Вы находитесь на странице: 1из 12

A Crise do Masculino

Anlise e Perspectiva do Soluo Pde-se observar certamente, de uns anos para c, que a temtica da crise do masculino est despertando um interesse cada vez maior na sociedade, tanto aqui no Brasil como em outras partes do mundo. Prova disso so as publicaes sobre o assunto que se multiplicam tanto em forma de livros como de artigos em revistas e jornais2 . Disso poderia se inferir eventualmente que essa crise algo mais recente. Contudo, mesmo havendo certa dose de verdade nessa concluso, seria possivelmente mais acertado falarmos de uma problemtica existencial do ser humano masculino, a qual inconscientemente j o acompanha e atribula h sculos e milnios, influenciando de forma muito decisiva a sua autopercepo de homem, e a qual, finalmente, devido a uma srie de fatores mais recentes, est sendo abordada individualmente e em pblico a nvel consciente. Por isso, a parte principal da pesquisa consiste duma anlise desta crise, da apresentao de algumas origens da angstia masculina e da meno de duas reas de manifestao da mesma. A segunda parte apresenta propostas de uma nova masculinidade que nos do uma pequena idia de como o homem est reagindo crise, ou seja, possveis rumos a tomar, acrescidos de algumas idias e sugestes prticas. I. A crise do masculino Estudos psicanalticos recentes mostram que a obrigao de se enquadrar na imagem de super-heri tem sido, na verdade, a grande fonte de angstia masculina. O fardo da onipotncia vem sendo carregado pelos homens atravs dos sculos, mas, nos dias atuais, o assim chamado sexo forte j no pode mais ser considerado como tal. Especialistas na rea do masculino, como, por exemplo, Cuschnir e Trobisch, opinam que o homem , na verdade, mais frgil que a mulher tanto em relao sua sade fsica quanto psquica. A cada dia surgem estudos alertando para a deteriorao psquica masculina, uma dor que pode ser traduzida em nmeros. O sexo masculino lidera as estatsticas mundiais de suicdio, de mortes violentas, de envolvimento com lcool. Dados do Ministrio da Sade revelam que, dos 6.985 suicdios ocorridos no Brasil em 1998, 5.530 (ou seja: nada menos do que 4/5!) foram cometidos por homens. Alm disso, eles vivem, em mdia, dez anos menos que as mulheres e tambm so mais acometidos por doenas cardiovasculares, crises de hipertenso, diabetes e obesidade.

O homem mais frgil que a mulher?! Essa pode ser, sem dvida, uma afirmao revolucionria para os homens, ou pelo menos para todos os que esto acostumados a viver segundo as leis do patriarcado, sem jamais question-las. O fato de no estar consciente de ser, na verdade, sob certas perspectivas, mais frgil que a mulher possivelmente a fonte maior da angstia masculina. A conscientizao da sua fragilidade, entre outras atravs da desconstruo dos seus mitos patriarcais, ajudaria o homem a encarar seus medos com maior naturalidade, baixando assim o nvel da sua angstia.

O momento histrico para essa conscientizao mais do que necessria e a auto-reflexo do homem no tocante sua prpria identidade e o significado real do seu papel na sociedade foi criado indiretamente pelo movimento feminista da dcada de 70 do sculo passado. Esse movimento da emancipao feminina nas vrias reas da sociedade foi de suma importncia para a libertao e para o resgate do valor da mulher, escravizada duramente ao longo da histria por um patriarcado quase sempre violento, tanto em termos psicolgicos como fsicos.3 E, assim, no fluxo dessa libertao da mulher, o homem acabou sendo confrontado consigo mesmo, precisando repensar o seu prprio ser, as origens da sua angstia e os possveis rumos a tomar daqui para a frente.

I.1. Origens da angstia: fatores psicossociais e biolgicos

Como fatores bsicos para a aquisio da identidade sexual apresentam-se por um lado o desenvolvimento psicossocial, dirigido pelas influncias culturais, e pelo outro a maturao biolgica. Na rea do desenvolvimento psicossocial merece destaque a ruptura me-filho, de importncia fundamental para a formao da identidade masculina. Dado que para crianas de ambos os sexos o principal cuidador nos primeiros 3 anos de vida tipicamente feminino, a dinmica interpessoal da formao da identidade de gnero diferente para meninos e meninas, sendo que ao longo desse processo e devido a fatores inerentes ao mesmo a identidade masculina ser marcada profundamente pelas seguintes 3 caractersticas: separao, medo de intimidade e dificuldade com relacionamentos. Estas ainda acompanharo o menino ao longo da sua fase adulta.

