Вы находитесь на странице: 1из 65

SPED PIS/COFINS

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 1 de 66

Caro Cliente,

Diante das novas exigncias da Receita Federal para ampliao do Sistema Pblico de Escriturao Digital (SPED), a partir de abril/2011, alguns clientes devero gerar o arquivo digital SPED PIS/COFINS que substituir toda a documentao fiscal em papel pelo formato eletrnico, conforme o status de cada empresa com relao obrigatoriedade, a ser verificada com o contador. Dessa forma, a PC orienta seus clientes para que todas as etapas de cadastro do PIS/COFINS sejam realizadas corretamente para validao da SEFAZ. Para isso, exigido das empresas mudanas na parametrizao e novos cadastros para a gerao e validao dos arquivos fiscais, conforme as orientaes que sero apresentadas a seguir.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 2 de 66

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

CONSIDERAES IMPORTANTES ................................................................................................... 4 PROCESSO BSICO PARA TRIBUTAO PIS/COFINS (ENTRADA E SADA): ...................................... 5 CADASTRO DE TRIBUTAO PIS/COFINS PROCESSO DE ENTRADA............................................ 11 CADASTRO TRIBUTAO PIS/COFINS PROCESSO DE SADA (VENDA) ........................................ 28 RECLCULO TRIBUTAO PIS/COFINS (SE NECESSRIO).............................................................. 40 TRIBUTAO SPED PIS/COFINS - MDULO 34 ............................................................................. 43 GERAR ARQUIVO SPED PIS/COFINS .......................................................................................... 48 VALIDAO DO ARQUIVO ........................................................................................................... 65

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 3 de 66

1. CONSIDERAES IMPORTANTES

O que SPED PIS/COFINS?

O SPED PIS/COFINS um arquivo digital, que ser enviado Receita Federal, contendo todas as informaes aferidas no perodo, os custos, despesas, encargos e aquisies geradoras de crditos de PIS/COFINS.

Fique atento! Verifique com seu contador o prazo para que sua empresa se adeque ao novo sistema.

Objetivo: O objetivo do SPED - PIS/COFINS enviar informaes Receita Federal relativas apurao de PIS e COFINS.

Quando enviar? O envio do arquivo deve ser realizado mensalmente.

Como apresentar? A apresentao dos dados de todas as filiais centralizada na matriz para o envio do arquivo.

Penalidades: A entrega do arquivo fora do prazo ou com dados incompletos acarretar uma multa no valor de R$ 5.000,00 por ms de forma acumulativa.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 4 de 66

O cadastro da tributao PIS/COFINS realizado em rotinas diferentes para os processos de Entrada e Sada. Veja nesse material como realizar o cadastro da tributao PIS/COFINS e como gerar o SPED.

2. PROCESSO BSICO PARA TRIBUTAO PIS/COFINS (ENTRADA E SADA):


Para que todas as etapas de cadastro e gerao do SPED PIS/COFINS sejam realizadas com sucesso indispensvel que o processo bsico seja seguido corretamente, conforme procedimentos abaixo: 1) Utilize as seguintes rotinas atualizadas: 560 Atualizar Banco de Dados (16.08.25 ou superior); 500 Atualizar Procedure (16.08.33 ou superior); 580 Cadastrar NCM (16.08.02 ou superior).

2) Acesse a rotina 560 Atualizar Banco de Dados, marque as opes abaixo e, em seguida, clique em Confirmar: - Criao/Excluso de Rotina (rotina 529): aba Menu/Permisses/Frmulas; - Criao/Excluso Permisso de Acesso (rotina 530): aba Menu/Permisses/Frmulas; - Tabela de figura tributria (PCTRIBFIGURA): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba F; - Tabela de produto (PCPRODUT) e Tabela de produto por filial (PCPRODFILIAL): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba P, sub-aba Pro Px; - Tabela de Tributao por Estado (PCTABTRIB): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba T; - Cadastro de tributao de PIS/COFINS (PCTRIBPISCOFINS): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba T; - Tabela de Outras Tributaes (PCTRIBOUTROS): Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba T; - Tabela de Percentuais Lucro Presumido (PCTABTRIBENT): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba T; - Tabela Notas Fiscais de Entrada (PCNFENT) e Tabela Notas Fiscais de Sada (PCNFSAID): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba N; - Tabela Notas Fiscais de Entrada da Pr-Entrada (PCNFENTPREENT): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba N; - Tabela de Fornecedor (PCFORNEC): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba F;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 5 de 66

- Tabela de parmetros por Filial 132 (PCPARAMFILIAL): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba P, sub-aba Pa-Pj; - Tabela de Cadastro de Exceo do PIS/COFINS (PCEXCECAOPISCOFINS): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba E. - Tabela de Complemento da Movimentao de Registros (PCMOVCOMPLE): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba M, sub-aba (Mo-Mz). 2.1 2.1) Para os clientes que utilizam o mdulo 34 Controle de Consumo/Imobilizado, deve ser atualizada a tabela abaixo: - Tabela de Movimento do Controle de Consumo e Imobilizado (PCMOVCIAP): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba M, sub-aba (Mo-Mz). - Tabelas para gravar as excees PIS/COFINS (PCEXPISCOFINS PCEXPISCOFINSITEM): aba Criao/Alterao de Tabelas e Campos, sub-aba E. e

3) Acesse a rotina 500 Atualizar Procedure, aba Essenciais, sub-aba Procedures, marque as opes abaixo e, em seguida clique em Atualizar: - Pacote de Regras Fiscais; - Procedure de Gerao do Livro Fiscal de Entrada (GERALIVRO_ENTRADA); - Procedure de Gerao do Livro Fiscal de Sada (GERALIVRO_SAIDA). 4) Verifique se os produtos possuem o cdigo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) cadastrado. Caso no possuam, cadastre-o atravs da rotina 580 conforme segue abaixo: Para incluir e/ou editar um novo cdigo NCM, o usurio dever possuir permisso de acesso. Para isso, acesse a rotina 530 Permitir Acesso a Rotina e marque as opes 1 Permitir incluir novo cdigo NCM e 2 Permitir editar cdigo NCM.

