Вы находитесь на странице: 1из 19

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwert yuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopa sdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghj klzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxc Resumos Histria A 12ano vbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopas dfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjkl zxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvb nmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqw ertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdf

ghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz xcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmrtyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdf ghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz


2012/2013

Joana Rola Carvalho de Veludo Oliveira

Simbologia: -Cores: Temas -16 Ttulos - 14 Subttulos - 14 Significados

Nunca esquecer:
Fazer sempre introduo, desenvolvimento e concluso numa resposta Referir o documento, p.ex. : Atravs/a partir da anlise do documento, podemos concluir que, Tendo em conta o
documento, No documento, podemos observar.../Como podemos observar no documento ., Como podemos constatar atravs da anlise do doc,O documento revela,Ao analisar o documento, rapi damente o identificamos como a obra/pintura, O documento ilustra.

MDULO 7
Antecedentes da Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial tem como conjuntura os processos de industrializao das grandes potncias europeias, o imperialismo, o colonialismo, e a luta pelo domnio dos mercados escala mundial. Existiam trs antagonismos presentes na Europa: franco-germnico originado pela derrota francesa de 1871, em que esta perdeu a Alscia-Lorena; anglo-germnico concorrncia alem junto dos mercados mundiais; e austro-russo a expanso russa afectava a estrutura da monarquia austro-hngara. A luta pela hegemonia travava-se entre a Inglaterra, a potncia martima dominante, e a Alemanha, a potncia continental em ascenso. As principais zonas de disputa situavam-se em frica, na sia, no Prximo-Oriente e nos Balcs. Na Europa, a principal zona de conflito, antes da guerra, situava-se nos Balcs, disputados pela Rssia, que pretendia orientar a sua rea de interesse para ocidente, e pela ustria-Hungria, juntamente com o imprio otomano, que queriam alargar a sua rea de influncia na regio e reduzir a influncia da Srvia, aliada da Rssia. A ambio expansionista da Alemanha provocou um crescente clima de conflito com a Inglaterra, que em conjunto com as rivalidades imperialistas e coloniais, e a luta pela hegemonia europeia, originou a corrida aos armamentos e a diviso da Europa em duas grandes alianas poltico-militares: a Trplice Aliana, formada pela Alemanha, ustria-Hungria e Itlia; e a Entente Cordiale, formada pela Inglaterra, Frana e Rssia. Nos anos anteriores I Guerra, os imprios europeus, enquanto entidades supranacionais, comportavam vrios factores de tenso interna que favoreciam a instabilidade poltica, as rivalidades e aumentavam os factores de risco de um conflito generalizado. Com o objectivo de legitimar as rivalidades poltico-militares e preparar os povos para a guerra, os governos vo apoiar-se no nacionalismo. D-se ento a denominada industrializao de guerra, em que todos os sectores de actividade so mobilizados para o conflito, e todos os recursos so colocados ao servio das estratgicas blicas.

O desencadear das hostilidades


O pretexto para o desencadear da guerra foi o assassinato de Francisco Fernando, prncipe herdeiro do imprio austro-hngaro, em Serajevo a 28 de Junho de 1914, por um nacionalista srvio. Em resposta, a ustria acusou a Srvia de ter instigado o atentado, exigindo-lhe o apuramento das responsabilidades. No entanto, a Srvia, influenciada pela Rssia, que pretendia evitar o crescimento do poder austro-hngaro nos Balcs, no cede s presses, o que leva a ustria a declarar guerra servia, provocando o desencadear da poltica de alianas. (explicaes: O imprio austro-hngaro queria expandir o seu territrio na zona balcnica, onde a srvia era um dos pases mais influentes. ustria = Imprio Austro-Hngaro)

Desenvolvimento e Fim da Grande Guerra

1917 - Viragem Os EUA entram na guerra Rev. Bolchevique de Outubro de 1917 (guerra interna da Rssia) -> difuso das ideias comunistas e a ascenso do fascismo e do nazismo Rssia abandona o conflito (paz separada Tratado de Brest-Litovsk) CEP Portugal chega Flandres O inicio da ofensiva geral deu-se com a Batalha de Marne, a invaso da Alemanha Frana, atravs da Blgica (Plano Schlieffen). A Alemanha desejava obter a hegemonia sobre o continente europeu a Leste e a Oeste, o enfraquecimento da Frana e afastar a Inglaterra do comrcio europeu. A Inglaterra e a Rssia entram em guerra com a Alemanha e a ustria Hungria, e rpido se cai numa situao de empate, iniciando-se a guerra das trincheiras. A partir de 1915, a procura de movimento tentada por ambos os lados: h que alterar o fixismo das frentes de combate, o que justificou um esforo tecnolgico de modo a originar inovaes tcnicas e blicas. Nesse sentido, todos os sectores de actividade so mobilizados para o conflito, e todos os recursos so colocados ao servio das estratgicas blicas industrializao de guerra. Um bloqueio martimo levado a cabo pelos aliados economia alem, visava anular-lhe os fornecimentos de matrias-primas essenciais continuao da guerra. Mas a Alemanha respondeu com o desenvolvimento da guerra submarina o que, pelo seu uso indiscriminado, acabou por conduzir os EUA ao conflito europeu em Abril de 1917, do lado da Trplice Entente. No mesmo ano, a Rssia vai abandonar o conflito, aps a Revoluo Bolchevique, atravs da paz de Brest-Litovsk. Podemos concluir deste modo, que a Alemanha perdeu a guerra graas sua crise interna, perda de grandes batalhas na Flandres, e sua economia arruinada pelo bloqueio naval ingls e americano. Assim, a Alemanha aceita a paz violenta, apesar da sua populao nunca ter sofrido directamente os efeitos da guerra.

Alianas poltico-militares

Caractersticas da Grande Guerra


Durao do conflito 4 anos, a extenso e a permanncia das frentes levaram a mobilizaes humanas e econmicas desconhecidas at ento. Inovaes tcnicas e blicas maior capacidade de tiro, bombardeamentos, armas novas, guerra submarina e area (avies), tanques de guerra As batalhas desenvolveram-se sobretudo em trincheiras. Fome, doenas Envolvimento generalizado (todas as classes) da sociedade civil sociais foram atingidas, directamente pela mobilizao e indirectamente pelas consequncias econmicas da guerra.

Consequncias da Grande Guerra


Em 1918, quando termina a Primeira Guerra Mundial, o mundo no ser mais o mesmo. Para alm das alteraes no mapa poltico e de importantes mudanas de carcter social, a Grande Guerra teve consequncias demogrficas e econmicas profundas no mundo ocidental. Conferncia de Paz Terminada a guerra, os pases vencedores, especialmente a Frana, a Gr Bretanha e os Estados Unidos, reuniramse em Paris, na Conferncia de Paz em Janeiro de 1919, com o objectivo de evitar a repetio de uma guerra mundial, e reordenar o espao europeu, o Mdio Oriente e as possesses coloniais dos pases vencidos. A mensagem em 14 pontos, lida pelo presidente Wilson (EUA), defendia 1. a prtica de uma diplomacia transparente, 2. a liberdade de navegao e de trocas, 3. a reduo dos armamentos, 4. o respeito para com as nacionalidades, e a 5. criao de uma liga de naes.

