Вы находитесь на странице: 1из 14

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico

A ESCOLA, O ESTADO E A NAO: PARA UMA HISTRIA DO ENSINO DAS LNGUAS NO BRASIL (1757-1827)

Luiz Eduardo Meneses de Oliveira

1. Caracterizao do problema

A histria do ensino das lnguas no Brasil pode ser pensada como uma instncia de validao no somente de um conjunto de contedos e mtodos (re)elaborados ou facilitados para sua aprendizagem escolar no decorrer do tempo, mas tambm de constituio dos prprios conceitos de lngua e literatura, tal como se configuram nas polticas lingsticas e educacionais implementadas em vrios perodos histricos. Nessa perspectiva, a sua institucionalizao relaciona-se com o seu processo de configurao como disciplina escolar no sistema educacional do pas, o que torna possvel a investigao do modo como se delineiam suas finalidades polticas, pedaggicas e culturais. Contudo, o uso da legislao como fonte de uma pesquisa histrica sobre o ensino de lnguas s deve servir de objeto para o estudo do que o seu discurso faz propagar, interpretar ou suprimir sobre a matria, e no como fonte privilegiada de prticas escolares, o que seria ingnuo. Mesmo assim, convm no dicotomizar as prticas escolares e a legislao educacional. Primeiro, porque uma lei a respeito de qualquer tema, independente de sua aplicao, se constitui em virtude de circunstncias reais, de prticas cotidianas. Segundo, porque algumas peas legislativas, como as Provises e Decises com fora de lei sobre instruo pblica, no sculo XIX, ao indicarem algum mtodo ou compndio de determinada matria, ou regularem a remunerao de um ou mais professores, no so previses legais, mas verdadeiras sentenas no sentido jurdico do termo proferidas sobre requerimento das partes interessadas, constituindo, portanto, representaes bastante significativas de situaes concretas, de prticas enfim (OLIVEIRA, 2006). No intuito de superar essa dicotomia, Hamilton (1989) prope uma soluo dialgica na qual escola e sociedade so examinadas em suas relaes recprocas, uma vez que professores e alunos so ao mesmo tempo alvo de objetivos educacionais definidos pelo Estado e meio ativo pelo qual tais objetivos podem ser alcanados, produzindo um efeito reativo sobre o currculo. A seu ver, apesar de os tericos da escolarizao (theorists of schooling) reconhecerem regularmente que a interveno estatal raramente alcana seus objetivos, seus diagnsticos mantm-se firmemente no domnio das polticas educacionais. Assim, a reforma curricular continua sendo uma soluo permanente:

Este captulo [intitulado Notes towards a theory of schooling] procura evitar este dualismo. Ele parte da premissa oposta de que a escola e a sociedade podem ser examinadas em termos de relaes recprocas que as mantm unidas atravs do tempo e do espao. De tal perspectiva, as prticas cotidianas da escola podem ser vistas como prticas socialmente construdas e historicamente localizadas. Suas formas derivam, por exemplo, tanto das expectativas de padres e polticos quanto das circunstncias materiais da arquitetura escolar e da disponibilidade de compndios (Hamilton, 1989: 151).1

Nesta pesquisa, muitos dos pressupostos tericos assumidos por Chervel (1990) so usados, bem como a soluo dialgica proposta por Hamilton, observando sempre as implicaes de sua aplicao ou adaptao ao caso brasileiro, principalmente no tocante s finalidades do ensino, as quais, aqui, so analisadas e definidas em funo de seu carter ao mesmo tempo poltico, pedaggico e cultural. A historiografia educacional brasileira, ainda marcada tanto pela coletnea de leis organizada por Primitivo Moacyr (1936; 1939; 1942) quanto pela interpretao, ou matriz2 azevediana, tambm baseada nas leis sobre educao, ainda no fez uma devida interpretao da legislao educacional do pas, restringindo-se mera citao do caput de decretos e alvars, sem qualquer anlise do texto da lei, em sua exposio de motivos e em seus vrios artigos e pargrafos. A obra de Moacyr, que serviu e serve ainda hoje de base para muitos trabalhos, e que sem dvida uma fonte das mais importantes para a histria da educao brasileira, torna-se problemtica quando intercala o discurso do legislador com o do autor, desmembrando artigos e pargrafos e assim orientando o leitor para uma determinada interpretao, ou leitura. Nesse sentido, em uma pesquisa que busca investigar o processo de institucionalizao do ensino de lnguas, a legislao educacional bem como todas as peas a ela relacionadas, como os anais parlamentares, os relatrios de ministros, de autoridades, congregaes, conselhos, cmaras ou comisses especiais ainda uma fonte de suma importncia. Seu estatuto em relao a outros objetos que integram o ensino de lnguas, tais como compndios no caso do ensino de lnguas, eles so de vrios gneros:
1

