Вы находитесь на странице: 1из 13

1

ADOO INTERNACIONAL
Camila de Carvalho FERMIANO 1 Vera Lcia Toledo Pereira de Gois CAMPOS 2 RESUMO: Apesar da evoluo dos costumes e, conseqentemente, da legislao quanto adoo e ao tratamento igualitrio dado aos filhos havidos por adoo frente aos filhos biolgicos, ainda assim, a adoo de crianas brasileiras por casais estrangeiros est envolta em polmicas e dvidas procedimentais. Dessa forma, no presente artigo, pretende-se, seno dirimir todas as dvidas, pelo menos tentar esclarecer os procedimentos necessrios para que a adoo internacional se efetive da melhor maneira possvel, visando, sempre e acima de tudo, o bem estar do menor. Palavras-chave: Adoo. Adoo Internacional. Adotantes. Adotandos. Constituio Federal.

1 INTRODUO

A adoo internacional, objeto do presente artigo, no possuindo regulamentao explcita na Constituio Federal, foi disciplinada por vrios tratados e convenes internacionais, que, entre outros objetivos, procuravam aproximar os pases e promover a harmonia entre eles. Em 1959 houve a Declarao dos Direitos da Criana, em seguida, o Brasil aderiu a outras convenes, dentre elas Conveno Americana sobre os Direitos Humanos, que abordava os direitos fundamentais da pessoa humana, enfatizando os direitos da criana e sua proteo. Essa declarao foi aprovada em 1969, na Conferncia de San Jos da Costa Rica, e promulgada no Brasil no ano de 1992 pelo Decreto 678.

A autora graduanda do Curso de Direito das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente/SP. 2 A orientadora formada em Letras, especialista em Lingstica, Mestra em Direito Constitucional e Supervisora de Monografias nas Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo, de Presidente Prudente/SP. E-mail: veracampos@unitoledo.br.

2 CONVENO DE HAIA

Com relao adoo internacional, a conveno mais importante e que melhor abordou a questo foi a Conferncia de Direito Internacional Privado, relativa Proteo e Cooperao em matria de Adoo Internacional, concluda no dia 29 de maio de 1993 em Haia, na Holanda, conhecida como Conveno de Haia. Anteriormente, no ano de 1981 o Brasil firmou com a Frana uma conveno relacionada guarda de menores, abrangendo o direito de visita e a obrigao de prestar alimentos, que passou a vigorar em 1985, atravs do Decreto n 91.207, porm restringia-se apenas aos aspectos citados e no fazia meno adoo. A Conveno de Haia foi aprovada pelo Congresso Nacional e entrou em vigor no dia 19 de abril de 1995, pelo decreto n 63. O captulo II da referida conveno traz os requisitos para a adoo internacional, conforme disposto no artigo 5:
ARTIGO 5 As adoes abrangidas por esta Conveno s podero ocorrer quando as autoridades competentes do Estado de acolhida: a) tiverem verificado que os futuros pais adotivos encontram-se habilitados e aptos para adotar; b) tiverem-se assegurado de que os futuros pais adotivos foram convenientemente orientados; c) tiverem verificado que a criana foi ou ser autorizada a entrar e a residir permanentemente no Estado de acolhida.

Assim, a adoo no se concretizar caso no sejam cumpridos tais requisitos, exatamente para garantir um boa relao entre o adotante e o adotado. Pela Conveno de Haia:
Art. 8. As Autoridades Centrais tomaro, diretamente ou com cooperao de autoridades pblicas, todas as medidas apropriadas para prevenir benefcios materiais induzidos por ocasio de uma adoo e para impedir qualquer prtica contrria aos objetivos da Conveno.

