Вы находитесь на странице: 1из 21

Caroline Teixeira de Castro

PESQUISA OPERACIONAL Anlise de focos, abordagens e resultados de Pesquisa Operacional.

Universidade Federal do Rio de Janeiro 2013

ndice O que Pesquisa Operacional? Fases do Estudo de Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Hard e Pesquisa Operacional Soft Mtodos Formais para Problemas Complexos Mapas Conceituais Aplicaes de Pesquisa Operacional Sociedades de Pesquisa Operacional Referncias Bibliogrficas

O que Pesquisa Operacional? A Pesquisa Operacional uma cincia aplicada voltada para a resoluo de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decises, aplica conceitos e mtodos de vrias reas cientficas na concepo, planejamento ou operao de sistemas. A Pesquisa Operacional usada para avaliar linhas de ao alternativas e encontrar as solues que melhor servem aos objetivos dos indivduos ou organizaes. Atravs de desenvolvimentos de base quantitativa, a Pesquisa Operacional visa tambm introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de deciso, sem descuidar, no entanto, dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.
A PO fornece um conjunto de ferramentas teis para a anlise de problemas de gesto de recursos sanitrios, permitindo explorar os efeitos de diferentes polticas e fornecendo meios para a tomada de deciso mdica. A PO estuda um problema utilizando o mtodo cientfico. Para isto, baseia-se na construo de modelos matemticos que so representaes do sistema sob estudo e a forma como operam; sobre esses modelos se aplicam ferramentas matemticas para obteno de solues, aps a validao do modelo e de sua soluo, esta poder ser aplicada como soluo do problema real; e, finalmente, devero ser estabelecidos controles que detectem qualquer alterao significativa das condies em que se baseia o modelo, para que a soluo possa ser revisada. A complexidade de muitos dos problemas atuais no campo das Cincias da Sade torna necessrio que este tipo de estudos tenha um forte carter interdisciplinar, participando ativamente de seu desenvolvimento tanto profissionais do mundo sanitrio como profissionais dos mtodos quantitativos. (AZCARATE, C.; ERASO, M. L.; GAFARO, A., 2006, Anales Sis San Navarra, v. 29, n. 3)

A Pesquisa Operacional surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, da necessidade de lidar com problemas de natureza logstica, ttica e de estratgia militar de grande dimenso e complexidade. Para apoiar os comandos operacionais na resoluo desses problemas, foram ento criados grupos multidisciplinares de matemticos, fsicos, engenheiros e cientistas sociais. Esses cientistas no fizeram mais do que aplicar o mtodo cientfico, que to bem conheciam, aos problemas que lhes foram sendo colocados. Desenvolveram ento a ideia de criar modelos matemticos, apoiados em dados e fatos, que lhes permitissem perceber os problemas em estudo e simular e avaliar o resultado hipottico de estratgias ou decises alternativas.

O sucesso e credibilidade ganhos durante a guerra foram to grandes que, terminado o conflito, esses grupos de cientistas e a sua nova metodologia de abordagem dos problemas se transferiram para as empresas que, com o "boom" econmico que se seguiu, se viram tambm confrontadas com problemas de deciso de grande complexidade. Em alguns pases, em que prevaleceu a preocupao com os fundamentos tericos, a Pesquisa Operacional se desenvolveu sob o nome de Cincia da Gesto ou Cincia da Deciso e em outros, em que predominou a nfase nas aplicaes, com o nome de Engenharia Industrial ou Engenharia de Produo. Seguiram-se ento grandes desenvolvimentos tcnicos e metodolgicos que hoje, com o apoio de meios computacionais de crescente capacidade e disseminao, nos permitem trabalhar enormes volumes de dados sobre as atividades, no apenas das empresas, mas, tambm de instituies do setor pblico dentro e fora da rea econmica. Face ao seu carter multidisciplinar, a Pesquisa Operacional uma disciplina cientfica de caractersticas horizontais com suas contribuies estendendo-se por praticamente todos os domnios da atividade humana, da Engenharia Medicina, passando pela Economia e a Gesto Empresarial.