Tratado de Versalhes
De entre os vrios tratados preparados, destaca-se o Tratado de Versalhes, que impunha aos pases derrotados restries e punies: a Alemanha 1. teve o seu exrcito reduzido, 2. a sua indstria blica controlada, 3. perdeu a regio do corredor de Dantzig, 4. perdeu as suas colnias, 5. teve que devolver Frana a regio da Alscia Lorena, e 6. teve que pagar os prejuzos da guerra dos pases vencedores. Ojectivos: Inglaterra -> queria tirar benefcios da Alemanha: tirar-lhe o domnio comercial e ficar com as suas colnias. Eram contra o desmembramento alemo - no queriam que a Frana ficasse demasiado rica, ponto chave na
luta contra o bolchevismo, manuteno de um grande mercado comprador de seus produtos.

Frana -> queria vingar-se da Alemanha pelo roubo da Alscia-Lorena, queria a regio do Sarre destruio econmica e militar e tambm acabar com a sua influncia na Europa.

Alteraes no mapa poltico


Tendo por base o princpio das nacionalidades estabelecido na conferncia de paz, o mapa Europeu e do Mdio Oriente sofreu uma profunda transformao. Os imprios Austro-hngaro e russo ficaram desmembrados, dando origem formao de novos Estados entre eles, a Polnia, a Checoslovquia, a Hungria, a Litunia, a Estnia e a Finlndia. Tambm o imprio Turco/Otomano se dividiu, formando o Iraque; a Sria e o Lbano (franceses); a Palestina, o Egipto e a Transjordnia (ingleses).

Sociedade das Naes


Ainda na Conferncia de Paz, o presidente Wilson, dos EUA, props a constituio de uma Sociedade das Naes, na qual se associassem todos os pases interessados na cooperao entre os povos, na preservao da paz, na promoo do desarmamento e na resoluo dos problemas pela arbitragem pacfica. Organismos como o Tribunal Internacional de Justia, o Banco Internacional, a Organizao Internacional do Trabalho, davam cumprimento ao programa da SDN. Todavia, esta instituio vai mostrar-se impotente para assegurar a manuteno da paz, uma vez desprovida do apoio americano, com a sua autoridade moral desacreditada e sem mecanismos que lhe permitissem responder s contnuas violaes territoriais que sucederam.

Declnio europeu
No seu rescaldo, a Primeira Guerra deixou uma Europa arruinada no plano humano, mais de 8 milhes de mortos, e no plano material, com o tremendo esforo de guerra. Durante a guerra, a Europa tivera necessidade de adquirir matriasprimas, alimentos e armas, sobretudo aos Estados Unidos. Para pagamento de dvidas contradas, parte do ouro europeu, foi sendo transferido para os EUA e a Europa passou, em relao aos EUA, de credora a devedora. Para alm disso, o cenrio europeu ps-guerra era de hectares devastados, edifcios arrasados, indstrias destrudas e finanas desorganizadas. Por isso, a Europa continuou compradora de bens e servios americanos, que no tinham sido atingidos pela guerra no seu territrio, e viu o endividamento agravar-se. Aquela que viria a ser a melhor soluo, segundo os europeus, foi o recurso emisso massiva de notas, que resultou na desvalorizao monetria, e consequente alta de preos interna. A fraqueza da moeda europeia vai contribuir para que o dlar se torne a moeda padro, e os EUA o centro financeiro mundial. Em 1920, a Europa via-se assim, a braos com uma inflao galopante.

Afirmao dos EUA


Se a Guerra tinha provocado o declnio europeu, afirmou os EUA como potncia credora. Fornecedores dos pases beligerantes e dos mercados mundiais, durante e depois da guerra, e possuidores de metade do ouro mundial, os Estados Unidos apresentavam, em 1919, uma imagem de sucesso, patente numa prodigiosa capacidade de produo e na prosperidade da balana de pagamentos. No entanto, entre 1920-21, os EUA registaram uma crise breve, mas violenta, relacionada com a diminuio da procura externa. Adoptou-se assim a concentrao capitalista de empresas e um novo mtodo de produo: o Taylorismo - racionalizao do trabalho de modo a conseguir realizar as tarefas no mnimo tempo, com a mxima eficincia. Por sua vez, a Europa procurava a estabilidade monetria, e para tal, reuniu-se na Conferncia de Gnova, onde se decidiu que as moedas europeias deveriam voltar convertibilidade por intermdio do Gold Exhange Standart. Foi, porm, nos crditos americanos que repousou a recuperao econmica europeia. Emprstimos avultados seguiram, desde 1924, para a Europa, que ficaram de reembolsar os EUA das dvidas de guerra e dos emprstimos efectuados. A dependncia da Europa em relao aos estados unidos estava consagrada. Entre 1925 e 1929 viveram-se os anos da prosperidade americana e os felizes anos 20 na Europa.

Alterao dos princpios do liberalismo


Os princpios do liberalismo econmico foram tambm refreados: 1. o Estado deixou a sua neutralidade, 2. surge um novo tipo social o ex-combatente, 3. altera-se a maneira de encarar os valores sociais, e 4. a mulher passa a ter igualdade jurdica, visto que as necessidades da guerra tinham levado a mulher a ocupar o lugar do homem emancipao feminina dos anos 20.

Progressos Tcnicos
O esforo tecnolgico exigido pela guerra, acelerou os progressos tcnicos resultantes do desenvolvimento cientfico anterior a 1914, alargando a sua aplicao. Entre outros, difundiu-se a electricidade e o motor de exploso, provocando uma maior facilidade nas deslocaes de homens e produtos e o desenvolvimento dos montantes de produo. Os progressos tcnicos fizeram-se sentir sobretudo nas indstrias metalrgicas e qumicas, e tambm nos mtodos de produo Taylorismo. Concluso Podemos ento concluir, que a Primeira Guerra Mundial teve um enorme impacto no mundo, devido, entre outras razes, ao declnio da Europa, ao mesmo tempo que se verificava o reforo do poder dos Estados Unidos; s alteraes no mapa poltico e emancipao feminina. Inflao= alta geral de preos derivada de distores existentes entre a procura dos produtos e a oferta de bens, a quantidade de moeda que circula e a produo/circulao de riquezas. Tem origem na necessidade de criar meios de pagamento suplementares atravs, por exemplo, da emisso de papel-moeda.

A Implatao do Marxismo-Leninismo na Rssia: a construo do modelo sovitico


Marxismo = conjunto de doutrinas filosficas, polticas e econmico-sociais que se inspiram no pensamento de Karl Marx. Defende a construo de uma sociedade socialista atravs da luta de classes e da ditadura do proletariado. (visa
destruir a prpria burguesia em nome do proletariado e dos camponeses. Critica a sociedade burguesa e o capitalismo.)

