Вы находитесь на странице: 1из 15

Governana de Recursos Pesqueiros na Bacia do Rio Acre com nfase na Trplice Fronteira (Brasil, Peru e Bolvia)

Rodrigo Rodrigues de Freitas (UNICAMP) Bilogo, Mestre em Geografia e Doutorando em Ambiente e Sociedade rodrigo.manejo@gmail.com Vera Lucia Reis Iniciativa MAP (Madre de Dios-PE, Acre-BR e Pando-BO) Doutora em Gesto de Recursos Hdricos vlreis.ac@uol.com.br Marcelo Apel Filsofo e Educador Popular marcelo.apel@gmail.com

Resumo
O co-manejo adaptativo vem sendo considerado como uma estratgia de governana dos recursos naturais no longo prazo. Durante o ano de 2009 foi realizado um diagnstico dos recursos pesqueiros da Bacia do Rio Acre atravs de entrevistas semi-estruturadas, histria oral e oficinas envolvendo representantes de organizaes do Brasil, Peru e Bolvia. O conflito pelo comrcio de uma espcie de peixe pouco apreciada no Brasil (Piranambu - Pinirampus pirinampu) analisado do ponto de vista das macro-instituies que regulam a gesto dos recursos pesqueiros na Bacia Amaznica. As Colnias de Pesca demonstraram ser instituies pouco resilientes para responder s rpidas mudanas geradas pela construo da Rodovia do Pacfico que possibilitou a abertura de mercado com a cidade peruana de Puerto Maldonado. O sistema socioecolgico da pesca apresenta evidncias de crise, a qual condicionada pelo perodo duvidoso em que a poltica de seguro-defeso concedida aos pescadores. Apesar do segurodefeso corresponder ao perodo de desova da maior parte das espcies de peixes, este no o perodo em que as espcies-alvo esto mais vulnerveis. Por tratar-se de um afluente dos grandes rios amaznicos, o Rio Acre possui um regime fluviomtrico caracterizado pelos extremos de variao de altura. Na estao seca o rio torna-se com profundidade to rasa que as espcies de peixes grandes no conseguem subi-lo para completar seu ciclo reprodutivo e, entretanto, esta a poca de maior atividade de pesca. Sugerem-se medidas urgentes e aes em longo prazo visando estabelecer um sistema de co-manejo adaptativo.

Abstract
The Adaptive Co-Management is being considering a natural resources governance strategy in long term. During the year 2009 was realized a fishing resources diagnostic in Acre River Basin through semi-structured interviews, oral history and workshops evolving representatives of Brazil, Peru and Bolivia organizations. The trade conflict by one species of fish little appreciated in Brazil (Piranambu - Pinirampus pirinampu) is analyzed through the point of view of macro-institutions that regulate a fishing resources management in Amazon Basin. The Colnias de Pesca demonstrated to be little resilient institutions to respond the rapid changes generated by construction of Pacific Road that allowed the open market with the neighbor Peruvian city of Puerto Maldonado. The social ecological system of fishery shows evidences of crisis, which is conditioned by the doubt period in the policy of insurance closure is granted to fishers. Although insurance closure corresponds to period of spawning of major fishes species, this is not the period in which target-species are more vulnerable. Because it is a tributary of big Amazon River, Acre River has a fluviometric regime characterized by extremes of height variation. In dry season the river became with depth so shallow that the species of big fish cant up to complete it reproductive cycle and,

however, this is the time with more fishing activity. We suggest urgent measures and actions in long term in order to establish a system of Adaptive Co-Management.

Palavras-chave
Incentivos, Co-Manejo Adaptativo, Sistemas Socioecolgicos, Rio Acre, Etnoconhecimentos.

Introduo

Estratgias de manejo de recursos naturais baseadas em sistemas de comando-e-controle vm sendo questionadas desde a dcada de 80 (WALTERS, 1986) em funo da complexidade envolvida nas relaes entre ambiente e sociedade (FOLKE et al. 1998). A governana de recursos pesqueiros no contexto amaznico necessita de enfoques que privilegiem a complexidade envolvida em lidar com elevada diversidade biolgica e cultural, em um contexto de rpidas (ARMITAGE et al., 2009) e recentes transformaes scio-culturais, scio-econmicas e nos ecossistemas. O co-manejo adaptativo tem recebido considervel ateno como uma estratgia de governana inovativa para lidar com a complexidade dos sistemas-scio ecolgicos (FOLKE et al. 2005; PLUMMER 2009). O co-manejo adaptativo (ARMITAGE et al. 2009) surge da unificao dos enfoques de co-manejo (PINKERTON, 1989), que apregoa o compartilhamento de poder e responsabilidade entre os usurios do recurso e o Estado ou outros grupos de interesse (ARMITAGE et al. 2007), com a abordagem do manejo adaptativo dos recursos naturais (HOLLING, 1973; WALTERS, 1986) que trata os sistemas de manejo como experimentos e as polticas como hipteses em face a inerente incerteza presente nos sistemas socioecolgicos (SSE). A noo de SSE abandona as idias de determinismo ambiental ou social e da interdependncia homem/natureza a favor de uma viso co-evolutiva (FOLKE et al. 1998) de um sistema complexo adaptativo (OLSSON et al. 2004). SSE vem sendo tratados com enfoques centrados na sua dinmica, nas surpresas e nas incertezas (PLUMMER, 2009, FOLKE et al. 2007). A governana deste tipo de sistema requer tanto conhecimento cientfico, como o conhecimento local (CASH et al., 2006), o qual sempre foi utilizado como medida conservativa por populaes locais, como pescadores artesanais (JOHANNES, 1998; BERKES et al. 1995). ARMITAGE et al. (2009) oferece um modelo de anlise para o co-manejo adaptativo que baseado em temas-chave situados entre dois conjuntos de variveis: I. Pensamento de sistemas complexos, capacidade adaptativa e resilincia e aprendizado, conhecimento e capital social e; II. Design institucional, parcerias e diviso de poder, implicaes nas polticas e condies de sucesso e falha. Esta abordagem ser utilizada para a anlise da pesca artesanal na Bacia do Rio Acre (Estado do Acre, Brasil), com nfase nos conflitos presentes na trplice fronteira (Brasil, Peru e Bolvia).

