usamos cada vez mais destes penduricalhos eletrnicos. Para o administrador de segurana fazer de conta que eles no existem no mais uma opo.

G ILBERTO S UDR

Professor, consultor e pesquisador da rea de Segurana da Informao, privacidade e infraestrutura de redes. Coautor do livro Internet: O Encontro de 2 Mundos e autor dos livros Antenado na Tecnologia e Rede de Computadores.

18

desenvolvimento de aplicaes com software livre: saje

Desenvolvimento de Aplicaes com Software Livre: SAJE Sistema de Atendimento Judicial Eletrnico
por Mrcio Flvio Barbosa de Souza
Esprito Livre Setembro/2012

19

desenvolvimento de aplicaes com software livre: saje

O Sistema de Apresentao Judicial Eletrnica (SAJE) foi desenvolvido utilizando a programao em 3 camadas (apresentao, negcio e persistncia), utilizando plataforma web, ou seja, funciona atravs de browser. O SAJE permite o gerenciamento e controle das apresentaes dos apenados/beneficiados em tempo real, tendo em vista a utilizao de uma tecnologia biomtrica que proporciona segurana e autenticidade. Todos os registros so armazenados numa nica base de dados. Ele foi desenvolvido em 2 mdulos: Gerenciamento das Apresentaes e Reconhecimento Biomtrico. Para persistncia de dados foi utilizado o MySQL, verso 5.5, rodando em Sistema Operacional Linux UBUNTU, verso 12.04 LTS, com Servidor Web Apache httpd, verso 2.4. Esse sistema trouxe uma extrema reduo no tempo e custo dos atendimentos, possibilitando agilidade e eficincia na relao servidor/cidado e, consequentemente, melhoria da prestao jurisdicional para a integrao do Poder Judicirio com a comunidade. Como o SAJE funciona: 1- Coleta das impresses digitais para armazenamento no banco de dados, com formao de cadastro para futura identificao datiloscpica; 2- Uso da impresso digital para realizar de forma virtual/digital a apresentao dos apenados em cartrio; 3- Permite a apresentao mensal/bimestral/trimestral, por meio digital, gerando relatrios de comparecimentos e ausncias; 4- Possibilita a insero de campos de bloqueio de apresentao virtual em casos especficos (emisso de mandado de priso, ausncias anteriores, etc.). Seus principais benefcios so: - Mobilidade: sistema disponvel em qualquer computador do Frum; - Investimento Reduzido: baixo custo de
Esprito Livre Setembro/2012

instalao e manuteno tendo em vista que todas as ferramentas e tecnologias utilizadas so Open Source, ou seja, gratuitas; - Gerenciamento Centralizado: o gerenciamento da aplicao um nico ponto (Servidor Web); - Liberdade: aplicao flexvel, segura e de alto desempenho; - Acesso Informao dos apenados/beneficiados de forma gil, precisa e confivel. Como relevncia social, o SAJE proporciona atendimento aos princpios constitucionais da eficincia e celeridade. Tambm reduz o tempo gasto em atendimentos manuais e elaborao de fichas de apresentao (tanto para Serventia quanto para a pessoa que est se apresentando), pois com a identificao das impresses digitais, todos os dados j se encontraro inseridos no sistema. Proporciona segurana e celeridade na obteno de informaes acerca do apenado/beneficiado, para a serventia e o prprio apenado/beneficiado, que aps se identificar por meio de impresso digital, receber um comprovante de apresentao impresso. Possibilita reutilizao de dados por outros sistemas, evitando o retrabalho hoje enfrentado pela confeco de fichas de apresentao e necessidade de posteriores lanamentos e avano na busca pelo Processo Eletrnico Pleno. Detalhes Tcnicos: Como sistema operacional utiliza-se GNU/Linux, Distribuiao Ubuntu, verso 12.04 LTS. O servidor web usa o Apache httpd, verso 2.4, Banco de dados MySQL, verso 5.5 e PHP, verso 5.4.4 (para o gerenciamento das apresentaes) e JAVA 6 (para o reconhecimento biomtrico).

Bacharel em Cincia da Computao, especialista em Infraestrutura de Redes e Comunicao de Dados. Atualmente trabalha como Analista Judicirio no Tribunal de Justia do Estado do Esprito Santo.

M RCIO F LVIO B ARBOSA DE S OUZA

20

ferramentas floss para percia de rede

Ferramentas F LOSS para Percia de Rede


por Ramilton Costa Gomes Jnior

Esprito Livre Setembro/2012

22

ferramentas floss para percia de rede

computao forense um tema que se tornou evidente depois de alguns fatos que aconteceram em nosso pas. Logo no inicio do ano, vrios ataques aconteceram aos principais bancos brasileiros, como Banco do Brasil, Bradesco, Ita, entre outros. Esses ataques foram concebidos utilizando tcnicas de negao de servio, tcnica muita utilizada entre crackers e que tem como objetivo tornar um servio indisponvel. Esse ataque acontece quando um servio recebe vrias requisies de locais diferentes ao mesmo tempo, com requisies acima do que suportado. Assim, como consequncia, o servidor trava ou reinicia. Sites como os do Governo Federal, da Presidncia da Republica, Petrobras e outros, j passaram por esse tipo de situao, colocando em chegue enquanto a segurana prestada aos seus usurios e mostrando o quanto o nosso pas est vulnervel a estes ataques.

analisar e coletar dados de todos os ativos da rede que registram informaes relacionadas a um determinado incidente que sero correlacionados com as evidncias da livre forense com o objetivo de dar apoio a concluso quanto ao do invasor. Com a Forense de rede, o perito pode responder algumas questes como: 1. O invasor utilizou alguma tcnica de levantamento de dados? 2. Caso aconteceu alguma invaso, aconteceu por qual servio? Qual a vulnerabilidade foi explorada? 3. Aps o invasor ganhar acesso ao sistema, ele instalou algum tipo de backdoor? Essas so algumas questes a ser respondidas, atravs de metodologias, tcnicas e ferramentas utilizadas para obter dados e artefatos, podendo quantific-las como vestgios, evidncias ou prova para mbito judicial.
Ferramentas FLOSS

