Вы находитесь на странице: 1из 19

1

DIREITO INTIMIDADE E VIDA PRIVADA Daniela Braga PAIANO 1


SUMRIO: 1. Introduo; 2. Etimologia do Conceito; 3. O direito intimidade e vida privada no direito comparado; 4. O direito intimidade; 5. O direito vida privada; 6. A diviso dos crcul os concntricos; 7. Os limites impostos pela notoriedade; 8. Questes concernentes vida privada; 9. Coliso de conflitos; 10. Concluso; 11. Bibliografia.

1.

Introduo

Pode-se afirmar que data desde a formao da humanidade a preocupao do homem em ter sua intimidade e vida privada protegidas. A prpria Bblia ensina que os primeiros seres humanos ficaram envergonhados quando estavam nus diante de Deus, aps comerem o fruto da rvore proibida.

Com o Cristianismo, o Direito assume um carter individualis ta partindo da concepo filosfica de que o homem deveria ser entendido como um indivduo duplamente dimensionado: de um lado, integrando -se num instrumento de busca de valores metafsicos, espirituais, os quais o fariam abraar o seu destino final, a chamada vida eterna. 2

A expresso direito intimidade e vida privada teve incio no final do Sculo XIX. Anteriormente, conflitos deste cunho eram dirimidos pelos princpios gerais do direito, que serviam de fonte formao da tutela a estes direitos.

So Toms definiu intimidade como o pensamento dos coraes. Para ele, a intimidade tida como sagrada, j que ningum pode descobri -la, nem o Direito pode julg -la ou valor -la, porque isso seria uma presuno temerria. Apenas

Mestranda do Curso de Mestrado em Direito da UNIMAR Marilia SP; Professora e Advogada. E-mail: winnona@uol.com.br 2 AIETA, Vnia Siciliano. apud Anna Hilda de Almeida Donadio em A garantia da Intimidade. Rio de Janeiro: Editora Lumen Jures, 1 999, p. 10.

quando a intimidade for manifestada publicamente pela pessoa que a possui, que ela pode ser julgada e valorada 3.

A proteo dos direitos intimidade e vida privada foi necessria devido a evoluo do homem e a busca pela sua dignidade, representando a luta contra a opresso e o arbtrio. uma busca por sua liberdade e positivao de seus direitos de cunho personalssimo. Inicialmente, estes direitos passaram a ser tutelados por julgados, para depois ganharem corpo nas Constituies.

Consta que a mais antiga definio de vid a privada data de 1873, dada pelo juiz Cooley em sua obra The Elements of torts, concluiu que privacy constitui o direito de ser deixado s the right to be let alone. Nele se inserem duas pretenses: a solido e a tranqilidade.

Em 1902, nos Estados Un idos da Amrica do Norte, a Suprema Corte julgou o primeiro caso de violao do direito intimidade, que foi rejeitado por 4 votos a 3. Todavia, a opinio pblica colocou -se ao lado dos juzes vencidos, e a Suprema Corte acabou reconhecendo o direito in timidade. Segundo ensinamento de Edson Ferreira da Silva 4:
Em 1968, em uma Conferncia dos Juristas Nrdicos, tivemos as primeiras protees ao right of privacy. Ele foi conceituado como o direito do indivduo de ter a sua privacidade protegida contra: a) interferncia em sua vida privada, familiar e domstica; b) ingerncia em sua integridade fsica ou mental ou em sua liberdade moral e intelectual; c) ataque sua honra e reputao; d) colocao em perspectiva falsa; e) a comunicao de fatos irrelevan tes e embaraosos relativos intimidade; f) o uso de seu nome, identidade ou retrato; g) espionagem e espreita; h) interveno na correspondncia; i) m utilizao de suas informaes escritas ou orais; j) transmisso de dados recebidos em razo de segred o profissional.

DELGADO, Lucredo Rebollo. El Derecho Fundamental a La Intimidad. Madrid, Dykinson: 2000, p. 39. 4 SILVA, Edson Ferreira da. Direito intimidade. So Paulo: Editora Oliveira Mendes, 1998, p 35.

Ocorre que, esse rol de conceitos carece de rigor cientfico porque inclui no mbito da intimidade aspectos que dizem respeito a outros direitos, tais como o direito integridade fsica e psquica, honra e reputao, ao nome e prp ria imagem. Alm disso, deixa de esclarecer que tipo de ingerncia seria ilcita ou inaceitvel.