Neste caso especfico, traduzi schooling, cujo equivalente mais prximo, em portugus, seria escolarizao, genericamente por escola. Eis o texto original: This chapter seeks to avoid such a dualism. It starts from the opposite premise that schooling and society must be examined in terms of the reciprocal relationships that hold them together across time and space. From such a perspective, the day to day practices of schooling are deemed to be both socially-constructed and historically-located. Their shape derives as much, for instance, from the changing expectations of priests and politicians as it does from the pre-given circumstances of school architecture and texbook availability. 2 Sobre a crtica da matriz azevediana na historiografia educacional brasileira, consultar Warde (1984); Carvalho (1998) e Warde e Carvalho (2000).

catecismos, cartilhas, gramticas, manuais de retrica e potica, seletas, livros de leitura e histrias literrias , narrativas memorialsticas ou ficcionais de professores, programas de ensino, peridicos, produo acadmica, entre outros, mais relevante, pois representa a ao do Estado na propagao, representao ou mesmo omisso do ensino de lnguas, bem como no processo de construo de uma identidade e de uma cultura nacional:
A formao de uma cultura nacional contribuiu para criar padres de alfabetizao universais, generalizou uma nica lngua vernacular como o meio dominante de comunicao em toda a nao, criou uma cultura homognea e manteve instituies culturais nacionais, como, por exemplo, um sistema educacional nacional (HALL, 2005: 49-50).

Para Chervel, o problema das finalidades da escola um dos mais complexos e sutis da histria do ensino, uma vez que seu estudo s depende em parte da histria das disciplinas, relacionando-se tambm com a estrutura familiar, religiosa, cultural e poltica de cada poca especfica. A seu ver, o historiador das disciplinas precisa distinguir o que chama de finalidades reais das finalidades de objetivo, mesmo quando os textos oficiais misturam umas e outras:
Deve sobretudo [o historiador] tomar conscincia de que uma estipulao oficial, num decreto ou numa circular, visa mais freqentemente, mesmo se ela expressada em termos positivos, corrigir um estado de coisas, modificar ou suprimir certas prticas, do que sancionar oficialmente uma realidade. Apenas o francs ser usado na escola, estipula o regulamento modelo das escolas de 1851: finalidade de objetivo. Trinta anos mais tarde ensinava-se ainda em patois ou na lngua regional (Chervel, 1990: 190).

A definio das finalidades reais, segundo o autor, deve ser buscada nos objetivos da escola, e no dos poderes pblicos, pois o estudo das finalidades no pode abstrair os ensinos reais, a realidade pedaggica. Assim, o historiador precisa evitar a reduo das disciplinas escolares s suas respectivas metodologias, ou idias pedaggicas, procurando investigar seus objetivos, em um primeiro estgio, nos textos oficiais programticos e nos planos de estudos, para s ento rastrear suas finalidades nas salas de aula. Citando o caso da Lei Guizot de 1833 e do estatuto das escolas do ano seguinte, que introduziu no programa da Instruo Primria os elementos da lngua francesa, Chervel reconhece que a lei desempenhou um papel importante na propagao do ensino do francs, mas afirma que at 1850 a maioria das escolas francesas da zona