Situaes de conflito no uso dos recursos pesqueiros na regio da trplice fronteira entre o Estado do Acre (Brasil) e os Departamentos de Pando (Bolvia) e Madre de Dios (Peru) foram relatadas pelo governo brasileiro (Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade ICMBIO), imprensa e pescadores desde 2008. Nos ltimos quatro anos, uma espcie de peixe pouco apreciada no Brasil, o Piranambu (Pinirampus pirinampu), foi descoberto como ideal na preparao de um prato tradicional no Peru, o ceviche, em funo de possuir poucos espinhos e de pegar o tempero. A relativa abundncia da espcie no Rio Acre, aliado a facilidade de captura e a abertura de mercado em Puerto Maldonado, induzida pela concluso do asfaltamentodo trecho Iapari-Puerto Maldonado da Rodovia do Pacfico, seduziu os peruanos, a partir do final de 2008, a praticarem a pesca desta espcie durante o Inverno Amaznico (Estao chuvosa). Este perodo coincide com a poca em que ocorre a maior quantidade de Piranambus e com a suspenso da pesca no Brasil, pelo perodo de quatro meses (15 novembro a 15 de maro), em que fornecido o seguro-defeso (IN 205/07 para o Rio Acre). Este contexto gerou a necessidade de melhor compreenso das problemticas envolvidas no sistema de gesto da pesca na Bacia do Rio Acre, impulsionando, assim, a presente pesquisa. So apresentadas caractersticas da dinmica dos recursos e do ecossistema, as percepes que os usurios possuem da situao do recurso, o perfil scioeconmico dos pescadores e os arranjos institucionais existentes. Com base neste diagnstico so discutidas alternativas para a crise no SSE baseado na anlise histrica das mudanas na cobertura da terra da Bacia do Rio Acre e nas percepes dos usurios dos recursos pesqueiros.

Metodologia
A pesquisa foi baseada em entrevistas semi-estruturadas e oficinas tri-nacionais realizadas no municpio de Iapari (Peru). Utilizou-se a metodologia bola de neve e das oficinas trinacionais para identificao de informantes em cada uma das comunidades e nos municpios (BERNARD, 1995). Foram realizadas entrevistas abertas e semi- estruturadas sem gravao, apoiadas por roteiros adaptados aos diferentes atores sociais da que atuam na pesca, sendo eles: pescadores, comerciantes, consumidores, atravessadores e compradores. Dentre os entrevistados presentes na Tabela I, os pescadores velhos foram os nicos que tiveram as entrevistas gravadas, juntamente com os presidentes das Colnias de Pescadores de Boca do Acre, Brasilia, Porto Acre, Assis Brasil e Iapari. Foram entrevistados seis atravessadores de pescado. As entrevistas realizadas em Assis Brasil incluiram as comunidades acima do Rio Acre a partir da sede do municpio at a ltima aldeia do povo Jaminawa (Patos). No percurso foram abordados pescadores brasileiros e peruanos, havendo dois casos em que foram realizados Grupos Focais com o Povo Jaminawa na Aldeia Trs Cachoeiras (Peru e Brasil) e na Comunidad Nativa Blgica (Peru).

Entre outubro e dezembro de 2009 foram realizadas 26 entrevistas semi-estruturadas gravadas com pescadores velhos, atravs da metodologia da Histria Oral (BOSI, 1983; THOMPSON, 1992) nas seguintes localidades: So Miguel, Colnia So Pedro, Bolpebra, Colocao So Sebastio, Aldeia situada abaixo de Bolpebra, Aldeia Trs Cachoeiras, Aldeia dos Patos, Aldeia Anan, Aldeia Apu, Xapuri, Rio Branco e Brasilia. Outras entrevistas semiestruturadas no gravadas foram realizadas no mesmo perodo, sendo para ambos aplicados prtestes para adequao do roteiro de entrevistas e posteriormente descartados. No geral foram realizadas 49 entrevistas com pescadores do Rio Acre, sendo 55% pertencentes regio do municpio de Assis Brasil. Os dados do trecho transfronteirio (Alto Acre) foram analisados pela triangulao: (i) das anotaes de campo; (ii) das transcries das entrevistas semi-estruturadas com as classes de atores sociais estabelecidas; (iii) dos resultados do diagnstico rpido participativo (grupo focal), junto a Iniciativa MAP1 (Mini-MAP Bacias Hidrogrficas); (iv) da anlise estatstica das entrevistas; (v) de dados externos (documentos e literatura) e; (vi) visitas aos rgos overnamentais do Brasil, Peru e Bolvia relacionados pesca. Tabela I Amostragem das entrevistas por localidade.
Instrumento amostral/Localidade Entrevistas semiestruturadas com pescadores Entrevistas semiestruturadas com consumidores Entrevistas semiestruturadas com comerciantes Total B. do Acre 08 Rio Branco 07 P. Acre 02 Xapuri 03 Brasilia 07 Assis Brasil 26 Total 53

