Вы находитесь на странице: 1из 44

1 ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO 1.

.1 - OBJETIVOS DO ESTADO Para a promoo do bem comum o Estado pratica as seguintes atividades : I) II) III) IV) Obteno de Recursos - Receita Pblica; Utilizao dos Crditos Pblicos Emprstimos; Gerenciamento dos recursos e dos gastos efetuados Oramento Pblico; Aplicao dos Recursos ( GASTOS) Despesa Pblica.

1.2 - DIREITO FINANCEIRO Ramo do direito pblico que estuda a Atividade Financeira do Estado.. 1.3 - LEGISLA0 APLICVEL Lei 4.320/64 Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Lei Complementar 101/2000- Lei de Responsabilidade Fiscal Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, com amparo no Captulo II do Ttulo VI da Constituio. 1.4 - ORAMENTO PBLICO 1.4.1. Conceito: instrumento de planejamento que contm a discriminao da receita e despesa pblica de forma a evidenciar a poltica econmica, financeira e o programa de trabalho do governo para um perodo (exerccio financeiro). Art. 34 da Lei 4.320/64: O exerccio financeiro coincidir com o ano civil. 1.4.2. Natureza Jurdica: LEI, em sentido formal, pois se submete ao processo legislativo Art. 165 da Constituio Federal : Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III- os oramentos anuais. 1.4.3. Caractersticas da Lei Oramentria Anual: a) Lei Ordinria - aprovada por maioria simples; b) Processo Legislativo peculiar tramitao diferenciada, restries propositura de emendas e existncia de prazos para a sua elaborao, apreciao e aprovao. c) Lei de Vigncia Temporria vigora no exerccio financeiro a que se refere.

1.5 - CICLO ORAMENTRIO O ciclo oramentrio o perodo em que se efetivam as atividades inerentes ao processo oramentrio, a saber: 1 Etapa : ELABORAO da proposta oramentria pelo Poder Executivo. Durante esta etapa o Poder Executivo recebe dos demais Poderes, do Ministrio Pblico e do Tribunal de Contas as suas propostas oramentrias parciais para a devida consolidao da proposta oramentria do Ente, a ser enviada ao Legislativo. Nesta fase tambm so realizadas as consultas populares (oramento participativo); 2 Etapa: APRECIAO E VOTAO dos projetos de leis oramentrias pelo Poder Legislativo; 3 Etapa: EXECUO do oramento com a arrecadao de receitas e realizao de despesas. A etapa da execuo corresponde ao exerccio financeiro; 4 Etapa: CONTROLE, avaliao interna e exame das contas pelos rgos competentes: Poder Legislativo, com o auxlio do Tribunal de Contas e o Controle Interno. 1.6 - TIPOS DE ORAMENTO Determina a maneira como o oramento elaborado, segundo o regime poltico vigente. O Brasil j vivenciou trs tipos de oramentos Legislativo, Executivo e Misto. Hoje, o tipo utilizado no pas o Misto, sendo sua elaborao e execuo de competncia do Poder Executivo, cabendo ao Poder Legislativo sua aprovao e controle (CF de 1934, 1946, 1967 e 1988). 1.7 - ESPCIES DE ORAMENTO O Oramento pblico sofreu, ao longo dos anos, uma evoluo conceitual, adotando-se algumas tcnicas para a sua elaborao, conforme relacionadas a seguir: Oramento Clssico ou Tradicional: constitua-se em um instrumento contbil, onde se discriminavam as receitas e despesas, tendo por base o oramento do exerccio anterior, sem qualquer preocupao com o atendimento das necessidades da coletividade ou com o planejamento dos objetivos a atingir. Oramento de Desempenho ou de Realizaes : uma evoluo do oramento Tradicional na medida em que passa a se preocupar com o resultado dos gastos, buscando-se a definio dos propsitos e objetivos para os quais os crditos se faziam necessrios, considerando-se as unidades de desempenho, os custos, etc. Oramento-Programa: A palavra programa revela um atributo, uma qualidade do oramento moderno. O oramento-programa um instrumento de planejamento que permite identificar os programas, os projetos e as atividades que o Governo pretende realizar, alm de estabelecer os

objetivos, as metas, a responsabilidade, os custos (inclusive planejando para mais de um exerccio financeiro), os resultados e oferecer maior transparncia aos gastos pblicos. A principal diferena em relao ao Oramento Tradicional e ao Oramento de Desempenho que no Oramento-Programa (moderno) h uma clara interligao do SISTEMA ORAMENTRIO com o SISTEMA DE PLANEJAMENTO. Neste tipo de oramento as despesas so classificadas por Funo do Estado e por Programas de trabalho Classificao Funcional Programtica. A Classificao Funcional-Programtica apresenta-se com a estrutura de Funo, Sub Funo, Programa, Projeto, Atividade e Operaes Especiais Funo, considera-se o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. Exemplos: Legislativa; Segurana Pblica; Educao; Sade; Gesto Ambiental. Programa: o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual; Exemplos : Iluminao pblica; Erradicao do trabalho infantil; Limpeza Pblica; Projeto: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de governo; Exemplos : Projeto Orla; Projeto Capibaribe melhor; Projeto Comunidade do Pilar Atividade: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo; Exemplos : Promoo da sade da Criana e do Adolescente Controle de Riscos a Sade Operaes Especiais: as despesas que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Exemplos : Encargos da Dvida Interna; Compromissos decorrente de sentenas judiciais. Oramento Base Zero ou por Estratgia : constitui-se em uma tcnica para a elaborao do oramento-programa, que exige do administrador a justificativa detalhada dos recursos a serem utilizados a cada incio de um novo ciclo, sem compromisso com o montante de dispndios do exerccio anterior, partindo-se de uma nova base, ou seja, a base zero. Alm disso, dever haver uma anlise e reviso de todas as despesas propostas, com a criao de alternativas para facilitar a escala de prioridades na alocao dos recursos. Oramento Participativo: trata-se da participao da comunidade na proposta oramentria como forma de descentralizar as decises, discutir as questes locais e gerar conscincia de participao do cidado na coisa pblica. O artigo 48, da LRF, estabeleceu a obrigatoriedade da realizao das audincias pblicas durante a elaborao dos planos oramentrios.

2 - PRINCPIOS ORAMENTRIOS 2.1. PRINCPIO DA UNIDADE Este princpio est prescrito no art. 2, da Lei 4320/64, que estabelece que o oramento se constituir numa pea nica por Ente da Federao, ou seja, A Unio, cada Estado, cada Municpio e o Distrito Federal devem elaborar suas prprias leis oramentrias e, da, possuir um oramento nico. Com a existncia da multiplicidade de oramentos, houve uma reconceituao deste princpio que passou a ser chamado pela doutrina de Princpio da Totalidade, de forma que permitisse a existncia das vrias peas oramentrias, com a obrigatoriedade de consolidao em cada esfera de governo, com o objetivo de se obter uma viso geral. A CF de 88 ratificou esse entendimento determinando que a Lei Oramentria Anual seja integrada pelo Oramento fiscal (OF), Oramento de Investimento das estatais (OI) e pelo Oramento da Seguridade Social (OSS), constituindo-se um oramento nico (nico documento). ART. 165, 5 DA CONSTITUIO FEDERAL A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

LOA = OF + OI + OSS
Ainda, sob a tica deste princpio, o conjunto das leis oramentrias existentes: PPA Plano Plurianual, LDO Lei de Diretrizes Oramentrias e LOA, a unidade significa harmonia e compatibilidade; 2.2. PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE No oramento devem constar TODAS as receitas oramentrias e TODAS oramentrias da administrao pblica. as despesas

ARTS. 3 e 4 da Lei 4.320/64 Art. 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Art. 4 A Lei de Oramento compreender todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada, ou que, por intermdio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2.

*****EXCEES : ***** 1 - Despesas e receitas extra-oramentrias, quais sejam: Art. 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Pargrafo nico. No se consideram para os fins deste artigo as operaes de credito por antecipao da receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros . a) Receitas extra-oramentrias: As receitas extra-oramentrias compreendem os recursos que ingressaram na entidade pblica que no so recursos previstos no oramento, a saber: Antecipao de receitas oramentrias (ARO): So considerados AROS os emprstimos tomados para equilibrar o fluxo de caixa das entidades pblicas, pois devem ser liquidados (pagos) dentro do prprio exerccio financeiro. ART. 38, Lei 101/2000 Art. 38 A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: I - realizar-se- somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio; II - dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano; II) Emisses de papel moeda; III) Entradas compensatrias no ativo e passivos financeiros (Depsitos, caues, consignaes); Depsitos e Consignaes: Valores recebidos ou descontados de servidores ou de terceiros para serem repassados a rgos pblicos ou mesmo particulares. Ex. Descontos do Imposto de Renda na Fonte; Desconto de penso alimentcia; Desconto da Contribuio Previdenciria; Aluguis e planos de sade descontados na fonte; Caues:Valores descontados de prestadores de servios ou fornecedores para garantia de cumprimento de obrigaes contratuais ou recebido como caues para participao em processos licitatrios.

b) Despesas extra-oramentrias: So as destinaes (pagamentos) dos recursos recebidos como extraoramentrios; Logo, o fluxo normal a realizao da receita extra-oramentria para posteriormente ocorrer a despesa extra-oramentria. ***** 2 - Smula 66 do STF: legitima a cobrana do tributo se houver sido criado aps o oramento, mas antes do incio do respectivo exerccio financeiro 2.3. PRINCPIO DO ORAMENTO BRUTO Todas as receitas e despesas constaro do oramento pelos seus VALORES TOTAIS, vedadas quaisquer dedues. As parcelas das receitas que uma entidade deva transferir a outra ser considerada despesa no oramento da entidade obrigada a fazer a transferncia e receita no oramento da entidade que as deva receber. Exemplo:FPM Fundo de Participao do Municpio (22,5% do IR e IPI arrecadados pela Unio) consta como despesa no oramento da Unio e como Receita no oramento do Municpio; ART 6 DA LEI 4.320/64 Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. 1 As cotas de receitas que uma entidade pblica deva transferir a outra incluir-se-o, como despesa, no oramento da entidade obrigada a transferncia e, como receita, no oramento da que as deva receber.