4.1)Acesse a rotina 580 Cadastrar NCM e clique em Incluir;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 6 de 66

4.1) Informe o Cdigo NCM, com 8 (oito) dgitos, a Descrio do produto e o Cd. Exceo (se necessrio). O campo Captulo ser preenchido automaticamente com os 2 (dois) primeiros nmeros do cdigo NCM informado.

4.2) Clique em Gravar. Ser apresentada a mensagem Registro gravado com xito.
Obs.: o Cd. NCM 11112222 e a descrio teste1 utilizados no exemplo abaixo so meramente ilustrativos. Os cdigos NCM dos produtos podem ser consultados em tabela prpria no site da Receita Federal. Para outras informaes, oriente-se com o contador da sua empresa.

4.3) Cadastrado o cdigo NCM, este dever ser vinculado aos produtos. Para isso, clique em Utilitrio NCM.
Obs.: o utilitrio tambm poder ser utilizado para alterar o NCM aplicado ao produto.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 7 de 66

4.4) Aps clicar em Utilitrio NCM ser apresentada tela de filtros de pesquisa dos produtos. Informe-os, conforme necessidade, e clique em Pesquisar para que sejam exibidos na grid.
Obs.: os dados apresentados na imagem abaixo so meramente ilustrativos.

4.5) Pesquise o NCM do produto, em seu respectivo filtro, e clique em Aplicar. Em seguida, ser apresentada mensagem de confirmao.
Obs.: no filtro de pesquisa NCM sero exibidos todos os NCMs ativos da rotina 580.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 8 de 66

4.6) Caso seja necessrio alterar a descrio do NCM cadastrado, insira seus dados na aba Filtros F5, conforme desejado, e clique em Pesquisar;

4.7) Selecione o NCM desejado na grid e clique em Editar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 9 de 66

4.8) Altere a descrio do NCM, conforme necessidade, e clique em Gravar;

4.9) Aps aplicar o cdigo NCM ao produto, seu cadastro ser atualizado automaticamente. O NCM ser exibido, em seu respectivo campo, na aba Cond. Compra da rotina 203 Cadastrar Produto (a partir da verso 16.08.05).
Obs.: atravs do filtro Exceo poder ser aplicada uma exceo regra de NCM para o produto.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 10 de 66

3. CADASTRO DE TRIBUTAO PIS/COFINS PROCESSO DE ENTRADA


O cadastro da tributao de entrada dos produtos realizado atravs da rotina 212 Cadastrar Tributao Entrada Mercadoria. A tributao PIS/COFINS deve ser cadastrada de acordo com o fluxo abaixo:

PRIMEIRO PASSO: ATUALIZAR AS ROTINAS QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO 212 - Cadastrar Tributao Entrada Mercadoria (verso 16.08.00 ou superior); 209 - Digitar Pedido de Compra (verso 16.08.00 ou superior); 220 - Digitar Pedido de Compra (verso 16.08.00 ou superior); 207 - Consultar Sugesto de Compra (verso 16.08.12 ou superior); 245 - Gerenciar Cotao de Compra (verso 16.08.00 ou superior); 1301 - Receber Mercadoria (verso 16.08.32 ou superior); 1302 - Devoluo a Fornecedor (verso 16.08.12 ou superior); 1349 - Importar Pedidos TV10 (verso 16.06.22 ou superior); 3001 - Digitar Pedido NF de Importao (verso 16.08.07 ou superior) e 3002 Entrada de Mercadoria de NF de Importao (verso 16.08.04 ou superior) para clientes que utilizam o mdulo adicional 30 Rec. Mercadoria NF Importao.

SEGUNDO PASSO: PERMITIR ACESSO A ROTINA Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3
Pgina 11 de 66

1) Acesse a rotina 530 Permisso de Acesso a Rotina e marque a permisso de acesso 1 Permitir Criar/Editar Tributaes, para que as tributaes possam ser criadas e/ou editadas na rotina 212.

TERCEIRO PASSO: CADASTRAR TRIBUTAO NA ROTINA 212 - Os processos e imagens ilustrados abaixo se referem exclusivamente, ao envio dos dados do PIS e da COFINS ao validador da Receita Federal. Desta forma, entende-se que todos os tributos exigidos pela Receita Federal ou estadual estejam previamente cadastrados. - Para esclarecimentos referentes tributao dos produtos, oriente-se com o contador da sua empresa. O cadastro de entrada da tributao PIS/COFINS pode ser realizado de diferentes formas: I - Por produto; II - Por estado; III - Por transportadora; IV - Por NCM/figura tributria; V - Por produto/figura tributria; VI - Por filial. I - Caso sua empresa utilize a tributao de entrada por produto, siga os passos abaixo: 1) Acesse a rotina 132 Parmetros da Presidncia, localize o parmetro 1533 Tipo Tributao Entrada e marque a opo Produto (N); 2) Acesse a rotina 212 Cadastrar Tributao Entrada Mercadoria, a partir da verso 16.05.10, selecione a opo Tributao por Produto e clique em Avanar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 12 de 66