A anlise de diferentes culturas permite inferir que existem em todas elas trs estgios comuns pelos quais um menino deve passar at se tornar um homem, sendo que o primeiro deles refere-se justamente ao esforo a ser empreendido para cortar a relao com a me, ou ainda afast-lo da fora dela. Esses esforos para cortar a relao me-filho e fazer do menino um homem de verdade desembocaram em diversas sociedades pesquisadas por David Gilmore e Maurice Godelier 4 numa srie variada de ritos geralmente violentos tanto em termos fsicos quanto psicolgicos. A ruptura me-filho ainda sobrecarregada pela preocupao das mes com a possibilidade de seus filhos se tornarem homossexuais. Sobre os meninos h sempre vigilncia: ele homem ou no homem? Com as meninas, no. No se duvida que uma menina v se tornar mulher. H uma certeza: ela ser uma mulher. Poder at se tornar uma homossexual, mas, mesmo assim, sua feminilidade no ser colocada prova. Com os meninos, no acontece o mesmo. 5 Em termos jungianos: com tudo isso o menino certamente programado desde o incio no s a no integrar sua anima (ou seja, os elementos femininos de seu ser), como at, obrigatoriamente, a fugir dela ou, de preferncia, combat-la como algo sumamente perigoso para a formao da sua masculinidade. O que sobra um ser bastante atrofiado, vivendo com uma sobrecarga unilateral numa camisade-fora que o deixa angustiado e asfixiado.

Cuschnir e Mardegan Jr. enfocam ainda a ruptura me-filho sob o prisma duma evoluo mais recente que poderamos chamar de trauma da separao prematura. Se antigamente as crianas eram amamentadas at os 3 anos, hoje em dia, vale lembrar, uma criana de at 2 anos j se v matriculada em escolas maternais. Ou seja: Num espao de tempo que se torna cada vez menor, o menino forado a deixar o lar para enfrentar os lugares pblicos, que lhe so completamente desconhecidos e, portanto, assustadores. 6 Os autores lamentam que infelizmente, nossa sociedade ainda no se deu conta das profundas marcas que esta separao prematura deixar na personalidade deste indivduo. Algumas pesquisas revelam que o rompimento e a separao das mes ocasionam um grande trauma na criana, 7 produzindo sintomas que lembram aquelas caractersticas masculinas fundamentais j mencionadas anteriormente.

Outro elemento central da educao emocional masculina, ao longo de sculos e sculos da histria da humanidade, est resumido naquela to conhecida frase: Homem no chora... Aparentar firmeza, frieza e autocontrole tem sido a marca registrada do homem em todos os tempos. Cabe somente mulher a transparncia das emoes. No que o homem no tenha sentimentos! Pode ser at que na infncia os mostrou sinceramente, para ento ser amordaado, por exemplo, por essa to conhecida frase... A partir da certamente no vai querer mostr-los mais para no ser ferido, envergonhado outra vez. Desenvolve-se assim um mecanismo interior que a partir da funciona automaticamente.

Msculo no-usado acaba atrofiando. Se, ao invs de permitir-se o uso de sentimentos e emoes, o homem os combate como algo que no faz parte do seu ser, eles acabam se tornando seus inimigos. Por isso, Trobisch afirma que o homem no consegue confiar neles, vindo a faltar-lhe assim aquela segurana baseada no instinto. E essa insegurana na rea dos sentimentos complica a sua vida na hora de tomar decises. 8 Quando o homem, com sua razo e lgica, no chega a deciso alguma, ele no pode recorrer, na mesma medida da mulher, a um reservatrio de intuio. 9 E assim chegamos ao que, segundo Trobisch, consiste num dos motivos do sentimento de inferioridade que o homem tem para com a mulher: a falta de intuio.

Obviamente no se pode generalizar, pois h tambm muitos homens dotados nessa rea. Mas, via de regra, o dom da intuio considerado um dom feminino. Enquanto o homem precisa raciocinar longamente e talvez fazer ainda vrios clculos para chegar a um certo resultado, a mulher pode chegar direto ao mesmo lugar, numa frao de segundo, simplesmente pela intuio. Isso faz o homem sentir-se inferior, pois apesar de todo o raciocnio ele muitas vezes no chega l onde a mulher, sem raciocinar, j se encontra. Ele no consegue confiar na sua razo da mesma forma como a mulher pode confiar em seus sentimentos. Dos seus prprios sentimentos, porm, ele desconfia, e da razo da mulher ele desconfia tambm. E essa desconfiana que o torna ainda mais inseguro.

