Вы находитесь на странице: 1из 9

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

INFORMTICA PARA CONCURSOS LibreOffice (Writer, Calc e Impress) 100 questes comentadas ESAF nvel SUPERIOR Fernando Nishimura de Arago

Sute de aplicativos
O LibreOffice um pacote de aplicativos similar ao Microsoft Office. Atualmente, na verso 3.x, oferece um editor de textos (Writer), uma planilha de clculos (Calc) e um editor de apresentaes (Impress), entre outros aplicativos.

A denominao LibreOffice a atual, mas encontramos questes de concursos que usam o nome BrOffice ou OpenOffice, de forma correta. Histrico: Originalmente desenvolvido com o nome de StarOffice pela empresa alem Star Division, o cdigo-fonte foi comprado em 1999 pela Sun Microsystems. Em agosto de 1999, a verso 5.2 do StarOffice foi disponibilizada de graa. Em 19 de Julho de 2000, a Sun anunciou que liberaria o cdigo fonte do StarOffice para download sob as licenas LGPL e SISSL com a inteno de construir uma comunidade aberta de desenvolvimento em torno do software. O novo projeto foi chamado OpenOffice.org e seu site foi disponibilizado em 13 de Outubro de 2000. O StarOffice sua verso comercial. A partir da verso 2.0, o OpenOffice.org passou a ser licenciado sob a licena LGPL. Em 20 de Outubro de 2005, o OpenOffice.org 2.0 foi liberado ao pblico. Em 25 de Janeiro de 2006 nasceu a BrOffice.org , antiga OpenOffice.org.br. O programa passou a ser chamado no Brasil de BrOffice.org. A fundao foi posteriormente extinta devido a divergncia entre seus membros e a diretoria quanto a seus objetivos e mtodos. Aps a venda da Sun Microsystems, para a Oracle, muitos colaboradores deixaram de desenvolver o OpenOffice.org sob a influncia da Oracle, alegando o descumprimento, pela empresa, de promessas de entregar a direo do projeto a uma fundao, e anunciaram o projeto LibreOffice. O LibreOffice possui diferenas na parte de licenciamento. Licenas

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 1

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Licena Apache

Software (exemplos) LibreOffice

Caractersticas A licena Apache exige a incluso do aviso de copyright e disclaimer, mas no uma licena copyleft - ela permite o uso e distribuio do cdigo fonte tanto no software open source como no proprietrio.

LGPL Lesser General Public License

OpenOffice, BrOffice e Mozilla

uma licena de software livre aprovada pela FSF e escrita como um meio-termo entre a GPL e licenas mais permissivas, tais como a licena BSD e a licena MIT.

GPL General Public License

Linux e Wikipdia

A GPL a licena com maior utilizao por parte de projetos de software livre, em grande parte devido sua adoo para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. O software utilizado para administrar o contedo da Wikipdia coberto por esta licena, na sua verso 2.0 ou superiores. Esta licena impe poucas restries quando comparada aquelas impostas por outras licenas, como a GNU General Public License ou mesmo as restries padro determinadas pelo copyright, colocando-a relativamente prxima do domnio pblico. (De fato, a licena BSD tem sido chamada de copycenter, ou "centro de cpias", em comparao com o copyright padro e o copyleft da licena GPL A licena MIT, tambm chamada de licena X ou de licena X11, uma licena de programas de computadores (software), criada pelo Massachusetts Institute of Technology. Ela uma licena no copyleft utilizada em software livre, isto , ela permite a reutilizao de software licenciado em programas livres ou proprietrios.

Licena BSD

Sistemas operacionais NetBSD, FreeBSD e OpenBSD, e softwares como FlyBSD, ArcheBSD, entre muitos. Apple Computer

Licena MIT

Glossrio
Cdigo aberto software que disponibiliza o cdigo fonte para modificaes, adaptaes e re-distribuio. Cdigo fonte arquivos originais desenvolvidos na linguagem de programao. Copycenter licena para cpia parcial ou integral. Copyleft cpia permitida. Copyright cpia proibida, direitos autorais reservados. Domnio pblico liberado para qualquer uso sem restries de copyright. Licena denominao de um padro de regras que permitem ou probem aes do usurio. Programa livre o mesmo que software livre. Programa proprietrio o mesmo que software proprietrio. Software livre aplicao baseada em uma licena que permite cpia e distribuio. Software proprietrio aplicao com cdigo fechado que no aceita alteraes.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 2