Fases do Estudo de Pesquisa Operacional De acordo com GONZALEZ (2008), um estudo de pesquisa operacional geralmente envolve as seguintes fases: 1. 2. 3. 4. 5. definio do problema construo do modelo soluo do modelo validao do modelo implementao da soluo

A sequncia acima no rgida e ela indica as principais etapas a serem vencidas. A seguir, apresentado um resumo da cada uma das fases. 1. Definio do problema A definio do problema baseia-se em trs aspectos principais: descrio exata dos objetivos do estudo identificao das alternativas de deciso existentes reconhecimento das limitaes, restries e exigncias do sistema A descrio dos objetivos uma das atividades mais importantes em todo o processo do estudo, pois a partir dela que o modelo concebido. Da mesma forma, essencial que as alternativas de deciso e as limitaes existentes sejam todas explicitadas, para que as solues obtidas ao final do processo sejam vlidas e aceitveis. 2. Construo do modelo A escolha apropriada do modelo fundamental para a qualidade da soluo fornecida. Se o modelo elaborado tem a forma de um modelo conhecido, a soluo pode ser obtida atravs de mtodos matemticos convencionais. Por outro lado, se as relaes matemticas so muito complexas, talvez se faa necessria a utilizao de combinaes de metodologias. 3. Soluo do modelo O objetivo desta fase encontrar uma soluo para o modelo proposto. Ao contrrio das outras fases, que no possuem regras fixas, a soluo do modelo baseada geralmente em tcnicas matemticas existentes. No caso de um modelo matemtico, a soluo obtida pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e preciso da resposta. Isto exige um conhecimento profundo das principais tcnicas existentes. A soluo obtida, neste caso, dita "tima".

4. Validao do modelo Nessa altura do processo de soluo do problema, necessrio verificar a validade do modelo. Um modelo vlido se, levando-se em conta sua inexatido em representar o sistema, ele for capaz de fornecer uma previso aceitvel do comportamento do sistema. Um mtodo comum para testar a validade do sistema analisar seu desempenho com dados passados do sistema e verificar se ele consegue reproduzir o comportamento que o sistema apresentou. importante observar que este processo de validao no se aplica a sistemas inexistentes, ou seja, em projeto. Nesse caso, a validao feita pela verificao da correspondncia entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema. 5. Implementao da soluo Avaliadas as vantagens e a validao da soluo obtida, esta deve ser convertida em regras operacionais. A implementao, por ser uma atividade que altera uma situao existente, uma das etapas crticas do estudo. conveniente que seja controlada pela equipe responsvel, pois, eventualmente, os valores da nova soluo, quando levados prtica, podem demonstrar a necessidade de correes nas relaes funcionais do modelo conjunto dos possveis cursos de ao, exigindo a reformulao do modelo em algumas de suas partes.

Pesquisa Operacional Hard e Pesquisa Operacional Soft Em geral, a Pesquisa Operacional Hard baseia-se nas seguintes suposies sobre a situao-problema: o problema foi claramente definido, os objetivos dos profissionais so conhecidos e existem critrios para determinar quando os objetivos foram alcanados, os cursos alternativos de ao so especificados, quer como uma lista de opes ou conjuntos de variveis de deciso; as restries sobre as escolhas de deciso so conhecidos, e todos os dados de entrada necessrios esto disponveis; o problema relativamente bem estruturado, o que significa que as relaes entre as variveis so tratveis, pois elas podem ser expressas na forma quantitativa, e o esforo computacional para determinar a melhor soluo economicamente vivel; o problema pode ser suficientemente bem isolado de seu sistema mais amplo de interesses; o problema de natureza tcnica, desprovido de aspectos humanos; o tomador de deciso pode impor a implementao da soluo.

Esta abordagem implica a utilizao de mtodos quantitativos na forma de planilhas, simulaes computacionais, anlise estatstica, modelos matemticos e tcnicas de otimizao. A PO Soft surgiu da necessidade de anlise de situaes e problemas sob uma tica subjetiva e humanizada. (DINIZ, Milena Estanislau; LINS, Marcos Pereira Estellita, 2012, Prod., v. 22, n. 1) A Pesquisa Operacional Soft trata de problemas que so desorganizados, mal estruturados e mal definidos em termos de seus componentes e relaes humanas, dependentes das pessoas envolvidas, em outras palavras, quando diferentes partes interessadas com diferentes vises de mundo tm diferentes percepes, possivelmente conflitantes sobre o problema e as suas principais questes; onde pode no haver acordo sobre os objetivos adequados, ou mesmo o conjunto de aes possveis; e onde pode no ter sentido falar sobre otimizao, uma vez que uma resoluo geralmente envolve uma compreenso, mas onde h suficientemente valores compartilhados e interesses de cooperao. A PO Soft caracterizada por: estruturar a situao-problema, em vez de resolver o problema; facilitar o dilogo entre as diversas partes interessadas com o objetivo de alcanar um maior grau de percepes comuns da situao-problema; promover a resoluo do problema atravs do debate e negociao entre as partes interessadas, e no do analista; mudar o papel de "analista de problema para um que se torne um facilitador e um recurso humano que confia na experincia das partes interessadas.