Forense de Rede

Neste contexto, basta utilizarmos A Forense de Rede uma das fases da ferramentas adequadas que possam computao forense no que tange ao contexto operacional, e tem como objetivo auxiliar na rdua tarefa de fazer uma

Figura 1 - Tela do Xplico

Esprito Livre Setembro/2012

23

ferramentas floss para percia de rede

anlise Forense de Rede. Desta forma, vou sabermos o tamanho de cada sesso. descrever algumas ferramentas existentes Atravs desses dados podemos decidir se o que facilitaro nosso trabalho. arquivo ser divido ou no, com o objetivo de termos arquivos menores para uma Xplico: uma ferramenta totalmente melhor anlise. automatizada que tem como objetivo extrair de um trfego de rede dados capturados de Tcpxtract: uma ferramenta que uma aplicao. Os prprios autores reconstri arquivos em conexes TCP a partir descrevem que no uma ferramenta de de um arquivo Pcap. utilizado para extrair anlise de protocolos, mais sim uma arquivos com base no seu cabealho e ferramenta para percia Forense de Rede. rodap. Essa ferramenta consegue trabalhar com protocolos HTTP, SIP, IMAP, POP, entre Chaosreader: Script desenvolvido em perl outros. que processa informaes de arquivos Pcap, reconstruo de sesses TCP e recuperar Ngrep: uma ferramenta que permite arquivos de imagens. voc especificar expresses regulares para depurar protocolos, como HTTP, SMTP, FTP. Como podemos notar, existem muitas Tambm utilizada para identificar ou ferramentas que podem facilitar a nossa vida analisar comunicaes de redes anmalos. na hora de fazer uma anlise. claro que o nosso objetivo no foi mostrar todas as Tcpdump: uma ferramenta til para ferramentas existentes, mais de aguar os capturar dados durante a resposta a participantes, e fazer com que os mesmos incidentes de segurana. tenham o prazer de conhecer mais sobre o assunto. Wireshark: uma ferramenta que analisa pacotes de redes. Com ela, podemos reconstruir sesses, solucionar problemas de redes e pode ser utilizada para examinar problemas de segurana.

Tcpflow: uma ferramenta que captura e reconstri aes realizadas atravs de uma rede TCP. Com ela podemos analisar pacotes IP capturados por sniffer. Tambm utilizado para analisar protocolos HTTP. Tcpshow: uma ferramenta utilizada para converter um arquivo em formato ASCII Pcap, til para anlise. Ela muito utilizado quando peritos tem dificuldades com RAMILTON C OSTA G OMES J NIOR arquivos no formato Row. Tcptrace: uma ferramenta de anlise de arquivo tcpdump. Produz estatsticas detalhadas de conexes TCP de um arquivo dump, e tambm pode ser utilizada para
Esprito Livre Setembro/2012

Professor universitrio, mestrando em informtica. Especialista em Criptografia e Segurana de Redes. Desde 2005 trabalha com Linux e FLOSS, com o desenvolvimento Java, C, e PHP, administrador de rede, segurana de rede e computao forense. idealizador do ENSOLBA e tambm embaixador do Projeto Fedora Brasil.

24

conhecendo o inkscape

Conhecendo o Inkscape
por Cadunico

Esprito Livre Setembro/2012

25

conhecendo o inkscape

a III edio da Revista Esprito Livre, foi demonstrada uma ferramenta que para mim uma paixo: o Inkscape. Para quem no conhece, ele o software de desenho vetorial mais famoso do mundo livre. Mas afinal de contas o que desenho vetorial? Desenho vetorial um desenho formado por frmulas matemticas, ou seja ns damos umas coordenadas x e y e o computador calcula o resto. Em uma ilustrao vetorial na realidade ns temos um aglomerado de clculos matemticos juntos em um arquivo, por este motivo formatos de arquivos vetoriais so leves. Quais so as vantagens de se utilizar o Inkscape? Primeiro a sua leveza praticamente incomparvel com os demais softwares. Depois vem a facilidade da interface. Uma coisa que est se tornando comum no mundo do Software Livre grfico a adoo de interfaces no traumticas. Nome difcil no? Mas a explicao bem simples, so interfaces que se assemelham com as demais do mercado para que seu progresso de aprendizado seja mais rpido e intuitivo. O Inkscape foi uma dos primeiros softwares grficos livres a adotar esta metodologia. Outra grande vantagem so as ferramentas. Dentre vrios destaques, existe o ajustador que esculpe e pinta de maneira bem interativa vrios objetos. A ferramenta lata de tinta, que pinta objetos vetoriais do mesmo jeito que fazemos com bitmaps (imagens). O Spray, que utilizamos para "pulverizar" um objeto selecionado ao longo do projeto. Uma ferramenta muito poderosa no software a ferramenta de cores. Nela, alm de fazermos tudo que os demais softwares de desenho vetorial fazem, podemos trabalhar com canal alfa (transparncia) direto no vetor. Podemos borrar um objeto direto no vetor. E tudo

que fazemos com o preenchimento podemos tambm fazer com o contorno. Resumindo, s com esta ferramenta temos a capacidade de fazer ilustraes realistas com grande facilidade. O formato padro de salvamento o SVG, que um formato baseado em XML e obedece o padro internacional W3C. De cara, posso falar que qualquer navegador web que obedea este padro abre o arquivo. Qual a vantagem disto? Pode-se mandar o arquivo fonte para o cliente analisar sem que ele tenha o Inkscape instalado na mquina dele. Outra grande vantagem a leveza com que este arquivo salvo. Uma ilustrao mega detalhada fica na casa do Kb, enquanto que se criarmos um objeto, o deletarmos e depois salvarmos um arquivo em outro software vetorial, s este arquivo salvo ocupa 1 Mb, ou seja s o header de outros formatos 1Mb. O arquivo SVG, por ser um xml, pode ser colocado na web e tambm pode ser programado. Alm de tudo isto podemos criar interatividade, inclusive compatvel com o HTML5, esta nova revoluo da web. E pra matar a pau, o padro SVG comporta animao. Quer fazer uma animao vetorial mais leve que o principal software do mercado? Ento utilize uma destas solues http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/Ani mation-(Timeline).

