Вы находитесь на странице: 1из 8

Introduo ao Estudo do Direito I 1 ano turma B 2008/09 Direito

O Direito: um fenmeno humano e como tal, no um fenmeno isolado, mas sim

social . Assim sendo h uma ligao necessria e constante entre Direito e sociedade da a frase ubi ius ubi societas. O fenmeno social aparece assim como condicionante do fenmeno juridico. Sendo assim, o direito um conjunto de normas que regula o comportamento humano numa determinada sociedade, sendo que sem sociedade no existe direito. As normas juridicas no regulam todos os comportamentos em sociedade ( h tambm normas ticas , morais , etc )

Funes do Direito: o direito tem a funo de coordenar as relaes sociais; funo


politica (impede a anarquia e o arbitrio); funo social ( permite, obriga e proibe) e funo pacificadora (impe sanes)

Direito objectivo e subjectivo: enquanto que o primeiro um conjunto de regras que


vigoram numa determinada ordem juridica (direito positivo), o segundo um poder da vontade. A faculdade voluntria e livre de impor e defender os interesses do prprio sujeito atravs de meios concedidos pela ordem juridica.

Ordem Religiosa: visa ordenar as condutas dos homens em funo da sua relao com
Deus. uma ordem intrasubjectiva pois traduz uma relao entre o homem e a divindade. As normas religiosas carecem de coercibilidade material. A violao dos mandamentos religiosos sujeita o individuo ao castigo divino, no h justia dos homens.

Ordem Moral: orienta a conduta humana para a realizao do bem. A norma moral
interpela a pessoa na relao com a sua prpria conscincia, almejando a plena realizao da pessoa e indicando-lhe o caminho do aperfeioamento individual que resultar da prtica consciente do bem . A regra moral assistida de uma coercibilidade psicolgica pois se o individuo se afastar do cdigo de boa conduta moral a sano traduzir-se- no remorso e no arrependimento.

Ordem de trato social: um conjunto de regras de cortesia e urbanidade cujo respeito


facilita o desenvolvimento civilizado das relaes humanas. Ex: ceder o lugar a uma pessoa mais velha ou saudar o vizinho. Certas regras de trato social estiveram na origem de normas juridicas, outras traduzem meros deveres de etiqueta. A violao de uma regra de trato social pode ser acompanhada de sano, trata.-se contudo de uma sano difusa, desprovida de carcter institucionalizado, ou seja, carece de tutela coerciva ou de coercibilidade materia, sendo que a sano a reprovao social ou a segregao.

Ordem juridica: a ordem normativa cujo objectivo principal a Justia. uma ordem
intersubjectiva (interpela a pessoa na relao com o outro), imperativa e necessria pois evita a anarquia e caos e combe o despotismo ao estabelecer o Estado de Direito. tambm uma ordem subsidiaria pois nem todas as relaes sociais devem ser reguladas pelo direito de acordo com o principio do minimo juridico e uma ordem coactiva e coerciva (coercibilidade material).

Ordem juridica e Ordem moral: o direito no se confunde com a moral, mas o

fundamento valorativo da norma juridica pode consubstanciar um determinado juizo moral. O Direito como um todo incorpora uma concepo moral socialmente prevalecente. Os deveres morais tm portanto relevncia juridica mas no se pode transforma-los em deveres juridicos (art.402). O direito no deve contrariar a moral impondo o que imoral ou proibindo o que moral. No entanto o direito no tem de receber toda a moral (principio da necessidade e da universalizao). O direito pode permitir tambm o que moral e o que imoral e o individuo pode optar pelo seu comportamento ou pode ainda considerar indiferente o que moral no tomando qualquer posio. Ex: a eutansia activa no considerado moral, mas o direito em certos pases permite. O critrio adoptado para a distino entre direito e moral o critrio da exterioridade/interioridade que nos diz que o direito no invade o foro intimo de cada um, sendo irrelevantes as ms intenes no traduzidas em acto nem as motivaes que conduzam o sujeito a obedecer a regra. A moral preocupa-se somenre com a inteno do sujeito e no com a concretizao desta em actos.