3) Na tela Filtros, informe os dados para a pesquisa dos itens a serem tributados e clique em Pesquisar;

4) Aps ser exibido o produto pesquisado, clique sobre a grid, informe a tributao do produto nas respectivas colunas (conforme orientado pelo contador da empresa) e digite os cdigos de CST em Cd. sit. trib. PIS/COFINS Ent. e Cd. sit. trib. PIS/COFINS dev. Fornec.(sada); 4.1 Tecle <ENTER> para gravar.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 13 de 66

IMPORTANTE: - O cdigo NCM do produto deve estar cadastrado; - Os Cdigos da Situao Tributria PIS/COFINS podem ser consultados em tabela especfica disponibilizada no site da Receita Federal.

II - Caso sua empresa utilize a tributao de entrada por Estado, siga os passos abaixo: 1) Acesse a rotina 132 Parmetros da Presidncia, localize o parmetro 1533 Tipo Tributao Entrada e marque a opo Produto/Estado (UF) (S); 2) Acesse a rotina 212 Cadastrar Tributao Entrada Mercadoria e selecione a opo 02- Tributao por Estado e clique em Avanar;

3) Na tela Filtros, informe os dados para a pesquisa dos itens a serem tributados e clique em Pesquisar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 14 de 66

4.1) Clique sobre o produto pesquisado na grid, informe a tributao do produto (conforme orientao do contador da empresa), selecione o Estado Origem, Estado Destino, digite o Cd. Sit. Tribut. PIS/COFINS e Cd. Sit. Trib. PIS/COFINS dev. Fornec. (sada). Tecle <ENTER> para gravar.

IMPORTANTE: - O cdigo NCM do produto deve estar cadastrado; - Os Cdigos da Situao Tributria PIS/COFINS podem ser consultados na tabela disponibilizada no site da Receita Federal.

III - Para tributar PIS/COFINS para Transportadora, siga os passos abaixo: 1) Os fornecedores devem estar marcados como Transportadora no filtro Revenda, aba Classificao da rotina 202 Cadastrar Fornecedor;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 15 de 66

2) Acesse a rotina 212, marque a opo Tributao por Transportadora e clique em Avanar;

3) Na tela Filtros, escolha os filtros necessrios para a parametrizao da tributao de entrada. Em seguida, clique em Pesquisar;

4) Ser apresentada a tela Tributao Transportadora com os dados pesquisados na tela Filtros. Informe o percentual de PIS e COFINS, caso haja, e o Cd. Sit. Trib. Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3
Pgina 16 de 66

PIS/COFINS que obrigatrio, para que seja vinculado ao fornecedor (transportadora) apresentado na grid. Tecle ENTER para inserir e clique em Confirmar.

IMPORTANTE: - O cdigo NCM do produto deve estar cadastrado; - Os Cdigos da Situao Tributria PIS/COFINS podem ser consultados na tabela disponibilizada no site da Receita Federal.

IV Caso sua empresa utilize a tributao por NCM / figura tributria siga os passos abaixo: 1) Acesse a rotina 132 Parmetros da Presidncia e marque no parmetro 1533 Tipo Tributao Entrada a opo NCM/Figura Tributria (F). 2) Realize o cadastro da Figura Tributria seguindo os passos abaixo: 2.1) Acesse a rotina 212, marque a opo Manuteno de Figura Tributria e clique em Avanar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 17 de 66

2.2) Utilize os filtros disponveis, conforme necessidade, e clique em Pesquisar;

2.3) Clique sobre a grid para adicionar uma nova linha. Em seguida, informe a descrio da figura tributria, a tributao (conforme orientaes do contador da empresa), o Cd. sit. trib. PIS/COFINS dev. fornec. (sada) e Cd. sit. tribut. PIS/COFINS. 2.4) Tecle <ENTER> para gravar.
Obs.: os valores informados na imagem abaixo so meramente ilustrativos.

IMPORTANTE:

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 18 de 66

- O Cd. Figura ser gerado automaticamente em forma crescente. - O cdigo NCM do produto deve estar cadastrado; - Os Cdigos da Situao Tributria PIS/COFINS podem ser consultados na tabela disponibilizada no site da Receita Federal.

3) Aps criar a Figura Tributria, acesse novamente a tela inicial da rotina 212 e marque a opo Tributao por NCM/Figura Tributria. Em seguida, clique em Avanar;

4) Utilize os filtros disponveis, conforme necessidade e clique em Pesquisar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 19 de 66

5) Clique sobre o NCM desejado na grid e selecione a figura tributria na coluna Cd. Figura (conforme item 2.5) para que sejam vinculados. Em seguida, tecle <ENTER> para gravar.

V - Caso a empresa utilize a tributao por Produto/Figura Tributria siga os passos abaixo: 1) Acesse a rotina 132 Parmetros da Presidncia e marque no parmetro 1533 Tipo Tributao Entrada a opo Produto/Figura Tributria (P) (P). 2) Realize o cadastro da Figura Tributria seguindo os passos abaixo: 2.1) Acesse a rotina 212, marque a opo Manuteno de Figura Tributria e clique em Avanar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 20 de 66

2.2) Informe os dados dos filtros, de acordo com a necessidade. Em seguida, clique em Pesquisar;
Obs.: sendo necessrio editar uma figura tributria j cadastrada, selecione-a atravs do filtro Figura Tributria.

