Вы находитесь на странице: 1из 34

OS HINOS DE SANTO EFRM O SRIO SOBRE O PARASO

HINO I.

Moiss, que instrui todos os homens com seus escritos celestiais, Ele, o mestre dos hebreus, nos instruiu em seu ensinamento, a Lei, Que constitui um verdadeiro tesouro de revelaes, Onde est revelada a histria do Jardim, Descrita atravs de coisas visveis, mas gloriosa pelo que est oculto, Comunicada em poucas palavras, Mas magnfica em suas muitas plantas.

RESPONSRIO Louvada seja a Tua justia, Que exalta aos que so dignos da vitria.

Tomei o meu lugar numa posio intermediria, Entre o temor e o amor; Um desejo pelo Paraso me convidou a explor-lo,

Mas o temor por causa de sua majestade, Impediu a minha busca. Com sabedoria, entretanto, Reconciliei os dois; respeitei o que est oculto, E meditei no que foi revelado. O objetivo de minha busca era ganhar algo, O objetivo de meu silncio era conseguir ajuda.

Com grande alegria embarquei Na lenda do Paraso, uma lenda que curta para o leitor Mas rica para o explorador. Minha lngua leu a narrativa da histria, Enquanto meu intelecto tomou asas E foi em direo ao alto, temeroso, Assim que percebeu o esplendor do Paraso, No como realmente, Mas dentro dos limites em que a compreenso humana capaz de compreend-lo.

Com o olho da mente vislumbrei o Paraso; O cume de todas as montanhas mais baixo do que o seu cume, As ondas do dilvio Somente atingiram o sop de suas colinas Que beijaram com reverncia,

Antes de se voltarem, Para subirem e cobrirem o cume De toda colina e de toda montanha. O sop do Paraso ele beijou, Enquanto cobria todos os cumes.

No que a subida at o Paraso Seja rdua por causa de sua altura, Pois aqueles que o herdam No experimentam ali nenhuma dificuldade. Com sua beleza ele alegremente convida aqueles que sobem. Entre raios gloriosos ele espera resplandecente, Cheio de aromas e fragrncias; Nuvens magnficas embelezam as moradas Daqueles que so dignos dele.

Os filhos da luz descem de suas moradas E se regozijam no meio do mundo Onde foram perseguidos; Eles danam na superfcie do mar e no afundam, Pois Simo, apesar de ser Pedro, no afundou. Bendito aquele que viu, junto deles, aos seus amados, Em baixo, em seus grupos de discpulos, E em cima, em suas cmaras nupciais.

As nuvens, suas carruagens, voam pelo ar; Cada um deles tornou-se o lder daqueles que ensinou; Sua carruagem corresponde a seus trabalhos, Sua glria corresponde aos seus seguidores. Bendita a pessoa que viu, enquanto voam As bandas dos profetas, Os apstolos com suas multides; Porque aqueles que agiram e ensinaram So grandes no reino.

Mas porque a viso do Paraso muito distante, e o alcance dos olhos No pode alcan-lo Eu o descrevi de maneira muito simples, Me gloriando um pouco. Parecendo-se quela aurola que circunda a lua Devemos olhar para o Paraso Como sendo um crculo tambm, Tendo o mar e a terra seca Dentro de seu compasso.

E porque minha lngua transborda Como uma pessoa que se nutriu da doura do Paraso, Vou descrev-lo de diversas formas. Moiss fez uma coroa para aquele altar resplandecente

Com uma coroa toda de ouro ele coroou O altar em toda sua beleza. Assim gloriosamente geminada a coroa do Paraso, que encompassa toda a criao.

Quando Ado pecou, Deus o expulsou do Paraso, Mas em Sua graa Ele lhe deu As terras baixas alm dele, permitindo que morasse No vale debaixo do sop do Paraso; Mas quando a humanidade, mesmo ali, Continuou a pecar, foram removidos, E porque no eram dignos de serem vizinhos do Paraso Deus mandou que a arca os deixasse no monte Ararat.

Ali as famlias dos dois irmos se separaram, Caim seguiu por conta prpria E foi morar na terra de Nod, um lugar ainda mais baixo Daquele de Set e Ens; Mas aqueles que moravam numa terra mais alta, Que eram chamados de filhos de Deus, Deixaram sua regio e desceram para procurarem esposas Dentre as filhas de Caim, nas regies inferiores.