02

03

05

03

03

16

03

01

04

08

12

05

09

10

29

73

A Iniciativa MAP trata-se de um espao interinstitucional com encontros regulares visando estabelecer polticas pblicas temticas (Educao, Agrofloresta, Bacias Hidrogrficas, Direitos Humanos, etc.) na regio de fronteira do Brasil (Acre), Bolvia (Pando) e Peru (Madre de Dios). As oficinas tri-nacionais realizadas em Iapari ocorreram no contexto no Mini-MAP Bacias Hidrogrficas2. Participaram destas oficinas representantes governamentais do Peru e do Brasil envolvidos com a gesto da pesca, representantes dos povos Jaminawas e Manchineris, da Comunidad Nativa Blgica (Peru), pesquisadores brasileiros e peruanos, representantes da Colnia de Pescadores de Assis Brasil e da Associao de Pescadores de Iapari e membros da sociedade civil organizada da Bolvia. A metodologia destas oficinas consistiu em palestras de

Iniciativa MAP (Madre de Dios-PE, Acre-BR e Pando-BO) processo de articulao de representantes de Governo, Instituies de Ensino e pesquisa e Movimento social na fronteira Brasil, Bolvia e Peru, cujo movimento existe desde 1999. 2 Mini-MAP Bacias Hidrogrficas um grupo de trabalho temtico dentro da Inciativa MAP.

representantes governamentais, trabalho em grupo para construo de mapas participativos e levantamento dos principais problemas relativos a pesca na Bacia do Rio Acre.

Resultados

O Estado do Acre possui importantes afluentes da Bacia Amaznica, como os rios Juru, Tarauac, Envira, Iaco, Purus e Acre, estando neste ltimo concentrada a maior densidade populacional, constituindo uma importante via de transporte de mercadorias para populaes ribeirinhas. A Bacia do Rio Acre situa-se na Amaznia sul-ocidental, compartilhada pelo departamento peruano de Madre de Dios, os estados brasileiros do Acre e Amazonas e o departamento boliviano de Pando (Figura 01) caracterizado por uma grande diversidade tnicocultural e uma das reas de maior biodiversidade do Planeta (SOUZA et al., 2003). Uma parte do Acre forma o Corredor Biolgico Oeste da Amaznia, considerado o de maior prioridade para a conservao da biodiversidade e manuteno de servios ambientais (SOUZA et al., 2003). Em territrio acreano, a Bacia do Rio Acre formada por 11 municpios, alm do municpio de Boca do Acre, no Estado do Amazonas. O Rio Acre nasce em territrio peruano e corre na direo Oeste-Leste, percorrendo mais de 1.190 km desde suas nascentes at a sua desembocadura, na margem direita do Rio Purus3 (Acre, 2000; 2007). A rede de drenagem da bacia hidrogrfica do Rio Acre caracterizada por Rios sinuosos e volumosos, escoando suas guas no sentido Sudoeste a Nordeste e por estreitas plancies fluviais de deposio de sedimentos retirados pela erosibilidade das guas sobre as margens (ACRE, 2000). O perodo de guas altas, correspondente a estao chuvosa, ocorre entre Janeiro e Maio e o de guas baixas, correspondente a estao seca, Junho a Dezembro. O trecho de Boca do Acre a Rio Branco navegvel, tem 311 km de extenso e uma profundidade mnima de 0,80 m em 90% do percurso. O regime fluviomtrico possui elevao mxima anual durante o perodo das cheias, ocasio em que as guas ocupam toda faixa da plancie fluvial. Essa movimentao de descida e subida das guas obedece ao regime pluviomtrico na bacia hidrogrfica (ACRE, 2000), cuja altura mdia da margem de 12,90 m na Estao chuvosa e 1,90 m na Estao seca. O Rio Acre tem experimentado eventos extremos alternados com secas severas e grandes inundaes, provocando danos sociais e econmicos importantes na regio. A bacia hidrogrfica do Rio Acre apresenta diferentes usos e ocupao do solo, havendo intensificao dos processos de desmatamento e queimadas, para implantao da pecuria e agricultura. Esta bacia tem sido alvo de intensas transformaes, com destaque para a construo da Estrada Interocenica, destinada ao escoamento dos produtos brasileiros para os mercados
3

Ministrio dos Transportes ( http://www.transportes.gov.br/bit/hidro/detrioacre.htm)

internacionais, atravs dos portos peruanos, no Pacfico (BROWN et al., 2002). O crescimento urbano do Vale do Acre iniciado a partir da dcada de 80 ocorreu de forma desordenada, que caracterizado pela falta de saneamento bsico nas cidades, ocupao de Fundos de Vale e reas de Proteo Permanente. As consequncias para a pesca so desastrosas, uma vez que o Rio Acre passa a receber a carga de poluio das cidades, o aumento da pesca comercial e as margens de rios e igaraps passam por uma significativa eroso decorrente do desmatamento que vem transformando a Floresta em pastagem para o gado. Associado a esse quadro, ocorre um aumento na atividade de piscicultura, que contribui para a degradao dos sistemas aquticos pela formao de audes para dessedentao animal, os quais muitas vezes so formados pela barragem de igaraps e sobre olhos dgua.

Figura 01 Bacia do Rio Acre. Fonte: Agncia Nacional de guas (ANA), 2009. Com relao dinmica dos recursos pesqueiros, o fenmeno da piracema constitui a principal oportunidade para a pesca. O perodo de piracemas est associado a estao seca variando conforme o trecho do Rio Acre: de agosto a dezembro no Alto da Bacia do Rio Acre; de julho a outubro em Porto Acre, que fica mais a jusante e; de junho a setembro em Boca do Acre. A pesca no Rio Acre ocorre entre abril e outubro, dependendo da altura do rio e da aspcie-alvo,

