Вы находитесь на странице: 1из 4

1

1 O LIVRO DE MÓRMON Lição 7 Escola Dominical – Doutrina do Evangelho “ Sei em
1 O LIVRO DE MÓRMON Lição 7 Escola Dominical – Doutrina do Evangelho “ Sei em

O LIVRO DE MÓRMON

Lição 7 Escola Dominical Doutrina do Evangelho

Sei em Quem Confiei2º Néfi 3 - 5

do Evangelho “ Sei em Quem Confiei ” 2º Néfi 3 - 5 O Profeta Leí

O Profeta Leí

Pouco antes de falecer, o profeta Leí abençoou cada um dos seus filhos. O Elder Neal A. Maxwell (1926-2004) quando servia no conselho dos Doze aconselhou os pais de se prepararem para dar uma benção paterna em seus filhos, e inclusive ensinou que os pais podem oferecer uma benção, caso não seja solicitada. No Guia da Família ensina que estas bênçãos paternas podem ser guardadas em registros familiares e não em registros da igreja. Nesta lição estudaremos a benção que Leí deu ao seu filho José, que havia nascido no deserto. Os ensinamentos e promessas que acompanham esta benção têm um grande impacto na vida de todos os membros da igreja. Pouco tempo após esta benção, o profeta Leí faleceu e a famílias então se dividiu formando a nação Nefita e a nação Lamanita, mas a influência do profeta Leí continuou com a sua posteridade que decidiu seguir seus ensinamentos e seus conselhos. Tal como Leí, os portadores do Sacerdócio precisam ser dignos e ter a influência do Espírito para abençoar cada membro de sua família.

1. Leí ensina que seus descendentes serão abençoados por meio do Profeta Joseph Smith e do Livro de Mórmon. 2º Néfi 3 faz menção de quatro homens com o mesmo nome. Estes grandes homens são:

a. José, o filho mais novo de Leí e Saria (2 Néfi 3:13)

b. José do Egito (2 Néfi 3:45)

c. Joseph Smith Jr. (2 Néfi 3:615)

d. Joseph Smith Sênior (2 Néfi 3:15)

2

José do Egito

2 José do Egito José foi um dos filhos de Jacó (Israel) e obteve direito a

José foi um dos filhos de Jacó (Israel) e obteve direito a primogenitura em virtude de Ruben ter transgredido (1º Crônicas 5:1-2). José em virtude de sua dignidade recebeu uma benção de primogenitura pouco antes de seu pai Jacó

falecer. José era um homem de grande integridade e era entendido e sábio (Gênesis 41:39). As bênçãos mais especiais

de Israel caíram sobre José, inclusive com a promessa de um dia (as Américas) herdarem uma terra separada e

escolhida pelo Senhor. Néfi ensina que não há muitas profecias maiores do que as que José escreveu e todas estas profecias encontram se no livro de José que estavam nas placas de Latão (2º Néfi 4: 1-2). Néfi também ensina que José havia verdadeiramente visto os dias em que Néfi estava vivendo, e toda a descendência que habitaria nesta terra

escolhida.

da casa

Joseph Smith

que habitaria nesta terra escolhida. da casa Joseph Smith 2º Néfi 3:6 – 15 ensina que
que habitaria nesta terra escolhida. da casa Joseph Smith 2º Néfi 3:6 – 15 ensina que

2º Néfi 3:615 ensina que o vidente escolhido, que José do Egito havia visto em visão seria o Profeta Joseph Smith. Joseph Smith nasceu no dia 23 de dezembro de 1805 no norte do estado de Sharon, Vermont. Seu pai era Joseph Smith Sênior e sua mãe Lucy Mack Smith. Ele era um dos onze membros de sua família.

O Profeta Joseph Smith era um homem mortal e estava sujeito ao pecado, dor e aflições. Está registrado inúmeras vezes que aqueles que o conheciam o amavam por sua compaixão, sua acessibilidade, seu senso de humor e sua determinação.

3

O Profeta Joseph Smith foi chamado por Deus para ser um profeta e um líder do povo do Senhor. Entretanto, não havia

nenhum manual para seguir, ou nenhum modelo a seguir. Ele aprendeu com mensageiros celestiais e com os dons espirituais que foram dados a ele por Deus. Ele se esforçou para aprender e orou por direção, enquanto o Senhor o

abençoava com a habilidade para cumprir as tarefas que ele tinha que realizar.

para cumprir as tarefas que ele tinha que realizar. O Presidente Monson ensinou: “ Na seção

O Presidente Monson ensinou: Na seção 135 de Doutrina e Convênios lemos as palavras de John Taylor concernentes

ao Profeta Joseph: “Joseph Smith, o Profeta e Vidente do Senhor, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele.”

Adoro as palavras do Presidente Brigham Young, que disse: “Sinto o desejo de gritar Aleluia, toda vez que penso no privilégio que tive de conhecer Joseph Smith, o Profeta que o Senhor suscitou e ordenou, e a quem Ele concedeu as chaves e o poder para construir o reino de Deus na Terra”.

