Вы находитесь на странице: 1из 47

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO

Aula 3 - Segurana da informao e tpicos relacionados Ol pessoal, Bom rev-los aqui para mais um encontro. Nesta aula vamos abordar o assunto segurana da informao. Todos prontos? Ento vamos nessa! Profa Patrcia Lima Quinto patricia@pontodosconcursos.com.br Twitter: http://www.twitter.com/pquintao Facebook: http://www.facebook.com/patricia.quintao (Aguardo vocs!!) Roteiro da Aula p Reviso em tpicos e palavras-chave. p Lista de questes comentadas. p Lista de questes apresentadas na aula. p Gabarito. Reviso em Tpicos e Palavras-Chave Segurana da informao o processo de proteger a informao de diversos tipos de ameaas externas e internas para garantir a continuidade dos negcios, minimizar os danos aos negcios e maximizar o retorno dos investimentos e as oportunidades de negcio. Vulnerabilidade uma fragilidade que poderia ser explorada por uma ameaa para concretizar um ataque. Ex.: notebook sem as atualizaes de segurana do sistema operacional. Engenharia Social: tcnica de ataque que explora as fraquezas humanas e sociais, em vez de explorar a tecnologia. Phishing ou scam um tipo de fraude eletrnica projetada para roubar informaes particulares que sejam valiosas para cometer um roubo ou fraude posteriormente. Pharming: ataque que consiste em corromper o DNS em uma rede de computadores, fazendo com que a URL de um site passe a apontar para o IP de um servidor diferente do original. No ataque de negao de servio (denial of service - DoS) o atacante utiliza um computador para tirar de operao um servio ou computador(es) conectado(s) Internet!!
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

No ataque de negao de servio distribudo (DDoS), um conjunto de computadores utilizado para tirar de operao um ou mais servios ou computadores conectados Internet. Risco: medido pela probabilidade de uma ameaa acontecer e causar algum dano potencial empresa.

Figura. Impacto de incidentes de segurana nos negcios Spams: mensagens de correio eletrnico no autorizadas ou no solicitadas pelo destinatrio, geralmente de conotao publicitria ou obscena. Anti-spam: ferramenta utilizada para filtro de mensagens indesejadas. Malwares (combinao de malicious software programa malicioso): programas que executam deliberadamente aes mal-intencionadas em um computador, como vrus, worms, bots, cavalos de troia, spyware, keylogger, screenlogger.

Poltica de segurana: determina a forma de utilizao do sistema de modo a torn-lo seguro.

As polticas de segurana da informao devem fornecer meios para garantir que as informaes de uso restrito no sero acessadas, copiadas ou codificadas por pessoas no autorizadas. Uma das maneiras de se evitar o acesso indevido a informaes confidenciais atravs da codificao ou Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 2

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

cifragem da informao, conhecida como criptografia, fazendo com que apenas as pessoas s quais estas informaes so destinadas, consigam compreend-las.

Figura. Conceitos criptografia HASH (Message Digest Resumo de Mensagem): mtodo matemtico unidirecional, ou seja, s pode ser executado em um nico sentido (ex.: voc envia uma mensagem com o hash, e este no poder ser alterado, mas apenas conferido pelo destinatrio). Utilizado para garantir a integridade (no-alterao) de dados durante uma transferncia. A seguir resumimos os trs princpios bsicos em segurana da informao. Princpio bsico Conceito Propriedade de que a informao no esteja disponvel ou revelada a indivduos, entidades ou processos no autorizados. Propriedade de salvaguarda da exatido e completeza de ativos Objetivo Proteger contra o acesso no autorizado, mesmo para dados em trnsito. Proteger informao contra modificao sem permisso; garantir a fidedignidade das informaes. Proteger contra indisponibilidade dos servios (ou degradao); garantir aos usurios com autorizao, o 3

Confidencialidade

Integridade

Disponibilidade

Propriedade de estar acessvel e utilizvel sob demanda por uma entidade autorizada

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

acesso aos dados.

Sniffer: ferramenta capaz de interceptar e registrar o trfego de dados em uma rede de computadores. Botnets: redes formadas por diversos computadores infectados com bots (Redes Zumbis). Podem ser usadas em atividades de negao de servio, esquemas de fraude, envio de spam, etc. Firewall: um sistema para controlar o acesso s redes de computadores, desenvolvido para evitar acessos no autorizados em uma rede local ou rede privada de uma corporao. VPN (Virtual Private Network Rede Privada Virtual): uma rede privada que usa a estrutura de uma rede pblica (como a Internet) para transferir seus dados (os dados devem estar criptografados para passarem despercebidos e inacessveis pela Internet). Backup (cpia de segurana): envolve a cpia dos dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente recuperar as informaes, caso haja algum problema. Procure fazer cpias regulares dos dados do computador, para recuperar-se de eventuais falhas e das conseqncias de uma possvel infeco por vrus ou invaso. Principais tipos de backup:

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

RAID no backup! RAID Medida de redundncia. Backup Medida de recuperao de desastre. Existem vrios tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disks), e os mais comuns so: RAID 0, RAID 1, RAID 10 (tambm conhecido como 1+0) e RAID 5.

Muito bem, aps termos visto os conceitos primordiais de segurana para a prova, vamos s questes!! Lista de Questes Comentadas 1. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011)Tecnologias como a biometria por meio do reconhecimento de digitais de dedos das mos ou o reconhecimento da ris ocular so exemplos de aplicaes que permitem exclusivamente garantir a integridade de informaes. Comentrios A biometria est sendo cada vez mais utilizada na segurana da informao, permitindo a utilizao de caractersticas corporais, tais como: impresses digitais, timbre de voz, mapa da ris, anlise geomtrica da mo, etc., em mecanismos de autenticao. O princpio da integridade destaca que a informao deve ser mantida na condio em que foi liberada pelo seu proprietrio, e teremos outros mecanismos na organizao para mant-la. A biometria, no entanto, garante-nos a autenticidade, relacionada capacidade de garantir a identidade de uma pessoa (fsica ou jurdica) que acessa as informaes do sistema ou de um servidor (computador). Gabarito: item errado. 2. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) Um filtro de phishing uma ferramenta que permite criptografar uma mensagem de email cujo teor, supostamente, s poder ser lido pelo destinatrio dessa mensagem. Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 5

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O filtro de phishing ajuda a proteg-lo contra fraudes e riscos de furto de dados pessoais, mas a ferramenta no permite criptografar mensagens! Gabarito: item errado. 3. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) O conceito de confidencialidade refere-se a disponibilizar informaes em ambientes digitais apenas a pessoas para as quais elas foram destinadas, garantindose, assim, o sigilo da comunicao ou a exclusividade de sua divulgao apenas aos usurios autorizados. Comentrios A confidencialidade a garantia de que a informao no ser conhecida por quem no deve, ou seja, somente pessoas explicitamente autorizadas podero acess-las. Gabarito: item correto.

4. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) necessrio sempre que o software de antivrus instalado no computador esteja atualizado e ativo, de forma a se evitar que, ao se instalar um cookie no computador do usurio, essa mquina fique, automaticamente, acessvel a um usurio intruso (hacker), que poder invadi-la. Comentrios Recomenda-se que o antivrus esteja sempre atualizado e ativo no computador do usurio. No entanto, um cookie no permite que a mquina seja acessvel por um intruso, pois trata-se de um arquivo texto que o servidor Web salva na mquina do usurio para armazenar as suas preferncias de navegao, dentre outros. Gabarito: item errado. 5. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Os pop-ups so vrus que podem ser eliminados pelo chamado bloqueador de pop-ups, se este estiver instalado na mquina. O bloqueador busca impedir, por exemplo, que esse tipo de vrus entre na mquina do usurio no momento em que ele consultar um stio da Internet. Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Pop-Up no vrus, trata-se de uma janela aberta sobre a janela principal de um site, mostrando uma propaganda ou aviso sobre um determinado tema. O bloqueador de pop-ups pode ser habilitado no menu Ferramentas -> Bloqueador de Pop-ups do Internet Explorer.

