Вы находитесь на странице: 1из 26

DEBATES E PERSPECTIVAS DO LUGAR NA GEOGRAFIA FLVIO BARTOLY

Universidade Federal Fluminense

Impe-se, ao mesmo tempo, a necessidade de, revisitando o lugar no mundo atual, encontrar os seus novos significados (SANTOS, 2002, p. 315)

Introduo

O status de conceito-chave no reflete a ateno ou a importncia dispensada ao lugar no mbito da geografia. Na verdade, se comparado aos conceitos de espao, territrio, regio e paisagem, o lugar foi, e de certa forma continua sendo, esquecido nos trabalhos dos gegrafos. Quando no esquecido, acaba sendo confundido. Talvez, mais danoso do que o esquecimento seja a aplicao incorreta do conceito. precisamente por meio de uma reflexo acerca de algumas dessas questes que pretendemos contribuir com o avano dos debates sobre o conceito. Neste artigo, selecionamos alguns temas de discusso referentes validade da conceituao e aplicao do lugar na geografia. Em um mundo que se encontra dominado, em grande medida, pelo estgio avanado da chamada globalizao, em que todos os lugares ficam vulnerveis influncia direta do mundo mais amplo (Harvey, 2003, p. 221), o conceito de lugar se apresenta com um grande potencial para conseguirmos aprender a lidar com um avassalador sentido de compresso dos nossos mundos espacial e temporal (Idem, p. 219). Apesar disso, temos a impresso de que o lugar no vem recebendo reflexes mais atentas no campo das cincias sociais. Parece-nos que ou h uma dificuldade prvia, por parte dos cientistas sociais, em trabalhar com o conceito, ou h um quase consenso de que o lugar no traz questionamentos e esclarecimentos importantes para nos ajudar a compreender melhor a lgica do espao geogrfico. Alain Bourdin parece acreditar na dificuldade que tm os historiadores e os ge grafos, como tambm os socilogos e antroplogos, em construir um paradigma do local (Bourdin, 2001, p. 25). Edward Relph mais enftico e especfico quando demonstra espanto no s com o desinteresse dos arquitetos, mas, principalmente, com o fracasso dos gegrafos em explorar o conceito de 66

lugar. Este fracasso estaria relacionado com o fato de que os gegrafos muitas vezes acreditam que, sendo o lugar um conceito considerado importante para a geografia, necessariamente deva possuir uma histria de discusses bem estabelecidas e elucidadas (Relph, 1976). As amplas e difundidas discusses acerca dos conceitos de espao, territrio e regio deixam aqueles que se ocupam especificamente do conceito de lugar com a clara noo de que h muito trabalho pela frente. At mesmo o conceito de paisagem possui reflexes e sistematizaes mais consistentes do que o conceito de lugar (Haesbaert, 2002). O lugar nunca se destacou como conceito da geografia, sendo quase sempre tomado como referncia locacional (Holzer, 2000, p.113).
Algumas reflexes se impem sobre a noo de lugar e sobre a pertinncia de consider-la na pesquisa geogrfica. uma noo da qual estamos longe de haver tirado partido para compreender o contexto atual da modernidade (ou psmodernidade, segundo o ponto de vista) [...] tanto mais interessante que poucos gegrafos se interessaram pela noo de lugar num contexto de modernidade e de exerccio da democracia (Berdoulay, 1999, p. 88).

Desse modo, conscientes das potencialidades do conceito, bem como da necessidade de afinarmos constantemente os instrumentos conceituais da geografia e do desafio de pensar sociedades e espaos (lugares) em ininterrupta produo, nos lanamos tarefa de pontuar aquilo que consideramos como alguns aspectos que precisam ser repensados acerca do lugar e, por meio deles, desenvolver algumas ideias sobre o conceito.
O local e o lugar para alm da geografia humanista.

Um primeiro aspecto a ser considerado, muito corrente por sinal no discurso geogrfico, relaciona-se falta de rigor conceitual que proporciona o tratamento do lugar como um substantivo comum, uma simples palavra, sinnimo de local. Na linguagem do senso comum isto talvez possa parecer livre de causar qualquer tipo de confuso no entendimento do que se quer apontar. Todavia, no campo das cincias sociais, importante que lembremos as diferenas fundamentais que se podem estabelecer entre o lugar e o local.1 A ideia do local relaciona-se a
1

Para apreender essa nova realidade do lugar, no basta adotar um tratamento localista, j que o mundo encontra-se em toda parte (Santos, 2002, pg.314).

67

uma noo cartogrfica, ao sentido exato de apontar onde est algum ou algo. O lugar possui uma localizao no espao, contm o local, mas vai muito alm dele. Para Susanne Langer, o lugar culturalmente definido, j o local uma qualidade incidental do lugar, definida pela cartografia (Relph, 1976). Fred Lukermann acredita que um lugar no s o onde de alguma coisa, mas o local somado a tudo que est implcito como o aspecto essencial da base fenomenolgica da geografia (apud Relph, 1976). Em quaisquer das correntes de pensamento da geografia que trataram e tratam do lugar, reduzi-lo ao sinnimo de local marca um grave erro. A importncia da corrente conhecida como Geografia Humanista para o estudo aprofundado do conceito de lugar inegvel. Gegrafos como YiFu Tuan, Edward Relph, Anne Buttimer, Fred Lukermann e Susane Langer conseguiram, por meio de um aporte filosfico baseado no existencialismo e na fenomenologia husserliana, trazer o lugar para o centro da discusso na geografia. Entretanto, gegrafos como David Harvey, Robert Sack, Doreen Massey, Milton Santos e, mais recentemente, Nicholas Entrikin, John Agnew, Tim Cresswell, Tim Oakes, Andrew Merrifield, entre outros, exploraram profundamente o conceito de lugar a partir de outras perspectivas. Assim, o segundo debate que apontamos exatamente a reduo da histria do pensamento acerca do lugar na geografia corrente humanista. Ainda que tenha sido aquela que obteve mais visibilidade, a corrente crtica e as abordagens mais recentes, notadamente os trabalhos de Nicholas Entrikin, abrem perspectivas diferentes e fundamentais para avanarmos no estudo do conceito. Para a geografia crtica, a especificidade do lugar advm do papel que este representa na dinmica capitalista. Na definio do conceito, no necessrio que o lugar desfrute de uma longevidade para que seja relevante, mas que desempenhe uma funo importante que o diferencie dos demais. Com isso, um lugar se destaca e, por conseguinte, torna-se singular, a partir de sua maior ou menor capacidade tcnica e de comunicao, por exemplo. medida que o lugar apresenta uma estrutura funcional adequada, tem-se a impresso de que o mundo necessariamente passa pelo lugar, de que os fluxos globais no s atravessam-no, como estabelecem com ele uma relao dialtica. Neste sentido, exatamente essa relao dos fluxos globais com as condies locais que produz o lugar na geografia crtica. Assim, o lugar definido a partir das relaes que mantm com a totalidade, a qual seria manobrada pelo movimento histrico do capitalismo. Desse modo, a especificidade do lugar mantm, ento, uma ligao indissocivel com o tempo histrico, na medida em que 68

o significado do lugar se modifica medida que o capitalismo se transforma.


O lugar, alis, define-se como funcionalizao do mundo e por ele (lugar) que o mundo percebido empiricamente (...). Assim, cada lugar se define tanto por sua existncia corprea, quanto por sua existncia relacional (Santos, 2002a, p.158 & 159).