2.3)

Clique sobre a grid para adicionar uma nova linha. Informe a descrio da nova figura, sua tributao (conforme orientaes do contador da empresa) e os cdigos das colunas Cd. sit. trib. PIS/COFINS dev. fornec. (sada) e Cd. sit. tribut. PIS/COFINS. Em seguida, tecle <ENTER> para gravar.

Ateno! Os dados exibidos na imagem abaixo so meramente ilustrativos.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 21 de 66

IMPORTANTE: - Os Cdigos da Situao Tributria PIS/COFINS podem ser consultados na tabela disponibilizada no site da Receita Federal.

3) Aps criar a Figura Tributria, acesse a tela inicial da rotina 212 novamente, e marque a opo Tributao por Produto/Figura Tributria. Em seguida, clique em Avanar;

4) Na tela Filtros, informe os dados para a pesquisa dos itens a serem tributados. Em seguida, clique em Pesquisar. Caso no exista produto vinculado a figura tributria ser apresentada a mensagem Nenhum registro encontrado para os filtros informados! Deseja fazer a incluso?. Clique em Sim.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 22 de 66

5) Selecione o produto no filtro da coluna Cd. Prod. e informe os seguintes dados das colunas: Filial, UF Fornec. e Cd. Figura (conforme item 2.5). Em seguida, tecle <ENTER> para gravar.

VI - Caso sua empresa utilize a Tributao PIS/COFINS por Filial, siga os passos abaixo: 1) Acesse a rotina 132 Parmetros da Presidncia e marque Sim nos parmetros: 2196 Utilizar Tributao de PIS/COFINS por Filial; 2481 Utilizar Tributao de PIS/COFINS por Filial.

2) Acesse a rotina 212, marque a opo Tributao por Filial e clique em Avanar.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 23 de 66

3) Na tela Filtros, informe os dados para a pesquisa dos itens a serem tributados e clique em Pesquisar.

4) Selecione o item da filial desejada na grid e informe: a tributao do item (conforme orientaes do contador da empresa), os cdigos das colunas Cd. sit. trib. PIS/COFINS e Cd. sit. trib. PIS/COFINS dev. fornec. (sada). Em seguida, tecle,<ENTER> para gravar.
Obs.: os dados exibidos na imagem abaixo so meramente ilustrativos.

IMPORTANTE: - O cdigo NCM do produto deve estar cadastrado;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 24 de 66

- Os Cdigos da Situao Tributria PIS/COFINS podem ser consultados na tabela disponibilizada no site da Receita Federal.

- Aps cadastrar a tributao dos produtos, as rotinas de entrada estaro preparadas para se adequarem s exigncias do validador SPED PIS/COFINS. VI Para Cadastrar excees de PIS/COFINS siga os passos abaixo: 1) Acesse a rotina 212, marque a opo Excees de PIS/COFINS e clique em Avanar.
Ateno! Os dados exibidos nas imagens abaixo so meramente ilustrativos.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 25 de 66

2) Escolha uma das opes na caixa "Pesquisar itens sem, PIS, COFINS, PIS/COFINS ret. e
depois clique em Pesquisar;

3)

Clique na linha superior da grid onde consta a frase "clique aqui para adicionar uma nova linha". Ser habilitado o campo para digitao da descrio da exceo, clique na seta para baixo do teclado para salvar.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 26 de 66

4)

Selecione a exceo criada e na grid abaixo e informe os parmetros da exceo, tais como CFOP, SUFRAMA e outros, informe-se com seu CONTADOR para cadastrar esses parmetros. Aps preencher todos os dados clique na seta para baixo do teclado para salvar. Clique em Avanar para retornar a tela incial da rotina.

IMPORTANTE: - O cdigo NCM do produto deve ser cadastrado; - Os Cdigos da Situao Tributria PIS/COFINS podem ser consultados na tabela disponibilizada no site da Receita Federal.

5)

Caso haja excees ao cadastar Tributao para uma das opes "Tributao por Produto", "Tributao por Estado", "Tributao por NCM/Figura Tributria", "Tributao por Produto/Figura Tributria", "Tributao por figura tributria para entradas de importao" e "Tributao por Filial", as inclua nas seguintes colunas: - Cdigo Exceo para pesquisar o cdigo criado na opo "Excees de PIS/COFINS".

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 27 de 66

4. CADASTRO TRIBUTAO PIS/COFINS PROCESSO DE SADA (VENDA)


Para cadastrar a tributao de sada dos produtos siga os passos apresentados abaixo:

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 28 de 66

PRIMEIRA ETAPA: CADASTRAR TRIBUTAO PIS/COFINS


Primeiro Passo: utilizar as seguintes verses atualizadas das rotinas abaixo: Rotina 132 - V. 16.04.04 ou superior; Rotina 271 - V. 16.07.02 ou superior; Rotina 574 - V. 16.03.21 ou superior; Rotina 4001 - V. 16.08.00 ou superior; Rotina 1000 V. 16.04.31 ou superior; Rotina 1097 V. 16.08.44 ou superior.

Segundo passo: cadastrar as regras de tributao PIS/COFINS 1) Acesse a rotina "4001 - Cadastro de Tributao PIS/COFINS e clique em Incluir;

2) Informe a Descrio, para a figura tributria que est sendo cadastrada;

3) Na aba "Parmetros" acesse a caixa "Parmetros" e escolha o parmetro para Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3
Pgina 29 de 66

composio do clculoPIS\COFINS, conforme destacado na tela abaixo.


