Вы находитесь на странице: 1из 9

TEORIA DO FOGO

O fogo uma reao qumica, com desprendimento de luz e calor chamada COMBUSTO ou QUEIMA. Para a realizao deste fenmeno imprescindvel a presena de quatro elementos essenciais que o formam e produzem alteraes profundas na substancia que se queima, so eles: COMBURENTE, COMBUSTIVEL, CALOR e REAO em CADEIA, tambm chamado de TETRAEDRO DO FOGO

ELEMENTOS DO FOGO

COMBUSTVEL = Elemento que alimenta o fogo e que serve como campo para sua propagao, podendo ser slidos, lquidos e gasosos, sendo necessrio que os slidos e lquidos sejam primeiramente transformado em gases pela ao do calor, a fim de se combinarem com o comburente e formarem dessa maneira uma substancia inflamvel. COMBURENTE = Elemento ativador do fogo, o comburente da vida as chamas, exemplo mais comum o oxignio que esta contido em quase todos os ambientes numa porcentagem de 21%. CALOR = Elemento que d inicio ao fogo, ele que faz o fogo se propagar pelo combustvel, ex.: uma fasca eltrica, uma chama ou um superaquecimento. REAO EM CADEIA = Os combustveis, aps iniciarem a combusto, geram mais calor. Esse calor provocar o desprendimento de mais gases ou vapores combustveis, desenvolvendo uma transformao em cadeia ou reao em cadeia, que, em resumo, o produto de uma transformao gerando outra transformao. Ex: consideremos uma vela. Para acende-la necessrio que exista trs elementos: Combustvel = cera que envolve o pavio Oxignio = presente no ar Calor = que pode ser fornecido por um palito de fsforo aceso. OBS; Para que o fogo continue, deve ocorrer a reao em cadeia (quarto elemento) MTODOS DE EXTINO DO FOGO

Extino Por Retirada Do Material: quando retiramos o combustvel, evitando que o fogo seja alimentado e tenha um campo de propagao, ex: aceiro feito para apagar fogo em mato, quando fechamos o registro do gs.

Extino por retirada do comburente: Tambm chamado de mtodo de extino por abafamento, consiste na retirada do comburente, evitando-se que o oxignio contido no ar se misture com os gases gerados pelo combustvel e forme uma mistura inflamvel, ex: se colocarmos uma vela acesa sob um copo emborcado, de modo que o oxignio no penetre no seu interior, notaremos que em poucos segundos o fogo consumir todo oxignio e ir se apagar.

Extino por retirada do calor: Quando retirarmos o calor do fogo, at que o combustvel no gere mais gases ou vapores e se apague, dizemos que extinguimos o fogo pelo mtodo de resfriamento. Extino qumica: Quando interrompemos a reao em cadeias. Ex. quando lanarmos determinados agentes extintores ao fogo, suas molculas se dissociam pela ao do calor e se combina com a mistura inflamvel (gs ou vapor mais comburente), formando outra mistura no inflamvel. Os materiais que tiverem seu ponto de fulgor acima de 93C so considerados COMBUSTIVEIS e os que tiverem abaixo so INFLAMAVEIS. CLASSES DE INCENDIO Quanto ao material que se queima, podemos dizer que h uma classificao clssica, que estabelece trs tipos de incndio "A", "B" e "C".

CLASSE A = fogos em slidos de maneira geral, queima em superfcie e profundidade. Aps a queima, deixam resduos, e o efeito de resfriamento pela gua ou por solues contendo gua primordial para sua extino. Ex.: madeiras, papel, tecidos, etc. (gua pres.) CLASSE = fogos em lquidos, combustvel ou inflamvel, queima somente em superfcie, no deixam resduos depois da queima, e o efeito de abafamento e o rompimento da cadeia inica, so essenciais para sua extino (pqs ou espumas) CLASSE C = fogos em materiais energizados (geralmente equipamentos eltricos), nos quais a extino s pode ser realizada com agente extintor no condutor de eletricidade para o operador no receber uma descarga eltrica (co2 ou pqs) APARELHOS EXTINTORES

Aparelhos de extintores so destinados extino imediata de um princpio de incndio quando ainda em sua fase inicial. os extintores de um modo geral, so constitudos por um recipiente de ao, cobre, lato, ou material metlico equivalente, contendo em seu interior um agente extintor cuja finalidade eliminar o princpio de incndio, utilizando para isso, um ou mais dos quatro processos tradicionais de extino Os extintores podem ser divididos em:

Portteis: quando manuais e manuseados por nico indivduo, seu tempo de utilizao de aproximadamente de um (1) minuto.

Carretas: quando sobre rodas, exigindo, para seu emprego um ou mais operadores. So classificados para uso conforme a classe de incndio que se destina "A", "B", "C" e "D".