Os filhos da luz habitam nas alturas do Paraso, E alm do abismo espiam o homem rico;

Ele tambm, quando levanta os olhos, Contempla Lzaro, e chama por Abrao Para que tenha misericrdia dele. Mas Abrao, esse homem to misericordioso, Que teve pena at de Sodoma, Desistiu de ter piedade daquele que no teve piedade.

O abismo acaba com qualquer amor Que possa atuar como intermedirio, Impedindo assim que o amor dos justos Fique preso aos perversos, Para que os bons no sejam torturados pela viso De seus filhos, irmos ou familiares no inferno; Uma me, que negou a Cristo, Implorando misericrdia de seu filho, de sua filha ou de sua serva, Que sofreram aflies por causa dos ensinamentos de Cristo.

L os perseguidos riem de seus perseguidores, Os afligidos daqueles que os afligiram, Os degolados daqueles que causaram sua morte, Os profetas daqueles que os apedrejaram, Os apstolos daqueles que os crucificaram. Os filhos da luz residem em suas elevadas moradas E quando olham para os perversos E contam suas ms aes,

Ficam espantados de como essas pessoas conseguiram Destruir qualquer esperana, cometendo tais iniquidades.

Ai daquele que tenta esconder suas ms obras no escuro Que age mal e depois tenta enganar aos que viram; Depois de realizarem alguma obra reprovvel Mentem e enganam aqueles que ouviram. Que as asas de Tua graa me protejam, Porque l o dedo acusador aponta e diariamente proclama A vergonha do pecador e seus negcios ocultos.

O que eu disse deve ser o suficiente para minha presuno; Mas se algum se atreve a ir adiante e a dizer Quanto s pessoas simples e de entendimento lento, Que realizaram o mal por ignorncia, Depois de punidas e de saldada a dvida, Ele que bom permite que elas habitem Em alguma parte remota do Paraso Onde elas podem se deliciar Com aquela abenoada comida das migalhas.

Este lugar, desprezado e desdenhado Pelos habitantes do Paraso, aqueles que ardem no inferno Desejam desesperadamente; o tormento deles dobra Com a viso de suas fontes,

Eles estremecem violentamente, porque esto do lado oposto; O homem rico tambm clama por socorro, Mas no h ningum que possa refrescar a sua lngua, Porque o fogo est dentro deles, Enquanto a gua est em oposio.

HINO II.

Bendito aquele que o Paraso deseja. Sim, o Paraso deseja o homem cuja bondade o embeleza; Ele o engolfa em seus portes, Ele o abraa no seu colo, Ele o acaricia em seu prprio ventre; Porque ele se abre e o recebe Em suas partes mais ntimas. Mas se h algum que ele aborrece, Ele o remove e o joga para fora; Este o porto da prova Que pertence ao que ama a humanidade.

RESPONSRIO Bendito Ele, que foi perfurado E assim removeu a espada da entrada do Paraso.

Trabalha aqui na terra e leva contigo A chave do Paraso; A Porta que te d as boas vindas Te sorri radiante; a Porta, que tudo discerne, Se conforma medida daqueles que entram por ela; Em sua sabedoria, ela cresce e diminui. De acordo com a posio e a estatura Que cada pessoa alcana, Ela mostra, por suas dimenses, Se elas so perfeitas, ou se lhes falta alguma coisa.

Quando as pessoas enxergam Que perderam tudo Que as riquezas no duram, E que o desejo carnal no existe mais, Que a beleza e o poder Desaparecem e viram fumaa, Ento elas voltam a si mesmas E ficam cheias de remorso, Porque, carregadas de cuidados, Ouviram com desprezo aquelas palavras, Vossas riquezas no passam de um sonho, Vossa herana, escurido.

Aquilo que um dia possuram eles perderam, E encontraram o que nunca tiveram; Eles desejaram a felicidade, mas ela fugiu, E aquilo que temiam chegou; Sua esperana provou ser uma iluso, E aquilo que nunca procuraram, agora encontraram. Eles gemem, porque foram humilhados e roubados Porque seu modo de vida os enganou, Enquanto que seu tormento muito real. Sua vida luxuriosa se esfumaou, E sua punio no termina nunca.