A primeira aplicao de proteo dada pelos Tribunais Americanos vida privada foi em um caso que figuravam como partes o jornal New York Times v. Sullivan 5, um funcionrio pblico, citado em uma reportagem do jornal mencionado, na qual lhe imputavam fatos comprometedores e infundados. A partir dos anos 70, surgem textos expressos tutelando o direito intimidade e vida privada.

Com a Revoluo Francesa, a dignidade humana comeou a ter os direitos personalssimos constitucionalizados. Os direitos personalssimos, como o direito vida, integridade fsica, honra, intimidade e privacidade so inatos ao ser humano e vitalcios, pois acompanham o homem desde seu nascimen to at sua morte. Da decorrer sua irrenunciabilidade, intransmissibilidade, indisponibilidade e imprescritibilidade, pois no podem ser desvinculados de cada pessoa, dada a sua condio de direito fundamental.

A tutela destes direitos reflete as lutas das pessoas que anseiam ver sua intimidade e vida privada regulamentados e protegidos pela Constituio Federal. E, sem se olvidar do mais importante, que no sejam apenas letra morta contida no corpo de nossa Carta Magna, mas sim que sej am eficazes para defend -los.

No Brasil, a Constituio Federal de 1988, em seu art. 5, X, determinou serem inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito indenizao pelo dano material ou moral decorren te de sua violao.

Segundo ensinamento de Celso Ribeiro de Bastos:

Consiste ainda na faculdade que tem cada indivduo de obstar a intromisso de estranhos na sua vida privada e familiar, assim como de impedir -lhes o acesso a informaes sobre a privacid ade de cada um, e tambm impedir que sejam divulgadas informaes sobre esta rea da manifestao existencial do ser humano. 6

Explica, ainda, que cabe direito indenizao por danos morais, caso esses direitos venham a ser lesionados.

2.

Etimologia do Co nceito

La vie prive est forcment une notion difficile dfinir, car elle concerne quelque chose dessentiellement subjectif. 7

Antes de analisar o tema proposto neste trabalho, ser analisado o sentido etimolgico das palavras intimidade e privacidade, usados indistintamente na linguagem comum, para que possamos delinear com maior preciso a diferena existente entre ambas.

Intimidade, derivada do latim, intimus, cuja procedncia do advrbio intus. Tem o sentido de interior, i ntimo, oculto, do que est nas entranhas. Traz uma idia de segredo, confiana. Pode -se asseverar, desta forma, que intimidade tem um sentido subjetivo, pois traz consigo a idia de confidencial.

J o conceito de privacidade mais amplo que o de intimidade, englobando tudo qu e no queremos que seja do conhecimento geral. Do latim, privatus, significa privado, particular, prprio.

SAMPAIO, Jos Adrcio Leite. Direito intimidade e vida privada. Belo Horizonte: Del Rey, 1998, p.99 6 BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. 21. ed. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 195. 7 AIETA, Vnia Siciliano. op.cit . p.95.

Bem exemplificado por SAMPAIO 8, quando falamos em relaes ntimas e relaes privadas, a primeira, traz a idia de proximidade, de contato fsico, de relaes de natureza sexual; enquanto relaes privadas pode ser traduzida por relaes entre iguais.

Na doutrina estrangeira, vrias denominaes foram dadas ao direito privacidade. No Brasil, tambm conhecido como direito de estar s. Na Frana, por droit la vie prive, na Inglaterra, como right of privacy, na Itlia, por diritto alla riservatezza e na Espanha derecho a la esfera secreta .

Na Frana, a primeira acepo de vida privada faz referncia ao carter interior e profundo. Um se gundo sentido, seria estreito e mais profundo. Por ltimo, uma terceira acepo entende o ntimo como o privado. A lngua francesa define ntimo como o que se situa no nvel mais profundo de sua vida psquica, que permanece geralmente escondido sob as apa rncias, impenetrvel a observao externa, as vezes tambm a anlise do prprio sujeito 9.

O termo privacy, do direito ingls, deu origem ao termo right to privacy. Definido pelo Cambridge Advanced Learners Dictionary como direito de algum manter seus assuntos e relacionamentos pessoais secretos. 10.

Na Itlia e na Espanha h a distino etimolgica entre vida privada e intimidade, tendo intimidade um significado de no comunicao, revelao, sem divulgao dos aspectos da vida privada de um sujeito.