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Conveno: A nomenclatura OpenOffice, BrOffice e LibreOffice, em questes de concursos, so sinnimos. VANTAGENS: O BrOffice faz praticamente tudo que os programas da Microsoft fazem e gratuito. O Writer aceita figuras e udio embutido, referncias, sumrios, colunas e tabelas. J o Calc trabalha com frmulas avanadas, filtros de dados, tabelas dinmicas e grficas. Ele ainda disponibiliza sistema de ajuda. O BrOffice Impress aceita efeitos, animaes e transies entre os slides e exporta em Flash (SWF). Todos so documentos de um mesmo programa, o que torna mais fcil abrir novos ou vrios tipos de arquivo. Aceita os formatos da Microsoft como DOC, XML e tambm o padro ODF (Open Document Format), que geralmente deixa os arquivos mais leves. Ele tambm exporta para PDF diretamente. Os arquivos criados pelo pacote podem ser abertos pelo Microsoft Office 2010 ou superior. DESVANTAGENS: O programa demora a carregar, mas ao abrir um documento (Writer ou Calc, por exemplo), os demais abrem mais rapidamente, pois todos ficam sob uma mesma janela. Ele vem com programa de ilustrao, mas no tem cliente de e-mail, editor de pginas HTML (apesar do Writer tambm poder editar nesta linguagem), publicador de calendrios e agenda. As tabelas e textos perdem a formatao quando colados no programa. O Mozilla Thunderbird (cliente de e-mail) no faz parte do OpenOffice/BrOffice/LibreOffice. Writer O Writer possui todas as caractersticas de um editor de textos moderno e completo, incluindo at recursos tpicos de programas de editorao eletrnica. Ele simples o bastante para se digitar um pequeno texto e, ao mesmo tempo, poderoso o suficiente para se criar livros inteiros, incluindo diagramas, tabelas, ndices, referncias cruzadas, esquemas complexos de numerao de pargrafos e pginas, etc. Permite a incluso de funcionalidades atravs dos complementos.

Calc O Calc a planilha eletrnica que voc sempre quis. Novos usurios vo ach-la fcil de aprender; profissionais e experts nos nmeros vo apreciar a extensa variedade de funes avanadas, bem maior que a quantidade disponvel no Excel.

Impress O Impress uma ferramenta excelente para a criao de apresentaes multimdia realmente eficientes. As apresentaes podem utilizar figuras em 2D ou 3D, efeitos especiais, animaes e ferramentas de desenho.

H 4 liberdades bsicas associadas ao software livre so: A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito (liberdade n 0) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades (liberdade n 1). Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. 3

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

A liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo (liberdade n 2). A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n 3). Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade.

Questes de Concursos - SOFTWARE LIVRE 01. Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos de Software Livre e Conceitos bsicos de Internet, Intranet e Extranet. I. A exemplo do Linux, um software denominado livre, quando possvel us-lo sem precisar pagar. Nesse tipo de software, no se tem acesso ao seu cdigo fonte, no sendo possvel alter-lo ou simplesmente estud-lo. Somente pode-se us-lo, da forma como ele foi disponibilizado. II. A linguagem padro para a programao de sites na Web que possibilita que todas as ferramentas de navegao da Web exibam o contedo do site conhecida como HTML. III. O componente de uma rede que utiliza endereos IP de origem e de destino, e portas UDP e TCP para tomar decises de controle de acesso, o Servidor DNS. IV. Os protocolos SMTP, POP e IMAP so utilizados por servidores de e-mail para permitir troca de informaes entre cliente e servidor. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) II e IV e) I e III 02. A denominada licena GPL (j traduzida pra o portugus: Licena Pblica Geral) a) garante as liberdades de execuo, estudo, redistribuio e aperfeioamento de programas assim licenciados, permitindo a todos o conhecimento do aprimoramento e acesso ao cdigo fonte. b) representa a possibilidade da Administrao Pblica em utilizar gratuitamente de certos softwares em face da supremacia do interesse pblico. c) representa a viabilidade do pblico em geral aproveitar o software em qualquer sentido porem preservando a propriedade intelectual do desenvolvedor. d) garante ao desenvolvedor os direitos autorais em qualquer pas do mundo. e) assegura apenas a distribuio gratuita de programas. 03. Para que um programa de computador seja considerado software livre, este programa a) pode ser utilizado para fins lucrativos, mas no pode ser, ele prprio, comercializado. b) deve ter seu cdigo fonte colocado em domnio pblico. c) no pode ser utilizado para fins lucrativos. d) deve ter seu cdigo fonte disponvel para seus usurios. e) no pode ter seu cdigo fonte modificado. 04. A respeito das caractersticas do software livre, analise as afirmativas a seguir. I. disponibilizado com a permisso para qualquer um us-lo, copi-lo, e distribu-lo, seja na sua forma original ou com modificaes, seja gratuitamente ou com custo. II. gratuito com a permisso para qualquer um us-lo ou copi-lo, exclusivamente na sua forma original, no podendo ser modificado.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 4

