Вы находитесь на странице: 1из 5

Pontifcia Universidade Catlica do Paran

Escola Politcnica Curso de Engenharia Qumica Disciplina de Laboratrio de Engenharia Qumica I 2012

AULA 4 - CRIOCONCENTRAO Aumento da Concentrao de uma Soluo de Sacarose por Crioconcentrao A crioconcentrao uma tcnica de concentrao de produtos lquidos por meio do congelamento e separao de parte da gua congelada (gelo) do produto lquido, qualquer que seja o sistema considerado. O processo envolve o abaixamento da temperatura do produto a ser concentrado abaixo de seu ponto de congelamento de maneira controlada, a fim evitar a temperatura euttica, em que todos os componentes do produto solidificam imediatamente. Na sequncia o gelo removido para se obter o produto concentrado. O gelo pode ser removido por gravidade, colunas de lavagem, centrfugas ou prensas, em funo do processo de crioconcentrao adotado. Recentemente, a aplicao de certos produtos qumicos e bioqumicos utilizados na indstria farmacutica e de alimentos, ou na produo de polmeros de alto desempenho aumentaram o interesse no estudo da crioconcentrao. Somando-se a isso, tem-se as restries impostas por leis ambientais, que requerem cada vez mais processos com tecnologias limpas. A crioconcentrao requer menos energia que a evaporao e retm os componentes volteis dos alimentos. Porm, para alimentos mais concentrados a remoo dos cristais de gelo torna-se mais difcil, a menos que seja possvel a lavagem dos mesmos para evitar perdas de produto. importante considerar a temperatura em que o produto congela como um todo, a concentrao dever ser feita em temperatura superior a esta. Para a sacarose a temperatura de congelamento - 22C, para o suco de laranja e o extrato de caf tem-se - 20C. 1.1 Congelamento: Ponto inicial de congelamento: Este ponto diferente do ponto de congelamento da gua pura devido presena de slidos solveis no material que reduzem o ponto de congelamento. Por exemplo: para a sacarose a temperatura de congelamento - 22C, para o suco de laranja e o extrato de caf tem-se - 20C. Tempo de congelamento: Uma determinada poro do produto no congelar de forma uniforme. Por exemplo: se leite for colocado em um congelador, o lquido ao redor das paredes da embalagem congela primeiro e estes cristais iniciais sero de gua pura. A medida que a gua continua congelando, o leite ir sendo concentrado em minerais, protenas, lactose e gordura. Este concentrado tambm se torna mais concentrado medida que o processo de congelamento avana. Finalmente o ncleo central de leite, altamente concentrado, permanece lquido se a temperatura for inferior temperatura euttica, se for igual ou superior o ncleo tambm ir congelar.

1/5

Laboratrio de Engenharia Qumica I 2012

1.2 Tcnicas da crioconcentrao Cristalizao de suspenso:

Neste mtodo, o tamanho dos cristais de gelo limitado pelo mtodo de concentrao que consiste num sistema de troca de calor do tipo superfcie-raspadora (cristalizador) para a gerao da semente do cristal de gelo, do envio do material para o re-cristalizador para o crescimento do cristal e ento para a coluna de lavagem para a separao de cristais de gelo do material lquido concentrado. Este sistema complicado faz com que o processo seja o mais caro dentre os mtodos de crioconcentrao.

Figura 1: Fluxograma de processo de crioconcentrao por Cristalizao de suspenso

Coluna de lavagem:

Existem dois tipos de tecnologia para colunas de lavagem. Em ambos os tipos utilizada a compresso para movimentar o cristal atravs do leito da coluna, o que muda em cada tipo o meio de transporte forado atravs da coluna. A Figura 2 mostra uma coluna com compresso e transporte do leito por parafuso rotativo. Os cristais so forados atravs da coluna onde so lavados para remover eventuais impurezas residuais. A soluo que alimenta a coluna apresenta de 30% a 40% slidos. O primeiro passo passar a soluo me atravs de um filtro para remover a maior parte do lquido e na sequncia comprimir a soluo. A compresso aumenta o teor de slidos para 60% a 80%. Uma vez que o sistema formou o leito de cristais, este lavado para remover a soluo me residual, formando uma camada limite entre o lquido puro e o lquido de
2/5

Laboratrio de Engenharia Qumica I 2012

lavagem (Figura 3). O produto puro geralmente tem uma temperatura mais elevada do que a da soluo de alimentao.