Mtodos Formais para Problemas Complexos Problem Structuring Methods (PSMs) Alguns problemas de gesto so difceis de serem resolvidos de forma eficaz usando as ferramentas padro de gerenciamento de tcnicas baseadas em mtodos matemticos. Tais problemas so tipicamente caracterizados pela complexidade e alto grau de incerteza. Os mtodos de problemas estruturantes (PSMs) so geralmente projetados para enfatizar o problema mais qualitativamente do que quantitativamente. Os PSMs fornecem aos tomadores de deciso ajuda sistemtica na identificao de um acordo para o problema. O resultado tanto um projeto bem definido que pode ser resolvido usando mtodos tradicionais de PO, ou um esclarecimento da situao que permite s partes interessadas um acordo sobre o curso de ao. Mtodos transparentes de PSMs podem capturar diferentes percepes da situao, para ajudar a gerar um consenso ou para facilitar as negociaes.
Rosenhead (2006) afirmou que os mtodos tradicionais de gerenciamento tm apresentado ferramentas inadequadas para lidarem com o aumento da complexidade das organizaes e com a mudana de trajetria vivida pela PO, por exemplo, no que se refere tomada de deciso em casos de demanda social. Os mtodos de estruturao de problemas (problem structuring methods-PSMs), tambm conhecidos como PO Soft (soft OR), representam um novo caminho para a PO, representando uma abordagem prtica e aplicvel (ROSENHEAD; MINGERS, 2001), constituindo-se em um auxlio deciso (ROSENHEAD, 1989). Rosenhead (2006) relatou que os mtodos de estruturao de problemas so aplicveis em situaes problemticas que apresentem caractersticas, tais como: existncia de mltiplos atores, diferentes perspectivas (ROSENHEAD, 1989), conflitos de interesse (ROSENHEAD, 1989) e incerteza. De acordo com Rosenhead e Mingers (2001, p. 1), [...] mtodos de estruturao de problemas usam modelos (sempre no plural, e com pouca ou nenhuma quantificao), podendo ser aplicados em contextos em que ocorre a presena de problemas complexos, messes e wicked para auxlio num processo de dilogo e debate [...] para ajudar principalmente na tomada de deciso em grupo. . (DINIZ, Milena Estanislau; LINS, Marcos Pereira Estellita, 2012, Prod., v. 22, n. 1)

Os criadores dos PSMs tm seus antecedentes na Pesquisa Operacional Hard e na engenharia de sistemas. Todos os mtodos provem facilidades para a estruturao do problema e cada um utiliza um repertrio de mtodos. Os PSMs mais conhecidos so: Strategic Options Development and Analysis (SODA), Strategic Choice Approach (SCA) e Soft Systems Methodology (SSM). Entretanto, existem outros mtodos como: Anlise de Robustez, Drama Theory e Viable Systems Model (VSM).

Complex Societal Problems


Problemas sociais complexos ocorrem em todo o mundo e trazem consigo a incerteza das causas e pouco conhecimento acerca de seus dados ou, mesmo, dados contraditrios. De acordo com De Tombe (2002), os problemas sociais complexos so interdisciplinares, envolvendo vrias reas cientficas como a poltica, a educao, economia e trazem grandes impactos para a sociedade. Dada a natureza destes problemas, a autora afirma que devem ser tratados de maneira multidisciplinar, necessitando de uma integrao entre distintos campos cientficos. Estes problemas tm sido tratados em campos como a Sociologia, Teoria do Caos, Filosofia, Inteligncia Artificial e Pesquisa Operacional. Rittel e Webber (1973) afirmaram que o paradigma tradicional da engenharia no aplicvel a problemas pblicos como os sociais e os polticos e, de um modo geral, no deveriam ser tratados com o intuito do alcance de solues timas. Os problemas complexos, na realidade, so de difcil tratamento, no sendo frequentemente tratados de maneira tima e de modo estruturado. Considerando o impacto destes problemas na sociedade e os custos envolvidos, tornam-se fundamentais, para que o problema no seja tratado de maneira superficial ou errnea, o conhecimento dos elementos constituintes deste problema e a compreenso da relao entre o caso e os envolvidos. De Tombe (2002) afirma que a principal questo no que concerne aos problemas sociais complexos refere-se a quais ferramentas ou qual combinao de mtodos e ferramentas podem dar suporte em cada uma das etapas de tratamento desses problemas e as consequncias da utilizao deles. Neste sentido, cientistas podem indicar qual o melhor modo de tratar um problema social complexo e como lidar com incertezas e a opinio pblica. (DINIZ, Milena Estanislau; LINS, Marcos Pereira Estellita, 2012, Prod., v. 22, n. 1)