Gabarito: item errado. 6. (CESPE/Tcnico Administrativo - MPU/2010) De acordo com princpio da disponibilidade, a informao s pode estar disponvel para usurios aos quais ela destinada, ou seja, no pode haver acesso alterao dos dados por parte de outros usurios que no sejam destinatrios da informao. Comentrios Nesta questo houve uma confuso de conceitos. A segurana da informao est envolta por trs princpios bsicos: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. A disponibilidade, como o nome sugere, refere-se garantia de que a informao estar disponvel quando dela se quiser fazer uso. Naturalmente a informao deve estar disponvel a quem de direito, como manda o princpio da confidencialidade. Quem garante o sigilo da informao este ltimo princpio, enquanto o princpio que garante que a informao est intacta (que no possui modificaes no autorizadas) o princpio da integridade. Esta a trade CID Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. Observe o quadro a seguir: Princpio bsico Conceito Objetivo Propriedade de que a informao no esteja Proteger contra o acesso no disponvel ou revelada a autorizado, mesmo para dados indivduos, entidades ou em trnsito. processos no autorizados. Proteger informao contra Propriedade de modificao sem permisso; salvaguarda da exatido e completeza de ativos. garantir a fidedignidade das informaes. o os ou os

Confidencialidade

Integridade

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Disponibilidade

Proteger contra Propriedade de estar indisponibilidade dos servios acessvel e utilizvel sob (ou degradao); demanda por uma Garantir aos usurios com entidade autorizada. autorizao, o acesso aos dados.

Gabarito: item errado. 7. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao, que so conceitos importantes de segurana da informao em ambiente digital, devem estar presentes na gesto e no uso de sistemas de informao, em benefcio dos cidados e dos fornecedores de solues. Comentrios Os princpios da segurana da informao listados na questo so: Confidencialidade: a garantia de que a informao no ser conhecida por quem no deve, ou seja, somente pessoas explicitamente autorizadas podero acess-las; Integridade: destaca que a informao deve ser mantida na condio em que foi liberada pelo seu proprietrio, garantindo a sua proteo contra mudanas intencionais ou acidentais. Disponibilidade: a garantia de que a informao deve estar disponvel, sempre que seus usurios (pessoas e empresas autorizadas) necessitarem, no importando o motivo;

Cabe ressaltar que a perda de pelo menos um desses princpios j ir comprometer o ambiente da empresa, portanto devem estar presentes na gesto e no uso de sistemas de informao, em benefcio dos cidados e dos fornecedores de solues. Gabarito: item correto. 8. (CESPE/Nvel Superior - STM/2011) Um firewall pessoal instalado no computador do usurio impede que sua mquina seja infectada por qualquer tipo de vrus de computador. Comentrios O Firewall no protege contra infeco de vrus e sim contra o acesso no autorizado (invases), quem protege contra infeco de vrus o Antivrus. Gabarito: item errado.
Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

9. (CESPE/Analista Judicirio - Tecnologia da Informao-TREMT/2010) A confidencialidade tem a ver com salvaguardar a exatido e a inteireza das informaes e mtodos de processamento. Para tanto, necessrio que os processos de gesto de riscos identifiquem, controlem, minimizem ou eliminem os riscos de segurana que podem afetar sistemas de informaes, a um custo aceitvel. Comentrios Primeiro, a confidencialidade a garantia de segredo. A afirmao fala da Integridade. Outra coisa que no se fala em ELIMINAR riscos e sim minimizar. Gabarito: item errado. 10. (CESPE/ANALISTA- TRE.BA/2010) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao so princpios bsicos que orientam a definio de polticas de uso dos ambientes computacionais. Esses princpios so aplicados exclusivamente s tecnologias de informao, pois no podem ser seguidos por seres humanos. Comentrios Os seres humanos tambm so considerados como ativos em segurana da informao e merecem tambm uma ateno especial por parte das organizaes. Alis, os usurios de uma organizao so considerados at como o elo mais fraco da segurana, e so os mais vulnerveis. Portanto, eles tm que seguir as regras predefinidas pela poltica de segurana da organizao, e esto sujeitos a punies para os casos de descumprimento das mesmas! No adianta investir recursos financeiros somente em tecnologias e esquecer de treinar os usurios da organizao, pois erros comuns (como o uso de um pen drive contaminado por vrus na rede) poderiam vir a comprometer o ambiente que se quer proteger! Gabarito: item errado. 11. (CESPE/Analista de Saneamento/Analista de Tecnologia da Informao Desenvolvimento - EMBASA/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. Comentrios Cuidado aqui! A segunda parte da afirmao est incorreta. Um usurio ou processo (programa) autenticado no est automaticamente apto para uso dos sistemas. Isto depender do nvel de acesso que ele possuir. possvel, por Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 9

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

exemplo, que um usurio tenha permisso apenas para visualizar a caixa de mensagens dele ou, ainda, para ler os arquivos de sua pasta particular. Gabarito: item errado. 12. (CESPE/Tcnico Administrativo ANATEL/2009) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item a seguir. -> A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. Comentrios O conceito de disponibilidade est correto, mas o conceito de integridade no. O conceito apresentado na questo foi o de confidencialidade: garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. Gabarito: item errado. (CESPE/Escrivo de Polcia Federal/2010)

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

10

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Considerando a figura acima, que apresenta uma janela com algumas informaes da central de segurana do Windows de um sistema computacional (host) de uso pessoal ou corporativo, julgue os trs prximos itens, a respeito de segurana da informao. 13. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A atualizao automtica disponibilizada na janela exibida acima uma funo que est mais relacionada distribuio de novas funes de segurana para o sistema operacional do que distribuio de novos patches (remendos) que corrijam as vulnerabilidades de cdigo presentes no sistema operacional. Comentrios A atualizao automtica disponibilizada na janela est relacionada distribuio de novos patches (remendos/correes de segurana) que corrijam as vulnerabilidades (fragilidades) de cdigo presentes no sistema operacional. Gabarito: item errado. 14. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) Na figura acima, o firewall assinalado como ativado, em sua configurao padro, possui um conjunto maior de regras para bloqueio de conexes originadas de fora do computador do que para as conexes originadas de dentro do computador. Comentrios Cumpre a funo de controlar os acessos. Uma vez estabelecidas suas regras, passam a gerenciar tudo o que deve entrar e sair da rede corporativa, tendo um conjunto maior de regras para bloqueio de conexes oriundas de fora do computador. Gabarito: item correto. 15. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A configurao da proteo contra malwares exposta na figura indica que existe no host uma base de assinaturas de vrus instalada na mquina. Comentrios A figura destaca que no existe antivrus instalado no equipamento, e tambm mostra que a proteo contra spyware e outro malware encontra-se desatualizada. No possvel destacar pela figura que existe no host (equipamento) uma base de assinaturas de vrus. Gabarito: item errado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

11

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

16. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) A assinatura digital facilita a identificao de uma comunicao, pois baseia-se em criptografia simtrica de uma nica chave. Comentrios A assinatura digital facilita a identificao de uma comunicao, mas baseia-se em criptografia assimtrica com par de chaves: uma pblica e outra privada. Gabarito: item errado. 17. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) O destinatrio de uma mensagem assinada utiliza a chave pblica do remetente para garantir que essa mensagem tenha sido enviada pelo prprio remetente. Comentrios Esta uma das utilidades do uso de criptografia assimtrica. O emissor utiliza sua chave privada para encriptar a mensagem, sendo possvel a decriptao apenas com sua chave pblica. Assim, pode-se confirmar que o emissor quem diz ser, pois somente a chave dele permite decriptar a mensagem. Gabarito: item correto. 18. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio/Administrativo) Uma autoridade de registro emite o par de chaves do usurio que podem ser utilizadas tanto para criptografia como para assinatura de mensagens eletrnicas. Comentrios a autoridade de registro recebe as solicitaes de certificados dos usurios e as envia autoridade certificadora que os emite. Gabarito: item errado. 19. (CESPE/Tcnico Judicirio/Programao de Sistemas - TREMT/2010) Disponibilidade a garantia de que o acesso informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas. Comentrios A disponibilidade garante que a informao estar l quando for preciso acess-la. Obviamente, o acesso s ser permitido a quem de direito. O texto da questo afirma que a disponibilidade a garantia de que o acesso
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