sendo junho considerado o melhor ms para a pesca por 17% dos pescadores entrevistados. Para os pescadores, os peixes no esto ovados na piracema, mas a realizam para reproduzir a montante do rio, o que deve estar associado a necessidade de realizar o esforo natatrio contra a corrente para que ocorra a maturao das gnadas. A informao de que o peixe capturado na migrao est mais gordo pode estar associado ao processo de maturao gonadal. A piracema considerada pelos pescadores como uma migrao, sendo a desova denominada arrojo. A desova ocorre no incio da Estao chuvosa, a partir de Novembro at Fevereiro, havendo relatos deste padro ser alterado para certas espcies, como o Piranambu que j foi encontrado ovado desde agosto at outubro. A dinmica do rio acompanhada pelos pescadores que vivem em sua margem, uma vez que 63% das residncias ficam at 100 m da beira do Rio e 19% entre 100 e 200 m. Os pescadores entendem a reproduo dos peixes como associado ao Lago, Rio, Igaraps e reas alagveis da Floresta (denominadas localmente de Igaps) de acordo com a fase da vida em que se encontram. Desta forma, regulam suas prticas de pesca e criam suas instituies em funo desta dinmica. Segundo BARTHEM e GOULDING (1997) Muitas espcies comercialmente importantes tm complexos ciclos migratrios e usam uma variedade de ambientes ao longo de suas vidas. Mais de 90% dos pescadores utilizam tarrafa e linhada, caractersticos da pesca de subsistncia, sendo a malhadeira e o espinhl as demais artes de pesca utilizadas. As pescarias so praticadas de forma acompanhada [46% (n = 37) so realizadas com 3 a 4 pessoas] ou solitria. Cerca de 90% dos pescadores entrevistados possuem canoa prpria, sendo que 29% possuem mais de uma. Apesar da carncia de estudos para a Bacia do Rio Acre, SOUZA et al. (2003) indicam haver pouco mais de uma centena de espcies de peixes. Os pescadores do Rio Acre entendem que existe uma situao de crise na pesca (Tabela II) e de acordo com as entrevistas realizadas, 78% das espcies consumidas mudaram nos ltimos 10 anos. Espcies de peixes grandes so relatadas como inexistentes ou muito raras atualmente, sendo elas: Dourada, Jundi, Jundi-Preto, Jundi-Amarelo, Mapar, Surubim, Caparari, Caparari, Ja (Jundi de Escama), Filhote, Peixe-lenha, Peixe-Coati, Pescada, Tambaqui, Pirapitinga e Matrinch. Devido a baixa profundidade do Rio na estao seca, o melhor local para pescar peixes grandes no Rio so os poos e baixos. Porm, para os pescadores, os peixes grandes no sobem mais o Rio para realizar a piracema porque atualmente o Rio possui menos gua e encontra-se mais raso. No passado, mesmo na estao seca, segundo os entrevistados, haviam canais escavados pelos prprios peixes, jacars, tracajs e arraias para a migrao (piracema) e passagem de canoas. Estas espcies tambm escavavam poos que eram utilizados para abrigo e reproduo. A falta da gua no Rio est diretamente relacionado a escassez das espcies citadas, ao desmatamento, a colocao de Malhadeiras na foz do Rio Acre, a proliferao de audes, a elevada quantidade de pescadores no Rio e ao uso de artes de pesca ilegais. Nas oficinas tri-nacionais realizadas em Iapari as espcies de peixes presentes no Alto Rio Acre

foram nomeadas em portugus, espanhol e sua taxonomia foi aplicada por especialistas brasileiros e peruanos com auxlio de manuais (FERREIRA, 1988 e SANTOS, 2006), seguido da situao da pesca (Muito Pouco, Pouco ou Muito) na percepo dos Povos Manchineri e Jaminawa, dos Pescadores Brasileiros e dos Pescadores Peruanos e Bolivianos (Tabela III).

Tabela II Opinio dos pescadores sobre a condio do Rio Acre em suprir a populao de peixes (n amostral e porcentagem). Condio Atual do Rio Acre Como era h 10 anos? Como estar daqui a 5 anos? Pssima 11 26% 1 2% 13 32% Ruim 10 23% 7 17% 11 27% Regular 14 33% 3 7% 5 12% Boa 7 16% 16 39% 10 24% tima 1 2% 14 34% 2 5% Total 43 100% 41 100% 41 100%

Tabela III Situao da pesca segundo pescadores Manchineris, Jaminawa, Brasileiros, Peruanos e Bolivianos.
Situao da pesca pouco ou muito pouco Pescadores Todos Espcies Cachorra (Parauchenipterus galeatus), Car (Geophagus proximus e Acarichthys heckellii), Mandi mole (Pimelodus sp. ocorre mais nos igaraps), Pescada (Pachypops spp. e Plagiooscion spp e Cynoscion), Peixe eltrico, Poraqu ou Enguia (Electrophorus electricus), Peixe-sabo (Crenicichla spp.), Peixe moela, Piaba (Astyanax spp. pouco nos igaraps), Sarap (Gymnotus carapo), Sardinha (Triportheus ssp. ocorre mais nos igaraps), Tamuat (s existe nos lagos) e Trara (Hoplias gr. Malabaricus ocorre mais nos lagos) Bod-cavalo (Hypostomus emarginatus, Liposarcus pardallis), Cangati, Caparari (Pseudoplatystoma tigrinum), Curimat (Prochilodus nigricans), Mapar (Hypophthalmus ssp.), Matrinch (Brycon cephalus), Peixe-lenha (Sorubimichthys planiceps), Pirapitinga (Piaractus brachypomus), Piaba-pinta-do-co, semsangue ou Mojara, Branquinha (Cyphocharax abramoides, Potamorhina ssp.,Steindachnerina cf. bimaculata e Curimata inornata), Mandi-Brao-de-Moa, Mandi-mandub e Mandi-bocaaberta. Pacu (Mylossoma spp, Myleus ssp., Metynnis ssp. e Catoprion mento), Cascudo (Psectrogaster ssp.), Jundi-preto (Rhandia sp.), Man-besta e Piau (Leporinus sp.). Algumas espcies como Cascudo, o Jundi (Ja - Rhandia sp.), Jundi-bandeira (Camisade-meia - Rhandia sp.), Jundi-preto, Jutubarana, Mandi (Clarias sp.), Mandi-olho-de-boi (Pimelodus sp.) e Piranambu (Pinirampus pirinampu) Cui (Oxydoras niger), Dourada (Brachyplathystoma flavicans em janeiro), Piranha-preta (Pygocentrus natterei, Serrasalmus sp. nos lagos), Piranha-vermelha (Pygocentrus natterei, Serrasalmus sp.), Surubim (Pseudoplatystoma ssp., Brachyplatystoma juruense entre setembro e novembro), Cachimbo, Candir, Mandi-cha, Bico-de-pato e Arraia (Potamotrygon ssp.) Piracatinga (Calophysus macropterus), Cubio, Cujuba, Jandi (Leiarius marmoratus), Brao-de-moa e Acaratinga.