Pretende apreender as leis da evoluo social e histrica para agir e transformar a sociedade por meios revolucionrios, a fim de acabar com a explorao do homem pelo homem e a condio proletria. reas disciplinares: Materialismo histrico -> estudo das leis que regem os fenmenos histricos e a evoluo das sociedades

Materialismo dialctico -> estudo da estrutura e funcionamento da vida, do conhecimento, dos processos de pensamento Introduz: Uma nova viso materialista da Historia A sociedade sem classes Um motor para a Historia a luta de classes Uma nova periodizao os modos de produo Nos princpios do sculo XX, vivia-se na Rssia uma situao de profundo mal-estar, provocada pelo atraso social e econmico de um pas submetido ao regime autocrtico do czar Nicolau II. Predominava uma aristocracia fundiria que esmagava um campesinato ansioso pela partilha das terras; o operariado, em nmero crescente, encontrava-se em situao difcil; a burguesia, em ascenso, aspirava a reformas no regime. A contestao poltica era protagonizada pelos socialistas revolucionrios, que reclamavam a partilha de terras; pelos sociais democratas, divididos em bolcheviques e mencheviques; e pelos constitucionais democratas, adeptos ao parlamentarismo maneira ocidental. A revoluo de 1905, conhecida por Domingo Sangrento, foi uma das manifestaes do descontentamento social, que embora tenha originado uma certa abertura poltica por parte do czar, visto terem-se convocado eleies para o Parlamento (Duma), criado partidos polticos e retirados privilgios nobreza, no passaram de liberdades transparentes preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma. A participao da Rssia na I Guerra Mundial agudizou esta situao, j que o esforo financeiro efectuado provocou o aumento dos preos e a carestia de vida, a baixa da produo agrcola e industrial e a descida dos salrios. Na frente de batalha, as derrotas sofridas frente Alemanha ajudaram desmoralizao do exrcito. No meio de uma crescente agitao social, em Fevereiro de 1917, na cidade de Petrogrado, uma manifestao popular foi reprimida pelas tropas do czar. A multido tomou o Palcio do Governo, forando o czar a abdicar, a 2 de Maro. A queda do czar introduziu na Rssia uma repblica de governo duplo. ?! De um lado, o Governo Provisrio, dirigido por Lvov e Kerensky e dominado por liberais, procurou legislar no sentido de criar um regime parlamentar (sufrgio universal, horrio de 8 horas para o operariado, liberdades politicas), embora tenha mantido a Rssia na guerra. Do outro, o Soviete dos Operrios e Soldados de Petrogrado, dominado pelos bolcheviques, enveredava por uma dinmica caracterizada pela discusso popular dos problemas, resolvendo-os de acordo com a vontade da maioria.

Esta dinmica espalhou-se, tendo sido criados sovietes por todo o imprio, os quais, contestando as medidas tomadas pelo Governo Provisrio, passaram a defender 1. a sada imediata da Rssia da guerra, 2. a distribuio de terra aos camponeses, 3. a nacionalizao dos meios de produo, e 4. o controlo das fbricas pelos operrios. Estas propostas concretizavam a supremacia das ideias dos bolcheviques sobre as dos mencheviques no seio dos sovietes, em particular aps o regresso de Lenine do exlio. Desta forma, num clima de forte agitao e com os governos provisrios a sucederem-se, milcias bolcheviques, conhecidos por Guardas Vermelhos, controlaram pontos estratgicos, assaltaram o Palcio de Inverno e derrubaram o governo provisrio nele sediado revoluo de Outubro de 1917. Esta revoluo foi responsvel pela retirada da Rssia da guerra, e a nvel ideolgico foi responsvel pela implementao dos princpios marxistas, atravs de Lenine. As suas ideias e a sua aco originaram o marxismo-leninismo. Democracia dos sovietes Legalizada a revoluo pelo Congresso dos Sovietes, este designou um Conselho dos Comissrios do Povo, composto exclusivamente por bolcheviques. Lenine ocupou a presidncia, Trotsky a Pasta de Guerra e Estaline a das Nacionalidades. Durante este perodo, conhecido como democracia dos sovietes, decretou-se um conjunto de medidas para aplicar o programa bolchevique: o decreto sobre as nacionalidades, que concedeu a igualdade e o direito autodeterminao a todos os povos do imprio, originando a URSS; o decreto sobre a terra, que aboliu , sem indemnizao, a propriedade privada, entregando-a a sovietes camponeses; o decreto sobre o controlo operrio, que atribuiu ao operariado a gesto e a superintendncia da produo; e

o decreto sobre a paz, que convidou os intervenientes na I Guerra Mundial a iniciarem conversaes de paz, culminando com a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk (1918) com a Alemanha, que significou a retirada da Rssia da guerra, apesar das pesadas perdas territoriais (1/4 da sua populao e das suas terras cultivveis e das minas de ferro e carvo) paz desastrosa mas necessria, segundo Lenine. Este programa foi aplicado apesar da oposio interna protagonizada por antigos quadros e elites militares do czar ou por descontentes com a tomada do poder pelos bolcheviques (anarquistas, socialistas revolucionrios, mencheviques), o que desencadeou a guerra civil at 1921. Esta guerra envolveu os brancos, apoiados pela Frana, Inglaterra, EUA e Japo, temerosos da expanso das ideias socialistas; e os vermelhos, defensores do regime recm-instalado. Os desentendimentos gerados nas hostes brancas e o receio das populaes ao regresso dos privilegiados, levaram vitria dos vermelhos. Comunismo de guerra Neste contexto, com o objectivo de consolidar a revoluo e o domnio do Partido Bolchevique, designado Partido Comunista a partir de 1918, adoptou-se a ditadura do proletariado, que segundo a teoria marxista, a etapa por que deve passar a revoluo socialista antes da edificao do comunismo. No decurso dessa etapa, o proletariado deveria retirar todo o capital burguesia, centralizando os meios de produo nas mos do Estado. Assim se chegaria a um ponto onde j no havia desigualdade social, e o Estado (sendo um instrumento de domnio) deixaria de fazer sentido e cessaria de existir, e a tornar-se-ia possvel falar de liberdade. As medidas tomadas para a instaurao dessa etapa ficaram conhecidas como comunismo de guerra, que se traduziu no estabelecimento de um poder interno forte, centralizado, autoritrio e apoiado em mecanismos repressivos. Por outro lado, contrariando as medidas tomadas no inicio da revoluo, foi decretada a requisio forada de toda a produo agrcola, posteriormente distribuda pelo Estado segundo critrios de justia social, e a nacionalizao de todas as indstrias, bancos e comrcio externo, com mais de 5 operrios. Instituiu-se o sufrgio universal na eleio para os sovietes locais, a escolha no seio destes dos deputados das assembleias superiores, bem como o domnio do Estado pelo Partido Comunista, aps a eliminao dos outros partidos e a dissoluo da Assembleia Constituinte, terminando com a democracia dos sovietes e criando as bases do centralismo democrtico. Instaurou-se o trabalho obrigatrio dos 16 aos 50 anos; prolongou-se o tempo de trabalho; reprimiu-se a indisciplina; atribuiu-se o salrio de acordo com o rendimento. O Terror institucionalizou-se com o estabelecimento da censura e a criao da Tcheca, polcia poltica. O Centralismo Democrtico Em 1922, a Rssia converteu-se na Unio das Republicas Socialistas Soviticas (URSS), um Estado multinacional e federal cujas repblicas, iguais em direitos, dispunham de uma Constituio e de uma certa autonomia. A organizao do Estado comunista denominou-se de centralismo democrtico. Teoricamente, todo o poder emanava da base, isto , dos sovietes, escolhidos por sufrgio universal. Tinham mbito local e regional, cabendo-lhes representar o conjunto de repblicas federadas e nacionalidades no Congresso dos sovietes. A este, competia, por sua vez, designar o Comit Executivo Central, uma espcie de Parlamento, dotado de duas cmaras: o Conselho de Unio e o Concelho das Nacionalidades. Em conjunto, escolhiam os rgos do poder executivo: o Presidium e o Conselho dos Comissrios do Povo. A esta estrutura democrtica, baseada no sufrgio universal e exercida de baixo para cima, impunha-se, porm, o controlo de duas foras: uma exercia-se de cima para baixo, por parte dos rgos do topo do Estado, enquanto a outra se fazia sentir por parte do Partido Comunista, uma hierarquia paralela ao Estado e que o subordinava. Os prprios sovietes no passavam de simples elementos de transmisso entre dirigentes e a populao. A Nova Poltica Econmica (NEP) As medidas includas no comunismo de guerra no resolveram os problemas econmicos e sociais, visto que a produo agrcola e industrial continuava em queda (descendo para mais de metade comparativamente a 1913), a fome persistia, as cidades e os campos estavam abandonados. Para fazer face a esta situao, a partir de 1921, foram tentadas outras solues, conhecidas como a Nova Poltica Econmica (NEP), uma viragem na economia e um recuo estratgico que recorreu ao capitalismo para estimular a produo. Assim, Lenine concentrou-se na recuperao agrcola e industrial: estabeleceu um imposto a pagar, em vez dos camponeses entregaram todos os seus excedentes; permitiu a venda directa dos produtos dos camponeses; desnacionalizou as empresas com menos de 20 operrios, entregadas muitas vezes aos antigos proprietrios; fomentou o investimento estrangeiro;

