Вы находитесь на странице: 1из 9

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS Cmpus de Trs Lagoas

Laboratrio de Fsica II

Gerador de Van Der Graaff

Alunas: Gabriela Petinati Isabella Sousa Professor: Carlos Eduardo

Trs Lagoas, MS

Introduo:
Van der Graaff inventou o gerador que levou seu nome em 1931, com o propsito de produzir uma diferena de potencial muito alta para acelerar partculas carregadas que se chocavam contra blocos fixos. O gerador de Van Der Graff um dispositivo que utiliza uma correia de material isolante (normalmente borracha) para acumular muitas cargas em uma esfera metlica oca. A esfera pode chegar a voltagens da ordem de milhes de volts.

Campo Eltrico:
um campo vetorial, constitudo por uma distribuio de vetores, um para cada ponto de uma regio em torno de um objeto eletricamente carregado. (HALLIDAY, RESNICK, 8ed.) Seja q uma carga positiva, chamada de carga de prova, colocada em um ponto P que est prximo de um objeto carregado, mede-se a fora eletrosttica F que age sobre a carga q e define-se o campo eltrico E produzido pelo objeto atravs da equao:

Energia Potencial Eltrosttica:


a capacidade da fora eltrica realizar trabalho. Dada uma partcula qualquer que se move de um ponto na qual a energia potencial Ua at um ponto no qual a energia potencial Ub, a variao de energia potencial :

U = Ub Ua
e o trabalho Wab realizado pela fora dado por:

Potencial Eltrico: a energia potencial por unidade de carga em um ponto do espao. uma grandeza escalar que mede a energia potencial eltrica por unidade de carga de prova, ou seja, a constante de proporcionalidade na razo entre energia potencial eltrica e carga de prova.

V = p Qo

Diferena de Potencial Eltrico:


A Diferena de Potencial (d.d.p) tambm denominada Tenso Eltrica (V) ou Voltagem, uma grandeza fsica que est intimamente ligada ao conceito de corrente eltrica. Corrente eltrica, o fluxo ou movimento de partculas carregadas em um condutor de forma ordenada. A unidade de medida da d.d.p o V(Volts). Para existir corrente eltrica entre dois pontos deve-se haver uma diferena de potencial eltrica (d.d.p) entre os mesmos dois pontos. vlido lembrar que todo corpo que est eletrizado, recebeu ou doou eltrons. Um corpo que recebeu eltrons fica carregado negativamente (nion), j o corpo que doou eltrons ou perdeu fica carregado positivamente (ction). Com o desequilbrio de cargas entre dois corpos mostra que ambos tm um potencial eltrico diferente, existindo uma diferena de potencial eltrica.

A diferena de potencial V entre dois pontos a e b igual a diferena entre os potenciais eltricos dos dois pontos:

V = Va Vb = Ua Ub = U q q q
Ruptura Dieltrica:
Muitos materiais no-condutores so ionizados em campos eltricos muito intensos e tornam-se condutores. Este fenmeno denominado ruptura dieltrica. A ruptura dieltrica ocorre quando o mdulo do campo eltrico no ar excede um certo valor crtico Ec, o ar sofre uma ruptura dieltrica, processo no qual o campo arranca eltrons de tomo do ar. Com isso, o ar se torna um condutor de corrente eltrica, j que os eltrons arrancados so colocados em movimento pelo campo. Ao se

moverem, esses eltrons colidem com outros tomos do ar, fazendo com que emitem luz(centelha). (HALLIDAY, RESNICK, 8ed.)

Teoria das pontas:


O poder das pontas a forma como chamado o princpio fsico que rege o funcionamento de alguns objetos, como os para-raios e as antenas. Ele foi utilizado por Benjamin Franklin, em 1752, em sua famosa experincia da pipa, que deu origem sua inveno mais famosa, o para-raios. Segundo este princpio, o excesso de carga eltrica em um corpo condutor distribudo por sua superfcie externa e se concentra nas regies pontiagudas ou de menor raio. nas pontas que a energia descarregada. Isso ocorre porque as extremidades so regies muito curvas e, como a eletricidade se acumula mais nessas reas, um corpo eletrizado dotado de pontas acumula nelas sua energia. A densidade eltrica de um corpo ser sempre maior nas regies pontudas em comparao com as planas.

Objetivo:
Construir o gerador de Van Der Graff, entender o seu funcionamento, e a partir do embasamento terico, fundamentar os conceitos de eletrizao, a existncia de cargas eltricas, a existncia de campo eltrico, a transferncia de cargas eltricas, existncia do potencial eltrico e a ruptura dieltrica.

