Вы находитесь на странице: 1из 10

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

16 POSMEC
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Mecnica

SIMULAO NUMRICA DE TURBINAS HIDRULICAS TIPO BULBO


Jeremie Juillard
Institut ds sciences et Techniques Lingenieur de Lyon Frana jeremie.juillard@laposte.net

Cludia Cristina Barbosa dos Santos


cau.cris@terra.com.br Universidade de Braslia Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecnica Campus Universitrio Darcy Ribeiro 70910-900 Asa Norte Braslia DF

Jos Gustavo Coelho


josegustavo@unb.br

Antnio C. P. Brasil Jnior


brasiljr@unb.br

Resumo: Apresenta-se nesse trabalho um estudo numrico de turbinas hidrulicas tipo bulbo. A mquina escolhida para essa anlise foi a futura instalao da usina hidreltrica de Belo Monte. A estratgia adotada foi a de simular a mquina toda, desde parte do canal de tomada dgua, passando pelo rotor, difusor e tubo de suco. Essa metodologia foi adotada com o intuito de reproduzir realisticamente as condies de contorno utilizadas, evitando assim a utilizao de distintas simulaes por partes. Para a gerao da geometria utiliza-se o software comercial SOLIDWORKS. As simulaes numricas so obtidas atravs do pacote comercial CFX-10. A modelagem da turbulncia se d atravs da metodologia URANS (Unsteady Reynolds Averaged Navier-Stokes). O modelo de turbulncia escolhido foi o SST (Shear Stress Transport), devido sua eficaz determinao do campo fluidodinmico em regies bem prximas parede. Por fim, apresentam-se resultados preliminares referente ao complexo escoamento analisado, resultando concluses como o tamanho proposto para o dimetro do rotor que proporciona a potncia desejada. Palavras-chave: turbina bulbo, SST, turbulncia. 1. INTRODUO A energia que atende s necessidades da sociedade em geral movimenta a indstria, o transporte, o comrcio e demais setores econmicos do pas. Especificamente tratando da indstria de energia eltrica percebe-se que o parque gerador de eletricidade foi aumentado

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

de 11 GW em 1970 para 90,7 GW em 2004, sendo a capacidade instalada hidrulica de 69 GW em 2004, que representa um pouco mais de 26,6 % do potencial brasileiro total. (Balano Energtico Nacional, 2005). Com o intuito de acompanhar essa demanda de energia eltrica, a ELETRONORTE S/A est em fase de implantao do Complexo Hidreltrico de Belo Monte (CHE-BM), onde uma das duas casas de fora, localizada prxima a cidade de Altamira, utilizar um conjunto de sete turbinas tipo Bulbo, com uma produo de 25,9 MW por unidade, totalizando 181,3 MW quando todas mas mquinas estiverem em funcionamento. Esse tipo de turbina hidrulica opera praticamente a fio dgua, com baixa queda de reservatrio. Esse arranjo garante que o potencial de gerao envolva uma menor rea de floresta inundada, minimizando assim impactos ambientais diretos. Uma das fases iniciais de um projeto desse porte se refere validao das dimenses da turbina em funo da potncia desejada, que nesse trabalho de 20 MW. Pretende-se alcanar esse rendimento usando os dados preliminares do projeto, fornecidos pela ELETRONORTE S/A. Dados desse projeto podem ser visualizados na Figura 1.

Figura 1. Dados do projeto.

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

Usa-se para a validao desse projeto os cdigos comerciais SOLIDWORKS para a gerao da geometria e o CFX-10 da ANSYS para a implementao e anlise dos resultados hidrodinmicos. Para modelar o fenmeno da turbulncia utiliza-se a estratgia URANS (Unsteady Reynolds Averaged Navier-Stokes) e o modelo SST (Shear Stress Transport). Recorre-se a esse modelo de turbulncia pela sua grande capacidade de determinar o descolamento da camada limite, mesmo na presena de adverso gradiente de presso. A estratgia adotada para essa simulao numrica foi a de simular a mquina toda, desde parte do canal de tomada dgua, passando pelo rotor, difusor e tubo de suco. Adota-se essa metodologia com o intuito de reproduzir realisticamente as condies de contorno utilizadas, evitando assim a utilizao de distintas simulaes por partes. Uma ilustrao do domnio utilizado nesse trabalho pode ser visto na Figura 2.
1 parte do canal de entrada dgua 2 turbina 3 tubo de suco 4 prolongamento