Mais si le domaine de la vie prive peut varier, le dsir davoir une vie prive est universel. 11

8 9

SAMPAIO, Jos Adrcio Leite. op. cit . p. 269. DELGADO, Lucredo Rebollo. op. cit. , p. 36. 10 Cambridge Advanced Learner Dictionary. 11 AIETA, Vnia Siciliano. Op.Cit. p.100. (Enquanto o domnio da vida privada pode variar, o desejo de t-la universal traduo da autora).

Inmeras tentativas com o propsito de diferenciar os conceitos de privacidade, intimidade, reserva e segredo, foram estudadas, dentre elas, destaca -se a teoria alem das esferas de personalidade, analisada a seguir.

3.

O direito intimidade e vida privada no direito comparado

Como j mencionado anteriormente, o termo direito privacidade, surgiu primeiramente, em 1873, na obra The elements of torts, cujo autor foi um juiz, Cooley, na qual ele conclui que privacidade o direito de ser deixado sozinho e com tranqilidade.

Em 1890, dois advogados americanos publicaram o artigo O direito privacidade, no dia 15 de dezembro, apelando o reconhecimento deste novo direito. Referidos direitos passaram a ser tutelados pouco a pouco, primeiramente atravs de construo jurisprudencial para depois serem introduzidos nas Constituies.

Referidos direitos passaram a ser tutelados pouco a pouco, primeiramente por meio de construo jurisprudencial para depois serem introduzidos nas Constituies. A proteo do direito intimidade e privacidade se deu no apenas pessoa, mas tambm a sua propriedade.

Poder-se-ia distinguir trs nveis de tutela constitucion al para estes direitos, conforme a importncia que lhes so dadas em outras constituies.

Em um primeiro nvel, estariam os ordenamentos nos quais a intimidade tem um direito pleno e explcito no Texto Constitucional. Tem -se como exemplo a Constituio d a Blgica (Arts. 22 e 15), a Constituio dos Pases Baixos (Arts. 10.1 e 12), a de Portugal (Arts. 26.1 e 34), a Constituio da Grcia (Arts. 9 e 19), da Arglia (Art. 49), do Chile (Art. 19.4), Turquia (Arts. 20 a 22) e a do Brasil no Art. 5 X, XI e XII.

Constituies que tutelam tal direito em um segundo nvel, mencionam este direito como um direito geral, que no prevem expressamente no corpo constitucional. Tem -se a Lei Fundamental de Bonn, na Alemanha, a Constituio Italiana, a de Luxemburgo, Su cia, Dinamarca, Finlndia, Japo, Mxico, Islndia, Filipinas e Estados Unidos da Amrica do Norte, que prevem genericamente, pela Emenda IV, o direito intimidade.

Finalmente, em um nvel mais baixo de reconhecimento constitucional, os ordenamentos qu e no mencionam direito intimidade e privacidade de forma concreta nem os protegem constitucionalmente. Todavia, a no previso constitucional no implica em um desconhecimento. Seguem esse modelo a Inglaterra, Frana, ustria, Irlanda e at mesmos Est ados Unidos da Amrica do Norte, que possuem uma construo jurisprudencial fortssima, mas no tutelam tais direitos em suas Constituies.

No continente europeu, a Frana foi pioneira a tutelar os direitos intimidade e vida privada. Primeiramente, e stes direitos foram tutelados pelo Art. 1382 do Cdigo de Napoleo. Estava em um princpio geral. Depois veio a tutela mais especfica com o advento da Lei n 70.643, de 17 de julho de 1970, que conferiu em seu Art. 9.

Um clebre caso francs foi o da at riz Elisa Flix, conhecida por Rachel. Ela foi fotografada por sua famlia quando morta, e esta imagem foi pintada em um quadro. O promotor, em defesa da imagem de Rachel, asseverou que o homem clebre tem o direito de morrer oculto; e se a famlia, aps o ltimo suspiro, quer reproduzir seus restos somente para ela, no se pode, em nome da celebridade que sobrevive morte, tocar nessas coisas (...). 12

Segundo Jos Adrcio Sampaio:

12

ARAJO, Jos Larcio. Intimidade, Vida Privada e Direito Penal. So Paulo: WVC Editora, p. 21.