Outra fonte muito significativa para a sua insegurana e conseqente angstia , sem dvida alguma, a figura paterna. Aqui adentramos um campo minado com prognsticos dos mais desalentadores. Luigi Zoja considera que o colapso da figura paterna est por trs da situao de declnio sem precedentes da civilizao ocidental. A ausncia real do pai em um nmero cada vez maior de famlias anda de mos dadas com a ausncia de uma autoridade paterna na psique coletiva das sociedades contemporneas, provocando uma perda de valores espirituais e deixando as pessoas como que desarraigadas no tempo e no espao. Mesmo no querendo ser um profeta ou anunciar catstrofes, Zoja acredita que no h sada da catstrofe psicolgica da ausncia do pai! A partir da vo crescer delinqncia juvenil e criminalidade, devendo se estabilizar num nvel muito elevado. Apesar dessas perspectivas de um futuro ainda mais escuro, Zoja no prope uma volta ao passado, pois, segundo ele, era necessrio (e foi uma conquista) abolir os aspectos mais castradores da autoridade paterna, s que com isso infelizmente perdeu-se tambm o elemento limitante e positivo da funo.10 Richard Rohr tambm v na ausncia do pai uma das razes da violncia. Alm disso, estando o pai fsica ou emocionalmente ausente (ou ao invs disso presente como autoridade excessivamente castradora!), o filho ter dificuldades de encontrar-se com um modelo de masculinidade genuna que possa copiar.

Desde a revoluo industrial os homens saam de casa para ir fbrica ou ao escritrio. Os filhos no tinham acesso a esses mundos. Dessa forma desenvolveu-se na alma de muitos homens um vcuo. Nesse vcuo aninharam-se demnios: desconfiana da prpria masculinidade, desconfiana do pai, desconfiana da autoridade em geral, medo da prpria sexualidade.11

Mitscherlich constata o mesmo problema gerado pela evoluo tecnolgica da sociedade ocidental: a criana que cresce sem pai (e ultimamente tambm sem me) torna-se um adulto desorientado que exerce funes annimas e dirigido por funes annimas. O indivduo acaba se vivenciando como parte dum contexto robotizado e massificado. Lembra-nos Zoja a seguinte afirmao categrica de Mitscherlich: Nada pode curar a ausncia, a falta de pai e me na infncia. 12

Num segundo momento, Rohr alerta para um perigo que tambm mencionado por Nolasco, ou seja, a transferncia que feita da figura paterna para a representao de Deus. 13

Quem vivenciar um pai ausente, distanciado emocionalmente ou castrador e punitivo, acabar transferindo tudo isso para a sua relao com Deus, gerando assim angstia tambm no sentido vertical. A figura paterna precisa ser vista ainda sob um ngulo um pouco diferente e nem por isso menos angustiante. Justo no momento em que acrescentada uma nova dimenso ao seu estado de homem, ou seja, quando ele se torna pai, o homem tomado estranhamente por um sentimento de ser suprfluo.

Com a chegada do primeiro beb, instala-se muitas vezes a primeira crise entre o jovem casal. A criana torna-se de tal forma o centro de todas as atenes maternas que o pai acaba sentindo-se um intruso, desnecessrio e suprfluo. J durante a gravidez ele est do lado de fora...

O sentimento de desvalor o assalta de vrias maneiras. Em 1996, Xuxa e Madonna, duas estrelas que so modelos de beleza, anunciaram que queriam ter filhos atravs da inseminao artificial.14

Para Madonna, o difcil encontrar um homem que no seja cretino! E Xuxa decidira que, se at os 35 anos no encontrasse um pai para o beb que desejava ter, recorreria a um banco de esperma e teria o filho sozinha. Eu seria pai e me, disse ela no seu programa de televiso.

A bem da verdade, contudo, precisa ser acrescentado que entrementes, de uns 15 a 20 anos pra c talvez, tem-se procurado amenizar este sentimento para o homem, convidando-o e estimulando-o a envolver-se mais com o cotidiano dos filhos, assistindo inclusive aos partos. Mas, medida que o homem procura viver uma nova representao masculina que integre, dentro do possvel, algumas funes normalmente aceitas como femininas, ele se depara com novas preocupaes e perguntas. Certo pai entrou em conflito muitas vezes sobre o quanto deveria se ligar ao filho, se no estaria exagerando no afeto ou mimando, e, com isso, evitando que o filho viesse a ser forte e duro, sem que, contudo, perdesse a sensibilidade.

Contudo, esses e outros conflitos interiores no se originam somente no campo do desenvolvimento psicossocial da identidade masculina a partir de influncias culturais no caminho percorrido at aqui. Mesmo que seja um fato questionado por alguns, impossvel negar que fatores biolgicos so de importncia vital na formao da identidade masculina. medida que se analisa mais de perto os efeitos do hormnio masculino testosterona e a influncia do funcionamento dos dois lados do crebro humano especificamente sobre os pensamentos e as atitudes dos homens, percebe-se o seu papel fundamental na formao da identidade masculina e como eles esto relacionados inseparavelmente com a crise em foco. Constatou-se, p.ex., que a testosterona influencia o crebro e fortalece a orientao hierrquica e competitiva entre rapazes.15 Esse fato permeia decisivamente a sociedade em todos os nveis, quer seja no trabalho ou no lazer, na poltica ou na famlia, no comrcio ou em filmes, na vida eclesistica ou nos esportes...