importou tcnicos, mquinas e matrias primas; eliminou o trabalho obrigatrio; atribuiu prmios, para estimular a produtividade; e modernizou a Rssia, construindo centrais hidroeltricas. A NEP resultou pois, numa melhoria assinalvel dos nveis de produo e do PIB. Embora o regresso ao capitalismo tivesse sido parcial, porque os transportes, bancos, a mdia e grande industria e o comercio externo continuaram nacionalizados, no deixaram de se fazer crticas, como so exemplos os Kulaks (camponeses abastados) e os Nepmen (pequenos comerciantes). Bolcheviques= faco maioritria do partido social-democrata russo. Dirigidos por Lenine. Em 1912, transformaramse em partido poltico Mencheviques = faco minoritria que se mostrava adepta do reformismo. Sovietes = camponeses, operrios, soldados, que teoricamente, exprimem colectividade vontade do povo marxismo-leninismo = desenvolvimento terico e aplicao prtica das ideias de Marx e Engels na Rssia por Lenine. Caracterizou-se por enfatizar: O papel do proletariado, rural e urbano, na conquista do poder, pela via revolucionaria e jamais pela evoluo politica; A identificao do Estado com o Partido Comunista, considerando a vanguarda do proletariado; O recurso fora e violncia na concretizao da ditadura do proletariado.

A Regresso do Demoliberalismo
Os anos que se seguiram ao ps-guerra trouxeram Europa profundas dificuldades econmicas e financeiras. Esta situao levou a um descontentamento generalizado que se traduz em greves e o esprito revolucionrio estende-se por todo a Europa, isto , o desespero das populaes perante a crise leva procura de novas solues polticas e adeso de projectos polticos extremistas, quer de esquerda, quer de direita. Os partidos de esquerda intensificavam a sua aco, denunciando os males do capitalismo. O estmulo fornecido pela Rssia sovitica causa do socialismo revolucionrio, sentiu-se mais fortemente aps a fundao em Moscovo, do Komintern rgo criado com o objectivo de coordenar a aco dos partidos comunistas escala mundial, para que o marxismo-leninismo triunfasse. Pretendia assim: Unir os povos numa estreita colaborao econmica, de acordo com um plano econmico comum; A libertao das colnias; A libertao da classe operria das respectivas metrpoles; A tomada do poder governamental pelos operrios; e A edificao do regime socialista. Fruto do caos econmico, do socialismo revolucionrio implementado na Rssia e das actividades do Komintern, a Europa assistiu, radicalizao social e poltica. Na Alemanha, os revolucionrios auto-apelidavam-se de expartaquistas e proclamou-se uma repblica socialista. Todavia, a execuo dos seus chefes, Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, minou a confiana do operariado. Na Hungria, proclamou-se uma repblica de conselhos (Comuna). Em pases como a Alemanha e a Itlia, o medo ao bolchevismo levou a que se apoiasse solues politicas de extrema-direita, levando adeso de regimes autoritrios e fascistas, nomeadamente o de Hitler. A emergncia dos autoritarismos, confirmava de facto, a regresso do demoliberalismo. Linhas gerais das caractersticas do fascismo (nomeadamente para Mussolini): Nacionalismo exarcebado/exagerado Assegurar a defesa e a segurana interna Relaes externas Desmantelamento de tudo o que fosse socialista, democrtico e parlamentar

Mutaes nos comportamentos e na cultura As Transformaes da vida urbana


O sculo XX foi marcado pela urbanizao macia das cidades, em que pela primeira vez a populao urbana superou a das zonas rurais. Esta crescente concentrao populacional provocou significativas alteraes na vida e nos valores tradicionais, ou seja, surgiu um novo modo de viver, baseado na massificao. Os citadinos consomem os mesmos

produtos, habitam casas semelhantes A racionalizao e a reduo do tempo de trabalho, assim como a melhoria do nvel de vida e o crescimento da classe mdia, permitiram dispor de dinheiro e tempo para o divertimento e prazer (nova cultura do cio), fazendo com que a convivncia entre os sexos se tornasse mais ousada e livre. Aderiu-se tambm prtica do desporto e ao uso do automvel. O ritmo de vida torna-se quase frentico.

A crise dos valores tradicionais


Os tempos de optimismo, de confiana na paz, na liberdade, no progresso e bem-estar que caracterizaram a viragem do sculo, ruram com o eclodir da Primeira Guerra. A morte de milhes de soldados, a misria e a destruio visveis ps em causa as instituies, os valores espirituais e morais que tinham sustentado a ordem burguesa do sc. XIX. Deu-se uma profunda crise de conscincia, que atinge toda a conduta social, falando-se assim duma anomia social (ausncia de regras sociais). Esta crise de valores acelerou as mudanas que j estavam em curso, como a emancipao feminina.