No ano de 1858, o Tribunal de Seine reconhecera a necessidade de resgua rdo de uma esfera ntima das pessoas, mbito prprio dos seus sentimentos, a Frana protagonizou, ainda no Sculo XIX, a edio de uma lei sobre liberdade de imprensa, desafiando j a colocao de certos aspectos da vida privada como limite atuao dos p eriodistas. 13

O mesmo ocorreu com a Alemanha e Itlia, pases cuja jurisprudncia amplssima para a proteo dos direitos vida privada e intimidade, mas onde ainda no existe tutela constitucional para tais direitos.

Foi no direito alemo que foi inserido a teoria das esferas, tratadas posteriormente neste trabalho. Na Amrica do Sul, temos a Argentina como precursora em inserir na legislao ordinria a proteo intimidade de modo expresso. A Constituio venezuelana de 1961, no Art. 43, a tute la a mencionados direitos.

Segue abaixo algumas regulamentaes relevantes para o direito intimidade e vida privada:

Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem, de 1948

foi a primeira declarao internacional de direitos que expressamente menciona o direito intimidade e vida privada; tambm data de 1948 a Declarao Universal de Direitos do Homem,

que tutela referidos direitos em seu artigo 12; Conveno Europia dos Direitos Humanos, assinada em 1950 e

comeou a vigorar em 1953; Pacto Internacional de direitos civis e polticos, de 1966; Pacto de San Jos da Costa Rica, de 1970; Conveno de Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais da

Comunidade dos Estados Independentes de 1995.

13

SAMPAIO, Jos Adrcio Leite. o p. cit., p . 72.

Enfim, os direitos abordados no presente trabalho, po r meio de construo jurisprudencial e doutrinria, tero uma estrutura de direito humanos, passando a ser considerados como direitos fundamentais por sua constitucionalizao.

4.

O direito intimidade

Para Jos Afonso da Silva o conceito de privacidade mais abrangente que o de intimidade. Assevera referido autor, citando Ariel Dotti, que o direito intimidade a esfera secreta da vida do indivduo na qual este tem o poder legal de evitar os demais. 14 E, ainda, o de excluir do conhecimento de terceiros o modo de ser pessoal. Abrange a inviolabilidade do domiclio, o sigilo da correspondncia, o segredo profissional.

A intimidade algo a mais do que a privacidade. Ela caracteriza -se por aquele espao, considerado pela pessoa como impenetrvel, intrans ponvel, indevassvel e que, portanto, diz respeito nica e exclusivamente pessoa. Pode -se citar como exemplo as recordaes pessoais, memrias e dirios dentre outras coisas. Este espao seria de tamanha importncia que a pessoa no desejaria partilhar com ningum. So os segredos, as particularidades, as expectativas, enfim, seria o que vamos chamar de lugar sagrado que cada pessoa possui.

Existe a intimidade exterior, que a intimidade psquica, na qual o cidado abstrai-se da multido que o englob a, e, a intimidade interior, de natureza fsica e material, na qual o indivduo desfruta materialmente, apartado, sem seus semelhantes.

Gilberto Haddad Jabur, apud Maria Helena Diniz, afirma que intimidade zona espiritual reservada de uma pessoa ou de um grupo de indivduos, constituindo um direito da personalidade, da o interesse jurdico pelo respeito

14

SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros, 13. ed. , 1997, p. 204.

10

esfera privada 15. O ser humano tem necessidade de encontrar na solido, dentre outros valores que o despertam, aquela paz e equilbrio, continuamente comprometidos pelo ritmo da vida moderna, o direito de manter -se a pessoa, querendo, isolada, subtrada ao alarde e publicidade, fechada na sua intimidade, resguardada da curiosidade dos olhares e ouvidos vidos. 16

Como j mencionado, o direito i ntimidade irrenuncivel, intransmissvel, indisponvel, imprescritvel e impenhorvel, no sujeito a desapropriao devido a sua condio de direito fundamental. Estas so as caractersticas do direito intimidade.

Ele geral, pois toda pessoa possui esse direito e porque tem como objeto vida privada. Como corolrio da generalidade, temos a vitaliciedade e a necessariedade. extrapatrimonial, por ser insuscetvel de avaliao pecuniria, seu interesse de cunho moral. Os valores por ela preservados no se sujeitam a este critrio.