2.4. PRINCPIO DA ANUALIDADE O oramento estima receita e fixa a despesa por um perodo de 12 meses (Art. 2 da 4320/64 e Art. 34 da 4320/64). Art. 34 da Lei 4.320/64: O exerccio financeiro coincidir com o ano civil. *****EXCEO: Crditos adicionais (especiais e extraordinrios) com vigncia plurianual ART. 167, 2 da CONSTITUIO FEDERAL Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. . 2.5. PRINCPIO DE EXCLUSIDADE O oramento deve conter Apenas matria oramentria, ou seja: estimativa da receita e fixao da despesa ART. 165, 8 da CF A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

ART. 7 DA LEI 4.320/64 A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: I - Abrir crditos suplementares at determinada importncia obedecidas as disposies do artigo 43; II - Realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. 1 Em casos de dficit, a Lei de Oramento indicar as fontes de recursos que o Poder Executivo fica autorizado a utilizar para atender a sua cobertura. 2 O produto estimado de operaes de crdito e de alienao de bens imveis somente se incluir na receita quando umas e outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que jurdicamente possibilite ao Poder Executivo realiz-las no exerccio. 3 A autorizao legislativa a que se refere o pargrafo anterior, no tocante a operaes de crdito, poder constar da prpria Lei de Oramento.

*****EXCEES: autorizaes para: a) Abertura de crditos suplementares b) Contratao de operaes de crdito, ainda que ARO. 2.6. PRINCPIO DA ESPECIFICAO (ESPECIALIZAO OU DISCRIMINAO) As receitas e as despesas devem ser especificadas no oramento, no podendo constar rubricas (receitas) ou dotaes (despesas) globais ou genricas (Arts. 5 e 15 da 4320/64).

*****EXCEES *****1- Reserva de Contingncia (dotao global destinada a cobrir passivos contingentes e outros riscos fiscais ao longo do exerccio); ART. 5 DA LEI 101/2000 O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas desta Lei Complementar: III - conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao: b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. 4 vedado consignar na lei oramentria crdito com finalidade imprecisa ou com dotao ilimitada. *****2- Programas Especiais de Trabalho Art. 20, 4320/64 Os investimentos sero discriminados na Lei do Oramento segundo os projetos de obras e de outras aplicaes. Pargrafo nico. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital.

2.7. PRINCPIO DA NO AFETAO (NO VINCULAO) DA RECEITA vedada a vinculao da receita de IMPOSTOS a rgos, fundos e despesas Art. 167, IV, da CF. *****EXCEES : ART. 167, IV DA CONSTITUIO FEDERAL ..., ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; I) II) III) IV) V) VI) VII) Transferncias constitucionais de impostos - Art. 158 e 159 da CF; Aplicao de percentuais mnimos da receita de impostos na manuteno e desenvolvimento do ensino Art. 212, da CF; Aplicao de percentuais da receita de impostos nas aes e servios pblicos de sade - Art. 198, 2 DA CF; Prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita (ARO) Art. 165, 8; A Vinculao impostos estaduais e municipais para prestao de garantia ou contragarantia Unio, assim como para pagamento de dbitos para com esta (a Unio) - Art. 165, 4; Fundos criados por meio de Emenda Constituio que vinculem receitas de impostos (Ex.: Fundo de combate pobreza Art. 80, do ADCT); facultada a vinculao da receita tributria lquida a programas de apoio a incluso e promoo social e ao financiamento de programas culturais (at cinco dcimos por cento) - Art. 204, pargrafo nico e Art. 216, 6 , da CF.

2.8. PRINCPIO DA PUBLICIDADE ou TRANSPARNCIA Todos os atos relacionados ao oramento bem como os relacionados sua execuo devem ser amplamente divulgados, de maneira clara, simples e legvel, pela imprensa oficial, pela internet, etc. Art. 37, caput, da CF ART. 165, 3 , da CF O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. Os Artigos 52 e 53 da LRF tambm tratam da publicao do RREO e do RGF. ART. 48 DA LRF So instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos. Pargrafo nico. A transparncia ser assegurada tambm mediante incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas, durante os processos de elaborao e de discusso dos planos, lei de diretrizes oramentrias e oramentos.

2.9 PRINCPIO DO EQUILBRIO Este princpio determina que as Receitas e despesas devam ter o mesmo valor, ou seja, no deve haver oramento deficitrio (despesas de valor maior que as receitas) ou superavitrio (receitas de valor maior que as despesas). Art. 4 DA LRF A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do art. 165 da Constituio e: I - dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas;

*****EXCEO ART. 166, 8 , da CF Os recursos que em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

2.10 PRINCPIO DO ESTORNO DE VERBAS ART. 167, VI e VIII, da CF So vedados: VI a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa; VIII a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidades ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, 5 ;

2.11. PRINCPIO DA PRECEDNCIA A aprovao do oramento deve ocorrer antes do exerccio financeiro a que se refere, conforme prescreve a CF, no Art. 35 do ADCT, que determina que as leis oramentrias sejam encaminhadas, votadas e sancionadas at o encerramento da sesso legislativa de um exerccio financeiro para vigncia no incio do exerccio seguinte. 2.12. PRINCPIO DA LEGALIDADE ART. 167, I e II, da CF So vedados: I o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; II a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; *****EXCEO ART. 167, 3 , da CF So vedados: 3 A abertura de crdito estrordinrio somente ser adminitda para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto no art. 62.

2.12. PRINCPIO DA PROGRAMAO Fundamenta-se na obrigatoriedade de especificar os gastos por meio de programas de trabalho, que consistem em instrumentos de organizao das aes governamentais, permitem a identificao dos objetivos e metas a serem atingidos, sendo mensurados por indicadores estabelecidos no Plano Plurianual. 3 - ORAMENTO, ELABORAO E APROVAO 3.1- LEIS ORAMENTRIAS A Constituio Federal, em seu artigo 165 estabelece trs leis que tratam dos oramentos pblicos: ART. 165 da CF: Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III- os oramentos anuais. A iniciativa do encaminhamento das peas oramentrias privativa e indelegvel do Chefe do Poder Executivo, conforme prescrito no artigo 84, da CF. ART. 84, DA CF: Compete privativamente ao Presidente da Repblica: XXIII - enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas de oramento previstos nesta Constituio; Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes.

10

Processo Legislativo A apreciao dos projetos das leis oramentrias ser efetuada pela Cmara e pelo Senado. ART. 166. DA CONSTITUIO FEDERAL Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Os Projetos de Lei relativos ao PPA, LDO e LOA e os Crditos Adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, por uma Comisso Mista de Deputados e Senadores, que tambm exercer o acompanhamento e fiscalizao oramentria. As emendas sero apresentadas Comisso Mista, que emitir parecer, sendo que as modificaes dos Projetos somente sero possveis nos termos da Constituio Federal: ART. 166, DA CF 5. O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na comisso mista, da parte cuja alterao proposta. Alm disso, no existe um rito especfico para a tramitao da lei oramentria, portanto vale o rito ordinrio: ART. 166, 7. DA CF Aplicam-se aos projetos mencionados neste artigo, no que no contrariar o disposto nesta Seo, as demais normas relativas ao processo legislativo. 3.1.1. PLANO PLURIANUAL (PPA) O Plano Plurianual instrumento de planejamento de longo prazo do setor pblico brasileiro que orienta a elaborao da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e da Lei Oramentria anual (LOA). Conceito ART. 165, 1 e 4, DA CF Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: 1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. 4 - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional. Despesas de Capital so aquelas que se destinam a obras (construo de hidroeltricas, hospitais, estradas, escolas), compra de ativos permanentes (imveis, veculos, mveis e utenslios, aes etc.). Outras delas decorrentes despesas de manuteno derivadas das despesas de capital como por exemplo : manuteno dos hospitais, escolas e das estradas); Programas de durao continuada programas de durao maior que um ano, como por exemplo : Programa de Sade da Famlia - PSF e Programa de Erradicao do Trabalho Infantil PETI. Vedaes ART. 167, DA CF So vedados; 1 - Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.
11

Vigncia ART. 35, 2, I, ADCT 2 o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa. 3.1.2. LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS (LDO) A Lei de Diretrizes Oramentrias o instrumento de planejamento de curto prazo fazendo a ligao entre o PPA e a LOA: Conceito ART. 165, 2, DA CF Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: 2 A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Vigncia ART. 35, 2, II, ADCT 2 o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do enceramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. ART. 57, 2, DA CF 2 A sesso legislativa no ser interrrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. 3.1.3. LEI ORAMENTRIA ANUAL (LOA) Instrumento de planejamento que estima a receita oramentria e fixa a despesa oramentria para o exerccio financeiro subseqente. Os tpicos que tratam do oramento na Constituio so os seguintes; Conceito ART. 165, 5, 6, 7, 8, DA CF 5 A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 6 O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. 7 Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. 8 A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

12

Vale ressaltar que a proposta do oramento pode ser alterada ou emendada quando de sua apreciao e aprovao por parte das respectivas Casas Legislativas. Nesse sentido, o art. 166, 3, assim estabelece: ART. 166, 3., DA CF 3. As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e o Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Vedaes A Constituio no art. 167 impe uma srie de vedaes, a saber: O incio de programas ou projetos no includos na Lei Oramentria Anual; A realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; A realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; A abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes; A transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa; A concesso ou utilizao de crditos ilimitados; A utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos; A transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 3.2 - CRDITOS ADICIONAIS A elaborao da Lei Oramentria Anual decorre de um planejamento minucioso dos projetos e atividades que o governo pretende realizar para atender e satisfazer as necessidades coletivas. Quando a lei aprovada pelo Poder Legislativo, temos o surgimento da autorizao para realizao de gastos dos recursos pblicos, de acordo com os montantes programados e que sero destinados a cada rgo. Essa autorizao recebe o nome de crdito oramentrio (inicial ou ordinrio). CRDITO ORAMENTRIO RECURSOS FINANCEIROS No entanto, durante a fase de execuo do oramento (exerccio financeiro de vigncia da LOA), podem ocorrer diversos fatos que implicam modificaes naquilo que foi planejado e autorizado. Tais ocorrncias podem ser de: a) fatos novos ou imprevisveis que ampliam ou reduzem as necessidades coletivas j planejadas; b) descobertas de erros e omisses na fase de elaborao do projeto da LOA.