A emancipao feminina
O movimento feminista organizado remonta ao sculo XIX, em que as mulheres lutavam por alteraes jurdicas que terminassem com o estatuto de eterna menoridade, como o acesso educao e o direito ao voto. Organizaram-se ento, associaes de sufragistas que desencadearam uma luta tenaz pelo voto feminino, destacando-se a britnica Emmeline Pankhurst, e em Portugal, Carolina ngelo. Em Portugal fundou-se a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e a Associao de Propagada Feminista. Contudo, na maioria dos pases, as pretenses politicas femininas encontraram uma forte oposio, at que a 1 Guerra Mundial contribuiu significativamente para a crescena da mulher em todos os sectores de actividade. Com os homens nas trincheiras, as mulheres assumiram a autoridade do lar e o sustento da famlia, sendo usual v-las a trabalhar em fbricas de armamento. Nas dcadas subsequentes ao final do conflito, em grande parte dos pases ocidentais as mulheres adquiriram o direito de interveno poltica, consolidaram a sua posio jurdica na famlia e viram aberto o acesso a carreiras profissionais prestigiadas. Emancipadas e libertas de todos os preconceitos, as mulheres passam a adoptar novos comportamentos sociais: frequentar festas e clubes nocturnos, praticar desporto, fumar e beber livremente... A valorizao do corpo e da aparncia conduziu ao aparecimento de uma nova mulher que usava o cabelo curto e com as saias mais curtas e ousadas a flapper.

Descrena no Pensamento Positivista e as Novas Concepes Cientficas


O Positivismo impusera a ideia de que a cincia tinha a resposta para todos os problemas da Humanidade. Mas, no incio do sculo XX, verifica-se uma reaco anti-racionalista e anti-positivista, devido s teorias de alguns cientistas face cincia. A teoria do intuicionismo, de Bergson, defendia haver realidades que escapam evidncia racional e s podem ser compreendidas atravs da intuio. A teoria da relatividade, de Einstein, demonstrava que o espao, o tempo e o movimento no so absolutos, mas relativos. Einstein diz-nos que o tempo vivido por um observador depende do seu movimento. Por exemplo, um gmeo sedentrio e um gmeo que viaja no tero a mesma idade quando se encontrarem. A teoria quntica, de Max Planck, defendia que as trocas de energia se fazem em pequenssimas unidades separadas, que se movimentam a velocidades inimaginveis, permitindo explicar o comportamento dos tomos. Assim, no existem regras fsicas, sendo impossvel determinar, com rigor, o que est a acontecer e prever o que acontecer. A teoria psicanaltica, de Freud, explicava que as neuroses (qualquer desordem mental) so resultado de traumas, isto , impulsos, sentimentos, desejos, instintos naturais aprisionados no inconsciente. Criou ento, um mtodo teraputico (psicanlise) que consistia em libertar o paciente dos seus recalcamentos (traumas), procurando traz-los conscincia atravs da interpretao de sonhos. Assim, o psiquismo humano estrutura-se em trs nveis: o consciente, o subconsciente e o inconsciente. Todas estas novas teorias pem em causa as verdades absolutas que sustentavam o positivismo, influenciando os comportamentos no quotidiano, pois nada mais visto como absoluto mas como questionvel e discutvel. Abriu-se deste modo uma nova concepo da cincia: o relativismo, que aceita o mistrio e a probabilidade como partes integrantes do conhecimento.

As Vanguardas: Rupturas com os cnones das artes da literatura


Nas primeiras dcadas do sculo XX houve uma revoluo imensa nas artes: na cor, na forma e na temtica, criando-se uma esttica inteiramente nova, que rompia com as tradies para mostrar uma nova viso da realidade o Modernismo. Este movimento cultural teve origem em Paris, cerne de vanguarda cultural europeia. As principais vanguardas artsticas foram: O Fauvismo, O expressionismo, O cubismo, O abstraccionismo, O futurismo, O dadasmo, e O surrealismo. Interpretao de um quadro Vocabulrio* A identidade e a natureza da obra (identificao, autor e data) tema religioso ou profano, retrato, paisagem, natureza morte, figurativa ou abstracta Estrutura formal (elementos tcnicos e visuais) O contexto da sua produo (corrente artstica em que se insere, caractersticas da obra) A mensagem (elementos de comunicao) naturalista, descritiva, abstracta, simblica, Apreciao crtica / comentrio Ateno: Nunca dizer que um quadro belo/feio. No referir caractersticas das pinturas, que no estejam presentes no quadro. REFERIR SEMPRE O QUADRO Fazer um pargrafo para cada descrio. Em primeiro plano, ... Atrs delas,

O Realismo
Formas ntidas, figurativo

O Fauvismo

Imagem 3 "Vlamink" de Henri Matisse

Imagem 2 - "Harmonia em Vermelho" de Henri Matisse

Imagem 1 "A Cigana" - Henri Matisse

Atravs da anlise da pintura de x, podemos concluir que esta pertence corrente fauvista, uma vez que observamos: Estrutura formal: Uma recusa radical dos convencionalismos, por exemplo, na ausncia do pormenor, como o caso (dos barcos, em que no conseguimos v-los como na realidade/ dos braos da cigana / da mesa, na qual no percebemos os seus limites, criando uma iluso ptica);

Uma distoro dos volumes, encontrando-se as formas diludas, como por exemplo (os seios da cigana/ o mar e o cu/ a mesa); O recurso tcnica do claro-escuro e o realce dos contornos a negro, presente por exemplo (o fundo do quadro da cigana, com tons mais escuros, em que as sombras desaparecem, a contrastar com a mesma, em tons mais claros); e por fim A utilizao de cores fortes e agressivas de modo intenso e arbitrrio, que so aplicadas sobre telas em tons puros, deixando bem vincadas as emoes dos pintores, como podemos observar no quadro, em que as formas so secundarizadas em relao s cores, como por exemplo (a cor vermelha do quadro mais realada que os contornos da mesa / a cor viva da terra mais realada que as formas dos barcos) Quanto ao contexto intelectual, esta vanguarda, afirma-se em 1905, altura em que um grupo de pintores franceses organiza, em Paris, no Salo de Outono, uma exposio das suas obras. A novidade artstica proposta provocou fortes reaces dos crticos apreciadores que, pejorativamente, apelidaram os organizadores da exposio de fauves (feras). Ento, num acto de provocao os organizadores da exposio adoptaram esta denominao para o seu movimento. Mensagem: Apesar do fauvismo no introduzir nas suas obras qualquer tipo de mensagem social ou poltica, podemos concluir que o quadro nos transmite uma sensao de alegria/tristeza, e sobretudo de serenidade. Principais praticantes: De entre os pintores, destacaram-se Georges Roualt, Henri Matisse, Andr Derain e Maurice Vlaminck.