Assim, conforme ensinamento da professora Vnia Siciliano Aieta apud Mrio Rotondi:

ma certo quello che differenzia taluni diritti subbiettivi, detti personalissimi, dai diritti reali, il carattere meramente accessor io e non indispensabile del contenuto patrimoniale, per cui il diritto tutelado indipendentemente della considerazione dei riflessi patrimoniali della sua violazione. 17

tambm absoluto, uma vez que pode ser oponvel erga omnes. Inadmissvel a idia de alienabilidade de um direito personalssimo. Disso decorre mais uma caracterstica do direito intimidade, sua inalienabilidade. O sujeito pode deixar de exerc -lo quando bem quiser, mas no pode renunci -lo.
15

JABUR, Gilberto Haddad. Liberdade de Pensamento e Direito Vida Privada: conflitos entre direitos da personalidade. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000, p.258. 16 Idibem, 259. 17 AIETA, Vnia Siciliano. op. cit. p. 113. (O que diferencia tanto o direito subjetivo do pessoal, do direito real, a sua acessoriedade e no insiponibilidade do contedo patrimonial, pelo qual o direito tutelado independentemente da considerao dos reflexos patrimoniais de sua violao. trad. da autora).

11

Pode-se afirmar, ainda, que referido dire ito imprescritvel, mesmo se deixar de exerc -lo por determinado tempo. Todas as outras aes podem ser passveis de prescrio, mas as que envolvem direito personalssimo, jamais o sero.

No que tange a inviolabilidade do direito intimidade do morto, j pacfico na doutrina que se tiver tido prvio consentimento em divulgar algo, a famlia no tem legitimidade para entrar com a ao, caso contrrio, a famlia pode entrar com ao para resguardar a intimidade de seu familiar ou nela permanecer.

Pode-se citar como exemplo o livro escrito por Adriane Galisteu, O caminho das borboletas , reproduzindo seu romance com Ayrton Senna. Restou evidente que a autora deste livro no tive consentimento da personalidade envolvida no livro e muito menos de sua faml ia, como tambm ficou claro o propsito de apenas lucrar com a venda de livros e exposio da celebridade.

Na esteira do ensinamento de Jos Larcio Arajo:


O direito a intimidade direito subjetivo privado porque confere s pessoas um poder perante se us semelhantes de resguardar -se de intromisses e de publicidade, na esfera mais reservada da existncia, como tambm a faculdade de fazer concesses nesse terreno. 18

Alm da proteo con stitucional, a tutela penal, protege o indivduo de ter seu domiclio invadido e sua correspondncia violada.

5.

O direito vida privada

A privacidade tem em conta a esfera da vida individual nucleada na ausncia do pblico, ou seja, na esfera de comodidade onde as relaes sociais exteriores ao ncleo familiar permanecer em resguardadas, ou, em melhor expresso, confinadas no prprio ncleo familiar, repugnando qualquer intromisso alheia

18

ARAJO, Jos Larcio. op. cit., p. 49.

12

enquanto o de intimidade , ainda mais restrito que o de privacidade, que tem em vista exatamente essa interpessoalidade da vida privada.

A privacidade ou vida privada consiste em particularidades que dizem respeito, por exemplo, famlia da pessoa, tais como relaes de famlia, lembranas de famlia, problemas envolvendo parentes prximos, sade fsica e mental etc. Seria, ento, aquela esfera ntima de cada um, que vedasse a intromisso alheia. Entretanto, percebe-se que neste caso a pessoa poderia partilhar com pessoas que bem lhe conviesse, sendo efetivamente da famlia ou at mesmo um amigo prximo.

O segredo da vida privada condi o de expanso da personalidade. A pessoa deve ter ampla liberdade de realizar sua vida privada, sem perturbao de terceiros. So duas variedades principais de atentados ao segredo da vida privada: a divulgao e a investigao, envolvendo a proteo cont ra a conservao de documentos obtidos por meios ilcitos.

Vida privada o conjunto de modo de ser e viver, como direito de o indivduo viver sua prpria vida. Consiste ainda na faculdade que cada indivduo tem de obstar a intromisso de estranhos na su a vida privada e familiar, assim como de impedir-lhes o acesso informaes sobre a privacidade de cada um, e tambm que sejam divulgadas informaes sobre esta rea da manifestao existencial do ser humano.

