Вы находитесь на странице: 1из 84

Parabns, voc e o seu MacBook Pro foram feitos um para o outro.

Diga ol ao seu MacBook Pro.


www.apple.com/br/macbookpro Cmera iSight integrada e iChat Realize um bate-papo de vdeo com o seus amigos e famlia em qualquer parte do mundo.
Ajuda Mac isight

Finder Navegue pelos seus arquivos como voc navega pela sua msica com o Cover Flow.
Ajuda Mac finder
MacBook Pro

Trackpad com tecnologia Multi-Touch Role pelos arquivos, ajuste imagens e aumente o texto usando apenas os seus dedos.
Ajuda Mac trackpad
Clique em qualquer lugar

Role

Golpeie

Belisque e amplie

Gire

Mac OS X Snow Leopard


www.apple.com/br/macosx

Time Machine Faa o backup e restaure os seus arquivos automaticamente.


Ajuda Mac time machine

Quick Look Pr-visualize os seus arquivos de forma instantnea.


Ajuda Mac quick look

Spotlight Encontre qualquer coisa no seu Mac num piscar de olhos.


Ajuda Mac spotlight

Safari Utilize a Internet com o navegador mais rpido do mundo.


Ajuda Mac safari

iLife 11
www.apple.com/br/ilife

iPhoto Transforme suas fotos em algo espetacular.


Ajuda iPhoto foto

iMovie Crie filmes lindos em minutos.


Ajuda iMovie filme

GarageBand Crie uma msica harmnica facilmente.


Ajuda GarageBand gravar

ndice
Captulo 1: Pronto, Configurar, Ir
9 O que vem na caixa 9 Como ajustar o MacBookPro 17 Como colocar o seu MacBookPro em repouso ou desligado

Captulo 2: A experincia com o seu MacBookPro


20 22 24 26 30 32 Recursos bsicos do seu MacBookPro Recursos de teclado do seu MacBookPro Portas do seu MacBookPro Como usar o Trackpad Multi-Touch Como usar a bateria do MacBookPro Como obter respostas

Captulo 3: Melhore o seu MacBookPro


37 Como substituir o disco rgido 44 Como instalar memria adicional

ndice

Captulo 4: Problema, encontre a soluo


51 57 58 61 62 62 64 65 67 Problemas que podem impedir o uso do seu MacBookPro Como utilizar o Apple Hardware Test Problemas com a sua Conexo Internet Problemas com a Comunicao Sem Fio AirPort Extreme Como manter seu software atualizado Como reinstalar o software fornecido com o seu MacBookPro Como utilizar o Utilitrio de Disco Mais Informaes sobre Servio e Suporte Como localizar o nmero de srie de seu produto

Captulo 5: Por ltimo, mas no menos importante


70 Informaes Importantes sobre Segurana 73 Informaes Importantes sobre Manipulao 76 Dicas sobre Ergonomia 78 Apple e o Meio-Ambiente 79 Regulatory Compliance Information

ndice

1
Pronto, Configurar, Ir
www.apple.com/br/macbookpro Ajuda Mac Assistente de Migrao

O seu MacBookPro foi projetado de maneira a permitir que voc comece a utiliz-lo de maneira rpida e imediata. Se voc nunca usou um MacBookPro ou est familiarizandose com os computadores Macintosh, leia este captulo para obter ajuda ao comear. Importante: Leia todas as instrues de instalao (e as informaes de segurana iniciando na pgina69) cuidadosamente antes de usar o computador pela primeira vez. Se voc for um usurio avanado, talvez j saiba como comear. Mesmo assim, leia as informaes do captulo2, A experincia com o seu MacBookPro, para saber quais so os novos recursos deste MacBookPro. Muitas das respostas s suas perguntas podem ser encontradas no seu computador, na Ajuda Mac. Para obter informaes sobre a utilizao da Ajuda Mac, consulte Como obter respostas na pgina32. A Apple pode lanar novas verses e atualizaes do software do sistema, por isso as imagens mostradas neste manual podem ser ligeiramente diferentes das imagens que voc v na tela.

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

O que vem na caixa

Adaptador de Alimentao MagSafe de 60W

Cabo de corrente alternada

Como ajustar o MacBookPro


O seu MacBookPro foi projetado de maneira a permitir que voc comece a utiliz-lo de maneira rpida e imediata. As pginas a seguir o guiaro atravs do processo de configurao, incluindo estas tarefas:

Como conectar o Adaptador de Alimentao MagSafe de 60 W Como conectar cabos e acessar uma rede Como ligar o seu MacBookPro e usar o trackpad Como configurar uma conta de usurio e outras ajustes usando o Assistente de
Configurao

Como configurar a mesa e as preferncias do MacOSX


Captulo 1Pronto, Configurar, Ir 9

Importante: Remova o plstico protetor do Adaptador de Alimentao MagSafe de 60W antes de configurar o seu MacBookPro. Passo 1: Conecte o Adaptador de Alimentao MagSafe de 60W para fornecer energia ao MacBookPro e carregar a bateria. Certifique-se de que o plugue de corrente alternada esteja completamente inserido no adaptador de alimentao e os pinos eltricos do seu plugue estejam na posio completamente estendida. Insira o plugue de corrente alternada do seu adaptador de alimentao a uma tomada eltrica e o conector MagSafe na porta de alimentao MagSafe. Conforme o conector MagSafe se aproxima da porta, voc sentir um puxo magntico para conect-lo.
Plugue de corrente alternada

Conector MagSafe

Porta de alimentao MagSafe

Cabo de alimentao de corrente alternada

10

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

Para aumentar o alcance do seu adaptador de energia, substitua o plugue de corrente alternada por um cabo de corrente alternada. Puxe o plugue CA para remov-lo do adaptador e, em seguida, enganche o cabo de corrente alternada ao adaptador, certificando-se de que esteja conectado firmemente. Ao desconectar o adaptador de alimentao de uma tomada ou do computador, puxe o plugue, no o cabo. Ao conectar o adaptador de alimentao pela primeira vez ao seu MacBookPro, um indicador luminoso do conector MagSafe comea a brilhar. Uma luz mbar indica que a bateria est carregando. Uma luz verde indica que a bateria est totalmente carregada. Caso no visualize nenhuma luz, certifique-se de que o conector esteja colocado adequadamente e que o adaptador de energia esteja conectado.

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

11

Passo 2: Como conectar-se a uma rede sem fio ou a uma rede cabeada. Importante: Para usar uma rede sem fio com a tecnologia integrada AirPort Extreme, certifique-se de que a estao base sem fio esteja ativada e que voc saiba o nome da rede. Aps ligar o seu MacBookPro, o Assistente de Configurao o guiar atravs do processo de conexo. Para obter dicas para soluo de problemas, consulte a pgina61.

Para usar uma conexo com fio, conecte uma extremidade de um cabo Ethernet ao
seu MacBookPro e a outra extremidade a um modem a cabo, modem DSL ou rede.

G Porta Ethernet Gigabit


(10/100/1000Base-T)

Cabo Ethernet

12

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

Passo 3: Pressione o boto de fora () rapidamente para ligar o seu MacBookPro. Voc ouvir um sinal ao ligar o computador.

Boto de Fora

O computador demora alguns minutos para inicializar. Aps iniciar, o Assistente de Configurao aberto automaticamente. Se o seu computador no ligar, consulte Se o seu MacBookPro no ligar ou no inicializar na pgina53.

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

13

Passo 4: Configure o seu MacBookPro com o Assistente de Configurao. Ao iniciar o MacBookPro pela primeira vez, o Assistente de Configurao tambm iniciado. O Assistente de Configurao o ajuda a inserir suas informaes de Internet e e-mail, e configura uma conta de usurio no seu MacBookPro. Se voc j possui um Mac, o Assistente de Configurao pode ajud-lo a transferir arquivos, aplicaes e outras informaes automaticamente do seu antigo Mac usando uma conexo Ethernet ou sem fio. Consulte a prxima seo, Como migrar informaes para o seu MacBookPro, para obter mais informaes. Se voc no pretende manter ou usar o seu outro Mac, melhor desautoriz-lo de reproduzir msicas, vdeos ou livros de udio comprados na loja iTunes Store. Desautorizar um computador pode prevenir que as msicas, vdeos ou livros de udio comprados sejam reproduzidos por outra pessoa e libera outra autorizao de uso. Para obter mais informaes sobre como desautorizar, escolha Ajuda iTunes no menu Ajuda do iTunes.

14

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

Como migrar informaes para o seu MacBookPro


Voc pode seguir as mensagens que aparecem no Assistente de Configurao para migrar as contas de usurio, arquivos, aplicativos e outras informaes existentes do seu outro computador Mac. Voc pode fazer isso atravs dos seguintes mtodos:

Usando um cabo FireWire para conectar os dois computadores e transferir as


informaes.

Usando um cabo Ethernet conectado diretamente entre os dois computadores ou


conectando ambos computadores a mesma rede.

Sem cabos, diretamente entre ambos computadores ou com os dois computadores


na mesma rede sem fio. Antes de fazer a migrao, use a Atualizao de Software no seu outro Mac. O outro Mac deve ter uma das seguintes verses de software do Mac OS X: Mac OS X verso 10.4.11 ou Mac OS X verso 10.5.6 (ou posterior). Voc pode escolher os itens (contas de usurio, documentos, filmes, msica, fotos, etc) que deseja migrar para o seu MacBookPro. Importante: No use o outro Mac para mais nada at que a migrao esteja concluda. Se voc no usar o Assistente de Configurao para transferir as informaes quando iniciar o seu computador pela primeira vez, poder faz-lo posteriormente usando o Assistente de Migrao. Se a conexo for interrompida durante a migrao, voc pode retomar a migrao posteriormente usando o Assistente de Migrao no seu MacBookPro e no outro Mac. V para a pasta Aplicativos, abra Utilitrios e clique duas vezes no cone Assistente de Migrao.