Os justos tambm percebem Que suas aflies no existem mais, Seus sofrimentos no perduram, Seus fardos no permanecem, E como se suas angstias Nunca os tivessem assaltado. Seus jejuns se parecem com um sonho, Porque acordaram como que de um sono Para descobrirem o Paraso E a mesa do Reino Estendida diante deles.

O seu cume no pode ser escalado Pelos que esto do lado de fora, Mas desde o seu interior O Paraso se inclina Para todos os que empreendem a subida. Todo o seu interior observa os justos com alegria. O Paraso cinge os lombos do mundo, Circundando o grande mar; Vizinho dos seres celestes, Amigo de seus habitantes, Hostil para os que esto de fora.

Em seus limites eu vi figos, Crescendo em um lugar protegido, Dos que foram feitas coroas que adornaram A fronte do casal culpado, Enquanto suas folhas brotavam Para cobrirem aquele que estava nu. Suas folhas foram necessrias Para aqueles dois que perderam suas vestimentas. Apesar de terem coberto Ado, Ainda assim elas o fizeram ruborizar-se Com vergonha e arrependimento, Porque num lugar to esplendoroso, Um homem nu fica coberto de vergonha.

Quem capaz de contemplar o esplendor do jardim, Vendo como glorioso em todo o seu desenho, Suas propores harmoniosas, espaoso Para todos os que o habitam, Radiante em suas muitas moradas? Suas fontes deliciam com suas fragrncias, Mas quando chegam at ns, Ficam empobrecidas por nossa terra, Porque adquirem os seus sabores Quando as bebemos.

De fato, aquela Vontade, Para a qual tudo fcil, Limita aquelas abundantes fontes do Paraso, Cercando-as de terra, como canais de gua; Ele ordenou que elas viessem em nossa direo, Assim como juntou as guas no seio de suas nuvens, Prontas para serem mandadas pela atmosfera, Ao comando de Sua Vontade.

Quando Ele criou este intricado desenho Variou suas belezas, para que alguns nveis Fossem muito mais gloriosos do que os outros. Na mesma escala em que um nvel mais alto do que o outro, Tambm sua glria mais sublime.

Desta maneira Ele designa os sops para os mais humildes, As encostas para os que ficam no meio, E as alturas para os exaltados.

Quando os justos sobem por seus vrios nveis Para receberem sua herana, Com justia ele eleva cada um Para o lugar que merecem seus trabalhos; Cada um detido naquele lugar Que corresponde ao seu valor, Porque no Paraso existem lugares suficientes para todos As partes mais baixas para os arrependidos, As intermedirias para os justos, As alturas para os vitoriosos, Enquanto o cume reservado para a presena de Deus.

No fez com que os animais vivessem Na parte mais baixa da arca; No meio, ele acomodou os pssaros, Enquanto que No, representando a divindade Residiu na parte superior. No Monte Sinai foi o povo que habitou em baixo, E Aaro um pouco mais acima, Enquanto Moiss estava na parte alta, E o Deus glorioso no cume.

Um smbolo das divises daquele jardim da vida Moiss traou na descrio da arca, Assim como no Monte Sinai. Ele descreveu para ns os tipos do Paraso Com todas as suas preparaes; Harmonioso, lindo e desejvel em todas as coisas, Em sua beleza, sua altura, suas fragrncias E suas diferentes espcies. Aqui o porto de todas as riquezas, Onde a Igreja descrita.

HINO III.

Quanto quela parte do jardim, meus amados, Que fica to gloriosamente situada No cume daquelas alturas Onde reside a glria, Nem mesmo o seu smbolo Pode ser apreendido pelo pensamento do homem; Pois qual a mente que possui a sensibilidade Para contempl-la, ou as faculdades para explor-la Ou a capacidade de atingir este jardim Cujas riquezas esto alm da compreenso.

RESPONSRIO Louvada seja a tua justia Que coroa aos vitoriosos.

Talvez aquela rvore abenoada, a rvore da vida, Seja, atravs de seus raios, o sol do Paraso; Suas folhas brilham, e nelas esto impressas As graas espirituais daquele jardim. Quando sopra a brisa as outras rvores Se curvam como se adorassem Aquela rvore, lder e soberana das outras.

Bem no meio Ele plantou A rvore do conhecimento, Dotando-a de um respeito temeroso, Cercando-a de um certo terror, Para que pudesse servir como limite Para a regio interior do Paraso. Duas coisas Ado ouviu Naquele nico decreto: Que no deveriam comer dela E que, afastando-se dela, Eles perceberiam que seria uma transgresso da lei Que fossem adiante, alm daquela rvore.

