Вы находитесь на странице: 1из 13

Existncia,bem... o que ela significa? Eu existo nas melhores condies que eu posso.

O passado agora parte do meu futuro e o presente est bem fora de mo Ian Curtis

Introduo

Kierkeegard disse durante toda a sua vida que a sua melancolia tinha sido um dos cernes de sua formao. Camus dizia que o ato filosfico fundamental no era o suicdio, e sim o questionamento do mesmo. Todos esses foram base dos chamados filsofos melanclicos. O curioso como eles, alm de Freud e muitos outros definiram melancolia como um desprendimento absurdo do corpo e um incrvel refgio no pensamento, ou seja, os melanclicos na verdade pensam demais, se questionam demais, encontram em sua mente uma fortaleza perfeita, mas, por que no? to legal por l! Outros autores apontam de que os melanclicos so as pessoas mais compassivas que qualquer um pode encontrar nessa caminhada, eles conseguem captar a essncia de pessoas e momentos e espelhar em si mesmos toda a felicidade, alegria, tristeza, sofrimento, amor e paixes. Porm, isso vem com um preo: os melanclicos so os mais solitrios. O prprio Kierkeegar dizia que um poeta uma pessoa infeliz que guarda em seu corao uma grande dor mas que seus lbios tem tamanha habilidade que quando soluos e choros passam por eles soam como uma bela msica No me considero um poeta, to pouco um escritor, s decidi que como penso tantas coisas sobre tudo talvez fosse a hora de traduzir isso para palavras e deixar um pouco de meus pensamentos sobre o mundo. Ento, o que voc encontrar nas prximas pginas so nada mais nada menos do que minhas emoes fluindo atravs dos meus dedos enquanto eu tento formar algum sentido para tudo isso. So retratos de tudo isso que eu vi nessa minha jovem, bem jovem coisinha doida chamada vida.

Com todo o amor do mundo, Cesar.

Ressurgimento

Aquele momento em que tudo floresce, onde voc se sente vivo novamente, presente nessa vida, nesse Universo, rodeado de pessoas igualmente maravilhosas. Muitos sonhos, projetos, calafrios de ansiedade sondando seu corpo, novas pessoas, novas conversas, novas emoes, novos tons para colorir o seu mundo. No quero que digam que eu estou sendo demais, o infinito e a eternidade so tudo o que eu sinto nesse momento.

At quando?

Tempo Perdido?

Encaro as luzes da Avenida Paulista batendo no cho molhado pela costumeira garoa de So Paulo. Meu lar no aqui. Me sinto em um ambiente estranho. Desco as escadas do metr, tudo to cinza, as pessoas to cinzas, todas elas enfileiradas tendo o mesmo rumo, procurando o mesmo objetivo. Mas ao mesmo tempo consigo encontrar uma beleza to peculiar em tudo isso, onde ainda sim, apesar de toda a correria, de toda a violncia, de todo o sangue que corre pelas caladas da cidade, de pessoas que perderam a luz da vida a cada segundo, apesar de tudo isso, sinto uma boa parte da minha alma pertencendo a esse lugar. Me pergunto se todo o tempo investido por todas essas pessoas foi perdido.

Definitivamente no.

Thats why darling, its incredible.


Fecho os olhos e vejo a luz fraca batendo no rosto dela, deixando ela ainda mais bonita. Eu estou olhando pra ela e ela me enxergando de volta no fundo dos meus olhos. No temos censura, no temos segredos. Ela me enxerga puro e inteiro assim como eu fao. Voltamos a origem de tudo. Estamos no momento onde nosso legado de estrelas est presente, onde no nos vemos como pessoas, mas sim como almas que ali

juntas formam uma s. Eu a amo, ao menos naquele momento. O sangue ferve. Lembro de Cohen: o amor no uma marcha vitoriosa, um frio e triste aleluia. Estamos no pice. Ela agora dorme, e a luz ainda fraca deixa ela ainda mais e mais bonita. A coisa mais bonita desse mundo. Vejo que ela est em paz. Isso basta pra mim. Vou ao canto do quarto e com um pedao de carvo rabisco um papel em branco. Fecho os olhos novamente e ela no est l, ela no existe, e eu ainda sou s um cara com um carvo e um pedao de papel na mo jogado no canto do quarto tendo como companhia nada alm do som do silncio

Pintando a Melancolia
Hoje no foi um bom dia. A insnia tem dominado o meu corpo como uma droga. Eu no durmo a noite j h alguns dias, e quando eu consigo, tenho pesadelos.