12

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas, o que a garantia da confidencialidade. Gabarito: item errado. 20. (CESPE/TRE-MT/Tcnico Judicirio Programao de Sistemas/2010) Confidencialidade a garantia de que os usurios autorizados obtenham acesso informao e aos ativos correspondentes sempre que necessrio. Comentrios O texto refere-se disponibilidade. A informao deve estar disponvel a quem de direito. Gabarito: item errado. 21. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) A disponibilidade da informao a garantia de que a informao no ser alterada durante o trnsito entre o emissor e o receptor, alm da garantia de que ela estar disponvel para uso nesse trnsito. Comentrios Nem uma coisa nem outra. A disponibilidade garante que a informao estar disponvel aos usurios com direito de acesso quando for preciso, mas no local apropriado para o armazenamento. Gabarito: item errado. 22. (CESPE/AGU/Contador/2010) Um protegido contra contaminao por vrus. Comentrios O arquivo criptografado no elimina a possibilidade de infeco por vrus. Lembre-se de que a criptografia modifica os smbolos do texto, mas no impede a incluso de vrus na sequncia. Gabarito: item errado. 23. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) Cavalo de troia um programa que se instala a partir de um arquivo aparentemente inofensivo, sem conhecimento do usurio que o recebeu, e que pode oferecer acesso de outros usurios mquina infectada.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

arquivo

criptografado

fica

13

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O trojan horse (cavalo-de-troia) pode utilizar um mecanismo de propagao bastante eficiente, escondendo-se dentro de um aplicativo til. Gabarito: item correto. 24. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) O uso de um programa anti-spam garante que software invasor ou usurio mal-intencionado no acesse uma mquina conectada a uma rede. Comentrios Anti-spam refere-se aos e-mails indesejados apenas. um software que filtra os e-mails recebidos separando os no desejados. Gabarito: item errado. 25. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Vrus um programa que pode se reproduzir anexando seu cdigo a um outro programa, da mesma forma que os vrus biolgicos se reproduzem. Comentrios Os vrus so pequenos cdigos de programao maliciosos que se agregam a arquivos e so transmitidos com eles. Quando o arquivo aberto na memria RAM, o vrus tambm , e, a partir da se propaga infectando, isto , inserindo cpias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. Assim, do mesmo modo como um vrus biolgico precisa de material reprodutivo das clulas hospedeiras para se copiar, o vrus de computador necessita de um ambiente propcio para sua existncia... Esse ambiente o arquivo a quem ele (o vrus) se anexa. Gabarito: item correto. 26. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Cavalosde-troia, adwares e vermes so exemplos de pragas virtuais. Comentrios Todos os trs programas mencionados so exemplos de pragas virtuais, conforme visto a seguir: O cavalo de troia um programa no qual um cdigo malicioso ou prejudicial est contido dentro de uma programao ou dados aparentemente inofensivos de modo a poder obter o controle e causar danos.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

14

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Adware (Advertising software) um software projetado para exibir anncios de propaganda em seu computador. Esses softwares podem ser maliciosos! Worms: so programas parecidos com vrus, mas que na verdade so capazes de se propagarem automaticamente atravs de redes, enviando cpias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, no infectam outros arquivos, eles mesmos so os arquivos!!).

Gabarito: item correto. 27. (CESPE/SEDU-ES/AGENTE DE SUPORTE EDUCACIONAL/2010) Backup o termo utilizado para definir uma cpia duplicada de um arquivo, um disco, ou um dado, feita com o objetivo de evitar a perda definitiva de arquivos importantes. Comentrios O termo backup (cpia de segurana) est relacionado s cpias feitas de um arquivo ou de um documento, de um disco, ou um dado, que devero ser guardadas sob condies especiais para a preservao de sua integridade no que diz respeito tanto forma quanto ao contedo, de maneira a permitir o resgate de programas ou informaes importantes em caso de falha ou perda dos originais. Gabarito: item correto. 28. (CESPE/EMBASA/Analista de Saneamento - Analista de TI rea: Desenvolvimento/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. Comentrios por meio da autenticao que se confirma a identidade do usurio ou processo (programa) que presta ou acessa as informaes. No entanto, afirmar que TODO processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado falsa, j que essa autorizao depender do nvel de acesso que ele possui. Em linhas gerais, autenticao o processo de provar que voc quem diz ser. Autorizao o processo de determinar o que permitido que voc faa depois que voc foi autenticado!! Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

15

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

29. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao/2010) Uma das vantagens da criptografia simtrica em relao assimtrica a maior velocidade de cifragem ou decifragem das mensagens. Embora os algoritmos de chave assimtrica sejam mais rpidos que os de chave simtrica, uma das desvantagens desse tipo de criptografia a exigncia de uma chave secreta compartilhada. Comentrios Inverteu os conceitos. Os algoritmos mais rpidos e que compartilham chaves so os algoritmos de chave simtrica. Gabarito: item errado. 30. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio/Tecnologia da Informao/2010) Na criptografia assimtrica, cada parte da comunicao possui um par de chaves. Uma chave utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem privada e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem pblica. Comentrios O erro est na localizao das palavras pblica e privada. Devem ser trocadas de lugar. A chave utilizada para encriptar a mensagem pblica e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem privada. Gabarito: item errado. 31. (CESPE/CAIXA-NM1/ Tcnico Bancrio/Carreira administrativa/2010) Autoridade certificadora a denominao de usurio que tem poderes de acesso s informaes contidas em uma mensagem assinada, privada e certificada. Comentrios Autoridade certificadora (AC) o termo utilizado para designar a entidade que emite, renova ou revoga certificados digitais de outras ACs ou de titulares finais. Alm disso, emite e publica a LCR (Lista de Certificados Revogados). Gabarito: item errado. 32. (CESPE/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA/2010) A autoridade reguladora tem a funo de emitir certificados digitais, funcionando como um cartrio da Internet.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

16

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios A Autoridade Certificadora certificados digitais. Gabarito: item errado. 33. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) O ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informao) tambm conhecido como Autoridade Certificadora Raiz Brasileira. Comentrios A Autoridade Certificadora RAIZ (AC Raiz) primeira autoridade da cadeia de certificao e compete a ela emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das AC de nvel imediatamente subsequente, gerenciar a lista de certificados emitidos, revogados e vencidos, e executar atividades de fiscalizao e auditoria das ACs e das ARs e dos prestadores de servio habilitados na ICP. A funo da AC-Raiz foi delegada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informao ITI, autarquia federal atualmente ligada Casa Civil da Presidncia da Repblica. Logo, o ITI tambm conhecido como Autoridade Certificadora Raiz Brasileira. A AC-Raiz s pode emitir certificados s ACs imediatamente subordinadas, sendo vedada de emitir certificados a usurios finais. Gabarito: item correto. 34. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) PKI ou ICP o nome dado ao certificado que foi emitido por uma autoridade certificadora. Comentrios PKI (Public Key Infrastrusture) a infraestrutura de chaves pblicas. A ICP-Brasil um exemplo de PKI. Gabarito: item errado. 35. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) Um certificado digital pessoal, intransfervel e no possui data de validade. Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

(AC)

entidade

responsvel

por

emitir

17

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Um certificado digital um documento eletrnico que identifica pessoas, fsicas ou jurdicas, URLs, contas de usurio, servidores (computadores) dentre outras entidades. Este documento na verdade uma estrutura de dados que contm a chave pblica do seu titular e outras informaes de interesse. Contm informaes relevantes para a identificao real da entidade a que visam certificar (CPF, CNPJ, endereo, nome, etc) e informaes relevantes para a aplicao a que se destinam. O certificado digital precisa ser emitido por uma autoridade reconhecida pelas partes interessadas na transao. Chamamos essa autoridade de Autoridade Certificadora, ou AC. Dentre as informaes que compem um certificado temos: Verso: indica qual formato de certificado est sendo seguido Nmero de srie: identifica unicamente um certificado dentro do escopo do seu emissor. Algoritmo: identificador dos algoritmos de hash+assinatura utilizados pelo emissor para assinar o certificado. Emissor: entidade que emitiu o certificado. Validade: data de emisso e expirao. Titular: nome da pessoa, URL ou demais informaes que esto sendo certificadas. Chave pblica: informaes da chave pblica do titular. Extenses: campo opcional para estender o certificado. Assinatura: valor da assinatura digital feita pelo emissor.

Gabarito: item errado. 36. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Vrus, worms e cavalos-de-troia so exemplos de software mal-intencionados que tm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador. O firewall um tipo de malware que ajuda a proteger o computador contra cavalos-de-troia. Comentrios Os vrus, worms e cavalos-de-troia so exemplos de software mal-intencionados que tm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador, e, consequentemente, o usurio!! O cavalo de troia por exemplo "parece" ser inofensivo, quando na verdade no !! um presente de grego (rs)!! Fica instalado no seu computador abrindo portas para que a mquina seja acessada remotamente, pode funcionar como um keylogger ao capturar as informaes digitadas no computador, etc, portanto, a primeira parte da assertiva est correta. A assertiva tornou-se falsa ao afirmar que o firewall um tipo de malware, um absurdo! O malware (malicious software) um software destinado a se Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 18

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

infiltrar em um sistema de computador de forma ilcita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informaes (confidenciais ou no), e no esse o objetivo do firewall. Gabarito: item errado. 37. (CESPE/2010/UERN/Agente Tcnico Administrativo) Uma das formas de se garantir a segurana das informaes de um website no coloc-lo em rede, o que elimina a possibilidade de acesso por pessoas intrusas. Comentrios Colocar um site fora da rede significa que ningum ter acesso via rede ao site, nem mesmo as pessoas autorizadas. Alm disso, no se esquea dos acessos feitos localmente, direto na mquina onde o site est hospedado! Gabarito: item errado. 38. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) A segurana fsica objetiva impedir acesso no autorizado, danos ou interferncia s instalaes fsicas e s informaes da organizao. A proteo fornecida deve ser compatvel com os riscos identificados, assegurando a preservao da confidencialidade da informao. Comentrios No esquecer que alm da proteo lgica, deve existir a proteo fsica. De nada adianta um sistema protegido dos acessos no autorizados via rede se permitido o acesso fsico mquina. Um atacante pode incendiar, quebrar, estragar, roubar e at invadir um sistema quando o mesmo no possui controles fsicos. Gabarito: item correto. 39. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) Servios de no repudiao so tcnicas utilizadas para detectar alteraes no autorizadas ou corrompimento dos contedos de uma mensagem transmitida eletronicamente. Essas tcnicas, que tm como base o uso de criptografia e assinatura digital, podem ajudar a estabelecer provas para substanciar se determinado evento ou ao ocorreu. Comentrios

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

19

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

No repdio ocorre quando no possvel ao emissor da mensagem negar a autoria da mesma. Gabarito: item errado. 40. (CESPE/2010/EMBASA/ANALISTA DE SANEAMENTO) Um firewall em uma rede considerado uma defesa de permetro e consegue coibir todo tipo de invaso em redes de computadores.