Nas abordagens mais recentes, os gegrafos tm refletido acerca de um lugar que seria o produto da complementao das dimenses propostas pela geografia humanista e pela geografia crtica. justamente da tenso entre a subjetividade e a objetividade que nasce o lugar composto pela dimenso material, aquela que nos fala da localizao dos objetos, de sua distribuio objetiva no espao e da relao do lugar com a totalidade; e, pela dimenso abstrata, aquela que trata dos smbolos e dos significados que so atribudos pelos indivduos ao lugar e do sentido prpria arrumao dos objetos e das pessoas nesta poro do espao geogrfico. Privilegiar apenas uma dessas dimenses nos conduzir ou a uma perspectiva em que a importncia do lugar como componente fundamental da identidade do indivduo seja, por demais, diminuda, ou, por outro lado, a tratarmos o lugar como um fenmeno apenas abstrato, desprovido de materialidade. Pois mesmo quando comea a viver humanamente, a casa no perde toda a sua objetividade (Bachelard, 1989, p. 64).
We live our lives in place and have a sense of being part of place, but we also view place as something separate, something external. Our neighborhood is both an area centered on ourselves and our home, as well as an area containing houses, streets and people that we may view from a decentered or an outsiders perspective. Thus place is both a center of meaning and the external context of our actions (Entrikin, 1991, p. 7, grifos nossos)

Na verdade, Entrikin defende uma ideia de lugar que tributria de uma mediao entre as perspectivas dos gegrafos crticos muito atentas s relaes mantidas entre a circulao do capital, a influncia das tcnicas e das estruturas socioespaciais e o lugar e a perspectiva dos humanistas com seus significados e valores atribudos ao espao, que ento se torna lugar. As anlises que trabalham somente com os aspectos subjetivos do 69

lugar so classificadas pelo autor como uma perspectiva centrada, em oposio a uma abordagem descentrada, relacionada s anlises que enfocam o lugar a partir de uma perspectiva mais objetiva.
...by involving the notion of an in between it seeks to understand how two polar opposites can be brought together rather than to comprehend how the locus of place is a unity containing within itself different aspects. The dialectical standpoint opposes the reification (Merrifield, 1993, p. 519).

O ncleo do conceito, as interfaces e a(s) escala(s) do lugar

A partir do momento em que o lugar passa a ser objeto de reflexo conceitual, parece haver um consenso de que estamos falando necessariamente de uma pequena poro do espao. Assim, podemos admitir que h uma tentao em definir ou a iniciar uma construo conceitual do lugar atravs de suas dimenses. Partimos ento da ideia de um espao necessariamente menor, restrito a alguns indivduos, composto por algumas poucas paisagens. Essa questo torna-se ainda mais complexa, quando acrescentamos o fato de que a chamada globalizao ampliou por demais a tenso entre o global e o local, sendo este ltimo comumente tomado como sinnimo de lugar. medida que as transformaes socioeconmicas e as articulaes espaciais passaram a correntemente estabelecer uma fluidez cada vez maior em suas relaes, essa questo passou a ter uma enorme importncia no debate relativo ao conceito de lugar.
This tension between global integration and territorial redifferentiation leads to a generalized explosion of spaces in which the relations among all geographical scales are continuously rearranged and reterritorialized (Lefebvre, 1979, apud Brenner, 2000, p.361).

Partimos da ideia de que a anlise geogrfica pressupe uma escala e que promove uma compreenso diferenciada do fenmeno em questo (Castro, 1992). No pretendemos entrar no longo e importante debate que envolve as enormes diferenas entre as escalas cartogrfica e geogrfica, e que objetiva desfazer certa confuso entre as duas categorias. Nossa confuso outra. Consideramos, na discusso acerca do lugar, a escala geogrfica como um aspecto fundamental no entendimento e nas possibilidades de aplicao do conceito. 70

Entendemos a escala como uma forma de aproximao do real e que, como tal, no envolve somente o aspecto dimensional, mas principalmente um aspecto fenomenal. Ao definirmos o conceito, ou melhor, ao aprisionarmos as reflexes em uma escala, condenamos o lugar a uma posio menor diante dos outros conceitos fundamentais da geografia, no por supostamente tratar da escala local, pois no h escala mais ou menos vlida; no h hierarquizao de grandezas escalares (Castro, 1992, p. 22), mas por no permitir o pleno desenvolvimento de reflexes que considerem mltiplas escalas. Assim, a impresso de que estamos diante de uma simples troca de termos enquanto tratamos local como lugar e vice versa nos conduz, em geografia, a um efetivo problema epistemolgico. Ao partirmos do pressuposto de que o conceito de lugar se define e/ou trata, necessariamente, de fenmenos em pequena escala, restringimos suas possibilidades de reflexo e aplicao. Ao mesmo tempo, tambm estamos considerando que a subjetividade e a capacidade de envolvimento do indivduo com determinada poro do espao possui uma variao mnima em termos de amplitude, como se consegussemos medir a intensidade escalar desses sentimentos, como se todos apreendessem e conhecessem seu espao vivido da mesma forma, como se a identidade e o sentido do lugar no fossem parte de uma relao mutvel, estabelecida especialmente pela intencionalidade do indivduo. Nesse contexto, lugar pode se referir localidade, regio, ao Estado-nao, a uma entidade como a "Unio Europeia" ou a qualquer outra entidade geogrfica (Massey, 2004, p. 20). O desconhecido um desafio. Mover-se em um espao em que no reconhecemos as formas, em que podemos at compreender o sentido de sua arrumao, mas no qual no conseguimos imprimir as referncias que nos permitam identific-lo, causa em geral uma sensao de desconforto. Quando se constri conhecimento sobre grandes reas, estas podem deixar de ser um espao indiferenciado para ser um lugar. Por meio da experincia2 no espao, do reconhecimento de referenciais de localizao e da prpria vivncia com outras pessoas, constri-se um espao familiar quanto locomoo e tambm em termos de lembranas e significados, independentemente da amplido da rea. Entretanto, no podemos perder de vista o fato de que, ao mudarmos de escala, no estamos simplesmente aumentando ou diminuindo o foco de nossa lente de observao, mas transformando qualitativamente a dimenso de anlise do fenmeno. Desse

Experienciar aprender; significa atuar sobre o dado e criar a partir dele (...). A experincia constituda de sentimento e pensamento (TUAN, 1983, p.10 -11).

71

modo, no possvel transferirmos situaes de uma escala geogrfica para outra impunemente, como um simples rebatimento. Por outro lado, a sensao de pertencimento a uma poro do espao pode estar relacionada minha rua, ao meu bairro, ao meu estado ou ao meu pas. Quando estou em meu bairro, minha identificao espacial a minha rua. Ao caminhar pela metrpole, e ver o nome de meu bairro em uma placa, rapidamente reconheo aquele nome como parte de mim. Quando viajo pelo pas, minha identificao advm, primeiramente, de meu estado. Finalmente, quando estou voltando de outro pas, tenho a ntida sensao de uma volta para casa (para o meu pas, para o meu lugar). Em cada uma dessas escalas geogrficas temos a produo de um lugar qualitativamente e geometricamente distinto dos demais, que promove implicaes diferenciadas em cada escala, mas que conserva o ncleo do conceito em todas elas.
They can be at almost any scale, depending on the manner in which our intentions are directed and focused, as a nationalist my place is the nation, but in other situations my place is the province or region in which I live, or the city or the street or the house that is my home (Relph, 1976, p.43).