13

Esse mecanismo de retificao viabilizado por intermdio da utilizao dos chamados CRDITOS ADICIONAIS. 3.2.1 - CLASSIFICAO ART. 41 DA LEI 4320/64 Art. 41. Os crditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforo de dotao oramentria; II - especiais, os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica; III - extraordinrios, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica. 3.2.2. CONDIES PARA A OCORRNCIA ARTs. 42, 43 e 44, DA LEI 4320/64 Art. 42. Os crditos suplementares e especiais sero autorizados por lei e abertos por decreto executivo. Art. 43. A abertura dos crditos suplementar es e especiais depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. Art. 44. Os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo. ART. 62, DA CF Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. ART. 167, DA CF 3 A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto no art. 62. 3.2.3. VIGNCIA ART. 167, 2, DA CF 2 - Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente.

14

RESUMO CRDITOS SUPLEMENTARES Objetivo: reforar despesas oramentrias (dotaes); Autorizados por LEI e Abertos por DECRETO; A LOA pode conter autorizao parar a abertura de crditos suplementares; Vigncia: limitada (sempre) ao exerccio financeiro em que foi autorizado (31/12); Improrrogvel; Necessidade de indicar FONTE DE RECURSOS.

CRDITOS ESPECIAIS Objetivo: despesas no previstas no oramento; Autorizados por LEI e Abertos por DECRETO; Vigncia: Regra Geral: at o fim do exerccio financeiro em que foi autorizado (31/12); Exceo: pode ser prorrogado, se houver saldo na dotao em 31/12 e se a lei autorizativa tiver sido promulgada nos ltimos 04 meses do exerccio. Neste caso, por meio de decreto, o saldo incorporado ao oramento seguinte; Necessidade de indicar FONTE DE RECURSOS.

CRDITOS EXTRAORDINRIOS Objetivo: despesas urgentes e imprevisveis, como: guerra, comoo e calamidade pblica; No precisa de autorizao legislativa prvia; Abertura: na Unio - MEDIDA PROVISRIA; nos Estados (DF) e Municpios - DECRETO ou MP, se houver previso (CE ou LO); Vigncia: Regra Geral: at o fim do exerccio financeiro em que foi autorizado (31/12); Exceo: pode ser prorrogado, se houver saldo na dotao em 31/12 e se a lei autorizativa tiver sido promulgada nos ltimos 04 meses do exerccio. Neste caso, por meio de decreto, o saldo incorporado ao oramento seguinte;

NO h necessidade de indicar FONTE DE RECURSOS. Os excessos de arrecadao verificados destinam-se sua cobertura.

15

3.2.4. FONTES DE RECURSOS ART. 43 da Lei 4.320/64: A abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. 1 Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que no comprometidos: I - o supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior; II - os provenientes de excesso de arrecadao; III - os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em Lei; IV - o produto de operaes de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiz-las. 2 Entende-se por supervit financeiro a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de credito a eles vinculadas. 3 Entende-se por excesso de arrecadao, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. 4 Para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, deduzir-se- a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. 1 FONTE Supervit Financeiro (SF) apurado no balano patrimonial do exerccio anterior. Entende-se por SF a diferena positiva entre o Ativo Financeiro (AF) e o Passivo Financeiro (PF), conjugando-se, ainda, SE HOUVER, o saldo dos crditos adicionais reabertos (transferidos do ano anterior) (CAR) e o saldo das operaes de crdito vinculadas aos crditos reabertos (emprstimos a receber - OCV) e no arrecadadas no exerccio: SF = AF PF CAR + OCV 2 FONTE Excesso de Arrecadao (EA) saldo positivo, apurado ms a ms, entre a receita prevista (RP) e a receita realizada (RR), considerando-se a tendncia do exerccio (no vale o excesso num nico ms, por exemplo), subtraindo-se, ainda, a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio (CEA): EA = RR RP CEA 3 FONTE Anulao de Despesas anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais. O CRDITO ADICIONAL ABERTO COM ESTA FONTE NO AUMENTA O VALOR TOTAL DAS DESPESAS AUTORIZADAS, POIS DIMINUE UMA DOTAO E AUMENTA OUTRA. 4 FONTE Operaes de Crdito Recursos decorrentes de emprstimos no previstos na lei oramentria. No basta indicar a fonte; preciso demonstrar a viabilidade jurdica do crdito, como por exemplo, a obedincia aos limites fixados pelo Senado Federal. A Operao de Crdito por Antecipao de Receita (ARO), por destinar-se a evitar dficit de caixa (recebimentos < pagamentos), no serve como fonte para financiamento de novas despesas;

16

5 FONTE Supervit Oramentrio Apesar da doutrina no especificar o supervit oramentrio (receita oramentria > despesas oramentrias) como fonte de recurso, a Constituio Federal o considera como tal. Vejamos: ART. 166 DA CF Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 8 - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

4 - RECEITAS 4.1 CONCEITO Receitas Pblicas so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidas pelo poder pblico, em qualquer esfera governamental, para alocao e cobertura das despesas pblicas. Dessa forma, todo o ingresso oramentrio constitui uma receita pblica, pois tem como finalidade atender s despesas pblicas. (definio do Manual da Receita atravs na Portaria 219 da Secretaria do Tesouro Nacional - STN). 4.2 CLASSIFICAO DAS RECEITAS Podem ser classificadas em: 4.2.1 Quanto ao Sentido: Amplo: toda entrada ou ingresso nos cofres pblicos, independente de contrapartida no passivo; Restrito: toda entrada ou ingresso que se incorpora ao patrimnio pblico, sem compromisso de devoluo.

4.2.2. Quanto Competncia Federal: pertencentes ao governo federal; Estadual: pertencentes ao governo estadual ou distrital; Municipal: pertencentes aos municpios.

4.2.3. Quanto Coercitividade Originrias Resultante da venda de produtos ou servios colocados disposio dos usurios ou da cesso remunerada de bens e valores. Derivadas so obtidas pelo Estado em funo de sua autoridade coercitiva, mediante a arrecadao de tributos e multas.

4.2.4. Quanto Afetao Patrimonial Receitas efetivas: so aquelas que contribuem para o aumento do patrimnio lquido, sem correspondncia no passivo. Inserem-se no conceito de fatos contbeis modificativos aumentativos.

17

Ex.: Todas as receitas de correntes (exceto o recebimento da dvida ativa) e a receita de capital decorrente do recebimento de transferncia de capital. Receitas por mutaes patrimoniais: so aquelas que nada acrescem ao patrimnio, pois se constituem em entradas compensatrias. So fatos contbeis permutativos. Ex.: Receita correntes resultante do recebimento da dvida ativa e Todas as receitas de capital (exceto as transferncias de capital) 4.2.5. Quanto Natureza Receita Oramentria Os ingressos oramentrios so aqueles pertencentes ao ente pblico arrecadados exclusivamente para aplicao em programas e aes governamentais. Estes ingressos so denominados Receita Pblica. Ex.: Impostos, taxas, aluguis, operaes de crdito, alienao (vendas) de bens etc.; Receita Extra-Oramentria Receitas que no integram o patrimnio pblico, sendo o ente um simples depositrio dos valores. Ex.: Recebimento de ARO, caues, consignaes em folha de pagamento (descontos), tributos descontados na fonte, etc. Os ingressos extra-oramentrios so aqueles pertencentes a terceiros arrecadados pelo ente pblico exclusivamente para fazer face s exigncias contratuais, pactuadas para posterior devoluo. Estes ingressos so denominados recursos de terceiros. (Definio do Manual da Receita) ATENO: Mesmo que a receita no esteja prevista no oramento, a sua classificao depender da sua natureza, conforme descrito abaixo: ART. 57 DA LEI 4.320/64 Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo 3. desta lei sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. 4.2.4. Quanto Categoria Econmica A classificao econmica das Receitas envolve: Duas Categorias Econmicas: CORRENTE e CAPITAL

Art. 11 - A receita classificar-se- nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. 1 - So Receitas Correntes as receitas tributria, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes. 2 - So Receitas de Capital as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o superavit do Oramento Corrente. 3 - O superavit do Oramento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstrao a que se refere o Anexo n 1, no constituir item de receita oramentria.
18

4 - A classificao da receita obedecer ao seguinte esquema:


RECEITAS CORRENTES RECEITA TRIBUTRIA Impostos Taxas Contribuies de Melhoria RECEITA DE CONTRIBUIOES RECEITA PATRIMONIAL RECEITA AGROPECURIA RECEITA INDUSTRIAL RECEITA DE SERVIOS TRANSFERNCIAS CORRENTES OUTRAS RECEITAS CORRENTES RECEITAS DE CAPITAL OPERAES DE CRDITO ALIENAO DE BENS AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS TRANSFERNCIAS DE CAPITAL OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

A especificao completa da Receita Pblica0 que consta da Portaria Interministerial 163/01, que em seu anexo 01, classifica a receita nas categorias econmicas, fonte, subfonte, rubricas, alneas e sub-alneas, contudo, no Manual da Receita (4 edio), a fonte e a subfonte foram substitudas por origem e espcie. Exemplo 1 : 1.1.1.2.04.10 Pessoas Fsicas: 1= Receita Corrente (Categoria Econmica); 1 = Receita Tributria (fonte) (Origem); 1 = Receita de Impostos ( subfonte) (Espcie); 2 = Impostos sobre o Patrimnio e a Renda (Rubrica); 04 = Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (Alnea); 10 = Pessoas Fsicas (Subalnea) NVEL EXCLUSIVO DA STN. Exemplo 2: 1.1.2.1.40.00 Taxas de Servio de Transporte Martimo de Passageiros: 1 = Receita Corrente (Categoria Econmica); 1 = Receita Tributria (Origem); 2 = Taxas (Espcie); 1 = Taxa pelo Exerccio do Poder de Polcia (Rubrica); 40 = Taxas Serv. de Transp. Martimo de Passag. (Alnea) NVEL 00 = NVEL DE DETALHAMENTO OPTATIVO (Subalnea).

19

RECEITAS CORRENTES Tributria: impostos, taxas e contribuio de melhoria; Contribuio: sociais e econmicas; Patrimonial: aluguis, juros de aplicao financeira, dividendos..; Agropecuria; Industrial; Servios: juros de emprstimos concedidos; Transferncias Correntes: recursos recebidos destinados a custear despesas correntes; Outras Receitas Correntes: juros de mora, recebimento da dvida ativa tributria e no-tributria, multas, restituies, etc.

Dvida Ativa o Valor devido ao Estado em razo do transcurso do prazo para pagamento, Logo um direito da administrao. Art. 39 DA LEI 4320/64 Os crditos da Fazenda Pblica, de natureza tributria ou no tributria, sero escriturados como receita do exerccio em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas oramentrias.

RECEITAS DE CAPITAL Operaes de Crdito: recursos advindos da emisso de ttulos pblicos ou de emprstimos, inclusive os emprstimos compulsrios; Alienao de Bens: venda de bens; Amortizao de Emprstimos: referem-se ao recebimento de emprstimos (principal) anteriormente concedidos pelo Estado; Transferncias de Capital: recursos recebidos de outras entidades pblicas destinados a custear despesas de capital; Outras receitas de capital

4.3- ESTGIOS DA RECEITA a) Previso Fase correspondente ao momento em que se estima a receita. b) Lanamento procedimento administrativo tendente a verificar o fato gerador da obrigao tributria, a matria tributvel, o clculo do montante devido e o sujeito passivo; Art. 52 e Art. 53 da lei 4.320/64 Art. 52 So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. Art. 53 O lanamento da receita, o ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta O lanamento pode ser: De ofcio: feito unilateralmente pela administrao; Por Declarao: feito pela administrao com a colaborao do contribuinte; Por Homologao: feito pelo prprio contribuinte. c) Arrecadao Fase que corresponde a entrega dos recursos aos agentes arrecadadores autorizados. d) Recolhimento Fase que corresponde a entrega dos recursos pelos agentes arrecadadores conta nica do tesouro. Atende ao princpio da Unidade de Tesouraria ou de caixa.
20

Princpio da Unidade de Tesouraria: Para a otimizao dos recursos pblicos imprescindvel que todos os recursos sejam carreados para um s local, da, a Lei 4.320/64 estabeleceu O Princpio da Unidade de Tesouraria. ARTIGO 56 DA LEI 4.320/64 O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.

4.4 REGIME CONTBIL DA RECEITA Art. 35 da lei 4320/64 Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; A doutrina unnime ao consagrar o Regime de Caixa como o regime de contabilizao da receita nas entidades pblicas, ou seja, o que definir se uma receita pertencer a determinado exerccio a sua efetiva arrecadao; *****EXCEO : Inscrio da dvida ativa; A baixa e o cancelamento dos restos a pagar, que dever ser contabilizado como receita oramentria, conforme teor do artigo 38, da Lei 4320/64.

Art. 38 da lei 4320/64 Reverte dotao a importncia de despesa anulada no exerccio: quando a anulao ocorrer aps o encerramento deste considerar-se- receita do ano em que se efetivar.

21

4.5 A LRF e a RECEITA PBLICA 4.5.1. Receita Corrente Lquida RCL O artigo 2 define a RCL, a saber: Art. 2, IV, da lei 101/00 Receita corrente lquida: somatrio das receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, industriais, agropecurias, de servios, transferncias correntes e outras receitas tambm correntes, deduzidos: a) na Unio, os valores transferidos aos Estados e Municpios por determinao constitucional ou legal, e as contribuies mencionadas na alnea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituio; b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municpios por determinao constitucional; c) na Unio, nos Estados e nos Municpios, a contribuio dos servidores para o custeio do seu sistema de previdncia e assistncia social e as receitas provenientes da compensao financeira citada no 9 do art. 201 da Constituio. 1 Sero computados no clculo da receita corrente lquida, os valores pagos e recebidos em decorrncia da lei Complementar n 87, de 13 de setembro de 1996, e do fundo previsto pelo art. 60 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Um resumo do clculo fica assim: Receitas Correntes (+) Tributrias (+) Contribuies (+) Patrimoniais (+) Agropecurias (+) Industriais (+) Servios (+) Transferncias (+) Outras Receitas Correntes Subtotal 1 (-) Transferncias Constitucionais ou Legais (-) Contribuies previdncia (-) Compensao Lei Hauly (regimes de previdncia) (-) Somatrios dos valores em duplicidade (-) Cancelamento de restos a pagar Subtotal 2 (+ ou -) Saldo da lei Kandir

22

(+ ou -) Saldo do Fundeb (=) RCL 4.5.2. Renncia de Receita O art. 14 da LRF estabeleceu a renncia de receita, compreendendo todos os atos referentes a anistia, remisso, subsdio, crdito presumido, concesso de iseno em carter no geral, alterao de alquota ou modificao de base de clculo que implique reduo discriminada, correspondendo a tratamento diferenciado. A Lei impe uma srie de condies para a concesso da renncia, como: Estar acompanhada do impacto oramentrio-financeiro; Atender ao disposto na LDO; Demonstrar que a renncia no afetar as metas dos resultados fiscais ou estar acompanhada de medidas de compensao no exerccio em que se deva iniciar e nos dois exerccios seguintes.

5 DESPESAS 5.1- C0NCEITO Conceitua-se como despesa pblica o conjunto de dispndios do Estado, a fim de saldar gastos fixados na lei do oramento ou em lei especial, visando realizao e ao funcionamento dos servios pblicos. Nesse sentido, a despesa parte do oramento, ou seja, aquela em que se encontram classificadas todas as autorizaes para gastos com as vrias atribuies e funes governamentais. 5.2- CLASSIFICAO QUANTO NATUREZA ORAMENTRIA

So as despesas fixadas e especificadas na lei do oramento e/ou na lei de crditos adicionais, previamente autorizadas pelo Poder Legislativo. EXTRA-ORAMENTRIA

Consiste na sada de recursos financeiros transitrios anteriormente obtidos sob a forma de receitas extraoramentrias. So despesas no consignadas na lei do oramento ou em crditos adicionais, tais como: restituio de depsitos; restituio de caues, pagamento de restos a pagar, resgate de operaes de crdito por Antecipao da Receita Oramentria (ARO), entre outras obrigaes. As despesas extra-oramentrias, como vimos, no necessitam de autorizao oramentria para se efetivarem, uma vez que no pertencem ao rgo pblico, caracterizando apenas uma devoluo de recursos financeiros pertencentes a terceiros.

23

5.3 - CLASSIFICAO QUANTO CATEGORIA ECONMICA A classificao econmica da despesa pblica possibilita a anlise do impacto das aes governamentais na economia como um todo. Proporciona uma indicao da contribuio do Governo na formao bruta do capital do Pas. De acordo com o art. 12 da Lei no 4.320/64, a despesa oramentria classifica-se nas seguintes categorias econmicas, a saber: Despesas Correntes e Despesas de Capital. 5.3.1 DESPESAS CORRENTES So despesas oramentrias destinadas manuteno e ao funcionamento dos servios pblicos prestados pela prpria Administrao ou transferidos a outras pessoas fsicas ou jurdicas. Esses recursos possuem como caracterstica o fato de no produzirem qualquer acrscimo patrimonial, gerando por conseqncia diminuio no patrimnio. So divididas nos seguintes grupos de natureza da despesa. Despesas de custeio

So as dotaes destinadas manuteno de servios anteriormente criados, inclusive para atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis, pagamento de servios de terceiros, pagamento de pessoal e encargos, aquisio de material de consumo, entre outras. Transferncias correntes

So as dotaes para despesas, s quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios, tais como: transferncias de assistncia e previdncia social, pagamento de salrio-famlia, juros da dvida pblica, incluindo as contribuies e subvenes destinadas a atender manuteno de outras entidades de direito pblico ou privado. As transferncias podem, portanto, envolver as seguintes operaes: - transferncias constitucionais oriundas da repartio das receitas tributrias previstas nos arts. 157 ao 159; e 195, da CF/88; - as decorrentes de simples autorizao oramentria ou de origem legal, quando criadas por uma lei ordinria; - as decorrentes de convnios (transferncias voluntrias), devendo as aplicaes dos recursos obedecerem ao disposto na clusula que dispe sobre o seu objetivo, ou seja, despesa corrente.
24

Ateno Subvenes so as transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se: - Subvenes sociais: as que se destinam a empresas pblicas ou privadas de carter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa; - Subvenes econmicas: as que se destinam a empresas pblicas ou privadas de carter industrial, comercial, agrcola ou pastoril.