pouco ou muito pouco

Manchineris, Jaminaws e Pescadores Peruanos e Bolivianos

pouco ou muito pouco para dois grupos e muito para um

muito

Todos

Sem informaes

Todos

A espcie percebida pelos pescadores (n = 46) como mais abundante no Rio Acre o Mandim (46%), seguido do Piranambu (39%). Relatos de aumento na quantidade de peixes pequenos e de Piranambu nos ltimos 8 anos esto possivelmente associados tanto a abertura de mercado para pesca de peixes pequenos, como a alterao nas redes trficas do rio Acre. Na medida em que as espcies de maior porte e os predadores (com exceo da espcie humana) que ocupam o topo da pirmide trfica tm suas populaes reduzidas, espera-se que haja aumento nas populaes das espcies que encontram-se na base (e.g.: pequenos peixes). O Piranambu pescado em Brasilia e Xapuri levado para venda em Assis Brasil. A Associao de Pescadores de Iapari, composta por nove Pescadores, foi fundada a dois anos em funo da oportunidade de mercado de Piranambu com Puerto Maldonado. Este comrcio movimenta at 20 toneladas/ms o que corresponde a um ingresso de R$ 76.000,00 para a economia local dos setores populares onde esto envolvidas cerca de 20 famlias. So vendidas cerca de 20 toneladas por ms, as quais so divididas entre o Atravessador e o dono de aude no Peru que compra Piranambu no Brasil. O Piranambu vendido para a Associao de Pescadores de Iapari, a qual se relaciona com o DIRPRODUCE (Ministrio da Produo), com Sede em Puerto Maldonado. O Piranambu comprado o ano todo, sendo cerca de 90% consumido em Puerto Maldonado, enquanto os outros 10% so exportados para uma fbrica boliviana de enlatado de La Paz. Estima-se que 95% do peixe comprado pelo atravessador seja Piranambu. Uma vez que no existe mercado para o Piranambu no Brasil, o atravessador sempre encomenda o pescado para garantir a compra com um agenciador que realiza a compra direta do peixe com o pescador. O Piranambu que o atravessador negocia ao longo da viagem para Puerto Maldonado vendido para revendedores e Restaurantes de Puerto Maldonado. O Piranambu um bagre e carnvoro, considerados topo de cadeia. especialmente voraz, atacando peixes presos em malhadeiras. oportunista e inclui diversos itens em sua dieta (FERREIRA, 1988). Segundo Eusbio Carpio Chavs (DIPRODUCE) o piranambu pode ser a piracatinga (Calophysus macropterus) ou ambos tem sido vendidos como piranambu no Peru. FERREIRA (op. cit.) descreve: Do ponto de vista da dieta uma espcie considerada oportunista, ingerindo alimentos de origem animal e vegetal, alm de carcaas de animais mortos. Causa prejuzos pesca comercial ao atacar peixes presos em malhadeiras, em cardumes mistos com candirus. Em funo dos hbitos alimentares, no muito apreciado como alimento em muitas reas da Amaznia. A tcnica de pesca do Piranambu realizada com o ubre da vaca (parte do peito viscosa e dura), o qual colocado na gua por alguns minutos e em seguida retirado, onde os peixes ficam aderidos, sendo colocados com a mo para dentro da canoa. Tambm confeccionada uma armadilha com vsceras amarradas a um galho. As normas formais relativas a pesca nos trs pases (Tabela IV) passavam por um momento de instabilidade durante a realizao da pesquisa. No Brasil, a nova lei de pesca entrou em vigor em junho de 2009, dando maior reconhecimento para o pescador artesanal. Aps a

aprovao da nova Constituio, a lei de pesca na Bolvia est em fase de tramitao. Apesar de interagirem com diversas organizaes em mltiplos nveis, a noo de livre organizao no clara entre os presidentes de Colnia, tendo o foco das suas aes voltadas para a garantia do seguro-defeso ao pescador. Cerca de 81% dos entrevistados praticam pesca de subsistncia e no recebem seguro-defeso (n = 22), sendo que cada Colnia de Pescadores possui uma organizao prpria para garantir o seguro-defeso ao pescador, que paga ao pescador um salriomnimo por ms de proibio da pesca. A relao dos diferentes peixes que so proibidos de pescar durante o defeso publicada anualmente, sendo pouco conhecida por parte das Colnias de Pescadores e dos pescadores. Tabela IV Normas formais relativas pesca na Bacia do Rio Acre no Peru, Brasil e Bolvia.
Peru Lei Geral de Pesca 25977 e seu Regulamento DS. 012- 2001; Lei Orgnica 26821; DS 016 2007 PRODUCE; Lei Orgnica dos Governos Regionais 26867; Lei 29338; Decreto Lei 27460; RM 219-2001 PE Brasil Portaria IBAMA n 7 02/02/96; Portaria IBAMA n 08/96; IN IBAMA n 43, 26/06/04; Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; Decreto n 6.514, de 22 de Julho de 2008; IN IBAMA n 156, 14/03/07; Portaria IBAMA n 48, 05/11/07; IN IBAMA n 205, 24/10/08; Lei n 9433; Lei n 11.959, 29/06/09; Portaria Interministerial MPA/MMA n 2,13/11/09, Decreto n 6.514, de 22/07/08 Bolvia Constituio Poltica do Estado; Cdigo Civil; n 1333 27-Abr-1992; n 1700 12-Jul1996; n 1715 18-Out-1996; n 1777 17-Mar-1997; no o 2028 28 - Outubro 1999; n o 2066 11-Abril-2000; Lei n 2878 de 08-out-2004