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

15

Passo 5: Personalize a mesa do Mac OSX e ajuste as preferncias.


Barra de menus Menu Ajuda cone de busca do Spotlight

cone do Finder

Dock

cone Preferncias do Sistema

16

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

Voc pode personalizar rapidamente a mesa usando as Preferncias do Sistema. Escolha Apple () > Preferncias do Sistema na barra de menus ou clique no cone Preferncias do Sistema no Dock. As Preferncias do Sistema so o seu centro de comando para a maioria das configuraes do seu MacBookPro. Para obter mais informaes, abra a Ajuda Mac e procure por Preferncias do Sistema ou pela preferncia especfica que deseja alterar.

Como colocar o seu MacBookPro em repouso ou desligado


Quando terminar de trabalhar com o seu MacBookPro, voc pode coloc-lo em repouso ou deslig-lo.

Como colocar o seu MacBookPro em repouso


Se estiver longe do seu MacBookPro por um curto perodo, coloque-o em repouso. Quando o computador est em repouso, voc pode rapidamente despert-lo e sem ter que passar pelo processo de inicializao novamente. Para colocar o MacBookPro em repouso, faa o seguinte:
mm Feche a tela. mm Escolha Apple () > Repouso na barra de menus. mm Pressione o boto de fora () e clique em Repouso na caixa de dilogo exibida. mm Escolha Apple () > Preferncias do Sistema, clique em Economizador de Energia

e ajuste o temporizador.

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

17

NOTA: Espere alguns segundos at que o indicador luminoso de repouso comece a pulsar (indicando que o computador est em repouso e que o disco rgido parou de executar) antes de mover o seu MacBookPro. Mover o seu computador enquanto o disco est em execuo pode danific-lo, causando a perda de dados ou a incapacidade de inicializar a partir do disco. Para despertar o seu MacBookPro:
mm Se o monitor estiver fechado, simplesmente abra-o para despertar o seu MacBookPro. mm Se o monitor j estiver aberto, pressione o boto de fora () ou qualquer tecla do

teclado. Quando o repouso do MacBookPro for interrompido, os aplicativos, documentos e configuraes do computador estaro exatamente da forma como voc os deixou.

Como desligar o seu MacBookPro


Se voc no for usar o seu MacBookPro por alguns dias ou mais, melhor desliglo. O indicador luminoso de repouso de acende rapidamente durante o processo de desligamento. Para desligar o seu MacBookPro, faa o seguinte:
mm Escolha Apple () > Desligar na barra de menus. mm Pressione o boto de fora () e clique em Desligar na caixa de dilogo exibida.

Se planeja guardar o seu MacBookPro por um perodo prolongado, consulte a pgina74 para obter informaes sobre como evitar que a bateria descarregue completamente.

18

Captulo 1Pronto, Configurar, Ir

2
A experincia com o seu MacBookPro
www.apple.com/br/macosx Ajuda Mac Mac OS X

Recursos bsicos do seu MacBookPro


Cmera iSight

Indicador luminoso da cmera Microfone Alto-falantes estreo integrados

Indicadores luminosos da bateria (lateral)

Trackpad

Indicador luminoso de repouso


Slot de Receptor de infravermelho (IR) segurana Unidade ptica Super Drive sem bandeja

Boto de Fora

20

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

Cmera iSight integrada e indicador luminoso da cmera Faa conferncias de vdeo com outras pessoas usando o iChat , tire fotografias com o Photo Booth ou capture vdeos com o iMovie. O indicador luminoso se acende quando a cmera iSight est em operao. Microfone integrado Capture sons com o microfone (localizado sobre a tecla Esc no seu teclado) ou converse com amigos atravs da banda larga usando o aplicativo iChat includo. Alto-falantes estreo integrados Oua msicas, filmes, jogos e arquivos multimdia. Bateria integrada e indicadores luminosos da bateria Use a carga da bateria quando no estiver conectado em uma tomada. Pressione o boto da bateria para ativar os indicadores luminosos que mostram a carga restante da bateria. Trackpad Clique ou clique duas vezes em qualquer lugar do trackpad. Toque o trackpad com um ou mais dedos para mover o cursor e usar os gestos Multi-Touch (descritos na pgina26). Indicador luminoso de repouso Uma luz branca pulsa quando o MacBookPro est em repouso. Receptor de infravermelho (IR) Use um controle remoto Apple Remote opcional (disponvel separadamente) com o receptor de infravermelho para controlar o Front Row e o Keynote no seu MacBookPro de at 9,1 metros de distncia. Slot de segurana Conecte um cadeado e um cabo (disponvel separadamente) para evitar roubos. Unidade SuperDrive sem bandeja Esta unidade ptica l e grava CDs e DVDs de tamanho padro.

Boto de Fora Ligue ou desligue o seu MacBookPro ou coloque-o em repouso.

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

21

Recursos de teclado do seu MacBookPro

Tecla de Funo (fn) Expos Dashboard

Teclas
de mdia

C Tecla Ejetora
de Mdia
F10 F1 1 F12

esc

F1

F2

F3

F4

F5

F6

F7

F8

F9

Teclas de brilho

Teclas de iluminao do teclado

Tecla
Mudo

- Teclas
de volume

22

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

Tecla Funo (Fn) Mantenha pressionada esta tecla para ativar as aes personalizadas atribudas s teclas de funo (F1 a F12). Para saber mais sobre como personalizar as teclas de funo, escolha Ajuda > Ajuda Mac na barra de menus e busque teclas de funo .

Teclas de brilho (F1, F2) Aumente ( ) ou diminua ( ) o brilho da tela. Tecla do Expos (F3) Abra o Expos para acessar rapidamente todas as suas janelas abertas. Tecla Dashboard (F4) Abra o Dashboard para acessar os seus widgets.

o C

Teclas de iluminao do teclado (F5, F6) Aumente (o) ou diminua () o brilho da iluminao do teclado. Teclas de mdia (F7, F8, F9) Retroceda ( ), reproduza, coloque em pausa () ou avance rapidamente ( ) uma msica, um filme ou uma apresentao de slides. Tecla Mudo (F10) Emudea o som proveniente dos alto-falantes integrados ou da porta de sada de udio. Teclas de Volume (F11, F12) Aumente (-) ou diminua () o volume do som proveniente dos alto-falantes integrados ou da porta de sada de udio. Tecla Ejetora de Mdia Mantenha pressionada esta tecla para ejetar um disco que no esteja em uso. Voc tambm pode ejetar um disco arrastando o seu cone da mesa para o Lixo.

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

23

Portas do seu MacBookPro

G Porta Ethernet
Gigabit

Porta Mini
DisplayPort Slot de carto SD

Porta de

H Porta
FireWire 800

alimentao MagSafe

Portas USB 2.0

f Porta de sada
de udio

24

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

Porta de alimentao MagSafe Conecte o Adaptador de Alimentao MagSafe de 60W includo para recarregar a bateria do MacBookPro. Porta Ethernet Gigabit Conecte uma rede Ethernet de alta velocidade, um modem a cabo ou DSL, ou a outro computador. A porta Ethernet detecta automaticamente os dispositivos Ethernet e no requer um cabo Ethernet cruzado. Uma porta FireWire 800 Conecte dispositivos externos de alta velocidade, tais como cmeras de vdeo digitais ou dispositivos de armazenamento. Porta Mini DisplayPort (sada de vdeo) Conecte com um monitor externo ou um sistema de projeo que use um conector DVI, Dual-Link DVI ou VGA. Voc pode comprar adaptadores para formatos de vdeo compatveis. Duas portas USB (Universal Serial Bus) 2.0 Conecte um iPod, iPhone, mouse, keyboard, impressora, cmera digital, unidade de disco, joystick, modem e mais ao seu MacBookPro. Slot de carto SD Transfira facilmente fotos, vdeos e dados para e a partir do seu MacBookPro com um carto SD.

Porta de Sada de udio Conecte alto-falantes externos, fones de ouvido (incluindo o iPhone) ou equipamentos de udio digital. Voc pode especificar uma linha analgica de udio em funcionalidade, compatvel com microfones de nvel de linha e equipamentos de udio, selecionando Com udio no painel Som das Preferncias do Sistema.

Nota: Os adaptadores e outros acessrios so vendidos separadamente em www.apple.com/br/store ou na loja Apple local.

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

25

Como usar o Trackpad Multi-Touch


Use o trackpad para mover o cursor e executar uma srie de gestos Multi-Touch. Diferente dos trackpads tradicionais, a superfcie inteira do trackpad do MacBookPro um boto, e voc pode clicar em qualquer lugar dele. Para ativar os gestos Multi-Touch, assista os vdeos de instrues sobre os gestos e defina outras opes do trackpad, escolha Apple () > Preferncias do Sistema e, em seguida, clique em Trackpad. A seguir esto as formas de usar o trackpad do seu MacBookPro:

Rolagem com dois dedos permite que voc arraste para rolar rapidamente para cima,
para baixo ou lateralmente na janela ativa. Esta opo est ativada por padro.

26

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

O clique secundrio ou o clique com o boto direito permite que voc acesse os
comandos do menu de atalhos.

Para configurar o clique secundrio de dois dedos em qualquer lugar do trackpad,

selecione Clique Secundrio abaixo da opo Dois Dedos na preferncia Trackpad.

