Вы находитесь на странице: 1из 2

Enzimas A vida depende da realizao de inmeras reaes qumicas que ocorrem no interior das clulas e tambm fora delas

(em cavidades de rgos, por exemplo). Por outro lado, todas essas reaes dependem, para a sua realizao , da existncia de uma determinada enzima. As enzimas so substncias do grupo das protenas e atuam como catalisadores de reaes qumicas. Catalisador uma substncia que acelera a velocidade de ocorrncia de uma certa reao qumica. Muitas enzimas possuem, alm da poro protica propriamente dita, constituda por uma seqncia de aminocidos, uma poro no-protica. A parte protica a apoenzima e a no protica o co-fator. Quando o cofator uma molcula orgnica, chamado de coenzima. O mecanismo de atuao da enzima se inicia quando ela se liga ao reagente, mais propriamente conhecido como substrato. formado um complexo enzimasubstrato, instvel, que logo se desfaz, liberando os produtos da reao a enzima, que permanece intacta embora tenha participado da reao. Mas para que ocorra uma reao qumica entre duas substncias orgnicas que esto na mesma soluo preciso fornecer uma certa quantidade de energia, geralmente, na forma de calor, que favorea o encontro e a coliso entre elas. A energia tambm necessria para romper ligaes qumicas existentes entre os tomos de cada substncia, favorecendo, assim a ocorrncia de outras ligaes qumicas e a sntese de uma nova substncia a partir das duas iniciais. Essa energia de partida, que d um empurro para que uma reao qumica acontea, chamada de energia de ativao e possui um determinado valor. A enzima provoca uma diminuio da energia de ativao necessria para que uma reao qumica acontea e isso facilita a ocorrncia da reao.

O mecanismo chave-fechadura Na catlise de uma reao qumica, as enzimas interagem com os substratos, formando com eles, temporariamente, o chamado complexo enzima-substrato. Na formao das estruturas secundria e terciria de uma enzima (no esquea que as enzimas so protenas), acabam surgindo certos locais na molcula que serviro de encaixe para o alojamento de um ou mais substratos, do mesmo modo que uma chave se aloja na fechadura. Esses locais de encaixe so chamados de stio ativos e ficam na superfcie da enzima. Ao se encaixarem nos stios ativos, os substratos ficam prximos um do outro e podem reagir mais facilmente. Assim que ocorre a reao qumica com os substratos, desfaz-se o complexo enzima-substrato. Liberam-se os produtos e a enzima volta a atrair novos substratos para a formao de outros complexos.

Lembre-se!! Uma enzima no consumida durante a reao qumica que ela catalisa.

Fatores que afetam a atividade das enzimas Temperatura A temperatura um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reao enzimtica aumenta com o aumento da temperatura. Entretanto, a partir de uma determinada temperatura, a velocidade da reao diminui bruscamente. O aumento de temperatura provoca maior agitao das molculas e, portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir. Porm, se for ultrapassada certa temperatura, a agitao das molculas se torna to intensa que as ligaes que estabilizam a estrutura espacial da enzima se rompem e ela se desnatura.

Para cada tipo de enzima existe uma temperatura tima, na qual a velocidade da reao mxima, permitindo o maior nmero possvel de colises moleculares sem desnaturar a enzima. A maioria das enzimas humanas, tm sua temperatura tima entre 35 e 40C, a faixa de temperatura normal do nosso corpo. J bactria que vivem em fontes de gua quente tm enzimas cuja temperatura tima fica ao redor de 70C.

Grau de acidez (pH) Outro fator que afeta a forma das protenas o grau de acidez do meio, tambm conhecido como pH (potencial hidrogeninico). A escala de pH vai de 0 a 14 e mede a concentrao relativa de ons hidrognio(H+) em um determinado meio. O valor 7 apresenta um meio neutro, nem cido nem bsico. Valores prximos de 0 so os mais cidos e os prximos de 14 so os mais bsicos (alcalinos).

Cada enzima tem um pH timo de atuao, no qual a sua atividade mxima. O pH timo para a maioria das enzimas fica entre 6 e 8, mas h excees. A pepsina, por exemplo, uma enzima digestiva estomacal, atua eficientemente no pH fortemente cido de nosso estmago (em torno de 2), onde a maioria das enzimas seria desnaturada. A tripsina, por sua vez, uma enzima digestiva que atua no ambiente alcalino do intestino, tendo um pH timo situado em torno de 8.

Вам также может понравиться