Regra juridica

Regra juridica: no compem a ordem juridica, mas so expresso dessa ordem mais
vasta. O espao da ordem juridica que no deve ser abrangido por regras juridicas constitui o espao livre de direito. Os elementos da regra juridica so : Previso de um acontecimento ou de um estado de coisas Estatuio ou consequncias juridicas caso a previso no se verifique historicamente. Efeito juridico associado pela norma verificao da factispecies. Ex: previso + estatuio quem matar outrem (previso) ser punido com 8 a 16 anos de priso (estatuio)

As caracteristicas da regra juridica:


Hipoteticidade: regras exprimem a ordem social, aplicando-se somente quando se produz um facto que corresponda sua prpria previso. Generalidade: puralidade indeterminada e indeterminvel de destinatrios Abstraco: os factos e situaes previstos pela regra no esto j verificados quando a regra introduzida no sistema Imperatividade: a norma um comando incondicional, que pretende em absoluto verificar-se Bilateridade: regras relacionam dois ou mais sujeitos, criando relaes entre eles, mas nem todas importam a relacionao entre sujeitos.

Tipos de regras juridicas:


Autnomas (tm por si um sentido completo) No autnomas ( s obtm um sentido em combinao com outras regras) Remissivas ( o antecedente ou o consequente no esto directamente determinados, o seu sentido completo s se obtm atravs do exame de outro preceito) Injuntivas ( aplicam-se independentemente da declarao de vontade dos sujeitos) Dispositivas (s se aplicam se as partes suscitam ou no afastam a sua aplicao

Imperatividade

Imperatividade: todo o dever ser dotado de imperatividade. A ordem juridica uma


ordem normativa e, portanto, uma ordem imperativa. Todo o imperativo um comando comportamental que visa em absoluto ser obedecido. Impe ao homem uma determinada conduta de um modo que imperativo e incondicional. Coaco: pode ser fsica se houver a possibilidade de aplicao de sanes com expresso fisica. Pode tambm ser no fsica pois nem todas as sanes implicam o recurso fora (ex: excluso de um membro de um sindicato). Coercibilidade: a susceptibilidade de aplicao coactiva de uma sano juridica com expresso fisica. No ,todavia, pela coaco que as regras juridicas pretendem ser aplicadas. O. Ascenso defende que a coercibilidade no uma caracteristica da ordem juridica devido existncia de regras juridicas sem sano). Assim, a fora um instrumento de garantia da vigncia e efectividade do Direito.

Sanes juridicas

Sano: efeito juridico desfavorvel normativamente previsto para o caso de violao de


uma regra, e atravs do qual se refora a imperatividade desta.

Sano premial: atribuio de um prmio ou vantagem quele que se comporta em


conformidade com o direito. Premeia-se a observncia da regra juridica, mas a observncia da norma deve ser algo natural e espontneo e no algo provocado pela expectativa de obteno de um prmio.Ex: quem achar um tesouro recebe metade do achado (art. 1324)

Sano preventiva: visam acautelar o cumprimento futuro da regra prevenindo a


violao futura do direito. Previso de que o direito possa vir a ser violado uma vez mais. Ex: sano civil : pagamento das prestaes em falta art. 781

Sano compulsria: visa obrigar o infractor a adoptar a conduta devida, ainda que
tardiamene. Procura-se atingir um resultado final semelhante ao resultado da devida observncia da regra, abstraindo-se do factor tempo. A sua previso rara porque, luz de uma concepo moderna sobre a funo do direito na sociedade se considera que o recurso fora deve ter um carcter excepcional. Ex: direito de reteno de coisa alheia art 754.

Sano reconstitutiva: visam a reconstituio da situao hipottica que teria existido


se no se tivesse verificado a violao da norma juridica. Reposio ou restaurao natural Ex: art. 562

Sano compensatria: visam a entrega ao lesado de um bem sucedneo

(valorativamente equivalente), mas no idntico leso sofrida. Coloca-se o lesado numa situao meramente equivalente inicial, quando a reconstituio no possivel (art.566). A indemnizao fixada em dinheiro quando a reconstituio natural no possivel.

Sano punitiva: aplicveis nos dominios especificos do Direito penal e do direito


administrativo. Impem uma pena ou castigo ao infractor . A pena a sanao imposta de maneira a representar simultneamente um sofrimento e uma reprovao para o infractor.Ex: priso, coima, prestao de trabalhos comunitrios.

