Вы находитесь на странице: 1из 8

ESCOLA DE CINCIAS JURDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: CINCIA POLTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO PROFESSOR: MATHEUS PASSOS

SILVA Turma: 1AN

A CONSTRUO DO ESTADO MODERNO: CONTRIBUIES POLTICAS CONSTITUIO DE 1988

Alunos: Noel Farias do Nascimento 201357572 M Valdenete M. de Macedo - 201358154 Cristiano da Silva Alves - 201355462 Willian Idelfonso 201255925 Johnson Rocha Lima Jnior - 200821605 Michelle de Arajo Costa Otvio - 200821483

Taguatinga-DF 2013

PENSAMENTOS DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Jean-Jackes Rousseau nasceu na cidade de Genebra no ano de 1712 e faleceu 66 anos depois, no ano de 1778. Dono de qualidades excepcionais de inteligncia e imaginao foi um dos maiores escritores, filsofos e tericos polticos de sua poca. Defendia a ideia da volta natureza, um estado democrtico que garantia a igualdade para todos e o respeito ao desenvolvimento educacional. Considerado como um dos principais filsofos do iluminismo, suas ideias e escritos influenciaram a Revoluo Francesa de 1789 e parte delas so utilizadas como modelo atualmente em nossa Constituio Federal. Para Rousseau, o homem bom por natureza e a sociedade quem o corrompe. Em uma de suas obras apresentava alm de ideias polticas, romances, religio e literatura, os ensaios de educao, no qual um dos sintomas das falhas da sociedade em atingir o bem comum a desigualdade a que se deve s desigualdades sociais do homem e a causada pelas circunstncias sociais.

Um caso recente de violao do direito a matrcula fora da idade ideal. A questo foi tratada atravs do instrumento do mandado de segurana, pela me de uma adolescente, de 15 anos, contra o Colgio de Aplicao de Universidade Federal, na pessoa de seu diretor, por este ter decidido que o aluno no poderia permanecer como aluno daquela entidade por j ter atingido a idade limite para cursar a 7 srie, que, segundo atribuio de tal entidade, de 15 anos. Nesse caso, a ao prontamente acatada, garantindo-se a matrcula do aluno j que a Constituio garante o ensino fundamental gratuito e obrigatrio inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria.

A desigualdade social um hbito e nos acostumamos a ela. O homem um animal cultural, porm, no sendo a desigualdade social encontrada no estado natural, necessrio tomar uma atitude de estranhamento de uns pelos outros como uma realidade natural e imutvel. Somente a partir do reconhecimento da desigualdade social como ela se apresenta, ou seja, como produto da sociedade, a realidade social poder ser combatida e transformada.

A lei precisa ser fundamentada de acordo com a vontade geral, pressupe-se a virtude do indivduo que tem por objetivo garantir a igualdade material e no a igualdade formal, pois essa j se encontra na lei.

"Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade..." (CF, 1988)

A Constituio Federal de 1988 adotou o princpio da igualdade de direitos, prevendo a igualdade de aptido, uma igualdade de possibilidades virtuais, ou seja, todos os cidados tem o direito de tratamento idntico pela lei, em consonncia com os critrios albergados pelo ordenamento jurdico.

A igualdade se configura como uma eficcia transcendente, de modo que toda situao de desigualdade persiste entrada em vigor da norma constitucional deve ser considerada no recepcionada, seno demonstrar compatibilidade com os valores que a Constituio, como norma suprema proclama. Rousseau faz uma analogia da sociedade, surgindo da ideia de estado da natureza, comparando a noo dela como a nossa sociedade est distante do seu estado natural.

Essas diferenas existentes na sociedade hoje foram autorizadas pelo direito natural. Esse homem natural foi criado pelo autor para fundamentar toda a sua teoria e fazer a crtica ao modelo social criado por nossos antepassados. O homem esqueceu as suas funes primrias e passou a se ocupar apenas de assuntos sociais. Preocupou-se apenas com o progresso. Este tem aspectos positivos e negativos.

Se por um lado, consegue faanhas e feitos inimaginveis, por outro seus costumes esto depravados, e onde houver a explorao do homem pelo homem, haver a degenerao da bondade e liberdade naturais. Essa degenerao social foi provocada pelo distanciamento que ns, enquanto seres socais, estamos do ser natural que um dia fomos. Entendo que o autor deseja que ns possamos construir uma sociedade harmoniosa, entre governantes e governados, baseados na liberdade. Liberdade essa, poltica.

Rousseau versa sobre pontos importantes da educao sua poca. Prope um projeto para a formao de um novo homem e de uma nova sociedade, apresentando os princpios gerais para uma educao de qualidade. um pensamento revolucionrio que pouco utilizado na educao atual. Muitas de suas ideias so utilizadas apenas como bandeira nas escolas. A verdadeira viso do autor implica numa viso diferente da infncia, que um momento da vida importantssimo em que as crianas tm a sua maneira de ver sentir e pensar completamente diferentemente dos adultos e devem ser respeitadas por isso.

O grande macro da educao de Rousseau de respeitar o momento da infncia com liberdade, e que a criana no deveria ser subjugada nem mesmo para o seu bem. Rousseau crtica muito educao que deforma que domestica e no forma aquele indivduo moral dotado de liberdade do livre arbtrio, como a natureza o criou.