Essa disposio visa impedir que haja favorecimento de pessoas, ou ainda, que a adoo torne-se um comrcio. O captulo IV demonstra os Requisitos Processuais, seguidos das informaes sobre como devem proceder as autoridades, tanto do pas do adotando, quanto daqueles que pretendem realizar a adoo; dessa forma deve o pas de

origem da criana elaborar um relatrio que contenha informaes sobre a identidade, a capacidade jurdica e adequao dos solicitantes para adotar, sua situao pessoal, familiar e mdica, seu meio social, os motivos que os animam, sua aptido para assumir uma adoo internacional, assim como sobre as crianas de que eles estariam em condies de tomar a seu cargo. Alm disso, a Autoridade Central do Estado de origem deve considerar que a criana adotvel, preparando um relatrio que contenha informaes sobre a identidade da criana, seu meio social, sua evoluo pessoal e familiar, seu histrico mdico, pessoal e familiar, assim como quaisquer necessidades particulares da criana; levar em conta as condies de educao da criana, assim como sua origem tnica e cultural; assegurar-se de que os consentimentos tenham sido obtidos de acordo como o artigo 4 e verificar, baseando-se especialmente nos relatrios relativos criana e aos futuros pais adotivos, se a colocao prevista atende ao interesse superior da criana. Dessa forma fica demonstrado que, tanto o pas de origem, quanto o pas de destino do adotado, devem participar e colaborar com o processo, cumprindo corretamente todos os passos para evitar conseqncias danosas ao menor. Quanto ao reconhecimento e efeitos da adoo, so assuntos tratados no captulo V, que estabelece que, havendo o trmite processual corrido regularmente, dever a adoo ser reconhecida pelos demais Estados que ratificaram a Conveno, s podendo ser rejeitada em um Estado membro se contrria sua ordem pblica. Tal captulo enfatiza ainda que, reconhecida a adoo, ao adotado deve-se dar tratamento equiparado ao filho legtimo. Verifica-se que, ao se estabelecerem regras gerais aos pases signatrios, as convenes conseguem promover uma aproximao, tanto social, quanto econmica. No que diz respeito adoo internacional e Conveno de Haia, a questo ficou fcil de ser vislumbrada, pois a interao entre o pas dos adotantes e o pas do adotado, atravs da Conveno, alm de trazer soluo ao impasse da nacionalidade da norma a ser aplicada e dos procedimentos a serem seguidos, torna a adoo internacional mais segura para o adotante e para o adotado e cobe o comrcio e o trfico de crianas brasileiras para pases estrangeiros.

3 REQUISITOS PARA ADOO INTERNACIONAL

3.1 Limite de Idade

As pessoas que demonstram interesse em adotar uma criana pelo meio transnacional, devem apresentar algumas caractersticas especiais, como condies que comprovem estarem preparadas para receber, cuidar, e educar menores oriundos de outros pases, de outras raas. No que concerne ao assunto, o professor Gustavo Ferraz de Campos Mnaco frisa (2002, p.84) que...

[...] percebe-se que nosso legislador de Direito Internacional, entendeu que a capacidade de direito e a capacidade de fato devem ser reguladas pela lei sob cujo imprio resida(m) o (s) adotante(s). lei aliengena, portanto, que o juiz de Direito nacional dever se ater para verificar se o (s) pretendente (s) preenche(m) os requisitos que lhe (s) atribuem a capacidade.

Entretanto, conforme j mencionado, a Conveno de Haia estipulou aos pases que ratificaram o tratado algumas regras gerais, tais como: comprovar residncia habitual no pas, comprovar boas condies psicolgicas e socais e comprovar a diferena de idade exigida entre adotante e adotado. Alm desses requisitos genricos, tambm alguns requisitos prprios so exigidos, requisitos esses que dizem respeito capacidade jurdica, ou seja: s os maiores de 18 anos possuem capacidade civil para adotar.