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Menus no BrOffice Os aplicativos Windows XP possuem um padro para a nomenclatura dos menus. O significado de cada menu explica o conjunto de aes disponveis no aplicativo, e de forma genrica, se aplica tambm a outros aplicativos (como o editor de imagens Photoshop, por exemplo). Existem outros menus, de acordo com o aplicativo, porm sero comentados no momento oportuno. Menu Arquivo Editar Exibir Inserir Formatar Tabela Ferramentas Janela Significado Oferece comandos para o gerenciamento do documento atual, aquele que est em primeiro plano. Acesso recursos temporrios (localizar, substituir, selecionar) e rea de transferncia do Windows/Linux, Acesso aos controles sobre o que ser mostrado na tela de edio, e como ser exibido. Adicionar qualquer objeto no arquivo atualmente editado. Se este objeto atualizvel, ser um campo. Mudar a aparncia, mudar a configurao, dar uma forma, alterar o que est em edio. Configuraes de grade de uma tabela para organizao de contedo. Aceita frmulas para clculos matemticos Oferece comandos para o gerenciamento do aplicativo, alterando as configuraes em todos os prximos arquivos editados pelo aplicativo. Controles de janela. O BrOffice no possui Dividir como o Word, mas permite abrir duas janelas do mesmo documento.

Formatos de arquivos As extenses de arquivos, caracterstica do ambiente Windows, permitem a identificao de um arquivo no computador, possibilitando associar a um aplicativo para a sua exibio, abertura e edio. No geral, identifica o tipo de contedo existente. O Linux no se preocupa com extenses como o Windows. Extenso BrOffice Writer Documento ODF Open Document Format Modelo ODT Open Document Text / Open Document Template ODT ODT

BrOffice Calc BrOffice Impress

ODS Open Document Spreadsheet ODP Open Document Presentation

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 11

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Questes de Concursos - SOFTWARE LIVRE BrOffice Writer nvel Superior 23. Considerando-se um texto com vrios pargrafos, ao selecionar todo um pargrafo localizado no meio desse texto, incluindo a sua marca de pargrafo, e, em seguida, utilizando-se a opo "Quebra" do menu "Inserir", conforme indicado na figura a seguir, ser inserida uma Quebra de pgina.

Neste caso correto afirmar que a) a marca de Quebra de pgina fica localizada na mesma pgina na qual se encontra a primeira linha do pargrafo selecionado. b) a marca de Quebra de pgina fica localizada no final do ltimo pargrafo do texto em questo. c) o pargrafo selecionado mudar para a prxima pgina. d) o pargrafo selecionado permanecer na mesma situao e localizao que se encontrava antes da insero da Quebra de Pgina. e) o Writer apresentar uma mensagem de erro indicando que a seleo da marca de pargrafo invlida para a tarefa de insero de Quebra de pgina. 24. Foi solicitado que, no editor de textos, fosse aplicado o Controle de linhas rfs/vivas. Para tanto, esta opo pode ser habilitada na aba Fluxo do Texto, no menu/Opo a) Arquivo/Configurar pgina. b) Formatar/Pargrafo. c) Formatar/Tabulao. d) Exibir/Normal. e) Ferramentas/Estilo. 25. Um funcionrio utilizou uma funo automtica do editor de texto para converter em letras maisculas uma sentena completa que antes era de composio mista (maisculas e minsculas). O menu que habilita essa opo dentro da qual se pode acessar a funo Alterar caixa a) Ferramentas. b) Formatar. c) Inserir. d) Exibir. e) Editar. 26. Um usurio, utilizando uma verso recente do Writer para digitar um texto, observou que todas as vezes que ele digitava o caractere * e, logo em seguida, digitava uma palavra e, finalmente outro caractere *, os dois caracteres * desapareciam e a palavra digitada passava a ser formatada com negrito. Considerando que essa troca automtica indesejada para esse usurio, ele dever a) acessar o menu Ferramentas, clicar no item Opes da AutoCorreo, acessar a guia Opes e, finalmente, desabilitar a opo referente a essa substituio automtica. b) acessar o menu Editar, clicar no item Substituir e, finalmente, desabilitar essa opo.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 26