Tcnica Pontilhista = Tem as mesmas caractersticas, uma vez que se insere dentro do fauvismo Pinceladas curtas

O Expressionismo

Imagem 4 "O Grito" de Edward Munch

Imagem 5 "Vlamink" de Henri Matisse

Atravs da anlise da pintura de x, podemos concluir que esta pertence corrente expressionista, uma vez que observamos: Estrutura Formal: Composies simples, isto , constatamos uma simplificao das linhas, uma reduo das figuras e esquemas de cores e um acentuar dos traos, como /so exemplo(s) (a ausncia de formas, em que apenas vemos uma figura de um ser assustado, aterrorizado, patente nas linhas que acompanham o ecoar do deu grito desesperado); Uma deformao intencional das imagens visuais, atravs do recurso pincelada larga e a uma violncia das cores, de forma a dar ideia do drama do ser humano/da sociedade; Formas primitivas e simples, como podemos observar no quadro, em que a figura no se apresenta com grande rigor; e

Grandes manchas de cor, intensas e contrastantes, como por exemplo (o vermelho, e os tons alaranjados do cu a contrastar com o humano de roupas escuras) Relativamente ao contexto Intelectual, este movimento artstico, nasceu em 1905, na Alemanha, com o grupo Die Brcke (A Ponte), constitudo por jovens pintores fortemente crticos do ambiente burgus de que pretendiam afastar-se, preferindo afirmar-se como ponte de unio de todos os elementos agitadores e revolucionrios. Assim, surgiu como reaco ao impressionismo, que se tinha tornado numa moda, impossibilitando a inovao. Mensagem: Quanto mensagem, esta corrente artstica, caracterizou-se pela afirmao da pintura como expresso de sentimentos, energias e tenses inerentes vida humana e aventura da existncia, normalmente geradas na angstia e nos dramas interiores vividos pelo Homem. Assim, as pinturas expressionistas, visaram denunciar o mal-estar vivido, provocado pelo ambiente de tenso poltica, pelos desajustes sociais e pela crescente massificao e consequente desumanizao das cidades e do trabalho. Podemos observar no quadro que o homem/ a mulher se encontra angustiado / apavorado / aterrorizado / desesperado / na misria, acentuando um carcter pessimista Principais praticantes: Destacaram-se Van Gogh, Edward Munch, James Ensor, Kadinski

O Cubismo

Imagem 7 Cubismo sinttico

Imagem 9 "As meninas de avinho" de Picasso

Imagem 6 - Cubismo analtico. Picasso Imagem 8 - Cubismo Analtico. Picasso

Influncias: De Czanne, na analise de formas e dos planos construdos por meio da cor, Da arte africana, com as suas formas simplificadas, volumtricas e duras

Imagem 10 - " Mulher com Peras" Pablo Picasso. Cubismo analtico.

Imagem 11 e 12 - Fase das Colagens

Atravs da anlise da pintura de x, podemos concluir que esta pertence corrente cubista, na fase analtica/sinttica/das colagens uma vez que observamos: Estrutura formal: Cubismo Analtico: Uma viso simultnea e multifacetada dos vrios aspectos do (objecto -> da mulher), como se estivesse partido ou fosse explodir;

Uma ausncia do pormenor acidental, reduzindo-o s formas geomtricas bsicas, como (cilindros, poliedros, cones, esferas, crculos); Cores sbrias, que fazem o quadro quase monocromtico, com tonalidades de uma cor-base, quase sempre terras, areias e cinzentos esverdeados (dizer a do quadro); Representaes das formas, em prioridade em relao cor; e Uma composio bastante complexa, j que o artista no representa o objecto que v, mas o que dele conhece; Combinando os diferentes planos em que o objecto pode ser observado, conseguem desmantelar por completo a perspectiva e propor uma viso intelectualista do espao. Assim, os quadros cubistas constituem unidades autnomas sem qualquer ligao com a natureza. Cubismo sinttico: Elementos estranhos pintura, como a/o (madeira, tecido, vidros, papis) presente(s) no quadro, tornando as pinturas abstractas; Uma ausncia do pormenor acidental, reduzindo-o s formas geomtricas bsicas, como (tringulos, quadrados, rectngulos), como por exemplo (os rostos deformados, a prpria figura do fundo est fragmentada - quadro do picasso); Concepes matemticas e puristas; A utilizao de objectos comuns, como (papeis, carto, tecido, madeira, corda); e Uma cor intensa e vibrante, em sobreposies e transparncias de planos. Combinando os diferentes planos em que o objecto pode ser observado, conseguem desmantelar por completo a perspectiva e propor uma viso intelectualista do espao. Assim, os quadros cubistas constituem unidades autnomas sem qualquer ligao com a natureza. Fase das Colagens: Elementos e materiais diversificados, como (pedaos de embalagens e de jornais, cigarros, fsforos, cartas, bilhetes), que so pintados, e ., que so colados Contexto Intelectual: Relativamente ao contexto intelectual, o movimento cubista foi iniciado por Georges Braque e Pablo Picasso, por volta de 1907, e representou a maior revoluo na pintura desde o renascimento. O nascimento do cubismo associado ao quadro de Picasso Les Demoiselles dAvignon (As meninas de Avinho). Mensagem: A mensagem que os pintores cubistas pretendiam passar era sobretudo o seu conhecimento dos objectos, cito A pintura tem um valor autnomo, independente da descrio objectiva das coisas. Perguntei a mim mesmo se no se deviam pintar as coisas como as conhecemos e no como as vemos (Pablo Picasso) Principais praticantes:Destacam-se, para alm de Pablo Picasso e Georges Braque, Czanne, Juan Gris e Sonia e Robert Dealunay.

Em Sntese A Revoluo Cubista: Destruiu as leis tradicionais da perspectiva e da representao; Alargou os horizontes plsticos introduzindo neles materiais comuns, originando os ready-made, a colagem, a foto-montagem; e Proporcionou meios de expresso a outras correntes

