Вы находитесь на странице: 1из 12

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2004, 24 (3), 12-23

De Piaget a Gilligan:
Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia um Caminho para o Estudo das Virtudes
From Piaget to Gilligan: moral development retrospective in Psychology A way to the virtuesstudy
Resumo: Este artigo a adaptao de um captulo da dissertao desenvolvida no Mestrado em Psicologia : Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP . Implica a visitao terica das obras de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Carol Gilligan sobre o desenvolvimento moral na perspectiva da Psicologia. As teorias so construdas a partir de uma concepo da moralidade por meio de fatores cognitivos e baseados na justia, na opinio dos dois primeiros autores, at o desenvolvimento da tica do cuidado, na teoria da terceira autora. Tal caminho nos leva inevitavelmente a considerar que diversos elementos, no s a justia, participam do juzo e da ao moral, entre eles, virtudes como a generosidade. Palavras-Chave: Desenvolvimento moral, virtudes, generosidade.

Vanessa Aparecida Alves de Lima


Psicloga formada na Universidade Federal de Rondnia, Especialista em Metodologia do Ensino. Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP; doutoranda em Psicologia pela USP; docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondnia em Porto Velho (RO).

Abstract: This article is an adaptation of a chapter from the USP Psychology Institute Masters degree dissertation in School Psychology and Human Development. It involves the theoretical knowledge of Jean Piaget, Laurence Kohlberg and Carol Gilligan about the moral development in the perspective of Psychology. The theories are built based on a conception of morality through cognitive factors and based on justice, according to the two first authors, up to the development of the care ethic, according to the third authors theory. This concept leads us, inevitably, to consider that several elements, not only justice, take part in sense and moral action, among them, virtues as generosity. Key Words: Moral development, virtues, generosity.

Juzo Moral na Criana Segundo Jean Piaget


Na obra O Juzo Moral na Criana, publicada pela primeira vez em 1932, Piaget traz a proposta de tentar compreender o juzo moral do ponto de vista da criana, e descreve as regras morais que se estabelecem durante seu desenvolvimento. O estudo da moralidade uma parte da obra piagetiana na qual o autor no aprofundou suas pesquisas. As razes podem ser vrias: tempo e objetivo despendido pelo pesquisador com o problema epistemolgico, preferncia pessoal, ou at razes polticas, ligadas delicada posio que ocupava no Instituto Jean Jacques Rousseau. Estudiosos piagetianos reconhecem que as idias presentes em Juzo Moral na Criana permearam toda a obra de Piaget e j existiam desde 1916 ou 1917, quando escreveu Recherche: um livro em

12

Jupiterimages

De Piaget a Gilligan: Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia. um Caminho para o Estudo das Virtudes

parte autobiogrfico, em parte um ensaio de elaborao de suas leituras (...) sob a forma de romance filosfico (...) para no se comprometer no campo da cincia (Freitas, 1997, pp. 66-67). Em Juzo Moral na Criana, traou estratgias para estudar o jogo de bolinhas de gude, comum entre os meninos da regio pesquisada, e os jogos de pique e amarelinha com as meninas, procurando comprovar a relao entre respeito e moralidade. Formulou s crianas de 6 a 12 anos questes morais em forma de dilemas ou perguntando-lhes livremente sobre o tema. fundamental esclarecer que Piaget achava importantssimo o inqurito que se seguia ao teste. Para demonstrar como observou e comprovou a construo dessa moralidade, vamos seguir os passos de Piaget em Juzo Moral na Criana. Os Estgios e Regras na Prtica do Jogo de Bolinhas de Gude Quanto ao estudo das regras do jogo de bolinhas de gude, variao do quadrado (traa-se no cho um quadrado, dentro do qual se colocam algumas bolinhas; o jogo consiste em atingi-las de longe e faz-las sair desse quadrado( Piaget, 1932/1994, p. 5), Piaget chegou concluso de que h quatro estgios, do ponto de vista da prtica das regras. 1 estgio (at os 2 anos): motor e individual, quando a criana simplesmente manipula as bolinhas para sua prpria explorao e utiliza-as como objetos diversos para estabelecer alguma ritualizao, processo de adaptao efetiva. 2 estgio (entre 2 e 5, 6 anos): caracterizado pelo egocentrismo infantil. A criana aceita as regras que recebe do exterior, dos adultos ou dos meninos mais velhos (no caso do jogo). Considera as regras sagradas e imutveis e completamente avessa sua alterao. H uma caracterstica que deve ser detalhada: o fato de haver uma desorganizao da memria da criana aproximadamente at os 7 anos de idade, quando ela cr que sempre soube o que acabou de aprender. Assim, quando Piaget joga com as crianas, logo que modifica as regras, elas no aceitam, para, em seguida, concordar. Segundo Piaget, elas no se apercebem da mudana. Jogam com os outros, imitando-os. Crem que estejam em interao com os demais, enquanto jogam s para si e modificam as regras sem perceber. 3 estgio (entre 7, 8 anos e 11, 12 anos): caracterizado por uma cooperao que comea a surgir; a criana j conhece as regras e j aceita suas mudanas, desde que o grupo esteja de acordo com elas. No entanto, o que o observador