Problemas sociais complexos so, por exemplo, problemas na rea de transporte, como o congestionamento do trfego, na rea dos cuidados da sade, como o problema do HIV, problemas ambientais, como a poluio de gua, ou problemas de planejamento urbano e rural, como inundaes. Systems Thinking Systems Thinking o processo de compreenso de como as coisas se influenciam mutuamente dentro de um todo. Na natureza vrios elementos como o ar, a gua, as plantas e os animais trabalham juntos para sobreviver ou perecer. Nas organizaes, sistemas consistem de pessoas, estruturas e processos que trabalham juntos para tornar uma organizao "saudvel" ou "insalubre".

O pensamento sistmico aborda a resoluo de problemas, considerando os "problemas" como partes de um sistema global, em vez de reagir a reas especficas, contribuindo para o desenvolvimento de consequncias inesperadas. O pensamento sistmico baseado na crena de que as partes componentes de um sistema pode ser melhor compreendidas no contexto de relacionamento com o outro e com os outros sistemas, do que isoladamente. Systems Thinking concentra-se em ciclos em vez de anlise linear de causa e efeito. De acordo com ROYSTON (2011), na Tabela 1, so listadas as diferenas entre a linha de pensamento tradicional e o Pensamento Sistmico. Tabela 1: Comparao entre o Pensamento Tradicional e o Pensamento Sistmico Pensamento Tradicional Pensamento esttico: foco em eventos particulares Pensamento do sistema como efeito: visualizao do comportamento gerado por um sistema como motivado por foras externas Pensamento rvore por rvore: crena de que aprofundar conhecimento sobre algo significa focar nos detalhes Pensamento de fatores: enumerao de fatores que influenciam ou esto relacionadas com algum resultado Pensamento linear: cada independe de outras causas causa Pensamento Sistmico Pensamento dinmico: elaborao de um problema em termos de um padro de comportamento ao longo do tempo Pensamento do sistema como causa: responsabilizar por um comportamento os atores internos que gerenciam as polticas do sistema Pensamento floresta: crena de que o conhecimento exige a compreenso do contexto das relaes Pensamento operacional: concentrao na causalidade e compreenso de como um comportamento gerado Pensamento circular: visualizao da causalidade como um processo contnuo, no um evento nico, com efeitos que influenciam causas e causas que afetam uma a outra

Mapas Conceituais Os mapas conceituais foram desenvolvidos como instrumento para organizar o conhecimento e como uma maneira prtica de represent-lo para si mesmo ou para outras pessoas. Os mapas conceituais podem ser organizados de diferentes maneiras, na dependncia das escolhas realizadas pelo sujeito de sua preparao. A apresentao pode ser em estrutura de TEIA, na qual o tema central colocado no meio do mapa; em estrutura HIERRQUICA, a qual apresenta a informao em forma descendente de importncia, colocando-se a informao mais importante no incio da cadeia hierrquica; em estrutura de FLOWCHART, na qual se organiza a informao em formato linear semelhante estrutura de um livro; em estrutura CONCEITUAL, na qual se organizam as informaes em formato parecido com um fluxograma, mas com a possibilidade de insero e excluso de novos conceitos; em estrutura de PAISAGEM, empregada nas situaes em que haja necessidade de apresentar uma informao em contextos panormicos;em estrutura MULTIDIMENCIONAL (3-D), utilizando a profundidade para representar relaes entre os conceitos que no so atendidas pelos mapas apenas de duas dimenses; em estrutura de MANDAIS, a qual apresenta as informaes em formatos geomtricos, cuja caracterstica telescpica permite um efeito visual em que o foco da ateno busca representar formas do processo de pensamento do usurio. Um bom mapa deve mostrar como uma informao relacionada com a outra, o porqu de sua incluso e qual a sua importncia. Tal aspecto se torna perceptvel na organizao visual do mapa, em sua estrutura hierrquica e, tambm, nas conexes feitas entre um conceito e outro. Em sua forma mais simples, as ligaes entre os conceitos dentro do mapa devem ser feitas com pequenas frases - do tipo necessita de..., leva ..., causa..., inibe..., dentre outras possveis - as quais so importantes para a organizao das informaes. Essa parte do mapa conceitual essencial e no deve ser menosprezada. A compreenso do mapa conceitual por outras pessoas - e sua devida interpretao depende desses pequenos elos; assim, pode-se ter a certeza de que as ideias apresentadas no sero mudadas ou interpretadas erroneamente. Apesar de no existirem regras rgidas para a sua construo, normalmente a representao dos mapas elaborada atravs de setas, no devendo a mesma ser confundida com organogramas ou diagramas de fluxo, pois no implicam necessariamente seqncia, temporalidade ou direcionalidade, nem hierarquias de organizao ou de poder. O importante que o mapa conceitual seja um instrumento capaz de evidenciar significados atribudos aos conceitos e as relaes entre os mesmos no contexto de um determinado corpo de conhecimentos.

