Вы находитесь на странице: 1из 6

Notas: 1 Leia o seguinte texto:

O Constitucionalismo social um sistema que defende o regime constitucional, ou seja, um governo regulado por uma Constituio que organize o Estado e limite o seu poder, bem como, a incluso de normas e preceitos relativos defesa dos Direitos Humanos Fundamentais em seu texto. Surgiu nas transies das monarquias absolutistas para o Estado Liberal de Direito e tem como objetivo a proteo dos Direitos Humanos Fundamentais, sem os quais a pessoa humana no consegue existir e fica merc do livre arbtrio dos governantes. Estabelecendo um Governo de Leis, o Homem passa a abraar um Estado de Direito, ou seja, um pas juridicamente organizado atravs da sistematizao das normas em forma de lei, o que significa dizer que o Estado tambm est subordinado s leis, assim como, a sociedade.

Com base no texto acima, NO podemos considerar que:

Escolher uma resposta. a. O Constitucionalismo poder de criar ou alterar uma Constituio. b. O Constitucionalismo defende que os Governos sejam regulados por uma Constituio. c. O Constitucionalismo limita o poder do prprio Estado. d. O Constitucionalismo surgiu em momento histrico no qual transitvamos de monarquias absolutistas para o verdadeiro Estado Liberal de Direito. e. O Constitucionalismo tem como objetivo a proteo dos Direitos Humanos Fundamentais. Resposta Correta: O Constitucionalismo poder de criar ou alterar uma Constituio.

Comentrio resposta correta: Em verdade cabe apenas ao Poder Constituinte,

atravs da Assemblia Nacional Constituinte, a rdua tarefa de criar ou alterar a Constituio, pois o Constitucionalismo sistema que defende a Constituio.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 Conforme disse Ruy Barbosa, com propriedade:

[...] direitos no se confundem com garantias, porque, no texto da lei fundamental, as disposies meramente declaratrias, que so as que imprimem existncia legal aos direitos reconhecidos e as disposies assecuratrias, que so as que, em defesa dos direitos, limitam o poder. Aquelas instituem direitos; estas, as garantias.

No ordenamento jurdico existem direitos e garantias, a funo das garantias , primordialmente, proteger os direitos, desse modo, um exemplo disso, pode ser: se um cidado tem direito Liberdade de Locomoo, a Garantia correspondente desse direito o Habeas Corpus.

Procure ler no seu livro-texto, sobre os direitos e garantias individuais de natureza penal.

Encontre nas alternativas abaixo mais UM exemplo de Direito associado sua Garantia:

Escolher uma resposta. a. Para garantir o Direito ao Crime, existe

a Garantia da Imunidade b. Para proteger o Direito Morte, existe a Garantia da Eutansia c. Para garantir o Direito lquido e certo, existe a Garantia do Mandado de Segurana. d. Para proteger o Direito Vida, existe a Garantia do Habeas Corpus e. Para garantir o Direito de Locomoo, existe o Habeas Data. Comentrio resposta errada: No foi desta vez! Volte ao captulo 3 e faa uma nova leitura dos Direitos e Garantias Individuais.

Errado Notas relativas a este envio: 0/1. Question 3 Notas: 1 Dos direitos e garantias fundamentais explicitados na Constituio Federal, temos aquele que anuncia a isonomia de todos perante a lei, sem distino de qualquer natureza.

O Direito em questo tem o sentido de equiparao de todos no que concerne fruio de direitos, bem como, sujeio de deveres.

Muitas vezes, pode estar representado pelo tratamento desigual aos desiguais, a exemplo da alquota progressiva do Imposto de Renda. Esse tratamento caracteriza a isonomia.

Estamos aqui tratando do direito :

Escolher uma resposta. a. Igualdade b. Liberdade c. Legalidade d. Segurana

e. Fraternidade Resposta Correta: Igualdade

Comentrio resposta correta: A resposta correta igualdade, pois alm do explicitado no enunciado da questo, sabemos que a isonomia tem o mesmo significado jurdico de igualdade.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1 Segundo Alexandre de Moraes, essa teoria foi esboada pela primeira vez por Aristteles, na obra Poltica. Posteriormente, John Locke, no Segundo Tratado do Governo Civil, reconheceu a importncia da existncia das trs funes distintas no Poder Estatal. Porm, foi com Montesquieu, na obra: Esprito das leis, que essa teoria foi consagrada.

Estamos tratando de teoria sobre:

Escolher uma resposta. a. Congresso Nacional b. Estrutura do Estado c. Tripartio de Poderes d. Federalismo e. Constitucionalismo Resposta correta: Tripartio de Poderes

Comentrio resposta correta: O Estado brasileiro adota como princpio fundamental a separao dos poderes (ou tripartio de poderes), que ganhou dimenso definitiva na Europa a partir das idias de Montesquieu (em Esprito

das Leis ), deixando para trs o Absolutismo at ento vigente.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 5 Notas: 1 No que diz respeito aos direitos e garantias individuais, assinale a opo incorreta:

Escolher uma resposta. a. inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias. b. Todos so iguais perante a lei, sem distines de qualquer natureza. c. No assegurada a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva. d. livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. e. assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem. Resposta Correta: No assegurada a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva.

Comentrio resposta correta: So Direitos e Deveres individuais gerais, na ordem das afirmativas da questo dentre outros: Liberdade de Expresso, Liberdade de Pensamento, Liberdade de Conscincia, Assistncia Religiosa.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 6

Notas: 1 De acordo com o Livro-texto, a Constituio Federal garante que gratuita, para os reconhecidamente pobres, a:

Escolher uma resposta. a. Certido de Registro de imveis. b. Certido de casamento. c. Certido de divrcio. d. Certido de protesto. e. Certido de bito. Resposta Correta: Certido de bito.

Comentrio resposta correta: So gratuitos, para os reconhecidamente pobres, o registro Civil de Nascimento e a Certido de bito .

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Вам также может понравиться