O Abstraccionismo

Imagem 11 e 12- Kadinsky

Imagem 13 - Abstraccionismo geomtrico

Imagem 13- Casal Delaunay Orfismo

Imagem 12 - Abstraccionismo lrico. Kadinsky

Atravs da anlise da pintura de x, podemos concluir que esta pertence corrente abstraccionista, na tendncia do abstraccionismo lrico/geomtrico, uma vez que observamos: Estrutura Formal: Abstraccionismo Lrico/Sensvel (derivado do expressionismo do Cavaleiro Azul): Uma simplificao das formas geomtricas, pois para os abstraccionistas, o mundo exterior no tem importncia e os objectos prejudicam a pintura; Formas abstractas de cor e forma (sem objecto), que tal como a msica, actuam directamente na alma e representam uma arte no narrativa e no descritiva, como podemos observar no quadro (, em que as formas do ideia de uma pauta musical); Uma vibrao da cor, utilizada em sobreposies de tons ou recorrendo a misturas, que deveriam ser capaz de produzir os ritmos, os sons, a musicalidade dos sentimentos e das emoes, como podemos constatar (nas cores claras, que representam tonalidades mais suaves, contrastando com as cores vibrantes, que despertam tonalidades mais fortes); e Uma pintura inspirada na intuio, no instinto e no inconsciente. Abstraccionismo Geomtrico (influenciado pelo Cubismo, pelo Orfismo e pelo Futurismo): Uma simplificao das formas geomtricas, ou seja, uma matematizao, feita de linhas rectas e figuras geomtricas elementares, tais como (quadrados, rectngulos), como podemos observar no documento, preenchidas por manchas de cor; e Cores puras, como(amarelo, azul e vermelho por as do quadro) e cores neutralizantes, como(preto, cinzento, branco - por as do quadro). Contexto Intelectual: Abstraccionismo Lrico: Relativamente ao contexto intelectual, o movimento abstraccionista foi iniciado por uma experiencia isolada de Vassily Kadinsky, quando integrava o perodo do Cavaleiro Azul, relacionada com o afastamento do real na pintura. O abstraccionismo constitui o culminar da pintura liberta de todas as regras tradicionais. Com o aparecimento da fotografia, os pintores deixam te ter o dever social de registar o quotidiano, e pretendem ultrapassar essas aparncias, descobrindo nelas uma realidade oculta e mais profunda. Abstraccionismo Geomtrico: Relativamente ao contexto intelectual, o Abstraccionismo Geomtrico teve origem com Piet Mondrian e outros artistas, com quem fundou a revista Estilo. Impressionado com a violncia e o sofrimento do mundo em guerra, com a tragdia da vida, ele defende que no deve ser objecto do artista expressar o seu ntimo e afirmar a sua originalidade. Assim, a mensagem subjacente a estes quadros (ver em baixo) Mensagem: Abstraccionismo Lrico: Segundo Kadinsky, a pintura deveria retratar estados de esprito e no uma qualquer representao de objectos. O objecto desaparece totalmente, resultando um conjunto de linhas, cores e formas que, aparentemente, nada representam, a no ser a emoo ou o estado de esprito do seu criador. Ao representarem as suas emoes, os abstraccionistas colocam na tela o seu mundo interior, uma realidade subjectiva, oculta e mais profunda. Realidade interior Abstraccionismo Geomtrico: deveria ser um meio de expressar a verdade essencial e inaltervel das coisas. Isto , a supresso, na obra de arte, de toda a emotividade pessoal e tambm de tudo o que acessrio ou efmero realidade pura. H tambm uma libertao total da figurao. Principais Praticantes: Kadinsky e Paul Klee -> abstraccionismo lrico; Piet Mondrian ->abstraccionismo geomtrico; Kasimir Malevitch, Robert Delaunay (abraccionismo lrico-orfismo) Constituiu a Corrente mais duradoura do sc. XX Orfismo: Teve na cor o elemento principal da construo esttica. Aliou o lirismo das cores a crculos abstractos e a movimentos intensos Crculos de cor uma variao do cubismo sinttico/ abstraccionismo lrico Sonia e Robert Dealunay

O Futurismo

Imagem 14 - (Mussolini) de Marinetti

Atravs da anlise da pintura de x, podemos concluir que esta pertence corrente futurista, uma vez que observamos: Estrutura Formal: Figuras em movimento e aco, como (p.ex. automvel, avio, iluminao elctrica, construo, ritmo febril de vida, manifestaes nas ruas), recorrendo representao simultnea de posies de pessoas/objectos (de acordo com o quadro, e especificar o objecto); Alternncia de planos e a repetio da sobreposio desses planos; A sobreposio/justaposio de imagens*, fundidas e encadeadas, dando uma ideia de movimento (referir o objecto sobreposto do quadro, p.ex. Mussolini, a multido, os prdios, o carro); A decomposio das formas, das cores e da intensidade da luz; Diluio das formas (em que por exemplo, se torna difcil distinguir um carro primeira vista); Linhas circulares, como (p.ex. espirais, elipses e a geometrizao dos planos em ngulo agudo), que contribuem para reforar a ideia do movimento; e Cores vivas, contrastadas e intensas, que produzem imagens complexas de onde sobressaem raios que intersectam perpendicular/obliquamente, evocando turbilhes de ar provocados pela velocidade das mquinas. Contexto Intelectual: Relativamente ao contexto intelectual, o movimento futurista nasceu em Itlia, no ano de 1909, e teve como precursor Marinetti atravs do Manifesto Futurista, em que o autor propunha a aniquilao definitiva da tradio e a destruio das obras artsticas do passado, anunciando uma pintura mais condizente com a era das mquinas, do movimento e do futuro. Estendeu-se a todas as produes intelectuais (literatura, msica, fotografia, arquitectura, teatro, traje e decorao.) Mensagem: A mensagem da pintura futurista, est relacionada com a exaltao da vida do mundo moderno (civilizao industrial e moderna) a energia constante. Exaltava-se a mquina, a velocidade, a luz, e a dinmica do movimento, ao mesmo tempo que se apelava destruio do passado, da tradio e de todas as instituies e formas de expresso histrica e artstica anteriores. Os futuristas repudiam a inteligncia e exaltam a intuio, cultivam a audcia e a provocao, e elogiam a agressividade e a violncia de guerra, o militarismo, o patriotismo e o desdm pelas mulheres, acabando por ser considerados percursores da ideologia fascista. Principais Praticantes: Umberto Boccioni, Filippo Marinetti (influenciaram em Portugal -> Amadeu de Sousa Cardoso, Almada Negreiros, Fernando Pessoa)

Cubismo futurismo => sobreposio/justaposio de imagens* => Cubismo no h, enquanto no futurismo h

O Dadasmo

Imagem 14 e 15 - Procura imitar a monalisa.

Imagem 16 - Arte no depende do objecto, dependo do contexto e do local.

Imagem 15 - a mulher um violino

Atravs da anlise da pintura de x, podemos concluir que esta pertence ao movimento dada, uma vez que observamos: Estrutura Formal: A exaltao da liberdade e espontaneidade; Apresentao de objectos/ sem nexo e no artsticos, como por exemplo (pregos, placas de metal); Utilizao de vrios tipos de letra/cores para atrair a ateno; Uso de uma linguagem agressiva, irnica, ambgua e enigmtica; Pela reproduo de obras clssicas invertidas (ex.monalisa) e inventaram os ready-made (=elevao de um objecto comum categoria de obra de arte) (p.ex. Fonte de Marcel Duchamp) A promoo da imaginao, do onrico e do inconsciente; Uma viso crtica e desencantada sobre a arte e a vida, por exemplo ao representar , critica . Contexto intelectual: Relativamente ao contesto intelectual, o movimento dada teve a sua origem em Zurique, na Sua, em 1916 (criao do Cabaret Voltaire), com um grupo de jovens de vrias nacionalidades, que procuravam refgio da guerra, e o seu fim foi em 1920. O surgimento e o desaparecimento do movimento foram uma reaco situao poltica da poca, a uma Europa de estados-nao hostis, que em 1916 se encontravam na disposio de impor uma terrvel guerra uns aos outros e que depois de 1918 criaram uma nova ordem poltica e social. O prprio nome que adoptaram no tem qualquer significado. Mensagem: A mensagem do dadasmo era provocar, surpreender, escandalizar e chocar, desprezando o mundo violento, a sociedade e as suas regras, muitas vezes utilizando os protestos e os distrbios. Eles formulavam a sua oposio atravs de aces, reaces e trabalhos artsticos visuais anrquicos, irracionais, contraditrios e sem sentido. Principais praticantes: Marcel Duchamp, Kurt Schwitters, Max Ernst, Hans Arp

Movimento artstico, literrio, musical, poltico ou filosfico.