Materiais:

Placa de madeira para apoio 2 vasilhames de inox para formar a cpula Uma tira de borracha Um pequeno motor eltrico de 9V 1 Prego 2 Tubo de PVC

1 Tubo de PVC T 2 Fios de cobre Fita Isolante Furadeira Marreta 1 Bateria de 9V

Mtodos:

A placa de madeira feita de base para o gerador eletrosttico. O Tubo de PVC cortado em 2 partes, uma grande e uma pequena. A parte pequena selecionada para ser fixada na base de madeira, de maneira que facilite o manuseio interno do gerador. E o motor eltrico ser adicionado no tubo de PVC T. Em seguida, fazer um pequeno furo no lado do PVC menor. O fio de cobre que servir de escova ser colocado neste furo. A escova dever ficar apenas prxima da polia. Conecta-se a tira de borracha ao eixo do motor que servir como rolete inferior. Em seguida, apanha-se o outro pedao de PVC que ir na parte superior do tubo de PVC T. Perfurar em 2 lugares o tubo de PVC. Os furos devero ser opostos, pois servir de apoio para o prego. O prego servir como rolete superior e ficar nos furos opostos do tubo de PVC. A tira de borracha colocada no rolete superior (prego) e prxima da escova superior. Em seguida, os 2 vasilhames de inox so unidos de forma a formar uma cpula e a escova superior colocada prxima do rolete superior e a outra extremidade do fio colocada dentro da cpula e assim adicionado ao gerador. Aterra-se a escova inferior em uma marreta. E por ltimo, conecta-se o motor uma bateria de 9V.

Resultados:
Ao ligar o motor, na primeira fase da operao, a superfcie do rolete inferior eletrizada por atrito com a tira de borracha ao ser atritada no movimento entre os eixos. Pela srie tribo-eltrica, a tira de borracha ficar eletrizada negativamente e o rolete inferior ficar eletrizado positivamente. Como o rolete inferior gira, cada trecho da correia se separa do rolete logo aps entrar em contato com ele, gerando assim uma densidade de carga maior no rolete do que na correia. Ocorre uma induo eletrosttica na escova inferior pela presena de cargas do rolete. Os ons positivos sero repelidos e os ons negativos atrados pelo rolete inferior, ou seja, haver uma grande densidade de cargas negativas na extremidade da escova inferior. Com a extremidade da escova negativa e o rolete positivo surgir um campo eltrico intenso provocando uma ionizao do ar devido a intensas foras de atrao e repulso, ou seja, o ar se tornar condutor, com ons positivos e negativos livres. Como a extremidade da escova est negativa, ela atrair os ons positivos e como o rolete est positivo, os eltrons so atrados por ele. Porm a tira de borracha intercepta os eltrons atrados, recolhendo boa parte deles e como o rolete gira e a tira de borracha se desloca, os eltrons que aderiram na tira de borracha so transportados para cima. Quando os eltrons chegam ao topo eles passam pelo rolete superior, que no caso o prego e que agir de forma contrria do rolete inferior. Ao passarem pelo rolete, ocorre novamente a ionizao do ar, ou seja, os ons negativos livres sero repelidos pelos eltrons da tira de borracha, e iro se dirigir extremidade da escova superior e como a escova superior est conectada cpula, os eltrons iro para as extremidades da cpula pela teoria das pontas (efeito Faraday). A escova superior funciona como se fosse um fio terra. Por fim, a tira de borracha desce neutra, pois os ons positivos do ar sero atrados pelos ons negativos da tira de borracha, neutralizando assim a tira. Vale lembrar que a escova inferior alimentar o sistema. Ento a quantidade de cargas acumulada na cpula no foi suficiente para eriar os cabelos pois a perda de cargas em equipamentos como este muito grande, porm o

funcionamento do gerador de Van Der Graff foi comprovado pois ao encostar a mo na cpula observou-se um pequeno levantamento dos pelos do brao.

Concluso:
Conclui-se que para o funcionamento do gerador de Van Der Graaff a eletrizao por atrito da tira de borracha com o rolete inferior essencial para o sistema, pois a partir dela que ocorre a transferncia dos eltrons para a cpula. Conclui-se tambm a existncia de cargas eltricas que provocam um surgimento de um campo eltrico e uma ruptura dieltrica perceptveis atravs do experimento realizado.

Questes:
1- Para que serve o gerador eletrosttico de Van de Graaff? RESPOSTA: O gerador de Van de Graaff um dispositivo que serve para produzir uma diferena de potencial muito alta para acelerar partculas carregadas. 2- Qual o valor da ruptura dieltrica do ar? RESPOSTA: 30.000 V/cm 3- Onde fica armazenado o excesso de carga da cpula do gerador? RESPOSTA: O excesso de carga fica na superfcie de fora da cpula. 4- Como pode ser calculado o valor do campo eltrico a uma distncia r da cpula do gerador?

RESPOSTA: 5- Por que os roletes devem ser de materiais diferentes e ao menos um deles constitudo de material condutor?

RESPOSTA: Os roletes so de materiais diferentes, ao menos um deles condutores(como Teflon e alumnio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfcie externa da correia atravs das escovas. 6- A umidade relativa do ar importante para o bom desempenho da mquina eletrosttica? RESPOSTA: Se estiver muito mido, o desequilbrio de carga no permanecer por um tempo til. Se a quantidade de gua no ar estiver alta, a umidade revestir a superfcie do material, fazendo um caminho de baixa resistncia para o eltron fluir. Esse caminho permite que as cargas se recombinem e assim neutralizem o desequilbrio. Da mesma forma, quando est muito seco, a carga pode aumentar at nveis extraordinrios, ou seja, at dezenas de milhares de volts. 7- A cpula do gerador fica carregada com cargas positivas ou negativas? RESPOSTA: A cpula ficar carregada negativamente 8- Qual o valor do campo eltrico dentro da cpula? RESPOSTA: O valor do campo eltrico dentro da cpula nulo

Вам также может понравиться