Para configurar uma zona de clique secundrio de um dedo na esquina inferior

esquerda ou direita do trackpad, selecione Clique Secundrio abaixo da opo Um Dedo na preferncia Trackpad.

Zona de clique secundrio

Nota: Voc tambm pode fazer um clique secundrio mantendo a tecla Controle pressionada enquanto clica.

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

27

Os seguintes gestos do trackpad funcionam em determinados aplicativos. Ao executar estes gestos, deslize os seus dedos ligeiramente na superfcie do trackpad. Para obter mais informaes, consulte a preferncia Trackpad ou escolha Ajuda > Ajuda Mac e busque trackpad.

Compresso com dois dedos permite que voc amplie ou diminua o zoom em PDFs,
imagens, fotos e mais.

Rotao com dois dedos permite que voc gire fotos, pginas e mais.

28

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

O deslize com trs dedos permite que voc navegue rapidamente pelos documentos,
v para a prxima foto ou a anterior, e mais.

O deslize com quatro dedos funciona no Finder e em todos os aplicativos. Ao golpear


com quatro dedos para a direita ou para a esquerda voc ativa o Interruptor de Aplicativo e assim voc pode alternar entre os aplicativos abertos. Ao golpear com os quatro dedos para cima ou para baixo voc faz com que o Expos mostre a mesa ou todas as janelas abertas.

Para ativar ou desativar qualquer um dos gestos, escolha Apple () > Preferncias do Sistema e, em seguida, clique em Trackpad. Clique nas caixas de seleo para ativar ou desativar os gestos.
Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro 29

Como usar a bateria do MacBookPro


Quando o adaptador de alimentao MagSafe no estiver conectado, o seu MacBookPro utiliza a energia da bateria integrada. O perodo de tempo que voc pode executar o seu MacBookPro, varia, dependendo dos aplicativos que utilizar e dos dispositivos externos conectados ao seu MacBookPro. Desativar recursos como o AirPort Extreme ou a tecnologia sem fio Bluetooth e reduzir o brilho da tela podem ajudar a conservar a carga da bateriapor exemplo, quando voc est viajando de avio. Muitas das suas preferncias de sistema so ajustadas automaticamente para otimizar a vida da bateria. Voc pode determinar a carga restante da bateria vendo os oito indicadores luminosos de nvel de bateria do lado esquerdo do seu MacBookPro. Pressione o boto prximo s luzes e elas brilham rapidamente para mostrar a quantidade de carga que resta da bateria. Se apenas um indicador luminoso estiver ativo, resta muito pouca carga. Se no existir nenhuma luz, a bateria est completamente descarregada e o MacBookPro no iniciar a no ser que o adaptador de alimentao esteja conectado. Conecte o adaptador de alimentao para permitir que a bateria se recarregue. Para obter mais informaes sobre os indicadores luminosos da bateria, consulte a pgina55.

30

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

Voc tambm pode verificar a quantidade de carga restante da bateria visualizando o cone de estado Bateria ( ) na barra de menus. O nvel de carga da bateria exibido baseado na quantidade de energia restante da bateria com os aplicativos, dispositivo perifricos e ajustes de sistema que esteja utilizando atualmente. Para conservar a energia da bateria, feche os aplicativos e desconecte os dispositivos perifricos que no estejam em uso, e ajuste as configuraes do Economizador de Energia. Para obter mais informaes sobre conservao da bateria e dicas de desempenho, visite o site www.apple.com/br/batteries/notebooks.html.

Como carregar a bateria


Quando o adaptador de alimentao fornecido com o seu MacBookPro est conectado, a bateria carregada mesmo se o computador estiver ligado, desligado ou em repouso. No entanto, a bateria se carrega mais rapidamente quando o computador est desligado ou em repouso. A bateria no seu MacBookPro pode ser substituda somente por um Fornecedor de servios autorizado Apple ou em uma loja Apple.

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

31

Como obter respostas


Existem muitas informaes disponveis sobre como utilizar o seu MacBookPro na Ajuda Mac do seu computador e na Internet, no site www.apple.com/br/support/macbookpro. Para obter a Ajuda Mac: 1 Clique no cone do Finder no Dock (a barra de cones na parte lateral da tela).

2 Clique no menu Ajuda na barra de menus e realize uma das seguintes aes: a Digite uma pergunta ou um termo no campo Busca e selecione um tema da lista de resultados ou selecione Mostrar Todos os Resultados para ver todos os temas. b Escolha Ajuda Mac para abrir a janela Ajuda Mac, onde voc pode clicar nos links ou digitar uma pergunta de busca.

32

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

Mais Informaes
Para obter mais informaes sobre como usar o MacBookPro, consulte o seguinte:
Informaes sobre Como instalar memria Como solucionar problemas no seu MacBookPro Como encontrar informaes sobre servios e suporte para o seu MacBookPro Como usar o MacOSX Como mover de um PC a um Mac Como usar aplicativos iLife Consulte O captulo3, Melhore o seu MacBookPro na pgina35. O captulo4, Problema, encontre a soluo na pgina49. O captulo4, Mais Informaes sobre Servio e Suporte na pgina65. Ou v para o site de Suporte Apple em www.apple.com/br/support/macbookpro. O site MacOSX em www.apple.com/br/macosx. Ou busque por MacOSX na Ajuda Mac. Por que voc vai amar o Mac no site www.apple.com/br/getamac/whymac. O site iLife em www.apple.com/br/ilife. Ou abra um aplicativo iLife, abra a Ajuda do aplicativo e digite uma pergunta no campo de busca. Preferncias do Sistema escolhendo Apple (K) > Preferncias do Sistema. Ou busque por preferncias do sistema na Ajuda Mac. Abra Preferncias do Sistema e clique em Trackpad. Ajuda Mace busque teclado . Ajuda Mace busque iSight . A pgina de suporte do AirPort em www.apple.com/br/support/airport.

Como alterar as Preferncias do Sistema Como usar o trackpad Como usar o teclado Como usar a cmera iSight Como usar a tecnologia sem fio AirPort Extreme

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

33

Informaes sobre Como usar a tecnologia sem fio Bluetooth

Consulte A pgina de suporte do Bluetooth em www.apple.com/br/support/bluetooth. Ou abra o aplicativo Intercmbio de Arquivos Bluetooth, localizado na pasta Utilitrios dentro da pasta Aplicativos e escolha Ajuda > Ajuda Bluetooth. Ajuda Mace busque bateria . Ajuda Mace busque impresso . Ajuda Mac e busque FireWire ou USB. Ajuda Mace busque Internet. Ajuda Mac e busque displayport. Ajuda Mace busque remote . Ajuda Mac e busque Front Row . Ajuda Mac e busque gravar disco . A pgina de Especificaes em www.apple.com/br/suporte/especs. Ou abra o utilitrio Viso do Sistema escolhendo Apple (K) > Sobre este Mac na barra de menus e clique em Mais Informaes. O site da Apple em www.apple.com/br.

Cuidados com a bateria Como conectar-se a uma Impressora Conexes FireWire e USB Como conectar seu computador Internet Como conectar um monitor externo Controle remoto Apple Remote Front Row Como gravar um CD ou DVD Especificaes

Notcias da Apple, downloads gratuitos e catlogos on-line de softwares e hardwares Instrues, suporte tcnico e manuais de produtos Apple

O site de suporte da Apple no endereo www.apple.com/br/support.

34

Captulo 2A experincia com o seu MacBookPro

3
Melhore o seu MacBookPro
www.apple.com/br/store Ajuda Mac RAM

Este captulo fornece informaes e instrues para atualizar o seu disco rgido e instalar memria adicional no seu MacBookPro. AVISO: A Apple recomenda que a substituio de unidades e memrias seja executada por um tcnico certificado pela Apple. Consulte as informaes de servio e suporte fornecidas com o seu computador para obter informaes sobre como entrar em contato com a Apple para obter o servio. Se voc tentar instalar uma unidade ou memria de substituio e danificar o seu equipamento, tal dano no estar coberto pela garantia limitada do seu computador. A bateria no seu MacBookPro no pode ser substituda pelo usurio. Se voc acha que a bateria necessita ser substituda, entre em contato com uma Loja Apple ou com um fornecedor de servios autorizado Apple.

36

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

Como substituir o disco rgido


Voc pode atualizar a unidade de disco rgido no seu MacBookPro. A unidade de disco rgido est localizada perto da bateria integrada, na parte posterior do seu MacBookPro. A unidade de substituio deve ter 2,5 polegadas e um conector Serial ATA (SATA). Importante: A Apple recomenda que voc faa uma cpia de backup dos dados da sua unidade de disco rgido antes de remov-lo e substitu-lo. A Apple no se responsabiliza por nenhuma perda de dados. Para substituir a unidade de disco rgido no seu MacBookPro: 1 Desligue o seu MacBookPro. Desconecte o adaptador de alimentao, o cabo Ethernet, os cabos USB, o bloqueio de segurana e quaisquer outros cabos conectados ao MacBookPro a fim de evitar danos no computador. AVISO: Os componentes internos do seu MacBookPro podem estar aquecidos. Se voc estava usando o seu MacBookPro, aguarde 10 minutos depois de deslig-lo para que os componentes internos esfriem antes de continuar. 2 Vire o seu MacBookPro e remova os dez (10) parafusos que prendem a tampa inferior. Remova os parafusos menores, obedecendo o ngulo mostrado na figura. Levante a tampa e coloque-a parte.