das crianas pde coletar a respeito que, na verdade, elas jogam juntas, mas com uma infinidade de regras concomitantes. 4 estgio (11, 12 anos): finalmente, a organizao do pensamento e a autonomia. As crianas jogam pelo prazer da disputa, mas procuram interagir quanto s regras, que jamais so fixas e dispem de possibilidade de mudanas, decididas pelo grupo. Somente a partir destas os procedimentos do grupo podem ser julgados. Piaget surpreende-se com a organizao que os meninos desenvolvem para compreender e praticar as regras do jogo, a ponto de assinalar esta como uma diferena bsica entre meninos e meninas. Ao estudar o pique com o grupo de meninas, percebeu basicamente o mesmo desenvolvimento na estruturao das regras, evoluindo de um estgio egocntrico, por tomar as regras como imutveis, ao momento de discutir as regras com o grupo e decidir os procedimentos da situao. Faz a ressalva de que as meninas tm um esprito jurdico menos desenvolvido que os meninos. parte qualquer reclamao do gnero feminista que se possa bradar, na verdade, Piaget julgou que todos os brinquedos das meninas eram muito simples e no possibilitavam as codificaes da jurisprudncia que construram os meninos em seu jogo de bolinhas. Relacionando a questo moral com o estudo do jogo de bolinhas, pde chegar concluso da existncia de trs regras: q regra motora: faz parte da fase pr-verbal, quando a criana ritualiza sua ao sobre os objetos e os elabora; q regra coercitiva: caracterizada por ser uma fase na qual a criana compreende as regras como sagradas e imutveis, porque considera aquele que as informa, o adulto, como superior e inatingvel. q regra racional: em que, quase adolescente, as regras no so mais aceitas como dadas, a menos que atendam s necessidades e/ou desejos do outro. Podem ser modificadas, desde que haja uma deciso e aceitao grupal. Provavelmente, partindo das observaes de que, principalmente nos 2 e 3 estgios, a criana verbaliza um juzo, mas comporta-se de outra forma, Piaget questiona a oposio do juzo moral terico e o juzo moral da experincia.

13

Vanessa Aparecida Alves de Lima

Anna E. B. Costa e Angela M. B. Biaggio (1996) procuram, de certa forma, abordar esses aspectos contraditrios entre o julgamento moral e as aes morais de cada indivduo, colocando a afetividade como um tema determinante de atos (a)morais. Noo de responsabilidade objetiva e subjetiva Para Piaget, essa noo distingue-se pelo fato de que, em seus julgamentos morais, a criana mais nova aplica uma responsabilidade objetiva, e a criana mais velha aplica uma responsabilidade subjetiva. A primeira fruto da coao moral (adulta) e a segunda, fruto da cooperao (entre pares). A Responsabilidade Objetiva o Momento em que: q O indivduo julga os atos pelas suas conseqncias, e no por sua inteno; quanto maior o resultado, o estrago da ao, tanto mais a criana responsabiliza o agente, embora possa distinguir se ele tinha inteno ou no de praticlo. q Prevalece na criana a questo da obedincia ou no s regras estabelecidas pelo adulto: a criana no dissocia o elemento de responsabilidade civil, por assim dizer, e o elemento penal (Piaget, 1932/1994, p.106). O mais importante obedecer aos mais velhos, ser agradvel e aceita por eles. q A conscincia da regra e da moral, por extenso, d-se exteriormente ao indivduo, como que colada a ele, mas no dentro, introjetada. Ele assume essas regras e se culpa, em sua ausncia, por considerar seu estrito dever segui-las, pois so dadas por um adulto a quem a criana atribui autoridade (por ser maior e prover-lhe as necessidades). A responsabilidade subjetiva o momento em que: q Descentrada de seu egocentrismo, a criana comea a perceber a intencionalidade dos atos. D-se conta das conseqncias distintas que as aes possuem. q Surge o sentimento do dever preciso de no mentir, mas no porque as regras (adultas) sejam sagradas e a coao mais forte que a autonomia, mas pela necessidade de cooperao. q Acontece a relao estreita de interdependncia entre o desenvolvimento da inteligncia psicolgica e uma crescente cooperao. Fatos como a mentira e outros atos de enganar so proscritos da relao entre as crianas pela prpria necessidade de cooperao.

A noo objetiva e a noo subjetiva da responsabilidade no caracterizam dois estgios, mas o segundo decorrncia do primeiro, num processo de desenvolvimento do juzo moral, j que a criana se desvencilha da coao adulta e penetra, cada vez mais, na cooperao. A existncia do realismo moral, um verbalismo do julgamento moral que a criana faz completamente condicionada coao (influncia da autoridade) adulta, ir dando passagem a um julgamento moral mais autnomo. Quanto Noo de Justia, Piaget Percebeu Trs Tipos: q justia retributiva: completamente ligada idia de sano. O ato deve ser corrigido com uma punio correspondente da mesma monta. q justia distributiva: ligada idia contrria da sano. O importante repor, ao ofendido ou prejudicado, a perda. Levam-se em conta as condies e intenes. q justia imanente: novamente em presena da coao adulta, a criana acredita haver, na justia declarada por este, algo de sagrado e imutvel. atribuda natureza como um todo, inclusive ao adulto, o poder de tudo saber. Essas trs noes de justia esto presentes no desenvolvimento do juzo moral da criana e diferenciam-se, hierrquica e cronologicamente, nas crianas mais novas e nas mais velhas, podendo ser definidas como as duas morais. As duas morais Embora o Juzo Moral na Criana s viesse a ser editado em 1932, a idia das duas morais da criana j era divulgada por Piaget em 1930, como no V Congresso Internacional de Educao Moral, em Paris, quando falou sobre Os Procedimentos da Educao Moral. A pesquisa de Piaget em Juzo Moral na Criana definiu a existncia de dois perodos da experincia do indivduo com a moralidade. Inicialmente, o adulto exerce um controle externo sobre o juzo moral da criana. So as coisas exteriores, a ordem dada pelo adulto, os exemplos dos mais velhos nas brincadeiras, as cpias, os modelos, que obrigam o indivduo a selecionar seus comportamentos em face de sua aceitao/ participao no grupo. a moral heternoma. medida que uma srie de condies psicolgicas se estabelece, como a capacidade de raciocnio