C ARLOS E DUARDO M ATTOS DA C RUZ (C ADUNICO)

Atua como Designer a mais de vinte anos. Membro dos grupos LINUERJ, Debian-RJ e SL-RJ. Idealizador e responsvel pelo GNUGRAF, o primeiro evento de computao grfica com software livre do Brasil (http://gnugraf. org). Criador das capas da Revista Esprito Livre desde sua 8 edio.

Esprito Livre Setembro/2012

26

desenvolvimento de jogos

Ferramentas para Desenvolvimento de Jogos para Ambientes Livres


por Rodrigo de Godoy Domingues (SPY)

A informtica passou por diversas revolues desde sua popularizao (e barateamento) e em cada uma delas presenciamos sempre a possibilidade de trabalharmos para que os computadores realizassem algumas de nossas tarefas.
Esprito Livre Setembro/2012

28

desenvolvimento de jogos

Tudo iniciou com as agora famosas Apple Computer e MicroSoft que, apesar de mudarem seus focos ao longo do tempo, contriburam para o surgimento de uma gama de programadores pois j possuindo suas mquinas a nica coisa a se fazer era programar. Inclusive para se carregar um programa j pronto, geralmente armazenados em fitas K7, era necessrio programar algo. Digo isso pois logo aps iniciar o sistema era apresentado ao usurio uma tela preta ou azul (dependia do sistema) com um interpretador Basic, pronto para ser programado. Geralmente os manuais dos computadores continham um livro de lies de programao em Basic e exemplos que podiam ser digitados, alm do mais livros de programao da poca traziam cdigos fontes completos de jogos ou editores de texto que o prprio usurio podia digitar, gravar e distribuir livremente. O cdigo era aberto, assim como a arquitetura de hardware, permitindo que os usurios que conhecessem eletrnica pudessem criar hardware para expandir as capacidades de suas mquinas tudo favorecendo um ambiente livre para troca de conhecimento. Foi com a grande popularizao dos PCs com DOS que o processo comeou a entrar num declnio. As
Esprito Livre Setembro/2012

diversas arquiteturas, como MSX, Commodore, Sinclair, Atari, dentre outras, comearam a ser extintas restando apenas duas arquiteturas bsicas: Macintosh, j com um sistema grfico integrado mas sem recursos disponveis diretamente para desenvolvimento e, DOS + Windows, a primeira um sistema de texto que ainda continha ferramentas de desenvolvimento, como o qBasic e o prprio shell do

DOS e a segunda um sistema grfico, tal qual o da Apple, que rodava sobre DOS inicialmente e tornouse um sistema completo algum tempo depois, j sem nenhuma ferramenta para desenvolvimento exceto o shell do DOS. Ento as ferramentas de desenvolvimento mais adequadas foram comercializadas e os usurios amadores apenas usavam aplicaes j prontas em seus computadores
29

desenvolvimento de jogos

Isso at o surgimento de outras ferramentas e de uma ideologia que a que seguimos hoje. Esse texto apresenta diversas ferramentas, bibliotecas de programao e ambientes de desenvolvimento de jogos que incorporam o conceito de liberdade ou de ambientes livres. Mas antes de comear, algo pode ser dito sobre ambientes livres.
Ambientes Livres

siderar o conceito tradicional de liberdade (de Software) definido pela GPL, que define a liberdade de uso (para qualquer fim), modificao (ou adaptao ao problema proposto) e distribuio do software, mas tambm temos outros contextos os quais podemos classificar em:
Ambientes com liberdade irrestrita

Ferramentas de Desenvolvimento

Uma das principais questes que surge quando falamos em software livre (ou ambiente livre) o que um software ou ambiente livre. Como definir esse conceito de liberdade? Como definir a liberdade de um software (ou ambiente)? Para tentar responder a essas perguntas deixe-me levantar algumas consideraes de modo a tentar classificar esse conceito. Quando falamos em liberdade no contexto digital devemos nos ater a diversas categorias para classificao. Ao se mencionar Software Livre, ou liberdade de software, muitos ainda se perguntam sobre o conceito. Nesse aspecto podemos con-

Podemos considerar esse um ambiente onde temos no apenas todos os softwares com caractersticas livres, mas tambm o hardware pode ser estendido da forma desejada de modo a permitir adaptao s tarefas necessrias.
Ambientes com liberdade limitada

Esse tipo de ambiente te permite algum tipo de liberdade: Liberdade de execuo; Liberdade de Desenvolvimento ou Adaptao; Liberdade de Distribuio; do Contedo Criado; Qualquer combinao dos 3 anteriores.

Com o tempo diversas ferramentas surgiram visando suprir a rea de desenvolvimento de jogos, facilitando essa tarefa e permitindo que mais e mais pessoas pudessem ser capazes de criar um jogo eletrnico sem a necessidade de ter um curso de engenharia (algumas vezes at mesmo sem saber programar) Dentre as diversas ferramentas surgidas temos as IDEs (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento), que consolida todas as ferramentas necessrias para o desenvolvimento em apenas um local. Podemos citar, para ambientes livres, o QtCreator[1], KDevelop[2] e Anjuta[3], alm do DJGPP[4], para o DOS.Temos tambm as bibliotecas de programao, cada uma com seu propsito especfico como a OpenGL[5] para grficos 3D, OpenAL[6] para udio e OpenDE[7] para fsica, ou propsitos gerais, como Allegro[8] e SDL[9] que

Esprito Livre Setembro/2012

30

desenvolvimento de jogos

renem recursos de udio, grficos e vdeo, alm de processamento de entrada de dados via joystick ou teclado. Ferramentas como os motores de jogos ou game engines, como o Ogre3D[10] e CrystalSpace[11], so frameworks que fornecem toda uma carapaa j pronta para a criao, necessitando apenas preencher lacunas de mdia e cdigo para completar o jogo. E finalmente o que pode ser considerado as Game-IDEs, ferramentas em que no necessrio codificar (muito) para a produo de um jogo, mas preciso configurar o ambiente de jogo, por relacionar as medias que ele utiliza, tal como o Blender Game Engine[12]. Claro, existem tambm as ferramentas de criao de mdia para compor os recursos do jogo. Dentre as diversas ferramentas temos o Gimp[13] para grfico bitmap e o IInkscape[14] para grfico Vetorial; Audacity[15] para Edio de udio; o Rosegarden[16]

para composio de udio; Referncias o Cinelerra[17] e o [1] http://va. mu/cJP9. qr Pitivi[18] para Edio de [2] http://kdevelop. org/ vdeo e o Blender[12] para [3] http://projects. gnome. org/anjuta/ Modelagem e Animao 3D. [4] http://www. delorie. com/djgpp/