IMPORTANTE: as opes referentes composio do clculo devem ser marcadas conforme orientao do contador da sua empresa.

3.1) Ao optar pela opo Utilizar valor fixo (Litragem), as opes da caixa Considerar na composio do clculo so desabilitadas conforme tela abaixo:
IMPORTANTE: as opes referentes composio do clculo devem ser marcadas com a orientao do contador da sua empresa.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 30 de 66

3.2) Ao marcar a opo Preo da mercadoria (Valor Lquido) todas as opes da caixa
Considerar na composio do clculo sero habilitadas para seja escolhida a opo que ir compor o clculo do PIS e COFINS;
IMPORTANTE: a opo dever ser marcada conforme orientao do contador da sua empresa.

3.3) Ao selecionar o parmetro de Preo de Mercadoria (Valor Lquido), poder optar por Utilizar parmetros diferentes de PIS/COFINS para venda a consumidor final.

3.4)Ao optar pela opo Pauta todas as opes da caixa Considerar na Composio do clculo sero desabilitadas. Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3 Pgina 31 de 66

IMPORTANTE: as opes referentes composio do clculo devem ser marcadas de acordo com a orientao do contador da sua empresa.

4) Acesse a aba Composio do Clculo para determinar como dever ser realizado o clculo da figura tributria nas vendas. 4.1) Caso marque a opo Utilizar Valor Fixo (Litragem) na aba Parmetros, preencha os campos destacados abaixo:

IMPORTANTE: - Para informar os cdigos CST Venda e CST Devoluo deve ser consultada tabela prpria dos Cdigos da Situao Tributria no site da Receita Federal. - Os percentuais e valores de PIS e COFINS devem ser informados mediante orientao do contador da sua empresa.

4.2) Caso marque SOMENTE a opo Preo da Mercadoria (Valor Lquido) na aba Parmetros, preencha os campos destacados na tela abaixo:

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 32 de 66

IMPORTANTE: - Os cdigos CST Venda e CST Devoluo devem ser consultados nas tabelas disponveis no site da Receita Federal. - Os percentuais de PIS e COFINS devem ser informados mediante orientao do contador da sua empresa.

4.3) Caso marque, simultaneamente, as opes Preo da Mercadoria (Valor Lquido) e Utilizar Parmetros Diferentes de PIS/COFINS para Venda a Consumidor Final na aba Parmetros, preencha os campos destacados abaixo: Importante: - Ao realizar uma venda normal ser considerado o %PIS, %COFINS, CST Venda e CST Devoluo definidos na caixa Sadas em Geral; - Ao realizar uma venda ao consumidor final, o sistema considerar o %PIS, %COFINS, CST Venda e CST Devoluo definidos na caixa Venda consumidor final.

4.4) Case marque a opo Pauta na aba Parmetros preencha os campos destacados na tela abaixo:

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 33 de 66

IMPORTANTE: - Os cdigos CST Venda e CST Devoluo devem ser consultados nas tabelas disponveis no site da Receita Federal. - Os percentuais de PIS e COFINS devem ser informados mediante orientao do contador da sua empresa.

5) Clique em Gravar. Ser apresentada a mensagem Registro gravado com xito.

6) Havendo necessidade, o usurio poder cadastrar exceo(es) regra para a figura tributria criada, ou seja, poder vincular uma exceo regra cadastrada. (CADASTRO NO OBRIGATRIO) 6.1) Acesse a aba Excees a Regra e cadastre a exceo utilizando o(s) filtro(s) abaixo, conforme necessidade: Tipo e Valor/Cdigo; Tipo 2 e Valor/Cdigo 2; Tipo 3 e Valor/Cdigo 3.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 34 de 66

6.2) No filtro Cdigo Exceo da Figura Tributria selecione o cdigo da figura que receber a exceo. Obs.: sero listados no filtro todos os cdigos das figuras cadastradas na rotina "4001", no entanto, se determinado cdigo j possuir uma exceo regra cadastrada, no ser permitida sua utilizao.

6.3) Clique em Incluir para que a figura tributria de exceo seja apresentada na grid. Em seguida clique em Gravar.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 35 de 66

Ateno! Caso a figura tributria cadastrada necessite de correes, estas podero ser realizadas, desde que para a figura no existam movimentaes gravadas (vendas). Caso contrrio, ser necessrio cadastrar uma nova figura.

SEGUNDA ETAPA: VINCULAR O CADASTRO DE TRIBUTAO REALIZADO NA ROTINA 4001 AOS PRODUTOS: O cadastro da tributao pode ser realizado POR ESTADO ou POR REGIO, de acordo com a necessidade da empresa.

- Se as figuras tributrias de ICMS (cadastradas na rotina 514) estiverem vinculadas aos produtos atravs da rotina 271 (por regio), as figuras tributrias de PIS/COFINS, cadastradas na rotina 4001, tambm devem ser vinculadas aos produtos atravs da rotina 271. - Se as figuras tributrias de ICMS (cadastradas na rotina 514) estiverem vinculadas aos produtos atravs da rotina 574 (por estado), as figuras tributrias de PIS/COFINS, cadastradas na rotina 4001, tambm devem ser vinculadas aos produtos atravs da rotina 574.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 36 de 66

- Para Tributao POR ESTADO: 1) Acesse a rotina "574 - Cadastrar Tributao nos Produtos", a partir da verso 16.03.21 e clique em Tributao por UF;

2)

Informe os filtros desejados para a pesquisa dos itens e suas tributaes (rotina 514). Em seguida, clique em Pesquisar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 37 de 66

3) Selecione o produto na grid, a Filial, a UF Dest. e informe na coluna "Cd. Trib. PIS/COFINS" o cdigo de tributao gerado na rotina 4001 (conforme citado no quarto passo da primeira etapa);

- Para Tributao POR REGIO: 1) Acesse a rotina "271 - Cadastrar Tributao de Produto" e, na aba Filtros, informe os parmetros de pesquisa do produto. Em seguida, clique em Pesquisar,

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 38 de 66

2) Selecione o produto desejado na grid superior e confira os dados da tributao. Informe o Cd. Trib. PIS/COFINS, cadastrado na rotina 4001, para que seja vinculado ao produto. Em seguida, pressione <seta para baixo> para gravar.