Os exemplos do pargrafo anterior, que contemplam predominantemente o ambiente urbano da metrpole (globalizada), partindo do pressuposto de que estamos tratando de um indivduo que estabelece um sentido de pertencimento em diversas escalas, podem ser teis como uma provocao para que no deixemos de lado a grande discusso existente acerca da escala geogrfica e de sua importncia para o conceito de lugar. So, rather than leading the end of geography, globalization involves the re-scaling of places (Hudson, 1998, p. 934). Todavia, independentemente da amplitude da rea a que se faz referncia, quando o espao nos inteiramente familiar, torna-se lugar (Tuan, 1983, p.83).
...those aspects of the lived-world that we distinguish as places are differentiated because they involve a concentration of our intentions, our attitudes, purposes and experience. Because of this focusing they are set apart from the surrounding space while remaining a part of it (Relph, 1976, p.43).

72

Deste modo, o tamanho do lugar uma dimenso relativa, que depende da escala geogrfica3 em que nos situamos em uma dada situao especfica. Cada indivduo tem a capacidade de estruturar uma determinada poro do espao, com seus referenciais, sua vivncia, e torn-lo parte integrante de sua experincia.
Porque ele no implica a priori nenhuma escala, nem nenhum enclausuramento em limites espaciais, mas por sua materialidade, o lugar permite aproximar de um mesmo olhar os fenmenos que estas duas concepes tm tendncia a deixar separadas (...). no lugar que a relao com a alteridade, posta em prtica pelo outro, pode se converter em matria para reflexo, em reconhecimento da diferena e em esforo de colocao em coerncia (Berdoulay, 1999, p. 90).

O que estamos chamando de ncleo do conceito tenta expressar o fato de que existem sobreposies entre os conceitos. Entretanto, fundamental que no nos esqueamos dos aspectos que em ltima instncia diferenciam e individualizam o conceito. O lugar produzido a partir da afetividade, da sensao de pertencimento, do modo como nos adaptamos e nos apropriamos das realidades globais que se introduzem no local, que do sentido prpria distribuio objetiva das coisas e das pessoas nessa poro do espao geogrfico. Nessa perspectiva, nossas investigaes mereceriam o nome de topofilia. Visam determinar o valor humano dos espaos de posse, dos espaos defendidos contra foras adversas, dos espaos amados (Bachelard, 1989, p. 19). Desse modo, em um mesmo local podem ser construdos diversos lugares, j que as dimenses da subjetividade e dos significados atribudos, que vo prover uma lgica prpria para a organizao e vivncia desse local, so distintas entre os indivduos. Essa necessidade de explicitarmos o que chamamos de ncleo do conceito vista por Milton Santos como uma questo fundamental em sua discusso acerca das interfaces entre os conceitos de lugar e regio.
A distino entre lugar e regio passa a ser menos relevante do que antes, quando se trabalhava com uma concepo hierrquica e geomtrica do espao geogrfico. Por isso, a regio pode ser considerada como um lugar, desde que a regra da unidade e da contiguidade do acontecer histrico se verifique. E os lugares veja-se o exemplo das cidades
3

...a escala cartogrfica exprime a representao do espao como forma geo mtrica, enquanto a escala geogrfica exprime a representao das relaes que as sociedades mantm com esta forma geomtrica (Castro, 1995, p. 125).

73

grandes tambm podem ser regies. Tanto a regio, quanto o lugar, so subespaos subordinados s mesmas leis gerais de evoluo. (Santos, 2002a, p. 159, grifo nosso)

Talvez seja justamente quando tratamos da extrema mobilidade4 possibilitada pela tcnica nas ltimas dcadas, que ampliou a urgncia em se observar a influncia decisiva e cotidiana do global no local, que o ncleo do conceito e a sua escala tornam-se instrumentos fundamentais para a compreenso dessas novas realidades. A cada temporalizao prtica, corresponde uma espacializao prtica, que desrespeita as solidariedades e os limites anteriores e cria novos (Santos, 2002a, p. 159). Atualmente a ampliao de nossa mobilidade no precisa depender da experincia pessoal. Vejamos um caso especfico: por meio da tcnica podemos nos localizar em um espao desconhecido, utilizando modernos aparelhos que nos permitiro cruzar grandes distncias sem maiores problemas. Todavia, o fato de estarmos referenciados em termos locacionais no nos permite dizer que construmos os caminhos que nos levam ao lugar. O espao nos familiar do modo mais distante possvel, pois atravs da mquina procuramos evitar ao mximo a vivncia do espao, a qual constitui um elemento fundamental para produo de referncias simblicas na construo do lugar. evidente que os aparelhos podem ajudar na localizao e nos privar mais rapidamente do desconforto e da ansiedade que a sensao de estar perdido pode nos trazer. Mas, a partir do momento em que os instrumentos de localizao passam a substituir, ou mesmo a achatar, a importncia e os significados construdos atravs da experincia pessoal, eles nos afastam do lugar medida que nos aproximam do local. Todavia, a concluso de que, neste caso, a tecnologia e a consequente ampliao da mobilidade estejam matando o lugar seria, no mnimo, precipitada. Alis, a questo da mobilidade do mundo atual, tpica de um espao produzido por efeitos da globalizao, da modernidade ou mesmo da ps-modernidade, um ponto importante e trgico para a geografia
4

A conhecida falta de acesso por grandes massas de indivduos espalhados pelo mundo s principais ferramentas daquilo que chama de meio -tcnico cientfico e informacional uma das principais razes para que Milton Santos considere a chamada aldeia global uma das principais fbulas da globalizao. No se pode esquecer de que se constri uma verdadeira geometria do poder, em relao no s s possibilidades de incluso, como o de controle destes fluxos. Neste sentido, urgente lembrarmos que a compresso de tempo-espao precisa de diferenciao social (Massey, 2002, p. 179).

74

humanista. A proliferao de espaos pasteurizados, assentados sobre valores artificiais, como o consumo, e a prpria constncia e rapidez com que as pessoas se deslocam promoveriam uma drstica diminuio na intensidade de uma relao autntica com o lugar. Nesse sentido, a contemporaneidade nos apresentaria um planeta no qual o enraizamento cada vez menor e que, por conseguinte, ameaa a produo do lugar humanista. Por ironia, quando estamos viajando, por exemplo, a agradvel sensao de familiaridade pode inesperadamente aparecer quando nos deparamos com um desses espaos pasteurizados, que so adjetivados desta forma justamente por se apresentarem de modo semelhante em uma srie de pontos diferentes do mundo globalizado. No entanto, para gegrafos humanistas como Relph, esta familiaridade inautntica, artificial, no serve como base para a construo do lugar, pois foi estimulada por valores e identidades superficiais. Apesar de encontrarem-se dispersas pelo planeta, os mais diversos equipamentos urbanos se inscrevem em diferentes contextos, convivendo com instrumentos locais, gostos e culturas particulares, e at com a prpria diferenciao do poder de compra. Assim, o que primeira vista poderia parecer completamente indiferenciado torna-se extremamente flexvel para se inserir satisfatoriamente no contexto local. Resgata-se a a ideia de que, neste caso, o lugar produzido exatamente a partir da particularidade da adequao daquilo que global quilo que local.
Perspectivas do lugar para a anlise do mundo contemporneo e os entraves do no lugar