3.2 Famlia Constituda

O artigo 1622 do Cdigo Civil de 2002 prev que: ningum pode ser adotado por duas pessoas salvo se forem marido e mulher, ou se viverem em unio

estvel (grifo nosso). Essa incluso no Cdigo Civil deve-se ao fato de que cada vez mais casais optam apenas por viverem juntos, sem oficializar o casamento, j que so amparados pela Constituio Federal que, em seu art. 226, 3, disciplina que: para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. Dessa forma fica visvel que foi bastante importante o Cdigo Civil abordar a possibilidade de adoo por aqueles que no so casados civilmente, tendo em vista que, alm do amparo constitucional, a opo pela unio estvel tem crescido. No obstante essa possibilidade, uma questo que se tornou pacfica, aps a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente foi a oportunidade das pessoas avulsas ou seja, solteira ou viva tambm se realizarem como pais ou mes. A adoo no segue uma regra quanto a estado civil dos adotantes, tendo em vista que a lei abriu oportunidades s pessoas diversas, como solteiras, vivas, amasiadas, no se exigindo mais o casamento como prrequisito para a adoo. Essa regra vlida tanto para as adoes nacionais, quanto para os estrangeiros que pretendam adotar crianas brasileiras.

3.4 Disponibilidade dos Adotados

Tendo em vista que o bem estar da criana est em primeiro lugar, quando da realizao da adoo, torna-se importante citar, quais so as condies que o menor deve apresentar para que a adoo seja autorizada. O doutrinador Joo Delciomar Gatelli (2003, p. 33), no que diz respeito ao assunto, menciona que: , portanto, sujeito da adoo, na modalidade plena ou legitima adotiva, aquele que, na condio de adotando, encontra-se em desenvolvimento, abandonado e preenche o requisito da idade previsto em lei.

Nota-se que o doutrinador procurou enfatizar o estado da criana, ou seja, estado de abandono, no recebendo os devidos cuidados relativos sade, alimentao, escola e outros, cuja falta esteja atrapalhando seu desenvolvimento fsico, psicolgico ou emocional. Quando se verifica o abandono, algumas medidas devem ser tomadas. A primeira delas o auxilio s famlias, atravs de assistentes e psiclogas, na busca de melhorar o convvio familiar; no entanto, quando fica comprovado que h grave ofensa criana, de modo a tornar o convvio insuportvel, a medida a ser tomada a retirada da criana daquela casa e leva-la para instituies apropriadas. Fica demonstrado que a institucionalizao uma sada de emergncia, uma soluo imediata para os problemas, porm no definitiva, ento, caso tenha transcorrido um perodo longo e fique comprovado que a famlia realmente no tem condies de criar o filho ou, ainda, que no est mais disposta a t-lo de volta, o menor estar disponvel adoo. Contudo, pode-se dizer que esto disponveis adoo os menores de 18 anos, com diferena de idade de 16 anos entre esses e os adotantes, que se encontram em instituies ou no, que so portadores de caractersticas do abandono, e caso j tenham 12 anos ou mais, alm de possuir as caractersticas descritas, tambm devero demonstrar o interesse na concretizao da adoo, ou seja, devem manifestar a sua vontade.

4 INSCRIO PARA A ADOO INTERNACIONAL

A inscrio a primeira etapa para o processo de adoo, durante a inscrio que a famlia efetivar o interesse em adotar uma criana. Para as famlias que tm interesse em adotar crianas brasileiras, mas no residem no Brasil, uma das formas de realizar sua inscrio procurar em seu pas agncias ou instituies internacionais que estejam aptas, ou melhor, que tenham permisso do Ministrio da Justia, ou do Ministrio das Relaes Exteriores, ou ainda, de um rgo do governo para funcionamento.

Essas instituies so munidas de assistentes sociais, psiclogos, mdicos, profissionais responsveis pelo preparo das famlias interessadas. Alm dos servios citados, um papel importante exercido pelas instituies , por exemplo, facilitar o trabalho da Comisso Estadual Judiciria de Adoo Internacional (CEJAI), existente em alguns estados brasileiro, servindo como intermediria no processo de adoo. A famlia interessada em efetuar o registro poder procurar a prpria Comisso, tendo em vista que ela detm o cadastro dos estrangeiros interessados em adotar crianas daquele estado. Como visto, a CEJAI tem uma funo muito importante, no entanto, sua instituio no considerada obrigatria, pois o Estatuto da Criana e do Adolescente, abordou a CEJAI como sendo facultativa, conforme menciona Wilson Donizeti Liberati (1995, p. 126). Dessa forma verifica-se que, a criao da Comisso ficou a critrio de cada estado, ou seja, cada estado poder cri-la, ou no, caso ache importante ou interessante. Nos estados onde opera a Comisso, os candidatos devero elaborar uma petio, endereada ao presidente da Comisso, com a qualificao dos requerentes, fundamentao (legislao que embasa a adoo internacional), o pedido de inscrio e habilitao adoo e, por fim, a data e a assinatura do requerente. O professor Wilson Donizeti Liberati (1995, p. 134) acrescenta que essa petio ou requerimento dever ser acompanhada dos seguintes documentos dos interessados:

...a) certido de casamento ou certido de nascimento; b) passaporte; c) atestado de sanidade fsica e mental expedido pelo rgo ou vigilncia de sade do pas de origem; c) comprovao de esterilidade ou infertilidade de um dos cnjuges, se for o caso; d) atestado de antecedentes criminais; e) estudo psicossocial elaborado por agncia especializada e credenciada no pas de origem; f) comprovante de habilitao para adoo de criana estrangeira, expedido pela autoridade competente do seu domiclio; g) fotografia do requerente e do lugar onde habita; h) declarao de rendimentos; i) declarao de que concorda com os termos da adoo e de que o seu processamento gratuito; j) a legislao sobre a adoo do pas de origem acompanhada de declarao consular de sua vigncia; l) declarao quanto expectativa do interessado em relao s caractersticas e faixa etria da criana.

Assim, fica evidente que essa fase de inscrio bastante criteriosa, e at eliminatria, pois as famlias que no atenderem as exigncias impostas, estaro descartadas da possibilidade de adoo e do banco de cadastro. Essa petio poder ser realizada por um representante da famlia interessada ou pelas prprias agncias que realizam a intermediao. Aps o envio do requerimento juntamente com os documentos, a Comisso ir analis-lo e, se a famlia corresponder aos requisitos de aptido adoo, ser emitido um Laudo de Habilitao, que um: ... documento, expedido pela Comisso Estadual Judiciria de Adoo Internacional, que autoriza o interessado estrangeiro a requerer a adoo. (LIBERATI, 1995, p.141) Pode-se notar que o laudo facilita e d segurana e at credibilidade s famlias interessadas na adoo. Com o laudo em mos, a famlia dever protocolar seu pedido na Vara da Infncia e Juventude. Uma questo interessante mencionada pelo professor Wilson Donizeti Liberati (1995, p. 142) que:

O Laudo de Habilitao no exclusividade da legislao brasileira. Em outros pases existem documentos semelhantes, expedidos por rgos da Justia ou do Governo, que, embora com outra denominao, atingem a mesma finalidade. Na Sucia, o art. 25 da Lei 620/1980, reguladora dos Servios suecos de assistncia Social, dispe que no permitido acolher menor, sem autorizao da Comisso Social (...).

Torna-se importante analisar a presena dessas Comisses que desenvolvem trabalhos semelhantes queles desenvolvidos pela CEJAI, pois a adoo no mbito internacional, bastante delicada, tendo em vista que envolve famlias no nacionais, com costumes diferentes, e distantes do pas de origem daqueles que sero adotados, criando dificuldade no acompanhamento da adaptao e da vida no novo pas. Com o trabalho das Comisses e tambm das agncias

intermediadoras as decises judiciais sero muito mais seguras, com menos dvidas e imprecises, pois tero mais embasamento, assim os julgadores podem ficar mais tranqilos de que esto realmente na direo certa, visando, primeiramente, o interesse do menor.

Ainda, quanto comisso, deve-se considerar o disposto no pargrafo nico do artigo 52 do ECA: Competir Comisso manter registro centralizado de interessados estrangeiros em adoo., pois conforme enfatiza o doutrinador Valdir Sznick (1999, p.474):

Nada mais justo, pois a essa Comisso compete o exame prvio dos interessados na adoo: documentao, qualificao. O registro, mais do que objetivar o simples controle estatstico, tem uma finalidade mais importante: controlar o estrangeiro que pode realizar adoes em vrias comarcas de um mesmo Estado, e s o controle estadual pode ter esse conhecimento e realizar um efetivo exame, mais detalhado, dessas adoes.