14

De Piaget a Gilligan: Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia. um Caminho para o Estudo das Virtudes

lgico e reversvel, as estruturas do indivduo possibilitam uma tomada de conscincia sobre a forma como as regras so construdas e sobre a possibilidade de mud-las. chegada a moral autnoma. Cremos que podemos afirmar que existem entre as crianas, seno no geral, duas morais (...) Essas duas morais que se combinam entre si mais ou menos intimamente, ao menos em nossas sociedades civilizadas, so muito distintas durante a infncia e reconciliam-se, mais tarde, no curso da adolescncia (Piaget, 1930/1996, pp. 03-04). Por si s, o indivduo no capaz dessa tomada de conscincia e tambm no estabelece normas sem um parmetro. Estas se daro, com segurana, na convivncia entre os indivduos, na discusso que fazem da validade das normas existentes, do que levam em conta para estabelecer novas regras. devido a esse encadeamento que a moral para sua realizao (normativa e factual) depende da coletividade, e esta, do desenvolvimento da inteligncia. O ato moral, como ato de um sujeito real que pertence a uma comunidade humana, historicamente determinada, no pode ser qualificado seno em relao com o cdigo moral que nela vigora (Snchez Vzquez, 1998, p. 63). O que leva o indivduo, inicialmente, a acatar as regras de seu grupo social a heteronomia, fruto da coao do adulto sobre a criana e dos aspectos externos sobre os internos. O desenvolvimento da inteligncia d-lhe uma condio de socializao que, na cooperao, ao discutir a moral de seu grupo, desenvolve certa autonomia, uma conscincia, e passa a regular-se livremente (conforme seus motivos). a cooperao entre os indivduos que nos leva a um tipo de regulamentao moral, que colabora para o progresso moral dos grupos sociais e dos indivduos e, em seu desenvolvimento, caracterizase, entre outras coisas, por um aumento do grau de conscincia e de liberdade, a tal ponto que o indivduo, para chegar a isso, precisa do grupo e da cooperao. Se abandonados heteronomia, ao egocentrismo, os indivduos jamais chegam autonomia e a uma conscincia de seu papel na moral do seu grupo. Ora, a crtica nasce da discusso, e a discusso s possvel entre iguais: portanto, s a cooperao realizar o que a coao intelectual incapaz de realizar (Piaget, 1932/ 1994, pp. 298-299). O objetivo que o indivduo, ao agir moralmente, o faa pela conscincia e liberdade; este, sim, ser um homem moral, homem, aqui, referenciado pela conscincia de sua moralidade.

Para definir a conscincia que deve ter um indivduo para atingir a moralidade plenamente, citaremos Puig (1996): Portanto, entendemos a conscincia moral como a faculdade de julgar a retido de juzos ou aes morais. (...) Dizemos, portanto, que um sujeito autnomo quando capaz de agir de acordo com sua prpria vontade (...) No entanto, isso no impede que se possa agir como juiz de si mesmo, mas por delegao de uma instncia alheia: pode-se usar a conscincia moral de modo heteronmico (p. 80). Obviamente, o desejo a que nos impelem os sentimentos mais dignos de solidariedade de que todos atinjam essa autonomia, mas muitos indivduos comportam-se heteronomamente at mesmo na fase adulta.

O Juzo Moral Segundo Lawrence Kohlberg


Essays on Moral Development (1981), com suas razes na experincia de L. Kohlberg, nasce como teoria em sua tese de doutorado, em 1955. A teoria kohlberiana uma busca da definio cientfica e filosfica da moralidade, onde qualquer descrio da forma ou modelo de estrutura social necessariamente dependente de estruturas cognitivas, assim como os afetos e as atitudes dos indivduos tambm no podem ser distinguidos dessa estrutura. Os motivos de uma ao moral tm tambm um elemento cognitivo formal. As descobertas na rea da moral, para Kohlberg, estruturam-se em estgios e so construes tipolgicas ideais que delimitam diferenas qualitativas nas organizaes psicolgicas da evoluo do indivduo, sendo seqencialmente previsveis em uma escala ordinal. Kohlberg acreditava que uma parte essencial da estrutura de cada estgio era sua perspectiva sociomoral, pois isso confrontava a perspectiva cognitivo-evolutiva com a perspectiva da socializao no desenvolvimento moral. A estrutura madura e elaborada de sua teoria so os trs nveis de desenvolvimento sociomoral, divididos em seis estgios : Nvel pr-convencional q moralidade heternoma; q individualismo, inteno instrumental e troca;

Cremos que podemos afirmar que existem entre as crianas, seno no geral, duas morais (...) Essas duas morais que se combinam entre si mais ou menos intimamente, ao menos em nossas sociedades civilizadas, so muito distintas durante a infncia e reconciliam-se, mais tarde, no curso da adolescncia (Piaget, 1930/1996, pp. 03-04).

15

Vanessa Aparecida Alves de Lima

Nvel convencional q expectativas interpessoais, mtuas relaes e conformidade interpessoal; q sistema social e conscincia; Nvel ps-convencional q contrato social ou utilidade e direitos Individuais; q princpios ticos universais. Seus estudos apontavam para o fato de que, em todas as culturas, classes sociais, grupos de sexo e subculturas estudados: q com a idade, aumenta a discriminao da intencionalidade; q essa tendncia relaciona-se com desenvolvimento mental da inteligncia; o

adolescentes e muitos adolescentes e adultos delinqentes. O indivduo ainda no compreende as regras e normas de seu grupo social e, portanto, no pode colaborar com sua manuteno. As normas e expectativas sociais so exteriores ao indivduo. Subdividem-se em: q Moralidade heternoma; q Individualismo, inteno instrumental e troca. q Moralidade heternoma O ponto de vista egocntrico do indivduo no considera os interesses dos outros, nem reconhece que sejam diferentes dos seus, no relacionando os dois pontos de vista. Considera os fatos pelas suas conseqncias, e no por suas intenes. Evita romper as normas, no por reconhec-las, mas para evitar ser castigado. Quanto ao raciocnio moral, ocorre um realismo moral ingnuo, ou seja, no significado moral de uma ao, a sua qualidade vista como boa ou m, inerente e imutvel; a aplicao das regras literal. No existem, ainda, os conceitos de inteno e merecimento. Individualismo, Inteno Instrumental e Troca A perspectiva individualista e concreta. O sujeito tem conscincia de que todos possuem objetivos a alcanar, e isso o leva a um conflito entre o correto e o relativo. Segue as normas somente quando h um interesse imediato prprio. Cada um deve seguir seus interesses e necessidades e deixar que os outros faam o mesmo. O correto o que justo, o que uma troca, um trato. Procura atender suas prprias necessidades enquanto convive com o grupo e compreende que os outros tambm tm seus interesses. Quanto ao raciocnio moral, com a compreenso de que diferentes pessoas tm diferentes interesses pelas mesmas questes, ainda que igualmente vlidas na sua reclamao de justia, passa a desenvolver uma relatividade moral, embora o indivduo no tenha meios de solucionar satisfatoriamente o problema. Nvel moral convencional o nvel em que se localiza a maioria dos adolescentes e adultos de nossa sociedade e de outras. O termo convencional designa conformidade e manuteno das regras sociais, baseado na autoridade. H expectativas ou acordos da sociedade. Nesse nvel, o indivduo identifica-se com as regras e expectativas dos outros, principalmente das autoridades. O nvel acha-se subdividido em:

q o desenvolvimento mental, nessas culturas, diferencia-se pela quantidade de estimulao cognitiva. Essas afirmaes s se tornaram possveis porque os estudos kohlberianos, alm de estudos transversais, usando os dilemas morais, tambm implicaram estudos longitudinais durante 12 anos, com um grupo de 70 sujeitos, entrevistados a cada trs anos, alm dos estudos interculturais desenvolvidos em vrias partes do mundo por sua equipe, como Mxico, Israel, Turquia, Taiwan, Canad. A teoria da moral de Kohlberg a teoria da justia moral. Ao aplicar seus dilemas nas pesquisas, considerava que h, certamente, uma relao entre as perspectivas de nvel social e as perspectivas de nvel moral: Os estgios do juzo moral so estruturas de pensamento sobre a prescrio das regras e dos princpios que obrigam os indivduos a agir por formas consideradas moralmente corretas (Kohlberg, 1981/1992, p. 571). Ao descrever os estgios do juzo moral em Kohlberg, tambm iremos detalhar sua anlise quanto ao raciocnio da moralidade.

Estgios Morais
Nvel pr-convencional

16

O nvel pr-convencional aquele em que se localiza a maioria das crianas abaixo de 9 anos, alguns

De Piaget a Gilligan: Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia. um Caminho para o Estudo das Virtudes

q Expectativas interpessoais mtuas, relaes e conformidade interpessoal; q Sistema social e conscincia. q Expectativas interpessoais mtuas, relaes e conformidade interpessoal A perspectiva do indivduo est nos outros sua volta. Compreende agora que muitos sentimentos e expectativas coletivas tm, alm dos interesses individuais, interesses e, s vezes, at preferncias de partilha com os demais. Embora ainda no haja uma perspectiva generalizada do sistema, j regula seus pontos de vista atravs dos pontos de vista do outro, ou o que se denominou regra de ouro: Faa aos outros o que voc desejaria que lhe fizessem . Quanto ao raciocnio moral, as diferentes perspectivas do indivduo coordenam-se com as perspectivas de terceiros, representadas pelo grupo e pelas normas morais, desde que se suponha sejam compartilhadas entre os seus. Essas normas morais so discutveis e transcendentes diante das situaes particulares, como a inteno, os bons e maus motivos.

da sociedade, aceita-as e no distingue entre o eu e as normas ou expectativas do outro, porque define seus valores segundo princpios auto-escolhidos. Esse nvel subdivide-se em: q Contrato social ou utilidade e direitos individuais; q Princpios ticos universais. q Contrato social ou utilidade e direitos individuais

Sistema Social e Conscincia


Nesse ponto, o indivduo j capaz de fazer distino entre o ponto de vista da sociedade e dos acordos ou motivos interpessoais. Assume o ponto de vista da sociedade, que define as normas e os papis, e considera as relaes individuais conforme o lugar que ocupam no sistema. O objetivo desse comportamento manter o funcionamento do sistema. H um imperativo da conscincia para que se cumpram todas as obrigaes, assim como para cumprir as regras acordadas. correto dedicar-se ao grupo, instituio e sociedade. Quanto ao raciocnio moral, o indivduo agora considera-se um membro da sociedade, que se baseia em um sistema social, o conjunto consistente de cdigos e procedimentos, aplicados imparcialmente a todos os membros. Perseguir interesses individuais s legtimo quando beneficiar todo o grupo e a manuteno do sistema sociomoral. A perspectiva do indivduo j no d mais tanta preponderncia ao social. O individual comea a ser consideravelmente respeitado, portanto, nas questes que envolvem a legalidade e a moralidade, e suas perspectivas so reguladas por contratos e outros mecanismos formais. Como continua considerando a razo para agir moralmente, na obrigao lei h uma preocupao em compreend-la: no princpio: o maior bem para o maior nmero de pessoas esto regulados os sentimentos de compromisso contratual ao qual se aderiu espontaneamente. Quanto ao raciocnio moral, a ao do agente humano, moral e racional, que, embora consciente dos direitos universalizantes, considera as leis vlidas somente na medida em que preservam e protegem os direitos humanos fundamentais. O bem- estar de todos os membros o resultado de um contrato social livremente aceito pelos indivduos.