O Surrealismo

Imagem 17 - Salvador Dali

Imagem 17 - A Persistncia da Memria de Salvador Dali

Imagem 18 - "Espelho Falso"

Imagem 18, 19 e 20 - Gala (apaixonada de Salvador Dali

Anlise de quadros: Ma -> a maa metamorfosei-a-se Olho -> realista e figurativa, excepo de um sujeito que desfigura completamente a realidade Relgios -> se no houver relgios, nos morremos, deixa de haver tempo (linguagem figurativa) Rosto > esta a dormir (imagem figurativa); transmite fragilidade porque esta apoiado em muletas, extremamente frgeis, dando a ideia de que se uma delas se quebrar, ns acordamos, ou seja, o sono frgil. Espelho falso -> o olho esta construdo, ao contrario, ele no serve para ver, mas para ser visto -> a realidade est dentro de ns Barco -> simboliza os descobrimentos Imagem horrvel -> simboliza a morte colectiva, a guerra Gala -> representa a paixo, cisne> simbologia ertica (muito presente na pintura surrealista) Gala de costas -> parece a sua imagem reflectida no espelho como se fosse uma arquitectura Tigres -> sobre ela voga roms ( visto como um elemento carregado de sensualidade). De dois peixes, saiem dois tigres como preparados para desfaz-la. Atravs da anlise da pintura de x, podemos concluir que esta pertence ao movimento surrealista, na vertente figurativa/simbolista, uma vez que observamos: Estrutura Formal: Uma utilizao do sonho, da metfora, do inslito, do irracional, da imaginao e da capacidade para o olhar para o interior, para o fantstico; Expresses abstractas; A transfigurao de objectos correntes atravs de associaes imprevistas e desconcertantes; Uma alucinao visual; O uso de uma linguagem figurativa (p.ex. relgios, ou do olho - ver anlise) O uso da associao de ideias, atravs de trs tcnicas: () 1. Escrevia-se e desenhava-se em estado semi-hipntico, sob influncia do lcool, da fome ou de drogas, que provocavam alucinaes; 2. Os discursos eram escritos ou ditados durante o sono, ou eram relatos dos sonhos; 3. Construam-se jogos de consistiam na juno de escritas simultneas de varias pessoas, ignorando umas o que as outras faziam* O desenho e a pintura automticos; Tcnicas clssicas de desenho; Gradao cromtica, por exemplo (do vermelho para ao amarelo); Recurso a suportes e tcnicas disponveis nos momentos de inspirao, como por exemplo; O uso da colagem, do frottage, da assemblage, do dripping e da decalcomania; Contexto Histrico: Relativamente ao contexto histrico, esta corrente esttica nasceu em Zurique, com a ruptura, em 1922, de Andr Breton com o movimento dada, mas desenvolveu-se em Paris, a partir da publicao do I Manifesto Surrealista pelo mesmo Breton. semelhana do dadasmo, surgiu como uma reaco cultura e civilizao ocidentais e a tudo o que representasse o racionalismo e o convencionalismo. Pode mesmo considerar-se uma sequncia do movimento dada. Os surrealistas inspiraram-se nas obras de Freud e na sua teoria da psicanlise (profundezas do inconsciente). Mensagem = A mensagem do movimento surrealista era o erotismo, o onrico e o sonho, revelando as foras ocultas do inconsciente, que visavam a libertao de tabus. O modelo da arte visava-se para o mundo da interioridade. Principais Praticantes: Salvador Dali (figurativo), Mir (abstracto), Ren Magrite (figurativo), Max Ernest, Andr Breton

Surrealismo Figurativo: possvel identificar figuras ou certos objectos, apesar de desinseridos e descontextualizados da realidade concreta. Surrealismo Simbolista: Carcter metafsico

Abcd* -> Cadavre exquis pessoas criam um texto/desenho acrescentando, cada um na sua vez, traos ou palavras ao trabalho j iniciado, sem o poderem ver na totalidade Automatismo* = trao livre de todo o controlo da razo, uso de formas e cores surpreendentes Frottage* = colocar o papel ou a tela sobre uma superfcie rugosa e transferir, com a ajuda de um lpis, de uma esptula com tinta ou por simples presso, as irregularidades para a superfcie a pintar.

Marcou a literatura (Breton e Aragon), o cinema (Dali e Buuel), a msica (Erik Satie) e a fotografia (Man Ray).
(Surrealismo sempre Dali!)

Teste de Quadros:

Ilustrao 4- Fauvismo

Ilustrao 1 - Abstraccionismo

Ilustrao 2 - Surrealismo

Ilustrao 3 - Cubismo

Ilustrao 8 - Cubismo

Ilustrao 7 - Fauvismo

Ilustrao 6 - Futurismo

Ilustrao 5 Expressionismo

Han

Ilustrao 13 - Abstraccionismo Ilustrao 12 - Cubismo

Ilustrao 10 - dadasmo

Ilustrao 9 - Futurismo

Ilustrao 15 - Surrealismo

Ilustrao 14 - Futurismo

Ilustrao 11 - dadasmo

Ilustrao 16 - Expressionismo

Em sntese
At ao sc. XX, a pintura foi fiel realidade, representando um mundo de aparncia lgica a objectos reconhecveis. Todavia, as novas vanguardas vieram romper com este universo: Libertaram a figurao da sujeio ao modelo, distorcendo as formas e utilizando arbitrariamente as cores (fauvismo e expressionismo) Desconstruram o espao pictrico; esbatimentos dos volumes e da profundidade; natureza bidimensional; desarticulao das regras de figurao (expressionismo e cubismo) Novos objectos temticos de ndole abstracta Alargaram o universo da pintura ao introduzirem aspectos alheios, como o movimento e o tempo (cubismo e futurismo) Introduziram um conjunto vasto de novos materiais artsticos (cubismo)

Os Caminhos da Literatura
O inicio do sculo XX correspondeu, no campo das letras, a uma verdadeira revoluo que ps em causa, os valores e as tradies literrias. A literatura percorreu, nesta poca, todas as vias que a expresso escrita permite percorrer. Nas primeiras dcadas de novecentos, os esforos concentravam-se, sobretudo, na libertao das obras literria face realidade concreta. Foi abandonada a descrio ordenada e realista da sociedade e as obras voltam-se para a vida psicolgica e interior das personagens. Autores como Andr Guide, proclamam a liberdade total do ser humano, o seu direito de tudo ousar, assim rejeitando as regras da moral, da famlia e da sociedade. Introduziram-se novas formas de expresso, ao nvel da linguagem e da construo frsica. Estas correntes, se bem que efmeras e pouco produtivas em termos de qualidade literria, romperam convenes e abriram as portam a obras de grande valor, verdadeiramente inovadoras. Entre todas, destacasse Ulisses, smula da revoluo que o sculo XX soube introduzir na narrativa literria.

Вам также может понравиться