A esses tributos adequados ao nosso amado Joseph, acrescento meu próprio testemunho de que eu sei que ele foi um profeta de Deus, escolhido para restaurar o evangelho de Jesus Cristo nestes últimos dias. Oro para que, ao comemorarmos o bicentenário do seu nascimento, aprendamos com sua vida. Que incorporemos em nossa própria vida os princípios divinos que ele tão lindamente ensinou pelo exemplo que nós mesmos vivamos mais completamente o evangelho de Jesus Cristo. Que nossa vida reflita o conhecimento que temos de que Deus vive, de que Jesus é Seu Filho, de que Joseph Smith foi um profeta e de que somos guiados hoje por outro profeta de Deus o Presidente Gordon B.

Hinckley. (O Profeta Joseph Smith: Mestre pelo Exemplo Conferência Geral Outubro 2005).

Mestre pelo Exemplo Conferência Geral Outubro 2005). LeGrand Richards 6/Fev/1886 – 11/Janeiro/1983 O Élder

LeGrand Richards 6/Fev/1886 11/Janeiro/1983

O Élder LeGrand Richards declarou: “O Profeta Joseph Smith trouxe-nos o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor e vários outros escritos. Como podemos verificar pelos registros de que dispomos, ele concedeu-nos mais revelações que qualquer outro profeta que já tenha vivido na face da Terra”. (Ensign, maio de 1981, p. 33)

Brigham Young disse que Joseph Smith foi preordenado nas eternidades para presidir sobre esta ultima dispensação.

Mais tarde ele acrescentou; O Senhor tinha os Seus olhos voltados sobre Joseph, e sobre o seu pai, e sobre o pai de

seu pai, e sobre todos os seus progenitores claramente até Adão”. Discourses of Brigham Young, sel. John A. Widtsoe (Salt Lake City ; Deseret Book Co. , 19 78), p. 108.

Alguns mortais também sabiam algo sobre a missão de Joseph, mesmo antes de ele ter nascido. O seu avô paterno,

Asael Smith era um homem temente a Deus, e ele havia dito: “Tenho um sentimento que foi plantado na minha alma

que um dos meus descendentes irá promulgar uma obra que revolucionará a fé das religiões do mundo”. Life of Joseph

Smith the Prophet, Geo. Q. Cannon (Salt Lake -City: Deseret Book Co., 1986), p. 26.

4

2. Aumenta a ira de Lamã e Lemuel contra Néfi. O Senhor ordena aos seguidores de Néfi que se separem dos seguidores de Lamã.

Ler 2º Néfi 5.

Por que Lamã e Lemuel se enfureceram com Néfi? (Ver 2 Néfi 4:13; 5:3.) O que Lamã e Lemuel tentaram fazer motivados por sua crescente ira? (Ver 2 Néfi 5:2, 4. Quais são alguns perigos de nos deixarmos encolerizar? O que podemos fazer para sermos pacificadores no lar, na comunidade e na Igreja?

para sermos pacificadores no lar, na comunidade e na Igreja? Howard William Hunter (14 de Novembro

Howard William Hunter (14 de Novembro de 1907 3 de Março de 1995)

O Presidente Howard W. Hunter ensinou: “Precisamos de um mundo mais pacífico, como reflexo de famílias, bairros e comunidades mais pacíficos. Para garantir e cultivar essa paz, ‘precisamos amar ao próximo, até mesmo nossos inimigos assim como nossos amigos’. (…) Precisamos estender o braço da amizade. Precisamos ser mais bondosos, mais gentis, mais dispostos a perdoar e mais lentos para irar-nos. Precisamos amar-nos uns aos outros com o puro amor de Cristo. Que seja esse nosso curso e desejo”. (Ensign, maio de 1992, p. 63)

Por causa da ira de seus irmãos, Néfi orou pedindo ajuda. (2 Néfi 5:1) Como o Senhor respondeu a suas orações? (Ver 2 Néfi

5:5.)

Quando Néfi e seu povo partiram, “*viveram+ felizes”. (2 Néfi 5:27) O que eles fizeram que contribuiu para essa felicidade? (Ver 2 Néfi 5:1017.) Eles guardaram os mandamentos, preservaram os registros que estavam nas placas de latão, construíram um templo e trabalharam juntos.) Como o exemplo dos Nefitas pode nos ajudar em nosso empenho de “*vivermos+ felizes”?

Lamanitas

Em 2º Néfi 5:20-24 vemos as conseqüências dos descendentes de Lamã e de Lemuel, que decidiram não seguir o Senhor:

Eles haviam endurecido o coração contra o Senhor. Eles se tornaram um povo repugnante. Tornaram-se ociosos. Eles estavam cheios de malícia e sutileza. Como conseqüência, eles foram cortados do Senhor e se tornaram um povo amaldiçoado.

Pontos para ponderar:

Como um testemunho pessoal do profeta Joseph Smith pode me ajudar?

Quando foi a última vez que recebi uma benção paterna?

Se eu estivesse vivendo no tempo de Néfi, eu estaria vivendo com os Nefitas ou com os Lamanitas?

Próxima Lição Número 8 - 2º Néfi 6 - 10

Preparado por Roberto Gaertner - Escola Dominical Ala Barigui 2012 robgaer@yahoo.com