5.3.2 DESPESAS CAPITAL So despesas oramentrias realizadas de forma direta ou indireta pela Administrao Pblica, com a inteno de adquirir ou constituir bens de capital que iro contribuir para a produo de novos bens ou servios, e que, ao contrrio das despesas correntes, geram aumento patrimonial resultante de mutao compensatria em razo da incorporao patrimonial do bem ou produto produzido ou adquirido, tais como: edifcios, mveis e utenslios, veculos, computadores, rodovias, praas, parques e jardins, entre outros. So divididas nos seguintes grupos de natureza da despesa, a saber: Investimentos

So as dotaes para o planejamento e a execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente e a constituio ou o aumento do capital de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro. Exemplos: construo de escolas, construo de hospitais, aquisio de elevadores, mveis e utenslios, veculos, e, ainda, a criao ou o aumento do capital de empresas industriais, agrcolas, dentre outras; Inverses financeiras

So as dotaes destinadas aquisio de imveis, ou de bens de capital j em utilizao; obteno de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento de capital; e, ainda, a constituio ou o aumento de capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguro. Exemplos: aquisio de imvel j em utilizao destinado a sede de um rgo pblico, aquisio de aes de uma empresa cujas aes j pertenam a terceiros, criao ou aquisio de aes de um banco ou empresa comercial e concesso de emprstimos, entre outras; Transferncias de capital

So as dotaes destinadas a investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao direta em bens ou servios, constituindo essas transferncias auxlios ou contribuies, segundo derivam diretamente da lei de oramento ou de lei especial anterior, bem como as dotaes para amortizao da dvida pblica. Exemplos: transferncias voluntrias para construo de hospitais, escolas, creches e pagamento do principal da dvida pblica, entre outras.

25

5.4 - CLASSIFICAO QUANTO AFETAO PATRIMONIAL As despesas pblicas podem ser classificadas em: efetivas e por mutaes patrimoniais ou no-efetivas, conforme o seu efeito na situao lquida patrimonial. Despesas efetivas

So as despesas que alteram a situao lquida do Estado, uma vez que contribuem para o seu decrscimo, como a seguir: pessoal e encargos; juros e encargos da Dvida Interna e Externa; outras Despesas Correntes (exceto aquisio de material de consumo para estoque). Cabe ressaltar que as despesas de capital destinadas a auxlios e contribuies de capital, bem como os investimentos em bens de uso comum do povo, tambm se incluem nessa classificao. Despesas por mutaes patrimoniais

So as despesas que no provocam alterao na situao lquida do Estado (saldo patrimonial), constituindo-se em alteraes compensatrias por meio de mutaes nos elementos patrimoniais, por isso so consideradas como despesas no-efetivas. Exemplo: investimentos; inverses financeiras; amortizao da Dvida Interna e Externa; outras Despesas de Capital (exceto as despesas de capital destinadas a auxlios e contribuies de capital, bem como os investimentos em bens de uso comum do povo); Despesa Corrente somente a aquisio de material de consumo para estoque. 5.5 CLASSIFICAO INSTITUCIONAL As despesas so demonstradas por rgos e unidades oramentrias: rgo: o maior nvel de agregao de poderes. Unidade Oramentria o rgo (Ministrio ou Secretaria) cujo oramento consta expressamente na lei oramentria, ou ainda, constitui o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a quem sero consignadas dotaes prprias na lei oramentria. Dotao: a consignao dos crditos oramentrios e adicionais, que consiste na primeira etapa da descentralizao oramentria para as unidades oramentrias. Unidade Administrativa o rgo que no estando previsto expressamente na lei de oramento para a realizao de seu programa de trabalho recebe autorizao para gastos por meio de descentralizao oramentria de uma unidade oramentria que o supervisiona ou de rgos diferentes. A descentralizao ocorre atravs de: a) Proviso: consiste na movimentao interna dos crditos oramentrios e adicionais, realizadas dentro da unidade oramentria para as suas unidades administrativas supervisionadas. A contrapartida do lado financeiro e o Sub-Repasse. b) Destaque: consiste na movimentao externa dos crditos oramentrios e adicionais, realizadas entre unidades oramentrias diferentes. A Contrapartida do lado financeiro o Repasse. Unidade Gestora: a unidade oramentria ou administrativa investida do poder de gerir e movimentar recursos oramentrios ou financeiros prprios ou decorrentes de descentralizao.

26

5.6 CLASSIFICAO QUANTO NATUREZA DA DESPESA Com o propsito de padronizar as contas nacionais para fins de consolidao o Secretrio do Tesouro Nacional e o Secretrio de Oramento Federal, no exerccio da delegao concedida pela prpria LRF regulamentaram a nova classificao oramentria da despesa pblica, de adoo obrigatria pela Unio, pelos Estados, Distrito Federal e Municpios, desde o exerccio financeiro de 2002. Essa classificao da despesa, segundo a sua natureza, compe-se de: I categoria econmica; II grupo de natureza da despesa; III modalidade de aplicao IV elemento de despesa. A informao gerencial denominada modalidade de aplicao, tem por finalidade indicar se os recursos so aplicados diretamente por rgos ou entidades no mbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federao e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminao da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados. Entende-se por grupos de natureza de despesa a agregao de elementos de despesa que apresentam as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto. O elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, dirias, material de consumo, servios de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenes sociais, obras e instalaes, equipamentos e material permanente, auxlios, amortizao e outros.. facultado o desdobramento suplementar dos elementos de despesa para atendimento das necessidades de escriturao contbil e controle da execuo oramentria. Assim, de acordo com a legislao em vigor, a codificao foi composta por oito dgitos que revelam a estrutura da natureza da despesa a ser observada na execuo oramentria de todas as esferas de Governo, da seguinte forma:

27

Estrutura de Codificao da Despesa A descrio e os cdigos que compem a nova estrutura de aplicao obrigatria para todos os entes da Federao, desde 2002, a seguinte:

28

29

5.7 CLASSIFICAO FUNCIONAL-PROGRAMTICA Esta classificao est em sintonia com o princpio do oramento-programa, possibilitando uma viso sobre o que o governo est fazendo, exigido pela Portaria MPOG n 42/99. 5.7.1 Classificao funcional: composta de um rol de funes e subfunes, j prefixadas, e que serviro para agregar os gastos pblicos por rea de ao governamental. Funo: representa o maior nvel de agregao das reas da despesa que competem ao Setor pblico. So em nmero de 28. Subfuno: representa uma repartio da funo, agregando um determinado conjunto de despesas do setor pblico. Ressalta-se que as combinaes entre funes e subfunes podem ser diferentes daquelas a que estejam vinculadas.

FUNES 01 Legislativa 19 Cincia e Tecnologia 20 Agricultura

28 Encargos Especiais

SUBFUNO 031 Ao Legislativa 032 Controle Externo 571 Desenvolvimento Cientfico 572 Desenvolvimento Tecnolgico e Engenharia 573 Difuso do Conhecimento Cientfico/Tecnolgico 601 Promoo da Produo Vegetal 605 Abastecimento 606 Extenso Rural 607 Irrigao 841 Refinanciamento da Dvida Interna 842 Refinanciamento da Dvida Externa 843 Servio da Dvida Interna 844 Servio da Dvida Externa 845 Transferncias 846 Outros Encargos Especiais

5.7.2 Classificao Programtica: visa a demonstrar os objetivos da ao governamental com o fim de resolver as necessidades coletivas. A Portaria 42/99 estabeleceu que cada ente da Federao dever, por ato prprio, elaborar sua prpria estrutura de programas. Os instrumentos de programao so: Programa: o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual; Projeto: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de governo; Atividade: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo; Operaes Especiais: as despesas que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.

30

5.8 PROGRAMAO ORAMENTRIA A programao oramentria o meio pelo qual o Poder Executivo administra a execuo do oramento e suas alteraes por parte dos rgos componentes da Administrao pblica direta e Indireta, mantendo o equilbrio entre as receitas e despesas. Esta Administrao pode, em determinadas situaes, contingenciar gastos ( impedir o empenhamento de despesas). A programao oramentria foi estabelecida nos artigos 47 a 50 da Lei 4.320/64, cujo teor o seguinte : Art. 47. Imediatamente aps a promulgao da Lei de Oramento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovar um quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade oramentria fica autorizada a utilizar. Art. 48 A fixao das cotas a que se refere o artigo anterior atender aos seguintes objetivos: a) assegurar s unidades oramentrias, em tempo til a soma de recursos necessrios e suficientes a melhor execuo do seu programa anual de trabalho; b) manter, durante o exerccio, na medida do possvel o equilbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, de modo a reduzir ao mnimo eventuais insuficincias de tesouraria Art. 49. A programao da despesa oramentria, para feito do disposto no artigo anterior, levar em conta os crditos adicionais e as operaes extra-oramentrias. Art. 50. As cotas trimestrais podero ser alteradas durante o exerccio, observados o limite da dotao e o comportamento da execuo oramentria. 5.9 ESTGIOS DA DESPESA Na fase de execuo oramentria, devero ser observadas as normas pertinentes execuo da despesa pblica, que se desenvolve em trs estgios, de acordo com a Lei no 4.320/64: Empenho, Liquidao e Pagamento. No entanto, a doutrina majoritria considera mais um estgio anterior aos trs mencionados, que consiste no ato de fixao dos crditos ou dotaes oramentrias na Lei Oramentria Anual. Podemos ainda inferir que, em fase anterior ao empenho, devem-se observar os preceitos legais quanto ao procedimento licitatrio, considerado por alguns autores como fase da despesa. 5.9.1. Fixao Estgio considerado pela doutrina em virtude da interpretao de dispositivos constitucionais, como os que vedam a concesso de crditos ilimitados e a realizao de despesas que excedam os crditos oramentrios e adicionais (art. 167, II e VII, da CF/88). 5.9.2 Empenho O empenho da despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio ART 58 DA LEI 4.320/64. O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. O empenho prvio, devendo preceder a realizao da despesa e est restrito ao limite do crdito oramentrio.