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

37

Importante: Os parafusos possuem diferentes comprimentos, portanto anote seus comprimentos e localizaes para que voc possa recolocar os parafusos corretamente. Coloque-os em um local seguro.
Longo

Curto

38

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

Importante: Ao remover a tampa inferior, componentes internos sensveis ficaro expostos. Evite tocar qualquer coisa que no seja a estrutura da unidade de disco rgido quando voc remover ou adicionar um disco rgido. 3 Toque uma superfcie de metal dentro do computador para descarregar qualquer tipo de eletricidade esttica do seu corpo.

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

39

4 Localize a presilha na parte superior da unidade. Use uma chave Phillips para desparafusar os dois parafusos que prendem a braadeira. Coloque a braadeira em um local seguro. 5 Usando a alavanca, levante com cuidado a unidade retirando-a do compartimento.
Presilha

Alavanca

40

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

6 Segure a unidade pelas laterais e gentilmente puxe o conector no lado esquerdo da unidade para desconect-lo . No pressione a unidade entre seus dedos e evite tocar o circuito na parte inferior da unidade.

O conector est conectado a um cabo e permanece no compartimento do disco rgido. Importante: Existem quatro (4) parafusos de montagem nas laterais do seu disco rgido. Se a sua unidade de substituio no possuir esses parafusos, remova os existentes na unidade antiga e coloque-os na unidade de substituio antes de instal-la.

Parafusos de montagem

7 Conecte o conector ao lado esquerdo da unidade de substituio.

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

41

8 Insira a unidade de substituio em um ngulo, certificando-se de que os parafusos de montagem estejam colocados adequadamente.

9 Substitua a braadeira e aperte os parafusos.

42

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

10 Recoloque a tampa inferior. Recoloque e aperte os dez parafusos que voc removeu no passo 2 em suas localizaes adequadas, certificando-se de inserir os parafusos pequenos de acordo com o ngulo mostrado na figura.
Longo

Curto

Para obter informaes sobre a instalao do Mac OS X e dos aplicativos includos, consulte Como reinstalar o software fornecido com o seu MacBookPro na pgina62.
Captulo 3Melhore o seu MacBookPro 43

Como instalar memria adicional


O seu computador possui dois slots de memria que podem ser acessados removendo a caixa inferior. Seu MacBookPro fornecido com um mnimo de 4 gigabytes (GB) de SDRAM ( Synchronous Dynamic Random-Access Memory) DDR3 ( Double Data Rate 3) de 1066 MHz instalado. Cada slot de memria aceita um mdulo SDRAM que cumpra com as seguintes especificaes:

Formato DDR3 (Double Data Rate Small Outline Dual Inline Memory Module) 30 mm 204 pinos 1 GB, 2 GB ou 4 GB RAM tipo PC3-8500 DDR3 SO-DIMM 1066 MHz
Voc pode adicionar dois mdulos de 4 GB de memria cada, obtendo um mximo de 8 GB de memria. Para obter um melhor desempenho, preencha os dois slots de memria e instale um mdulo de memria idntico em cada slot. Para instalar memria no seu MacBookPro: 1 Siga os passos 1 a 3 comeando na pgina 37. Importante: Ao remover a tampa inferior, componentes internos sensveis ficaro expostos. Evite tocar em qualquer outro componente que no seja o conjunto da memria ao remover e adicionar memria.

44

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

2 Empurre as alavancas nas laterais do mdulo de memria em uma direo para fora para liberar o mdulo do slot do carto de memria. A memria se solta em um ngulo. Antes de remov-la, certifique-se de que esteja vendo os encaixes em formato de meio crculo. Se no, tente empurrar as alavancas para fora novamente.

Encaixes
Captulo 3Melhore o seu MacBookPro 45

3 Segure o mdulo de memria pelos encaixes e remova-o do slot. 4 Remova o outro mdulo de memria. Importante: Segure os mdulos de memria pelas laterais e no toque nos conectores dourados. 5 Insira o novo mdulo de memria no slot: a Alinhe o encaixe no canto dourado do mdulo com o encaixe no slot de memria inferior. b Gire a placa e empurre a memria no slot. c Use dois dedos com firmeza, at mesmo presso, para empurr-lo no mdulo de memria. Voc dever escutar um clique quando a memria estiver inserida corretamente. d Repita para instalar um mdulo de memria adicional no slot superior. Pressione o mdulo para baixo para certificar-se de que esteja nivelado.

46

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

Encaixes

Siga as instrues para recolocar a tampa inferior no passo 10 da pgina 43.

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

47

Como certificar-se de que o seu MacBookPro reconhece a nova memria


Aps instalar a memria adicional no seu MacBookPro, verifique se o computador reconhece a nova memria. Para verificar a memria do computador: 1 Inicialize o seu MacBookPro. 2 Quando voc visualizar a mesa do Mac OS X, escolha Apple () > Sobre este Mac. Para obter uma anlise detalhada da memria instalada no seu computador, abra o utilitrio Viso do Sistema clicando em Mais Informaes e, em seguida, em Memria. Se o seu MacBookPro no reconhecer a memria ou no iniciar corretamente, certifique-se de que a memria que voc instalou compatvel com o MacBookPro e que est instalada corretamente.

48

Captulo 3Melhore o seu MacBookPro

4
Problema, encontre a soluo
www.apple.com/br/support Ajuda Mac ajuda

Ocasionalmente, voc pode ter problemas ao trabalhar com o seu MacBookPro. Leia para saber mais sobre as dicas para possveis solues de problemas. Voc tambm pode encontrar mais informaes sobre a soluo de problemas na Ajuda Mac e no site de suporte do MacBookPro em www.apple.com/br/support/macbookpro. Se voc tiver um problema com o seu MacBookPro, sempre haver uma soluo simples e rpida. Pense nas condies que levaram ao problema. Tomar nota das coisas que voc fez antes de que ocorresse o problema ajudar a limitar as possveis causas e encontrar as respostas adequadas. Os itens passveis de anotao incluem:

Os aplicativos que voc estava utilizando quando o problema ocorreu. Os problemas


que ocorrem somente com aplicativos especficos podem indicar que o aplicativo talvez no seja compatvel com a verso do Mac OS instalado no seu computador.

Qualquer software novo que voc instalou, especialmente softwares que adicionam
itens pasta Sistema.

Qualquer hardware que voc instalou, como memria adicional ou um perifrico.

50

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Problemas que podem impedir o uso do seu MacBookPro


Se o seu MacBookPro no responde ou o cursor no se move Em raras ocasies, um aplicativo pode bloquear na tela. O MacOSX oferece uma maneira de encerrar um aplicativo bloqueado sem reiniciar o seu computador. Para forar o encerramento de um aplicativo: 1 Pressione Comando (x) + Opo + Esc ou escolha Apple () > Forar Encerrar na barra de menus. A caixa de dilogo Forar Encerrar Aplicativos exibida com o aplicativo selecionado. 2 Clique em Forar Encerrar. O aplicativo encerrado, deixando todos os outros aplicativos abertos. Se necessrio, voc tambm pode reiniciar o Finder a partir desta caixa de dilogo. Em seguida, salve o seu trabalho em qualquer aplicativo aberto e reinicie o computador para certificar-se de que o problema esteja totalmente solucionado. Se o problema ocorrer freqentemente, escolha Ajuda > Ajuda Mac na barra de menus na parte superior da tela. Busque pela palavra bloquear para obter ajuda quando o computador bloqueia ou no responde. Se o problema ocorrer somente quando voc usar um determinado aplicativo, verifique o fabricante do aplicativo para ver se compatvel com o seu computador. Para obter informaes de suporte e contato para o software fornecido com o seu MacBookPro, visite www.apple.com/guide.

Captulo 4Problema, encontre a soluo

51

Se voc sabe que um aplicativo compatvel, talvez seja necessrio reinstalar o software do sistema do seu computador. Consulte Como Instalar o MacOSX na pgina63. Se o seu MacBookPro se bloqueia durante o processo de inicializao ou voc visualiza um ponto de interrogao piscando ou a tela est escura e o indicador luminoso de repouso est piscando repetidamente (no em repouso) O ponto de interrogao piscando geralmente significa que o computador no pode encontrar o software do sistema no disco rgido ou os discos conectados ao computador.

Aguarde alguns segundos. Se o computador no inicializar rapidamente, desligue-o


mantendo o boto de fora () pressionado de 8 a 10 segundos. Desconecte todos os perifricos externos e tente reiniciar pressionando o boto de fora () enquanto mantm a tecla Opo pressionada. Quando o seu computador for iniciado, clique no cone do disco rgido e, em seguida, clique na seta direita. Aps iniciar o computador, abra Preferncias do Sistema e clique em Disco de Inicializao. Selecione um local na pasta Sistema MacOSX.

Se no funcionar, tente usar o Utilitrio de Disco para reparar o disco:

Insira o DVD de instalao do MacOSX no seu computador. Reinicie o seu computador e mantenha a tecla C pressionada durante a
inicializao.

Quando solicitado, escolha seu idioma preferido. Quando a prxima tela aparece, escolha Utilitrio de Disco no menu Utilitrios
na barra de menus. Quando o Utilitrio de Disco for aberto, siga as instrues no painel Reparador para ver se o Utilitrio de Disco pode reparar o disco.