Tutela juridica

Autotutela: contribui para uma maior insegurana em sociedade, porque ningum bom
juiz em causa prpria. A autotutela admissivel em estado de necessidade, legitima defesa e aco directa. No so contudo admissiveis tutela privada preventiva (salvo em caso de agresso eminente) e desforo .

Meios de autotutela: s so concedidos perante a impossibilidade de recurso em tempo


til autoridade pblica.

Estado de necessidade: (art. 339) reaco sobre a esfera juridica de outrem contra
ameaa de um perigo actual . Sacrificio de um bem alheio para defesa de um interesse ou bem manifestamente superior. O estado de necessidade pode justificar por exemplo o derrube de rvores para travar o avano de um incndio. Exige-se contudo que o agente no seja responsvel pela produo do perigo e que haja uma relao de proporcionalidade entre a coisa danificada e o bem juridico protegido. Em todo o caso, os prejuizos provocados pela actuao em estado de necessidade devem ser ressarcidos.

Legitima defesa (art. 337): acto destinado a afastar qualquer agresso ilegal, actual
ou iminente, contra pessoa ou patrimnio do agente ou contra pessoa ou patrimnio de terceiro. A conduta da legitima defesa no deve provocar um prejuizo superior ao que procura evitar. necessrio haver racionalidade nos meios de defesa e ponderao de danos. Admite-se excesso de legitima defesa por medo ou perturbao (art. 20-21 CRP).

Aco directa (art 336): fundamenta o recurso fora com o fim de evitar a

inutilizao prtica do direito. Meio de auto tutela que visa assegurar o prprio direito e no o de outrm. A aco directa pode traduzir-se na apropriao, destruio de uma coisa (por exemplo derrubar a cerca e entrar no quintal do vizinho para recuperar a mquina de cortar a relva que aquele retirou da nossa propriedade sem autorizao.) A aco directa pressupe a impossibilidade de recorrer em tempo til aos meios coercivos normais e o dever de no exceder o que for necessrio para evitar o prejuizo. Na aco directa a aco j finda e consumada, necessria a recionalidade dos meios empregados e a proporcionalidade sendo que em caso algum pode exced-la.

Erro acerca dos pressupostos de aco directa ou da legitima defesa (art.338): suposio errnea. O titular obrigado a indemnizar o prejuizo causado. Se o
erro for desculpvel, a aco directa ou legitima defesa justificadas por erro acerca dos pressupostos no deixam de ser ilicitas . Todavia, o agente dispensado da indemnizao pelos prejuizos causados.

Fontes de direito

Fontes iuris essendi : regras que vigoram numa ordem juridica independentemente do
desaparecimento de todas as fontes iuris cognoscendi. Fontes iuris cognoscendi: suporte material da regra, veiculos de publicitao/ revelao da regra.

Formao da lei :
Proposta Votao Aprovao promulgao e referendo Publicao (arts 112, 119, 134, 161, 168)

Doutrina: corresponde ao labor dos jurisconsultos no exercicio da cincia juridica.


Trabalho terico de construo conceptual e de sistematizao do material juridico, fornecendo solues para os casos concretos.Histricamente a doutrina foi fonte de direito (ius publice respondendi a Brtolo), mas hoje no o . Mas a autoridade da doutrina um facto pois a citao de jurisconsultos que perfilham a mesma posio enriquece as alegaes de cada parte.Entre ns , a relevncia vinculativa da doutrina perdurou at lei da boa razo

Jurisprudncia:corresponde ao labor dos tribunais na soluo de casos concretos. O

costume jurisprudencial funda-se num uso acompanhado da convico de obrigatoriedade de que essa a orientao mais adequada. A convico de obrigatoriedade pressupe relativa persistncia na orientao seguida assim como um nmro significativo de decises naquele sentido. No entanto no se exclui uma viragem jurisprudencial sendo que no fonte de direito na nossa ordem juridica. Os acrdos do Tribunal constitucional com fora obrigatria geral e fonte de direito em Portugal . A atribuio de fora obrigatria geral a uma deciso de um tribunal no lhe retira o carcter jurisprudencial. (art 119 -1 g) Assentos na casa da suplicao foram verdadeira fonte de direito at 1995. Evoluiram para as decises do STJ proferidas em sede de recurso para a resoluode contradies de jurisprudncia dos tribunais superiores. Dotados de fora obrigatria geral, esta fora conferia s decises dos acrdos a equiparao a normas juridicas com o mesmo valor vinculativo.. O STJ interpretava leis, preenchia lacunas e era verdadeiro rgo produtor de regras juridicas. A inconstitucionalidade deste instituto foi suscitada com base no art 112 CRP por se conferir a um acto de natureza externa (que no a lei) o poder de interpretao e de integrao de lacunas.