Figura 2. Domnio utilizado nesse trabalho. 2. MODELAGEM DA TURBULNCIA E METODOLOGIA NUMRICA As equaes que governam o escoamento analisado so as equaes da continuidade e a da conservao do movimento, que podem ser expressas em sua forma mdia, respectivamente, como:
(u j ) = 0; x j

(1) (2)

u j p uk (u j ) + (u j u k ) = + ij + + , t x k x i x i x k u u k j

onde ui so as componentes de velocidade, a massa especfica, p a presso, ij o tensor de tenses viscosas e t a viscosidade turbulenta, que ser modelada dentro de um contexto de fechamento em primeira ordem utilizando o modelo SST.

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

Esse modelo foi proposto por Menter et al (1994) e utiliza o equacionamento de dois outros modelos, o - e o -. Sua formulao se d de forma bem simplificada. Na regio externa do escoamento se usa a formulao do robusto modelo -, e onde esse se mostra pouco eficiente, regio prxima parede, utiliza-se as equaes de transporte do modelo . As equaes de transporte do modelo SST so dadas por:

k k + u j = t x j x j

k + t x
k

i k * , +P j

(3)

onde a densidade, a viscosidade e: (4) u u j i min( ,10 * ); + P = P k k x j x i 1 (5) 2 2 + u j = + + + 2(1 ) , S F ( ) 1 t w2 t x j x j x j x i x i

Pk = t

u i x j

onde F1 definido como:


4 500 4 2 , F1 = tanh min max , 2 , 2 B * y y CDy

(6)

com
1 ,1010 , CD = max 2 2 x i x i

(7)

e y a distncia da superfcie de no deslizamento. As outras constantes so todas oriundas dos modelos e com alguns ajustes e so determinadas como: *= 0,09, 1 =5/9, 1 = 3/40, k1= 0,85, 1 = 0,5, 2 =0,44, 2 = 0,0828, k2 = 1 e 2 = 0,856. (Menter, 2003). Nota-se que a viscosidade de turbulncia calculada neste modelo como:

t =
1

a1k
max(a1, (Sij Sij ) F2 )
1 2

(8)

onde ( Sij Sij ) 2 uma medida invariante do tensor taxa de deformao e F2 uma das funes de combinao e determinada por:

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.


2 2 500 F2 = tanh max , . 2 B * y y

(9)

Atravs do valor encontrado para as funes F1 e F2, o modelo ir mudar a formulao nas equaes de transporte, onde a funo de mistura F1 responsvel pela determinao das constantes do modelo e pela troca de modelos na equao de transporte de , e F2 (Equao 9) responsvel pela troca de modelos na formulao da viscosidade turbulenta. O software CFX- 10 adota a metodologia de volumes finitos, onde se aproxima as equaes atravs do balano de conservao da propriedade evolutiva no volume elementar, onde se parte da equao diferencial integrando-a sobre um volume finito. Esse volume discretizado em uma malha, composta por um conjunto de elementos tetraedros no estruturado. A malha utilizada nesse trabalho composta por 1071713 elementos (210826 ns). O domnio utilizado nesse trabalho (Figura 2) tem um prolongamento na parte final do tubo de suco. Esse prolongamento tem a finalidade de diminuir as eventuais influncias causadas pelas das condies de contorno, que podem produzir instabilidades numricas. As condies de contorno utilizadas se baseiam nos dados oriundos do projeto preliminar, mais especificamente na queda a montante (13,1 m) e na distncia entre o eixo da mquina e a superfcie livre (Figura 1), que 6 m. Assim, determina-se a presso esttica em funo da queda (Equao 10) e se encontra os valores a serem impostos na entrada (parte do canal de tomada dgua) e na sada da turbina (prolongamento do tubo de suco).

P = gH

(10)

onde g a acelerao da gravidade e H a queda. Assim, tem-se que Pentrada = 187371 Pa, pois Hmontante = 13,1 m, e Psaida = 58860 Pa, uma vez que Hjusante = 6 m.