52

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Se o Utilitrio de Disco no ajudar, talvez voc tenha que instalar novamente o software do sistema do seu computador. Consulte Como Instalar o MacOSX na pgina63. Se o seu MacBookPro no ligar ou no inicializar Tente as seguintes sugestes, em ordem, at que o seu computador seja ativado:

Certifique-se de que o adaptador de alimentao esteja conectado ao computador


e a uma tomada eltrica. Certifique-se de usar o Adaptador de Alimentao MagSafe de 60W fornecido com o seu MacBookPro. Se o adaptador de alimentao parar de carregar e voc no visualizar o indicador luminoso do adaptador de alimentao ativado ao conectar o plugue no cabo de alimentao, tente desconectar e conectar novamente o cabo de alimentao para reafirm-lo.

Captulo 4Problema, encontre a soluo

53

Verifique se a bateria precisa ser recarregada. Pressione o pequeno boto do lado esquerdo do seu computador. Voc deve visualizar de um a oito indicadores luminosos indicando o nvel de carga da bateria. Se apenas um indicador luminoso estiver aceso, conecte o adaptador de alimentao para recarregar. Para obter mais informaes sobre os indicadores luminosos da bateria, consulte a pgina55. Se o problema persistir, reajuste o gerenciador de energia do MacBookPro (enquanto preserva seus arquivos) pressionando a tecla Shift esquerda, a tecla Opo (alt) esquerda, a tecla Controle esquerda e o boto de fora () simultaneamente por cinco minutos at que o computador seja reiniciado.

Se voc instalou recentemente memria adicional, certifique-se de que esteja


corretamente instalada e que seja compatvel com o seu computador. Verifique se remover a nova memria e instalar novamente a memria antiga permite que o computador seja inicializado (consulte a pgina44).

Pressione o boto de fora () e imediatamente mantenha pressionadas as teclas


Comando (x), Opo, P e R simultaneamente at ouvir um som de inicializao pela segunda vez. Isso redefine o parmetro RAM (PRAM).

Se mesmo assim ainda no conseguir inicializar o seu MacBookPro, consulte Mais


Informaes sobre Servio e Suporte na pgina65 para obter informaes sobre como entrar em contato com o servio da Apple.

54

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Se a tela se escurece de forma repentina ou o seu MacBookPro se bloqueia Inicialize o seu MacBookPro. 1 Desconecte quaisquer dispositivos que estejam conectados ao seu MacBookPro, exceto o adaptador de alimentao. 2 Pressione o boto de fora () para reiniciar o sistema. 3 Deixe que a bateria carregue pelo menos 10 por cento antes de conectar quaisquer dispositivos externos e retome o seu trabalho. Para saber o quanto a bateria foi carregada, verifique o cone de estado da Bateria ( ) na barra de menus ou o indicador luminoso da bateria no lado esquerdo do seu MacBookPro. A tela tambm pode escurecer se voc possui os recursos de economia de energia configurados para a bateria. Se um dispositivo de udio conectado em uma porta de udio no estiver funcionando Desconecte o dispositivo de udio. Escolha Apple () > Preferncias do Sistema e abra o painel de preferncias Som. No painel de Entrada, especifique se deseja que a porta seja usada para Entrada de Som ou Sada de Som. Reconecte o dispositivo de udio. Nota: Se estiver executando o Windows no seu MacBook, a porta compatvel somente com sada de udio.

Se voc pressionar o boto da bateria e todos os indicadores luminosos da bateria


piscarem cinco vezes rapidamente A sua bateria precisa ser substituda. Entre em contato com uma loja distribuidora da Apple ou com o fornecedor de servios autorizado Apple.

Captulo 4Problema, encontre a soluo

55

Se voc pressionar o boto da bateria e os indicadores luminosos da bateria se acenderem da esquerda para a direita e depois da direita para a esquerda, cinco vezes, em uma fila A sua bateria no foi reconhecida. Entre em contato com uma loja distribuidora da Apple ou com o fornecedor de servios autorizado Apple. Se voc esquecer a senha Voc pode redefinir a sua senha de administrador e as senhas de todas as suas outras contas. 1 Insira o DVD de instalao do MacOSX. Em seguida, reinicie o seu computador e mantenha a tecla C pressionada durante a inicializao. 2 Quando solicitado, escolha seu idioma preferido. 3 Quando a prxima tela aparece, escolha Redefinir Senha no menu Utilitrios na barra de menus. Siga as instrues que aparecem na tela. Se tiver problemas para ejetar um disco Encerre quaisquer aplicativos que possam estar usando o disco e tente novamente.

Se isso no funcionar, reinicie o computador enquanto mantm pressionado o boto


do trackpad.

56

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Como utilizar o Apple Hardware Test


Se suspeitar de algum problema com o hardware do MacBookPro, voc pode usar o aplicativo Apple Hardware Test para ajudar a determinar se existe um problema com um dos componentes do computador, como a memria ou o processador. Para utilizar o Apple Hardware Test: 1 Desconecte todos os dispositivos externos do seu computador, exceto o adaptador de alimentao. Se houver um cabo Ethernet conectado ao computador, desconecte-o. 2 Reinicie o seu MacBookPro enquanto mantm pressionada a tecla D. 3 Quando a tela do seletor do Apple Hardware Test aparecer, selecione o idioma que voc deseja utilizar. 4 Pressione a tecla Retorno ou clique no boto de seta direita. 5 Quando a tela principal do Apple Hardware Test aparecer (depois de 45 segundos), siga as instrues da tela. 6 Se o Apple Hardware Test detectar um problema, ele exibir um cdigo de erro. Anote o cdigo do erro antes de buscar alternativas de suporte. Se o Apple Hardware Test no detectar uma falha de hardware, o problema pode estar relacionado com o software. Se este procedimento no funcionar, voc pode inserir o Apple Hardware Test do DVD de Instalao de Aplicativos fornecido com o seu computador. Para obter mais informaes, consulte o arquivo Leia-me do Apple Hardware Test no DVD de Instalao de Aplicativos.

Captulo 4Problema, encontre a soluo

57

Problemas com a sua Conexo Internet


O seu MacBookPro possui o aplicativo Assistente de Configurao de Rede para guilo atravs da configurao de uma conexo Internet. Abra as Preferncias do Sistema e clique em Rede. Clique no boto Obter auxlio para abrir o Assistente de Configurao de Rede. Se voc estiver com problemas com a conexo Internet, tente realizar os passos desta seo, comeando com o Diagnstico da Rede. Para utilizar o Diagnstico da Rede: 1 Escolha Apple () > Preferncias do Sistema. 2 Clique em Rede e, em seguida, clique em Obter Auxlio . 3 Clique em Diagnsticos para abrir o Diagnstico da Rede. 4 Siga as instrues que aparecem na tela. Se o Diagnstico da Rede no resolver o problema, pode ser que o problema seja com o provedor de acesso Internet (ISP) ao qual voc est tentando se conectar, com um dispositivo externo que voc esteja utilizando para conectar-se ao ISP ou com o servidor que voc est tentando acessar. Voc pode tentar os seguintes passos.

58

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Modem a cabo, DSL e conexes Internet via rede local (LAN) Certifique-se de que todos os cabos do modem estejam totalmente conectados. Verifique o cabo de alimentao do modem, o cabo que sai do modem para o computador e o cabo que sai do modem para a tomada. Verifique tambm os cabos e fontes de alimentao para os hubs e roteadores Ethernet. Desligue e ligue o modem para redefinir o hardware do modem Desligue o modem a cabo ou o DSL por alguns minutos e, em seguida, ligue-o novamente. Alguns provedores de acesso Internet recomendam que voc desconecte o cabo de alimentao do modem. Se o seu modem tiver um boto de reincio, voc poder pression-lo antes ou depois de desligar e ligar a energia. Importante: As instrues que se referem a modems no se aplicam a usurios de LANs. Os usurios de LANs devem possuir hubs, interruptores, roteadores ou bases de conexo que os usurios de modem DSL ou a cabo no possuem. Os usurios de LANs devem entrar em contato com seus administradores de rede e no com o ISP. Conexes PPPoE Se no puder conectar-se ao seu provedor de acesso Internet usando PPPoE (Point to Point Protocol over Ethernet), certifique-se de ter inserido as informaes corretas nas preferncias Rede. Para verificar os ajustes PPPoE: 1 Escolha Apple () > Preferncias do Sistema. 2 Clique em Rede. 3 Clique em Adicionar (+) no final da lista de servios de conexo de rede e escolha PPPoE no menu local Interface.
Captulo 4Problema, encontre a soluo 59

4 Escolha uma interface para o servio PPPoE no menu local Ethernet. Escolha Ethernet se estiver conectando a uma rede com fio, ou AirPort se estiver conectando a uma rede sem fio. 5 Insira as informaes recebidas do seu provedor de servios, como o nome da conta, a senha e o nome de servio PPPoE (se requerido pelo seu provedor de servios). 6 Clique em Aplicar para ativar as configuraes. Conexes de Rede Certifique-se de que o cabo Ethernet est conectado ao MacBookPro e rede. Verifique se os cabos e as fontes de alimentao dos hubs e roteadores Ethernet esto bem conectados. Se voc tiver dois ou mais computadores compartilhando uma conexo de Internet, verifique se a rede est corretamente configurada. Voc precisa saber se o seu provedor de servio de Internet fornece um nico endereo IP ou se ele fornece mltiplos endereos IP, um para cada computador. Se fornecer apenas um endereo IP, ento ser necessrio ter um roteador capaz de compartilhar a conexo, tambm conhecido como NAT (network address translation) ou mascaramento de IP . Para obter informaes de configurao, verifique a documentao fornecida com o seu roteador ou pergunte pessoa que configurou a sua rede. Voc pode utilizar uma estao base AirPort para compartilhar um endereoIP entre vrios computadores. Para obter informaes sobre como utilizar uma estao base AirPort, verifique a Ajuda Mac ou visite o site da AirPort Apple em www.apple.com/br/support/airport.