Vrias observaes feitas no tocante influncia da testosterona levam concluso que sexo e agressividade esto ligados de algum modo controlados pelos mesmos centros no crebro e pelo mesmo grupo de hormnios.

Essa tem sido a fonte de terrveis padecimentos e tragdias para homens, mulheres e crianas que sofreram investidas sexuais.16 Isso, porm, jamais pode servir de desculpa para homem algum que deixar se arrastar para algum ato de violncia sexual!

Quanto ao crebro humano, sabe-se que ele consiste de duas metades que podem operar independentes uma da outra. De forma simplificada poderia se dizer que o lado esquerdo o lgico, que se interessa pelos detalhes e persegue alvos com grande afinco (a caa, p.ex.); o direito, por seu turno, o criativo, voltado, p.ex., para pessoas e sentimentos. Enquanto mulheres aparentemente usam mais ambos os lados, os homens tendem a se limitar ao uso de um s, na maioria das vezes o lado esquerdo. Isso se deve ao fato de que o elo de nervos que liga as duas metades, o assim chamado corpus callosum, relativamente menor num menino, ou seja, o crebro duma menina dispe de mais conexes. Se, portanto, no caso do homem o elo de ligao entre os dois lados dispe de menos conexes, vai ser mais difcil para ele desempenhar bem aquelas tarefas que exigem o uso de ambos os lados. Entre atividades desse tipo esto, p.ex., ler, falar sobre sentimentos ou a tentativa de resolver problemas por meio duma anlise tranqila ao invs de usar agressividade ou violncia. Merecem destaque neste contexto os dois ltimos pontos, pois vrios autores (Gratch, Trobisch, Cuschnir e Mardegan) constatam que os homens no gostam de falar de seus sentimentos. E, alm disso, so os homens que lideram folgado (quase sempre ao estilo dos acima j mencionados 4/5 [!] da estatstica do suicdio) todas as estatsticas da violncia porque infelizmente preferem resolver pendncias com um tiro ou uma facada ao invs de procurarem solues via dilogo... No podemos esquecer tambm que no lado direito do crebro que vamos encontrar a intuio, aquela faculdade que tanto contribui para que os homens se sintam inferiores...17

I.2. reas de manifestao

O consenso entre os autores pode ser considerado geral: As exigncias de ser o provedor e ter sucesso no trabalho e com as mulheres j comeam na infncia. Homens so treinados para ter um bom desempenho no trabalho e na cama. O resto conseqncia. 18 O trabalho , para a maioria dos homens, um modo de afirmao de sua identidade masculina, pois nossa civilizao lhes atribui tradicionalmente o papel de macho provedor. Tolson afirma que o primeiro dia de trabalho uma iniciao ao reino da solidariedade secreta e conspirativa dos homens que trabalham. por meio do trabalho que o rapaz passa a ser considerado um homem de verdade: ganha dinheiro, ascende ao poder e independncia pessoal em relao famlia.19

Imagine-se o potencial de angstia inerente a esta situao: se um rapaz s aceito e reconhecido na sociedade secreta dos homens de verdade quando desempenhar a contento o papel de macho provedor, ele no ter como provar ao mundo a sua masculinidade se no conseguir um emprego ou, eventualmente, vir a perder o seu! E isso com o ndice de desemprego aumentando em escala mundial... Uma bomba-relgio? O problema que, segundo Cuschnir e Mardegan, os valores adotados na sociedade ocidental contempornea, notadamente no mundo do trabalho, levam em conta apenas as pessoas que atingem o sucesso, o poder, o dinheiro e a superao do prximo. A conseqncia da adoo desses valores o surgimento de grandes expectativas e tambm de acirrada competio entre os mais jovens quando iniciam suas vidas profissionais.20

Acresce que nessa competio acirrada para superar o prximo entraram, como conseqncia direta do movimento feminista, elas tambm! Enquanto, no incio do sculo XX, as mulheres

representavam 15% da fora de trabalho mundial, no fim do mesmo sculo j eram 50%. Um ritmo bastante acelerado. A mulher invade cada vez mais devastadoramente a vida profissional do homem.21 E, assim, o nosso super-heri ficou cansado de lutar e fatigar-se l fora, na rua, o lugar que lhe foi designado, em meio ao mundo mau e to hostil... Ser que no aconchego do lar, na cama talvez, o espera algum consolo?