A serpente no pde entrar no Paraso, Porque nenhum pssaro ou animal Tinha permisso para se aproximar Da regio exterior do Paraso, E Ado teve que sair para encontr-los; Assim a serpente astutamente aprendeu, Questionando Eva, como era o Paraso, O que era e como estava ordenado.

Quando o amaldioado aprendeu Que a glria daquele tabernculo interior Como num santurio, estava escondida deles, E que a rvore do conhecimento, Revestida de uma injuno, Servia de vu para o santurio, Percebeu que seu fruto era a chave da justia Que abriria os olhos dos presunosos E lhes causaria um grande remorso.

Seus olhos se abriram, e ao mesmo tempo estavam fechados Para que no vissem a glria, ou o seu prprio estado, Para que no vissem a glria daquele tabernculo interior, E para que no vissem a nudez de seus prprios corpos. Estes dois tipos de conhecimento Deus escondeu na rvore, Estabelecendo-a como juiz entre as duas partes.

Mas quando Ado despudoradamente correu E comeu de seus frutos, este duplo conhecimento Imediatamente avanou sobre ele, Rasgando e removendo ambos os vus de seus olhos. Ele viu a glria do Santo dos Santos e tremeu; Ele viu tambm sua prpria vergonha e corou, Gemendo e se lamentando, porque o duplo conhecimento Que adquirira provou ser um tormento para ele.

Quem quer que coma desse fruto Ou enxerga e fica cheio de alegria, Ou enxerga e comea a gemer. A serpente incitou-os a comerem em estado de pecado Para que assim se lamentassem; Tendo visto o estado abenoado, No puderam experiment-lo, Como aquele heri antigo Cujo tormento redobrava Porque estando faminto, No podia experimentar as delcias que contemplava.

Porque Deus no havia permitido que visse Seu estado de nudez, para que caso desprezasse o mandamento, Sua ignomnia lhe fosse revelada. Tambm no lhe mostrou o Santo dos Santos,

Para que, caso obedecesse o mandamento, Pudesse contempl-lo com alegria. Estas duas coisas Deus escondeu, como duas recompensas, Para que Ado recebesse, atravs de seus trabalhos, Uma coroa que correspondesse a suas aes.

Deus estabeleceu a rvore como juiz, Para que caso Ado dela comesse, Ela lhe mostrasse a dignidade que perdera Por causa de seu orgulho, e lhe mostrasse tambm A baixa condio que adquirira, para seu tormento. De tal maneira que, caso vencesse e conquistasse, Ela o vestisse de um manto de glria E lhe revelasse tambm a natureza da vergonha, Para que adquirisse, em seu saudvel estado, Um entendimento da doena.

De fato, um homem que adquiriu um estado saudvel para si mesmo E que conhece em sua mente o que a doena, Ganhou uma coisa boa, e conhece algo proveitoso; Mas um homem que est doente, e conhece em sua mente O que a boa sade, se envergonha por causa de sua doena, Que causa de tormento para sua mente.

Caso Ado tivesse vencido, teria adquirido Glria para seus membros, E saberia discernir o que o sofrimento, E seus membros seriam radiantes, E seu discernimento cresceria. Mas a serpente inverteu tudo isso E fez com que ele experimentasse Uma humilhao verdadeira, E com que a glria ficasse confinada a seus pensamentos, Para que ele se envergonhasse do que descobriu E chorasse por causa do que perdeu.

A rvore era para ele como um porto; Seu fruto era o vu que cobria aquele tabernculo escondido. Ado arrebatou aquela fruta, desprezando o mandamento. E quando ele contemplou aquela glria interior, Brilhando com seus raios, correu para longe, Correu e procurou refgio entre as modestas figueiras.

No meio do Paraso Deus plantou a rvore do conhecimento Para que separasse o terreno do celestial, O santurio do Santo dos Santos. Ado foi descuidado e presunoso, E foi assolado como Ozias: o rei ficou leproso, E Ado ficou desnudo.

Ferido como Ozias, apressou-se em fugir: Ambos os reis fugiram e se esconderam, Com vergonha de seus corpos.