Jos Afonso da Silva conceitua vida privada c omo:


O conjunto de informaes acerca do indivduo que ele pode decidir manter sob seu exclusivo controle, ou comunicar, decidindo a quem, quando, onde e em que condies, sem a isso poder ser legalmente sujeito. A esfera de inviolabilidade ampla, abra nge o modo de vida domstico, nas relaes familiares e afetivas em geral, fatos, hbitos, local, nome, imagem, pensamentos, segredos, e, bem assim, as origens e planos futuros do indivduo. 19

6. A diviso dos crculos concntricos: H uma diviso da priva cidade em trs esferas:

19

SILVA, Jos Afonso da. op. cit., p. 202.

13

Primeira esfera: exclue m de terceiros aspectos especficos da vida da pessoa; segunda esfera: esfera confidencial, com acesso permitido queles indivduos com quem a relao pessoal mais intensa; terceira esfera: uma esfera mais fechada, restrita, abrangendo a reserva, sigilo, as mais profundas manifestaes espirituais da pessoa. a esfera do segredo. Genericamente, a vida privada abrange todos os aspectos que por qualquer razo no se quer ver cair no domnio pblico; tudo a quilo que no deve ser objeto do direito informao nem da curiosidade da sociedade moderna que, para tanto, conta com aparelhos altamente sofisticados.

O difcil estabelecer objetivamente o contedo de aspectos da vida das pessoas que deva ser vedado ao conhecimento pblico, de acordo com um senso comum, detectvel em cada poca e lugar. No entanto, indispensvel que tais aspectos da vida privada sejam pelo menos determinveis ou identificveis em cada situao, de acordo com os valores sociais vige ntes.

A vida das pessoas engloba dois aspectos, um voltado para o exterior e outro para o interior. A vida exterior, envolve a pessoa nas relaes sociais e nas atividades pblicas, podendo ser objeto de pesquisas e divulgaes de terceiros, porque pblica. A vida interior, que se debrua sobre a mesma pessoa, sobre os membros de sua famlia, sobre seus amigos, a que integra o conceito de vida privada, inviolvel nos termos da Constituio.

A tutela constitucional visa proteger o segredo da vida priva da e a liberdade da vida privada.

7. Os limites impostos pela notoriedade

As divisrias existentes entre os crculos concntricos devem ser elsticas e flexveis, tendo em vista a classe social que dependa seu titular. O dimetro da vida particular depe nde, portanto, do modo de ser do indivduo que a ela se integra,

14

variando conforme o status do indivduo, que a forma pela qual ele se insere no agrupamento social.

Quando se refere s celebridades, o dimetro de sua vida privada deve ser reduzido, uma vez que a coletividade tem maior interesse em conhecer -lhes a vida ntima. Desta forma, a circunscrio privada diminuda de acordo com o sucesso obtido e sua projeo na mdia.

As pessoas famosas pertencem ao pblico, pois como tivessem alienado a prpria existncia privada. O interesse do pblico se sobreleva neste caso. Deve haver correlao entre a posio pblica ocupada e o dado de sua vida privada que se pretende revelar, bem como o valor de atualidade da informao.

Na esteira de raciocnio d e Gilberto Haddad Jabur:

Se as pessoas que consciente ou inconscientemente se expem publicidade, como atores, esportistas, msicos, inventores, polticos, porque se tornaram objeto de um legtimo interesse pblico, perdem a crosta exterior de sua intim idade, conservam, porm, o seu direito intimidade, embora mais restrito, reduzido s manifestaes essenciais da soledade 20.

Todavia, h de se manter uma esfera de intimidade, mesmo que de forma reduzida, para que possam exprimir -se livremente. O ser hum ano tem a necessidade de ter sua privacidade reservada para poder ter um desenvolvimento saudvel.

Assevera Miguel Reale que:

Solido autntica no nasce de um ato de averso ou de repulsa convivncia humana, por fora do tdio ou de vaidade, mas signi fica apenas a tomada de conscincia do valor da subjetividade em si mesma, inclusive como raiz primeira da sociabilidade, pois, assim como no ntimo da conscincia habita a verdade, tambm a que reside o grmen da sociedade (...) 21.

Existe uma falsa id ia de que todos os direitos mencionados no inciso X do Art. 5 da Constituio Federal sejam iguais.
20 21

JABUR, Gilberto Haddad. Op. Cit. p. 293. REALE, Miguel. Solido autntica . Folha de So Paulo , 08.12.1968, Caderno 3, p. 1.11.11.1993 e 17.02.1996.