Equidade: o critrio que cria solues especificamente enquadradas no caso concreto


(art 4) O recurso equidade pelos tribunais depende do preenchimento de uma das seguintes condies: previso na lei ; acordo das partes no quadro de relaes juridicas de natureza disponivel; clausula compromissria que o preveja. A equidade consubstancia um juizo de valor que se apresenta como sinnimo de imparcialidade e lealdade, devendo ser entendido como critrio orientador da actuao do juiz. FUNES : Integrao de lacunas; correco da lei; substituio da lei

Costume: fonte no intencional de direito porque exprime directamente a ordem da


sociedade, j a lei no tem adeso social garantida e rigida. O costume um uso

acompanhado da convico de obrigatoriedade. Segundo O. Ascenso s existe costume quando a prtica acatada pela comunidade, logo necessrio a convico de obrigatoriedade, no se tolerando comportamentos divergentes. O costume pode ser secundum legem ( coincidem a lei e o costume), praeter legem (costume vai alem da lei, sem a contradizer tem por objecto matria que a lei no regula, integrando lacunas), contra legem ( costume ope-se lei). Posio da lei perante o costume: a lei adopta uma posio restrita, no admitindo o costume praeter legem ou contra legem (s uma lei pode revogar outra lei). A lei superior ao costume, logo o direito criado, interpretado e aplicado de harmonia com a prpria vida social, mas os costumes so sempre actuantes.

Uso: simples prtica social reiterada. H usos juridicamente irrelevantes por no


implicarem uma regra juridica . Segundo o artigo 3/1 a lei admite a relevncia dos usos, mas limita-os, dizendo que devem ser racionais e so fonte mediata, logo no se impem por si. Em suma, os usos so fontes de direito quando a lei para eles remeta mediatamente.

Normas corporativas: so normas criadas por entidade com algum poder normativo
para o mbito da respectiva circunscrio .

Lei: fonte intencional de direito. a prpria lei a pronunciar-se sobre as fontes de direito,

evidenciando o positivismo da nossa ordem juridica.(art.1 CC). Segundo O. Ascenso a lei um texto significativo de uma ou mais regras emanado de uma autoridade competente para pautar critrios juridicos de solues concretas. A lei pode ser material ( todo o acto normativo, acto que contem critrios gerais para a soluo de casos concretos ) ou formal ( todo o acto legislativo, acto que reveste das formas destinadas por excelncia ao exercicio da funo legislativa do Estado) - art. 112 CRP

Hierarquia das fontes do Direito:


Direito internacional Leis constitucionais Leis da AR e decrets-leis do governo Decretos regulamentares e decretos Portarias e despachos Regulamentos locais

Desvalores dos Actos juridicos

Inexistncia juridica: corresponde aos casos mais graves da iliciude, determinando que
para o Direito no existe sequer uma aparncia de acto, nenhum efeito juridico pode ser atendido (ex: o casamento contraido or pessoas do mesmo sexo art 1628)

Invalidade: aplica-se ao acto juridicamente existente que, merc da sua fora ou do seu
conteudo, contrrio ao Direito, ilicito, o que justifica a inibio de efeitos juridicos. Nulidade: decorre da violao de interesses mais graves, invocvel a todo o tempo, no produzindo efeitos. Anulabilidade: arguida pelos interessados durante certo prazo de invocao, sanvel mediante confirmao ou ratificao. O acto anulvel produz efeitos at sua revogao ou deciso judicial de anulao.

Ineficcia: por razes atinentes irregularidade a lei impede o acto de produzir os efeitos
tipicos. Ex: se alguem celebra um negcio em nome de outra pessoa sem que esta lhe tenha conferido poderes de representao, o negcio ineficaz em relao ao suposto representado.