31

ART.. 59 e 60 DA LEI 4.320/64 Art. 59 - O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. Art. 60. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. O ato de empenhar deduz o seu valor da dotao oramentria, tornando a quantia empenhada indisponvel para nova aplicao. Para cada ato ser emitido um documento denominado nota de empenho, que indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, sendo vedada a realizao de despesa sem prvio empenho e em casos especiais, previstos em legislao especfica, poder ser admitida a dispensa da emisso da nota de empenho, tais como: Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargos da Dvida e Sentenas Judicirias, entre outras. O estgio do empenho necessita da observncia das seguintes etapas: autorizao que consiste na manifestao ou despacho do ordenador de despesas; indicao da modalidade licitatria, sua dispensa ou inexigibilidade; e formalizao comprovada pela emisso da nota de empenho e a respectiva deduo do valor da despesa efetuada no saldo de dotao.

ORDENADOR DE DESPESAS Art. 80 do Decreto-Lei 200/67 Os rgos de contabilidade inscrevero como responsvel todo o ordenador da despesa, o qual s poder ser exonerado de sua responsabilidade aps julgadas regulares suas contas pelo Tribunal de Contas. 1 Ordenador de despesas toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emisso de empenho, autorizao de pagamento, suprimento ou dispndio de recursos da Unio ou pela qual esta responda. 2 O ordenador de despesa, salvo conivncia, no responsvel por prejuzos causados Fazenda Nacional decorrentes de atos praticados por agente subordinado que exorbitar das ordens recebidas. 3 As despesas feitas por meio de suprimentos, desde que no impugnadas pelo ordenador, sero escrituradas e includas na sua tomada de contas, na forma prescrita; quando impugnadas, dever o ordenador determinar imediatas providncias administrativas para a apurao das responsabilidades e imposio das penalidades cabveis, sem prejuzo do julgamento da regularidade das contas pelo Tribunal de Contas; TIPOS DE EMPENHO De acordo com a sua natureza e finalidade, o empenho poder ser emitido em uma das seguintes formas, segundo a classificao legal. Empenho ordinrio: Nos casos de despesas com montante previamente conhecido e cujo pagamento dever ocorrer de uma nica vez. Empenho global: Quando o objetivo for o de atender s despesas com montante tambm previamente conhecido, tais como as contratuais, mas cujo pagamento, no entanto, ser parcelado. Exemplos: aluguis, contrato de prestao de servios por terceiros, vencimentos, salrios, proventos e penses, inclusive as obrigaes patronais decorrentes, entre outras. Empenho por estimativa: Visa realizao de despesas cujo valor ou montante no seja previamente determinado ou identificvel e, geralmente, de base periodicamente no-homognea. Exemplos: servios de abastecimento de gua, fornecimento de energia eltrica e telefone, gratificaes, dirias e reproduo de documentos, entre outras.

32

ART.60 DA LEI 4.320/64 vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. 1 Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho. 2 Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 3 permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. A anulao do empenho no decorrer do exerccio poder ser parcial, quando seu valor exceder o montante da despesa realizada, e total, nos casos em que o servio contratado no tiver sido prestado, o material encomendado no tiver sido entregue, ou o empenho tiver sido emitido incorretamente. O empenho pode, ainda, ser anulado, no encerramento do exerccio, quando se referir a despesas no liquidadas, salvo aquelas que se enquadrarem nas condies, previstas para a inscrio em Restos a Pagar. O valor do empenho anulado reverte dotao, tornando-se, novamente, disponvel, respeitado o princpio da anualidade. ART. 38 DA LEI 4.320/64 Reverte dotao a importncia de despesa anulada no exerccio, quando a anulao ocorrer aps o encerramento deste considerar-se- receita do ano em que se efetivar. 5.9.3 Liquidao Este estgio a comprovao, dada pela Administrao Pblica, de que o credor cumpriu todas as obrigaes constantes do empenho. ART. 63 DA LEI 4.320/64 A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. 1 Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio Este estgio da liquidao da despesa envolve todos os atos de verificao e conferncia, desde a entrada do material ou a prestao do servio at o reconhecimento econmico da despesa. Ao realizar a entrega do material ou prestar o servio, o credor dever apresentar a nota fiscal, devendo o funcionrio qualificado e com competncia para tal atestar o recebimento do material ou a prestao do servio correspondente, no verso da nota fiscal e no empenho formalizando, dessa forma, o estgio da liquidao. 5.9.4 Pagamento ltimo estgio da realizao da despesa, o pagamento consiste na entrega dos recursos equivalentes dvida lquida, ao credor, mediante ordem bancria ou ordem de pagamento, caracterizado pelo despacho exarado por autoridade competente (ordenador de despesas), determinando que a despesa seja paga, devendo ser observado o devido processamento dos documentos pelo setor de contabilidade.

33

ART 64 e 65 DA LEI 4.320/64 Art. 64. A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. Pargrafo nico. A ordem de pagamento s poder ser exarada em documentos processados pelos servios de contabilidade. Art. 65. O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.

5.10 REGIME CONTBIL DA DESPESA ART. 35 da lei 4320/64 Pertencem ao exerccio financeiro: II - as despesas nele legalmente empenhadas. Neste caso, o regime da despesa o de Competncia, ou seja, a despesa mesmo que venha a ser paga no exerccio seguinte, pertence ao exerccio anterior. 5.11 RESTOS A PAGAR 5.11.1. Conceito Restos a Pagar, ou, resduos passivos, so as despesas empenhadas e no pagas dentro do exerccio financeiro da emisso dos empenhos, ou seja, at 31 de dezembro. Art. 36 da lei 4.320/64 Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas no pagas at o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das no processadas. Pargrafo nico. Os empenhos que sorvem a conta de crditos com vigncia plurianual, que no tenham sido liquidados, s sero computados como Restos a Pagar no ltimo ano de vigncia do crdito. O regime de competncia exige que as despesas sejam contabilizadas conforme o exerccio a que pertenam ou no exerccio em que foram empenhadas. 5.11.2. Classificao Conforme a sua natureza, os Restos a Pagar podem ser classificados em: Processados Decorrentes das despesas liquidadas, em que o credor j cumpriu as suas obrigaes, isto , entregou o material, prestou os servios ou executou a etapa da obra, dentro do exerccio. Tem, portanto, direito lquido e certo, faltando apenas o pagamento; No-processados Decorrentes de despesas no-liquidadas ou aquelas que dependem da prestao do servio ou fornecimento do material, ou seja, cujo direito do credor no foi apurado. Representam, portanto, despesas economicamente no realizadas.

34

5.11.3. Inscrio No Governo Federal, os empenhos no-anulados, bem como os referentes a despesas j liquidadas e no-pagas, sero automaticamente inscritos (registrados contabilmente) em Restos a Pagar no encerramento do exerccio, pelo valor devido, ou, caso seja este, desconhecido, pelo valor estimado. 5.12 DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES 5.12.1 Conceito As despesas de exerccios anteriores so as dvidas resultantes de compromissos gerados em exerccios financeiros anteriores queles em que ocorreram os pagamentos. O regime de competncia exige que as despesas sejam contabilizadas conforme o exerccio a que pertenam, ou seja, em que foram empenhadas. Se uma determinada despesa teve origem, por exemplo, em 2002 e s foi reconhecida e paga em 2004, a sua contabilizao dever ser feita conta de dotao oramentria especfica, denominada Despesas de Exerccios Anteriores, para evidenciar o regime contbil de competncia do exerccio. importante mencionar que a especificao e a classificao na dotao Despesas de Exerccios Anteriores so oramentrias. 5.12.2 Ocorrncia Podem ser pagas, segundo a legislao em vigor, conta de despesas de exerccios anteriores: a) as despesas de exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria; assim entendidas aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exerccio correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigao; b) os restos a pagar com prescrio interrompida; assim considerada a despesa cuja inscrio como Restos a Pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor; e c) os compromissos decorrentes de obrigao de pagamento e reconhecidos aps o encerramento do exerccio. ART. 37 DA LEI 4.320/64 As despesas de exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria, bem como os Restos a Pagar com prescrio interrompida e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente podero ser pagos conta de dotao especfica consignada no oramento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica. 5.13 SUPRIMENTO DE FUNDOS 5.13.1 Conceito O suprimento de fundos ou adiantamento consiste na entrega de numerrio a servidor para a realizao de despesa que no se processa da forma regular. Art. 68 DA LEI 4320/64 O regime de adiantamento aplicvel aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria para o fim de realizar despesas, que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao.
35

So passveis de realizao por meio de suprimento de fundos, as despesas: 1. com servios que exigem pronto pagamento em espcie; 2. despesas eventuais, extraordinrias e urgentes; 3. que devam ser feitas em carter sigiloso; 4. de pequeno vulto, assim entendida aquela cujo valor no ultrapasse aos limites estabelecidos pela legislao, que pode variar de acordo com o ente que o estabelea. 5.13.2 Vedao ART. 69 DA LEI 4.320/64. No se far adiantamento a servidor em alcance nem a responsvel por dois adiantamentos. Servidor em alcance aquele que no prestou contas do adiantamento anteriormente recebido, no prazo regulamentar, ou que no teve aprovadas as contas em virtude de desvio, desfalque, m aplicao verificada na prestao de contas de dinheiro, bens ou valores confiados sua guarda.