"Tudo bom ao sair das mos do autor das coisas e tudo degenera nas mos do homem. O Homem dotado de livre arbtrio, ele bom por sua natureza precisando manter a sua individualidade voltada para a questo da formao moral (Rousseau)

Os pais e professores devem ser referncia e no pode ser qualquer um, devendo sempre exemplificar e no ordenar as crianas, pois fazendo com que a criana obedea s ordens faz com que seu carter seja deformado.

Toda pessoa tem direito educao, devendo ela ser gratuita, para assim visar expanso da personalidade humana e ao reforo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos.
Aos pais pertence prioridade do direito de escolher o gnero de educao a dar aos filhos. (Declarao Universal dos Direitos dos Homens)

De acordo com a constituio federal, no captulo II dos Direitos Sociais:


Art. 6 - So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e a infncia, assistncia aos desamparados, na forma desta constituio. (EC n 26/2000 e EC n 64/2010).

Vinculado tambm ao captulo III, Da educao, da cultura e do desporto, Seo I, que diz:

"Art. 205 - A educao, direito de todos e dever do estado e da famlia ser provida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa se prepara para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho".

Portanto, fica evidenciado que o pensamento do autor influenciou quase todas as legislaes modernas relativas garantia do direito educao e que destaca a importncia que tratava os direitos iguais, a educao e a famlia. Para Rousseau, essa questo muito sria, sendo base da sociedade.

Infelizmente, no Brasil, uma educao de qualidade restrita sociedade, comprometendo uma socializao adequada populao. E mesmo assim, a legislao inspirada s ideias de Rousseau, inseridas em nossa Constituio Federal, trata a educao como um direito de todos e dever do Estado e da famlia e que ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

PENSAMENTOS DE JHON LOCKE

John Locke nasceu na cidade de Wrington, em Somerset, na regio sudoeste da Inglaterra, no ano de 1632, e faleceu no ano de 1704. Em uma de suas principais obras, escreveu a obra os "Dois Tratados sobre o Governo" que tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real e suas ideias ajudou a combater o absolutismo na Inglaterra naquela poca.

Locke acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo atravs do empirismo, ou seja, que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tabula rasa, uma espcie de folha em branco e as experincias que esta pessoa passa pela vida que vo formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia tambm que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes, sendo assim, a sociedade responsvel pela formao do indivduo. Com isso, dizia ele que todos os homens ao nascer tinham direito vida, liberdade e da propriedade. Esses direitos deveriam ser respeitados pelos governantes.

ESTADO DE NATUREZA

Vivendo igualmente, livres e independentes os homens s se submetem s Leis da natureza, ou seja, razo. Cada homem livre para fazer o que quiser, porm, no deveria abusar de sua liberdade para prejudicar os demais. No estado de natureza os homens so juzes em causa prpria, o que os impedir de atingir a justia que sero sempre parciais em suas decises. Livres na natureza com muitos bens, no h conflito entre os homens. Portanto, os bens da natureza no so inesgotveis, e na falta, os conflitos aparecem. O homem que se apropria e domina a natureza com o esforo legtimo do seu trabalho, acumula propriedades.

No mundo natural de abundncia e harmonia, baseado na razo, no haveria necessidade do Estado. Porm, nem todos os homens agem com razo. Os homens que agem de forma contrria razo, transgridem as leis da natureza e devem ser condenados. Inicia-se, assim, o estado de guerra; guerra de alguns contra os demais. Havia a necessidade de superar essa guerra sem fim e para isso os homens desistem de aplicar as leis naturais com as prprias mos e criam o Estado de Direito e do a esse

Estado o direito de julgar e punir os criminosos. E ter o monoplio da fora, usado para garantir a cada membro da sociedade: segurana e paz. No Estado liberal de Locke o poder emana de leis gerais e abstratas, que traduzem o conjunto de interesses da sociedade. Poder que mesmo estando acima dos homens mantm preservadas a igualdade e a liberdade humana. SEPARAO ENTRE O ESTADO E O GOVERNO Locke criador do conceito de Estado Liberal, em que o Estado precisa da unanimidade da maioria, pois responsvel pela criao das leis e o Governo, do consentimento da maioria que so as pessoas que se inserem no poder executivo de um Estado.
Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos temos da Constituio. (Art. 1, Pargrafo nico da CF)

As ideias de Locke d ento base para a criao dos trs poderes:


So poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. (Art. 2, CF)

Locke afirma ainda em sua obra, que a organizao das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de garantir o respeito aos direitos naturais. A garantia dos direitos naturais do povo, a proteo da vida, da liberdade e da propriedade de todos, definida por ele como a nica razo de ser de um governo. Se o governante no respeita esses direitos, os governados podem derrub-lo e substitu-lo por outro mais competente.
Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes... (Art. 5, CF)

Portanto, Locke exerceu enorme influncia sobre os pensadores de seu tempo e foi uma das principais referncias tericas para os lderes das revolues. Suas ideias polticas no eram originais, mas a sua influncia foi grande, e manteve-se muito depois de as pessoas terem deixado de acreditar nas teorias do estado de natureza e da lei natural que as sustentavam. Tem em vrias constituies, inclusive a Constituio Federal, um grande nmero de ideias, e expresses, do autor.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

RUSSEAU, Jean-Jackes. O Contato Social. Ed. Ridendo Castigat Mores, 2001. Curso De Cincia Poltica - Grandes Autores Do Pensamento Poltico Moderno E Contemporneo

Вам также может понравиться