Вы находитесь на странице: 1из 4

tsi tsi! Eu no vou pro seus lados!

referncia letra da msica de jazz Moon River - Holt Labor Library (http://www.holtlaborlibrary.org/)

Rosa Parks, Cem Anos da Me dos Direitos Civis

Foto: AP/Gene Herrick


Os brancos o acusariam de causar problema quando tudo que voc fizesse fosse agir como um ser humano normal, em vez de agir como um servo. Rosa Parks (1913- 2004)

No dia 01 de Dezembro de 1955, na cidade de grande contingente negro Montgomery, no Alabama, a costureira e secretria Rosa Parks estava voltando para sua casa de nibus quando o motorista a avisou de que ela deveria dar o seu lugar a um homem branco. Ela se recusou! Assim se iniciou a difuso da luta pelos Direitos Civis nos EUA (luta pela igualdade perante a lei, sem distino de cor, credo ou gnero). Essa luta, lembremos, foi chefiada por mulheres e homens negros que, desde meados dos anos cinquenta organizaram-se para combater a discriminao racial, a desigualdade econmica e vrios outros atentados contra a dignidade humana. Rosa Parks foi uma das percussoras do movimento de resistncia pacfica, desobedincia civil e a no cooperao com o autoritarismo no sc. xx, exemplos que seriam posteriormente ampliados e seguidos por lderes como Martin Luther King, entre outros. No sul dos Estados Unidos dos anos cinquenta a lei da segregao racial impedia que uma pessoa negra fizesse uso de assentos de nibus reservados somente s pessoas de cor branca. Por sua vez, as pessoas de cor negra tinham de se sentar nos bancos de trs. O ato de protesto de Rosa Parks ao no ceder seu lugar fez com que o motorista chamasse a polcia. Ela foi presa em flagrante, sendo obrigada a pagar uma multa para sair da priso. Martin Luther King a visitou e eles planejaram um boicote aos nibus da cidade, que obteve muito sucesso entre os negros, durando 385 dias no total. Como resultado de seus protestos pacficos, ambos foram presos, e King teve sua casa bombardeada por grupos racistas. Mas suas aes no foram vs. Com a percepo dos prejuzos da companhia de transporte (que h mais de ano vinha sofrendo com a ausncia do dinheiro do transporte pago pelos negros), a Corte Suprema dos EUA ps fim segregao racial nos nibus de Montgomery no Alabama. Em 21 de Dezembro de 1956, para marcar o fim do segregacionismo nos nibus, Martin Luther King e um Pastor branco chamado Glen Smiley entraram num coletivo e se sentaram lado a lado na primeira fila. Os anos seguintes foram marcados pelos protestos pacficos e violentos que levou ao assassinato de dezenas de militantes, mas tambm ao aumento da participao de minorias nas altas esferas da sociedade Norte-Americana. Em 1999, Rosa Parks, com 86 anos de idade foi condecorada pelo ento presidente Bill Clinton com a medalha de Ouro de Honra do Congresso Norte-Americano. Essa medalha um encorajamento para que todos ns continuemos at que todos tenham seus direitos resguardados. Disse Rosa Parks na cerimnia.
2

Entenda o sistema de segregao nos nibus de Montgomery ativo at 1956 os esquema de segregao racial implcitos ou explcitos, legais (dentro da lei) ou ilegais (fora da lei) tem seus fundamentos na disputa por espao poltico, social e econmico. Paralelamente o sistema de segregao dos nibus demonstra a ao consciente do Estado para ampliar o espao de um grupo eleito, em detrimento dos grupos de indesejveis. No caso dos coletivos de Montgomery, os brancos que entravam iam ocupando (por lei) a parte privilegiada da frente do transporte pblico, preenchendo-o at chegar ao fundo. Por sua vez, os negros que entravam no nibus ocupavam os ltimos assentos, e iam ocupando-os paulatinamente de trs para frente, caso no houvessem brancos sentados neles. No limite, havendo um nico assento duplo ocupado por um branco, um negro que entrasse ficaria de p, sendo que ao contrrio, havendo um nico assento duplo ocupado por um negro, um branco que entrasse teria o direito de ocupa-lo sozinho, forando o negro a se levantar. Em caso de lotao, na medida em que mais brancos viessem a entrar no nibus, os negros teriam (por lei) de se levantar e dar aos brancos seus assentos, causando a consequente expanso de espao para os brancos dentro do sistema.
"Outra mulher foi presa e jogada na cadeia porque se recusou a levantar-se de seu lugar no nibus para que um branco se sentasse. a segunda vez desde o caso de Claudette Colvin que uma mulher negra foi presa pela mesma razo. Isto no deve continuar. Os negros tambm tm direitos e se os negros no andarem de nibus, eles no podero operar. Trs quartos dos usurios so negros e ainda que sejamos presos ou tenhamos de ficar de p com bancos vazios. Se nada fizermos para parar com essas prises, elas continuaro. Da prxima vez poder ser voc, ou sua filha, ou sua me. O caso dessa mulher ser julgado na segundafeira. Ns estamos, desta forma, pedindo a cada negro para no entrar nos nibus na segunda em protesto pela priso e pelo julgamento. No andem nos nibus para trabalhar, para ir cidade, para ir escola ou para qualquer coisa na segunda-feira. Vocs podem se dar ao luxo de no ir escola por um dia se no tiverem outros meios de ir que no por nibus. Voc tambm pode deixar de ir cidade por um dia. Se voc trabalha, pegue um txi ou caminhe. Mas por favor, crianas e adultos, no andem de nibus na segunda. No andem em nenhum nibus na segunda." (Circular com 35 mil exemplares lanados por Jo Ann Robinson, ativista do grupo Concelho Poltico das Mulheres, impressos na noite em que Rosa Parks foi presa).

O legado de Rosa Parks frente da desobedincia civil no violenta lanou seus frutos no s na sociedade norte-americana, mas em todo o mundo. Depois dos terrveis e gloriosos anos de luta pelos Direitos Civis, aes de desobedincia foram se tornando mais e mais comuns como formas clssicas da demonstrao pblica de descontentamento em relao s injustias; sendo o boicote, a greve, a assinatura de manifestos de repdios, a emisso de textos de protestos, as manifestaes e passeatas, exemplos deste legado de reinvindicaes hoje consideradas totalmente legtimas. So ativas ainda hoje, portanto, a causa das mulheres, a luta LGBT (Lsbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgneros), o movimento negro e a luta de centenas e centenas de outro grupos defensores dos Direitos Humanos, que podem ter em sua retaguarda exemplos dignssimos como foi o caso da me dos Direitos Civis, Rosa Parks, que faria cem anos no dia 4 de fevereiro de 2013. Renato Arajo/ Fevereiro de 2013 (araujinhor@hotmail.com)
3

Saiba Mais Rosa Parks & Jim Jaskin My Story. New York: Dial Books, 1992. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Parks http://teacher.scholastic.com/rosa/sittingdown.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_dos_direitos_civis http://www.salon.com/2013/02/03/rosa_parks_i_had_been_pushed_as_far_as_i_ could_stand/ http://en.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King,_Jr.

Вам также может понравиться