O mundo ao meu redor est caindo, despedaando uma parte de cada vez. Ontem eu fiz a maior burrada de em uma conversa relembrar dores antigas. Como possvel que voltar a tudo aquilo pudesse trazer uma dor proporcional a do fato em si.

Talvez seja aquilo mesmo que Vincent falou, talvez a nica lio a ser aprendida sobre como sofrer sem reclamar. Acho que vou passar a s fazer isso aqui. Me sinto extremamente desconfortvel em continuar fazendo isso com meus amigos, parece que um eterno retorno ao mesmo ponto.

Acho que a expresso no fundo do poo finalmente fez sentido. Eu consigo ver a luz. Eu sei que ela est l. Mas daqui debaixo ela to grande quanto uma estrela no cu. Um ponto solitrio numa vasta escurido circundante.

Meus amigos tem constantemente me lembrado que existem coisas boas em mim. claro que existem. Mas consigo aplicar a metfora da luz a elas tambm. Esto abandonadas em um canto esquecido, onde meu passageiro sombrio toma elas com sua grande e densa escurido.

Levantar da cama. Sempre tive dio disso. Vivia afirmando: as duas maiores invenes da humanidade foram a cama e a bomba atmica; no saindo da primeira, a

gente se salva, e, soltando a segunda, se acaba com tudo. Acharam que estava louco. Brincadeira de criana, s disso que essa gente entende: brincadeira de criana passam da placenta pro tmulo sem nem se abalar com este horror que a vida.

Sim, eu odiava ter que me levantar da cama de manh. Significava que a vida ia recomear e depois que se passa a noite inteira dormindo cria-se uma espcie de intimidade especial que fica muito mais dificl de abrir mo. Sempre fui solitrio.

As cores, que eu costumava dominar como Mozart dominava seu violino esto ficando mais opacas e apagadas a cada dia que passa. Os tons de magenta, amarelo, laranja e verde esto sendo ofuscados por tons de azul acinzentado e roxo de presena marcante. E a minha habilidade para domar elas est beirando a nulidade.

Todos os sonhos que eu segurei firmemente parecem se esvair em fumaa.

Talvez s esteja muito, muito escuro para eu conseguir ver. E eu no sei quanto tempo eu duro na mais profunda escurido.

O vazio que nos machuca

A morte algo que deixa um rastro de vazio no nosso cotidiano. Em um momento qualquer itens ordinrios tornam-se quase artefatos msticos: aquele CD que ele gostava de ouvir, aquela histria em quadrinhos que ele gostava de ler, o Facebook acumulado com mensagens de saudades e condolncias, aquela cama onde aquele ser deitava-se todo dia para encontrar algum descanso e talvez ter alguma paz no refgio dos sonhos. um vazio que ecoa por todo o ambiente. E ai, em um momento percebemos que o vazio no passa de uma iluso, s estamos consumidos por saudades.

No fim da paixo

Meu corpo estava paralisado. A cabea ainda doa. Na boca o gosto do usque, amargo como o sabor da morte ainda se encontra na minha lngua. Por que eu acordei?

Por que estou vivo? O vazio me domina, as lgrimas secaram. No tinha fome. S uma dor que parecia que no teria fim. O que viria depois? Eu no queria saber.

Seguindo em frente
Cansei do canto frio e escuro do quarto. Me arrumei. Tentei achar o lado bom de estar s. Tentei viver dias intensos. Mas ainda sim o sorriso dela persistia na minha cabea. Olhava-me no espelho promentendo que jamais me apaixonaria outra vez.

O Artista
Sente tudo isso e tenta traduzir isso pra alguma beleza. Tudo vem com um preo, e de tempos o artista precisa de alguma forma pra se recompor. Muitas vezes sem sucesso.