COMBUSTIVEIS SLIDOS

LIQUDOS INFLAMVEIS

EQUIPAMENTOS ELTRICOS

METAIS PIROFRICOS

EXTINTOR DE EXPUMA MECNICA


CAPACIDADE: 10 LITROS APLICAO: Incndio das classes"A"e''B'' PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO : a pr-mistura (gua com LGE), expedida pelo esguicho lanador, que sucsiona o ar atmosfrico para a formao de espuma, quando lanada pelo quebra-jato. MTODO EXTINO:Abafamento a ao principal e resfriamento a ao secundaria.

TIPOS: PRESSURIZADO = a pr mistura j esta sob presso no cilindro, antes de retira-lo do local onde se encontra, verificar, no manmetro, se a presso favorvel, conduza-o at um local seguro, o mais prximo possvel de onde ser utilizado. Puxar o pino (trava) de segurana, e retirar o esguicho proporcionador de escuma da porta esguicho e acionar o gatilho, dirigindo o jato base do fogo. PRESSO INJETADA = H um cilindro auxiliar acoplado ao corpo do extintor. A prmistura somente ser pressurizada no momento da sua abertura. Retirar o extintor do local prprio e conduzi-lo prximo de onde ser utilizado. Abrir o registro de propelene (CO2) afim de pressurizar o cilindro. Puxar o pino de segurana. Retirar o gatilho, dirigindo o jato a base do fogo. EXTINTOR P QUMICO SECO.

CAPACIDADE : 1, 2, 4, 6, 8, 10 e 12Kg APLICAO; Incndios classes ''B'' e ''C''. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO: O p qumico seco ( base de bicarbonato de sdio ou potssio) expedido pela mangueira atravs de um gs inerte. MTODO DE EXTINO: Abafamento. Tipos: Pressurizado ou presso injetada. PRESSURIZADO: O p j est pressurizado no cilindro. Antes mesmo de retira-lo do local onde se encontra, verificar a presso, retira-lo e conduzi-lo at um local seguro, ou o mais prximo possvel de onde ser utilizado. Puxar o pino (trava) de segurana e retirar a mangueira e o esguicho do suporte. Empunhar o esguicho e acionar o gatilho, dirigindo o jato base do fogo. PRESSO INJETADA: H um cilindro auxiliar acoplado ao corpo do extintor. A prmistura somente ser pressurizada no momento da sua abertura. Retirar o extintor do local prprio e conduzi-lo prximo de onde ser utilizado. Abrir o registro de propelene (CO2) afim de pressurizar o cilindro. Puxar o pino de segurana. Retirar o gatilho, dirigindo o jato a base do fogo.

EXTINTOR DE AGUA PRESSURIZADA


CAPACIDADE : 10 LITROS APLICAO; Incndios classes ''A''. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO: gua expedida pela mangueira atravs de um gs inerte. MTODO DE EXTINO: Resfriamento. Tipos: Pressurizado e presso injetada. PRESSURIZADO: A gua j est pressurizada no cilindro. Antes mesmo de retira-lo do local onde se encontra, verificar a presso, retira-lo e conduzi-lo at um local

seguro, ou o mais prximo possvel de onde ser utilizado. Puxar o pino (trava) de segurana e retirar a mangueira e o esguicho do suporte. Empunhar o esguicho e acionar o gatilho, dirigindo o jato base do fogo.

PRESSO INJETADA: Igual ao de p qumico seco.

EXTINTOR DE GS CARBNICO

CAPACIDADE : 06 Kilos APLICAO; Incndios classes ''B'' e ''C''. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO: O aparelho expele um gs inerte mais pesado que o ar. MTODO DE EXTINO: Abafamento (no atua em profundidade e no resfria). OPERAO: O pino ou a vlvula de segurana funciona automaticamente com o excesso de presso. A cada 06 meses verificar o peso do extintor de CO2, se tiver 10 % menos do peso especificado, refazer a carga. A cada 05 anos realizar o teste hidrosttico e reviso geral

RECOMENDAES EM CASO DE INCNDIO Manter a calma, evitando o pnico, correrias e gritarias; Usar extintores, hidrantes ou meios disponveis para apagar o fogo; Acionar o boto de alarme mais prximo, telefonar para o ramal de emergncia, quando no se conseguir a extino do fogo; Fechar portas e janelas confinando o local do sinistro; Isolar os materiais combustveis e proteger os equipamentos desligando-os da rede eltrica; Comunicar o fato chefia da rea envolvida ou ao responsvel do mesmo prdio; Armar as mangueiras para a extino do fogo, se for o caso; Existindo muita fumaa no ambiente ou local atingido, usar um leno como mscara (se possvel molhado), cobrindo o nariz e a boca; Para se proteger do calor irradiado pelo fogo, sempre que possvel, manter molhadas as roupas, cabelos e calados.

OBSERVAO = NA SEQUENCIA TENHO FOTOS DE INTERNO/EXTERNO QUE S EST DISPONIVEL PARA FAX

TODOS

EXTINTORES

Вам также может понравиться