Apesar de receber numerosos comentrios e apontamentos em trabalhos de diversas reas das cincias sociais, notadamente na sociologia, na antropologia e na geografia, so poucos os trabalhos que se detm a uma anlise um pouco mais pormenorizada sobre a ideia do no lugar. Essa constatao pode dar a impresso de ser paradoxal, j que diante de um mundo em pleno e avanado processo de globalizao, a ideia daquilo que se vem apontando como no lugar parece resolver muitos problemas e inquietaes. Da mesma forma, por ser o lugar considerado um conceito basilar na geografia, o que se poderia esperar dos gegrafos seria um movimento rpido e contundente no sentido de esclarecer a ideia do no lugar, estabelecendo um debate amplo sobre seus alcances e limites. Como dissemos anteriormente, diversos autores promovem uma tentativa de renovao da perspectiva do lugar na geografia. Todavia, essas 75

tentativas parecem ainda no ter sensibilizado efetivamente a geografia brasileira. Os debates que incluem o no lugar como um desafio conceitual e metodolgico para as cincias sociais e, neste conjunto, mais especialmente para a geografia, ainda so escassos. O nico autor da geografia que promoveu uma reflexo mais atenta sobre o no lugar foi Edward Relph,5 h aproximadamente 30 anos (1976). Passados 20 anos, recentemente, em 1996, o antroplogo Marc Aug6 apresentou um trabalho voltado especificamente para o tema em questo. A definio do conceito de lugar para Aug est bem prxima daquela estabelecida pela chamada geografia humanista, na qual a obra de Relph est includa. Desse modo, ainda que encontremos marcantes divergncias entre os dois autores, suas perspectivas se aproximam consideravelmente no que se refere s definies e aos exemplos de lugares e no lugares. Ou essas duas obras encerraram completamente a questo ou constata-se certo descompasso entre o uso corrente (indiscriminado) da ideia do no lugar e a pequena discusso terica produzida a respeito, j que essas duas obras formam a base das formulaes sobre o no lugar nas cincias sociais. Assim, distante da pretenso de desfazer esta impresso de ausncia quanto s reflexes sobre o no lugar descrita na sequncia acima, objetivamos resgatar certas ideias e, quem sabe, contribuir para esclarecer algumas noes que fazem parte desse conceito pouco discutido e ao mesmo tempo to utilizado. O no lugar caracterizado por locais que apresentam arquitetura estandardizada, nos quais os modismos, o consumismo e o pragmatismo, valores cada vez mais difundidos e aceitos na contemporaneidade, desvirtuam valores genunos, como afetividade, memrias, vivncia. Neste sentido, pode-se considerar o no lugar como uma experincia que, segundo alguns autores, torna-se cada vez mais comum nos dias atuais. Aquilo que Henri Lefbvre chama de Espao Abstrato parece guardar uma grande proximidade com a conceituao do no lugar:
...the homogenizing efforts of the state, of political power, of the world market, and of the commodity world tendencies which find their practical expression through and in abstract space (). Abstract space works in a highly complex way (Lefbvre, 1991, p. 64-56).

Pode-se considerar a ideia do no lugar como tributria das concepes que tratam o lugar como um ponto de refgio, de segurana,
5 6

Em Place and Placelessness. Em No Lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade.

76

diante da avalanche de incertezas e efemeridades caractersticas do mundo atual. O fenmeno do no lugar a erradicao casual de lugares significativos e a produo estandardizada de paisagens que resultam de uma insensibilidade em relao significncia do lugar. Ele resulta de um enfraquecimento da identidade dos lugares ao ponto em que fica sensvel o fato de que oferecem o mesmo conjunto de possibilidades para a experincia (Relph, 1980). Relph v o espao existencial de uma cultura de aborgines, por exemplo, como um espao sagrado, permeado por aspectos simblicos. J os espaos experimentados pelas culturas mais tecnolgicas e industriais seriam funcionais, prticos, objetivos. Os novos espaos, produtos do desenvolvimento urbano contemporneo, so, portanto, apontados como uniformes e cuidadosamente planejados. Esse planejamento dos espaos, que lhes d um aspecto de uniformidade, visto como um atentado aos possveis significados e s afetividades que se podem manter com uma poro do espao. And today, as the uniqueness of places becomes more and more threatened by the homogenizing veneer of commercialism and standardized-component architecture... (Buttimer, 1980, p.166). Alm disso, o prprio sentido do lugar seria desvirtuado, tornado inautntico, permeado por modismos e valores que afastariam o homem de sua condio de organizador de um espao que seja uma representao genuna de seus significados e identidades. Teramos um indivduo aprisionado na vivncia cotidiana de um espao estereotipado, produzido em srie, em que o sujeito torna-se um verdadeiro receptculo de valores e ideias superficiais, ainda que muito eficientes para a manuteno e ampliao do sistema econmico global da contemporaneidade. A atribuio desses adjetivos aos espaos mais modernos traduz uma ideia de crtica e desiluso por parte dos autores da geografia humanista. Esse discurso nos traz a impresso de que o lugar como ...espao dotado de valor (Tuan, 1983, p. 6) estaria aprisionado pelo passado, impossvel de ser verificado e produzido no mundo atual, em meio s perversidades da tecnologia e da objetividade, que fazem dissipar os lugares. As experincias, singularidades e a construo de um sentido autntico do lugar se tornariam impraticveis em meio parafernlia tecnolgica do mundo moderno. Relph no menciona exemplos de no lugares em sua definio, ainda que, em sua obra Place and Placelessness, redija uma lista daqueles espaos que devem, segundo ele, ser enquadrados naquele conceito. Por outro lado, Marc Aug acredita que: 77

Os no lugares so tanto as instalaes necessrias circulao acelerada de pessoas e bens (vias expressas, trevos rodovirios, aeroportos) quanto os prprios meios de transporte ou os grandes centros comerciais, ou ainda os campos de trnsito prolongado onde so estacionados os refugiados do planeta (Aug, 1994, p. 36).

A reflexo de Relph girava em torno do fato de que a produo do espao no estava mais sendo feita de modo a representar os valores histricos de determinada comunidade ou a expressar suas razes atravs da constituio do bairro, da cidade, ou mesmo do pas. Este processo torna-se cada vez mais claro, na medida em que at a prpria casa passa a ser um produto feito em srie. Essas alteraes impostas pela necessidade de prover maior eficincia e funcionalidade a determinados espaos, que por sua vez tornam-se ento atrativos a investimentos maiores, promovem uma progressiva diminuio da identificao e do sentimento de pertencimento do indivduo a um lugar que praticamente j no existe mais. Dessa forma, quanto disposio dos objetos no espao, impera a lgica de satisfao de interesses econmicos de escalas cada vez maiores, em detrimento dos valores produzidos pela experincia humana no espao, seja por meio de movimentos coletivos ou de prticas individuais, os quais tm uma representatividade cada vez menor na paisagem. The space of city planning, however, is not based on experiences of space, but is concerned primarily with function in two-dimensional map space (Relph, 1976, p. 22). A descaracterizao da paisagem e a produo de um sentido de lugar artificial, que seriam caractersticos dos espaos planejados, fariam com que a diversidade de experincias em uma vizinhana do subrbio dos EUA ou em um shopping center, por exemplo, fosse mnima. O antroplogo francs Marc Aug procede anlise do lugar e do no lugar como parte de uma reflexo sobre a contemporaneidade. Aquilo que o autor chama de supermodernidade resume os processos de acelerao da dinmica do planeta, atravs dos meios de transporte e de comunicao de ltima gerao. Aug nos fala de um perodo de excessos, de tempo, de espao, em que os historiadores, economistas, antroplogos, gegrafos, ficam muitas vezes perdidos com tantas variveis e tantas mudanas acontecendo (rapidamente), de tal modo que somos levados a repensar nossas referncias de tempo e espao. Para o autor essa uma imposio drstica da supermodernidade. Ela nos impele a revermos nossas bases 78