Mesmo que todas as rvores do Paraso Estejam revestidas cada uma com sua glria correspondente, Cada uma se inclina diante da glria; Os serafins com suas asas, as rvores com seus ramos, Todos cobrem suas faces para que no vejam o seu Senhor. Todos se envergonharam de Ado, Que subitamente se viu desnudo; A serpente havia roubado suas vestimentas, E por isso foi privada de seus ps.

Deus no permitiu que Ado entrasse No tabernculo interior; isto foi diferido, Para que primeiro ele se mostrasse agradvel Em seu servio naquele tabernculo exterior; Como um sacerdote com seu incenso aromtico, A obedincia daquele mandamento seria seu incenso. E ento lhe seria permitido entrar diante do Deus escondido Naquele tabernculo escondido.

O smbolo do Paraso foi descrito por Moiss, Que construiu os dois santurios,

O santurio e o Santo dos Santos; Naquele primeiro a entrada era permitida, Mas naquele interior somente uma vez ao ano. Assim tambm com o Paraso, Deus fechou a parte interior, Mas abriu a parte exterior, Para que Ado pudesse habit-la.

HINO IV.

O Deus justo viu que Ado tinha se tornado audacioso Porque Ele havia sido indulgente, E Ele sabia que ele transgrediria de novo Se Ele continuasse assim; Ado ultrapassou aquele limite agradvel e leniente, Ento Deus fez para ele um limite guardado pela fora. As palavras do mandamento tinham sido O limite para a rvore, mas agora o querubim E a espada flamejante serviam de cerca para o Paraso.

RESPONSRIO. Faz-me digno, por Tua graa, De entrar no Teu Paraso.

Ado em toda sua sujeira tentou entrar Naquele Santo dos Santos, que s ama Aos que se parecem com ele; E porque teve a presuno de entrar Naquele tabernculo interior, Deus no permitiu que entrasse nem no exterior. Quando aquele mar cheio de vida Viu um cadver em seu meio, No permitiu que ali ficasse, Mas jogou-o para fora.

Moiss descreveu-nos o tipo Entre o povo dos hebreus; Quando um homem ficava leproso Dentro do acampamento, era retirado dali E jogado para fora; mas se ficasse livre da lepra E suplicasse, o sacerdote o purificaria Com o hissopo, gua e sangue, E ele retornaria para seu antigo lugar E entraria em sua herana.

Ado foi criado num estado de grande pureza E colocado naquele belo jardim, Mas se tornou leproso e repulsivo Porque a serpente respirou sobre ele.

O jardim o expulsou de seu meio; Todo brilhante, jogou-o para fora. O Sumo Sacerdote, o Exaltado, Viu que ele havia sido expulso para longe dEle. Ele se inclinou e desceu, lavou-o com o hissopo, E o trouxe de volta para o Paraso.

Ado era belo e estava nu, mas sua diligente esposa Trabalhou e fez para ele uma vestimenta coberta de manchas. O jardim, vendo-o assim, vil, expulsou-o. Atravs de Maria Ado teve uma nova vestimenta Que adornou o ladro, e quando este ficou resplendente Com a promessa de Cristo, o jardim, observando, Abraou-o no lugar de Ado.

Moiss, que duvidou, viu mas no entrou Naquela terra prometida; o Jordo serviu de limite. Ado se desviou e deixou aquele jardim da vida; O querubim se tornou uma cerca. Ambos os limites foram estabelecidos Pela mo do Senhor, mas na ressurreio ambos entraram, Moiss naquela terra, e Ado no Paraso.

A lngua no pode relatar a descrio Do Paraso interior, e nem mesmo suficiente

Para as belezas da parte exterior; Porque at mesmo os simples adornos Da cerca do jardim, no podem ser descritos De uma maneira adequada. Porque as cores do Paraso So cheias de alegria, seus aromas por demais maravilhosos, Suas belezas por demais desejveis, e seus adornos gloriosos.

Mesmo que o tesouro que est junto cerca seja pequeno, Ainda assim supera todos os tesouros do mundo inteiro; E mesmo que os tesouros das encostas tambm Sejam poucos em comparao com aquele tesouro Que est no cume das alturas, o abenoado estado Perto da cerca mais glorioso e exaltado do que tudo Que experimentamos como abenoado, Ns que vivemos no vale inferior.