rural negligenciou esta parte do programa, em decorrncia do que pergunta: de que lado colocaremos as finalidades? Do lado da lei ou do lado das prticas concretas? (Chervel, 1990: 189). Em uma pesquisa histrica como esta, a investigao das prticas concretas do ensino de lnguas torna-se extremamente difcil, seno impossvel, tanto pela distncia temporal quanto pela carncia de fontes no oficiais, sendo muito mais fcil a sua realizao em estudos nos quais o pesquisador possa acompanhar todas as atividades de um determinado grupo de alunos em um espao de tempo previamente estabelecido. Ao historiador, resta somente a indagao dos documentos de pocas passadas, pois, como afirma o prprio Chervel (1990: 191):
Cada poca produziu sobre sua escola, sobre suas redes educacionais, sobre os problemas pedaggicos, uma literatura freqentemente abundante: relatrios de inspeo, projetos de reforma, artigos ou manuais de didtica, prefcio de manuais, polmicas diversas, relatrios de presidentes de bancas, debates parlamentares, etc. essa literatura que, ao menos tanto quanto os programas oficiais, esclarecia os mestres sobre sua funo e que d hoje a chave do problema.

No entanto, se as finalidades reais de qualquer disciplina devem ser buscadas nos objetivos da escola, e no dos poderes pblicos, como afirma o autor acima citado, seus ensinos reais no podem se desvincular das polticas educacionais que lhes do suporte, uma vez que suas finalidades pedaggicas so tambm culturais e, sobretudo, polticas. Nesse sentido, a legislao sobre o ensino de lnguas aqui uma fonte de suma importncia no somente pela especificidade pedaggica de seu objeto, mas tambm por inscrever-se como um discurso poltico e cultural que a torna, muito mais do que um reflexo do contexto de sua poca, parte do seu prprio texto. Quanto delimitao do perodo a ser estudado na pesquisa, de 1757 a 1827, serviram como pilares duas leis importantes que regulamentaram o ensino das lnguas no Brasil: o Diretrio dos ndios ou Lei do Diretrio, de 3 de maio de 1757, confirmada pelo Alvar de 27 de agosto de 1758, que instituiu o ensino de lngua portuguesa no pas, e a Lei Geral de 15 de outubro de 1827, que mandou criar Escolas de Primeiras Letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Imprio. Esta Lei, que foi a nica de mbito nacional a tratar especialmente das primeiras letras no Brasil, durante todo o Imprio e parte da Repblica, estabeleceu, em seu artigo sexto, a gramtica da lngua nacional entre as matrias a serem ensinadas pelos professores e regulamentou as condies necessrias, o modo de admisso, remunerao e um plano de carreira da

profisso docente, os quais serviriam de modelo para o provimento de outras cadeiras, tais como as de latim, cujos estudos foram reformados com o Alvar Rgio de 28 de junho de 1759 que tambm tratou do ensino das lnguas grega e hebraica e de retrica , e lnguas estrangeiras modernas, institudas no pas pela Deciso n. 29, de 14 de julho de 1809, que criou uma cadeira pblica de francs e outra de ingls na corte (Oliveira, 2006). Com tal delimitao periodolgica, que tambm uma tomada de posio conceitual, a histria do ensino das lnguas no Brasil s tem interesse, nesta pesquisa, quando alcana estatuto de poltica educacional de um Estado-Nao, ou de um Estado que se quer Nao, tendo para tanto que passar no somente por um movimento geral de reformulao jurdica, mas tambm pelo processo de construo de uma identidade nacional ou de inveno de sua tradio , o que, mais do que uma entidade poltica, configura-se como um sistema de representao cultural (Hall, 2005), caso das reformas pombalinas em Portugal e no Brasil. Esta a razo por que ficou de fora, para seus escopos, o perodo jesutico. Nesse sentido, esta pesquisa contrape-se ao discurso historiogrfico produzido pela matriz azevediana, que, destacando os aspectos civilizadores do jesuitismo, desqualifica o papel inovador das reformas pombalinas, bem como do perodo joanino (Carvalho, 1998). Chagas (1967: 104), por exemplo, afirma que, mesmo depois da expulso dos jesutas, em 1759, o trao fundamental da instruo secundria, (...), manteve as linhas bsicas do sculo XVI, como se aquele tipo de instruo fosse possvel no Renascimento. Segundo o mesmo autor, a transferncia da corte para o Rio de Janeiro, apesar de importar na instituio do ensino profissional, militar, superior e artstico, nada fez a respeito da escola secundria prpriamente dita. Somente em 1837, argumenta, o Ensino Secundrio, no Brasil, teria alcanado a segunda etapa. Como notou Bontempi Jr. (1995), a fora da obra de Fernando de Azevedo, no campo do pensamento educacional brasileiro, projeta sua sombra at mesmo no universo disponvel de escolha de perodos, razo por que h to poucos trabalhos pelo menos os produzidos nos Programas de Ps-Graduao entre 1972 e 1988 relativos s pocas que no so privilegiadas em A cultura brasileira (1942), como a pombalina. Segundo Laerte Ramos de Carvalho (1952: 106), em sua obra pioneira, no pas, sobre As reformas pombalinas da instruo pblica , muito difcil precisar at que ponto e em que escala se fez sentir a reforma de 1759 no Brasil. Banha de Andrade, em A reforma pombalina dos estudos secundrios no Brasil (1978), tenta