Concluso

impossvel discorrer sobre todas as ferramentas livres para produo de jogos, porm as citadas so consideradas as principais ferramentas e mesmo ainda necessitam de mais detalhes. Cada uma delas daria timos artigos para publicao, minicursos e at mesmo competies de criao. Esse texto demonstrou que h diversas ferramentas livres e de qualidade para a produo de um jogo completo, todas produzindo resultados fantsticos. O que falta so desenvolvedores e entusiastas para RODRIGO G ODOY OMINGUES ( SPY) desvendar e utilizar essas D Programador amador ferramentas para a produ- desde os 7 anos em um o de resultados com qua- MSX Expert Gradiente, graduado em Cincia lidade. da Computao e mestrado em Computao Grfica. Atua E por que no voc?

[5] www. opengl. org [6] http://va. mu/cJQC. qr [7] http://opende. sourceforge. com/ [8] http://www. delorie. com/djgpp/ [9] http://www. libsdl. org/ [10] http://www. ogre3d. org/ [11] http://www. crystalspace3d. org [12] http://www. blender. org/ [13] www. gimp. org [14] http://inkscape. org [15] http://audacity. sourceforge. net [16] http://va. mu/cJQF [17] http://cinelerra. org/ [18] http://www. pitivi. org/

como professor universitrio e presta consultoria para empresas em diversos ramos da rea de projetos de informtica e desenvolvimento de software.

Esprito Livre Setembro/2012

31

valore$ da liberdade

Valore$ da Liberdade
por Alexandre Oliva

Quem gosta de monoplios,


levante o mouse! Ao contrrio de consumidores, empresrios ficam na dvida. Para este, ser vtima de um monoplio to ruim ou pior que para aquele; porm, deter um monoplio sobre outros pode ser muito lucrativo.
Esprito Livre Setembro/2012

32

valore$ da liberdade

Software privativo sempre um monoplio, enquanto Software Livre implica um livre mercado para servios, melhorias. Muitos usurios, empresariais ou no, tm a maior parte de suas necessidades de software adequadamente atendidas por Software Livre commodity: sistema operacional, navegador, e-mail, processador de texto, planilhas, apresentaes, bases de dados e por a vai. O que pega muitos so as necessidades especficas. Um dos meus exemplos favoritos de alguns clientes da empresa em que trabalho. So grandes bancos de investimento. Para os sisEsprito Livre Setembro/2012

temas de negociao de aes deles, cada milissegundo de atraso na recepo de informaes do mercado ou numa ordem de compra ou venda de aes pode fazer uma diferena imensa no balancete. Por isso preferem um sistema operacional Livre: podem investigar e adequar plenamente o sistema s suas necessidades, minimizando a latncia das transaes eletrnicas, sem depender da boa vontade de terceiros. Contam com o apoio e os servios da empresa em que trabalho, mas no ficam limitados ao que faz sentido mercadolgico para ns. Imagine pedir pra um dos fornecedores de sis-

tema operacional privativo fazer uma verso especfica otimizada para esse caso de uso das poucas mquinas que operam dentro dos datacenters de Wall Street. No tem como e, mesmo que tivesse, daria pra confiar que no esto favorecendo um ou outro parceiro de negcios, atrasando ou espionando as transaes dos outros? Com Software Livre, d! Empresrios conscientes contratam servios e consultoria de software onde faz sentido terceirizar (adoram poder apontar para algum e ter quem processar quando algo d problema), porm se o prestador do servio
33

valore$ da liberdade

no estiver atendendo de acordo, fazer o qu? Quando o software privativo, a prestao do servio um monoplio, a mudana de prestador implica abandonar o software (e os investimentos e dados a ele atrelados) e adotar outro. Quando Livre, basta escolher outro prestador competente. Se no encontrar, sempre possvel contratar pessoas que tenham ou possam adquirir os conhecimentos necessrios, ou mesmo somar foras (e dividir custos) com outros usurios do software para formar um consrcio que atenda a todos. por essas e outras que grandes bancos e cadeias de lojas de varejo j fizeram ou tm feito os investimentos necessrios para a transio. No por ser grtis, at porque, nesses casos, raramente . porque podem adequar o software para que atenda aos seus objetivos, sem dependncia exclusiva de um fornecedor, e isso tem muitssimo valor. Porque sabem que no correro o risco de ter de abandonar seus investimentos no software por uma deciso de mercado alheia, como teve de fazer o Banco do Brasil quando a IBM descontinuou o sistema operacional OS/2. E a IBM nem pretendia se tornar concorrente do BB, mas se voc desenvolve software, nunca sabe quando um dos seus fornecedores vai resolver lhe puxar o
Esprito Livre Setembro/2012

fio ou o tapete para abocanhar seu mercado, ento melhor evitar ficar dependente deles. Para desenvolvedores comerciais de software, pode at parecer um contrassenso abrir mo de um possvel monoplio, tornando Livres os clientes usurios e o software desenvolvido para eles. Mas para cada um dos poucos que ganha na loteria e consegue um sucesso pelo qual tantos estejam dispostos (ou no) a pagar, muitssimos mais perdem. Embora o faturamento mundial de TI proveniente de licenciamento de software no seja exatamente um montante desprezvel, o faturamento por servios mais de 40 vezes maior, e nesse espao os sucessos, embora menos gritantes, so muito mais comuns. Vale lembrar que as mesmas liberdades que tm valor para sua empresa tambm tm para seus clientes, portanto podem pagar at mais por isso, uma vez que percebam que o que importa para o negcio no custo, mas valor. Com isso, podem at desconsiderar quem no lhes queira vender sem monoplio. Outra vantagem empresarial do modelo Livre que, quando voc forma uma comunidade saudvel de colaboradores e usurios, permitindo aos demais colaborarem com voc, tender a receber mais contribuies do que consegui-

ria desenvolver por conta prpria, melhorando o software que oferecer aos seus clientes sem investir do prprio bolso. Esses so os valore$ da liberdade. Embora o Movimento Software Livre entenda que sua falta um problema tico, mesmo empresas que no ligam para questes ticas sentem as consequncias de sua presena ou ausncia. E quem no percebe est bobeando.