Para o homem, fugir da rua e buscar consolo junto sua mulher na cama tornou-se comparvel ao conhecido pulo da frigideira para o fogo! na cama que o mais ntimo do seu ser deveria ou poderia ser exposto. A mulher, na sua busca inerente por intimidade, at que o desejaria, e muito. Alis, seria o meio ideal para a cura da vulnerabilidade masculina, se o homem pudesse abrir-se e confiar-se plenamente sua mulher. 22 Mas seus medos e sua vergonha no lhe permitem esse passo, pois ele teme que oportunamente as confisses de sua fraqueza e angstia sejam usadas pela companheira como arma contra si prprio.23 E, assim, constatou-se que mesmo no ato sexual com sua mulher ele foge muitas vezes em fantasias sexuais com outras mulheres, objetos erticos ou at com clculos obsessivo-compulsivos ou tambm tomado por medos, p.ex., da vagina dentada...24

H, sem dvida, vrios fatores que angustiam o homem justamente nesta rea mais ntima do seu ser. Para Trobisch, no existe nenhuma rea em que o homem sinta frustrao de uma forma to profunda, dolorosa e aniquilante como em sua experincia sexual. 25 Por um lado, seus impulsos sexuais podem assalt-lo de forma to veemente que ele se envergonhe deles, achando-se um animal, excitado por um simples olhar, independente de qualquer atmosfera adequada, marcada por carinho, amor e sentimento. O lado oposto, ainda mais frustrante, a ponto de ser possivelmente a maior humilhao e vergonha para qualquer homem, o fato de que na hora h, quando tudo deveria funcionar s mil maravilhas, ele pode, inexplicavelmente, ser abandonado pelo seu pnis: no ocorre ereo... Trata-se aqui de algo que as mulheres possivelmente jamais entendero: a relao singular e complicada que o homem tem com seu membro 26 , relao essa que tambm precisa ser vista sob mais um outro ngulo:

Pode ser dito, com certeza, que a populao masculina sofre de uma ansiedade quase universal [!] em relao ao tamanho do pnis, afirmou o especialista americano James Glenn, no The Journal of the American Medical Association, (...). Por causa dessa angstia, desenvolveram-se cirurgias para o aumento dos brulios. So feitas no Brasil tambm. Todo dia [!] vem homem aqui perguntando se podemos aumentar, diz o mdico Marcos de Castro, da Clnica Pro-Pater, de So Paulo.27

Mesmo havendo ainda muito que pudesse ser acrescentado, ouamos, ao final desse captulo sobre a crise do masculino, um dos vrios depoimentos de homens que foram entrevistados no tocante ao tema. Mesmo que possam ser questionados por excesso de cores escuras e unilateralismo, Josef Barat, 61 anos, economista em So Paulo e pai de duas filhas, expressa seus pensamentos e sentimentos que bem podem ser, em menor ou maior escala, os de muitos outros homens. Chamam a ateno a tristeza, a amargura, a dor, a frustrao e a decepo que permeiam suas palavras e que tambm parecem estar estampadas no seu rosto (numa foto dele que acompanha seu depoimento na revista)...

Acho que o crescimento das mulheres no campo profissional deixou os homens intimidados. Hoje elas competem com a gente no mesmo nvel. J no campo afetivo as regras so outras.

Elas ainda exigem que o homem seja o provedor, que seja forte e bem-sucedido. Geralmente olham nossas fragilidades como defeitos. Essas cobranas so uma angstia para o homem. como se estivssemos sempre aqum das expectativas. No alcanamos nunca o que elas esperam de ns. Na relao familiar, a mulher pode se permitir o luxo de dar um tempo no trabalho. Ai do homem que decida fazer isso. Nem a mulher nem a sociedade aceitam uma atitude dessas. As cobranas so tantas que daqui a pouco ns vamos ter at medo de nos relacionar. Elas querem super-homens. Carinhosos, viris, bem-sucedidos, sensveis e trabalhadores incansveis. Se no somos essa perfeio, somos fracassados. Alm disso, as mulheres abusam do direito de ser agressivas usando como desculpa a tenso pr-menstrual. E o pior que nem direito a TPM os homens tm.28