15

Os limites e contedo da intimidade que devem ser preservados so difceis de serem determinados, uma vez que se deve ter em conta os valores vigentes em cada poca, os costumes, a cultura de cada lugar. O que devassador em um lugar pode no ser em outro. Em razo disso, h a necessidade de se resguardar do conhecimento das outras pessoas aspectos mais particulares da vida.

Desta forma, pode -se afirmar que a reao previsvel de outra pessoa em relao a determinado comportamento, pode limit -lo, para que se evite a censura ou reprovao, e isso estabelecido em funo dos valores vigentes em cada poca e lugar. So esses valores que fornecem a base par a se fundar a tutela jurdica da intimidade.

Como esses valores so reflexos do que cada comunidade est vivendo, o que aceitvel ou no em cada cultura, ser tambm difcil estabelecer o contedo do direito intimidade.

Todas as pessoas tm interesse em ver sua intimidade protegida. Todavia, apenas os interesses legtimos devem ser resguardados.Sem embargos das variaes existentes de cultura para cultura, o bem tutelado pela intimidade possui um altamente valorado em todas as culturas.

O conceito de vida privada muito amplo, genrico, engloba tudo aquilo que no queremos que seja do conhecimento dos outros. Dentro dele, existe um ncleo que se protege com maior zelo, com maior fora, porque o que se tem de essencial na configurao de cada pessoa . A isto, o que se denomina intimidade.

A graduao de intimidade e privacidade varia de pessoa para pessoa. O que mais ntimo para um pode no o ser para outro.

16

Vida privada genericamente reservada enquanto a intimidade o radicalmente vedado, o mais pessoal.

O direito intimidade deve compreender o poder judicirio de subtrair ao conhecimento alheio e de impedir qualquer forma de divulgao de aspectos da vida privada, que segundo um sentimento comum, detectvel em cada poca e lugar, interessa manter sob reserva.

A privacidade o refgio impenetrvel pela coletividade, devendo, pois, ser respeitada.

8. Aspectos relevantes do tema

H dvidas se a intimidade se extingue ou no com a morte. Pode -se afirmar que a intimidade acaba com a morte, mas a esfera ntima do falecido, entretanto, poder vir a ser violada. Ocorrendo a violao, os parentes tm legitimidade para instaurar uma ao ou para nela prosseguir. uma herana moral a par da patrimonial.

Outro ponto j pacfico, se a pessoa jur dica tem direito intimidade, j que os bens que constituem objeto de direitos da personalidade satisfazem necessidades de ordem fsica ou moral, a prpria essncia das pessoas jurdicas impem tais limitaes.

Questiona-se, ainda, at que ponto a manif estao do pensamento e o direito intimidade so compatveis. A livre manifestao de idias deve ser limitada pela veracidade e pelo interesse pblico. O ordenamento jurdico no pode ser concebido seno como um sistema de limitaes recprocas dos dive rsos direitos subjetivos nele existentes, a fim de que se possa coexistir em plena harmonia. Deve se encontrar um ponto de equilbrio. Restabelecido o equilbrio dos direitos e dos interesses, estaria tambm readquirido o equilbrio da liberdade.

17

No que tange a proteo dos direitos discutidos, percebe -se certo atraso.

Na esfera penal, admite -se a exceo da verdade nos casos de calnia e de ofensa ao servidor pblico nos crimes de difamao, quando no exerccio de sua funo e a Lei de Imprensa. Outro e xemplo a proteo ao domiclio e s correspondncias, como meio de tutela indireta a esta proteo.

Na esfera cvel, pode -se mencionar a limitao ao direito de construir, bem como a proteo trazida pelo Cdigo Civil atual protegendo a vida privada no Art. 21.

A tecnologia tem amedrontado as pessoas por sua imensa velocidade e traz a ordem do dia se apenas estas protees seriam suficientes para uma efetiva tutela dos direitos intimidade e privacidade.

J est na hora de se fazer valer os direitos constitucionalmente previstos, uma vez que, esto inseridos na Lei Maior, e reivindicar o que constitucionalmente garantido.

9. Coliso de Princpios

Quando se depara com dois princpios constit ucionalmente tutelados, surge a dvida de como tal proble ma pode ser resolvido.