60

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Se voc no puder resolver o problema realizando estes passos, entre em contato com o provedor de servios de Internet ou com o administrador da rede.

Problemas com a Comunicao Sem Fio AirPort Extreme


Se tiver problemas ao usar a comunicao sem fio AirPort Extreme:

Certifique-se de que o seu computador ou a rede que est tentando conectar esteja
executando e possua um ponto de acesso sem fio.

Certifique-se de ter configurado adequadamente o software de acordo com as


instrues que acompanham a sua estao base ou ponto de acesso.

Certifique-se de que voc esteja dentro do alcance da antena de outro computador


ou ponto de acesso da rede. Dispositivos eletrnicos prximos ou estruturas de metal podem interferir na comunicao sem fio e reduzir o raio de alcance. Reposicionar ou girar o seu computador pode melhorar a recepo.

Verifique o cone de estado do AirPort (Z) na barra de menus. At quatro barras


podem aparecer, indicando a fora do sinal. Se a intensidade do sinal for fraca, tente alterar sua localizao.

Consulte a Ajuda AirPort (escolha Ajuda > Ajuda Mac e, em seguida, escolha
Biblioteca > Ajuda AirPort na barra de menus). Consulte tambm as instrues fornecidas com o dispositivo sem fio para obter mais informaes.

Captulo 4Problema, encontre a soluo

61

Como manter seu software atualizado


Voc pode se conectar Internet e fazer o download automtico e gratuito das ltimas verses de software, drivers e outras melhorias da Apple. Quando estiver conectado Internet, a Atualizao de Software verifica se existem atualizaes disponveis para o seu computador. Voc pode configurar o seu MacBookPro para verificar as atualizaes periodicamente e assim poder fazer o download e instalar as atualizaes de software. Para ver se h atualizaes de software: 1 Escolha Apple () > Preferncias do Sistema. 2 Clique no cone Atualizao de Software e siga as instrues da tela.

Para obter mais informaes, busque o tema Atualizao de Software na Ajuda Mac. Para obter as ltimas informaes sobre o MacOSX, v para www.apple.com/br/macosx.

Como reinstalar o software fornecido com o seu MacBookPro


Use os discos de instalao de software fornecidos com o seu MacBookPro para reinstalar o MacOSX e qualquer outro aplicativo fornecido com o seu computador. Voc pode instalar o MacOSX sem apagar o volume de destino, o que salva os seu arquivos e configuraes existentes, ou voc pode apagar primeiro o volume, o que apaga todos os dados e deixa o computador preparado para a reinstalao do Mac OS X e aplicativos. Importante: A Apple recomenda que voc faa uma cpia de segurana dos dados de seu disco rgido antes de restaurar o software. A Apple no se responsabiliza por nenhuma perda de dados.

62

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Como Instalar o MacOSX


Para instalar o MacOSX: 1 Faa o backup dos seus arquivos mais importantes. 2 Insira o DVD de Instalao do Mac OS X que veio com o seu computador. 3 Clique duas vezes em Instalar MacOSX. 4 Siga as instrues que aparecem na tela. Nota: Para restaurar o Mac OS X no seu MacBookPro para os ajustes originais de fbrica, voc deve primeiro apagar o volume que deseja instalar. Voc pode faz-lo durante a instalao usando o Utilitrio de Disco. Para obter instrues, consulte o artigo da Knowledge Base (banco de conhecimento) em support.apple.com/kb/ ht3910?viewlocale=pt_BR. 5 Quando a instalao estiver concluda, clique em Reiniciar para reiniciar o seu computador. 6 Siga as mensagens do Assistente de Configurao para configurar sua nova conta de usurio. Se voc apagar o seu disco rgido durante a instalao, voc precisar reinstalar os aplicativos; consulte a seguinte seo.

Como reinstalar os aplicativos


Se voc apagou o seu disco rgido no processo de reinstalao do MacOSX, voc deve reinstalar os aplicativos fornecidos com o seu MacBookPro, como os aplicativos iLife. Para instalar os aplicativos fornecidos com o seu MacBookPro: 1 Faa o backup dos seus arquivos mais importantes. 2 Insira o DVD de Instalao de Aplicativos fornecido com o seu MacBookPro.
Captulo 4Problema, encontre a soluo 63

3 Clique duas vezes para Instalar o Software Includo. 4 Siga as instrues que aparecem na tela. 5 Quando a instalao for concluda, clique em Fechar.

Como utilizar o Utilitrio de Disco


Voc pode usar o Utilitrio de Disco para reparar, verificar ou apagar o disco rgido do MacBookPro. Para usar o Utilitrio de Disco: 1 Insira o DVD de Instalao do Mac OS X que veio com o seu computador. 2 Clique duas vezes em Instalar MacOSX. 3 Depois de selecionar o seu idioma, escolha Utilitrio > Abrir Utilitrio de Disco e, em seguida, siga as instrues no painel Reparador para verificar se o Utilitrio de Disco pode reparar o disco. 4 Encerre o Instalador do MacOS X. Se a utilizao do Utilitrio de Disco no ajudar, tente reinstalar o software do sistema do MacBookPro. Consulte Como reinstalar o software fornecido com o seu MacBookPro na pgina62.

64

Captulo 4Problema, encontre a soluo

Mais Informaes sobre Servio e Suporte


O seu MacBookPro no possui peas que possam ser reparadas pelo usurio, exceto a unidade de disco rgido e a memria. Se precisar de servio, entre em contato com a Apple ou leve o seu MacBookPro a um fornecedor de servios autorizado da Apple. Voc pode encontrar mais informaes sobre o MacBookPro atravs de recursos online, ajuda na tela, do utilitrio Viso do Sistema ou do Apple Hardware Test. Recursos on-line Para obter informaes sobre servio e suporte on-line, visite o site www.apple.com/br/support. Escolha o seu pas no menu. Voc pode pesquisar a AppleCare Knowledge Base, verificar atualizaes de software ou obter ajuda nos fruns de discusso da Apple. Ajuda na tela Voc pode buscar respostas s suas perguntas, bem como instrues e informaes sobre soluo de problemas, na Ajuda Mac. Escolha Ajuda > Ajuda Mac. Viso do Sistema Para obter informaes sobre o seu MacBookPro, consulte a Viso do Sistema. Voc ver quais hardwares e softwares esto instalados, o nmero de srie e a verso do sistema operacional, a quantidade de memria instalada e mais. Para abrir a Viso do Sistema, escolha Apple () > Sobre este Mac na barra de menus e, em seguida, clique em Mais Informaes.

Captulo 4Problema, encontre a soluo

65

Suporte e Servio AppleCare


Seu MacBookPro fornecido com 90 dias de garantia para suporte tcnico e um ano de cobertura de garantia para reparaes de hardware. As reparaes em garantia podem ser solicitadas em uma loja de varejo Apple ou em um centro de reparos autorizado Apple, como por exemplo, um fornecedor de servios autorizado Apple. Voc pode aumentar o prazo de cobertura da garantia comprando um plano AppleCare Protection Plan. Para obter informaes, visite o site www.apple.com/br/support/products ou o site para o seu pas listado abaixo. Se precisar de assistncia, os representantes do suporte telefnico AppleCare podero ajud-lo com a instalao e abertura de aplicativos, e com a soluo de problemas bsicos. Ligue para a central de suporte mais prxima de voc (os primeiros 90 dias so gratuitos). Tenha a data de compra e o nmero de srie do seu MacBookPro prximos quando fizer sua chamada. Nota: Os 90 dias de suporte telefnico gratuitos comeam na data de compra. Talvez sejam aplicadas tarifas telefnicas.
Pas Brasile Italia Messico Spagna Telefone 0800-761-0880 (39) 199 120 800 001-866-676-5682 (34) 902 151 992 Site www.apple.com/br/support www.apple.com/it/support www.apple.com/mx/support www.apple.com/es/support

Os nmeros de telefone podem mudar e as taxas de chamadas telefnicas nacionais podem ser aplicadas. Uma lista completa est disponvel na web: www.apple.com/support/contact/phone_contacts.html
66 Captulo 4Problema, encontre a soluo

Como localizar o nmero de srie de seu produto


Use um dos mtodos seguintes para encontrar o nmero de srie do seu computador:

Vire o seu MacBookPro. O nmero de srie est gravado na tampa, prximo


dobradia.
Nmero de srie

Escolha Apple () > Sobre este Mac. Clique no nmero da verso abaixo das palavras
MacOSX para alternar para o nmero da verso do MacOSX, o nmero da verso e o nmero de srie.

Clique no cone do Finder e abra /Aplicativos/Utilitrios/Viso do Sistema. Clique em


Hardware no painel Contedo.

Captulo 4Problema, encontre a soluo

67

5
Por ltimo, mas no menos importante
www.apple.com/br/environment Ajuda Mac ergonomia

Para a sua segurana e a segurana do equipamento, siga estas regras para a limpeza e conservao do seu MacBookPro para que voc possa trabalhar mais confortavelmente. Mantenha as instrues sempre mo para que voc ou outras pessoas possam obter referncias. AVISO: O armazenamento incorreto o seu computador pode anular a garantia do fabricante.

