Вы находитесь на странице: 1из 3

Resumos Histria 1. Queda do Imprio Portugus no Oriente a.

Causas No sculo XVI, o Imprio Portugus no Oriente sofreu decadncia do comrcio de especiarias devido: - Concorrncia comercial de Holandeses, Ingleses e Franceses atravs da pirataria aos nossos barcos e possesses; - Recuperao das rotas do Levante pelos muulmanos; - Dificuldade de administrao de um imprio to vasto, disperso e longnquo com escassa populao e com fracos recursos financeiros; - Administrao corrupta com funcionrios que queriam o enriquecimento pessoal custa do reino. Assim, Portugal perdeu o monoplio do comrcio das especiarias. b. Solues Como Portugal perdeu o monoplio, deu-se uma viragem dos interesses coloniais para o Atlntico. Assim, Portugal passou a explorar o comrcio do Brasil e de frica. No Brasil, desenvolveu-se uma intensa produo de acar em grandes exploraes com engenhos que transformavam a cana-de-acar em acar. Em frica, Portugal ia buscar mo de obra escrava para trabalhar no Brasil. Havia assim trfico negreiro. c. Consequncias Aparecimento do comrcio triangular entre Portugal, Brasil e frica. 2. Unio Ibrica a. Causas da crise dinstica A crise da sucesso aconteceu devido ao rei D. Sebastio que desapareceu na Batalha de Alccer Quibir em 1578. Como no tinha descendentes, criou uma crise pois no havia ningum para subir ao trono. b. Candidatos ao trono e apoiantes Surgiram trs candidatos: - D. Catarina duquesa de Bragana - D. Antnio, prior do Crato (que era apoiado pelas classes populares) - Filipe II de Espanha, apoiado pela nobreza e pela burguesia O exercito espanhol invadiu Portugal e houve um confronto entre D. Antnio e Filipe de Espanha. D. Filipe venceu e foi aclamado rei de Portugal nas Cortes de Tomar em 1581. Fica assim D. Filipe I de Portugal (II de Espanha). Criava-se assim a Unio Ibrica unio de Portugal e Espanha sob o mesmo rei. Nas Cortes de Tomar, D. Filipe prometeu que, apesar da unio, Portugal mantinha:

- Autonomia - Leis - Costumes - Liberdades 3. Restaurao da Independncia a. Causas do descontentamento da populao O reinado de D. Filipe I correu bem mas os reinados de D. Filipe II e D. Filipe II trouxeram descontentamento populao. Causas do descontentamento: - Portugal viu-se arrastado para as guerras que Espanha travava com Holanda, Inglaterra e Frana. Tropas portuguesas e embarcaes foram enviadas para essas guerras; - Novos impostos para financiar as guerras; - Territrios portugueses foram descurados pelos espanhois e Portugal perdeu vrios deles para os Holandeses; - Decadncia do Imprio Espanhol b. Localizao no tempo Em 1 de Dezembro de 1640, desencadeou-se uma revolta de nobres e populares e foi restaurada a Independncia de Portugal. Foi aclamado rei D. Joo IV que iniciou a Dinastia de Bragana. Mas, Portugal continuou em guerra com Espanha pois esta s reconheceu a independncia 28 anos depois. 4. Caracterizar o Antigo Regime No Antigo Regime, predomina a agricultura, mas houve tambm um aumento das trocas comerciais. A agricultura era pouco produtiva pois as tcnicas eram rudimentares e as terras pertenciam todas nobreza e ao clero. No final do sculo XVII, haviam muitos produtos das colnias e houve uma crise comercial. A oferta era maior do que a procura e os preos baixaram. Ento, desenvolveu-se o Mercantilismo: doutrina econmica que defende que a maior riqueza de um pas so os metais preciosos, logo estes devem ser acumulados. Assim, os pases tentavam diminuir as importaes e aumentar as exportaes para receberem mais metais (que eram a forma de pagamento). Deste modo, tinham balanas comerciais favorveis. Mas, para tal era preciso fomentar as actividades manufactureiras e comerciais. Em Portugal, o conde de Ericeira implementou algumas medidas: - aplicou taxas aduaneiras sobre as importaes e diminuiu a taxa das exportaes; - elaborou as Leis Pragmticas: leis que proibiam a importao de artigos de luxo de modo a proteger a indstria portuguesa da concorrncia. O estado tornou-se assim proteccionista. A sociedade era de ordens e estava dividida em clero, nobreza e povo. Cada pessoa tinha uma funo e lugar prprio na sociedade e no era possvel alterar a posio social. A estratificao deveu-se ao nascimento e desempenho de certos cargos e funes. Esta diviso via-se no vesturio e nos costumes.

O clero e a nobreza eram as classes privilegiadas e o povo a classe no privilegiada. O clero e a nobreza eram proprietrios de terras e exerciam cargos polticos. O povo assegurava as actividades produtivas. O povo vivia na misria. A burguesia tinha poder econmico pelos negcios que possua. Nesta sociedade, havia pouca mobilidade social. O Absolutismo era caracterizado pela concentrao de todos os poderes no rei: - poder legislativo: elaborao de leis - poder executivo: execuo de leis - poder judicial: julgamento de quem no cumpria as leis O poder do rei era considerado como divino, ou seja, vinha de Deus e portanto o rei s prestava contas a Deus. O pas onde o poder absoluto foi mais forte foi Frana com o rei Luis XIV que afirmou O Estado sou eu!.

Вам также может понравиться