Comentrios O firewall, como o nome sugere (traduzindo = parede de fogo) uma barreira tecnolgica entre dois pontos de uma rede, em que normalmente o nico ponto de acesso entre a rede interna e a Internet. O firewall dever permitir somente a passagem de trfego autorizado. Alm disso, tem a funo de filtrar todo o trfego de rede que passa por ele, dizendo o que permitido e o que bloqueado ou rejeitado. Pode ser comparado com uma sequncia de perguntas e respostas. Por exemplo, o firewall faz uma pergunta ao pacote de rede, se a resposta for correta ele deixa passar o trfego ou encaminha a requisio a outro equipamento, se a resposta for errada ele no permite a passagem ou ento rejeita o pacote. O firewall no consegue coibir todos os tipos de invaso. Um firewall qualquer nunca vai proteger uma rede de seus usurios internos, independente da arquitetura, tipo, sistema operacional ou desenvolvedor, pois os usurios podem manipular os dados dentro das corporaes das formas mais variadas possveis, como exemplo, se utilizando de um pen drive, para roubar ou passar alguma informao para um terceiro ou at mesmo para uso prprio. Um firewall nunca ir proteger contra servios ou ameaas totalmente novas, ou seja, se hoje surgir um novo tipo de ataque spoofing, no necessariamente esse firewall vai proteger desse tipo de ataque, pois uma nova tcnica existente no mercado e at o final de sua implementao, no se tinha conhecimento sobre a mesma, o que acarreta na espera de uma nova verso que supra essa necessidade. Um firewall tambm no ir proteger contra vrus, pois os vrus so pacotes de dados como outros quaisquer. Para identificar um vrus necessria uma anlise mais criteriosa, que onde o antivrus atua. Gabarito: item errado. 41. (CESPE/2009/TRE/PR/Tcnico Judicirio Especialidade: Operao de computadores) Firewalls so equipamentos tpicos do permetro de segurana de uma rede, sendo responsveis pela deteco e conteno de ataques e intruses.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

20

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Os firewalls so equipamentos tpicos do permetro de segurana de uma rede, no entanto o IPS (Sistema de Preveno de Intruso) que faz a deteco de ataques e intruses, e no o firewall!! O firewall permite restringir o trfego de comunicao de dados entre a parte da rede que est dentro ou antes do firewall, protegendo-a assim das ameaas da rede de computadores que est fora ou depois do firewall. Esse mecanismo de proteo geralmente utilizado para proteger uma rede menor (como os computadores de uma empresa) de uma rede maior (como a Internet). Gabarito: item errado. 42. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio-Adaptada) Uma caracterstica das redes do tipo VPN (virtual private networks) que elas nunca devem usar criptografia, devido a requisitos de segurana e confidencialidade. Comentrios Uma VPN (Virtual Private Network Rede Privada Virtual) uma rede privada (no de acesso pblico!) que usa a estrutura de uma rede pblica (como por exemplo, a Internet) para transferir seus dados (os dados devem estar criptografados para passarem despercebidos e inacessveis pela Internet). As VPNs so muito utilizadas para interligar filiais de uma mesma empresa, ou fornecedores com seus clientes (em negcios eletrnicos) atravs da estrutura fsica de uma rede pblica. O trfego de dados levado pela rede pblica utilizando protocolos no necessariamente seguros. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade (sigilo), autenticao e integridade necessrias para garantir a privacidade das comunicaes requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicaes seguras atravs de redes inseguras. Gabarito: item errado. 43. (CESPE/2010/MINISTRIO DA SADE /ANALISTA TCNICOADMINISTRATIVO) Firewall o mecanismo usado em redes de computadores para controlar e autorizar o trfego de informaes, por meio do uso de filtros que so configurados de acordo com as polticas de segurana estabelecidas. Comentrios A banca especificou corretamente o conceito para o termo firewall. Em outras Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 21

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

palavras, basicamente, o firewall um sistema para controlar o acesso s redes de computadores, e foi desenvolvido para evitar acessos no autorizados em uma rede local ou rede privada de uma corporao. Um firewall deve ser instalado no ponto de conexo entre as redes, onde, atravs de regras de segurana, controla o trfego que flui para dentro e para fora da rede protegida. Deve-se observar que isso o torna um potencial gargalo para o trfego de dados e, caso no seja dimensionado corretamente, poder causar atrasos e diminuir a performance da rede. Gabarito: item correto. 44. (CESPE/2010/TRE.BA/ANALISTA/Q.27) Firewall um recurso utilizado para a segurana tanto de estaes de trabalho como de servidores ou de toda uma rede de comunicao de dados. Esse recurso possibilita o bloqueio de acessos indevidos a partir de regras preestabelecidas. Comentrios Outra questo bem parecida com a anterior, que destaca claramente o conceito de firewall! Vrios objetivos para a segurana de uma rede de computadores podem ser atingidos com a utilizao de firewalls. Dentre eles destacam-se: segurana: evitar que usurios externos, vindos da Internet, tenham acesso a recursos disponveis apenas aos funcionrios da empresa autorizados. Com o uso de firewalls de aplicao, pode-se definir que tipo de informao os usurios da Internet podero acessar (somente servidor de pginas e correio eletrnico, quando hospedados internamente na empresa); confidencialidade: pode ocorrer que empresas tenham informaes sigilosas veiculadas publicamente ou vendidas a concorrentes, como planos de ao, metas organizacionais, entre outros. A utilizao de sistemas de firewall de aplicao permite que esses riscos sejam minimizados; produtividade: comum os usurios de redes de uma corporao acessarem sites na Internet que sejam improdutivos como sites de pornografia, piadas, chat etc. O uso combinado de um firewall de aplicao e um firewall de rede pode evitar essa perda de produtividade; performance: o acesso Internet pode tornar-se lento em funo do uso inadequado dos recursos. Pode-se obter melhoria de velocidade de acesso a Internet mediante controle de quais sites podem ser visitados, quem pode visit-los e em que horrios sero permitidos. A opo de gerao de relatrios de acesso pode servir como recurso para anlise dos acessos.

Gabarito: item correto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

22

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

45. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Firewall um sistema constitudo de software e hardware que verifica informaes oriundas da Internet ou de uma rede de computadores e que permite ou bloqueia a entrada dessas informaes, estabelecendo, dessa forma, um meio de proteger o computador de acesso indevido ou indesejado. Comentrios O firewall pode ser formado por um conjunto complexo de equipamentos e softwares, ou somente baseado em software, o que j tornaria incorreta a questo, no entanto, a banca optou pela anulao da questo. A funo do firewall controlar o trfego entre duas ou mais redes, com o objetivo de fornecer segurana, prevenir ou reduzir ataques ou invases s bases de dados corporativas, a uma (ou algumas) das redes, que normalmente tm informaes e recursos que no devem estar disponveis aos usurios da(s) outra(s) rede(s). Complementando, no so todas as informaes oriundas da Internet ou de uma rede de computadores que sero bloqueadas, ele realiza a filtragem dos pacotes e, ento, bloqueia SOMENTE as transmisses NO PERMITIDAS! Gabarito: item anulado. 46. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Uma das formas de bloquear o acesso a locais no autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores por meio da instalao de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estaes de trabalho. Comentrios O firewall uma das ferramentas da segurana da informao, que interage com os usurios de forma transparente, permitindo ou no o trfego da rede interna para a Internet, como da Internet para o acesso a qualquer servio que se encontre na rede interna da corporao e/ou instituio. Desta forma todo o trfego, tanto de entrada como de sada em uma rede, deve passar por este controlador que aplica de forma implcita algumas das polticas de segurana adotadas pela corporao. Gabarito: item correto. 47. (CESPE/2004/POLCIA FEDERAL/REGIONAL/PERITO/REA 3/Q. 105) Um dos mais conhecidos ataques a um computador conectado a uma rede o de negao de servio (DoS denial of service), que ocorre quando um determinado recurso torna-se indisponvel devido ao de um agente que tem por finalidade, em muitos casos, diminuir a capacidade de processamento ou de armazenagem de dados.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

23

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios No ataque de Negao de Servio (Denial of Service - DoS) o atacante utiliza um computador, a partir do qual ele envia vrios pacotes ou requisies de servio de uma vez, para tirar de operao um servio ou computador(es) conectado(s) Internet, causando prejuzos. Para isso, so usadas tcnicas que podem: gerar uma sobrecarga no processamento de um computador, de modo que o verdadeiro usurio do equipamento no consiga utiliz-lo; gerar um grande trfego de dados para uma rede, ocasionando a indisponibilidade dela; indisponibilizar servios importantes de um provedor, impossibilitando o acesso de seus usurios etc.