TERCEIRA ETAPA: PARAMETRIZAO 1) Acesse a rotina 132 Parmetros da Presidncia; 2) Marque SIM no parmetro 2506 Utiliza PIS/COFINS por figura tributria na venda. Caso seja marcado No, o processo considerar somente o cadastro de tributao dos produtos, realizado na rotina 212 Cadastrar Tributao Entrada Mercadoria (utilizada nos processos de entrada). Aps o cadastro da tributao dos produtos podero ser realizadas as prximas etapas do processo de sada normalmente, como: registrar pedido de venda, montar carga, gerar faturamento, emitir documento fiscal eletrnico e gerar SPED PIS/COFINS.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 39 de 66

5. RECLCULO TRIBUTAO PIS/COFINS (SE NECESSRIO)

A tributao PIS/COFINS poder ser recalculada sempre que for necessrio corrigir informaes relacionadas PIS/COFINS nas movimentaes (entrada/sada). Para isso, siga os passos abaixo: recomendvel que todos os reclculos sejam realizados com os usurios fora do sistema.

1) Acesse a rotina 1000 Processamentos Fiscais; 2) Selecione a Filial que ser submetida ao processamento. As filiais somente so exibidas nesse filtro, caso o usurio possua permisso de acesso aos dados na rotina 131 Permitir Acesso a Dados;

3) Acesse a aba Processamentos, sub-aba Opes Acessrias e localize a caixa Atualizao do PIS/COFINS; 4) Informe o Perodo da movimentao que ter o PIS/COFINS recalculado. Tambm podero ser utilizados os filtros opcionais Cliente/Fornecedor e N Transao; 5) Marque a opo Reclculo de PIS/COFINS. Em seguida, clique em Executar.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 40 de 66

6) Aps clicar em Executar sero exibidas as seguintes mensagens de confirmao: Confirma a execuo do(s) item (ns) selecionado(s)?. Clique em Sim para continuar. O reclculo ser efetuado para entradas baseado na tributao da rotina 212 e as sadas baseado na tributao da rotina 4001. Confirma reclculo? Clique em Sim para continuar. 7) O resultado do reclculo executado ser apresentado na aba Mensagens conforme segue abaixo: - Sendo o processamento realizado com sucesso, a mensagem Reclculo de PIS/COFINS efetuado com sucesso! ser apresentada;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 41 de 66

- Aps o processamento do reclculo, caso existam pendncias nas notas, estas sero exibidas, bem como o motivo da pendncia, conforme exemplo abaixo:

8) Acesse a aba Opes Essenciais, informe o Perodo da movimentao e marque as opes Livro Fiscal de Entradas e Livro Fiscal de Sadas. Clique novamente em Executar para processar a gerao dos livros fiscais.

8.1)Ao clicar em Executar ser apresentada novamente a mensagem Confirma execuo do(s) iten(s) selecionado(s)?. Clique em Sim" para gerar os livros fiscais ou No para abortar a execuo. Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3
Pgina 42 de 66

6. Tributao SPED PIS/COFINS - Mdulo 34

Para gerar o SPED PIS/COFINS, todos os clientes que utilizam o mdulo 34 devem informar obrigatoriamente o CST PIS/COFINS na rotina 3402. Os dados do PIS e da COFINS (percentuais e valores) tambm devem ser informados, de acordo com a tributao do produto. Caso j tenham sido realizadas as entradas das notas de consumo/imobilizado (a partir de 1 de abril de 2011) sem CST PIS/COFINS, este dever ser informado para cada produto, atravs da edio manual da nota, na rotina 3402 (opo Editar nota fiscal).

1) Acesse a rotina 3402 Entrada de Consumo/Imobilizado; 2) Para realizar nova entrada de nota fiscal marque a opo Nova entrada de nota fiscal. Em seguida, clique em Avanar;

3) Informe a Filial;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 43 de 66

4) Selecione a Conta para a entrada da nota. No filtro sero listadas as contas cadastradas na rotina 570 Cadastrar Conta Gerencial;

5) Informe os dados obrigatrios da nota fiscal. So eles: srie, modelo, nmero da nota, data emisso (data que o fornecedor emitiu a nota), data entrada, fornecedor e valor total da NF;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 44 de 66

5.1) Marque a opo Emisso Prpria somente quando no existir nota fiscal, ou seja, quando for necessrio que a nota seja gerada no ato da entrada de consumo/imobilizado. Ao ser marcado, o campo Nmero Nota ser desabilitado, pois o seu respectivo nmero ser gerado automaticamente.