mais primrias, ela mexe com o ntimo de nossa reflexo e com o modo pelo qual encaramos a individualidade e a vida em sociedade. A incrvel intensidade dos fluxos de pessoas, mercadorias, informaes e da prpria vida de um modo geral, promove, segundo Aug, um acmulo factual, um verdadeiro entupimento dos canais de compreenso da vida, da histria e dos sentidos que atribumos a essas referncias bsicas. Assim, o autor francs entende que a progressiva sensao de ausncia de sentido para a vida, para a histria, e o mal-estar decorrente dessas percepes nos trazem uma necessidade constante de reafirmao e/ou busca por significados e valores que diminuam nosso incmodo. Tornam-se recorrentes os momentos em que lanamos mo de ideias e conceitos que nos ajudem nessa tarefa; comunidade, identidade, enraizamento, autenticidade so palavras, conceitos e ideias que parecem confortar, que nos do a impresso de que procedemos a uma pausa, ao reconhecimento de singelas manifestaes daquilo que nos familiar, em meio ao desconhecido que teima em prevalecer. Essa preponderncia do desconhecido (da velocidade, que motor fundamental na produo) pode ser concebida a partir da ideia de que, quando caminhamos em direo ao fenmeno com o objetivo de reconhec-lo, compreend-lo e, quem sabe, dotar-lhe de significados, este j se metamorfoseou e/ou foi metamorfoseado pelo intenso ritmo da supermodernidade. A ideia de que podemos ter acesso instantneo ao mundo inteiro (atravs dos meios de comunicao) e de que nossos atos podem ganhar uma escala jamais imaginada, traz aos ombros um peso desproporcional, que faz com que o indivduo tente, pelo menos em alguns momentos, se afastar desse mundo que se constitui com base no desconhecido. A busca por aquilo que nos familiar se tornaria materializada em rotas de fuga inscritas no espao fsico. Todavia, o espao enraizado na memria, a terra natal, no o espao que prevalece na supermodernidade. Neste sentido, h outro tipo de experincia produzindo, por conseguinte, outro espao. Para Aug, estamos falando, neste caso, do no lugar, dos espaos de circulao rpida, pasteurizados em prol da acelerao da velocidade com vistas ampliao da realizao do lucro. Nesse novo espao de que fala Aug no h tempo para enraizamentos, memrias e construes que sejam a expresso de uma cultura ou de uma identidade genuna. Com isso, a homogeneizao toma conta tambm da produo do espao a partir do nascimento do no lugar. De certo modo, essa busca por aquilo que nos familiar, pode tambm promover, por outro lado, o desenvolvimento de um olhar 79

fantasioso sobre a realidade. There is... no essential place which exists in its real authenticity waiting to be discovered by the researcher (Allen et al. apud Hudson, 1998, p. 934). As ideias relativas a uma sociedade to transparente, de produo de lugares legitimados pela cultura e pelos rituais tradicionais, de uma estabilidade que permeia um mundo fechado, intocado, produto inteiramente genuno das origens e dos valores de um grupo social, no podem traar a nica possibilidade de aplicao do conceito de lugar. Trata-se de uma restrio que praticamente inviabiliza a capacidade explicativa do conceito, pois a existncia de sociedades e/ou o estabelecimento de relaes intocadas e genunas com o espao, so aspectos extremamente discutveis e residuais. Todas as essncias tornamse eventualidades (Massey, 2009, p. 201). Apoiamo-nos na justificativa de Clifford Geertz para definir nosso desafio de refletir sobre o conceito de lugar por meio da importncia do que est sendo transmitido pelo comportamento humano, sem a pretenso de julgar o que genuno, o que autntico, o que serve ou que no serve, at porque no existem, de fato, homens no modificados pelos costumes de lugares particulares, nunca existiram e, o que mais importante, no o poderiam pela prpria natureza do caso (Geertz, 1989,p. 47). A nfase da construo da ideia de cultura para Geertz parte da premissa de que no possvel existir um nico conceito de cultura que amarre e imponha limites definitivos s possibilidades de atribuio de significados pelos indivduos.
Uma vez que o comportamento humano visto como ao simblica, o problema se a cultura uma conduta padronizada ou um estado da mente, ou mesmo as duas coisas, de alguma forma perde o sentido (...). O que devemos indagar qual a sua importncia: o que est sendo transmitido com sua ocorrncia (Geertz, 1989, p. 20).

Ao entendermos o no lugar como uma experincia que tem como seu produto final a distoro dos significados mais humanos e autnticos do lugar, parece-nos que no podemos classificar como tal aqueles locais que esto distantes do nosso cotidiano, j que um bairro, um pas, uma cidade ou uma localidade qualquer muito distante de ns podem ser apenas mais um ponto no mapa, uma informao abstrata com a qual no temos nenhum vnculo afetivo, psicolgico ou fsico. Nesse caso, estamos diante do espao indiferenciado, de cuja identidade podemos ter uma vaga ideia e com o qual no mantemos nenhum conhecimento sobre seu esprito, seu sentido e sua personalidade. Portanto, este um caso em que simplesmente no h qualquer tipo de experincia em relao queles locais que no fazem parte de nosso cotidiano e com o qual, alm disso, 80

no mantemos envolvimento de qualquer espcie. Desse modo, enxergamos certa dificuldade de enquadrarmos esta questo aos contornos da discusso lugar/no lugar, j que no h uma relao, autntica ou no, com esta determinada poro do espao. Essa impossibilidade no est diretamente relacionada ao fato de que o local em questo no faz parte de nosso cotidiano, mas, como dissemos anteriormente, indissocivel do fato de que se trata de uma poro do espao com a qual no temos nenhum tipo de vnculo. Se no estabelecemos nenhum vnculo, estamos falando do espao,7 e no do lugar ou mesmo do no lugar. A estes dois ltimos so atribudos valores, significados, sentidos diferenciados pela autenticidade e pela inautenticidade com que so produzidos. Assim, nos parece que, dentro da perspectiva humanista, mais detidamente nas ideias de Edward Relph, o primeiro a teorizar sobre o no lugar na geografia, aquele local com o qual no mantemos vnculo de nenhuma espcie, mesmo que cheguemos a estar nele em algum momento, seria conceituado como espao e no como no lugar. Por outro lado, se mantemos algum tipo de relao com um local muito distante de ns, se ele tem algum significado para ns, se ele nos diz alguma coisa, mesmo que no faa parte de nosso cotidiano, pode ser considerado um lugar, pois h uma relao mediada por smbolos e pelo conhecimento da viso de mundo que o local projeta, bem como da experincia que proporciona. Desse modo, uma pessoa pode conhecer um lugar tanto de modo ntimo como conceitual (Tuan, 1983, p. 7), j que pontos distantes podem ser lugares (...) amados e reverenciados como emocionalmente prximos (Mello, 1990, p. 106). fundamental a observao de que a possibilidade de produo do no lugar tambm uma experincia, a qual no est relacionada ao fato de fazer ou no parte do cotidiano, mas ao tipo de relao por meio da qual nos envolvemos com o lugar. Nesse sentido, o no lugar no pode ser tratado como a simples anttese do que o lugar. Aquilo que no se configura como lugar para a geografia humanista no pode ser rebatido diretamente e definido, portanto, como no lugar. Apesar do prefixo de negao, no nos parece que a ideia se encerre com este tipo de
7

O espao aqui concebido em sua relao processual com a sociedade no curso da qual o espao cria a sociedade e a sociedade cria o espao, o espao e a sociedade aparecendo como produtos gmeos no plano social da histria (Moreira, 2006, p. 132). ...um conjunto indissocivel de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geogrficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento (Santos, 2007, p. 28).