Gabarito: item correto. 48. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) O uso de firewall e de software antivrus a nica forma eficiente atualmente de se implementar os denominados filtros anti-spam. Comentrios Para se proteger dos spams temos que instalar um anti-spam, uma nova medida de segurana que pode ser implementada independentemente do antivrus e do firewall. O uso de um firewall (filtro que controla as comunicaes que passam de uma rede para outra e, em funo do resultado permite ou bloqueia seu passo), software antivrus e filtros anti-spam so mecanismos de segurana importantes. Gabarito: item errado.
Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

24

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

49. (CESPE/2008/PRF-POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL-ADAPTADA) Phishing e pharming so pragas virtuais variantes dos denominados cavalos-de-tria, se diferenciando destes por precisarem de arquivos especficos para se replicar e contaminar um computador e se diferenciando, entre eles, pelo fato de que um atua em mensagens de email trocadas por servios de webmail e o outro, no. Comentrios O Phishing (ou Phishing scam) e o Pharming (ou DNS Poisoining) no so pragas virtuais. Phishing e Pharming so dois tipos de golpes na Internet, e, portanto, no so variaes de um cavalo de troia (trojan horse) que se trata de um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador na forma de carto virtual, lbum de fotos, protetor de tela, jogo etc, e que, quando executado (com a sua autorizao!), parece lhe divertir, mas, por trs abre portas de comunicao do seu computador para que ele possa ser invadido. Normalmente consiste em um nico arquivo que necessita ser explicitamente executado. Para evitar a invaso, fechando as portas que o cavalo de troia abre, necessrio ter, em seu sistema, um programa chamado firewall. Gabarito: item errado. 50. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Se o sistema de nomes de domnio (DNS) de uma rede de computadores for corrompido por meio de tcnica denominada DNS cache poisoning, fazendo que esse sistema interprete incorretamente a URL (uniform resource locator) de determinado stio, esse sistema pode estar sendo vtima de pharming. Comentrios O DNS (Domain Name System Sistema de Nome de Domnio) utilizado para traduzir endereos de domnios da Internet, como www.pontodosconcursos.com.br, em endereos IP, como 200.234.196.65. Imagine se tivssemos que decorar todos os IPs dos endereos da Internet que normalmente visitamos!! O Pharming envolve algum tipo de redirecionamento da vtima para sites fraudulentos, atravs de alteraes nos servios de resoluo de nomes (DNS). Complementando, a tcnica de infectar o DNS para que ele lhe direcione para um site fantasma que idntico ao original. Gabarito: item correto. 51. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Quando enviado na forma de correio eletrnico para uma quantidade considervel de destinatrios, um hoax pode ser considerado um tipo de spam, em que o
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

25

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

spammer cria e distribui histrias falsas, algumas delas denominadas lendas urbanas. Comentrios Os hoaxes (boatos) so e-mails que possuem contedos alarmantes ou falsos e que, geralmente, tm como remetente ou apontam como autora da mensagem alguma instituio, empresa importante ou rgo governamental. Atravs de uma leitura minuciosa deste tipo de e-mail, normalmente, possvel identificar em seu contedo mensagens absurdas e muitas vezes sem sentido. Normalmente, os boatos se propagam pela boa vontade e solidariedade de quem os recebe. Isto ocorre, muitas vezes, porque aqueles que o recebem: confiam no remetente da mensagem; no verificam a procedncia da mensagem; no checam a veracidade do contedo da mensagem. Spam o envio em massa de mensagens de correio eletrnico (e-mails) NO autorizadas pelo destinatrio. Portanto, o hoax pode ser considerado um spam, quando for enviado em massa para os destinatrios, de forma no-autorizada. Gabarito: item correto. 52. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os arquivos denominados cookies, tambm conhecidos como cavalos de troia, so vrus de computador, com inteno maliciosa, que se instalam no computador sem a autorizao do usurio, e enviam, de forma automtica e imperceptvel, informaes do computador invadido. Comentrios Cookies no so vrus, e sim arquivos lcitos que permitem a identificao do computador cliente no acesso a uma pgina. Podem ser utilizados para guardar preferncias do usurio, bem como informaes tcnicas como o nome e a verso do browser do usurio. Gabarito: item errado. 53. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os programas denominados worm so, atualmente, os programas de proteo contra vrus de computador mais eficazes, protegendo o computador contra vrus, cavalos de troia e uma ampla gama de softwares classificados como malware. Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

26

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

O antivrus seria a resposta correta nesse item. O worm um tipo especfico de malware. Gabarito: item errado.

54.

(CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal)

Um usurio da Internet, desejando realizar uma pesquisa acerca das condies das rodovias no estado do Rio Grande do Sul, acessou o stio do Departamento de Polcia Rodoviria Federal http://www.dprf.gov.br , por meio do Internet Explorer 6, executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP e que dispe do conjunto de aplicativos Office XP. Aps algumas operaes nesse stio, o usurio obteve a pgina Web mostrada na figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, relativos Internet, ao Windows XP, ao Office XP e a conceitos de segurana e proteo na Internet. I. Sabendo que o mapa mostrado na pgina Web consiste em uma figura no formato jpg inserida na pgina por meio de recursos da linguagem HTML, ao se clicar com o boto direito do mouse sobre esse objeto da pgina, ser exibido um menu que disponibiliza ao usurio um menu secundrio contendo uma lista de opes que permite exportar de forma automtica tal objeto, como figura, para determinados aplicativos do Office XP que estejam em execuo concomitantemente ao Internet Explorer 6. A lista de aplicativos do Office XP disponibilizada no menu secundrio contm o Word 2002, o Excel 2002, o Paint e o PowerPoint 2002. Comentrios Ao clicar com o boto direito do mouse aberto um menu de contexto, mas no exibida a opo de exportar a figura para qualquer aplicativo do Office.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

27

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Tambm aparece outro erro na questo ao afirmar que o Paint faz parte do pacote Office, o que no est correto. Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

28

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

55. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) II. Para evitar que as informaes obtidas em sua pesquisa, ao trafegarem na rede mundial de computadores, do servidor ao cliente, possam ser visualizadas por quem estiver monitorando as operaes realizadas na Internet, o usurio tem disposio diversas ferramentas cuja eficincia varia de implementao para implementao. Atualmente, as ferramentas que apresentam melhor desempenho para a funcionalidade mencionada so as denominadas sniffers e backdoors e os sistemas ditos firewall, sendo que, para garantir tal eficincia, todas essas ferramentas fazem uso de tcnicas de criptografia tanto no servidor quanto no cliente da aplicao Internet. Comentrios Os sniffers (capturadores de quadros) so dispositivos ou programas de computador que capturam quadros nas comunicaes realizadas em uma rede de computadores, armazenando tais quadros para que possam ser analisados posteriormente por quem instalou o sniffer. Pode ser usado por um invasor para capturar informaes sensveis (como senhas de usurios), em casos onde estejam sendo utilizadas conexes inseguras, ou seja, sem criptografia. O backdoor (porta dos fundos) um programa que, colocado no micro da vtima, cria uma ou mais falhas de segurana, para permitir que o invasor que o colocou possa facilmente voltar quele computador em um momento seguinte. Portanto, ao contrrio do que o item II afirma, os sniffers e backdoors no sero utilizados para evitar que informaes sejam visualizadas na mquina. Gabarito: item errado. 56. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) III. Por meio da guia Privacidade, acessvel quando Opes da Internet clicada no menu , o usurio tem acesso a recursos de configurao do Internet Explorer 6 que permitem definir procedimento especfico que o aplicativo dever realizar quando uma pgina Web tentar copiar no computador do usurio arquivos denominados cookies. Um cookie pode ser definido como um arquivo criado por solicitao de uma pgina Web para armazenar informaes no computador cliente, tais como determinadas preferncias do usurio quando ele visita a mencionada pgina Web. Entre as opes de configurao possveis, est aquela que impede que os cookies sejam armazenados pela pgina Web. Essa opo, apesar de permitir aumentar, de certa forma, a privacidade do usurio, poder impedir a correta visualizao de determinadas pginas Web que necessitam da utilizao de cookies.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