minorar tal dificuldade, fazendo um mapeamento das correspondncias entre o Diretor Geral dos Estudos D. Toms de Almeida e seus comissrios distribudos pelas vrias capitanias da colnia. De qualquer modo, conforme a interpretao que tem prevalecido na historiografia da educao brasileira, as inovaes advindas das reformas pombalinas no afetaram a situao da instruo pblica no pas. Para Azevedo (1971), as reformas de Pombal s teriam desarranjado a slida estrutura da educao jesutica, baseada que era num sistema mais ou menos unificado, com seriao dos estudos, para dar lugar ao ensino disperso e fragmentrio das Aulas Avulsas ministradas por professores leigos e mal preparados. Em sua opinio, a base da pedagogia dos jesutas, aps a sua expulso de Portugal e seus domnios, teria permanecido a mesma, uma vez que os padres missionrios, alm de terem cuidado da manuteno dos colgios destinados formao de seus sacerdotes, criaram seminrios para um clero secular, constitudo por tiospadres e capeles de engenho. Estes, dando continuidade ao pedaggica dos inacianos, mantiveram sua metodologia e programa de estudos, que deixavam de fora, segundo o autor, alm das cincias naturais, as lnguas e literaturas modernas:
No fundo, e atravs das formas mais variadas da paisagem escolar, recorta-se ainda nitidamente, com seus traos caractersticos, a tradio pedaggica e cultural deixada pelos jesutas e continuada pelos padres-mestres, e resultante de uma educao exclusivamente literria, baseada nos estudos de gramtica, retrica e latim e em cujos planos no figuravam nem as cincias naturais nem as lnguas e literaturas modernas (Azevedo, 1971: 556).

Geraldo Bastos Silva, por sua vez, reconhece que, apesar de ser legtimo falar em fragmentao do ensino, tal fragmentao, do ponto de vista do currculo, um progresso, uma vez que a paisagem escolar do pas se modifica com a chegada de novas matrias:
[...], entre as aulas criadas, posteriormente, para suprir a falta dos colgios jesutas, h algumas que exprimem a tendncia modificao da tradio pedaggica, pelo aparecimento de novas matrias, em resposta a novas exigncias de ordem prtica ou de natureza cultural. Assim, desde os fins do sculo XVIII, ao lado das matrias do ensino literrio e religioso o latim, a retrica, o grego, o hebraico, a filosofia, a teologia a paisagem escolar do Brasil inclui as matemticas e outras disciplinas, como o desenho, o francs, o ingls (Silva, 1969: 189).