II. Propostas nova masculinidade

de

uma

Na busca de solues ou modelos que poderiam servir de ajuda para sair da crise destacam-se dois aspectos fundamentais que permeiam as diferentes propostas: h, por um lado, a nfase legtima na necessidade da integrao da anima, ou seja, que o homem se aproxime dos seus elementos femininos recalcados e crie as formas adequadas para vivenci-los. O segundo aspecto a busca de algo que transcenda a integrao da anima, de formas que no se perca a originalidade do masculino. a busca da masculinidade profunda, como Rohr a chama na sua proposta do homem selvagem. Cuschnir procura, semelhante a Rohr, uma coisa especial, viril, que chama de energia masculina. Ele quer a reconstruo da identidade masculina a partir de valores no mais machistas ou sexistas, mas estruturalmente masculinos. de suma importncia que, na busca legtima duma nova masculinidade, os homens no prendam o pndulo no extremo oposto do machismo, mas procurem uma posio de equilbrio numa integrao inteligente e adequada do feminino, sem abrirem mo da originalidade masculina. Nas palavras de Nolasco: A nova masculinidade requer do homem sensibilidade, sem o comprometimento de sua virilidade, bem como iniciativa e assertividade, sem que isto implique demonstraes de agressividade, violncia ou competio. 29 Biddulph afirma que os grandes homens da Histria Gandhi, Martin Luther King, Buda, Jesus (...) tinham coragem e determinao, alm de sensibilidade e amor pelo semelhante. uma mistura imbatvel e certamente muito necessria hoje em dia.30 Rohr prope, em primeiro lugar, uma viagem ao feminino, ou seja, uma busca de integrao da anima. O prottipo ideal dessa primeira viagem o evangelista Joo: por estar seguro de sua masculinidade ele no tem medo de reclinar sua cabea no peito de Jesus em meio a mais 11 homens. Essa primeira viagem tem algo a ver com vulnerabilidade e fraqueza, pois Joo no se envergonha de mostrar seus sentimentos de amor e no usa a mscara da impassibilidade. E assim, o fraco Joo o nico discpulo verdadeiramente forte, alm das mulheres, para permanecer sob a cruz! Por admitir em si mesmo a fraqueza do amor ele tambm no precisa esquivar-se da entrega indefesa do Crucificado, bem ao contrrio de Pedro, o prottipo da falsa fora masculina nos Evangelhos. Sem abrir mo do que foi aprendido na primeira viagem, Rohr sugere ainda a segunda, ou seja, a viagem masculinidade profunda. O prottipo dessa viagem outro Joo, o Batista, um peregrino solitrio no deserto, fora da sociedade, que no procura agradar a todos, dar-se bem com todos e ser acariciado por todos: ele no come as comidas da sociedade, mas gafanhotos e mel, o alimento dos excludos, dos grupos marginais. No se veste com roupas da ltima moda como no centro de Jerusalm,

mas com vestes de plos de camelo. Ele um homem selvagem. No se trata aqui de uma nova forma de chauvinismo ou machismo. Rohr empresta esse termo mais provocativo do conhecido escritor ingls C.S.Lewis que caracterizou Deus como selvagem. Na viso de Rohr, Jesus e o Evangelho foram, infelizmente, domados no Ocidente. O medo diante do lado selvagem de Deus procede possivelmente do medo diante do lado selvagem, genuno e espiritual ( ! ) do nosso prprio self. 31 Masculinidade profunda, segundo Rohr, tem algo a ver com veracidade, pois Joo Batista fala a verdade a qualquer preo! Essa falta de veracidade na sociedade e igreja atuais poderia ser explicada parcialmente pela falta de energia masculina e de determinao. Alm da veracidade, Rohr alista e explica ainda outras caractersticas ou virtudes que, segundo ele, podem ser subordinadas energia masculina, quais sejam, p.ex.: uma autoconscincia sadia (que age e no s re-age), responsabilidade prpria, determinao (a capacidade de tomar decises), o amor duro (que desafia) e a autoridade(!). 32 Ambas as viagens vo levar-nos, em ltima anlise, a Jesus, o homem selvagem por excelncia. Se abrirmos, como Rohr prope, qualquer um dos 4 evangelhos em qualquer lugar que for, vivenciaremos como Jesus o mais belo equilbrio entre masculinidade e feminilidade. Podemos encontr-lo, num primeiro momento, na contemplao no deserto; depois o vemos dialogar meiga e empaticamente com uma mulher e, logo adiante, ele enfrenta os fariseus com incisiva determinao. Corrige os discpulos por no deixarem vir a ele as criancinhas para tom-las no colo e abeno-las. Chora em pblico sobre Jerusalm, comparando-se com uma choca que deseja abrigar seus pintinhos e, cheio de ira santa, enxota com aoites os vendilhes do templo. Ele se engaja, cura e luta para da recolher-se novamente ao silncio da orao, ao colo maternal de Deus, para descansar e renovar suas foras. E assim Jesus se movimenta constantemente, pra l e pra c, entre esses dois polos, o feminino e o masculino, absolutamente seguro da sua unidade com o Pai.33

Trobisch, por sua vez, no fala do homem ideal (expresso usada, p.ex., pela filsofa francesa Elizabeth Badinter) ou do homem como ele deveria ser. Isso sobrecarregaria, do ponto de vista psicolgico, ainda mais o homem j to cansado de lutar e ser confrontado com suas limitaes. O homem s pode ser homem, sendo redimido para tal. 34 dom que se recebe pela f. Aqui entra o evangelho da graa de Deus que j vem ao meu encontro mesmo antes de eu me pr a caminho. Trobisch tambm v na vida de Cristo o modelo, o exemplo a seguir. Para o homem redimido, porm, ele mais do que um modelo. Pois Cristo vive nele e o transforma. Cristo que nos liberta, e no a nossa prpria fora. 35 Essa a base para as vrias facetas que Trobisch apresenta quanto ao homem redimido e que seguem abaixo de forma bem resumida:36

1. O homem redimido capaz de liderar outros, pois ele mesmo conduzido. Aprendeu a deixar-se conduzir e no tem medo ou vergonha de perguntar pelo caminho certo.