No fiqueis irritados porque minha lngua Presumiu de descrever um tema Grande demais para ela, E porque atravs de sua inadequao, Diminuiu aquela grandeza. Assim como no h um espelho adequado Para refletir suas belezas, E pinturas que possam represent-las Que meu intento no seja rejeitado,

Porque trabalhei para a composio, Em minha descrio do Paraso, De algo proveitoso.

O que est de luto pode encontrar nela consolo, A criana ser por ela educada, Os castos ficaro radiantes atravs dela, Os necessitados encontraro provises nela. Assim, que cada um me atire sua moedinha, E que todos eles faam splicas por mim no den, Para que eu possa entrar naquele lugar Do qual falei dentro de minhas limitaes; E para que os abatidos fiquem desejosos Das riquezas que foram prometidas.

Que meu propsito no seja julgado por Ti, Que conheces todas as coisas; que minha busca No seja considerada culpvel por Ti, escondido de todos; Porque no me atrevi a falar de Tua gerao, oculta de todos; Em silncio limitei a palavra. E porque honrei Teu nascimento, Permite-me habitar em Teu Paraso. Por todos aqueles que Te amam, Seja glorificada Tua presena!

HINO V.

Considerei a palavra do Criador, e a comparei com a rocha Que marchou com o povo israelita no deserto; No que ela tivesse um reservatrio de gua em seu interior, Que manasse abundantes fontes para aquele povo. No havia gua na rocha, e mesmo assim Oceanos manaram dela; do mesmo modo A Palavra criou todas as coisas do nada.

RESPONSRIO. Bendita a pessoa considerada digna De herdar o Teu Paraso.

Em seu livro Moiss descreveu a criao do mundo natural, Para que tanto a natureza como a escritura Testemunhassem do Criador; A natureza, pelo uso que o homem faz dela, A escritura, pela leitura que o homem faz dela. Estas so as testemunhas que tudo alcanam, Elas podem ser encontradas em todo tempo, Esto presentes a toda hora, Confundindo o que no cr, que difama o Criador.

Eu li o comeo deste livro, e fiquei cheio de alegria, Porque seus versos e linhas abriram seus braos Para me darem as boas vindas; o primeiro Correu e me beijou, e me levou at seu companheiro; E quando cheguei quele verso onde est escrita A histria do Paraso, ele me elevou e me transportou Do seio do livro para o seio do prprio Paraso.

O olho da mente viajou pelas linhas Como por uma ponte, e chegou At a histria do Paraso. Enquanto o olho lia, a mente foi transportada; A mente, por sua vez, deu descanso ao olho, De sua leitura, porque uma vez lido o livro, O olho descansou, mas a mente estava atenta.

A ponte e o porto do Paraso Encontrei neste livro. Fui adiante e entrei; Meu olho, de fato, ficou de fora Mas minha mente entrou. Comecei a divagar, entre coisas Que no estavam descritas. Esta uma luminosa altura, clara, sublime e bela; A escritura chamou-a de den, o cume de todas as bnos.

Ali tambm vi os lugares de repouso dos justos Destilando unguentos, fragrantes com seus aromas, Embelezados com frutas, coroados com brotos. De acordo com as obras de cada um, Assim eram suas moradas; Um tinha uns poucos adornos Enquanto que outro era resplendente em sua beleza; Um era um tanto opaco em suas cores, Enquanto que outro brilhava em sua glria.

Indaguei quanto a isso tambm, Se o Paraso era grande o suficiente Para que todos os justos nele morassem. Indaguei sobre o que no est escrito na escritura, Mas minha instruo saiu do que est escrito nela: Considera o homem onde estava uma legio De todo tipo de demnios; eles estavam ali, Apesar de invisveis, pois seu exrcito feito de uma substncia mais fina e mais sutil Do que a prpria alma.

O batalho inteiro estava em um nico corpo. Cem vezes mais fino e mais sutil o corpo dos justos depois que ascenderam, Na ressurreio eles se parecem com a mente,

Que capaz, se quiser, de se expandir e de se esticar, Ou, se assim quiser, de encolher e se contrair; Se encolhe, est em algum lugar, Se se expande, est em todos os lugares.

Continua ouvindo e aprende, Como lmpadas com mil raios Podem existir numa nica casa, Como dez mil aromas podem existir Num nico broto; mesmo que estejam Dentro de um espao pequeno, Tm amplo espao para se propagarem. Assim com o Paraso: Mesmo estando cheio de seres espirituais, amplamente espaoso para sua fruio.

