Вы находитесь на странице: 1из 3

Fora magntica em contatores

Antnio Flavio Licario Nogueira Universidade do Estado de Santa Catarina antonioflavio@ieee.org

1. O contator cc
Os contatores CC so formados por um circuito magntico que contm uma parte mvel, conforme ilustrao da Fig. 1. Quando uma corrente contnua alimenta a bobina B, a parte mvel P puxada para cima, fazendo com que contatos eltricos C sejam fechados. Quando a corrente se anula, a mola M faz com que a parte mvel P volte ao seu local de repouso e os contatos abrem.
Figura 2 A fora de atrao se anula a cada meio ciclo

Figura 1 Diagrama esquemtico do contator CC

Em termos de construo, o contator CA pouco difere do contator CC. A principal diferena que na parte mvel do contator CA existem anis ou espiras de cobre curto-circuitadas, conhecidas como espiras de sombra. Uma ilustrao dos principais elementos de um contator CA apresentada na Fig. 3. Uma ilustrao mais detalhada da espira de cobre apresentada na Fig. 4.

2. O contator ca
Na operao em corrente alternada, quando a corrente da bobina passa por zero, o campo magntico H no entreferro nulo e, como consequncia, a fora que atrai a parte mvel P tambm se anula. Devido existncia da mola de restrio, o contator CC alimentado com corrente alternada teria um movimento oscilatrio e o contato eltrico C poderia vibrar. Observe que em cada entreferro com seo transversal A, a fora entre as faces polares sempre de atrao e expressa por

Figura 3 Diagrama esquemtico do contator CA

f = 0

H2 A. 2

(1)

Dessa forma, para uma corrente de alimentao na frequncia de 60 Hz, a fora de atrao se anularia a cada semiciclo da corrente na bobina, conforme mostrado no grfico da Fig. 2.

Figura 4 Detalhe da espira de cobre

Se a corrente de alimentao senoidal, o fluxo que circula no circuito magntico tambm o . O anel de cobre , pois, atravessado por esse fluxo varivel no tempo e, em consequncia, uma corrente induzida no mesmo. Essa corrente defasada de aproximadamente 90 do fluxo que a cria. Assim, quando a corrente da bobina nula, a corrente no anel mxima, fazendo com que certa quantidade de fluxo e tambm uma fora de atrao sejam mantidas no circuito magntico. Como resultado final, a pea mvel P se mantm atrada.

quase todas as linhas de campo e fluxo magntico atravessam o interior do anel. Essa corrente induzida mantm um fluxo circulando no circuito magntico e uma fora de atrao entre as duas partes do ncleo.

3. Anlise das variveis eletromagnticas


Os principais elementos do modelo numrico para anlise de um contator ca so mostrados na Fig. 5. Nessa primeira anlise vamos considerar que o contator est aberto, ou seja, as duas partes que compem o ncleo magntico esto separadas por uma camada de ar conhecida como entreferro.
Figura 7 Corrente somente no anel

Para esse contator, em particular, as variaes temporais das correntes so: Ibobina = 350,0 sin(t ) (2) (3) O grfico que representa a variao temporal dessas correntes ao longo da metade do ciclo CA apresentado na Fig. 8. A representao fasorial das correntes mostrada na Fig. 9.

I anel = 4,02 cos(t ).

Figura 5 Elementos do modelo numrico

Os traados das equipotenciais do contator em duas situaes distintas so apresentados nas figuras 6 e 7. Trata-se dos resultados de duas anlises magnetostticas feitas no simulador de campos FEMM [2]. A ilustrao da Fig. 6 corresponde ao instante onde a corrente da bobina mxima. Nessa situao, o fluxo atravessa a regio da espira de cobre sem qualquer reao pois, nessa primeira simulao, a corrente da espira feita igual a zero.

Figura 8 Variao temporal das correntes

Figura 6 Corrente somente na bobina de campo

Na situao da Fig. 7, a corrente na bobina nula e a corrente nas espiras laterais mxima. O fluxo que circula no circuito magntico criado unicamente pela corrente que circula nas espiras. Vale observar no traado das equipotenciais que

Figura 9 Representao fasorial das correntes.

Referncias 4. Exerccio
O circuito magntico de um contator ca apresentado na Fig. 1. O dispositivo opera na frequncia de 60 Hz e os detalhes geomtricos da espira de sombra so mostrados na Fig. 2.
[1] J.P.A. Bastos, Eletromagnetismo para engenharia: esttica e quase-esttica, Editora da UFSC, Florianpolis, 2004, 1 ed, p. 321-325. [2] D. Meeker, FEMM 4.0 Magnetics and Electrostatics Reference Manual, 2008. Disponvel em http://foster-miller.net/wiki/HomePage

Figura 1 Contator ca

Figura 2 Espira; dimenses em milmetros

Nessa anlise, vamos considerar que o contator est aberto e que o comprimento dos entreferros 1,5 mm. A corrente da bobina pode ser expressa por

I bobina = 350 sin( wt ) A.


(a) Determine as expresses para a variao temporal dos campos h e b; (b) A superfcie de ferro envolvida pela espira de sombra tem uma rea de 4 mm x 10 mm. Calcule a expresso para o fluxo magntico a que atravessa a espira. (c) Calcule a f.e.m. induzida na espira de cobre empregando a lei de Faraday,

e(t ) =

d a . dt

(d) Calcule a resistncia Ra da espira de sombra. Observe que sua geometria retangular com 2 seo transversal de 1,0 mm . (e) Para calcular a expresso para a corrente induzida Ia, use a lei de Ohm,

I a (t ) =

e(t ) Ra

Вам также может понравиться