A afirmao de Silva, embora no apresente ou faa referncia a qualquer documento que possa comprovar ou sugerir a prtica do ensino das lnguas vivas no Brasil de fins do sculo XVIII, pertinente quando se leva em conta que, com a reforma dos Estudos Maiores, em 1772, o francs e o ingls passaram a ser matrias recomendadas pelos Estatutos da Universidade de Coimbra para o ingresso nos cursos mdico e matemtico. Isso significa dizer que os filhos de famlias abastadas brasileiras ou residentes no Brasil poderiam ter freqentado aulas daquelas lnguas dadas por religiosos ou particulares antes de cruzar o atlntico para ingressar na academia coimbr.3 Diante da carncia de fontes referentes s iniciativas guiadas pelas novas orientaes vindas de Portugal, principalmente no que dizem respeito ao ensino de lnguas, foi adotado como marco inicial de seu processo de institucionalizao a Lei do Diretrio de 1757, que instituiu o ensino de lngua portuguesa no pas. Tal adoo implica uma tomada de posio quanto ao papel das reformas pombalinas, isto , da transferncia do controle da instruo da Companhia de Jesus para o Estado portugus, na histria da educao brasileira, uma vez que busca provar que as reformas de Pombal foram capazes de dar um novo rumo educao, tanto na metrpole quanto na colnia, em termos de renovao metodolgica, de contedos e de organizao, como afirma Hilsdorf (2003: 15), invertendo assim a leitura de Fernando de Azevedo, que descreve a poca ps-pombalina em termos de decadncia e transio. Seu marco final, 1827, justifica-se pela hiptese de que a vinda do Prncipe Regente D. Joo e sua corte para o Rio de Janeiro, em 1808, significou, em matria de instruo pblica e, portanto, de organizao e racionalizao do prprio Estado brasileiro , a aplicao e desenvolvimento, na colnia que se transformou em sede do governo portugus, das diretrizes estabelecidas pelas reformas pombalinas. Desse modo, podemos conceber um perodo de continuidade, do ponto de vista da histria do ensino das lnguas no Brasil, que comporta os governos de D. Jos I, D. Maria I e D. Joo VI, bem como do seu filho e sucessor D. Pedro I, uma vez que a permanncia, mesmo depois da Independncia, de uma gerao de intelectuais que passaram por todo esse processo, tais como Martim Francisco (1775-1844) e Cairu (1756-1835), em instncias
3

Cardoso (2002: 206), em tese de doutorado publicada recentemente, tambm ratifica tal hiptese, embora no apresente documentos: alm das Aulas de Primeiras Letras, Gramtica Latina, Retrica, Lngua Grega e Hebraica, introduzidas em 1759 e que permaneceram at 1834, foram sendo includas no currculo escolar das Aulas Rgias, que aps 1822, chamaram-se Aulas Pblicas, outras cadeiras, a partir da segunda fase da reforma dos estudos, em 1772, como Filosofia Moral e Racional, Economia Poltica, Desenho e Figura, Lngua Inglesa, Lngua Francesa e Aulas de Comrcio.

decisrias de mbito educacional, dentre outros fatores, pode ter contribudo para a manuteno, propagao e at mesmo apropriao de valores advindos da universidade reformada de Coimbra, talvez a grande obra cultural do Marqus de Pombal (16991782). 2. Objetivos Este projeto tem como objetivo geral investigar o processo de institucionalizao do ensino de lnguas no Brasil, bem como de sua configurao como disciplina escolar, no intuito de delinear suas representaes e finalidades pedaggicas, polticas e culturais no sistema educacional do pas, de 1757 a 1827. Seus objetivos especficos so os seguintes: 1. Estabelecer uma periodizao relacionada ao ensino de lnguas no Brasil, do ponto de vista legislativo, levando em conta suas finalidades e prticas. 2. Fazer o levantamento, seleo e descrio crtica dos principais compndios de lnguas usados no Brasil, classificando-os por gneros e relacionando-os com o processo de institucionalizao e desenvolvimento do ensino de lnguas no pas. 3. Fazer um levantamento biobibliogrfico de professores de lnguas que, em seus respectivos contextos institucionais, contriburam para o desenvolvimento do ensino de lnguas, seja publicando compndios, seja ocupando cargos diretivos ou legislativos. 4. Contribuir para a construo e sistematizao de um banco de dados referentes ao ensino de lnguas no Brasil, no perodo recortado, facilitando o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema. 5. Congregar pesquisadores das reas de Histria da Educao, Lngua Portuguesa, Lingstica, Lingstica Aplicada e Teoria Literria, numa relao recproca de trocas e emprstimos, para romper certas limitaes e fomentar perspectivas inusitadas do ensino de lnguas.