A pesca praticada pelos moradores localizados a montante da Trplice Fronteira, na Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes, nas Terras Indgenas e na Comunidad Nativa Blgica (Peru) visa a subsistncia e possui diferentes normas de uso de acordo com o marco legal das reas Protegidas. Estes moradores encontram-se em conflito com os pescadores profissionais (com carteira da Colnia de Pescadores) da sede do municpio de Assis Brasil e, em parte de Iapari, que visam a pesca comercial e so responsabilizados pela diminuio na quantidade de peixe. Por praticarem a pesca com finalidade de subsistncia, os moradores do Rio Acre reivindicam exclusividade de acesso aos recursos pesqueiros, enquanto que os pescadores profissionais reivindicam o direito de pescar em toda extenso do Rio. Este conflito levou o ICMBIO a intermediar uma negociao com os diferentes usurios ao longo dos anos de 2006 e 2007. Aps diversas oficinas realizadas com cada ator especfico e com todos os atores reunidos, o processo resultou na Instruo Normativa (IN) 156/07. Ela estabelece exclusividade sobre a pesca aos indgenas na rea da Terra Indgena (TI) e aos extrativistas na rea da RESEX, restando aos pescadores profissionais o trecho do Rio Acre a jusante da RESEX. Os pescadores profissionais, porm, no reconhecem o Acordo de Pesca existente na rea da RESEX e nas TIs, pois alegam que: os ndios e extrativistas vem pescar aqui e ns no podemos pescar l?. O Piranambu pescado durante 4 meses do ano (Novembro a Maro), os quais coincidem ao perodo do defeso no Brasil, sendo que a partir de abril o rio comea a descer e os peixes voltam. Os pescadores peruanos de Piranambu consideram impossvel fazer um acordo visando instituir o defeso (veda) em seu pas no mesmo perodo do Brasil, pois este corresponde ao nico

perodo do ano em que eles pescam. Assim, do ponto de vista dos pescadores de Piranambu peruanos, a situao deve permanecer como est, ou seja, os peruanos pescando entre Novembro e Maro e brasileiros pescando o resto do ano. Em 2009 a ao do ICMBIO na fiscalizao da pesca foi acompanhada pela Polcia Federal e atualmente a problemtica encontra alternativas de resoluo pela via diplomtica. Os pescadores peruanos de Piranambu

consideram abusiva a fiscalizao praticada no Brasil, pois trata-se de um rio compartilhado entre os dois pases e a legislao peruana no os probe de pescar durante o perodo do defeso brasileiro. Os pescadores peruanos tambm reclamam do excesso de controle pela aduana e Polcia peruana, o qual no praticado pelo governo brasileiro aos seus pescadores. Do ponto de vista dos pescadores brasileiros, o Piranambu representa garantia de venda, enquanto que o peixe capturado o restante do ano obtido atravs de um esforo que muitas vezes no paga as despesas da pescaria.

Discusso

Esta situao de crise pode representar uma oportunidade de responder com estratgias apropriadas aos feedbacks do SSE (GUNDERSON e HOLLING, 2002). A crise evidenciada foi resultante de dois processos: 1) Perda da vegetao ciliar de igaraps e do Rio Acre devido ao uso intensivo da terra para fins de pastagens, resultando em baixa capacidade de tamponar as oscilaes hdricas sazonais e gerando perodos anuais de seca e de enchentes e; 2) Uso de incentivos questionveis para a realidade especfica do Rio Acre. O primeiro processo resultante do estilo de desenvolvimento adotado para o Acre, mais intensamente a partir da dcada de 80. Recuperar a vegetao ciliar de todos os igaraps e racionalizar a construo de audes figuramse como algumas das alternativas possveis para este processo. O segundo processo gerador de crise no SSE parece mais simples de ser resolvido. A manuteno do modelo convencional do paradigma de comando-e-controle traduzido em normas regionais generalizantes executadas por instituies locais comprometidas com o segurodefeso conduziu o sistema a um estado indesejvel pelos usurios dos recursos pesqueiros. O conflito da pesca do Piranambu pode ser compreendido como a evidncia do sintoma que encontra suas causas e as alternativas para seu enfrentamento em um problema estrutural do sistema top down de manejo que estabelece um perodo nico do seguro-defeso para toda a parte brasileira da Bacia Amaznica. Desta forma, so necessrias novas instituies (NORTH, 1990) e direitos de propriedade (BROMLEY, 1991), que regulem o comportamento do pescador e dos demais envolvidos com a gesto da pesca no Rio Acre. Segundo muitos pescadores, o principal responsvel pela eliminao dos peixes grandes, da arraia, do jacar e do tracaj no Rio, foi a poca do defeso no perodo errado. O defeso na