36

QUESTES DE CONCURSOS PBLICOS 1 e 2 1-(audcontmemsp1999) As previses de receitas e fixao das despesas sempre se referem a um perodo limitado de tempo. Esse enunciado definido pelo princpio da: A) Universalidade; B) Anualidade; C) Especificao; D) Exclusividade; E) n.d.a. 2-(audcontmemsp1999)As despesas so classificadas, como um nvel de desdobramento tal que partes das pessoas. Esse enunciado relativo ao princpio da: A) Universalidade; B) Unidade; C) Especificao; D) Exclusividade; E) n.d.a. facilite a anlise por

3-(audcontmemsp1999) - O Oramento aprovado deve conter todas as receitas e despesas relativas aos Poderes da Unio, Estados e Municpios, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. Esse enunciado defendido pelo princpio da: A) Universalidade; B) Unidade; C) Especificao; D) Exclusividade; E) n.d.a. 4- (audcontmemsp1999) - O Princpio do equilbrio aquele em que: A) Todas as receitas e despesas devem estar previstas no Oramento; B) Todas as receitas e despesas devem ser detalhadas para que as pessoas possam entender o Oramento; C) Todas as receitas e despesas sejam previstas para um determinado perodo de tempo e que esse perodo seja igual ao ano civil; D) O montante da despesa fixada no pode ultrapassar ao montante da receita prevista; E) n.d.a. 5-(FCC-ANALISTA-CONTAB/TRE-PB-2007) O princpio oramentrio que resta excepcionado quando o Parlamento autoriza, na lei oramentria, a contratao de operaes de crdito por antecipao da receita (ARO) : (A) unidade. (B) exclusividade. (C) universalidade. (D) oramento bruto. (E) no-afetao de receitas. 6-(FCC/ANALISTA-CONTBIL/TRE-SP) Em relao ao projeto de lei oramentria anual, correto afirmar que (A) dever conter sumrio geral da receita, por funes, e da despesa, por fontes. (B) a receita pblica da Unio dever ser registrada pelo seu valor lquido, j deduzidas as transferncias constitucionais. (C) consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material,servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras. (D)) deve obedecer aos princpios de unidade, universalidade e anualidade. (E) no precisa contemplar os gastos com a seguridade social. 7-(FCC-ANALISTA-TRT-2004)O princpio da anualidade estabelece que as autorizaes oramentrias e, conseqentemente, o exerccio financeiro no Brasil deve corresponder a doze meses e coincidir com o ano civil. Contudo, constitui EXCEO ao princpio mencionado (A)) a autorizao para os crditos reabertos. (B) as receitas vinculadas. (C) o processamento das despesas oramentrias de exerccios anteriores. (D) o processo dos fundos especiais. (E) os restos a pagar no processados.

37

8-(FCC-ANALISTA-TRT-22R) A identificao de cada receita e despesa pblica, de forma que no figurem globalizadas no oramento, obedece ao princpio oramentrio da (A)) Especializao. (B) Unidade. (C) Universalidade. (D) Anualidade. (E) Exclusividade. 9-(FCC-ANALISTA-TRT-22R) O oramento deve conter todas as receitas e despesas. Esta regra obedece ao princpio oramentrio (A) da Anualidade. (B) do Oramento bruto. (C) do Equilbrio. (D) da No-afetao. (E)) da Universalidade. 10- (Analista Oramento/MARE/1999) - A Lei no 4.320/64 aplicvel s (A) sociedades de economia mista (B) empresas pblicas. (C) fundaes em geral. (D) autarquias. (E) subsidirias de estatais 11-(AFCE/TCU/1999) - Assinale a nica opo correta pertinente ao conceito de oramento-programa. a) b) c) d) e) A estrutura do oramento enfatiza os aspectos contbeis de gesto. O principal critrio de classificao o funcional-programtico. O controle visa avaliar a honestidade dos agentes governamentais e a legalidade no cumprimento do oramento. O processo oramentrio dissociado dos processos de planejamento e programao. As decises oramentrias so tomadas tendo em vista as necessidades das unidades organizacionais.

12(TCU/1996)(ADAPTADA)- Em relao aos procedimentos no processo oramentrio, no nvel federal, julgue os itens abaixo. (1) Cada um dos trs poderes responsvel pela elaborao da proposta oramentria a ser encaminhada ao Congresso Nacional. (2) A lei das diretrizes oramentrias deve ser elaborada em conjunto com a lei oramentria anual, de forma a orientar a execuo das despesas relativas ao exerccio financeiro seguinte. 13(AFC/1992) - As despesas e receitas dos trs Poderes da Unio, as dotaes relativas aos investimentos das empresas federais e o oramento das entidades e rgos do sistema de seguridade social fazem parte do (da) a) PPA; b) LDO; c) LOA; d) Oramento fiscal da Unio; e) Plano nacional de investimentos 14-(APO/MPOG/2001) -O oramento do governo representa um sumrio dos planos de receita e gastos para determinado ano. O processo oramentrio envolve quatro fases distintas. Aponte a opo no adequada ao processo oramentrio. a) b) c) d) e) Elaborao da proposta oramentria. Execuo oramentria. Discusso, votao e aprovao da lei oramentria. Exposio das tcnicas da anlise custo-benefcio. Controle de avaliao da execuo oramentria.

38

15-(Fiscal-DF/ESAF/2001) Em matria de oramentos, certo que: a) cabe lei complementar, entre outros casos, estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta. b) o Poder Executivo publicar, at vinte dias aps o encerramento de cada trimestre, relatrio da execuo oramentria c) vedado, em qualquer hiptese, conter na lei oramentria anual dispositivo estranho previso da receita e a fixao da despesa d) leis de iniciativa dos trs Poderes estabelecero o plano anual, os oramentos qinqenais e as diretrizes oramentrias e) cabe lei ordinria, entre outros casos, determinar condies para a instituio de fundos. 16-(TCE-PI/ESAF/2001) No tocante ao conceito de oramento-programa, identifique a opo falsa. a) O principal critrio de classificao o funcional- programtico. b) Na elaborao do oramento-programa so considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exerccio. c) O controle visa avaliar a eficincia, a eficcia e a efetividade das aes governamentais. d) O processo oramentrio dissociado dos processos de planejamento e programao. e) Existe a utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio dos trabalhos e dos resultados. 17-(FCC-ANALISTA-CONTAB/TRE-PB-2007) Nas entidades de direito pblico, o exerccio financeiro vai de (A) 1o de janeiro a 31 de dezembro, com perodo adicional de 30 dias para liquidao de empenhos. (B) 2 de janeiro a 31 de dezembro. (C) 1o de janeiro a 31 de dezembro. (D) 1o de janeiro a 31 de dezembro, com perodo adicional de 60 dias para liquidao de empenhos. 18-(FCC-ANALISTA-CONTAB/TRE-PB-2007) A Lei no 4.320, de 1964 alcana, necessariamente: (A) Prefeituras, Administrao direta dos Estados, sociedades de economia mista. (B) Fundaes de direito privado, empresas pblicas, Prefeituras. (C) Prefeituras, fundaes de direito pblico, empresas pblicas. (D) Prefeituras, Administrao direta dos Estados e autarquias. (E) Empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes pblicas. 19-(FCC-ANALISTA-CONTAB/TRE-PB-2007)Como se contabilizam as entradas compensatrias de ativo e passivo financeiros? (A) as receitas: de forma extra-oramentria; as despesas: de modo oramentrio. (B) de maneira oramentria. (C) no sistema compensado do Balano Patrimonial. (D) as receitas: de forma oramentria; as despesas: de modo extra-oramentrio. (E) de forma extra-oramentria. 20-(FCC-ANALISTA-TRT-22R) Um plano de trabalho expresso por um conjunto de ao a realizar e pela identificao dos recursos necessrios sua execuo, na viabilizao de seus projetos, atividades e operaes especiais. Esta diretriz conceitua o oramento pblico (A) tradicional. (B)) programa. (C) flexvel. (D) fixo. (E) esttico. 1-(FCC) Nos termos da Lei no 4.320, de 1964, os recursos que podem financiar crditos suplementares e especiais so: (A) supervit financeiro do ano anterior, excesso de arrecadao, anulao de dotao, operao de crdito. (B) supervit oramentrio do ano anterior, ativo real lquido, anulao de dotao, operao de crdito. (C) operao de crdito por antecipao da receita, supervit financeiro, excesso de arrecadao, anulao de dotao. (D) supervit econmico, excesso de arrecadao, anulao parcial de dotao e operao de crdito. (E) supervenincias e insubsistncias ativas. 2-(FCC-ANALISTA-CONTAB/TRE-PB-2007) De acordo com a Lei no 4.320, de 1964, os crditos adicionais extraordinrios so: (A) abertos por lei. (E) abertos por decreto. (B) autorizados por lei.
39