2. O homem redimido sabe rir de si mesmo e no precisa se esconder atrs da mscara do pax frio e inacessvel. O humor ajuda a conviver com fatos desagradveis que escapam nossa influncia.

3. S h uma sada para o homem que se entrincheira atrs da muralha do silncio por sentirse incompreendido, inferior ou desamparado: ele tem de aprender a falar sobre si. A sada o dilogo. Alm de falar, o homem redimido tambm est disposto a ouvir, atentando, p.ex., para o dom da intuio. Quando um estudante recm-casado foi caoado por seus amigos por estar seguindo imediatamente uma orientao de sua esposa, ele opinou: Um homem inteligente d ouvidos quando sua esposa tem uma boa idia. O dilogo tambm fundamental para o bem-estar emocional e sexual do casal. 4. O homem redimido um homem materno, capaz de mostrar seus sentimentos, pois um reflexo da ternura de Deus.37 Maternidade e paternidade so, ambas, caractersticas de Deus. Quanto mais nos aproximamos de Deus, tanto mais maternal torna-se o homem e tanto mais paternal torna-se a mulher.

5. O homem redimido um pai presente, envolvido com a famlia. O reconhecimento que ele necessita no procede, contudo, dos filhos (mesmo que ultimamente o seu maior envolvimento nessa rea est lhe trazendo dividendos), mas do Pai celestial, de quem toda a paternidade na terra toma o nome (Efsios 3.15).

6. O homem redimido sente-se seguro e abrigado, pois sabe-se aceito, tanto com suas capacidades como com suas fraquezas, pelo Pai celestial. Por isso pode passar proteo a outros e, mesmo caindo, no fica prostrado na frustrao, mas se ergue outra vez.

7. Enfim, o homem redimido um homem que ama, pois descobriu que foi amado primeiro (1 Joo 4.19).

Arrematando as propostas da nova masculinidade, segue ainda uma breve seleo de idias e sugestes prticas como ajuda na caminhada. A primeira duma srie de 9 sugestes de Biddulph 38 a seguinte: Como os meninos geralmente so propensos a sentir ansiedade por causa das separaes, ns precisamos demonstrar tanta afeio por eles quanto demonstramos pelas meninas e evitar separaes, como deix-los em creches antes dos trs anos. Cuschnir e Mardegan caminham na mesma direo quando alertam: A separao involuntria dos pais, que foi imposta a um menino por situaes existenciais, ter como efeito restringir a vida emocional dele. E isso vai colaborar para a construo e para o enrijecimento das mscaras.39 Outra sugesto de Biddulph que se leia muitas histrias para os meninos, que se converse muito com eles e se explique bem as coisas, sobretudo at o oitavo ano, pelo fato de que dispem de menos conexes entre as duas metades do crebro. A partir de dilogos que ele teve tanto com professores no mais profundo dos interiores da Austrlia como com diretores de grandes escolas internacionais na Europa e sia, Biddulph

afirma ser consenso geral que os meninos deveriam ir escola um ano mais tarde do que as meninas para evitar estragos no seu desenvolvimento psicolgico e educativo. 40 Escolas onde reinam desordem e violncia devem ser evitadas. Cuschnir e Mardegan acrescentam, entre outras, que fundamental para a formao dos filhos uma relao paterna mais participativa, com uma presena forte, com mais brincadeiras, mais abraos e mais amor.41 Concluso O homem est sofrendo, mas a mulher no fazer [sic] idia disso. 42 Essa frase, escrita num ingls tosco que procurei adaptar, Ingrid, esposa de Walter Trobisch, encontrou num pequeno nibus em Ghana, na frica. Ela sintetiza muito bem o que se passa atualmente no corao do homem. Cuschnir encerra a sua entrevista concluindo praticamente a mesma coisa ao afirmar que, nos dias de hoje, os homens esto mais conscientes da sua angstia do que no passado, mas que inegavelmente tambm esto mais tristes.43 Pelo fato de ter sofrido, na maioria das vezes calada, sob a tirania do patriarcado ao longo dos sculos, a mulher no tem como entender o sofrimento deste homem que infelizmente tanto a oprimiu. Mas esse sofrimento de ambos, bem como a busca de ambos para abandonar padres opressivos, pode ser, a meu ver, o incio duma jornada conjunta rumo ao novo ser humano global tanto em sua faceta masculina como feminina. Em outras palavras, o alvo , como vimos nas propostas da nova masculinidade, a medida da estatura da plenitude de Cristo (Efsios 4.13), que abrange tanto o homem redimido como a mulher redimida. Avante, pois! ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Dieter Kirsch, telogo, especialista em aconselhamento pastoral em Iju - RS E-mail: digakirsch@best.com.br
1 2