Lei
Entrada em vigor: a lei s produz efeitos aps a data da sua publicao no DR. J os regulamentos comunitrios caracterizam-se pela aplicabilidade directa nos Estados membros, independentemente da publicao. A vacatio legis o periodo de tempo que decorre entre a publicao e a entrada em vigor da lei. Durante este periodo, a lei antiga mantem a sua vigncia. Os prazos gerais da vacatio so 5 dias aps a publicao no DR, 15 dias nas ilhas e 30 dias no estrangeiro. possivel a supresso total da vacatio legis se houver necessidade absoluta de entrada em vigor da lei com inadivel urgncia (art 5/2).

Cessao ou Termo da vigncia da lei: a lei pode cessar a sua vigncia por

caducidade ou revogao. A caducidade d-se pelo efeito da supervenincia de um mero facto independentemente de nova lei. As causas so quando a lei estabelece o seu prazo de durao ou desaparecem os pressupostos materiais normativos da aplicao da lei. A revogao D-se pelo efeito da supervenincia de uma lei sobre outra, que deixa de vigorar. O principio geral que a lei posterior revoga a lei anterior. Se ambas regularem a mesma matria ou se houver incompatibilidade entre elas a revogao tcita ou por incompatibilidade. Se o legislador o declarar expressamente, a revogao expressa ou por declarao.

Principio da no repristinao: (art. 7/4) a perda de vigncia da lei revogatria no

importa o renascimento da lei que esta revogara. Lei posteriror no revoga lei especial: Segundo O. Ascenso as regras dividem-se em gerais, especiais e excepcionais. A regra geral define um regime juridico para a generalidade de situaes; a regra especial adapta o regime ou principio criado pela norma geral para um nmero limitado de situaes, sem contrariar este regime ou principio; a regra excepcional destina-se a um nmero limitado de casos, contrariando a norma geral e criando um principio antagnico a este. Regra especial e regra excepcional so dotadas de generalidade mas no so regras gerais. 1. Ex: 1 biblioteca de acesso livre das 9h s 13h (geral por comparao com a lei 2 e 3) 2 investigadores tm acesso biblioteca depois das 13h (especial por comparao com lei 1) 3 acesso vedado a utentes com atraso de devoluo de livros (excepcional por comparao com lei 1)

A lei geral posterior no revoga a lei especial: sendo isto uma excepo ao

principio geral de que a lei posterior revoga a lei anterior derroga No derroga Ex: lei 1 geral 1999 lei especial 2 2000 lei 3 geral 2001

revoga

A lei especial nunca pode revogar a lei geral . A lei especial posterior derroga a lei geral (revoga-a parcialmente), retira-lhe parte da previso, modificandi-a sem a contradizer na totalidade. A lei nacional no revoga a lei local.

Direito transitrio: a lei fixa, casuisticamente, a soluo das hipteses que se coloquem

na fronteira entre uma lei e outra lei . Soluciona problemas de sucesso de leis no tempo. O direito transitrio pode ser formal ( o legislador escolhe entre a L antiga e a L nova qual deve regular aquela situao ) ou material ( situao criada uma disciplina prpria no coincidente com a L nova ou a L antiga). Em suma, compete ao legislador a opo por um direito transitrio material ou formal. O direito transitrio geral aplicado supletivamente (art 12) e o direito transitrio especial prevalece sobre o art 12.

Graus de retroactividade das leis:


Teoria dos direitos adquiridos: segundo Savigny, a Lei nova retroactiva se no respeitar os direitos validamente adquiridos no periodo de vigncia da Lei antiga. Esta teoria criticada pelo facto de um direito adquirido insuficiente como critrio fundamental Teoria do facto passado: A lei nova retroactiva se agir sobre factos passados, antes do sei IV. No retroactividade significa que aos factos passados se aplica a lei antiga e aos factos novos a lei nova (art.12). Esta teoria criticada devido cristalizao da lei nova dentro de factos. Retroactividade extrema : no respeita nenhum efeito do facto passado, nem o caso julgado (figura meramente doutrinaria no nosso direito) Retroactividade quase extrema: no respeita as relaes que ainda subsistam, nem os seus efeitos, apenas respeita o caso julgado. Retroactividade agravada: (art 13/1) s respeita os efeitos produzidos que tiverem titulo de especial segurana. Retroactividade ordinaria (art 12/1) respeita todos os efeitos j produzidos pelo facto passado atinge somente os feitos que ainda subsistam data do sei IV.

Вам также может понравиться