4. RESULTADOS E DISCUSSES Conforme visualizao da Figura 3 percebe-se que o escoamento segue paralelo ao eixo da turbina, at adentrar na regio do estator, onde se inicia o movimento giratrio do fluido. Os formatos dos perfis das ps (estator e rotor) e as suas respectivas angulaes ainda no so conhecidos, assim, recorre-se literatura (Kovalev,1978; Zulcy, 1987) para determinao dos mesmos. Os dados referentes simulao do rotor sero analisados mais frente. Quanto ao tubo de suco, percebe-se que o mesmo possui uma boa geometria, uma vez que apresenta bons resultados no que se refere quantidade de energia potencial de presso recuperada, Figura 4. Nesse trabalho, dar-se- maior nfase aos resultados referentes simulao do rotor. Faz-se essa escolha pela grande importncia que essa regio tem para o funcionamento da mquina hidrulica como um todo e pelos interessantes resultados encontrados. O projeto preliminar prope um rotor com dimetro externo de 3,8 m. Porm, resultados qualitativos e quantitativos adquiridos atravs de inmeras visitas s turbinas

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

bulbos localizadas no pas, (Ourinhos-SP, Canoas-PR, Igaraparva-MG, etc) e dados da empresa VA TECH para rotores de turbinas bulbo com aproximadamente 6m de dimetro externo, percebe-se que esse rotor tem dimenses menores do que o necessrio para se adquirir a potncia desejada, Figura 5. Foram testadas distintas geometrias, com 5,9; 6,2; 6,4; e 6,5 m de dimetro externo. A que obteve melhores resultados foi a de 6,4 m, se aproximando da potncia prevista pelo projeto que de 25,9 MW. Os resultados encontrados para a vazo e para a potncia foram de 218,5 m3/s e 22,5 MW, respectivamente.

Figura 3. Escoamento at o estator.

Figura 4. Simulao to tubo de suco.

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

Potncia em funo do Dimetro do Rotor


6.00E+07

Usinas VA TECH
5.00E+07

Projet Belo Monte Potncia Belo Monte Linear (Usinas VA TECH)

Potncia (W)

4.00E+07

3.00E+07

2.00E+07

1.00E+07

0.00E+00 0 2 4 6 8 10

Dimetro do rotor (m)

Figura 5: Comparao entre o dimetro do rotor sugerido no projeto e os dados oriundos das usinas VA TECH.

Figura 6. Geometria detalhada do rotor e as linhas de cisalhamento nas ps.

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

Como os perfis so determinados atravs de aproximadas, adota-se analisar o seu desempenho atravs das linhas de cisalhamento nas ps. Na Figura 6 mostra-se a geometria do rotor e as linhas de cisalhamento, onde se visualiza nas regies prximas ogiva recirculao e descolamento, mostrando que essa geometria ainda precisa ser melhorada. Uma prova disso se d quando se realiza a anlise da perda de carga nessa regio. Para a determinao da perda de carga, dada em m, utiliza-se o equacionamento abaixo:

H =

Pa g

(11)

onde Pa a variao de presso em cada parte da mquina, e g a acelerao da velocidade. Os resultados encontrados podem ser mais bem exemplificados atravs da Tabela 1. SECO Entrada do Canal de Tomada Dgua Entrada do Distribuidor Entrada do Rotor Entrada do Tubo de Suco Final do Prolongamento PRESSO (Pa) 187816 187289 186461 61923 60085 H TOTAL (m) H (m) 0,03 0,02 2,27 0,19 2,51

Para a determinao do rendimento total da mquina se utiliza a vazo e a potncia encontradas numericamente (Equao 12). Por causa desse rendimento aqum do rotor, tem-se que a mquina como um todo tambm apresenta resultados inferiores ao especificado no projeto. O rendimento previsto de 91,5 %, enquanto que o encontrado foi de 80,1%.
= P gQH

(12)

onde P a potncia, e Q a vazo. 5. CONCLUSES Importantes resultados preliminares puderam ser tirados com a realizao desse trabalho: O dimetro externo para o projeto do rotor se mostra inadequado, precisando ter um incremento de 77,78 %, para que a potncia desejada seja adquirida. Assim, tem-se que a futura instalao de Belo Monte dever ter um aumento no seu tamanho total previsto; A geometria das ps do rotor precisa ser melhorada, uma vez que nessa regio se encontra grande recirculao e descolamento do fluido. A certeza de que o baixo rendimento encontrado nessa simulao se deve ao rotor, se d quando se