Nvel Ps-Convencional
Nele, localiza-se, somente depois dos 20 anos, uma minoria de adultos. O indivduo, baseado em sua prpria elaborao sobre os princpios morais, sobre as regras e normas

17

Vanessa Aparecida Alves de Lima

Princpios ticos Universais


Nesse estgio, a que s chega uma minoria de pessoas, a natureza da moralidade est assentada no fato de que as pessoas so fins em si mesmas e precisam ser tratadas como tal. Isso dado pela crena de que h princpios morais universais e que os indivduos estabelecem compromissos com esses princpios. Busca-se seguir princpios ticos universais, como a justia, a igualdade, a dignidade dos seres humanos; portanto, mesmo os princpios autoselecionados, leis particulares e acordos sociais esto baseados nesses princpios. At mesmo quando as leis so violadas, seguem-se esses princpios. Quanto ao raciocnio moral, uma forma ideal que, nas relaes entre os seres humanos, devem os indivduos considerar a si mesmo e aos outros pessoas livres e autnomas, ou seja, respeitar consideravelmente os interesses e pontos de vista do outro ou de todo aquele que sofrer conseqncias a partir da deciso de uma ao moral. Governam essa fase a justia, a imparcialidade e a reversibilidade. Os mltiplos princpios de justia, nessa fase, incluem o mximo de qualidade de vida para cada um, a liberdade compatvel entre os indivduos, a equidade na distribuio de bens e o respeito entre irmos e irms. A universalidade est implcita em toda a caracterstica do estgio. o reconhecimento dos indivduos enquanto seres humanos e de seus direitos; pode ser resumido em uma questo: Eu gostaria que algum, em meu lugar, escolhesse a forma que escolhi?

terceiro grupo se preocupa com essa diviso sistematicamente, pois a amostra total de 144 indivduos est dividida em 11 faixas etrias entre 6 e 60 anos 8 homens e 8 mulheres em cada faixa . A autora justifica sua preocupao em exaustivas revises na ausncia da voz das mulheres na bibliografia sobre o desenvolvimento psicolgico do ser humano. Freud, Erikson, Kohlberg , Levinson, Vaillant ou leituras do cinema e teatro da poca demonstram-nos o quanto a voz das mulheres esteve subordinada ao auto-sacrifcio e no era ouvida ou respeitada. Por outro lado, Gilligan traz vrios autores que comearam a abrir perspectivas destinadas a tentar perceber que h uma forma diferente de raciocinar por trs das atitudes das mulheres, como Martina Horner, Nancy Chodorow e Janet Lever, que amplia as descobertas de Chodorow, David McClelland, Georgia Sassen (1980) e outros. Das concluses dos estudos de Horner com o TAT, Gilligan utilizou o raciocnio e selecionou algumas figuras que demonstravam situaes de realizao e afiliao; realizao, a fim de comprovar que o medo manifestado pelas mulheres em situaes de competio e de disputas pelo sucesso no se relaciona sua incapacidade, mas preocupao com os relacionamentos e sua condio aps; afiliao, para demonstrar que os homens, em situaes de intimidade, projetam mais violncia que as mulheres, vendo na intimidade uma ameaa pessoal, uma perda da liberdade. Refletir e analisar uma tica do cuidado pensar essa voz diferente que se inicia na concepo de separao, na diferente viso que homens e mulheres tm dessa experincia, opondo separao/conexo. A necessidade de separar-se apresentada, para o homem, como a condio necessria ao estabelecimento de sua masculinidade, enquanto a identidade feminina s se estabelece na conexo definitiva com a figura materna. Os homens seguem a vida associando a independncia a no estabelecer conexes que os prendam em suas atitudes. A preocupao feminina direciona-se ao cuidado e preservao dos relacionamentos. A masculinidade define-se atravs da separao, enquanto a feminilidade define-se atravs do apego; a identidade de gnero masculina ameaada pela intimidade, ao passo que a identidade de gnero feminina ameaada pela separao (Gilligan, 1982).

O Desenvolvimento do Juzo Moral Segundo Carol Gilligan


As pesquisas de Carol Gilligan, demonstradas no livro In a Different Voice, renem os resultados obtidos com trs grupos: 1 estudantes universitrios; 2 mulheres encaminhadas pelo servio de orientao numa clnica de aborto; 3 estudo sobre direitos e responsabilidades. Os resultados corroboram a chamada tica do cuidado. Essa obra a referncia terica que usaremos para defender a idia da autora. O primeiro e o terceiro grupo de estudos tm participantes homens e mulheres. O primeiro est desigualmente distribudo entre os sexos porque trata-se de alunos inscritos num curso de moral e poltica a partir do segundo ano de faculdade. J o

18

De Piaget a Gilligan: Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia. um Caminho para o Estudo das Virtudes

Para Gilligan, a voz diferente que as mulheres possuem a voz do cuidado, em contraposio voz da justia presente nos homens. Os estudos de Gilligan demonstram que, nas mulheres, o caminho do desenvolvimento moral e a evoluo do conceito de moralidade so os mesmos. As mulheres, durante muito tempo de suas vidas, acreditam que o cuidado seja o mais importante. No respeito pelo outro, h sempre a procura de arrumar as coisas para que ningum seja magoado. Contudo, uma crise vivenciada pela mulher deflagra a necessidade de garantir a prpria sobrevivncia, de fato ou simbolicamente (pela sobrevivncia da personalidade da mulher). Os sentimentos vividos por ela, nessa fase, so de egosmo, de estar sendo injusta com aqueles que ama. Ela procura, incessantemente, uma soluo que contemple os dois lados, para terminar por se convencer de que essa soluo no existe. As partes envolvidas esto definitivamente afetadas por aquela experincia, seja de que extenso for. Precisa, ento, procurar uma soluo na qual os prejuzos sejam menores, mas o grande peso fica sobre os resultados que a ao tende a causar nos relacionamentos. As crises tambm criam o carter, colaboram no desenvolvimento da responsabilidade com uma seqncia coerente de sentimentos e pensamentos. A crena de que haja uma nica verdade, de que o bom e o certo saltaro sua percepo, comea a se desanuviar. Ela precisa fazer escolhas, e isso coloca em pauta os relacionamentos e os resultados dessas escolhas. Claire, uma entrevistada, veterana no grupo de universitrios, aos 27 anos, define a pessoa moral como sendo algum que, ao agir, considera seriamente as conseqncias para todas as pessoas envolvidas, ainda que chegue ao ponto em que penso que no posso ser boa para ningum a menos que eu saiba quem sou. Considerar seriamente as conseqncias que envolvem moralmente todos os indivduos num relacionamento considerar mais que os direitos e deveres de cada um, considerar o que se quer dar a cada um pela tica do cuidado, da generosidade. No dilema de Heinz , o direito justia sobrepese, para os homens, ao direito propriedade. Para as mulheres, h uma preocupao em observar todos os lados da questo, inclusive o farmacutico, onde ele no tem o direito de se negar, e o do marido, que, se for preso, deixar a esposa desamparada.
1