29

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Ao acessar o menu Ferramentas -> Opes da Internet, e, em seguida, clicar na aba (guia) Privacidade, pode-se definir o nvel de privacidade do Internet Explorer, possibilitando ou no a abertura de determinadas pginas da Web. O texto correspondente aos cookies est correto. Gabarito: item correto. 57. (CESPE/2009-03/TRE-MG) A instalao qualidade da segurana no computador. Comentrios O antivrus uma das medidas que podem ser teis para melhorar a segurana do seu equipamento, desde que esteja atualizado. Gabarito: item errado. 58. (CESPE/2009-03/TRE-MG) Toda intranet consiste em um ambiente totalmente seguro porque esse tipo de rede restrito ao ambiente interno da empresa que implantou a rede. Comentrios No podemos afirmar que a intranet de uma empresa totalmente segura, depende de como foi implementada. Gabarito: item errado. 59. (CESPE/2009-03/TRE-MG) O upload dos arquivos de atualizao suficiente para a atualizao do antivrus pela Internet. Comentrios O upload implica na transferncia de arquivo do seu computador para um computador remoto na rede, o que no o caso da questo. Gabarito: item errado. 60. (CESPE/2009-03/TRE-MG) detectados elimina-os. O upload das assinaturas dos vrus de antivrus garante a

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

30

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Existem dois modos de transferncia de arquivo: upload e download. O upload o termo utilizado para designar a transferncia de um dado de um computador local para um equipamento remoto. O download o contrrio, termo utilizado para designar a transferncia de um dado de um equipamento remoto para o seu computador. Exemplo: -se queremos enviar uma informao para o servidor de FTP -> estamos realizando um upload; -se queremos baixar um arquivo mp3 de um servidor -> estamos fazendo download. No ser feito upload de assinaturas de vrus para a mquina do usurio. Um programa antivrus capaz de detectar a presena de malware (vrus, vermes, cavalos de troia etc.) em e-mails ou arquivos do computador. Esse utilitrio conta, muitas vezes, com a vacina capaz de matar o malware e deixar o arquivo infectado sem a ameaa. Gabarito: item errado. 61. (CESPE/2009/TRE-MG) Os antivrus atuais permitem a atualizao de assinaturas de vrus de forma automtica, sempre que o computador for conectado Internet. Comentrios Alguns fornecedores de programas antivrus distribuem atualizaes regulares do seu produto. Muitos programas antivrus tm um recurso de atualizao automtica. Quando o programa antivrus atualizado, informaes sobre novos vrus so adicionadas a uma lista de vrus a serem verificados. Quando no possui a vacina, ele, pelo menos, tem como detectar o vrus, informando ao usurio acerca do perigo que est iminente. Gabarito: item correto. 62. (CESPE/2009/ANATEL/TCNICO ADMINISTRATIVO) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item seguinte. A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

31

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. Comentrios O trecho que define a disponibilidade como "a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio" est correto, no entanto, a afirmativa de que a integridade "a garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los" falsa (nesse caso o termo correto seria confidencialidade!). A disponibilidade garante que a informao e todos os canais de acesso ela estejam sempre disponveis quando um usurio autorizado quiser acess-la. Como dica para memorizao, temos que a confidencialidade o segredo e a disponibilidade poder acessar o segredo quando se desejar!! J a integridade garante que a informao deve ser mantida na condio em que foi liberada pelo seu proprietrio, garantindo a sua proteo contra mudanas intencionais, indevidas ou acidentais a informao. Em outras palavras, a informao deve manter todas as caractersticas originais durante sua existncia. Estas caractersticas originais so as estabelecidas pelo proprietrio da informao quando da criao ou manuteno da informao (se a informao for alterada por quem possui tal direito, isso no invalida a integridade, ok!!). Gabarito: item errado. 63. (CESPE/2009/IBAMA/ANALISTA AMBIENTAL) Para criar uma cpia de segurana da planilha, tambm conhecida como backup, suficiente clicar a ferramenta Comentrios Backup refere-se cpia de dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente os recuperar (os dados), caso haja algum problema. Essa cpia pode ser realizada em vrios tipos de mdias, como CDs, DVSs, fitas DAT etc de forma a proteg-los de qualquer eventualidade. O boto utilizado para salvar um documento!! Gabarito: item errado. 64. (CESPE/2009/MMA) Antivrus, worms, spywares e crackers so programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que no esto protegidos por firewalls. .

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

32

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Os antivrus so programas de proteo contra vrus de computador bastante eficazes, protegendo o computador contra vrus, cavalos de troia e uma ampla gama de softwares classificados como malware. Como exemplos cita-se McAfee Security Center Antivrus, Panda Antivrus, Norton Antivrus, Avira Antivir Personal, AVG etc. J os worms e spywares so programas classificados como malware, tendo-se em vista que executam aes mal-intencionadas em um computador!! Worms: so programas parecidos com vrus, mas que na verdade so capazes de se propagarem automaticamente atravs de redes, enviando cpias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, no infectam outros arquivos, eles mesmos so os arquivos!!). Alm disso, geralmente utilizam as redes de comunicao para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc). Diferentemente do vrus, o worm no embute cpias de si mesmo em outros programas ou arquivos e no necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagao se d atravs da explorao de vulnerabilidades existentes ou falhas na configurao de softwares instalados em computadores. Spyware: programa que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informaes coletadas para terceiros.

Os Crackers so indivduos dotados de sabedoria e habilidade para desenvolver ou alterar sistemas, realizar ataques a sistemas de computador, programar vrus, roubar dados bancrios, informaes, entre outras aes maliciosas. Gabarito: item errado. 65. (CESPE/2009/MMA) A responsabilidade pela segurana de um ambiente eletrnico dos usurios. Para impedir a invaso das mquinas por vrus e demais ameaas segurana, basta que os usurios no divulguem as suas senhas para terceiros. Comentrios Tanto a empresa que cria e hospeda o ambiente eletrnico, quanto os usurios desse ambiente, devem entender a importncia da segurana, atuando como guardies da rede!! Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

33

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

66. (CESPE/2002/POLCIA FEDERAL/PERITO: REA 3 . COMPUTAO/Q. 48) Sistemas criptogrficos so ditos simtricos ou de chave secreta quando a chave utilizada para cifrar a mesma utilizada para decifrar. Sistemas assimtricos ou de chave pblica utilizam chaves distintas para cifrar e decifrar. Algoritmos simtricos so geralmente mais eficientes computacionalmente que os assimtricos e por isso so preferidos para cifrar grandes massas de dados ou para operaes online. Comentrios A criptografia de chave simtrica (tambm chamada de criptografia de chave nica, ou criptografia privada, ou criptografia convencional) utiliza APENAS UMA chave para encriptar e decriptar as mensagens. Assim, como s utiliza UMA chave, obviamente ela deve ser compartilhada entre o remetente e o destinatrio da mensagem. Para ilustrar os sistemas simtricos, podemos usar a imagem de um cofre, que s pode ser fechado e aberto com uso de uma chave. Esta pode ser, por exemplo, uma combinao de nmeros. A mesma combinao abre e fecha o cofre. Para criptografar uma mensagem, usamos a chave (fechamos o cofre) e para decifr-la utilizamos a mesma chave (abrimos o cofre).