Os benefcios obtidos com o uso dos mapas conceituais so variados. Conceitos difceis podem ser abordados por partes, melhorando a aprendizagem dos mesmos e tornando a compreenso mais fluida. A informao dos mapas conceituais tambm pode ser mostrada, tanto de uma forma extensa como de uma maneira resumida; isso se faz sem perda de contedo, complexidade e significado.
Uma das principais utilidades dos MC para os cursos de medicina a possibilidade de integrar diferentes conceitos os quais, muitas vezes, esto fragmentados em diversos compartimentos cognitivos na medida em que os MC evidenciam as conexes existentes entre os mesmos, permitindo que sejam estabelecidas formas provveis de proporcionar a integrao. Em ltima anlise, os distintos conceitos no so estticos, representando, outrossim, uma teia que se une atravs de relaes que evoluem na estrutura cognitiva do aprendiz, apoiados em conceitos j existentes e que, tratados de forma articulada nos seus nveis de abstrao, implicam em melhor abordagem dos problemas na vida cotidiana. A criao de uma rede de conhecimentos bem elaborada um passo fundamental na formao em um dado assunto. Portanto, o uso de MC prioriza uma aprendizagem significativa e justamente essa aprendizagem que vai gerar uma produo criativa na vida real. A rea de cincias da sade principalmente quando se pensa na formao de mdicos tem sido significativamente beneficiada pelo uso desta ferramenta. De fato, na prtica mdica torna-se necessrio desenvolver o pensamento crtico para a resoluo de problemas e para a tomada de decises, as quais contribuem de uma maneira positiva para a comunicao, o diagnstico e o tratamento dos enfermos. O pensamento crtico um processo ativo, na medida em que so avaliadas todas as evidncias apresentadas, antes de se decidir pela conduta a ser tomada. Esta habilidade pode ser praticada e, mais importante, estimulada com o uso de MC. (GOMES, Andria Patrcia et al, 2011, Rev. bras. educ. med., v. 35, n. 2)

Aplicaes de Pesquisa Operacional Numerosas aplicaes de Pesquisa Operacional tm sido documentadas em todas as reas de negcios: finanas, marketing, operaes e logstica, gerenciamento de pessoal. Aplicaes em setor pblico incluem gerenciamento de sistemas de sade, planejamento de transporte e controle de poluio. Aplicaes tambm existem em operaes militares, medicina e esportes. Apesar da diversidade destas reas de aplicao, os benefcios do uso da Pesquisa Operacional tendem a ser similares em cada caso: ela encontra boas solues para problemas complexos. Alm disso, se por um lado o desenvolvimento e implementao de um mtodo de Pesquisa Operacional requer um certo investimento, o perodo de retorno tipicamente menor do que qualquer outro investimento. Caso 1: Alocao de recursos - Alocao de vagas docentes na Universidade Federal Fluminense (MELLO, Joo Carlos Correia Baptista Soares de et al . Algoritmo de alocao de recursos discretos com anlise de envoltria de dados. Pesqui. Oper., Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, Aug. 2006). O Problema Em 2001 o Conselho Universitrio da Universidade Federal Fluminense determinou que a Comisso Provisria de Alocao de Vagas Docentes (CPAVD) estabelecesse critrios acadmicos para a alocao de vagas docentes da carreira do magistrio superior nos departamentos de ensino. Esta comisso deveria ento elaborar uma proposta de distribuio de vagas, baseada em critrios preestabelecidos. A soluo de PO A alocao de recursos um dos problemas clssicos abordados pela Pesquisa Operacional, em especial, pelos modelos de programao matemtica. O objetivo de um controle central ao alocar recursos s unidades constituintes que a produo global seja maximizada, ou seja, a questo da alocao dos recursos (inputs) est intrinsecamente ligada na prtica ao estabelecimento de alvos para a produo (outputs). O Valor Os resultados sugeriram que essencial haver critrios embasados tecnicamente para a distribuio de recursos no setor pblico. O mtodo proposto evitou pontos de corte arbitrrios. O modelo usado pela CPAVD assemelha-se a modelos eleitorais baseados em quocientes de corte, enquanto o algoritmo proposto pela Pesquisa Operacional permite a distribuio de vagas sem pr-excluso alguma. Quando aplicados a resultados eleitorais, os mtodos sem excluso so mais fidedignos.