Copyright 201 2 Alexandre Oliva Esta obra est licenciada sob a Licena Creative Commons CC BY-SA (Attribution ShareAlike, ou Atribuio e Compartilhamento pela mesma licena) 3. 0 Unported. Para ver uma cpia dessa licena, visite http://creativecommons. org/licenses/by-sa/3. 0/ ou envie uma carta ao Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041 , USA. Cpia literal, distribuio e publicao da ntegra deste artigo so tambm permitidas em qualquer meio, em todo o mundo, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permisso. http://va. mu/cJNG

Mestre em Cincia da Computao. Ativista pela liberdade de software e pelo software livre; conselheiro da FSFLA, Fundao Software Livre Amrica Latina; mantenedor do GNU Linux-libre.

ALEXANDRE O LIVA

34

direito digital: direitos e deveres na era da informao

Direito Digital Direitos e Deveres na Era da Informao

por Gustavo Gobi Martinelli

o se pode negar um fato: estamos cada vez mais conectados a Rede Mundial de Computadores, ou como costumamos chamar, a Internet. Ela est presente em nossos micros, notebooks, tablets e nos nossos bolsos, pelos smartphones. Podemos dizer que agora, a sociedade tambm digital. E para proteger esses novos bens e relaes digitais, o Direito teve que se adaptar fazendo surgir o Direito Digital. Mas o que mudou? Muitos usurios da Internet, ou Internautas,
Esprito Livre Setembro/2012

no fazem ideia de que usar a Grande Rede tambm pode ter consequncias negativas. Por isso, necessrio entender os benefcios e os riscos de se viver numa Sociedade Digital. Nessa apresentao, so abordados vrios assuntos ligados ao Direito Digital, tais como o seu surgimento, a questo do anonimato na Internet, a testemunhamquina e o trabalho do Perito Forense, e vrios temas ligados a responsabilidade civil, ao comrcio eletrnico, ao direito trabalhista e aos crimes digitais. Alm disso,

tambm so mostrados casos j enfrentados pelo Poder Judicirio Brasileiro, bem como, os Projetos de Lei que podem mudar a nossa forma de acessar a Grande Rede. Por fim, tambm so exibidas vrias tendncias desse novo direito.

G USTAVO G OBI M ARTINELLi

Apaixonado por Direito e Tecnologia. Advogado (OAB/ES 1 7. 364) especialista em Direito Digital e membro do Escritrio Martinelli Advocacia. Graduado em Cien cia da Computaca o , atuando ha 1 0 anos na Area de TI com foco em Gerenciamento Eletron ico de Documentos.

35

pirataria: punir ou consentir

P IRATARIA:
por Walter Capanema

Punir ou Consentir

ideia de que, embora o direito autoral seja fundamental para o desenvolvimento econmico e para a expresso cultural da sociedade, a sua defesa no pode ocorrer por meio de uma lei penal. Isso porque a lei penal ineficiente para punir as milhares (se no milhes) de pessoas que baixam programas, jogos, msicas, filmes, ebooks e tudo mais que possa ser digital. Outro problema a rigidez da lei de direito autoral
Esprito Livre Setembro/2012

Na minha palestra do III F- brasileira, que limita o uso prticas de mercado conserum da Revista Software do bem pelo seu propriet- guiro controlar alguns proLivre, procurei mostrar a rio. Condutas como ripar, blemas. o caso, obvia-

remixar, inserir legendas e mente, da pirataria. alterar o produto so ilegais e criminosas. Se certo que a pirataria causa prejuzo ao direito autoral, diminuindo os lucros do autor, a melhor forma de combat-la no atravs de leis rgidas e com penas WALTER C APANEMA consultor, graves. A melhor sada Advogado, coordenador do Projeto est na economia: preos Combate ao Spam e competitivos, promoes, Professor universitrio. Secretrio-Geral da materiais de qualidade. 1 Comisso de Direito e A lei fundamental para Tecnologia da Informao da OAB-RJ para o 201 0-201 2 e membro da Comisso impor condutas aos ci- binio de Direito Eletrnico e dos Crimes de Alta dados. Contudo, em al- Tecnologia da OAB-SP. guns casos, somente as

37

ser livre, pensar livremente

Ser livre, pensar livremente


"A priso no so as grades, e a liberdade no a rua; Existem homens presos na rua e livres na priso. uma questo de conscincia"
Mahatma Gandi
por Ole Peter Smith

Esprito Livre Setembro/2012

38

ser livre, pensar livremente

Ser livre, pensar livremente. Ou seja sem dogmas, tradies, paradigmas e at axiomas. Questionando, sempre, qualquer tipo de conhecimento, informao, comportamento, etc. importante lembrar, que questionar no necessariamente significa descartar, muito pelo contrrio. Pois o importante saber porque defendemos as nossas ideias. Levando-nos questo mais simples e mais universal: por qu? Na WikiPedia, encontramos o seguinte definio de axiomas: Um axioma ou postulado
uma sentena ou proposio que no provada ou demonstrada e considerada como bvia ou como um consenso inicial necessrio para a construo ou aceitao de uma teoria. Por essa razo, aceito como verdade e serve como ponto inicial para deduo e inferncias de outras verdades (dependentes de teoria).