81

simplificao. Assim, nem sempre o que no identificamos como lugar poder ser classificado como no lugar. Reafirmamos com isso que os locais com os quais no mantemos nenhum tipo de vnculo, os quais no necessariamente fazem parte de nosso cotidiano, como discutimos anteriormente, parecem inscrever-se mais adequadamente no conceito de espao. Entre outras questes, Relph e Aug divergem sobre a origem temporal dos no lugares. Segundo Relph, a produo de espaos estandardizados no uma novidade do mundo contemporneo. In all societies of all times there has been some placelessness and insofar as lack of care for places provides a context and comparison it is essential for a sense of place (Relph, 1976, p. 80). A novidade desta produo na atualidade seria a abrangncia do fenmeno, ou seja, vivemos uma poca de proliferao dos no lugares. A cada vez maior rapidez dos fluxos, que por sinal parece estar sendo o diferencial deste estgio avanado da globalizao alm do planejamento dos espaos em prol dessa eficincia tem sido o elemento fundamental para a homogeneizao dos espaos. Por outro lado, Marc Aug acredita que os no lugares so um fenmeno tpico do mundo contemporneo, resultado do que ele chama de supermodernidade. Como j foi abordado, ese fenmeno estaria relacionado especialmente ao encolhimento do planeta, rapidez das trocas e ao ego do indivduo que pretende interpretar por e para si mesmo as informaes. Na verdade, discordamos de Aug, com base em Santos (2000), que reprova a noo de tempo e espao contrados.
como se o mundo se houvesse tornado, para todos, ao alcance da mo. Um mercado avassalador dito global apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenas locais so aprofundadas (Santos, 2000, p. 19).

Em vez de se extinguirem, os lugares parecem ter ganhado uma grande importncia no que diz respeito compreenso do mundo atual. Assim, Agnew & Duncan (1989) acreditam que a emergncia de uma comunicao de massa no leva necessariamente a uma cultura de massa. A argumentao baseia-se na questo da interpretao das mensagens recebidas. Dessa forma, se a recepo de mensagens passvel de interpretao, esta, por sua vez, depende diretamente da natureza da situao sociolgica na qual diferentes espaos de referncia operam. O mesmo estmulo no leva, necessariamente, mesma resposta. 82

medida que a sociedade parece anestesiada com as novas modas, os novos aparelhos e os novos locais, criados e montados com tudo aquilo que voc precisa, a mercantilizao da cidade torna-se a expresso mais palpvel da compra e venda da prpria vida do indivduo atravs daquilo que os situacionistas chamaram de Sociedade do Espetculo. A repetio de frmulas de produo de espaos funcionais, adequados s necessidades dos fluxos econmicos que circulam nas mais diversas escalas geogrficas, so uma realidade. A apologia das mercadorias sempre iguais sob etiquetas diferentes (...) a mesma coisa aparece em lugares inumerveis... (Adorno, 2007, p. 63,68). Devemos entender essa realidade como um convite a novas reflexes acerca do conceito de lugar, para que este possa ampliar sua capacidade explicativa neste ambiente, em que h a generalizao do mundo da mercadoria, com as transformaes que esta expanso implica... (Damiani, 2003, p. 367). Desse modo, a subjetividade e a capacidade de atuao do indivduo no podem ser to minimizadas a ponto de concluirmos que no h quem consiga estabelecer uma relao afetiva com espaos estandardizados. Nesse sentido, estabelecida a subjetividade como um fator basilar para reflexes espaciais, h uma profunda contradio em tentar, atravs do no lugar, estabelecer, a priori e de modo generalizado, uma definio da relao que ser estabelecida por indivduos e/ou grupos sociais com determinado espao. A justificativa para esta definio de carter geral e a priori repousa no fato de que o espao pasteurizado, artificial, igual em toda parte, sendo impossvel a sua diferenciao. Assim, nega-se tambm ao indivduo e aos grupos sociais uma possvel capacidade de subverso da lgica estabelecida nesses espaos pasteurizados. Place, in other words, always involves an appropriation and transformation of space and nature that is inseparable from the reproduction and transformation of society in time and space (Pred, 1984, p. 279). A possibilidade de manipular a ordem espacial estabelecida sempre existiu e deve ser levada em considerao, especialmente se concordarmos que o indivduo tambm agente na produo do espao. Um exemplo importante pode ser observado atravs dos situacionistas, que propuseram um mtodo de superao da chamada Sociedade do Espetculo conceituado como desvio. Os situacionistas defendem que o indivduo tem o controle de seu tempo de vida tomado de si e transformado em um tempo controlado pelo consumo da mercadoria. O desvio (do tempo no tempo vivido) seria a apropriao, pelo indivduo, de seu prprio tempo de vida. A partir da, teramos um indivduo capaz de efetivamente construir situaes para alm do controle exercido pelo espetculo. Na prtica, os 83

situacionistas propem uma nova elaborao de tudo o que se apresenta no cotidiano, das artes ao urbano. Le dtournement se rvle ainsi dabord comme la ngation de la valeur de lorganisation antrieure de lexpression (IS, n 3, 1959). Essa transformao dos significados de diversos elementos da vida cotidiana caracterizaria uma retomada pelo indivduo do controle do seu tempo vivido e um rompimento com a lgica do espetculo. Any elements, no matter where they are taken from, can be used to make new combinations (Debord & Wolman, 1956). Mesmo que os frequentadores de espaos pasteurizados no cheguem a subverter completamente, como propem os situacionistas, a ordem estabelecida, fundamental que levemos em considerao a possibilidade de apropriao desses espaos pelos indivduos. A produo do lugar pode incluir uma forte conotao poltica. A observao do grau de envolvimento que um indivduo ou um grupo social estabelecem com o ambiente fundamental para a ampliao da discusso, j que no podemos esquecer que os indivduos so dotados de intencionalidade, sendo, portanto, agentes do processo de percepo do espao. Por sua vez, a percepo no consiste, de modo algum, em um processo simplesmente contemplativo, mas de interao entre o sujeito e o objeto percebido. No caso que envolve o indivduo e o espao em que vive, impe-se uma relao indissocivel de influncia recproca, j que no h uma conscincia separada da realidade (Merleau Ponty, 1994). Para Merleau Ponty, minha percepo do mundo no produzida por minha observao de algo externo, mas pela certeza de que procuro entender o mundo como uma experincia da qual fao parte. O no lugar limita profundamente as possibilidades de um indivduo ou grupo social manter relaes de afetividade e criar uma histria com um espao estandardizado, concebido a princpio para ser um local de passagem, que sirva rapidez e objetividade (econmica) de nosso tempo. O conceito no d conta das mais variadas relaes que os indivduos podem estabelecer com um shopping ou um aeroporto. A dimenso do no lugar pode at existir na materialidade padronizada, montada da mesma forma em vrios locais e que pode limitar a possibilidade de diferenciadas experincias sociais. Pode limitar, mas no impede que haja, atravs do tempo, quem veja diferenas claras entre o seu shopping e os outros (Bartoly, 2007). O no lugar nos chama a ateno para o aspecto cada vez mais importante da crescente produo de espaos homogeneizados (Relph, 1980). Porm o conceito aprisiona a reflexo ao estabelecer uma prvia impossibilidade do indivduo construir 84

uma histria de lembranas e de afetividade que, portanto, transformem este local em lugar.
The term placelessness, which has been used in reference to the creation of standardized landscapes that diminish the differences among places, signifies one aspect of the loss of meaning in the modern world. But loss may be too strong a term. Meaning is both lost and gained in such landscapes (Entrikin, 1991, pg.57).