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

analisa a perda de carga nas diferentes partes da mquina, encontrando-se 2,27m o que equivale a aproximadamente 90% das perdas encontradas. 6. AGRADECIMENTOS Este estudo foi financiado pelo programa P&D da ELETRONORTE S/A. 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Avelan F., Mauri S. and Kueny J. L., 2000, Numerical Prediction of the Flow in a Turbine Draft Tube Influence of the Boundary Conditions, ASME 2000 Fluids Engineering Division Summer Meeting, Boston, Massachusetts, USA, 7 p. Balano Energtico Nacional, 2005, Ministrio de Minas e Energia. Berstron J. and Gebart R., 1999, Estimation of Numerical Accuracy for the Flow Field in a Draft Tube, International Journal of Numerical Methods for Heat & Fluid Flow, Vol. 6, No. 4 pp. 472-486 Grotjans H., 2001, Simulation of Draft Tube Flow with CFX, Second ERCOFTAC Worshop on Draft Tube Flow, Vattenfall Utvercling AB, lvkarleby, Sweden. Henry P., 1992, Turbomachines Hydaruliques, Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, Frana, 407p. Japikse D,2000, Correlation of Annular Diffuser Performance with Geometry, Swirl, and Blockage, 11Th Thermal ans Fluid Analysis Worshop, Cleveland, Ohio. Kovalev, N. N., 1965, Hydroturbines Design and Construction, Israel Program for Scientific Traslation, Jerusalm, 680p. Labrecque Y., Sabourin M. and Deschnes C., 1996, Numerical Simulation of a Complete Turbine and Interaction Between Components, Modeliling, Testing & Monitoring for Hydro Poweplants, Lausanne, Switzerland. Menter F. R, 1994, Two-equation eddy-viscosity turbulence models for engineering applications, AIAA Journal Vol. 32, pp 1598-1605. Menter F. R., Kuntz, M., e Langtry, R., 2003, Ten years of industrial experience with the SST turbulence model, Turbulence, heat and Mass transfer 4,8 p. Puente L. R., Reggio M. and Guibault F. 2001, Automatic Shape Optimization of a Hydraulic Turbine Draft Tube, Departament of Mechanical Engineering, 6 p. Tamm A., Gugau M and Stoffel B., 2002, Experimental and 3D Numerical Analysis of the Flow Field in Turbomachines Part I, International Congress on Quality Assessment of Numerical Simulations in Engineering, University of Conception, Chile.
9

16 POSMEC. FEMEC/UFU, Uberlndia-MG, 2006.

Zulcy S, and Bran R.,1987, Mquinas de Fluxo: Turbinas, Bombas, Ventiladores, Ao Livro Tcnico, Rio de Janeiro, 262p.

NUMERICAL STUDY OF BULB TURBINES HYDRAULICS


Jeremie Juillard
Institut ds sciences et Techniques Lingenieur de Lyon Frana jeremie.juillard@laposte.net

Antnio C. P. Brasil Jnior


University of Braslia Department of Mechanical Engineering 70910-900 Asa Norte Brasilia DF- Brazil brasiljr@unb.br

Jos Gustavo Coelho


josegustavo@unb.br

Cludia Cristina Barbosa dos Santos


cau.cris@terra.com.br

Abstract: Introduces in this work a numerical study of bulb turbines hydraulics. The machine chosen for this analysis was future installation of the hydroelectric plant of Belo Monte. The strategy adopted was the one of simulate the whole machine, since part of the inlet channel of water, passing by the runner, diffuser and draft tube. This methodology was adopted with intention of reproducing realistically the boundary conditions of used, avoiding thus need to use the distinct simulations for parts. For generation of the geometry it uses the commercial software SOLIDWORKS. The numerical simulations are obtained through the commercial package CFX-10. The modeling of the turbulence gives through the methodology URANS (Unsteady Reynolds Averaged Navier-Stokes). The model of the chosen turbulence was SST (Shear Stress Transport), due to its effective determination of the fluid-dynamic field in very near regions to the wall. Finally, introduce preliminaries results referring to the flow complex analyzed, resulting in conclusions as the proposed size for the diameter of the rotor that provides wished power Palavras-chave: Bulb turbine, SST, turbulence

10

Вам также может понравиться