Toda cincia axiomtica, se baseia em postulados, que de certa forma aceitamos sem questionar
ca se prova na sua inteira? De forma alguma, a Matemtica baseia-se numa sries de axiomas. Atravs desses, sim, a Matemtica toda se prova. Um exemplo instrutivo o axioma de Euclides, conhecido por todos: 'Duas retas paralelas nunca se interseccionam'. Quando vi aquela bela imagem da estrada se perdendo na distncia... e pensei: duas retas, supostamente paralelas, se encontrando no infinito? Ou seja, aceitando o axioma de Euclides. A Matemtica se excluiria de tratar de imagens tridimensionais projetados em uma imagem plana? A reao da Matemtica deparando-se com esse dilema interessante. Criaram-se a Geometria Euclidiana e a Geometria NoEuclidiana. Ou seja: a Geometria que podemos deduzir com e sem o axioma do Euclides. A cincia sendo, desta forma, questionadora dos seus prprios axiomas, o que a diferencia das (tambm axiomticas! ) crenas. Tambm na WikiPedia, podemos encontrar uma definio da palavra paradigma: Paradigma (do grego pardeigma) literalmente modelo, a representao de um padro a ser seguido. De certo forma, sendo um quase sinnimo de axioma. Podemos mencionar mais quase sinnimos: padro, tradio e at dogmas e preconceito. Aceitar certos modelos e padres, frutfero, mas, mesmo assim, devamos permitir ou exigir o seu questionamento contnuo. Sempre gostei de provocar. Em geral, o brasileiro e muito ruim em ingls e querendo ou no, uma lngua de suma importncia nesse mundo globalizado. Por que assim? Lanando um olhar pelo mundo, podemos ver que outras grandes naes, tambm tm problema de adquirir um segundo idio39

Toda cincia axiomtico, ou seja ela se baseia em postulados, que de certa forma aceitamos sem questionamentos. Porm, isso uma verdade com modificaes, pois (diferente das crenas) na cincia os axiomas so (ou deviam ser) aceitos, ate provados ao contrrio. Ou seja, aceitando os axiomas criticamente. Matemtica serve com um bom exemplo. A MatemtiEsprito Livre Setembro/2012

ser livre, pensar livremente

ma. Um exemplo so os prprios pases de lngua inglesa. Alimento a hiptese, que um fator decisivo a televiso brasileira adotar a dublagem. Isto me leva a questionar o por que aderiram a dublagem? A resposta simples: analfabetismo. Na poca da introduo da televiso no Brasil, era um grande problema pois a maior parte da populao no era alfabetizada. Assim, adotaram-se o paradigma de dublar para a televiso brasileira. Prezando o princpio do questionamento continuado, ser que as condies muduram? Com certeza sim. Podemos dizer, que hoje em dia o problema de analfabetismo ainda existe, mas em propores bem menores. E mesmo assim, a televiso brasileira continua a dublar, sustentando uma preguia (ou vicio) j instalado nas pessoas e ao fazer isso, prejudica principalmente e imensamente a juventude brasileira. Tradio (essencialmente, fazemos da forma que fazemos, porque sempre fizemos assim) pode ser explicao mas jamais ser argumento. Sou de natureza curiosa, inquisitiva. Talvez at questionador! Creio que isso me deixa mais feliz, mais completo, enfim aumenta minha qualidade de vida. Claro, tenho meus axiomas e paradigmas, mas tenho, pelo menos, algum grau de
Esprito Livre Setembro/2012

No temos o direito de exigir a moral, ao contrrio da tica. O que tica tambm moral, mas no vice-versa
conscincia do porque os defendo. Ao ficar mais velho, me interesso cada vez mais por histria. Histria filosofia colocado em prtica. Sou um indivduo, mas sem a sociedade onde me insiro, no serei nada. Assim, preciso entender como essa sociedade se desenvolveu. E pelos direitos a mim proporcionados, devo isso. Devo e muito pagando com meu esforo (meu suor), mas tambm com minha contribuio crtica. Podemos fazer melhor ainda! No moralmente, mas sim eticamente. Parece pertinente, procurar a definio dessas palavras fundamentais. Novamente a WikiPedia diz: Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". e Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obedincia a costumes e hbitos recebidos, a tica, ao contrrio, busca fundamentar as aes morais exclusivamente pela razo. O desafio acaba sendo, buscar distinguir o que voc defende na sua vida: o que moral e o que tica. Pois se tica, temos o direito de exigir ou seja impor aos outros. Mas quanto somente moral, acredito, que no temos esse direito. Fundamentalmente, o que tica tambm moral mas no vice-versa. Uma coisa que, moralmente, exigimos em ns mesmos. Outra o que podemos, eticamente, exigir das outras. Exemplificando. A moral ns diz, que incesto errado, altamente condenvel. E eticamente? Nesse caso, precisamos buscar conhecimento da rea da gentica. fato, que geneticamente inato leva a degenerao das espcies. Assim, tica tambm! No mais, e o complexo de Edipo?
Oedipus fulfilled a prophecy that said he would kill his father and marry his mother,

40

ser livre, pensar livremente

and thereby brought disaster on his city and family...

Trazido poca presente, com os recursos de anticoncepcionais e at esterilizao disponveis Garantindo a no procriao, temos o direito de proibir relaes entre familiares mutualmente determinados? Eticamente? Penso que estas questes esto intimamente ligadas com o que Freud e Darwin chamariam de instinto. O instinto de preservao da espcie. Em palavras mais atraentes, chamamos isso preservao da vida. Vida humana. Mas at este conceito conflita, pois quantos de ns esse mundo vai suportar? Estamos at entrando em um consenso nesse aspecto. Atualmente, as famlias ten-

dem a ter menos filhos que antigamente e consequentemente deixando cada vez mais a responsabilidade para a sociedade de sustentar os mais velhos. Isto me leva a um ltimo desafio polmico, e no qual gostaria de ver um debate menos pobre: aborto. No sou mulher, mas tenho certeza que se fosse, no me permitiria fazer. Mas essa no a questo. A questo : tenho direito de proibir outras mulheres de fazer? Agora, posso at aceitar a resposta que sim, mas creio que quanto impomos nossa opinio aos outros, temos que estar bem fundamentado. E uma questo que no posso silenciar em mim, a seguinte: sempre limpe a porta da frente de sua prpria casa. Como que uma

sociedade elitista como brasileira, que no garante uma existncia mnima para os seus cidados, pode impor sua moral nessa questo? Penso, que antes de aplicar a moral, devamos manter limpa a nossa prpria calada.
A raiva um cido que pode prejudicar mais o vaso que o contm, do que aquilo em que derramado.
Mahatma Gandhi

Dinamarqus, nascido em Copenhagem. Mestre em engenharia e PhD em matemtica. Professor Adjunto (IME/UFG). Membro ASLGO. Membro fundador e Presidente, SLOG.