Os sistemas simtricos tm o problema em relao distribuio de chaves, que devem ser combinadas entre as partes antes que a comunicao segura se inicie. Esta distribuio se torna um problema em situaes em que as partes no podem se encontrar facilmente. Mas h outros problemas: a chave pode ser interceptada e/ou alterada em trnsito por um inimigo. Na criptografia simtrica (ou de chave nica) tanto o emissor quanto o receptor da mensagem devem conhecer a chave utilizada!! Nos algoritmos de criptografia assimtrica (criptografia de chave pblica) utilizam DUAS chaves DIFERENTES, uma PBLICA (que pode ser distribuda) e uma PRIVADA (pessoal e intransfervel). Assim, nesse mtodo cada pessoa ou entidade mantm duas chaves: uma pblica, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

34

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

seu dono. As mensagens codificadas com a chave pblica s podem ser decodificadas com a chave privada correspondente. Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas simtricos apresentam melhor desempenho que os sistemas assimtricos, e isso j foi cobrado em provas vrias vezes! Gabarito: item correto. Consideraes Finais Por hoje ficamos por aqui. Espero que esse material, feito com todo o carinho, ajude-o a entender melhor o funcionamento das ameaas virtuais e principais medidas de segurana que devem ser adotadas para se proteger dessas ameaas, e o ajude a acertar as questes de segurana da sua prova! Fiquem com Deus, e at a nossa prxima aula aqui no Ponto!! Um grande abrao, Profa Patrcia Lima Quinto Bibliografia QUINTO, PATRCIA LIMA. Notas de aula, 2011. QUINTO, PATRCIA LIMA. Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto, 2. Edio. Ed. Gen/Mtodo, 2012.Novo! CERTBR. Disponvel em: <http://cartilha.cert.br/ >.2006. Acesso em: jan. 2012. CHESWICK, W. R., BELLOVIN, S. M. e RUBIN, A. D. Firewalls e Segurana na Internet: repelindo o hacker ardiloso. Ed. Bookman, 2 Ed., 2005. GUIMARES, A. G., LINS, R. D. e OLIVEIRA, R. Segurana com Redes Privadas Virtuais (VPNs). Ed. Brasport, Rio de Janeiro, 2006. IMONIANA, J. o. Auditoria de Sistemas de Informaes. Infowester. Disponvel em: http://www.infowester.com.br. INFOGUERRA. Vrus de celular chega por mensagem multimdia. 2005. Disponvel em: http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI484399EI559,00.html. Acesso em: dez. 2011.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

35

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Lista de Questes Apresentadas na Aula 1. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011)Tecnologias como a biometria por meio do reconhecimento de digitais de dedos das mos ou o reconhecimento da ris ocular so exemplos de aplicaes que permitem exclusivamente garantir a integridade de informaes. 2. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) Um filtro de phishing uma ferramenta que permite criptografar uma mensagem de email cujo teor, supostamente, s poder ser lido pelo destinatrio dessa mensagem. 3. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) O conceito de confidencialidade refere-se a disponibilizar informaes em ambientes digitais apenas a pessoas para as quais elas foram destinadas, garantindose, assim, o sigilo da comunicao ou a exclusividade de sua divulgao apenas aos usurios autorizados. 4. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) necessrio sempre que o software de antivrus instalado no computador esteja atualizado e ativo, de forma a se evitar que, ao se instalar um cookie no computador do usurio, essa mquina fique, automaticamente, acessvel a um usurio intruso (hacker), que poder invadi-la. 5. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Os pop-ups so vrus que podem ser eliminados pelo chamado bloqueador de pop-ups, se este estiver instalado na mquina. O bloqueador busca impedir, por exemplo, que esse tipo de vrus entre na mquina do usurio no momento em que ele consultar um stio da Internet. 6. (CESPE/Tcnico Administrativo - MPU/2010) De acordo com princpio da disponibilidade, a informao s pode estar disponvel para usurios aos quais ela destinada, ou seja, no pode haver acesso alterao dos dados por parte de outros usurios que no sejam destinatrios da informao. o os ou os

7. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao, que so conceitos importantes de segurana da informao em ambiente digital, devem estar presentes na gesto e no uso de sistemas de informao, em benefcio dos cidados e dos fornecedores de solues.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

36

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

8. (CESPE/Nvel Superior - STM/2011) Um firewall pessoal instalado no computador do usurio impede que sua mquina seja infectada por qualquer tipo de vrus de computador. 9. (CESPE/Analista Judicirio - Tecnologia da Informao-TREMT/2010) A confidencialidade tem a ver com salvaguardar a exatido e a inteireza das informaes e mtodos de processamento. Para tanto, necessrio que os processos de gesto de riscos identifiquem, controlem, minimizem ou eliminem os riscos de segurana que podem afetar sistemas de informaes, a um custo aceitvel. 10. (CESPE/ANALISTA- TRE.BA/2010) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao so princpios bsicos que orientam a definio de polticas de uso dos ambientes computacionais. Esses princpios so aplicados exclusivamente s tecnologias de informao, pois no podem ser seguidos por seres humanos. 11. (CESPE/Analista de Saneamento/Analista de Tecnologia da Informao Desenvolvimento - EMBASA/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. 12. (CESPE/Tcnico Administrativo ANATEL/2009) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item a seguir. -> A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. (CESPE/Escrivo de Polcia Federal/2010)

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

37

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Considerando a figura acima, que apresenta uma janela com algumas informaes da central de segurana do Windows de um sistema computacional (host) de uso pessoal ou corporativo, julgue os trs prximos itens, a respeito de segurana da informao. 13. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A atualizao automtica disponibilizada na janela exibida acima uma funo que est mais relacionada distribuio de novas funes de segurana para o sistema operacional do que distribuio de novos patches (remendos) que corrijam as vulnerabilidades de cdigo presentes no sistema operacional. 14. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) Na figura acima, o firewall assinalado como ativado, em sua configurao padro, possui um conjunto maior de regras para bloqueio de conexes originadas de fora do computador do que para as conexes originadas de dentro do computador. 15. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A configurao da proteo contra malwares exposta na figura indica que existe no host uma base de assinaturas de vrus instalada na mquina. 16. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) A assinatura digital facilita a identificao de uma comunicao, pois baseia-se em criptografia simtrica de uma nica chave.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

38

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

17. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) O destinatrio de uma mensagem assinada utiliza a chave pblica do remetente para garantir que essa mensagem tenha sido enviada pelo prprio remetente. 18. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio/Administrativo) Uma autoridade de registro emite o par de chaves do usurio que podem ser utilizadas tanto para criptografia como para assinatura de mensagens eletrnicas. 19. (CESPE/Tcnico Judicirio/Programao de Sistemas - TREMT/2010) Disponibilidade a garantia de que o acesso informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas. 20. (CESPE/TRE-MT/Tcnico Judicirio Programao de Sistemas/2010) Confidencialidade a garantia de que os usurios autorizados obtenham acesso informao e aos ativos correspondentes sempre que necessrio. 21. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) A disponibilidade da informao a garantia de que a informao no ser alterada durante o trnsito entre o emissor e o receptor, alm da garantia de que ela estar disponvel para uso nesse trnsito. 22. (CESPE/AGU/Contador/2010) Um protegido contra contaminao por vrus. arquivo criptografado fica

23. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) Cavalo de troia um programa que se instala a partir de um arquivo aparentemente inofensivo, sem conhecimento do usurio que o recebeu, e que pode oferecer acesso de outros usurios mquina infectada. 24. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) O uso de um programa anti-spam garante que software invasor ou usurio mal-intencionado no acesse uma mquina conectada a uma rede. 25. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Vrus um programa que pode se reproduzir anexando seu cdigo a um outro programa, da mesma forma que os vrus biolgicos se reproduzem.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

39

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

26. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Cavalosde-troia, adwares e vermes so exemplos de pragas virtuais. 27. (CESPE/SEDU-ES/AGENTE DE SUPORTE EDUCACIONAL/2010) Backup o termo utilizado para definir uma cpia duplicada de um arquivo, um disco, ou um dado, feita com o objetivo de evitar a perda definitiva de arquivos importantes. 28. (CESPE/EMBASA/Analista de Saneamento - Analista de TI rea: Desenvolvimento/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. 29. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao/2010) Uma das vantagens da criptografia simtrica em relao assimtrica a maior velocidade de cifragem ou decifragem das mensagens. Embora os algoritmos de chave assimtrica sejam mais rpidos que os de chave simtrica, uma das desvantagens desse tipo de criptografia a exigncia de uma chave secreta compartilhada. 30. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio/Tecnologia da Informao/2010) Na criptografia assimtrica, cada parte da comunicao possui um par de chaves. Uma chave utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem privada e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem pblica. 31. (CESPE/CAIXA-NM1/ Tcnico Bancrio/Carreira administrativa/2010) Autoridade certificadora a denominao de usurio que tem poderes de acesso s informaes contidas em uma mensagem assinada, privada e certificada. 32. (CESPE/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA/2010) A autoridade reguladora tem a funo de emitir certificados digitais, funcionando como um cartrio da Internet. 33. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) O ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informao) tambm conhecido como Autoridade Certificadora Raiz Brasileira.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