Com isso, somos levados a refletir sobre a gama de possibilidades de relaes afetivas e histricas que mesmo os ambientes pasteurizados podem gerar. Quem vai dizer a um funcionrio de um aeroporto com mais de 30 anos de casa que este espao igual no mundo inteiro e que essa impossibilidade de diferenciao nos leva a afirmar que estamos diante de um local sem memria, com o qual no conseguimos estabelecer nenhum grau de afetividade ou de pertencimento? Para a experincia do viajante, o aeroporto talvez no consiga, realmente, despertar sua ateno ou sua afetividade, tanto pela prpria caracterstica da experincia, que apenas de passagem, como pelo fato de ser um espao montado a partir de planos muito parecidos e difundidos globalmente. No entanto, fica clara a diferena que no podemos deixar de considerar, quando nos remetemos experincia do funcionrio. ...O tratorista, em seu veculo, sente-se em casa na estrada; a operria sente-se em casa na fbrica de fiao; o engenheiro que dirige a central eltrica sente-se ali em casa (Heidegger, 1979, p. 346). Especialmente com a ampliao das funes do shopping, que deixou de ser apenas um centro de compras para tambm se tornar um centro de lazer, sociabilidade e servios, esses espaos tornaram-se mais complexos. Nos primeiros tempos do shopping, a dimenso do no lugar era provavelmente mais expressiva. Todavia, especialmente por conta da sociabilidade, de modo geral, nos shoppings de hoje prevalece a dimenso lugarizada (Bartoly, 2007). Mesmo que tenhamos uma sociabilidade instrumental, produzida pela administrao do shopping com vistas promoo indireta de lucros, atualmente, para os frequentadores, essa instrumentalizao no aparece e a sociabilidade torna-se um fim em si mesma. Para uma parcela importante dos milhes de assduos frequentadores de shoppings, existem distines muito claras entre os empreendimentos, que produzem preferncias e experincias diferenciadas. Assim, nem todos conseguem entender por que sentar num banco no shopping possa ser mais artificial do que sentar num banco no parque (Rybczynski, 1995, p. 197). 85

Consideraes finais

Nesse sentido, parece-nos cada vez mais distante a validade de classificaes gerais e que, a priori, procedem a simples apontamentos daqueles espaos que so ou que no so lugares. As realidades dos lugares so cada vez mais complexas e, nesse sentido, so percebidas e vividas de diferentes formas, por diferentes indivduos. Desse modo, acreditamos que a tendncia de proliferao dos lugares, pois a possibilidade de diferentes interpretaes, das inmeras novas situaes do mundo globalizado, com diferentes formatos e intensidades nas diversas localidades, nos conduz ao entendimento de que, em vez de desaparecerem, os lugares esto mudando de sentido. A ideia do no lugar parece-nos muito distante de conseguir traduzir de modo aceitvel essas novas realidades.
...vista de dentro, seria uma outra cidade; Irene o nome de uma cidade distante que muda medida que se aproxima dela. A cidade de quem passa sem entrar uma; outra para quem aprisionado e no sai mais dali (Calvino, 1990, p. 115).

No que se refere construo conceitual, a diferena entre o lugar, que trata quase que unicamente da dimenso subjetiva, e o no lugar repousa, efetivamente, na pretenso da autenticidade do primeiro em relao inautenticidade do segundo. A principal semelhana trata da impossibilidade de atuao da contingncia, um aspecto que se torna fundamental quando tratamos o indivduo como sujeito da ao. Essa negao da possibilidade de transformao dos sentidos do lugar humanista e do no lugar traz como consequncia primordial uma enorme dificuldade na aplicao de ambos. Ao observarmos que esses conceitos refletem predominantemente realidades definitivas, chegamos concluso de que no estamos diante de um compl da geografia contra o lugar, mas de uma enorme dificuldade em adequar a realidade mutvel do cotidiano aos pressupostos conceituais estabelecidos. Insistimos que ambos so implicaes da construo social do espao e que no h como estabelecermos quais espaos so mais autnticos, pois teramos a difcil tarefa de responder para quem esses espaos seriam mais autnticos ou menos autnticos. Pressupor que a condio de local de passagem ou a previsibilidade de sua organizao espacial, por conta das necessidades impostas por sua funcionalidade, excluem a possibilidade de estabelecer relaes de pertencimento significa negar ao indivduo sua indissocivel condio de sujeito da produo do espao. Certamente no estamos propondo a aceitao de quaisquer recortes como lugares ou 86

mesmo negando a importncia das reflexes que pavimentaram o caminho e promoveram as condies necessrias para que alguns gegrafos pudessem pretender afinar as ferramentas analticas do lugar. Todavia, a tarefa de tentar re-imaginar o lugar (Massey, 2004, p. 20) e ampliar o entendimento e a aplicabilidade do conceito de lugar na geografia torna-se obrigatria e urgente. Esses avanos podem promover a superao da situao paradoxal que envolve o status de conceito-chave desfrutado pelo lugar na geografia e sua restrita utilizao nos trabalhos dos gegrafos. Como prope Nicholas Entrikin, o lugar deve ser produto da tenso entre uma dimenso abstrata, afetiva, e uma dimenso material, objetiva. Doreen Massey nos lembra que h um sentido global do lugar (Massey, 2002) e que no podemos aprisionar o conceito em uma escala local ou a uma pretensa singularidade folclrica que traria a diferenciao necessria para conceituarmos uma determinada poro do espao como lugar. A autora argumenta que a diferenciao do lugar advm de uma mistura singular de caractersticas locais, conjugadas com os fluxos globais que atravessam as fronteiras elsticas e porosas do lugar. Por meio de perspectivas tericas como as lanadas por Nicholas Entrikin e Doreen Massey, a capacidade explicativa e a insero do conceito de lugar, nos mais diversos debates das cincias sociais, ampliam-se dramaticamente. O incremento da estrutura de circulao representado pela globalizao nos conduz ao desafio de repensar o lugar, j que a uma maior globalidade corresponde uma maior individualidade (Santos, 2002). DEBATES E PERSPECTIVAS DO LUGAR NA GEOGRAFIA Resumo: O status de conceito-chave no reflete a ateno ou a importncia dispensada ao lugar no mbito da geografia. Quando no esquecido, acaba sendo confundido. Talvez mais danoso do que o esquecimento seja a aplicao incorreta do conceito. A restrita utilizao do lugar nos trabalhos dos gegrafos a implicao mais importante da escassez de debates. As ideias relativas a uma sociedade to transparente, produo de lugares legitimados pela cultura e aos rituais tradicionais que tratam da estabilidade que permeia um mundo fechado, intocado, produto inteiramente genuno das origens e dos valores de um grupo social no podem traar a nica possibilidade de aplicao do conceito de lugar. Trata-se de uma restrio que praticamente inviabiliza a capacidade 87