6) Para que a entrada da nota gere contas a pagar, marque a opo Gerar Contas a Pagar. Sero habilitados os campos, opes e filtros da caixa Dados para Gerao do Contas a Pagar. Informe-os e, em seguida, clique em Avanar; 6.1)Ser gerado o Nmero Transao automaticamente, conforme parametrizado na rotina 532 Cadastrar Parmetro do Sistema, aba Numeradores, sub-aba Comprar/Entrada de Merc.;
Obs.: oriente-se com o contador da sua empresa.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 45 de 66

7) Informe os dados dos itens da nota. Os dados de informao obrigatria so: Cdigo do Bem: utilizado para pesquisar o cdigo do bem apresentado na nota. Nesse filtro sero listados os cdigos conforme cadastrados da rotina 3401 Cadastro de Bens. CFOP: utilizado para pesquisar o CFOP de acordo com o produto exibido na nota. Os CFOPs so listados nesse filtro conforme cadastrados na rotina 543 Cadastrar Cdigo Fiscal (CFOP).

Qtde: utilizado para informar a quantidade de itens do produto apresentado na nota fiscal. Preo Unitrio: utilizado para informar o preo unitrio do produto.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 46 de 66

8) Informe os demais dados relacionados aos itens contidos na nota;

9) Informe OBRIGATORIAMENTE: CST PIS/COFINS: este valor dever ser consultado em tabela prpria disponvel no site da Receita Federal;

10) Informe os demais dados relativos PIS/COFINS, caso seja exigvel. Em seguida, clique em Adicionar para que os itens adicionados na NF sejam exibidos na grid. Sendo necessrio acrescentar novos produtos/bens entrada de consumo/imobilizado, clique novamente em Adicionar. Caso contrrio, clique em Concluir.
Obs.: os dados exibidos na imagem abaixo so meramente ilustrativos. Para maiores informaes, verifique com o contador da sua empresa.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 47 de 66

7. GERAR ARQUIVO SPED PIS/COFINS

Procedimentos iniciais: 1) Verifique a permisso de acesso s filiais na rotina "131 Permitir Acesso a Dados"; 2) Verifique se o cdigo do IBGE da cidade na rotina "535 Cadastro de filiais" foi informado para todas as filiais; 3) Informe o cdigo do pas para todas as UF na rotina "533 Cadastrar Estado (UF)"; 4) Todas as cidades devem estar cadastradas na rotina "577 Cadastrar cidade/ Cod. IBGE", com cdigo IBGE devidamente preenchido. Caso no estejam, realize o cadastro pela prpria rotina 577 ou execute na rotina "1460 Pr Cadastro de NF-e" na opo "Tabela de Cidades" para que as cidades sejam criadas de forma automtica. 4.1) Replique as cidades na rotina "202 Cadastrar Fornecedor" e na "302 - Cadastrar Cliente", por meio da opo "Replicar Cidade IBGE" para que todos os fornecedores e/ou clientes obtenham a informao do cdigo do IBGE; IMPORTANTE: os itens 4 e 4.1 devero ser parametrizados apenas se ainda no foram realizados anteriormente.

Gerando arquivo SPED PIS/COFINS: 1) Acesse a rotina 1097 Livros Eletrnicos e marque a opo Gerao do Arquivo SPED PIS/COFINS. Em seguida, clique em Avanar;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 48 de 66

2) Selecione a Unidade Matriz que emitir o SPED PIS/COFINS. Ao clicar na Unidade Matriz, o sistema apresenta todas as filiais cadastradas na rotina 535 - Cadastrar Filiais.

3) Informe o Perodo da movimentao. A sequncia das notas fiscais exibida no campo Nota Fiscal deve ser alterada somente no caso de testes.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 49 de 66

4) Clique em Definir Filtros e marque as filiais pertencentes Unidade Matriz na caixa Filiais pertencentes unidade matriz selecionada(se houver);

5) Na caixa Finalidade do Arquivo, indique se o arquivo ser entregue pela primeira vez (0 Normal) ou se ser reenviado substituindo o que foi entregue anteriormente (1 Retificao Substituto).
Obs.: por padro a rotina j exibe a opo 0 Normal marcada.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 50 de 66

6) Informe o Indicador da Apurao das Contribuies e Crditos;

7) Informe o Indicador de Situao Especial, de acordo com o status da empresa;


Obs.: por padro a rotina j exibe a opo 0 Abertura marcada.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 51 de 66

8) Informe o Nmero do Recibo da Escriturao Anterior somente na gerao de arquivo substituto, ou seja, se na caixa Finalidade do Arquivo for marcada a opo 1 Retificao Substituto;

9) Defina onde o arquivo ser armazenado no campo Nome do Arquivo;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 52 de 66

10) Clique no boto Contador e informe os Dados do Contabilista (registro 0100);

11) Clique em Parmetros, Parmetros Gerais e, na grid, selecione o Tipo da Conta preenchendo todas as colunas com dados das contas contbeis que sero utilizadas no documento. Esses dados devem ser verificados com o contador da sua empresa. 11.1) As contas do tipo PD Conta PIS Dbito; PC Conta PIS Crdito; CD Conta COFINS Dbito e CC Conta COFINS Crdito da coluna Tipo da Conta so de informao obrigatria. Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3
Pgina 53 de 66

Obs.: os tipos AI Conta Ativo Imobilizado e OC - Outras Contas devem ser informados apenas se a atividade da empresa exigir.

11.2) Os campos relacionados ao PIS/PASEP Folha de Salrios (Registro M350) devem ser preenchidos somente se a atividade da empresa exigir.