(C) autorizados por lei e abertos por decreto. (D) autorizados por decreto. 3-(FCC/ANALISTA-CONTAB-TRT/AM-2005) No recurso hbil para abertura de crditos adicionais: (A)) a anulao de crdito extraordinrio. (B) os provenientes do excesso de arrecadao. (C) os resultantes de anulao parcial ou total de Mdotaes oramentrias. (D) o produto de operaes de crdito autorizadas em lei. (E) o supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior. 4-(FCC/ANALISTA-CONTBIL/TRE-SP) Os crditos adicionais so classificados como especiais quando destinados (A) a reforo de dotao oramentria. (B))a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. (C) a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica. (D) ao pagamento de restos a pagar. (E) ao pagamento do servio da dvida flutuante. 5-(FCC/ANALISTA-CONTBIL/TRE-SP) Os crditos suplementares (A) no precisam, necessariamente, ter vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que forem abertos. (B) esto dispensados de classificao da despesa correspondente. (C) no precisam ser autorizados por lei. (D)) sero autorizados por lei e abertos por decreto do Poder Executivo. (E) podem ser abertos independentemente de indicao de fonte de receita para financi-los. 6-(FCC/TCNICO/TRE-PB) Qual princpio oramentrio resta excepcionado frente a autorizao, na lei oramentria, para abrir crditos suplementares? (A) Universalidade. (B) Unidade. (C) Oramento bruto. (D) Exclusividade. (E) No-afetao de receitas. 7-(FCC/TCNICO/TRE-PB) Autorizado em outubro, um crdito adicional especial (A) pode ser reaberto no exerccio seguinte at o limite do saldo ainda no empenhado. (B) no pode nunca ser reaberto no exerccio seguinte, posto que sua vigncia se encerra no ano da autorizao. (C) pode ser reaberto no exerccio seguinte, no mesmo valor da autorizao original. (D) poderia ser reaberto no exerccio seguinte se autorizado at maio do ano anterior. (E) pode ser reaberto no exerccio seguinte, menos no ltimo ano dos mandatos. 8-(FCC/TCNICO-CONTBIL/TRE-PB) O dficit oramentrio do Estado foi explicado pela abertura, sem recurso financeiro, de crditos adicionais. Disso se conclui que a Fazenda desse Estado, ao longo do exerccio, abriu crdito adicional lastreado por (A) supervit financeiro do exerccio anterior. (B) anulao parcial de dotao oramentria. (C) operao de crdito. (D) tendncia de excesso de arrecadao. (E) anulao total de dotao oramentria. 9-(FCC/TCNICO/TRE-PB) correto afirmar que (A) os crditos suplementares e especiais so autorizados por decreto executivo. (B) os crditos extraordinrios no dependem de prvia autorizao do Legislativo. (C) os crditos suplementares destinam-se a gastos no previstos no oramento. (D) supervit financeiro a diferena positiva entre ativo e passivo permanente. (E) as operaes de crditos por antecipao da receita (ARO) podem tambm amparar crditos adicionais.

10-(FCC/TCNICO/TRE-PB) Ao longo da execuo do oramento, o Governo do Estado identificou a necessidade de realizar novo programa na rea de saneamento bsico. Para tal, valeu-se de um crdito (A) adicional extraordinrio. (B) bancrio. (C) adicional suplementar. (D) extra-oramentrio.
40

(E) adicional especial. 11-(FCC/TCNICO/TRE-PB) Encerrado o exerccio financeiro, o Governo do Estado demonstrou, em reais, os seguintes nmeros: Crditos Oramentrios ................................................................................... 1.000 Crditos Suplementares por Anulao de Despesa ........................................... 100 Crditos Especiais amparados em Supervit Financeiro ..................................... 80 Diante desses valores, a despesa final fixada representou a cifra de : (A) 820 (B) 1.000 (C) 1.080 (D) 1.180 (E) 1.200

GABARITO 1-B 2-C 3-A 4-D 5-B 6-D 7-A 8-A 9-E 11-B 13-C 15-A 17-C 19-E 10-D 12-E,E 14-D 16-D 18-D 20-B

GABARITO 1-A 2-E 3-A 4-B 5-D 6-D 7-A 8-D 9-B 11-C 10-E

41

QUESTES DE CONCURSOS PBLICOS 4 1-(FCC-ANALISTA/TRF-2 R-2007) A fonte de receita gerada por meio de recursos financeiros recebidos de outras entidades de direito pblico ou privado e destinados ao atendimento de gastos, classificveis em despesas correntes denomina-se (A) receita de servios. (B) receita de contribuies. (C) receita patrimonial. (D) transferncias correntes. (E) receita industrial. 2-(FCC-ANALISTA-CONTAB/TRE-PB-2007) Contador de autarquia contabiliza receita somente quando o dinheiro adentra as contas bancrias e registra despesa apenas quando o pagamento efetivado. Nesse cenrio, tal profissional (A) erra, porque a despesa deve ser registrada quando efetivamente empenhada. (B) acerta, porque a receita deve ser contabilizada sob o regime de competncia. (C) erra, porque receita e despesa so escrituradas sob o regime de competncia. (D) acerta, porque a despesa deve ser registrada sob o regime de caixa. (E) no se pode dizer que erra ou acerta, vez que cada entidade pblica adota seu prprio regime de contabilizao. 3-(FCC-ANALISTA-CONTAB/TRE-PB-2007) Fonte que classifica a receita de dividendos distribudos por empresa da qual a Prefeitura acionista: (A) De capital. (B) Tributria. (C) Patrimonial. (D) Transferncia intergovernamental. (E) Industrial. 4-(FCC/ANALISTA-CONTAB-TRT/AM-2005) No oramento aprovado por lei no foi prevista a cobrana da Receita da Dvida Ativa No-Tributria e de Outras Receitas. Em sendo arrecadada essa receita referente a exerccios anteriores, esta dever ser lanada como (A) Receita extra-oramentria. (B) Receita patrimonial da dvida ativa. (C) Outras receitas. (D) Receitas diversas. (E)) Receita da dvida ativa no tributria. 5-(FCC/ANALISTA/TRE-SP) ingresso de recursos classificado como receita de capital, de acordo com as normas estatudas pela Lei no 4.320/64, (A) a receita de laudmio. (B) o recebimento de contribuies de melhoria sobre conservao de bens pblicos. (C)) o resultado da alienao de bens mveis e imveis. (D) os juros da dvida ativa. (E) as multas por atraso no pagamento de impostos.

42

6 - (Subprocurador/TCE-SE/FCC/2002) - No que concerne classificao da receita pblica, correto afirmar que na Lei n 4.320/64 (A) a receita tributria instituda pelas entidades estatais e autrquicas, compreendendo os impostos, as taxas e as tarifas. (B) so receitas correntes as receitas tributrias, patrimonial, industrial e outras. (C) so receitas correntes as provenientes de recursos financeiros oriundos de constituio de dvida. (D) so receitas de capital as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras. (E) so receitas correntes as provenientes da converso, em espcie, de bens e direitos. 7- (Analista Judicirio/TRF 4 Regio/2001) - receita extra-oramentria: (A) doao recebida em dinheiro. (B) impostos arrecadados relativos a exerccios anteriores. (C) emprstimo tomado para atender insuficincia de tesouraria. (D) receita de servios no prevista no oramento. (E) venda de sucata. 8- (AFCE/TCU/98) - So consideradas receitas de capital as provenientes: (V/F) a) do poder tributante do Estado. b) de atividades industriais do Estado. c) de converso, em espcie, de bens e direitos. d) de atividade que provoca um aumento do ativo, sem reduo concomitante do mesmo ou sem aumento do passivo. e) da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas. 9 - (Analista Oramento/MARE/1999) - Relaciona-se diretamente com o princpio da unidade de tesouraria (A) a previso da receita. (B) o recolhimento das receitas. (C) a arrecadao da receita, apenas. (D) a liquidao da despesa, apenas. (E) a arrecadao da receita e a liquidao da despesa. 10 - (audcontmemsp/1999) - Os estgios da receita so classificados em: A) Empenho, liquidao e pagamento B) Fixao, lanamento, arrecadao e empenho; C) Previso, fixao e recolhimento; D) Previso, lanamento, arrecadao e recolhimento; E) n.d.a. 11 (audcont/memsp/1999) - No ttulo receitas de capital so classificados os seguintes tipos de receitas: A) Investimentos, material de consumo, alienao de bens, operaes de crdito e outras; B) Investimentos, outros servios de terceiros, operaes de crdito, alienaes de bens, amortizaes, transferncias de capital e outras; C) Operaes de crdito, alienaes de bens, amortizaes, transferncias de capital e outras; D) Operaes de Crditos, alienaes de bens, transferncias de capital e gnero alimentcios; E) n.d.a. 12 (audcontmemsp/1999) - Os recursos referentes venda de um terreno pertencente Unio, Estados ou Municpios, so classificados como: A) Receitas correntes; B) Receitas de capital; C) Receitas de servios; D) Receitas patrimoniais; E) n.d.a. 13 (TCE/RN/2000) - No que diz respeito receita pblica, pode-se afirmar que: a) as multas integram tanto a receita tributria quanto a de contribuies b) os recursos provenientes de endividamento e da privatizao de estatais constituem receitas de capital c) receitas originrias so as que provm da capacidade impositiva do Estado d) as receitas extra-oramentrias constituem excesso de arrecadao, a ser utilizado na programao das despesas e) as dotaes oramentrias podem ser utilizadas independentemente da existncia de recursos nas respectivas fontes

43

14 (AGU) - Os preos pblicos, ou tarifas, incluem-se entre as receitas classificadas como: a) originrias; b) derivadas; c) extrafiscais; d) e) tributrias; f) coativas;

44

Вам также может понравиться