Estao chuvosa foi estabelecido em virtude de corresponder ao perodo de desova da maioria das espcies de peixes da Bacia Amaznica, inclusive do Rio Acre. Na Estao seca o acesso aos poos e pausadas, para captura atravs do uso do cerco com malhadeiras, extremamente predatria pelo fato das espcies-alvo de maior porte encontrarem-se mais vulnerveis: Quando a gente pisa na pausada, a gente sabe se tem peixe no meio. Assim, visando conduzir o SSE para um estgio desejvel de conservao dos recursos pesqueiros, cabe o seguinte questionamento. O melhor perodo para haver uma interrupo da atividade de pesca corresponde a poca em que os peixes encontram-se mais vulnerveis em funo da dinmica do rio ou a poca em que eles esto desovando? A pesquisa indicou que deveria haver um ajuste na escala (FOLKE et al. 2008) do critrio utilizado para o defeso no Rio Acre. Alm do perodo reprodutivo das espcies (estao chuvosa), onde a pesca menos seletiva e as espcies esto desovando, deveria ser considerado o perodo em que o peixe mais facilmente capturado e em que existe o maior nmero de piracemas (estao seca). Na estao seca o rio torna-se com profundidade to rasa que as espcies de peixes grandes no conseguem subi-lo para completar seu ciclo reprodutivo e, entretanto, esta a poca de maior atividade de pesca. Como desdobramentos da pesquisa colaborativa, durante as duas oficinas foi construda uma matriz contendo os principais problemas da pesca, as potencialidades, as solues e as aes necessrias. Os principais problemas levantados foram a escassez de peixes, o deterioro do ecossistema, as polticas pblicas, a organizao social e a comercializao. A partir desta matriz foi elaborada uma Proposta de Gesto Integrada da Pesca na Bacia do Rio Acre, a qual foi apresentado ao Convnio de Cooperao Internacional para a Regio MAP e entregue para o Comit de Fronteiras Assis Brasil (Brasil), Iapari (Peru) e San Pedro de Bolpebra (Bolvia). Este Comit composto pela representao das Prefeituras dos trs municpios dos trs pases e com interlocuo direta junto ao Ministrio das Relaes Exteriores. Suas recomendaes so aes de longo prazo visando estabelecer sistema de co-manejo adaptativo: (i) Fazer um estudo sobre o critrio para o defeso no Acre; (ii) fiscalizao mais efetiva pela Marinha do Brasil em Boca de Acre, para que no coloquem malhadeiras na desembocadura do Rio Acre; (iii) Inspeo sanitria do pescado (peruano e/o brasileiro) que se comercializam no Peru; (iv) Criao de uma estao de pesquisa e reproduo de Piranambu em sistemas controlados (aqicultura); (v) Efetividade da fiscalizao atravs de auto-controle das organizaes de pescadores em conjunto com o Estado; (vi) Promover a implementao de normas sobre sanidade alimentar.

Consideraes Finais

A partir de diversas metodologias, foi diagnosticado que os conflitos entre os pescadores do Brasil, Peru e Bolvia poderiam ser melhor abordados a partir da avaliao da adequao do perodo de defeso da amaznia brasileira para o Rio Acre. As Colnias de Pesca demonstraram

ser instituies pouco resilientes para responder s rpidas mudanas geradas pela construo da Rodovia do Pacfico que possibilitou a abertura de mercado com a cidade peruana de Puerto Maldonado. A evidente crise indicada deve ser encarada com urgncia para que sejam criadas estratgias multi-institucionais visando adaptar-se e responder s mudanas no SSE. A excessiva nfase no seguro-defeso e na piscicultura conduziu a pesca artesanal no Rio Acre ao colapso de seus estoques. imprescindvel que haja uma inverso no foco das aes, para que elas estejam voltadas s questes-chave que garantam a resilincia das instituies e do ecossistema.

Agradecimentos
Somos gratos a Carla Guaitanele e Luis Felipe do ICMBIO pelo trabalho anterior com os pescadores que resultou no Acordo de Pesca, ao atual gestor da ESEC Rio Acre, Lincoln Schwarzbach pelo apoio prestado durante a execuo do trabalho de campo, aos participantes das oficinas, em especial a Evandro Cmara e Maira (IBAMA), Pepe (Herencia Bolvia), Jorge Barras (Iapari Peru), Vernica e Eusbio (DIRPRODUCE Peru), Manoel Arajo e Jairo (Assis Brasil) e ao WWF-Brasil, pela colaborao financeira a Iniciativa MAP. Tambm somos gratos a Francisco Alexandre Almeida (Xando) e Machael Lima pelo apoio na coleta e digitalizao dos dados. Estendemos nosso agradecimento ao Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o qual financiou esta pesquisa.

Referncias Bibliogrficas
ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual de Zoneamento Ecolgico-Econmico do Acre. Documento Final. Volumes1, 2 e 3. Rio Branco: SECTMA, 2000. ACRE. Governo do Estado do Acre. 2007. Zoneamento Ecolgico Econmico do Acre. Fase III, Volumes 1, 2 e 3. Rio Branco: Governo do Acre, 2007. ALMEIDA, M.W.B. As Colocaes como Forma Social, Sistema Tecnolgico e Unidade de Recursos Naturais. Terra Indgena. UNESP Araraquara. Vol. 7, n. 54, 1990. ARMITAGE, D.R.; BERKES, F.; DOUBLEDAY, N. Introduction: Moving beyond co-management. In: Adaptive co-management: collaboration, learning, and multi-level governance. Vancouver: UCBPress, 2007. ARMITAGE, D.R.; PLUMMER, R.; BERKES, F.; ARTHUR, R.I.; CHARLES, A.T.; DAVIDSONHUNT, I.J.; DIDUCK, A.P.; DOUBLEDAY, N.C.; JOHNSON, D.S.; MARSCHKE, M.; MCCONNEY, P.; PINKERTON, E.W.; WOLLENBERG, E.K. Adaptive co-management for social-ecological complexity. Front. Ecol. Environ.; Vol. 7, n.2, 2009. BASSO, K.H. Wisdom sits in Places. In: Wisdom sits in Places: landscape and language among the western apache. University of New Mexico Press. Albuquerque, 1995.