Caso 2: Custos em indstrias de produo conjunta - Maximizao da lucratividade em produo conjunta: um caso na indstria frigorfica (CASSEL, Ricardo Augusto; ANTUNES JR., Jos Antnio Valle; OENNING, Vilmar. Maximizao da lucratividade em produo conjunta: um caso na indstria frigorfica.Prod., So Paulo, v. 16, n. 2, Aug. 2006). O Problema A produo conjunta, uma caracterstica das indstrias de abate de frangos, determina a existncia de um relacionamento de todos os produtos finais relativamente fixo e inevitvel at o ponto de separao. E no ponto de separao ocorre a diviso total da matria-prima inicial em diversos produtos. Aps o ponto inicial de separao, os produtos vo tendo agregao de valor atravs dos diferentes processos produtivos, de forma independente. Porm, a determinao correta dos custos unitrios de produo uma tarefa difcil ou mesmo impossvel, independentemente do principio de custeio utilizado. A soluo de PO Para tratar o tema da contabilidade de gesto de sistemas de produo conjunta em indstrias frigorifica a abordagem tradicional propugna a adoo do chamado mtodo dos custos conjuntos. Prope-se, ento, a adoo de um mtodo alternativo baseado nos conceitos propostos no mbito da Teoria das Restries, com o apoio de ferramentas oriundas da Pesquisa Operacional. O Valor Observa-se que a abordagem tradicional adotada para tratar o tema, o mtodo do custo conjunto, apresenta limitaes no que tange ao modelo adotado e aos resultados obtidos em termos da anlise da lucratividade dos diferentes produtos finais. Como forma de tratar o problema apresenta-se uma abordagem alternativa baseada na Teoria das Restries suportada por tcnicas de Pesquisa Operacional. Visando mostrar as diferenas dos resultados na utilizao dos dois mtodos, realizado um estudo de caso em uma unidade de abate e industrializao de aves. Os resultados obtidos, em termos da lucratividade global da operao, apresentam diferenas significativas. A abordagem da Teoria das Restries aplicada com base na utilizao de tcnicas de Pesquisa Operacional demonstra-se mais eficaz do prisma da tomada de deciso. Caso 3: Concepo, modelagem e implementao de um sistema de apoio deciso Planejamento operacional da coleta seletiva de resduos slidos urbanos (SIMONETTO, Eugnio de Oliveira; BORENSTEIN, Denis. Gesto operacional da coleta seletiva de resduos slidos urbanos: abordagem utilizando um sistema de apoio deciso. Gest. Prod., So Carlos, v. 13, n. 3, Dec. 2006).

O Problema Necessidade de alternativas ao processo decisrio no que se refere : alocao de veculos para a coleta seletiva, bem como determinao do roteiro a ser percorrido; e determinao da quantidade diria de resduos slidos a ser enviada a cada unidade de triagem, de modo a evitar o desperdcio de mo de obra e reduzir a quantidade de resduos enviada aos aterros sanitrios. A Soluo de PO Foi utilizada a combinao de tcnicas advindas da Pesquisa Operacional, quais sejam: a simulao de eventos discretos e algoritmos/heursticas para o problema da alocao e roteamento de veculos. Para a validao do sistema de apoio deciso, foram utilizados dados da coleta seletiva de um municpio do Rio Grande do Sul. tambm apresentado um estudo de caso utilizando dados reais da coleta seletiva, no qual so apresentados os resultados gerados pelo sistema, bem como resultados comparados ao sistema atualmente utilizado no processo de coleta seletiva do municpio. O Valor A maior contribuio refere-se capacidade do modelo de incorporar o controle da capacidade de armazenamento e de processamento do material nas unidades de triagem deste tipo especfico de resduo. Os resultados possveis de serem obtidos pelo uso do sistema de apoio deciso so: obteno da reduo da distncia percorrida pelos veculos de coleta; obteno da reduo do nmero de viagens; e obteno do equilbrio na distribuio dos resduos coletados entre as Unidades de Triagem. Caso 4: Introduo da lactao e amenorria como mtodo contraceptivo em um programa de planejamento familiar ps-parto: repercusses sobre a sade das crianas (CECATTI, Jos Guilherme et al . Introduo da lactao e amenorria como mtodo contraceptivo (LAM) em um programa de planejamento familiar ps-parto: repercusses sobre a sade das crianas. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 4, n. 2, June 2004). O Problema Estudos apontam que a existncia de um intervalo de dois ou mais anos entre nascimentos leva a uma reduo significativa na morbimortalidade infantil e tambm uma reduo na morbidade materna, principalmente nos pases menos desenvolvidos. Dados demogrficos revelaram ainda que, em muitos pases em desenvolvimento, a amamentao, por si s, fornece proteo contra gravidez maior que a oferecida por outros mtodos reversveis de anticoncepo.