3. Metodologia e estratgia de ao

Para a execuo deste projeto de pesquisa, sero necessrias quatro etapas, todas relacionadas aos seus objetivos. Na primeira, far-se- a leitura, anlise e interpretao da legislao referente matria, buscando suas relaes com o processo de institucionalizao do ensino das lnguas no pas, assim como de sua configurao como disciplina escolar. Para tanto, ser obrigatria uma reviso bibliogrfica dos trabalhos nos campos da Lingstica Aplicada, Histria das Idias Lingsticas e Histria da Educao sobre a matria. Na segunda etapa, ser feito um levantamento seguido de uma seleo dos compndios mais representativos de lnguas publicados no perodo, no intuito de avaliar e analisar em que medida tais livros atenderam ou transgrediram as normas da legislao da poca. O principal critrio adotado na seleo dos livros a serem analisados ser o da receptividade, ou seja, de sua circulao no pas, algo que pode ser medido tanto pelas reedies de determinadas obras quanto pelas suas referncias e indicaes nos planos de curso e nos discursos especializados sobre a matria ou em narrativas, memorialsticas ou ficcionais, de professores. Outro aspecto a ser levado em conta na seleo a relevncia, do ponto de vista de sua representao social, dos agradecimentos, dedicatrias, notas do autor ou do editor, projeto grfico, imagens e demais elementos internos do livro, pois estas so as principais pistas para se chegar s implicaes e aspectos culturais e polticos da disciplina, uma vez que seus elementos pedaggicos ou metodolgicos se apresentam de modo mais explcito nas atividades e exerccios propostos ou no prefcio ou introduo, quando os h (OLIVEIRA, 2006). Na terceira etapa, ser feita uma investigao acerca dos professores de lnguas e intelectuais que, em seus respectivos contextos institucionais, contriburam para o desenvolvimento do ensino de suas disciplinas, seja publicando compndios bem sucedidos no mercado editorial, seja ocupando cargos diretivos ou legislativos. A quarta e ltima etapa da pesquisa tomar como base as informaes e dados levantados nas etapas anteriores, buscando identificar e avaliar o modo como se delineiam, no perodo recortado, as finalidades pedaggicas, polticas e culturais do ensino de lnguas no Brasil, bem como as concepes de Educao e Linguagem que subjazem nas fontes utilizadas, para desse modo estabelecer uma periodizao relacionada ao ensino de lnguas no pas, do ponto de vista legislativo, levando em conta suas finalidades e prticas.

4. Resultados esperados Hoje em dia, muito esforo fsico e tempo perdido em arquivos desorganizados podem ser poupados em um trabalho que tenha como principal fonte de pesquisa a legislao, pois as principais peas legislativas do pas esto disponveis no site da Cmara dos Deputados (http://www2.camara.gov.br/legislacao/), e boa parte dos relatrios ministeriais foi digitalizada na homepage do Center for Research Libraries, no link Brazilian Government Document Digitalization Project (http://www.crl.edu/content.asp?l1=4&l2=18&l3=33). Todavia, os dados relativos instruo pblica, principalmente do perodo pombalino, no se encontram organizados, demandando ainda muito trabalho do pesquisador que pretenda fazer um levantamento da legislao educacional brasileira relacionada ao ensino de lnguas. Com o trmino do trabalho, espera-se que se possa fazer uma descrio crtica da legislao brasileira sobre ensino de lnguas, no perodo recortado, interpretando-a com o intuito de analisar o seu processo de institucionalizao. Para tanto, ser preciso o estabelecimento de relaes dialgicas entre as peas legislativas e outros objetos que integram o ensino de lnguas, tais como compndios, narrativas memorialsticas ou ficcionais de professores, peridicos, programas de ensino, produo acadmica, entre outros, buscando articular as finalidades da lei com aspectos prticos de sua implementao. Com isso, ser possvel disponibilizar, atravs do stio eletrnico do grupo de pesquisa Histria do Ensino das Lnguas no Brasil (http://www.ufs.br/gphelb/), arquivos e informaes devidamente organizadas e sistematizadas para futuras pesquisas sobre o tema.

5. Cronograma descrio Anlise e interpretao da legislao referente ao ensino de lnguas no pas Levantamento e seleo dos compndios durao 6 meses responsvel Luiz Eduardo Meneses de Oliveira integrantes A definir

ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 2

7 meses

Luiz Eduardo Meneses de Oliveira

A definir

ATIVIDADE 3

ATIVIDADE 4

mais representativos levantamento 7 meses biobibliogrfico de professores de lnguas que, em seus respectivos contextos institucionais, contriburam para o desenvolvimento do ensino de lnguas Anlise e 4 meses interpretao dos dados levantados e redao do relatrio final