Sobre Amy, 11 anos, Gilligan nos diz: Incapaz de perceber o dilema como um problema, em si, de lgica moral, ela no discerne a estrutura interna da sua soluo; (...) vendo o mundo constitudo de relacionamentos e no de pessoas isoladas, um mundo compatvel com conexes humanas em vez de um sistema de regras (...), para ela, a soluo do dilema consiste em tornar a soluo da mulher mais saliente ao farmacutico (p. 40). As mulheres possuem sensibilidade para as necessidades dos outros, e a crena de que sejam responsveis por terceiros leva-as a incluir pontos de vista alheios em seus julgamentos. Por esses motivos, as mulheres foram definidas como fracas moralmente, confusas e imaturas em seus julgamentos. Contudo, a sua grande fora moral, a fora da tica do cuidado, reside nos mesmos aspectos que foram usados para critic-las. Os movimentos feministas pelos direitos das mulheres, principalmente nas dcadas de 60 e 70, fizeram irromper uma crise, para muitas mulheres, semelhante quela que viveram as universitrias ao se formarem e comearem a disputar seu lugar no mercado de trabalho ou ao terem que considerar seriamente a necessidade/possibilidade de um aborto, pela primeira, segunda ou terceira vez. A defesa dos direitos das mulheres levou-as a pensar em si. A abnegao e o auto-sacrifcio no mais eram valorizados pelas feministas e pelos novos direitos como necessrios s suas virtudes. Ao pensar que poderiam, ento, dizer no aos pais ou maridos, elas inicialmente se viam como egostas, tentavam recuperar aquele alto senso de cuidado com o outro e justificavam-se por estarem prejudicando ou magoando ao outro mais do que a si prprias. As mudanas no ponto de vista de uma mulher sobre seus direitos, ou seja, que pode levar em considerao tambm as prprias necessidades, e no somente as dos outros, deflagram um desenvolvimento que pode ser relacionado aos seguintes pontos: q Percepo da auto-excluso; q Ampliao da obrigao de no se prejudicar ao ter responsabilidade nos relacionamentos; q Compreenso dos relacionamentos como uma fonte de fora moral;

Incapaz de perceber o dilema como um problema, em si, de lgica moral, ela no discerne a estrutura interna da sua soluo; (...) vendo o mundo constitudo de relacionamentos e no de pessoas isoladas, um mundo compatvel com conexes humanas em vez de um sistema de regras (...), para ela, a soluo do dilema consiste em tornar a soluo da mulher mais saliente ao farmacutico (p. 40).

1 O Dilema de Heinz um dilema clssico e muito conhecido, que pode ser encontrado nas obras de Kohlberg e Gilligan aqui citadas. Um resumo mais completo est no captulo, com 43 pginas, da dissertao de mestrado que gerou este artigo, que pode ser disponibilizado pela autora atravs do e-mail limavanessa@uol.com.br.

19

Vanessa Aparecida Alves de Lima

q Ampliao do julgamento moral, incluindo o fator da verdade psicolgica e tornando-se mais tolerante e menos absoluto; q Egosmo e auto-sacrifcio so, agora, questo de interpretao. As consideraes sobre esse auto-respeito no permitem ao seu agente, a mulher, voltar atrs, abnegar-se. A concluso definitiva: cuidar dos

conquanto o desenvolvimento da moralidade seja diferente num e noutro, ela tambm pode ser ouvida nos homens. por isso que, agora, podemos tambm ouvir diferenas nas vozes dos homens, ouvir, ao lado de palavras de autodefinio que sempre foram marca da voz masculina, como: lgico, disciplina, razoavelmente inteligente e arrogante, ouvir palavras da voz feminina, como conciliador, compreensivo, interessado, ardente. A teoria gilliginiana preocupa-se, principalmente, em identificar uma tica diferenciada daquela da justia de Piaget e Kohlberg, a tica do cuidado, uma concepo de moralidade que centra o desenvolvimento moral em torno da compreenso da responsabilidade e dos relacionamentos. Seus estudos em Uma Voz Diferente apontam para o fato de haver, nos homens, a preponderncia de uma voz de justia e, nas mulheres, uma voz de cuidado. O fundamental compreender que no h apenas uma forma de identificar as ticas que coabitam a existncia humana. Gilligan, portanto, abre a possibilidade de pensarmos sobre outras. A virtude da generosidade uma delas. Em escritos mais recentes, com sua teoria mais amadurecida, a autora deixa definitivamente claro que as duas orientaes esto presentes nos dois sexos. Homens e mulheres possuem as duas orientaes na resoluo dos conflitos morais, tanto a orientao da justia quanto a orientao do cuidado. Em essncia, esta pesquisa sugere que as pessoas compreendem duas lgicas de soluo dos problemas morais, e que, analiticamente, distinguem as orientaes da justia e do cuidado, apontando diferentes formas de perceber e resolver conflitos. E, se a orientao de justia ou cuidado pode ser mais expressiva nos homens ou mulheres, respectivamente, tambm fato que ambos so capazes de mudar de orientao considerando o conflito em questo (Gilligan and Wiggins, 1988, pp. 118-119).

outros tambm cuidar de si. No h uma nica verdade, e muitas outras modificaes se sucedem, descobrindo-se, afinal, que no h uma verdade monoltica. Ocorre a mudana final de perspectiva, atravs da qual ela no mais se esquiva das acusaes, identificando-se com a voz da primeira pessoa. No desenvolvimento da moralidade entre homens e mulheres, ambos consideram a responsabilidade e os direitos como necessrios ao desenvolvimento integrado do indivduo. Contudo, homens e mulheres justificam essa necessidade de formas muito diferentes. Embora as concluses da autora durante grande parte do livro dirijam-se somente s mulheres, o ltimo captulo, Verses da Maturidade, lembra aos leitores que essa voz do cuidado tambm est nos homens. O que temos uma preponderncia dessa voz nas mulheres, mas,

De Piaget para Alm de Gilligan: Incluindo a Virtude da Generosidade nas Teorias do Desenvolvimento Moral
A importncia dos estudos de Piaget e Kohlberg no pode ser negada. Como j descrevemos, O Juzo Moral na Criana tornou-se obra de referncia mundial para as pesquisas em moralidade. O prprio Kohlberg desenvolve sua teoria a partir do fundamento piagetiano de desenvolvimento psicogentico e raciocnio moral.