A utilizao do mtodo contraceptivo da lactao e amenorria no ps-parto uma alternativa a mais de escolha informada, sobretudo quando outros mtodos anticoncepcionais no so de fcil acesso ou no tm boa aceitao. Entretanto, o conhecimento sobre a aplicao desse efeito fisiolgico no tem sido explorado, nem tampouco utilizado sistematicamente na anticoncepo puerperal. A soluo de PO Para avaliar o efeito da introduo da lactao e amenorria como mtodo anticoncepcional sobre a sade da criana em um programa puerperal, utilizaram-se mtodos de pesquisa operacional que avaliam a durao do aleitamento materno total e exclusivo, e alguns indicadores de sade das crianas at um ano de idade, antes e aps a introduo da lactao e amenorria como mtodo oferecido s mulheres no ps-parto, com reforos educativos sobre amamentao e planejamento familiar. Foram includas 698 mulheres que tiveram pr-natal e parto no Instituto Materno Infantil de Pernambuco, divididas em: Grupo A, que recebeu assistncia antes e B, aps a interveno. O Valor O Grupo A teve 85,6% de episdios mrbidos at 12 meses e o Grupo B 72,1%. O nmero de internaes foi mais do que o dobro para as crianas do Grupo A. Os pesos, as estaturas das crianas aos 12 meses e as taxas acumuladas de aleitamento materno total foram significativamente maiores no Grupo B. Portanto, esta interveno educacional associa-se a melhores resultados infantis e pode ser aplicada em outros servios tambm pelos benefcios sade das crianas. Caso 5: Tcnicas de Pesquisa Operacional aplicadas na otimizao dos servios postais (COSTA, Deise Maria Bertholdi et al . Tcnicas da pesquisa operacional aplicadas na otimizao dos servios postais. Gest. Prod., So Carlos, v. 8, n. 1, Apr. 2001). O Problema Os Correios enfrentam a falta de carteiros para efetuar a entrega dos objetos, bem como o aumento de volume dos mesmos. A grande preocupao est em diminuir o tempo de triagem, ou seja, da separao dos objetos, tempo este que poderia ser utilizado na entrega; e tambm na otimizao do trajeto realizado pelo carteiro, que facilitaria seu trabalho. Desta forma ele poderia entregar uma quantidade maior de objetos, percorrendo o mnimo necessrio de trechos que no possuem entrega. Como o servio de entrega e as etapas que o antecedem (separao e ordenao dos objetos) so realizadas manualmente, existe a necessidade de otimiz-las e isto possvel redefinindo-se as regies de atendimento para cada carteiro.

A Soluo de PO O problema foi tratado como um problema de roteamento de veculos. Vrios algoritmos clssicos foram utilizados; inicialmente para definir as reas de atendimento dos carteiros, chamados de distritos postais e, a seguir, para estabelecer o roteiro de entrega das correspondncias, considerando, nesta fase, as distncias reais entre os pontos de entrega. Vrios testes computacionais foram realizados, variando-se os algoritmos e parmetros iniciais e suas respostas comparadas atravs das distncias totais e de tempos computacionais, determinando-se, assim, os algoritmos com melhores desempenhos. O Valor Com base nos vrios testes realizados foi possvel estabelecer um procedimento para determinar a diviso de uma regio e seu roteamento, em especial, para atender a situao atual dos Correios que consiste em dividir a regio do CDD em sub-regies (DPs), utilizando a proposta de diviso da regio dentro dos grupos de CEPs, designando uma rua inteira a somente um carteiro. Este procedimento se mostra mais interessante para ser aplicado situao atual dos Correios, pois tende a facilitar significativamente o processo de triagem dos objetos, reduzindo o tempo dispendido nesta tarefa e consequentemente ganha-se mais tempo para executar o trabalho externo de entrega das correspondncias.