40

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

34. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) PKI ou ICP o nome dado ao certificado que foi emitido por uma autoridade certificadora. 35. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) Um certificado digital pessoal, intransfervel e no possui data de validade. 36. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Vrus, worms e cavalos-de-troia so exemplos de software mal-intencionados que tm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador. O firewall um tipo de malware que ajuda a proteger o computador contra cavalos-de-troia. 37. (CESPE/2010/UERN/Agente Tcnico Administrativo) Uma das formas de se garantir a segurana das informaes de um website no coloc-lo em rede, o que elimina a possibilidade de acesso por pessoas intrusas. 38. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) A segurana fsica objetiva impedir acesso no autorizado, danos ou interferncia s instalaes fsicas e s informaes da organizao. A proteo fornecida deve ser compatvel com os riscos identificados, assegurando a preservao da confidencialidade da informao. 39. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) Servios de no repudiao so tcnicas utilizadas para detectar alteraes no autorizadas ou corrompimento dos contedos de uma mensagem transmitida eletronicamente. Essas tcnicas, que tm como base o uso de criptografia e assinatura digital, podem ajudar a estabelecer provas para substanciar se determinado evento ou ao ocorreu. 40. (CESPE/2010/EMBASA/ANALISTA DE SANEAMENTO) Um firewall em uma rede considerado uma defesa de permetro e consegue coibir todo tipo de invaso em redes de computadores. 41. (CESPE/2009/TRE/PR/Tcnico Judicirio Especialidade: Operao de computadores) Firewalls so equipamentos tpicos do permetro de segurana de uma rede, sendo responsveis pela deteco e conteno de ataques e intruses.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

41

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

42. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio-Adaptada) Uma caracterstica das redes do tipo VPN (virtual private networks) que elas nunca devem usar criptografia, devido a requisitos de segurana e confidencialidade. 43. (CESPE/2010/MINISTRIO DA SADE /ANALISTA TCNICOADMINISTRATIVO) Firewall o mecanismo usado em redes de computadores para controlar e autorizar o trfego de informaes, por meio do uso de filtros que so configurados de acordo com as polticas de segurana estabelecidas. 44. (CESPE/2010/TRE.BA/ANALISTA/Q.27) Firewall um recurso utilizado para a segurana tanto de estaes de trabalho como de servidores ou de toda uma rede de comunicao de dados. Esse recurso possibilita o bloqueio de acessos indevidos a partir de regras preestabelecidas. 45. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Firewall um sistema constitudo de software e hardware que verifica informaes oriundas da Internet ou de uma rede de computadores e que permite ou bloqueia a entrada dessas informaes, estabelecendo, dessa forma, um meio de proteger o computador de acesso indevido ou indesejado. 46. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Uma das formas de bloquear o acesso a locais no autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores por meio da instalao de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estaes de trabalho. 47. (CESPE/2004/POLCIA FEDERAL/REGIONAL/PERITO/REA 3/Q. 105) Um dos mais conhecidos ataques a um computador conectado a uma rede o de negao de servio (DoS denial of service), que ocorre quando um determinado recurso torna-se indisponvel devido ao de um agente que tem por finalidade, em muitos casos, diminuir a capacidade de processamento ou de armazenagem de dados. 48. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) O uso de firewall e de software antivrus a nica forma eficiente atualmente de se implementar os denominados filtros anti-spam. 49. (CESPE/2008/PRF-POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL-ADAPTADA) Phishing e pharming so pragas virtuais variantes dos denominados cavalos-de-tria, se diferenciando destes por precisarem de arquivos Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 42

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

especficos para se replicar e contaminar um computador e se diferenciando, entre eles, pelo fato de que um atua em mensagens de email trocadas por servios de webmail e o outro, no. 50. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Se o sistema de nomes de domnio (DNS) de uma rede de computadores for corrompido por meio de tcnica denominada DNS cache poisoning, fazendo que esse sistema interprete incorretamente a URL (uniform resource locator) de determinado stio, esse sistema pode estar sendo vtima de pharming. 51. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Quando enviado na forma de correio eletrnico para uma quantidade considervel de destinatrios, um hoax pode ser considerado um tipo de spam, em que o spammer cria e distribui histrias falsas, algumas delas denominadas lendas urbanas. 52. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os arquivos denominados cookies, tambm conhecidos como cavalos de troia, so vrus de computador, com inteno maliciosa, que se instalam no computador sem a autorizao do usurio, e enviam, de forma automtica e imperceptvel, informaes do computador invadido. 53. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os programas denominados worm so, atualmente, os programas de proteo contra vrus de computador mais eficazes, protegendo o computador contra vrus, cavalos de troia e uma ampla gama de softwares classificados como malware. 54. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal)

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

43

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Um usurio da Internet, desejando realizar uma pesquisa acerca das condies das rodovias no estado do Rio Grande do Sul, acessou o stio do Departamento de Polcia Rodoviria Federal http://www.dprf.gov.br , por meio do Internet Explorer 6, executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP e que dispe do conjunto de aplicativos Office XP. Aps algumas operaes nesse stio, o usurio obteve a pgina Web mostrada na figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, relativos Internet, ao Windows XP, ao Office XP e a conceitos de segurana e proteo na Internet. I. Sabendo que o mapa mostrado na pgina Web consiste em uma figura no formato jpg inserida na pgina por meio de recursos da linguagem HTML, ao se clicar com o boto direito do mouse sobre esse objeto da pgina, ser exibido um menu que disponibiliza ao usurio um menu secundrio contendo uma lista de opes que permite exportar de forma automtica tal objeto, como figura, para determinados aplicativos do Office XP que estejam em execuo concomitantemente ao Internet Explorer 6. A lista de aplicativos do Office XP disponibilizada no menu secundrio contm o Word 2002, o Excel 2002, o Paint e o PowerPoint 2002. 55. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) II. Para evitar que as informaes obtidas em sua pesquisa, ao trafegarem na rede mundial de computadores, do servidor ao cliente, possam ser visualizadas por quem estiver monitorando as operaes realizadas na Internet, o usurio tem disposio diversas ferramentas cuja eficincia varia de implementao para implementao. Atualmente, as ferramentas que apresentam melhor desempenho para a funcionalidade mencionada so as denominadas sniffers e backdoors e os sistemas ditos firewall, sendo que, para garantir tal eficincia, todas essas ferramentas fazem uso de tcnicas de criptografia tanto no servidor quanto no cliente da aplicao Internet. 56. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) III. Por meio da guia Privacidade, acessvel quando Opes da Internet clicada no menu , o usurio tem acesso a recursos de configurao do Internet Explorer 6 que permitem definir procedimento especfico que o aplicativo dever realizar quando uma pgina Web tentar copiar no computador do usurio arquivos denominados cookies. Um cookie pode ser definido como um arquivo criado por solicitao de uma pgina Web para armazenar informaes no computador cliente, tais como determinadas preferncias do usurio quando ele visita a mencionada pgina Web. Entre as opes de configurao possveis, est aquela que impede que os cookies sejam armazenados pela pgina Web. Essa opo, apesar de permitir aumentar, de certa forma, a privacidade do usurio, poder impedir a correta visualizao de determinadas pginas Web que necessitam da utilizao de cookies.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

44

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

57. (CESPE/2009-03/TRE-MG) A instalao qualidade da segurana no computador.

de

antivrus

garante

58. (CESPE/2009-03/TRE-MG) Toda intranet consiste em um ambiente totalmente seguro porque esse tipo de rede restrito ao ambiente interno da empresa que implantou a rede. 59. (CESPE/2009-03/TRE-MG) O upload dos arquivos de atualizao suficiente para a atualizao do antivrus pela Internet. 60. (CESPE/2009-03/TRE-MG) detectados elimina-os. O upload das assinaturas dos vrus

61. (CESPE/2009/TRE-MG) Os antivrus atuais permitem a atualizao de assinaturas de vrus de forma automtica, sempre que o computador for conectado Internet. 62. (CESPE/2009/ANATEL/TCNICO ADMINISTRATIVO) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item seguinte. A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. 63. (CESPE/2009/IBAMA/ANALISTA AMBIENTAL) Para criar uma cpia de segurana da planilha, tambm conhecida como backup, suficiente clicar a ferramenta .

64. (CESPE/2009/MMA) Antivrus, worms, spywares e crackers so programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que no esto protegidos por firewalls. 65. (CESPE/2009/MMA) A responsabilidade pela segurana de um ambiente eletrnico dos usurios. Para impedir a invaso das mquinas
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

45

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

por vrus e demais ameaas segurana, basta que os usurios no divulguem as suas senhas para terceiros. 66. (CESPE/2002/POLCIA FEDERAL/PERITO: REA 3 . COMPUTAO/Q. 48) Sistemas criptogrficos so ditos simtricos ou de chave secreta quando a chave utilizada para cifrar a mesma utilizada para decifrar. Sistemas assimtricos ou de chave pblica utilizam chaves distintas para cifrar e decifrar. Algoritmos simtricos so geralmente mais eficientes computacionalmente que os assimtricos e por isso so preferidos para cifrar grandes massas de dados ou para operaes online.

Gabarito 1. Item Errado. 2. Item Errado. 3. Item Correto. 4. Item Errado. 5. Item Errado. 6. Item Errado. 7. Item Correto. 8. Item Errado. 9. Item Errado. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. Item Correto. Item Errado. Item Correto. Item Correto. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Correto. 46

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66.

Item Anulado. Item Correto. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

47

Вам также может понравиться