Figura 2 estgio de compresso Crioconcentrao progressiva:

Figura 3 estgio de lavagem

A tecnologia de crioconcentrao progressiva baseada sobre um conceito completamente diferente ao do processo da cristalizao. A particularidade deste mtodo que um grande e nico cristal de gelo formado, em vez de muitos cristais de gelo pequenos como no mtodo da cristalizao de suspenso, de modo que a separao entre o cristal de gelo e soluo me muito fcil. Isto faz que o sistema seja muito simples e o custo do processo menor. Crioconcentrao euttica:

A tecnologia da crioconcentrao euttica uma tcnica que separa sais inorgnicos da soluo aquosa caracterizada pela cristalizao simultnea do soluto e do gelo. Isto conseguido refrigerando o sistema abaixo da temperatura euttica da soluo. A etapa da separao entre o sal e os cristais de gelo realizada sob efeito da gravidade. A fora motriz do fenmeno a diferena na densidade de ambos os slidos. Correntes de gelo e da soluo concentrada so obtidos. Esta tcnica apresenta vantagens como baixo consumo de energia e elevada pureza dos produtos. A distribuio de tamanho de cristal importante na crioconcentrao euttica, influenciando diretamente no desempenho e na operabilidade do equipamento, bem como na qualidade do produto. Crioconcentrao parcial do bloco:

O princpio desta tcnica consiste no seguinte: uma soluo me introduzida em uma cmara do cristalizador e congelada parcialmente, a partir do centro, introduzindo uma tubulao com circulao de agente refrigerante. Enquanto o bloco de gelo aumenta, a concentrao da soluo restante tambm aumenta. A execuo da separao por gravidade de bloco de gelo permite uma reduo das perdas dos slidos da soluo durante a separao destes dos cristais de gelo. Neste processo um parmetro importante a densidade do cristal de gelo formado no bloco, quanto maior a densidade melhor separao.
3/5

Laboratrio de Engenharia Qumica I 2012

Crioconcentrao do bloco completo:

A base desta tcnica a seguinte: a soluo congelada completamente e a temperatura no centro do produto est baixo do ponto de congelamento. Aps isso, a soluo inteiramente congelada descongelada e a frao concentrada separada da frao do gelo por meio de descongelamento gravitacional auxiliado ou no por outras tcnicas para aumentar a eficincia da separao. Sob estas circunstncias, o bloco de gelo atua como uma estrutura contnua atravs do qual passa a frao concentrada. Controlando a temperatura descongelamento, possvel alcanar uma eficincia do processo superior a 90%. Procedimento experimental Dados coletados: tempo (min) concentrao (obrix) temperatura (oC)

Anlise dos resultados

1. Apresente e analise a cintica da variao de concentrao da soluo de sacarose por crioconcentrao. 2. Com base na curva cintica, apresente a mxima concentrao do produto final e o tempo que levaria para se obter esta concentrao. 3. Quais as vantagens de se utilizar a crioconcetrao? 4. Quais as desvantagens de se utilizar a crioconcetrao? 5. Se esta soluo fosse processada industrialmente qual o equipamento poderia ser adotado? 6. A crioconcentrao pode ser utilizada para se obter produtos com concentrao elevada?
4/5

Laboratrio de Engenharia Qumica I 2012

7. Como possvel obter altas concentraes em escala industrial? Condies de operao:

substncia: composio: estado fsico: soluo me caractersticas: massa: temperatura: substncia: composio: estado fsico: concentrado caractersticas: massa: temperatura: substncia: composio: estado fsico: resduo slido (gelo) caractersticas: massa: temperatura: tipo: esquema: caractersticas do capacidade total: equipamento dimenses: velocidade de rotao: tempo de operao:

5/5

Вам также может понравиться