BARTHEM, R. & GOULDING. Os Bagres balizadores: ecologia, migrao e conservao de peixes amaznicos. Sociedade Civil Mamirau. MCT-CNPq. IPAAM, 1997. BERKES, F. Social Systems, Ecological Systems, and Property Rights. In: Rights to Nature: Ecological, Economic, Cultural, and Political Principles of Institutions for the Environment (Org. Hanna, S.; C. Folke; Mler K.G. & . Jansson) Washington D.C.: Island Press, 1996. BERKES, F. Sacred Ecology. Traditional Ecological Knowledge and Resource Management. Taylor & Francis, Philadelphia and London. 1999. BERKES, F.; FOLKE C.; GADGIL M.. Traditional ecological knowledge, biodiversity, resilience and sustainability. In: Biodiversity Conservation Problems and Policies. (Ed. C.A. Perrings; K.-G. Mler; C. Folke; C. S. Holling & B.-O. Jansson). Kluwer Academic Publishers, 1995. BERKES, F., and C. FOLKE. Linking social and ecological systems: Management practices and social mechanisms for building resilience. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 1998. BERNARD, H.R. Research methods in Antropology: qualitative and quantitative approaches. 2 ed. Walnut Creek (EUA): Altamira Press, 1995. BOSI, E. Memria e Sociedade: lembrana de velhos. 9a Ed. Companhia das Letras, 2001. BROMLEY, D. W. Environment and economy: property rights and public policy. Basil Blackwell, Oxford, 1991. BROMLEY, D.W. Making the communs Work: Theory, Practice and Police. Institute for Contemporary Studies Press, San Francisco, 1992. BROWN, I. F.; BRILHANTE, S. H. C.; MENDOZA, E. R. H. E OLIVEIRA, I. R. Estrada de Rio Branco, Acre, Brasil aos Portos do Pacfico: Como maximizar os benefcios e minimizar os prejuzos para o desenvolvimento sustentvel da Amaznia Sul-Ocidental. In: Integracin Regional entre Bolvia, Brasil y Peru. Allan Wagner Tizn y Rosario Santa Gadea Duarte (eds). Lima: Editora CEPEI, No. 25. 2002. CASH, D.W.; ADGER, W.N.; BERKES, F.; GARDEN, P.; LEBEL, L.; OLSSON, P.; PRITCHARD, L.; YOUNG, O. Scale and Cross-Scale Dynamics: Governance and Information in a Multilevel World. Ecology and Society. Vol.11, n. 2, 2006. FERREIRA, E. J.G. Peixes Comerciais do mdio Amazonas: regio de Santarm, Par / E. J. G. FERREIRA; JANSEN A. S. Z.; G.M. Dos SANTOS. Braslia: Edies IBAMA, 1988. FOLKE, C, L. PRITCHARD, F. BERKES, J. COLDING, and U. SVEDIN. The problem of fit between ecosystems and institutions. IHDP Working Paper No. 2. International Human Dimensions Program on Global Environmental Change, Bonn, Germany. Available online at: http://www.ihdp.uni-bonn.de/html/publications/workingpaper/wp02m.htm. 1998.

FOLKE, C,; HAHN, T.; OLSSON, P.; NORBERG, J. Adaptive governance of social-ecological systems. Annu. Rev. Environ. Resour.Vol. 30, 2005. FOLKE, C, L. PRITCHARD, F. BERKES, J. COLDING, and U. SVEDIN. The problem of fit between ecosystems and institutions: ten years latter. Ecology and Society Vol.12, n. 1, 2008. FEENY, D.; BERKES, F.; McCAY, B.J.; ACHESON, J.M. The tragedy of the commons: Twenty-two years later. Human Ecology. Vol.18, 1990. GUNDERSON L.H. e HOLLING C.S. Panarchy: understanding transformation in human and natural systems. Washington, DC. Island Press, 2002. HOLLING, C.S. Resilience and stability of ecological systems. Annual Review of Ecology and Systematics Vol. 4, 1973. JOHANNES. R.E. The case for data-less marine resource management: examples from tropical nearshore finfisheries. Tree. Vol.13, 1998. NORTH, D. C. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. OLSSON, P.; FOLKE, C.; BERKES, F. Adaptive Comanagement for Building Resilience in Social Ecological Systems. Environmental Management. Vol. 34, n.1, 2004. OSTROM, E. Governing the commons. The Evolution of Institutions for Collective Action. Cambridge University Press: Cambridge, 1990. PINKERTON, E. Co-operative management of local fisheries: New directions for improved management and community development. Vancouver: UBC Press, 1989. PLUMMER, R. The Adaptive Co-Management Process: an Initial Synthesis of Representative Models and Influential Variables. Ecology and Society Vol.14, n.2, 2009. SANTOS, G. M; E.J.G. FERREIRA; JANSEN A.S.Z.. Peixes comerciais de Manaus Manaus: IBAMA/AM, ProVrzea, 2006. SOUZA, M. B.; SILVEIRA, M; LOPES, M.R.M.; VIEIRA, L.J.S.; GUILHERME, E.; CALOURO, A.M.; MORATO, E.F. A biodiversidade no Estado do Acre: conhecimento atual, conservao e perspectivas. T & C Amaznia, Ano 1, Vol. 3, 2003. THOMPSON, P. A voz do Passado: Histria Oral. Editora Paz e Terra S.A., 1992. WALTERS, C.J. Adaptive Management of renewable resources. New York: MacMillan Publishing Company, 1986.

Вам также может понравиться