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

SOFTWARE LIVRE BrOffice Calc nvel Superior 41. No Calc, a) sinal de percentagem (%) e vrgula (,) so operadores lgicos. b) sinal de maior que(>) operador de transformao. c) sinal de percentagem (%) e acento circunflexo (^) so operadores aritmticos. d) dois pontos(:) operador aritmtico. e) sinal de igual a(=) operador de concatenao. 42. Um usurio recebeu uma planilha no Excel, conforme apresentada ao lado. Como tarefa, deveria preencher as clulas A6, B6 e C6 de acordo com regras pr-estabelecidas. Aps cumprir essa tarefa, correto afirmar que,

a) ao selecionar a clula A6, digitar =SOMA(A1&A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula A6 foi 153. b) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:C6) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 495. c) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:A5) e, em seguida, teclar Enter, resultado clula C6 foi 153. d) ao selecionar as clulas de A1 at A5, pressionar a tecla Ctrl, e mantendo-a pressionada, selecionar as clulas de A5 at C5 e, em seguida, clicar no boto AutoSoma, o resultado da clula A6 foi 300 e) ao selecionar a clula B6, digitar =SOMA(A1:C5) e, em seguida, teclar Enter, o Excel apresentou uma mensagem de erro e o resultado da clula C6 foi 0. 43. No editor de Planilhas Eletrnicas, o usurio preencheu uma planilha com valores numricos inteiros, conforme indicado na figura a seguir. Com a clula D5 j selecionada, digitou =SOMA( e, em seguida, com a tecla Ctrl pressionada, selecionou os intervalos de A1 at A4 e de D1 at D4. Finalmente, liberou a tecla Ctrl e teclou Enter. Aps este procedimento, o valor que ir aparecer na clula D5 igual a

a) 220.

b) 426.

c) 128.

d) 92.

e) 14.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 50

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

d) clulas podem ser mescladas por meio da seguinte sequncia de comandos: Formatar Clulas Alinhamento Mesclar clulas OK. e) existe uma funo para determinar diretamente o valor da tangente cujo seno conhecido.

Situao 1 Situao 2 73. Um usurio do Calc preencheu uma planilha, conforme mostra a Situao 1, pressionou a tecla Enter, acessou a opo Atingir meta do menu Ferramentas e preencheu os campos, conforme indicado na Situao 2. Ao pressionar o boto OK, a) a clula A1 foi preenchida com o valor 0 (zero). b) o Calc apresentou uma mensagem de erro, a clula A5 foi preenchida com o valor 0 (zero) e as demais clulas ficaram com seu valor original, conforme indicado na Situao 1. c) o Calc apresentou uma mensagem de erro e a clula A5 foi preenchida com o valor correspondente ao produto 50x25x33x75. d) as clulas de A1 at A5 foram preenchidas com o valor 0 (zero). e) o Calc apresentou uma mensagem de erro e a clula A5 foi preenchida com #####. 74. Para se escrever um documento no padro ofcio, necessrio utilizar fonte do tipo Times New Roman. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta o trecho formatado com essa fonte. a) b)

c)

d)

e)

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 68

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

macros (pequenos programas que automatizam tarefas), pode ser aberta pelo Calc, mas no h garantia de 100% de compatibilidade. Letra D - Ao ser pressionado Ctrl+N o texto ser negritado (aplicao do estilo Negrito) ou ter o efeito Negrito removido. Letra E - O Impress, software editor de apresentaes do BrOffice, tem transio animada. 100. Letra A. Questo de integrao entre os aplicativos. A letra B est errada porque faltaram os parnteses, sendo =( B3+B4+B5+B6+B7)/5 o correto. A letra C est errada porque poder haver perda de dados e no necessrio que sejam separadas as informaes. Na letra D, est errado, porque a excluso de um item do grfico no afeta a origem dos dados. A letra E est errada porque o formato sugerido, PPT, do PowerPoint, no do Microsoft Excel, que seria XLS ou XLSX. Na verso Excel 2010 o arquivo do Calc reconhecido sem necessidade de conversores.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 87

Вам также может понравиться