Вы находитесь на странице: 1из 5

Instituio essencial funo da Justia

DEFENSORIA PBLICA ESPECIALIZADA CRIMINAL E EXECUES PENAIS Defensoria Pblica Especializada do Jri

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR VICEPRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA BAHIA

A DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DA BAHIA, por intermdio do Defensor Pblico subscrito ao final, vem, mui respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, impetrar, nos termos do artigo 5, inciso LXVIII, da Constituio Federal, combinado com o artigo 647 e seguintes do Cdigo de Processo Penal, o presente HABEAS CORPUS (COM PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR) em favor de: GUILHERME MAROTTA SOARES DE ALMEIDA , brasileiro, RG n 04.057606-04 SSP/BA, filho de Orlando soares de Almeida Sobrinho e de Consuelo Marota Soares da Almeida, residente na Travessa Aucena , n 10, Alto das Pombas, Bairro da Federao. Com o intuito de tolher a coao ilegal liberdade de locomoo do paciente, in casu, pela ausncia de requisito da custdia cautelar decretada e mantida pelo juiz do 2 juzo de 2 Vara do Tribunal do Jri da Comarca de Salvador, ora autoridade coautora no processo de n 0413165-172012.8.05.0001 conforme ficar provado pelo que passa a expor;

Instituio essencial funo da Justia

DEFENSORIA PBLICA ESPECIALIZADA CRIMINAL E EXECUES PENAIS Defensoria Pblica Especializada do Jri

1.

DA CAUSA PETENDI No dia 17 de dezembro de 2012 foi preso em flagrante Guilherme

Marotta Soares de Almeida, ora paciente, acusado de ser o autor do homicdio de sua ex companheira Snia Barbara Oliveira Souza. Ocorre que a decretao da preventiva tem fundamentao incua, uma vez que a mesma esta baseada na convenincia da instruo criminal, no entanto o paciente logo aps a consumao do fato, se apresentou espontaneamente a fora policial. O prprio magistrado na sua deciso explica que entende-se por convenincia da instruo criminal a expectativa de que a justia criminal flua, na busca da verdade real, de maneira tranquila. Diante dessa fundamentao no prudente afirmar que o paciente apresente obstaculo instruo criminal vez que como dito se apresentou de livre e espontnea vontade. No obstante isto, a prpria deciso judicial na fl. 35, corroborada com a lei 12.403/11 no art. 282, 6, afirma que a regra do processo penal a liberdade sendo a segregao da mesma exceo que deve ser usada nas hiptese de extrema necessidade, sob pena de afronta ao princpio da presuno de inocncia. Ademais, constata-se que no caso em apreo, a decretao da priso preventiva no apresenta fundamentao quanto a insuficincia de outras medidas cautelares diversa de priso. Contudo IX,enuncia que:
todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob

a CF/88 em seu art. 93,

Instituio essencial funo da Justia

DEFENSORIA PBLICA ESPECIALIZADA CRIMINAL E EXECUES PENAIS Defensoria Pblica Especializada do Jri

pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao;"

Compilando os entendimentos dos dispositivos legais supra referidos, nota-se que nenhuma deciso judicial pode ser proferida sem a devida fundamentao principalmente quando versa sobre o estado libertrio do indivduo pois, como visto na lei 12.403/11, 6 a decretao da priso s poder ser decreta quando no for cabvel nenhuma outra medida diversa da privao da liberdade, e o no cabimento deve ser devidamente fundamentado pelo magistrado, o que no foi feito no caso ora debatido. Com o intuito de endossar a argumentao, imperiosa a lio do doutrinador Aury Lopes Jr:
O processo penal um instrumento de limitao do poder punitivo do Estado, impondo severos limites ao exerccio desse poder e tambm regras formais para o seu exerccio. E a forma um limite ao poder estatal. Mas, ao mesmo tempo, a forma uma garantia para o imputado, em situao similar ao princpio da legalidade do direito penal.

Pois bem. A priso preventiva bem como qualquer ato inerente ao processo penal deve ser orientado de acordo com as peculiaridades da situao ftica bem como a do suposto autor, no caso em apreo, a priso no se justifica pois o paciente primrio, tem boa conduta social, antes desse fato nunca se envolveu com questes policiais, tem bons antecedentes, exerce atividade laborativa lcita e NO RESTA COMPROVADO A NECESSIDADE DE GARANTIR A ORDEM PBLICA E MUITO MENOS A CRIAO DE QUALQUER OBSTCULO AO DESENROLAR DA INSTRUO CRIMINAL.

Instituio essencial funo da Justia

DEFENSORIA PBLICA ESPECIALIZADA CRIMINAL E EXECUES PENAIS Defensoria Pblica Especializada do Jri

Assim, esta Instituio essencial Justia pugna pela interveno desta Austera Casa para que seja debelada a custdia cautelar decretada in casu, dada a sua ILEGALIDADE MANIFESTA por conta da NULIDADE DA DECISO QUE DECRETOU A PREVENTIVA, POR AUSNCIA DE FUNDAMENTAO, BEM COMO PELA AUSNCIA DE REQUISITOS DA CUSTDIA CAUTELAR. 2. DA MEDIDA LIMINAR Diante do quanto exposto, ntida a existncia do fumus boni iuris, pois no apenas plausvel, verossmil a tese deduzida em prol do Paciente, mas, sim, certa e inconteste, j que informada pela prpria Carta Magna. Ademais, no pretende o remdio heroco ora deduzido apreciar questes de alta indagao, que demandem maiores consideraes ou estudos mais detalhados, tratando, ao contrrio, de matria facilmente verificvel de pronto e que, evidncia, no esbarra na proibio da anlise vertical de material probatrio na via estreita do Habeas Corpus. Em paralelo, constata-se, ainda, a gritante presena do periculum in mora, evidente em casos de cerceamento da liberdade e que dispensa maiores incurses ou digresses tericas, pois cada dia adicional no crcere representa mais angstias, temores, riscos e prejuzos fsicos e/ou psquicos. Assim, requer-se seja a ordem de Habeas Corpus concedida in limini litis, independentemente da prestao de informaes pela Autoridade Coatora, j que devidamente instrudo o pleito, determinandose, mediante a REVOGAO DA CUSTDIA PREVENTIVA, a imediata expedio do alvar de soltura, comunicada a deciso, com urgncia, via

Instituio essencial funo da Justia

DEFENSORIA PBLICA ESPECIALIZADA CRIMINAL E EXECUES PENAIS Defensoria Pblica Especializada do Jri

fac-smile, ao Exm. Sr. Dr. Juiz de Direito do 2 juzo da 2 Vara do Tribunal do Jri da Comarca da Capital, ora Autoridade Coatora, sem prejuzo da posterior anlise, por esta Augusta Casa, do pleito definitivo abaixo deduzido. 3. DA ORDEM DEFINITIVA Ante o exposto, em definitivo, requer-se, confirmada a deciso liminar, seja DEFERIDA A ORDEM DE HABEAS CORPUS para revogar a custdia preventiva decretada, por fora da nulidade da deciso que decretou a preventiva, por ausncia de fundamentao, bem como pela ausncia dos requisitos da priso preventiva, determinando-se, enfim, a expedio do alvar de soltura, como medida da mais ldima JUSTIA! P. deferimento. Salvador, 25 de maro de 2013. ELAINA ROSAS Defensora Pblica YANNA REIS Estagirio da DPE

Вам также может понравиться