20

De Piaget a Gilligan: Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia. um Caminho para o Estudo das Virtudes

Muitos autores declararam a importncia da obra de Piaget, e, para no nos estendermos muito, citaremos alguns escritores desta dcada, como De La Taille (1996), Freitag (1997), Arajo (1998), Vilarrassa, Marimn, Herrero e Pavon (1998), entre outros. Contudo, a obra piagetiana e kolhberiana marcada por sua base terica e seu ponto de vista, a saber, a influncia kantiana e a ligao entre o desenvolvimento intelectual e o raciocnio moral. Esses elementos, como era de se esperar, influenciaram muitas obras de psicologia moral, que se desenvolveu desde ento, como reforam Vilarrassa, Marimn e Herrero: Ambos (...) esto presentes nos diversos trabalhos que, a partir de uma orientao piagetiana, se tem realizado nessa rea do conhecimento (1998, p.156). Enquanto em Piaget e Kohlberg se verifica uma tica kantiana (da justia), na qual os princpios se organizam hierarquicamente e se relativizam com a idade, em Gilligan encontra-se a tica do cuidado, da importncia aos relacionamentos e s conseqncias que as discusses ou aes morais possam trazer. Em Piaget e Kolhberg, v-se a preocupao com a razo e o conhecimento, em descobrir a lgica (da justia) para os indivduos pela desmistificao dos processos de raciocnio, em produzir conhecimento e ampliar as possibilidades do ser humano. As limitaes da obra foram apontadas pelo prprio Piaget, que sempre estabeleceu certa relatividade para os estgios do desenvolvimento cognitivo e tambm para os morais. Descrevia como fases a heteronomia e a autonomia, e no as fechava rigidamente como estgios. Pode-se considerar que Kohlberg tenha regredido, nesse aspecto da teoria piagetiana. Apesar das reservas de Piaget, L. Kohlberg, seu primeiro continuador no campo do pensamento moral, prope-se justamente a estabelecer estgios morais claramente delimitados e a analisar suas relaes com os estdios do desenvolvimento intelectual (Vilarrassa et. al., 1998, p.157). Por outro lado, o prprio Kohlberg reconhece que, se o desenvolvimento lgico uma condio necessria do desenvolvimento moral, no uma condio suficiente, deixando antever caminhos que Gilligan e outros, como R. L. Selman e E. Turiel, trilharam. Gilligan no deixa dvidas na relao das virtudes com a razo e o conhecimento, na medida em que nos leva a descobrir uma forma de raciocnio

que no tinha sido ainda discutida, ao sensibilizar as pessoas para a tica do cuidado. Logicamente, na tica do cuidado, est o exerccio de muitas virtudes, certamente a do amor, mas tambm a da tolerncia, compaixo, fidelidade, temperana, e sem dvida, a da generosidade. Gilligan, definitivamente, considera importante a generosidade como elemento da tica do cuidado: a conscincia de mltiplas verdades leva a uma relativizao da igualdade no sentido da eqidade e enseja uma tica da generosidade e do cuidado (Gilligan, 1982, p.178). Cuidar do outro quase sempre nos convoca a dar mais do que lhe de direito, portanto, a sermos generosos. No questionamento de obras bem fundamentadas, como a de Piaget e Kohlberg, foi possvel pensar muitas alternativas prticas. Assim, cada vez mais, as recentes obras na linha da moralidade tm-se questionado quanto ao distanciamento que h entre um juzo moral expresso por um indivduo e sua ao (moral). Esse questionamento levou os pesquisadores a indicar outros elementos que intervm no ato moral, em contraposio com o que expressa nos dilemas quanto aos seus juzos. Em Puig (1996/1998), encontramos a valorizao da autonomia, como em Piaget, mas tambm uma grande valorizao da cultura em que est inserido o indivduo. A autonomia se d pela conscincia moral deste, que pode ser condicionada por muitos fatores (sociais, claro), mas que no pode ser determinada por eles. s nos cabe uma alternativa: entend-la (a moral) como uma tarefa de construo ou reconstruo pessoal e coletiva de formas morais valiosas (...) a moral exige um trabalho de elaborao pessoal, social, cultural (...) uma tarefa de cunho social, que conta tambm com precedentes e elementos culturais de valor que contribuem, sem dvida, para configurar seus resultados (p. 73). A crtica de Puig (1998) aos modelos at ento estudados dirigem-se sua limitao como sistema de formao moral democrtica, e a mais premente delas, certamente, refere-se dificuldade para acomodar elementos da personalidade moral, tais como os sentimentos e as emoes (p. 72). As relaes afetivas, apontadas por Biaggio (1996), a vergonha, apontada por Arajo (1998), a afetividade, humilhao, honra e vergonha, apontadas por De La Taille (1991, 1992, 1996), so alguns exemplos de autores de fcil acesso na literatura acadmica brasileira que declaram haver outros fatores implicados na formao de um