O cadastro nacional muito importante, pois funciona como um controle, alm de proporcionar o acesso de todos os estados aos interessados em realizar a adoo. Cabe ressaltar que, mesmo estando de posse do Laudo que Habilitao, dever o adotante requerer perante a Vara da Infncia e da Juventude o pedido de adoo, entretanto, para aqueles que j esto de posse do laudo, o caminho ser um pouco mais fcil, pois os pretensos adotantes que no procuraram a Comisso e realizaram o requerimento diretamente na Vara da Infncia e da Juventude, tero que apresentar juntamente com o requerimento, os documentos citados anteriormente, ou seja: certido de casamento ou certido de nascimento, passaporte, atestado de sanidade fsica e mental expedido pelo rgo ou vigilncia de sade do pas de origem, estudo psicossocial elaborado por agncia especializada e credenciada no pas de origem, a legislao sobre a adoo do pas de origem acompanhada de declarao consular de sua vigncia, entre outros; a apresentao desses documentos dispensada queles que j possuem o Laudo de Habilitao. Assim, pode-se perceber que, com as agncias de adoo no pas de origem dos adotantes torna-se muito mais acessvel, pois esses tero maior facilidade na entrega de documentos, e ainda recebero auxilio de profissionais especializados.

10

5 SENTENA DEFINITIVA

A sentena definitiva s ser prolatada pelo juiz aps a anlise dos documentos entregues pelo pretenso adotante e, ainda, aps o contraditrio (caso necessrio), o trmino do estgio de convivncia e a apreciao realizada pelo membro do Ministrio Pblico quanto regularidade do processo. O professor Wilson Donizeti Liberati (1995, p. 159) define a sentena definitiva como sendo:

[...] aquela que decide o mrito, que resolve a contenda colocada perante o juiz para o exerccio da prestao jurisdicional. E, na expresso de Liebman, definitiva a sentena que define o juzo, concluindo-o e exaurindo-o na instncia ou grau de jurisdio em que foi proferida. Ela , portanto, a sentena final de primeiro grau que resolve o litgio.

Como se pode notar, a sentena definitiva o momento em que se concretiza a adoo; a partir dessa sentena que nasce o vnculo entre adotante e adotado. Com a sentena definitiva algumas providncias j podem ser tomadas, tais como, o registro de nascimento tendo em vista que o juiz, por meio de mandado, designar a inscrio da sentena no registro civil, viabilizando o novo registro, ou seja, a nova qualificao, pois conforme dispe o artigo 47 do ECA, o vnculo de adoo constitui-se por sentena judicial, que ser inscrita no registro civil mediante mandado do qual no se fornecer certido. O cartrio deve, tambm, relatar em seu livro o cancelamento do registro original, pois, s dessa forma, o adotado poder ser equiparado aos filhos biolgicos, sem distino de qualquer espcie, conforme determina o pargrafo 6 do art. 227 da Constituio Federal. Verifica-se que somente com a sentena definitiva que os adotantes e o adotado tornar-se-o pais e filho, e que s ento podero sair do pas do adotado rumo nova vida, adquirindo tambm novos direitos e obrigaes.

11

6 CONCLUSO

A adoo internacional, apesar de no ser to morosa quanto a adoo nacional, necessita tambm de empenho e pacincia daquele que tem interesse em ser adotante, pois exigido por lei, alm de documentos, exames e