Estudo apresentado no Congresso Nacional do CPPC em Londrina, 2003. A bibliografia selecionada que se encontra no fim deste texto consiste dos livros mais importantes que embasaram esta pesquisa. 3 Para se ter uma pequena idia da humilhao que os homens impuseram s mulheres ao longo dos sculos e milnios, basta inserir aqui a emblemtica afirmao do filsofo e matemtico grego Pitgoras de Samos (sc. VI a.C.): H um princpio bom que criou a ordem, a luz e o homem; e um princpio mau que criou o caos, as trevas e a mulher. Pitgoras chega at a afirmar ser impossvel que homem e mulher tivessem sido criados pelo mesmo deus. Um deus bom no pode criar uma mulher. A mulher a obra de criao de um deus mau. 4 Apud: Scrates NOLASCO, De Tarzan a Homer Simpson, p.89-99 5 Scrates NOLASCO em: ISTO, n 1662, de 8/8/2001, p.12 6 Cf. Luiz CUSCHNIR e Elyseu MARDEGAN Jr., Homens e suas mscaras, p.31 7 Ibid., p.32 8 A dificuldade de tomar decises nos negcios um dos fatores que tendem a levar os homens ao div (VEJA 1714, 22/8/2001, p.119). 9 Walter TROBISCH, Der missverstandene Mann (O homem mal-interpretado), p.31 10 Os pensamentos de Zoja foram registrados por Terra Networks (22/07/2001) numa entrevista que ele concedeu em sua recente visita a So Paulo, p.1-4 11 Richard ROHR, Der wilde Mann (O homem selvagem), p.33 12 Cf. Alexander MITSCHERLICH, Auf dem Weg zur vaterlosen Gesellschaft (Rumo sociedade sem pais), p.342 Cf. Richard ROHR, op.cit., p.35 e tambm Scrates NOLASCO, op.cit., p.81 13 VEJA n 1428, 24/01/1996, p.72 14 Cf. Steve BIDDULPH, Criando Meninos, p.42 15 Ibid., p.47 16 Cf. ibid., p.53-64 17 VEJA 1714, 22/8/2001, p.121 18 Apud: Scrates NOLASCO, op.cit., p.83 19 Luiz CUSCHNIR e Elyseu MARDEGAN Jr., op.cit., p.99 20 Cf. ibid., p.170 21 Cf. Walter TROBISCH, op.cit., p. 24-25 22 VEJA 1644, 12/4/2000, p.15

23

a crena de que dentes no interior da vagina iro fechar-se sobre o pnis durante a relao. Cf. Alon GRATCH, Se os homens falassem..., p.281ss, tambm para outros exemplos da fuga dos homens para evitar intimidade... 24 Walter TROBISCH, op.cit., p.20-23 25 Ibid., p.21 26 VEJA 1428, 24/1/1996, p.75 27 VEJA 1714, 22/8/2001, p.119 28 Scrates NOLASCO, op.cit., p.81-82 29 Steve BIDDULPH, op.cit., p.64 30 Richard ROHR, op.cit., p.43 31 Cf. ibid., p.52-61 32 Cf. ibid., p.84 33 Walter TROBISCH, op.cit., p.42ss 34 Ibid., p.54 1Walter TROBISCH, op.cit., p.42ss 35 Ibid., p.54 36 Cf. ibid., p.44-66 37 Porque assim diz o Senhor: (...) Como algum a quem sua me consola, assim eu vos consolarei. (Isaas 66.13) 38 Cf. Steve BIDDULPH, op.cit., p.65-66 39 Luiz CUSCHNIR e Elyseu MARDEGAN Jr., op.cit., p.210. claro que aqui no Brasil, bem como em outros pases do Terceiro Mundo, onde as mes precisam trabalhar para sustentar a famlia, a situao deplorvel. O que, porm, no pode e no deveria acontecer que uma me trabalhe fora e acabe gastando todo o salrio com a bab e o transporte para o local do emprego, como aconteceu aqui na vizinhana... 40 Cf. Steve BIDDULPH, op.cit., p.62+65 41 Luiz CUSCHNIR e Elyseu MARDEGAN Jr., op.cit., p.213 42 Apud: Walter TROBISCH, op.cit., p.7: Man is suffering, but woman dont [sic] know it. 43 VEJA 1644, 12/4/2000, p.15

Вам также может понравиться