Sociedades de PO IFORS - International Federation of Operational Research Societies http://www.ifors.org INFORMS - Institute for Operation Research and Management Sciences http://www.informs.org OR - Operational Research Society http://www.orsoc.uk/home.html APDIO - Associao Portuguesa de Investigao Operacional http://www.apdio.pt ALIO - Asociacin Latino-Ibero-Americana de Investigacin Operativa http://www.dc.uba.ar/alio APORS The Association of Asian-Pacific Operational Research Societies http://www.ifors.org/national/apors.html EPIO - Escuela de Perfeccionamiento en Investigacin Operativa http://www.unicen.edu.ar/epio EURO - The Assocition of European Operational Research Societies http://www.ulb.ac.be/euro/euro_welcome.html NORAM The Association of North American Operations Research Societies http://www.ifors.org/national/noram.html

Referncias Bibliogrficas AZCARATE, C.; ERASO, M. L.; GAFARO, A.. La investigacin operativa en las Ciencias de la Salud: reconocemos estas tcnicas en la literatura actual?. Anales Sis San Navarra, Pamplona, v. 29, n. 3, dic. 2006. CASSEL, Ricardo Augusto; ANTUNES JR., Jos Antnio Valle; OENNING, Vilmar. Maximizao da lucratividade em produo conjunta: um caso na indstria frigorfica.Prod., So Paulo, v. 16, n. 2, Aug. 2006. CECATTI, Jos Guilherme et al . Introduo da lactao e amenorria como mtodo contraceptivo (LAM) em um programa de planejamento familiar ps-parto: repercusses sobre a sade das crianas. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 4, n. 2, June 2004. COSTA, Deise Maria Bertholdi et al . Tcnicas da pesquisa operacional aplicadas na otimizao dos servios postais. Gest. Prod., So Carlos, v. 8, n. 1, Apr. 2001. DINIZ, Milena Estanislau; LINS, Marcos Pereira Estellita. Percepo e estruturao de problemas sociais utilizando mapas cognitivos. Prod., So Paulo, v. 22, n. 1, 2012. GOMES, Andria Patrcia et al . O Papel dos Mapas Conceituais na Educao Mdica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, June 2011. GONZALEZ, Carlos Ral Navarro; BENITEZ, Sara Ojeda. Validacin del intervenciones SOFT OR . Inv. Op., Lisboa, v. 28, n. 1, jun. 2008. LINS, Marcos Estellita et al . O uso da Anlise Envoltria de Dados (DEA) para avaliao de hospitais universitrios brasileiros. Cinc. sade coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, Aug. 2007. MELLO, Joo Carlos Correia Baptista Soares de et al . Algoritmo de alocao de recursos discretos com anlise de envoltria de dados. Pesqui. Oper., Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, Aug. 2006. OLIVEIRA, Sandra Maria do Valle Leone de et al . Teste tuberculnico: pesquisa operacional no Mato Grosso do Sul. J. bras. pneumol., So Paulo, v. 37, n. 5, Oct. 2011. PERICO, Ana Elisa; REBELATTO, Daisy Aparecida do Nascimento; SANTANA, Naja Brando. Eficincia bancria: os maiores bancos so os mais eficientes? Uma anlise por envoltria de dados. Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 2, Aug. 2008. ROSERO, Doris Amanda; DEL CORRAL, Helena. Contribucin del anlisis RFLP del IS6110 de Mycobacterium tuberculosis al diseo y refinamiento de estrategias para el control de la tuberculosis en Colombia. Infect., Bogot, v. 12, n. 3, Sept. 2008.

ROYSTON, Geoff. Meeting global health challenges through operational research and management science. Bull World Health Organ, Genebra, v. 89, n. 9, Sept. 2011. SIMONETTO, Eugnio de Oliveira; BORENSTEIN, Denis. Gesto operacional da coleta seletiva de resduos slidos urbanos: abordagem utilizando um sistema de apoio deciso. Gest. Prod., So Carlos, v. 13, n. 3, Dec. 2006. SOJO-MILANO, Mayira et al . Brote de malaria inducida en Sala de Pediatra del Hospital Jos G. Hernndez, Trujillo, Venezuela 2006. Bol Mal Salud Amb, Maracay, v. 47, n. 2, dic. 2007.

Вам также может понравиться