acompanhamentos mdicos, o deslocamento do interessado em efetivar a adoo, de seu pas de origem, ao pas onde se encontra a criana. Alm dos valores despendidos com documentos, a famlia interessada em realizar a adoo deve demonstrar vontade, pois aps providenciar os citados documentos, indicado ao casal procurar uma agncia credenciada, como a Ai.Bi., por exemplo, onde participaro de reunies, e tero acompanhamentos de assistentes scias, psiclogos, dentre outros especialistas durante um perodo. No obstante o fato de providenciar os documentos e autentic-los, deve-se tambm pagar um valor de R$1.200,00 para a traduo dos documentos por um tradutor pblico. Aps envio de documentos, na decorrncia dos trmites processuais, os adotantes devero se deslocar ao pas do adotado para cumprir o estgio de convivncia. Essa deslocao ao pas do adotado, envolve mais alguns gastos, tais como passagem area e hospedagem de por no mnimo 15 dias, alimentao, e passeios com o adotado. Dessa forma, constata-se que, para adotar uma criana que se encontra em outro pas, demanda tempo e dinheiro, o que poderia ser um dos motivos que levam alguns estrangeiros a preferir arriscar-se e retirar a criana do seu pas de origem de forma ilegal, utilizando-se de certides falsas ou at pagando para que outras pessoas realizem esse ato ilegal. So casos como esse que podem fazer com que algumas famlias procurem outros meios para concretizar o sonho da adoo, pois as famlias devem se enquadrar dentro dos requisitos estabelecidos, tanto por seu pas de origem, quanto ao pas do adotado e, em no cumprindo algum desses requisitos, podem, ento, optarem por utilizarem meios ilegais.

12

Nota-se que os pases procuram impor algumas restries para a prtica de adoo transnacional, para evitar o trfico de crianas conforme ser analisado posteriormente, e at prejuzos as crianas que estaro distantes do pas de origem. Contudo, pode-se concluir que, embora sejam impostas algumas burocracias, tais como a apresentao de documentos e o cumprimento de requisitos pessoais, a adoo, sem a observncia dos trmites processuais, no , nem deve ser, a melhor sada para aqueles que desejam adotar uma criana e lhe proporcionar uma vida melhor, pois as exigncias so impostas realmente para amparar as famlias bem intencionadas e as crianas desfavorecidas. O trfico crianas ocorre ainda no mundo inteiro, porm hoje as pesquisas demonstram que a ocorrncia do trfico de crianas para pases estrangeiros ocorre com menor intensidade que no passado, devido s medidas de precauo tomadas pelo governo e pelos organismos mundiais. Juntamente com outros pases, o Brasil vem tentando diminuir os ndices de trfico de crianas, participando e ratificando os tratados internacionais, com vistas, sempre, ao melhor interesse do menor.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL,Cdigo Civil. Lei n 10.406, de 10-01-2002. 9 ed. Revista dos Tribunais.

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Brasil. Braslia, DF: Senado, 1998.

CHAVES, Antnio. Adoo Internacional e o trfico de crianas. So Paulo: EDUSP, 1994.

CONFERNCIA DE HAIA. In: Comisso Europia. Rede Judiciria Europia. Disponvel em <http://www.ec.europa.eu/civiljustice/parental_resp/parental_resp_int_pt.htm>. Acesso em 21/abr/2007.

13

DINIZ, Maria Helena. Dicionrio Jurdico. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2005.

FOLHA ON LINE. Disponvel em <http://www.folha.com.br>. Acesso em 20/abr/2007.

GAGLIANO, Pablo Stolze e PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. 2ed., vol. I; So Paulo: Saraiva, 2002.

GATELLI, Joo Delciomar. Adoo Internacional: procedimentos legais utilizados pelos pases do Mercosul. Curitiba: Juru, 2006.

GOOGLE. Disponvel em <http://google.com.br>. Acesso em 12/mai/2007.

JUS NAVEGANDI. Disponvel em <http://jusnavigandi.com>. Acesso em 15/jun/ 2007.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 1995.

MONACO, Gustavo Ferraz de Campos. Direitos da criana e adoo internacional. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

MONTEIRO, Sonia Maria. Aspectos Novos da Adoo. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

SZNICK, Valdir. Direito de famlia, guarda de menores, tutela, ptrio poder, adoo internacional. 3.ed. So Paulo: Leud, 1999.

VERONESE, Josiane Rose Petry e PETRY, Joo Felipe Correa. Adoo Internacional e Mercosul: aspectos jurdicos e sociais. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2004.

Вам также может понравиться