Aos amigos
Eu posso dizer que em alguns momentos minha vida no tinha sentido e nem rumo. E eu apenas vivia sem saber se o amanh iria chegar. E fazendo muitas coisas erradas. Certo dia eu conheci algumas pessoas. E depois de um tempo comeamos a sair juntos sempre. A principio no senti que estava mudando, mas hoje olhando pra trs vejo que tudo est completamente diferente, em alguns momentos me senti com mais esperana e aos poucos tentei deixar de fazer as coisas erradas. Mesmo no enxergando nenhum futuro na minha vida.

Em muitos momentos um lado de mim diz pra sair de perto de vocs pra ver se vocs conseguem ficar melhores sem mim, mas acho que nesses momentos s estou um pouco ofuscado. Acho que no fundo mesmo ter vocs por perto justamente o que eu preciso. Tentar ser um motivo pra vocs sorrirem a oportunidade que eu tenho de talvez mudar os rumos.

Em suma, acho mesmo que foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. No acho que nada nem ningum nesse mundo pode diminuir o amor incondicional e exageradamente grande que sinto por vocs. E ele enorme mesmo. Muito, muito e muito grande.

Meus amores, eu nunca fui um exemplo de amigo, sei que posso ter sido o pior em momentos importantes da vida de vocs. Cometi muitos erros na tentativa de acertar

e peo de corao mesmo perdo por todas as minhas falhas. Me desculpe tambm por fazer vocs passarem vergonha em alguns momentos onde eu quis ser engraado demais ou que talvez no tenha sido paciente o suficiente e acabado sendo grosso. Eu admito que eu errei e que fui escroto em muitas e incontveis vezes.

Meus amores, muito obrigado por tudo que vocs me ensinaram at hoje, espero ter a fora necessria pra aprender a cada dia mais e mais com vocs. Obrigado por cada momento que vivemos at hoje, cada sorriso, cada conversa, cada desabafo (que foram muitos) e a cada gesto de amor. Obrigado por terem dado nesses momentos sentido pra tudo isso. Muitissississississimo obrigado por vocs serem as pessoas mais fantsticas e espetaculares do mundo e que conseguem gostar de mim apesar de tudo.

Eu no seria nada sem vocs e provavelmente eu nem mais seria.

Amo muito vocs.

Do babaca preferido de vocs,

Czar

Sobre a existncia.
A capacidade de reconhecer a existncia de outros e tentar melhora-la define os melhores anjos de nossa natureza.

S meios.
E o que ainda me derruba saber que nasci sozinho, vou morrer sozinho. J no existem mais comeos e fins. S meios.

Covil da minha solido


Acho que a vida sobre isso, estar bem, degenerao, melhorar e depois degenerar outra vez. E tem sido assim mesmo. Eu tenho pensado muito, feito pouco. Quero melhorar, mas no tenho a fora ou o apoio necessrios pra isso. Fico parado. Preso no prprio continuum do meu microcosmo.

Me pergunto qual foi o momento em que meus colegas de espcie acharam que precisamos estar sorrindo o tempo todo e evitar a todo custo aquilo que nos deixa tristes. nessa tristeza em que eu consigo me encontrar, ver o meu eu verdadeiro. Longe dos holofotes, longe dos amigos, longe da famlia, no olho da tormenta mais profunda da minha alma. Talvez eu s tenha que me deixar ir, mas no posso ficar pra sempre perdido nesse olho.

Quero tomar outros caminhos, mas no sei como seguir em frente sem saber pra que lado estou apontando.

Pa(i)z
Eu sinto a sua falta. Eu sinto muito a sua falta. Se ao menos eu pudesse ter uma forma de voltar e mudar tudo. Ou ao menos conseguir voltar no tempo e conseguir te dar um abrao de verdade e ver meu pai uma ltima vez. Antes disso tudo. Pai, eu queria roubar tempo com voc. Ou pelo menos viver tudo aquilo outra vez. Eu te amo, uma hora espero por voc. Eu sinto a sua falta.