O LE P ETER S MITH

Esprito Livre Setembro/2012

41

resumo dos psteres e trabalhos apresentados

Resumo dos psteres e trabalhos apresentados


por vrios autores

Durante o evento, foram expostos diversos trabalhos, que previamente haviam sido enviados para uma comisso que os avaliou. A seguir, publicamos alguns dos resumos destes trabalhos.

Esprito Livre Setembro/2012

42

resumo dos psteres e trabalhos apresentados

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS GAMES PARA SEREM INSERIDOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Autores: Luiz Fernando Reinoso, Calixto Bolonha Neto e Luis Carlos Loss Lopes Esse trabalho veio com intuito de fornecer informaes sobre a utilizao de games no processo educacional para crianas, jovens e adolescentes. Realizado no Instituto Federal do Esprito Santo campus Santa Teresa, o trabalho reuniu alunos e professores da entidade em uma pesquisa para traar caractersticas pertinentes a jogos considerados educacionais e reaes dos utilizadores aos mesmos que realam a capacidade de aprender. Com base nestes dados foi criada uma serie de sugestes, dicas e grficos comparativos que ajudam a todos os interessados em adotar games como ferramenta educacional a escolher games que guiam as pessoas aprendizagem.
Resumo:

CONFECO DAS PRIMEIRAS CARTAS IMAGENS DE COLATINA-ES NA DCADA DE 90, UTILIZANDO O SPRING

orreferenciados. O INPE disponibilizou as imagens de 13 de maio de 1992, 01 de agosto de 1992 e 27 de maio de 1997, em formato TIFF do satlite LANDSAT-5 para download, da cidade de Colatina-ES. A visualizao, recorte, mosaico das imagens em questo, foram feitas utilizado o software IMPIMA. Para o georreferenciamento das imagens utilizou-se do Sistema de Posicionamento Global (GPS), onde foram escolhidos 15 pontos estratgicos na cidade de Colatina-ES. As imagens em estudo utilizaram diversos algoritmos de processamento, com o objetivo de se obter a melhor qualidade visual do mapa. Segue o modelo com as tcnicas de processamento de imagens do Satlite LANDSAT-5, que obtiveram o melhor resultado: MOSAICO; ELIMINAO DE RUDO; RESTAURAO; REAMOSTRAGEM; CONTRASTE; REALCE; RGB para IHS; IMAGEM RGB; RECORTE da REA de ESTUDO. Com o processamento das imagens possvel distinguir o uso e ocupao do solo da cidade de Colatina-ES visualmente. A metodologia adotada na realizao deste trabalho mostrou-se vlida, proporcionando, com confiabilidade, a transformao das primeiras cartas imagem da cidade de Colatina-ES com resoluo de 10 metros.
CAPTIVE PORTAL COM O WIFIDOG

Autores: Ruan Emilio Rossi, David Alves de Souza e Renan Osrio Rios
Resumo:

O geoprocessamento o processamento informatizado de dados georreferenciados. Segundo o INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de tecnologias voltadas coleta e tratamento de informaes espaciais para um objetivo especfico. Neste trabalho, utilizou-se o software Spring (Sistema de Processamento de Informaes Georreferenciadas), para confeccionar as primeiras cartas imagens multitemporais da cidade de Colatina-ES na dcada de 90, com a finalidade de serem utilizadas como base de consulta para futuras pesquisas e tomada de decises da prefeitura municipal de Colatina. Os Sistemas de Informaes Georreferenciadas (SIG), permitem realizar anlises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar um banco de dados geEsprito Livre Setembro/2012

Autor: Deivison Pinheiro Franco


Resumo:

O Captive Portal est se tornando uma tecnologia comum para infraestruturas de redes sem fio, uma vez que fornece gerncia de autenticao sobre usurios e controle de fluxo IP, proporcionando, basicamente, a estabilidade de trfego de dados e de largura de banda, sem uma aplicao cliente especial. A tcnica aqui mostrada permite que um tpico browser de Internet atue como um dispositivo de autenticao segura, com o potencial de garantir que conexes confiveis sejam feitas atravs de SSL e de IPSec, configuradas em usurios ou em grupos de usurios de acordo com polticas de seguranas preestabelecidas. Assim, a idia bsica em um Captive Portal direta e prtica, pois alm da confiana nas caractersticas internas de segurana para controle
43