Informaes Importantes sobre Segurana


AVISO: A omisso do seguimento destas instrues de segurana pode resultar em incndio, choque eltrico ou outros danos e prejuzos. Bateria integrada No remova a bateria do seu MacBookPro. A bateria s pode ser substituda por um fornecedor de servios autorizado Apple. Interrompa o uso do seu MacBookPro se ele cair ou for amassado, dobrado, deformado ou danificado. No exponha o computador a temperaturas acima de 212 F ou 100 C. Manuseio adequadoAjuste o seu MacBook Pro em uma superfcie de trabalho estvel que permita uma adequada circulao de ar sob e ao redor do computador. No use o seu MacBookPro sobre um travesseiro ou outro material macio, pois o material pode bloquear a ventilao do fluxo de ar. No coloque nunca nada sobre o teclado ao usar o seu MacBookPro. Nunca coloque objetos nas aberturas de ventilao. A parte inferior do seu MacBook Pro pode aquecer-se bastante durante o uso normal. Se o seu MacBookPro estiver no seu colo e se aquecer de forma inconfortvel, retire-o do seu colo e coloque-o sobre uma superfcie de trabalho estvel.
70 Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

guas e locais midos Mantenha o seu MacBookPro longe de fontes de lquidos, tais como bebidas, banheiras, pias, boxes e assim por diante. Proteja o seu MacBookPro da umidade ou do tempo mido, como chuva, neve e nevoeiros. Adaptador de Alimentao MagSafe de 60WCertifique-se de que o plugue de corrente alternada ou o cabo de corrente alternada estejam inseridos completamente no adaptador de alimentao antes de conectar o adaptador a uma tomada eltrica. Use somente o adaptador de alimentao fornecido com o seu MacBookPro ou um autorizado pela Apple que seja compatvel com este produto. O adaptador de alimentao pode se aquecer bastante durante o uso normal. Coloque sempre o adaptador de alimentao diretamente a uma tomada eltrica ou coloque-o no cho em um local bem ventilado. Desconecte o adaptador de alimentao e todos os outros cabos caso ocorra uma destas condies:

Voc deseja adicionar memria ou atualizar o disco rgido. Voc deseja limpar o gabinete (use somente o procedimento recomendado descrito
na pgina75).

Se o cabo de alimentao ou o plugue estiverem danificados. Se o seu MacBookPro ou o adaptador de alimentao foram expostos chuva,
umidade excessiva ou de algum lquido foi derramado dentro do gabinete.

Se o seu MacBookPro ou adaptador de alimentao foi derrubado, o gabinete


foi danificado ou voc acha que necessrio obter servio ou reparao. A porta de alimentao do MagSafe contm um m que pode apagar os dados de um carto de crdito, do iPod ou de outro dispositivo. Para preservar seus dados, no coloque estes ou outro material ou dispositivo magneticamente sensvel a menos de 25 mm de distncia desta porta.
Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante 71

Se cair algum fragmento dentro da porta de alimentao MagSafe, remova-o cuidadosamente com um cotonete seco. Especificaes da alimentao MagSafe: Frequncia: 50 a 60 Hz, fase nica

Voltagem em Linha: 100 a 240 V Voltagem de Sada: 16.5 V DC, 3.65 A


Danos audio possvel ocorrer a perda permanente da audio se os fones de ouvido normais ou do tipo auricular forem usados em alto volume. Com o tempo, voc pode adaptar-se a ouvir um volume elevado de som, que pode parecer normal, mas que pode danificar a sua audio. Se voc sentir um zumbido nos ouvidos ou um som abafado, interrompa o uso e consulte um mdico especialista em audio. Quanto mais alto o volume, menor o tempo requerido antes que a sua audio seja afetada. Os expertos em audio sugerem que para proteger a sua audio, voc deve:

Limitar o tempo que voc usa os fones de ouvido normais ou do tipo auriculares
em alto volume.

Evite aumentar o volume para bloquear os rudos do ambiente. Abaixe o volume caso no consiga escutar as pessoas falando prximas a voc.
Atividades de alto risco Este computador no foi feito para ser usado na operao de instalaes nucleares, navegao de aeronaves ou sistemas de comunicao, sistemas de controle de trfico areo ou qualquer outro uso onde a falha do computador pode causar a morte, danos pessoais ou danos graves ao meio ambiente.

72

Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

Informaes do Laser para Unidades de Disco pticas


AVISO: Fazer ajustes ou executar procedimentos diferentes dos especificados no manual do seu equipamento pode resultar em perigosas exposies a radiaes. A unidade ptica do seu computador contm um laser que seguro para uso normal, mas que pode ser nocivo aos seus olhos caso seja desmontado. Para sua segurana, permita apenas que este equipamento seja reparado por um fornecedor de servios autorizado pela Apple.

Informaes Importantes sobre Manipulao


NOTA: O no cumprimento destas instrues de manipulao podem resultar em danos ao seu MacBookPro ou a outras propriedades. Ambiente de funcionamento A utilizao do seu MacBookPro fora deste limites pode alterar o desempenho:

Temperatura de funcionamento: 50 a 95 F (10 a 35 C) Temperatura de armazenamento: -4 a 113 F (-20 a 45 C) Umidade relativa: 5% a 90% (sem condensao) Altitude de funcionamento: 0 a 3048 metros

Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

73

Como ligar o seu MacBookPro Nunca ligue o seu MacBookPro se todas as suas peas internas e externas no estiverem no lugar. Operar o computador quando faltam algumas partes pode ser perigoso e pode danificar o seu computador. Como carregar o seu MacBookPro Se voc carrega o seu MacBookPro em uma bolsa ou pasta, certifique-se de que no haja itens soltos (tais como clipes ou moedas) que poderiam entrar de forma acidental dentro do computador atravs das aberturas de ventilao ou do slot da unidade ptica ou que poderiam ficar presos dentro de uma porta. Inclusive, mantenha os itens magneticamente sensveis longe da porta de alimentao MagSafe. Como usar conectores e portas Nunca force um conector em uma porta. Ao conectar um dispositivo, certifique-se de que a porta esteja livre de fragmentos, que o conector coincide com a porta e que voc posicionou o conector corretamente em relao porta. Como usar a unidade ptica A unidade SuperDrive no seu MacBookPro compatvel com discos padro de 12 cm. Discos de forma irregular ou discos menores de 12 cm no so compatveis e podem ficar presos na unidade. Como cuidar as peas de vidro Seu MacBook Pro contm componentes de vidro, incluindo a tela e o trackpad. Se eles forem danificados, no use utilize seu MacBook Pro at que ele tenha sido reparado por um fornecedor de servios autorizado Apple. Como guardar o seu MacBookPro Se voc for guardar o seu MacBookPro por um perodo prolongado, mantenha-o em um local fresco (idealmente, 22 C) e descarregue a bateria at alcanar 50 por cento ou menos. Ao guardar o seu MacBookPro por mais de cinco meses, descarregue a bateria at alcanar 50 por cento aproximadamente . Para manter a capacidade da bateria, recarregue-a em 50 por cento a cada seis meses, mais ou menos.
74 Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

Como limpar o seu MacBookPro Ao limpar o exterior do seu MacBookPro e seus componentes, primeiramente desligue o MacBookPro e desconecte o adaptador de alimentao. Em seguida, use um pano macio, limpo e seco para limpar o exterior do computador. Evite deixar entrar umidade nas aberturas. No utilize lquidos em spray diretamente no seu computador. No utilize aerossis, solventes ou abrasivos que possam danificar o acabamento. Como limpar a tela do MacBookPro Para limpar a tela do MacBookPro, primeiramente desligue o MacBookPro e desconecte o adaptador de alimentao. Em seguida, umedea o pano de limpeza fornecido com um pouco de gua e limpe a tela. No borrife lquidos diretamente na sua tela.

Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

75

Dicas sobre Ergonomia


Aqui esto algumas dicas para ajustar o seu ambiente de trabalho e torn-lo saudvel.

Teclado e Trackpad
Ao usar o teclado e o trackpad, seus ombros devem estar relaxados. O seu brao e o antebrao devem formar um ngulo pouco maior que 90 graus, com o seu pulso e sua mo quase em uma linha reta.

Este

Este no

76

Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

Toque levemente o teclado ao digitar ou usar o trackpad e mantenha suas mos e dedos relaxados. Evite rolar seus polegares sob as palmas das mos.

Este

Este no

Altere sempre a posio das mos para evitar fatiga. Alguns usurios de computadores podem desenvolver desconfortos em suas mos, pulsos ou braos aps o uso intensivo sem intervalos. Se comear a desenvolver uma dor crnica ou desconforto nas suas mos, pulsos e ombros, consulte um mdico especialista qualificado.

Mouse Externo
Se voc usa um mouse externo, coloque o mouse na mesma altura que o teclado e em um alcance confortvel.

Cadeira
prefervel utilizar uma cadeira ajustvel que fornea um suporte firme e cmodo. Ajuste a altura da cadeira para que as suas pernas estejam na posio horizontal e seus ps estejam apoiados no cho. O encosto da cadeira deve apoiar a parte inferior de suas costas (a regio lombar). Siga as instrues do fabricante para ajustar o encosto da cadeira de forma que se adapte perfeitamente ao seu corpo.

Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

77

Talvez voc tenha que abaixar a sua cadeira para que os seus antebraos e mos estejam em um ngulo adequado com o teclado. Se isso impedir que voc coloque os seus ps apoiados completamente no cho, voc pode usar um apoio para os ps com altura regulvel para eliminar o espao entre o cho e seus ps. Ou voc tambm pode abaixar a rea de trabalho para eliminar a necessidade de um apoio para os ps. Outra opo usar uma mesa com uma bandeja para o teclado que seja mais baixa que a superfcie normal de trabalho.