21

Vanessa Aparecida Alves de Lima

sujeito moral. J que a moralidade de um indivduo no suficiente para seu juzo moral, necessrio observar suas aes. A nosso modo de ver, convm introduzir nas tcnicas experimentais e, no enfoque terico, modificaes que, de um lado, permitam aprofundar a anlise das relaes entre o juzo moral e os contextos sociais e interpessoais implicados nos conflitos e que, por outro lado, permitam analisar e explicar como as pessoas vo discernindo, desenvolvendo e coordenando aspectos que, no princpio, ou no haviam considerado ou os mantinham indissociados de outros a que conferiam maior significao (Vilarrassa et. al., 1998, p.159). As pesquisas indicam que ligaes afetivas como a amizade, o parentesco, a exposio de sua intimidade e o sentimento de vergonha sejam fatores de grande importncia na determinao da moralidade, inclusive na diferenciao entre o juzo moral expresso e a ao correspondente realizada em determinadas condies. Outro fator fundamental considerar onde se localiza tal disposio para a moralidade em cada indivduo. Na formao da personalidade, um indivduo pode, conforme sua vivncia, ter como central em sua personalidade valores no exatamente considerados morais, e aqueles, os valores morais, podem ser perifricos. Essa proposio explica muitos questionamentos que nos fazemos acerca do porqu agirem dessa ou daquela forma determinados indivduos. Comportamentos (morais) que so inquestionveis para um determinado indivduo podem no fazer

parte dos contedos mais valorizados por outros. Enquanto honestidade, fidelidade, honra e outros valores podem estar no centro da personalidade de alguns indivduos, em outros pode estar a necessidade de sentir-se superior aos demais, de ter tudo para si, do consumismo a qualquer preo. Essa inverso de valores considerada por um indivduo tem causas, claro, no tipo de grupo com o qual ele est convivendo. De Freud a Piaget at os dias de hoje, nenhum autor desconsiderou a importncia que tem a autovalorizao a partir do outro (como referencial). A aprovao e aceitao do comportamento do indivduo por seus pares fundamental desde a infncia. Procuramos fundamentar, a partir de Piaget, Kolhberg e Gilligan, os pressupostos em evoluo da teoria sobre a moralidade, e, para reafirmar a tendncia das pesquisas nessa perspectiva, encerramos com as observaes de Campbell e Christopher (1996), que ampliam criticamente os aspectos a serem abordados pelo desenvolvimento moral. Para alm do domnio da justia, em Piaget e Kohlberg, para alm da tica do cuidado, em Gilligan, imprimem uma preocupao com os objetivos e todos os desdobramentos dos valores dos indivduos, expandindo sua preocupao dos valores em geral para os valores auto-referenciados. Sobre os valores que so tradicionalmente considerados virtudes dignidade, coragem, integridade, bondade, justia (...), produtividade, honra, prudncia (...), todos tm um aspecto autoreferencial (Campbell e Christopher, 1996, p. 38). E, nessa perspectiva, no tememos incluir a Generosidade.

22

De Piaget a Gilligan: Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia. um Caminho para o Estudo das Virtudes

Vanessa Aparecida Alves de Lima Caixa postal 747, Porto Velho (RO), Cep. 78900-970,Tel.: (69) 229.6769 (69) 9987-0449 E-mail: limavanessa@uol.com.br.

Recebido 27/03/02 Aprovado 08/08/04

ARAJO, Ulisses Ferreira . Conto de Escola: A Vergonha Como um Regulador Moral. So Paulo: Editora Moderna e Editora da UNICAMP , 1999. ARISTTELES, Vida e Obra . Coleo Os Pensadores. SP: Crculo do Livro,1996. BIAGGIO, Angela M. B. Self e Moralidade. In Coletneas da ANPEPP: Cognio Social e Juzo Moral. Vol. 01, No. 06, 1996, pp.77-91. CAMPBELL, Robert L. and CHRISTOPHER, John Chambers. Moral Development Theory: A Critique of Its Kantian Presuppositions. In Developmental Review, Vol. 16, Number 1, 1996, pp.1-47. Beyond Formalism and Altruism: the Prospects for Moral Personality. In Developmental Review, Vol. 16, Number 1, 1996, pp.108-123. COMTE-SPONVILLE, Andr . Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. SP: Martins Fontes, 1998. COSTA, Anna Edith Bellico . O Papel da Afetividade na Resoluo de Conflitos Morais. In Coletneas da ANPEPP: Cognio Social e Juzo Moral. Vol. 01, No. 06, 1996, pp. 65-75. DE LA TAILLE, Yves . Limites: Trs Dimenses Educacionais. SP: tica,1998. ________________ . As Virtudes Morais Segundo as Crianas. SP: FAPESP , (relatrio), 1998. FREITAS, Lia Beatriz de Lucca . A Moral na Obra de Jean Piaget: um Projeto Inacabado. So Paulo, 159 p. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo,1995.

GILLIGAN, Carol. Uma Voz Diferente. RJ: Rosa dos Tempos, 1982. _____________; WIGGINS, Grant . The Origins of Morality in Early Childhood Relationships. In Gilligan, Carol, et. al. Mapping the Moral Domain. Boston: Harvard Press, 1998. KOHLBERG, Lawrence . Psicologia del Desarrollo Mental. Bilbao; De Descle, 1992. __________________ . Estdios Morales y Moralizacin. El Enfoque Cognitivo-evolutivo. In Turiel, Elliot; Enesco, Ileana; Linaza, Josetxu (orgs.). El Mundo Social en la Mente Infantil. Madrid: Alianza Editorial S A, 1989. PIAGET, Jean . O Juzo Moral na Criana. SP: Summus, 1994(1932). _____________ . Os Procedimentos da Educao Moral. In Macedo, Lino de (org.). Cinco Estudos de Educao Moral. SP: Casa do Psiclogo, 1996 (1930). PUIG, Jos Maria . A Construo da Personalidade Moral. So Paulo: tica, 1998. SNCHEZ VSQUEZ, Adolfo . tica. 18 ed., RJ: Civilizao Brasileira, 1998. VILARRASSA, Genoveva S., MARIMN, Montserrat M., HERRERO, Mnica T. Razonamiento Moral y Educacin. Educar: Spain, 22-23, 1998, pp.155-177. ______________________; _______________________; PAVON, Teo (1998). Cultura de Gnero y Diversidade en el Razonamiento Moral. Educar: Spain, 22-23, 1998, pp.141-153.

Referncias

23

Вам также может понравиться