12) Clique em Regime Apurao e selecione o Indicador da Incidncia Tributria, ou seja, se o regime de apurao cumulativo, no-cumulativo ou ambos;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 54 de 66

13) No filtro Indicador de Mtodo de Apropriao de Crditos Comuns selecione o mtodo de acordo com orientaes do contador da empresa. 13.1) Ao ser marcada a opo Mtodo de Rateio Proporcional, os campos da caixa Receita Bruta para Fins de Crditos Comuns (Registro 0111) devero ser preenchidos.
Obs.: a rotina apresenta a opo 1 Mtodo de Apropriao Direta marcada como padro.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 55 de 66

14) No filtro Indicador do Tipo de Contribuio Apurada selecione o indicador onde:

1 Apurao da Contribuio Exclusivamente a Alquota Bsica: apurao das contribuies exclusivamente s alquotas bsicas de 0,65% ou 1,65% (PIS/Pasep) e de 3% ou 7,6% (Cofins);
2 Apurao da Contribuio a Alquotas Especficas: No caso de apurao das

contribuies s alquotas especficas, decorrentes de operaes tributadas no regime monofsico (combustveis; produtos farmacuticos, de perfumaria e de toucador; veculos, autopeas e pneus; bebidas frias e embalagens para bebidas e etc) e/ou em regimes especiais (pessoa jurdica industrial estabelecida na Zona Franca de Manaus ou nas reas de Livre Comrcio, por exemplo).
Obs.: a rotina apresenta a opo 1 Apurao da Contribuio Exclusivamente a Alquota Bsica marcada como padro.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 56 de 66

15) Marque o tipo de Natureza da Pessoa Jurdica de acordo com a especificao da empresa;

16) A opo Ajuste Apurao PIS/COFINS deve ser utilizada APENAS quando houver necessidade de registrar um valor extra que deva ser deduzido ou acrescentado na apurao, ou seja, valor que no esteja includo na movimentao e que gere crdito ou dbito. Para isso, os dados do ajuste devero ser informados na grid
Obs.: o valor do ajuste deve ser registrado na grid conforme o layout da Receita Federal.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 57 de 66

17) A opo Demais Doc. e Operaes deve ser utilizada apenas quando o contribuinte tiver necessidade de informar outros documentos (no existentes no WinThor ou no exigidos em escriturao fiscal) que do direito a crdito. Para isso, os dados dos documentos devem ser informados nas abas de registro da grid conforme layout da Receita Federal.

18) A opo Controle Saldos e Oper. Ext. deve ser utilizada apenas para gerao de documentos com direito a crdito e escriturados em poca diferente da gerao do arquivo. Para isso, os dados dos registros devem ser informados na grid.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 58 de 66

19) Clique em Gerar.

19.1) Ao clicar em Gerar ser apresentada a mensagem abaixo:

- Ao clicar em "No", o processo de gerao do arquivo prosseguir sem que sem que seja executado o arquivo de regras para verificar as inconsistncias. - Ao clicar em "Sim", o arquivo de regras ser buscado no FTP e baixado automaticamente para a pasta P:\ETC\CONFIG\MOD-010 e, em seguida, ser executado para o perodo e filial definidos na gerao do arquivo.

19.2) Havendo inconsistncias ser exibida a mensagem abaixo. Nesta situao, o arquivo poder ou no ser gerado. Isso depender dos erros encontrados pelo validador local.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 59 de 66

19.3) Para que as inconsistncias detectadas durante a gerao do arquivo sejam visualizadas e possam ser corrigidas, clique em Verificar Invalidaes.

19.4) Aps efetuar as correes das inconsistncias apresentadas, clique novamente em Gerar. Ser apresentada a mensagem abaixo. Clique em Sim para prosseguir.

19.5) No sendo apresentadas inconsistncias no pr-validador, ser apresentada mensagem de confirmao:

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 60 de 66

20) Para visualizar os registros do arquivo gerado, clique nos botes Informaes Geradas e Carregar Estrutura;

21) Sero apresentados os registros gerados conforme exemplo na tela abaixo:

22) Selecione o registro desejado e clique em Carregar Selecionados.


Obs.: podem ser selecionados mais de um registro simultanemante pressionando a tecla Ctrl.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 61 de 66

23) Os registros selecionados so apresentados conforme layout do arquivo SPED PIS/COFINS disponivel no site da Receita Federal.
Obs.: os valores apresentados na imagem abaixo so meramente ilustrativos.

24) A opo Consolidao de Arquivos Externos deve ser marcada OBRIGATORIAMENTE quando a empresa possuir mais de uma filial e quando essas filiais no utilizarem o mesmo banco de dados ou o mesmo sistema, pois, a Receita

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 62 de 66

Federal exige que seja gerado um NICO arquivo SPED PIS/COFINS por empresa/CNPJ.

25) Selecione o arquivo SPED PIS/COFINS gerado e clique em Adicionar arquivo;

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 63 de 66

26) Renomeie o arquivo em Nome do arquivo aps a consolidao e clique em Consolidar Arquivos;

27) Aps a consolidao ser apresentada a mensagem:

28) Atravs do boto Relatrios so apresentadas informaes geradas no arquivo da Matriz/Filiais que utilizam o mesmo banco de dados. Para visualiz-los selecione o tipo do relatrio desejado e clique em Imprimir.

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 64 de 66

8. VALIDAO DO ARQUIVO

Aps gerar o arquivo SPED PIS/COFINS dever ser validado atravs do validador da Receita Federal. Para maiores informaes, acesse www.receita.fazenda.gov.br

Copyright 2011 - WinThor - PC SISTEMAS- v.1.3

Pgina 65 de 66

Вам также может понравиться