Um ode ao amor.
Eu tenho muitos amores. Minha vida toda foi assim. Movida a amor. Igual combstivel. Amor dos meus pais, dos amigos, da famlia. Mas o amor romntico sempre me intrigou bastante. algo que no d pra conter. algo que prova a relatividade. Eu sempre amei muito. Algumas por 5 minutos, outras por 5 anos. Mas amei.

engraado tambm como meu maior amor tambm foi a minha maior decepo. Mas uma decepo que com o tempo se transformou em algo muito mais forte do que um namoro que poderia ter acontecido em algum momento da linha temporal. Ns somos irmos. Sei que eu deixo muito explcito pra ela o quanto eu amo ela todos os dias, e que mostrar sentimentos no l o forte dela. Mas mesmo ela no mostrando, eu consigo sentir. Apesar dela me mandar calar a boca toda hora, a gente se encher o saco, eventualmente discutir e brigar, eu ainda sim sinto aquele amor dela. Ela como o vento, apesar de eu no conseguir ver, sei que est l.

No quero nunca que nossos caminhos se separem, mas se isso vier a acontecer, eu vou sempre tentar de alguma forma lembrar que esse amor ainda existe. Eu tenho tanto a agradecer a ela. No caberiam palavras pra eu dizer o quo grato eu sou por ela fazer parte da minha vida. Tambm sei que posso encher bastante o saco lembrando que

eu amo ela todos os dias, ento, foi mal por isso. Mas eu no sei o que pode acontecer no amanh, ento quero que ela sempre saiba que eu tenho um carinho enorme e imensurvel por ela.

Acho que no tem nada nesse mundo que pague esse amor. E eu sempre estarei l pra ela.

At least
Eu sinto pelo menos. Eu no consigo criar h um tempo. Isso meio merda, porque eu deveria criar. No to mais achando aquela fagulha no meu corao pra conseguir uma inspirao pra seguir em frente. Eu ainda me sinto fodido. No me sinto mais tanto como um pedao de merda, mas ainda me sinto mal.

Me sinto perdido na minha prpria mente. Me sinto perdido no meio dos momentos. Me sinto literalmente como lgrimas na chuva. Estou em todo lugar, estou em lugar nenhum. Estou aqui e agora, estou preso ao passado, ansiando pelo futuro, me esquecendo do presente. No sei como posso estar sentindo tudo isso ao mesmo tempo. Mas bom, com o passar do tempo j me acostumei em ser feliz e triste ao mesmo tempo. Engraado como algumas coisas nunca mudam.

Quero me tornar uma pessoa legal e agradvel, mas ainda sim o medo de pisotearem em mim persiste e vejo a minha antipatia como um escudo de defesa. Digno de um covarde mesmo. Digno de um fraco.

Quero atravs dos meus trabalhos transmitir o amor e o carinho entre as pessoas. Como posso fazer isso sem saber o que isso direito? Como posso passar amor e carinho se isso me foi negado na maioria das vezes?

O sentido.
E ns vamos estar aqui, procurando um sentido, vivendo esse sentido enquanto houver sol, enquanto houver chuva, enquanto houver fogo. Enquanto eu estiver aqui. Enquanto voc estiver aqui.

E s mais uma coisa


Essa a primeira experincia que tenho escrevendo um livro no acho que isso seja um livro de verdade, somente um aglomerado de poucas pginas sobre toda a minha percepo do mundo. Creio que a oportunidade de publicar isso diretamente na internet, principalmente atravs do Scribd e da Amazon foi uma experincia no mnimo curiosa. No creio que tudo isso que eu escrevi seja bom. Fui juntando algumas coisas que escrevi com o passar do tempo e depois de muito mexer em tudo isso resultou. No acho que tenham coisas muito alegres e boas de se ler por aqui, mas ainda sim esto. A tristeza um sentimento constante na minha vida, e acredito que essa seja um dos grandes motivadores pra qualquer pessoa que vai escrever. Por essas pginas descorri sobre o amor, sobre a morte, sobre o vazio e a saudade.

O escritor encarava a ltima pgina. Insistia em vo em escrever algo bom. No queria mais escrever, apenas consertar os seus erros. Mas j era tarde demais para isso. Escreveu a ltima linha com profunda tristeza. Mas sempre esperanoso.

E as pessoas curvavam-se e rezavam, para o Deus de neon que elas


criaram, e a placa faiscou o seu aviso. E a placa dizia as palavras dos profetas esto escritas nas paredes do metr e nos corredores das casas' e sussurravam o som do silncio Simon & Garfunkel

Вам также может понравиться