resumo dos psteres e trabalhos apresentados

automao tem vasta rea de aplicao, entretanto, a implementao tradicional ainda possui um custo elevado tornando-os inacessveis ao publico em geral. O projeto baseia-se na criao de uma unidade de monitoramento remoto que ir alterar os estados dos dispositivos em rede. Este trabalho apresenta uma soluo para automatizar AVALIAO DE TECNOLOGIA DE INFORMA- ambientes baseando-se no Arduino, um verstil O NAS EMPRESAS DE MATERIAL DE CONS- microcontrolador com custo relativamente baixo. TRUO NA CIDADE DE SO ROQUE DO O projeto encontra-se em fase de pesquisa, em CANA busca de um padro de comunicao entre dispoAutores: Lorena Piza Arndt, Gislene Novelli, Jo- sitivos. Sendo assim, alm de possvel, torna-se nes Faian e Luis Carlos Loss Lopes um projeto vivel, mantendo o mesmo padro de qualidade. Resumo: A Tecnologia da Informao tem sido reconhecida como arma estratgica competitiva, pois alm de permitir e sustentar as operaes do negcio viabiliza novas estratgias empresariais. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: Avaliamos sobre a Tecnologia da Informao nas UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA DISempresas de Materiais de Construo na cidade CIPLINA DE QUMICA de So Roque do Cana ES. O objetivo deAutores: Jackeline S. Melo, Pabiely A. Francisco monstrar a importncia do uso de T.I nas peque- e Luis Carlos Loss Lopes nas e grandes empresas do ramo comercial. A Resumo: Ensinar Qumica em ambientes virtumetodologia utilizada mista, entre reviso bibliogrfica e pesquisa de campo, como questionrio ais nos dias de hoje incluir o aluno na era digiestruturado. O resultado obtido com a visita e tal, porque atualmente tem-se dificuldade em com os questionrios das empresas nota-se que atrair o aluno para aulas formais e o aluno desescada vez mais a Tecnologia da Informao est timulado chamado ao aprendizado da disciplina presente em pequenas e grandes empresas de di- de Qumica de forma ldica e interativa. Com isso, ferentes servios. A tecnologia da Informao uti- o objetivo central deste trabalho investigar as lizada estrategicamente pode mudar de maneira possibilidades e vantagens da insero do ambiradical os requisitos de competitividade da organi- ente virtual de aprendizagem (AVA), em apoio s zao. A satisfao do cliente e o desejo de me- atividades presenciais realizadas em sala de aula, lhorar a competitividade so os motivos principais pelos professores de qumica do ensino mdio, que levam as organizaes empresariais e gover- com o propsito de fazer com que novas abordanamentais a investir em tecnologia. gens metodolgicas favoream a mudana na prtica pedaggica, de modo a integrar os conhecimentos tericos com a ao prtica, propiciando a formao de futuros cientistas. Objetiva tamAUTOMAO DE BAIXO CUSTO bm mostrar como o ensino de Qumica em um Autores : Cssio Capucho Peanha e Caio Vin- ambiente virtual pode desenvolver aulas mais cius Domingos do Prado motivadoras e dinmicas, envolvendo o aluno em novas descobertas e aprendizagens, reforando e Resumo: A automao residencial tem ganha- sensibilizando-o para os contedos abordados em do destaque no mercado, proporcionando conforto sala de aula. Esta modalidade de ensino proporcie segurana ao centralizar o controle de todo o ona ao aluno melhoria no aprendizado e aumento ambiente em um nico dispositivo. Esse tipo de do interesse pela disciplina de Qumica.
Esprito Livre Setembro/2012

de acesso, possvel configurar um gateway sem a necessidade de implementao de WEP e com a possibilidade de se reduzir a largura de banda e permitir acesso a outras redes.

44

unesc

Campus UNESC Colatina, ES

acesso s tecnologias para garantir ensino de ponta


O UNESC uma instituio em constante sintonia com os avanos tecnolgicos e h mais de 20 anos investe em tecnologias da informao, seja para fins educativos e tambm de segurana. No Esprito Santo, a instituio pioneira na instalao de catracas eletrnicas (cdigo de barras e biomtricas) em suas unidades, que ficam em Colatina e na Serra, com o objetivo de controlar o acesso s suas dependncias (salas de aula, laboratrios e biblioteca).
Esprito Livre Setembro/2012

UNESC

45

unesc

Campus UNESC Serra, ES

Em relao educao, amplia-se ainda mais o leque de uso das ferramentas tecnolgicas, que so empregadas para realizar inscries ao vestibular e matrculas via internet; consultar o acervo de obras da biblioteca, bem como fazer reservas de livros e acessar os bancos de dados; reservar, via sistema, recursos didticos, como audiovisuais, laboratrios, auditrio, entre outros; informar-se, via site, sobre autenticao de diplomas emitidos pela instituio. Uma ferramenta de uso acadmico que h sete anos vem sendo um grande diferencial de suporte educao o Portal UNESC. Um instrumento ativo de interao e intercmbio entre professores e alunos utilizada para troca de informaes, postagem de materiais didticos e outros itens de auxlio ao ensino-aprendizagem, bem como para debates e discusses online sobre os contedos estudados, entrega de trabalhos acadmicos, consultas de notas e frequncias. Alm disso, o UNESC disponibiliza em toda rea de seus campi o sistema wireless de acesso internet, liberado a qualquer
Esprito Livre Setembro/2012

usurio, facilitando, no caso dos acadmicos, o contato com os recursos acima referidos e tambm ao universo externo da internet.

Cursos tecnolgicos: opo para ingressar no mercado de trabalho

A vocao do UNESC, voltada para a educao superior, surgiu h 45 anos com o objetivo de propiciar juventude da dcada de 60 a oportunidade de um curso universitrio. A instituio foi se expandindo e, com muito trabalho e amplos investimentos em infraestrutura, alcanou, em outubro de 2000, o status de Centro Universitrio. Essa autonomia conquistada abriu as portas a novos cursos em outras reas do conhecimento, como as Cincias da Sade e Educao, que, com as Cincias Jurdicas, as Cincias Empresariais e Cincias Exatas, passaram a compor os saberes que hoje orientam os 23 cursos oferecidos pela instituio.
46

unesc

Com o objetivo de sempre oferecer um ensino de qualidade e que atendesse s demandas do mercado de trabalho, o UNESC, acompanhando os passos do progresso, desde cedo inovou, sobretudo na rea da informtica. Assim, para apoiar a insero da comunidade da regio na chamada Sociedade da Informao, qual prima pelo uso intenso das Tecnologias da Informao, e com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar no desenvolvimento de sistemas notadamente nas etapas de anlise, projeto e programao (sendo capazes de reconhecer e caracterizar todo o ciclo de vida de um sistema de informao), alm de atuarem tambm no chamado suporte (tendo noes de redes, banco de dados, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, entre outros), responsveis pela manuteno e aquisio da

infraestrutura tecnolgica de uma empresa, o UNESC passou a oferecer, em 1995, o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, hoje renomeado como Anlise e Desenvolvimento de Sistemas nomenclatura oficializada pelo MEC, e o curso de Administrao com Habilitao em Anlise de Sistemas. A partir de 2001, a instituio passou a oferecer, tambm, o curso de Sistemas de Informao, que pode ser utilizado pelos formados em Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas para a complementao de seus estudos, pois as caractersticas e matrizes dos cursos so compatveis e complementares. Para o aprendizado de seus alunos o UNESC conta com seis laboratrios de informtica, sendo cinco para treinamentos e desenvolvimento de software e um para montagem e manuteno de computadores e redes. O UNESC tambm oferece dois cursos de especializao voltados para a rea de tecnologia da informao: Redes de Computadores e Engenharia de Software.

Esprito Livre Setembro/2012

47

Participe do sorteio do livro, clicando aqui e preenchendo o formulrio de inscrio!

Вам также может понравиться