Luiz Eduardo Meneses de Oliveira

A definir

Luiz Eduardo Meneses de Oliveira

A definir

6. Itens de custeio e capital 6.1. Material bibliogrfico

Valor unitrio: R$ 40,00 Quantidade: 25 Valor total: R$ 1.000,00 Descrio: o material bibliogrfico necessrio pesquisa constitui-se de assinaturas de peridicos voltados para o tema da pesquisa e de livros nos campos da Lingstica Aplicada, da Histria das Idias Lingsticas e da Histria da Educao. 6.2. Material de consumo

Papel ofcio; cartuchos (preto e colorido) para impressora; CDs; disquetes. Valor total: R$ 1.500,00 6.3. Servios de terceiros

Podero ser contratados servios de terceiros para a organizao dos dados, a redao dos relatrios e a manuteno do website do grupo de pesquisa Histria do Ensino das Lnguas no Brasil (http://www.ufs.br/gphelb/index.htm). Valor total: R$ 5.000,00

6.4.

Equipamentos e material permanente

Micro-computador; estabilizador; impressora; mquina fotogrfica, pen drives e equipamentos necessrios para uma conexo de internet banda-larga. Valor total: R$ 6.000,00 6.5. Passagens e dirias (para eventuais visitas Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Biblioteca da Faculdade de Direito da USP, em So Paulo, onde podem ser encontrados compndios do perodo estudado). Quantidade de passagens: 3 (ida e volta) Valor unitrio estimado: R$ 700,00 Quantidade de dirias: 15 Valor unitrio (de acordo com as Tabelas de Valores de Dirias para Auxlios Individuais e Bolsas de Curta Durao): R$ 187,83 Valor total: R$ 4.917,45 7. Referncias ANDRADE, Antonio Alberto Banha de. 1978. A reforma pombalina dos estudos secundrios no Brasil. So Paulo: Saraiva / EDUSP. AZEVEDO, Fernando de. 1971. 5. ed. A cultura brasileira. So Paulo: Melhoramentos / EDUSP. BONTEMPI JUNIOR, Bruno. 1995. Histria da educao brasileira: o terreno do consenso. Dissertao de Mestrado, Ps-Graduao em Educao: Histria, Poltica, Sociedade, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. CARVALHO, Laerte Ramos de. 1952. As reformas pombalinas da instruo pblica. So Paulo: FFCL da USP, Boletim n. 160. CARVALHO, Marta Maria Chagas de. 1998. A configurao da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, Marcos Csar de (org), Historiografia brasileira em perspectiva. So Paulo: Contexto / Universidade So Francisco. CHAGAS, R. Valnir C. 1967. Didtica especial de lnguas modernas. 2. ed. So Paulo: Nacional.

CHERVEL, Andr. 1990. Histria das disciplinas escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa. Traduo: Guacira Lopes Louro. Teoria & Educao. Porto Alegre, n. 2, pp. 177-229. HALL, Stuart. 2005. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A. HAMILTON, David. 1989. Towards a theory of schooling. London: Falmer Press. HILSDORF, Maria Lucia Spedo. 2003. Histria da educao brasileira: leituras. So Paulo: Pioneira / Thomson Learning. MOACYR, Primitivo. 1936. A Instruo e o Imprio. So Paulo: Nacional, v. 1. ________________. 1939. A instruo e as provncias (1834-1889). So Paulo: Nacional, 3 v. ________________. 1942. A Instruo pblica no estado de So Paulo . So Paulo: Companhia Editora. Nacional, v. 1. OLIVEIRA, Luiz Eduardo Meneses de. 2006. A instituio do ensino das Lnguas Vivas no Brasil: o caso da Lngua Inglesa (1809-1890). Tese de Doutorado, Programa de Estudos Ps-Graduados em Educao: Histria, Poltica, Sociedade, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Disponvel em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2255> SILVA, Geraldo Bastos. 1969. A educao secundria (perspectiva histrica e terica). So Paulo: Nacional. WARDE, Mirian J. 1984. Anotaes para uma historiografia da educao brasileira. Em aberto. Braslia: INEP, n. 23, pp. 1-6. WARDE, Mirian J. e CARVALHO, Marta M.C. de. 2000. Poltica e cultura na produo da histria da educao no Brasil. Contemporaneidade e Educao. Rio de Janeiro, n. 7, pp. 9-33.

Вам также может понравиться