Tela Integrada
Ajuste o ngulo do monitor para otimizar a visualizao no seu ambiente. No force a tela se encontrar resistncia. A tela no deve abrir-se mais do que 130 graus. Voc pode ajustar o brilho da tela ao levar o computador de um local a outro, ou se a luz da sua rea de trabalho for alterada. Na Internet voc poder encontrar mais informaes sobre ergonomia: www.apple.com/br/about/ergonomics

Apple e o Meio-Ambiente
A Apple Inc. reconhece que tem grande responsabilidade na minimizao do impacto ambiental causado por seus produtos e operaes. Mais informaes esto disponveis na web: www.apple.com/br/environment

78

Captulo 5Por ltimo, mas no menos importante

Regulatory Compliance Information


FCC Compliance Statement
This device complies with part 15 of the FCC rules. Operation is subject to the following two conditions: (1) This device may not cause harmful interference, and (2) this device must accept any interference received, including interference that may cause undesired operation. See instructions if interference to radio or television reception is suspected. Lutilisation de ce dispositif est autorise seulement aux conditions suivantes: (1) il ne doit pas produire de brouillage et (2) lutilisateur du dispositif doit tre prt accepter tout brouillage radiolectrique reu, mme si ce brouillage est susceptible de compromettre le fonctionnement du dispositif. If your computer system does cause interference to radio or television reception, try to correct the interference by using one or more of the following measures: Turn the television or radio antenna until the interference stops. Move the computer to one side or the other of the television or radio. Move the computer farther away from the television or radio. Plug the computer in to an outlet that is on a different circuit from the television or radio. (That is, make certain the computer and the television or radio are on circuits controlled by different circuit breakers or fuses.) If necessary, consult an Apple Authorized Service Provider or Apple. See the service and support information that came with your Apple product. Or consult an experienced radio/television technician for additional suggestions. Important: Changes or modifications to this product not authorized by Apple Inc. could void the EMC compliance and negate your authority to operate the product. This product has demonstrated EMC compliance under conditions that included the use of compliant peripheral devices and shielded cables (including Ethernet network cables) between system components. It is important that you use compliant peripheral devices and shielded cables between system components to reduce the possibility of causing interference to radios, television sets, and other electronic devices.

Radio and Television Interference


This computer equipment generates, uses, and can radiate radio-frequency energy. If it is not installed and used properlythat is, in strict accordance with Apples instructionsit may cause interference with radio and television reception. This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device in accordance with the specifications in Part 15 of FCC rules. These specifications are designed to provide reasonable protection against such interference in a residential installation. However, there is no guarantee that interference will not occur in a particular installation. You can determine whether your computer system is causing interference by turning it off. If the interference stops, it was probably caused by the computer or one of the peripheral devices.

79

Responsible party (contact for FCC matters only): Apple Inc. Corporate Compliance 1 Infinite Loop, MS 26-A Cupertino, CA 95014

Bluetooth EuropeEU Declaration of Conformity


This wireless device complies with the R&TTE Directive.

Wireless Radio Use


This device is restricted to indoor use when operating in the 5.15 to 5.25 GHz frequency band. Cet appareil doit tre utilis lintrieur.

EuropeEU Declaration of Conformity


The equipment complies with the RF Exposure Requirement 1999/519/EC, Council Recommendation of 12 July 1999 on the limitation of exposure of the general public to electromagnetic fields (0 Hz to 300 GHz). Hereby, Apple Inc. declares that this 802.11a/b/g/n Mini-PCIe card is in compliance with the R&TTE Directive. Complies with European Low Voltage and EMC Directives. See: www.apple.com/euro/compliance

Exposure to Radio Frequency Energy


The radiated output power of the AirPort Extreme technology is below the FCC radio frequency exposure limits. Nevertheless, it is advised to use the wireless equipment in such a manner that the potential for human contact during normal operation is minimized.

FCC Bluetooth Wireless Compliance


The antenna used with this transmitter must not be colocated or operated in conjunction with any other antenna or transmitter subject to the conditions of the FCC Grant.

Korea Warning Statements

Bluetooth Industry Canada Statement


This Class B device meets all requirements of the Canadian interference-causing equipment regulations. Cet appareil numrique de la Class B respecte toutes les exigences du Rglement sur le matriel brouilleur du Canada.

Singapore Wireless Certification

Industry Canada Statement


Complies with the Canadian ICES-003 Class B specifications. Cet appareil numrique de la classe B est conforme la norme NMB-003 du Canada. This device complies with RSS 210 of Industry Canada.

80

Taiwan Wireless Statements

Russia

Informaes de Modem Externo USB


Ao conectar o seu MacBookPro linha telefnica usando um modem USB externo, consulte as informaes da empresa telefnica na documentao fornecida com o seu modem.

ENERGY STAR Compliance

Taiwan Class B Statement

VCCI Class B Statement

As an ENERGY STAR partner, Apple has determined that standard configurations of this product meet the ENERGY STAR guidelines for energy efficiency. The ENERGY STAR program is a partnership with electronic equipment manufacturers to promote energy-efficient products. Reducing energy consumption of products saves money and helps conserve valuable resources. This computer is shipped with power management enabled with the computer set to sleep after 10 minutes of user inactivity. To wake your computer, click the mouse or trackpad button or press any key on the keyboard. For more information about ENERGY STAR, visit: www.energystar.gov

81

Trkiye

Informaes sobre Descarte e Reciclagem

Este smbolo indica que o seu produto deve ser descartado de modo apropriado de acordo com as leis e regulamentaes locais. Quando seu produto atingir o fim de sua vida til, entre em contato com a Apple ou com as autoridades locais para saber sobre as opes de reciclagem. Para obter informaes sobre o programa de reciclagem da Apple, visite o site www.apple.com/br/environment/recycling. BrazilDisposal Information:

Brasil: Informaes sobre descarte e reciclagem O smboloindica que este produto e/ou sua bateria no devem ser descartadas no lixo domstico.Quando decidir descartar este produto e/ou sua bateria, faa-o de acordo com as leis e diretrizes ambientais locais.Para informaes sobre o programa de reciclagem da Apple, pontos de coleta e telefone de informaes, visite www. apple.com/br/environment.

82

Unio EuropiaInformaes sobre Descarte:

O smbolo acima significa que, de acordo com as leis e regulamentaes locais, o produto deve ser descartado separado do lixo domstico. Quando este produto atingir o fim de sua vida til, leve-o a um ponto de coleta designado pelas autoridades locais. Alguns pontos de coleta aceitam produtos gratuitamente. A coleta separada e a reciclagem do produto no momento do descarte ajudar a conservar os recursos naturais e garantir uma reclicagem de forma respeitosa com o meio-ambiente e a sade humana. Informaes Sobre o Descarte da Bateria Informaes Sobre o Descarte da Bateria Descarte as baterias de acordo com as normas e leis ambientais locais. California: The coin cell battery in the optional Apple Remote contains perchlorates. Special handling and disposal may apply. Refer to: www.dtsc.ca.gov/hazardouswaste/perchlorate Deutschland: Dieses Gert enthlt Batterien. Bitte nicht in den Hausmll werfen. Entsorgen Sie dieses Gertes am Ende seines Lebenszyklus entsprechend der mageblichen gesetzlichen Regelungen. Nederlands: Gebruikte batterijen kunnen worden ingeleverd bij de chemokar of in een speciale batterijcontainer voor klein chemisch afval (kca) worden gedeponeerd. Taiwan:

83

K Apple Inc. 2010 Apple Inc. Todos os direitos reservados.


De acordo com as leis de copyright (direitos autorais), este manual no pode ser copiado, em sua totalidade ou em parte, sem o consentimento por escrito da Apple. Todos os esforos foram feitos para assegurar que as informaes deste manual sejam precisas. A Apple no se responsabiliza por erros de impresso ou de transcrio. Apple 1 Infinite Loop Cupertino, CA 95014 408-996-1010 www.apple.com.br O logotipo Apple uma marca comercial da Apple Inc., registrada nos EUA e em outros pases. O uso do logotipo Apple de teclado (Opo + Maisculas + K) para fins comerciais sem o consentimento prvio por escrito da Apple pode constituir em infrao de marca registrada e concorrncia desleal na violao das leis federais e estaduais. Apple, o logotipo da Apple, AirPort, AirPort Extreme, Cover Flow, Expos, FileVault, FireWire, GarageBand, iCal, iChat, iLife, iMovie, iPhone, iPhoto, iPod, iSight, iTunes, Keynote, Mac, MacBook, Macintosh, Mac OS, MagSafe, Photo Booth, Safari, Snow Leopard, Spaces, Spotlight, SuperDrive e Time Machine so marcas comercias da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases.

Finder, o logotipo do FireWire e Multi-Touch so marcas comerciais da Apple Inc. AppleCare, Apple Store e iTunes Store so marcas de servio da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases. ENERGY STAR uma marca registrada nos EUA. Intel, Intel Core e Xeon so marcas registradas da Intel Corp. nos Estados Unidos e em outros pases. A marca e logotipos Bluetooth so marcas registradas de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e a Apple Inc. utiliza estas marcas sob licena. Outras empresas e nomes de produtos mencionados aqui so marcas registradas de suas respectivas empresas. A meno de produtos de terceiros possui apenas um objetivo informativo e no constitui um endosso ou recomendao. A Apple no assume nenhuma responsabilidade no que se refere ao desempenho ou uso destes produtos. Fabricado sob licena da Dolby Laboratories. Dolby, Pro Logic e o smbolo D duplo so marcas registradas da Dolby Laboratories. Confidential Unpublished Works, 19921997 Dolby Laboratories, Inc. Todos os direitos reservados. Publicado simultaneamente nos Estados Unidos e no Canad.

Вам также может понравиться