explicativa do conceito, pois a existncia de sociedades e/ou o estabelecimento de relaes intocadas e genunas com o espao so aspectos extremamente discutveis e residuais. O lugar pode ser pensado como produto da tenso entre uma dimenso abstrata, afetiva, e uma dimenso material, objetiva, que no necessariamente se reduz escala local. Assim, caminhamos para longe de reflexes que enxergam na progressiva ampliao do processo de globalizao o fim dos lugares, ou mesmo a prevalncia da produo do que chamam de no lugares. As mais variadas transformaes espaciais contemporneas, incluindo aquelas relativas s sensaes de pertencimento a uma dada poro de espao, parecem significar um desafio, especialmente para os gegrafos, no sentido de encontrarem novos sentidos e novas perspectivas para o lugar. Distante de seu esgotamento, a produo de lugares no mundo contemporneo, assim como ele prprio, est em permanente transformao, o que torna as reflexes mais complexas, mais instigantes e mais necessrias. precisamente atravs de uma reflexo acerca de algumas dessas questes que pretendemos contribuir com o avano das discusses sobre o conceito. Neste artigo, selecionamos algumas questes referentes validade da conceituao e aplicao do lugar na geografia. Palavras-chave: lugar; conceito chave; no lugar. DEBATES AND PERSPECTIVES OF PLACE IN GEOGRAPHY Abstract: The status of key concept doesnt reflect the attention or the importance dispensed to place in the scope of geography. If its not forgotten, place is misunderstood. Perhaps, more dangerous than forgetfulness, is the wrong application of the concept. The restricted use of place in the works of geographers is the most important implication of the lack of debates. The ideas about a society so transparent, with a production of genuine places, cultures and traditional rituals and the stability that permeates a closed world, untouched, entirely genuine product of the origins and values of a social group, cannot be the only way to apply the concept of place. It is a restriction that makes almost impossible, a development of the explanatory power of the concept, because the existence of societies, or untouched and "genuine" relations with space are extremely controversial and residual issues. Place can be thought as a product of the tension between an abstract, affective dimension, and a material, objective ones, not necessarily reduced 88

to the local scale. Therefore, we are faraway from the perspective which understands the progressive expansion of globalization, like a way to the end of place, or to the prevalence of the so-called non places. The most varied contemporary spatial transformations, including those related to the feelings of belonging to a certain portion of space seem to be a challenge, especially for geographers, to find new approaches to place. Far from the end, the production of places in the contemporary world is constantly changing, which makes the analysis more complex, more exciting and more necessary. Is precisely through a reflection about some of these questions we want to contribute with the development of the concept. In this article we select some subjects of discussion, referring to the validity of conceptualization and application of place in geography. Key Words: place; key concept; non place.
BIBLIOGRAFIA

ADORNO, T (2007). Indstria cultural e sociedade. So Paulo: Paz e Terra. AGNEW, J., DUNCAN, J. The Power of Place (1989). Boston: Unwin Hyman. AUG, Marc (1994). No Lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus. BACHELARD, Gaston (1989). A potica do espao. So Paulo: Martins Fontes. BARTOLY, F. S (2007). Shopping Center: entre o lugar e o no-lugar. Dissertao de Mestrado. Departamento de Geografia. UFF. Niteri. BERDOULAY, V (1999). A ecologia urbana, o lugar e a cidadania. Revista Territrio, UFRJ, Rio de Janeiro. ano IV, n 7. BOURDIN, Alain. Objeto local. In: Bourdin, Alain. A questo local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. pp. 25-57. BRENNER, N (2000). The Urban Question as a Scale Question: Reflections on Henri Lefbvre Urban Theory and Politics of Scale. International Journal of Urban and Regional Research, 24(2), pp. 361378.

89

BUTTIMER, Anne (1980). Home, reach and the sense of place. In: Buttimer, A & Seamon ,D. (eds.). The human experience of space and place. London: Croomhelm. CALVINO, Italo (1990). As cidades invisveis. So Paulo: Cia das Letras. CASTRO, In Elias de. Anlise geogrfica e o problema epistemolgico da escala. Anu. Inst. Geocienc., vol.15, 1992, p.21-25. ______ (1995). O problema da escala. In: Castro, I., Corra. R & Gomes, P. (orgs.) Geografia, conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. DAMIANI, Amlia Luisa (2003). O urbano no mundo da mercadoria. In: Carlos, A. F. & Lemos, A. (orgs.) Dilemas Urbanos: Novas Abordagens sobre a cidade. So Paulo: Contexto. DEBORD, G. & WOLMAN, G (1956). A users guide to dtournement. 1956. In: KNABB, Situacionist International Anthology. Belgium. ENTRIKIN, J.N (1991). The betweeness of place. London: Macmillan Education. GEERTZ, C (1989). A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. HAESBAERT, Rogrio (2002). Territrios alternativos. So Paulo: Contexto. HARVEY, David (2003). A condio ps-moderna. So Paulo: Edies Loyola. HEIDEGGER, M (1979). Construir, Morar, Habitar. In: CHOAY, Franoise. O Urbanismo. So Paulo: Perspectiva. HOLZER, Wherter (2000). Memrias de viajantes: paisagens e lugares de um novo mundo. Revista GEOgraphia, UFF. Niteri. Ano II. n 3. HUDSON, A.C (1998). Placing trust, trusting place: on the social construction of offshore financial centres. Political Geography, Vol. 17, n.8, Nov., pp. 915-937. INTERNATIONALE SITUACIONNISTE. N 3, 1959. LEFEBVRE, Henri (1991). The production of space. Oxford/Cambridge: Blackwell. MASSEY, Doreen (2002). Um sentido global do lugar. In: ARANTES, A (Org.) O Espao da Diferena. Campinas, SP: Papirus. p.176-185. _____ (2004). Filosofia e poltica da espacialidade: Algumas consideraes. Revista GEOgraphia, UFF. Niteri. Ano VI. n12. ______ (2009). Pelo espao. Uma nova poltica da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 90

MELLO, J. B. F (1990). Geografia Humanstica: a perspectiva da experincia vivida e uma crtica radical ao positivismo. Revista Brasileira de Geografia. 52 (4): 91-115. MERLEAU-PONTY, Maurice (1994). Fenomenologia da percepo. So Paulo: Martins Fontes. 662 p. MERRIFIELD, Andrew (1993). Place and space: a Lefebvrian reconciliation. Trans. Br. Inst. Geogr. N.S. 18: 516-531. MOREIRA, R (2006). Para onde vai o pensamento geogrfico? So Paulo: Contexto. PRED, A. Place as historically contingent process: Structuration and the Time-Geography of becoming places. Annals of the Association of American Geographers. v. 74. Issue 2. 279-297. RELPH, Edward (1976). Place and Placelessness. London: Pion. RYBCZYNSKI, Witold (1995). Vida nas cidades: Expectativas urbanas no Novo Mundo. Rio de Janeiro: Record, 1995. SANTOS, Milton (2000). Por uma outra globalizao do pensamento nico conscincia universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. ______ (2002). A Natureza do Espao. So Paulo: Edusp. ______ (2002). Da totalidade ao lugar. So Paulo: Edusp. ______ (2007). Metamorfoses do Espao Habitado. So Paulo: Edusp. TUAN, Yi-Fu (1983). Espao e Lugar: A perspectiva da experincia. So Paulo: Difel.

91

Вам также может понравиться