Os pensamentos, tambm, infinitos em nmero, Moram todos no pequeno espao do corao, E mesmo assim possuem um amplo espao. Eles no se esbarram uns com os outros, E no esto sufocados ali. Em que medida o glorioso Paraso No ser suficiente para os seres espirituais Cuja substncia to refinada Que nem mesmo os pensamentos podem toc-los!

Dei graas dentro de minha capacidade E estava a ponto de partir, Quando do meio do Paraso, Ouvi um sbito e estrondoso som, E como o clangor de trombetas em um campo, Uma voz que gritava santo trs vezes. Assim fiquei sabendo que a divindade Recebe louvores no Paraso; Eu que pensei que estava vazio, Mas compreendi que no, pela voz estrondosa.

O Paraso me deliciou por sua beleza e sua paz; Nele reside uma beleza sem mancha, Uma paz que no conhece temor. Como abenoada a pessoa Considerada digna de receb-lo, Se no pela justia, pelo menos pela graa; Se no por causa de suas boas obras, Pelo menos pela misericrdia.

Estava maravilhado quando cruzei As fronteiras do Paraso De como o bem estar, como um companheiro, Se voltou e ficou para trs. E quando cheguei s costas da terra,

A me dos espinhos, Encontrei todo tipo de dor e sofrimento. Aprendi como, comparada com o Paraso, Nossa morada no passa de um calabouo; E ainda assim os seus prisioneiros Choram quando a deixam!

Fiquei surpreso de como mesmo as crianas Choram quando deixam o tero, Chorando porque saem da escurido para a luz, E deixando a sufocao, entram neste mundo! De maneira parecida, tambm a morte para o mundo um smbolo do nascimento, E ainda assim as pessoas choram quando nascem Deixando este mundo, a me dos sofrimentos, Para entrarem naquele jardim esplendoroso.

Tem piedade de mim, Senhor do Paraso, E se no for possvel que eu entre em Teu Paraso, Concede que eu habite fora, perto da cerca; Que a mesa para os diligentes seja estendida dentro, Mas que pelo menos os frutos que esto dentro da cerca Caiam para fora como as migalhas para os pecadores, Para que vivam por Tua graa!

HINO VI.

As chaves da doutrina, que abrem todos os livros da Escritura, Abriram diante dos meus olhos o livro da criao, A casa do tesouro da arca, a coroa da lei. Este um livro que, acima de seus companheiros, Tornou o Criador perceptvel com sua narrativa E transmitiu Suas aes; nos deu a viso de toda a Sua criao, Manifestou Suas obras de arte.

RESPONSRIO: Bendito seja Ele, que por Sua cruz Abriu as portas do Paraso.

A Escritura me levou at o porto do Paraso, E a mente, que espiritual, ficou maravilhada e pasma Quando entrou; o intelecto fraco e confuso Quando os sentidos j no conseguiam mais Conter os seus tesouros, to magnficos eles eram, Ou discernir os seus sabores, e encontrar alguma comparao Para suas cores, ou abarcar suas belezas, Para descrev-las usando palavras.

O Paraso cerca os rgos com seus muitos deleites: Os olhos, com suas muitas obras, os ouvidos com seus sons, A boca e as narinas, com seus aromas e sabores. Bem-aventurada a pessoa que juntou para si A companhia de todos os que fizeram jejuns e viglias; Estes, em retorno por seus jejuns, tero o prazer De se deliciarem com suas luxuriosas pastagens.

Assim que o percebi, o Paraso me elevou, Ele me enriqueceu enquanto meditava sobre ele; Me esqueci de minha pobre condio, Porque ele me inebriou com sua fragrncia. Me tornei como que uma nova pessoa, Pois ele me renovou com sua natureza variada. Nadei por suas magnficas ondas; E no mesmo lugar que Queimando como uma fornalha deixou Ado nu, Fiquei to inebriado que me esqueci de todos os meus pecados.

Embora eu no pudesse conter todas as ondas de sua beleza, O Paraso me pegou e me levou para um mar ainda maior; Em sua grande beleza eu vi aqueles que so ainda mais Belos do que ele, e refleti: se o Paraso to glorioso, Qual no seria a glria de Ado, que a imagem De seu agricultor, e quo mais gloriosa a cruz, Na qual o Filho de seu Senhor passou.

Вам также может понравиться