A doutrina, que denomina o caso de antinomia jurdica, podendo ser prpria ou imprpria, traz a soluo da seguinte forma: quando ocorrer antinomias prprias, uma deve ser retirada do ordenamento; quando se tratar de coliso de princpios, estaremos diante das antinomias jurdicas imprprias, as quais no conduzem excluso da ordem jurdica de uma das normas conflitantes. Existe apenas incompatibilidade, no excluso.

18

Neste caso, seguindo pensamento de ESPNDOLA:


O aplicador do di reito opta por um dos princpios, sem que o outro seja rechaado do sistema, ou deixe de ser aplicado a outros casos que comportem sua aceitao. Ou seja, afastado um princpio colidente, diante de certa hiptese, no significa que, em outras situaes, n o venha o afastado a ser aproximado e aplicado em outros casos. As testilhas entre princpios no os excluem da ordem jurdica, apenas os afastam diante de situaes que comportem diferentes solues, segundo o peso e a importncia dos princpios considerados aplicao do direito. Esse tipo de opo, pelo intrprete, no gera desobedincia ao principio afastado. (...) Isso significa que, em cada caso, se armam diversos jogos de princpios , de sorte que diversas solues e decises, em diversos casos, pode m ser alcanadas, umas privilegiando a decisividade de certo princpio, outras a recusando. 22

Assim, diante da coliso de dois princpios constitucionais, verifica -se no caso a ser julgado, qual princpio deve prevalecer, afastando -se o outro princpio apenas para aquele caso.

Conclui referido autor que:

Desta forma, quando em confronto dois princpios, um prevalece sobre o outro, e as regras que do concreo ao que foi desprezado so afastadas, e essas no se aplicaro a determinada hiptese, ainda que permaneam integradas, validamente, no ordenamento jurdico, segundo as palavras literais de Grau. 23

10. Concluso 1) Com a evoluo da humanidade, os direitos individuais passaram a ganhar

corpo nas Constituies; 2) Em face de toda esta evoluo, os valore s passaram a ser esquecidos e

deixados a segundo plano;

22

ESPNDIOLA,, Ruy Samuel. Conceito de princpios constitucio nais. 1. ed., 2. tir. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999, p. 70. 23 Idem ibidem.

19

3)

Assistimos diariamente a invases de privacidades e somos levados pela mdia

a apreciarmos certos tipos de reality show; 4) Cresce o nmero de revistas e jornais sens acionalistas que expem a vida das

personalidades. Sem contarmos a infinidade de pginas na internet que tambm tratam disto; 5) Assim, o ser humano no mais poderia ficar desprotegido, deixando livre

acesso de suas vidas ntimas, passando a ter amparo na legislao vigente; 6) Com base nisso, o legislador tutelou como crime algumas invases da esfera

ntima em nosso Cdigo Penal e tambm assegurou ao de reparao de eventuais danos morais; 7) O Cdigo Civil atual trouxe a proteo aos direitos da personalidade inseridos

nos Arts. 11 e seguintes, d ispondo o Art. 21 especificamente sobre a proteo vida privada e na Constituio Federal de 1988 no Art. 5, X.

11. Bibliografia AIETA, Vnia Siciliano. apud Anna Hilda de Almeida Donadio em A garantia da Intimidade. Rio de Janeiro: Editora Lumen Jur es, 1999. ARAJO, Jos Larcio. Intimidade, Vida Privada e Direito Penal. So Paulo: WVC Editora. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. 21. ed. So Paulo: Saraiva, 2000. DELGADO, Lucredo Rebollo. El Derecho Fundamental a La Intimidad. Madrid, Dykinson: 2000 . ESPNDIOLA, Ruy Samuel. Conceito de princpios constitucionais. 1. ed., 2. tir. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999. JABUR, Gilberto Haddad. Liberdade de Pensamento e Direito Vida Privada: conflitos entre direitos da pers onalidade. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000. REALE, Miguel. Solido autntica . Folha de So Paulo , 08.12.1968, Caderno 3, p. 1.11.11.1993 e 17.02.1996. SAMPAIO, Jos Adrcio Leite. Direito intimid ade e vida privada. Belo Horizonte: Del R ey, 1998. SILVA, Edson Ferreira da. Direito intimidade. So Paulo: Editora Oliveira Mendes, 1998. SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros, 13. ed. , 1997. Novembro - 2003

Вам также может понравиться