Вы находитесь на странице: 1из 3

RIQUEZA: Desafio para Sucessores

Joo Bosco Lodi

Estamos vivendo uma poca de grandes transferncias de fortuna da gerao mais velha para a mais nova e de uma difuso do patrimnio acumulado por poucas pessoas na gerao fundadora para muitas pessoas nas duas geraes seguintes. O dinheiro da famlia tem uma histria: na fase inicial a acumulao do capital atravs da capacidade e austeridade do fundador; na fase terminal a disperso do capital pelo nmero de sucessores e seu despreparo para gerir essa fortuna. 1. Fundaes de Famlia: Roy Williams, Consultor Patrimonial norte americano, publicou um livro comentado pelo Financial Times com o ttulo Preparando a famlia para gerir a fortuna de onde tiro algumas reflexes. Ele afirma que nos Estados Unidos nove dcimos do dinheiro acumulado pelo misterioso personagem chamado papai (Dad) desperdiado pelos seus herdeiros. A parcela maior vai para os advogados quando os filhos entram em conflito judicial. Outra parte desaparece em negcios familiares mal administrados. A dcima parte final tomada pelo Imposto de Renda. Para preparar a famlia para gerir a fortuna ele estabelece algumas regras de ouro. 1. Os filhos devem ser educados sobre os valores do fundador, o seu sentido de misso, a sua dedicao ao trabalho duro, o seu bom senso para negcios. Participando de algum Fundo de Caridade, dando dinheiro para terceiros, os sucessores devem aprender a melhor guardar o seu. Seria indicado criar um curso prtico sobre como administrar dinheiro e gerir necessidades sociais. Importante aprendizado para os sucessores como contratar e despedir advogados, contadores, tributaristas e auditores. As entidades filantrpicas tm Conselhos onde se pode aprender a ser conselheiro sem conflitar. Outro aprendizado importante como planejar os impostos de modo a pagar s o necessrio. E como planejar a partilha antes do falecimento para reduzir os impostos. No caso brasileiro o imposto igual seja inter vivos seja causa mortis.

2.

3. 4. 5.

Em pases do primeiro mundo est aumentando a literatura sobre Fundaes de Famlia e Mecenatismo. At a loteria nacional que faz um milionrio por semana distribui um folheto sobre Fundos de Caridade. Com excees honrosas, a

maioria dos grandes ricos doa menor proporo de seu dinheiro do que profissionais que vivem de salrio. Para concluir as receitas de Roy Williams, a melhor forma de encorajar doadores formando reunies e redes de amigos, com depoimentos de homens ricos sobre como foi criada uma Fundao Familiar de carter filantrpico. 2. O vrus da riqueza. A revista Forbes, h alguns anos, fez matria de capa sobre os perigos do dinheiro da famlia criando o termo Affluenza, o vrus da riqueza. Eis alguns conselhos prticos. 1. A Mesada deve ser dada. a primeira experincia da criana com finanas e oramento. Deve acontecer bem antes do filho ganhar dinheiro com algum trabalho. A criana que recebe mesada regular mais disciplinada, economiza mais, gasta mais racionalmente. Quem no recebe mesada acaba ganhando dinheiro de seus pais, aqui e ali, de uma forma irregular. Quanto dar? necessrio ficar no meio entre os pais que do muito e os que do pouco. preciso tomar informaes com outros pais. Mesada no vinculada a trabalho caseiro. Pagar para obter servio domstico dos filhos confunde a idia de empregado com a de respeito aos pais. A relao se torna empregatcia. Os pais no devem pagar a seus filhos para arrumar o quarto ou ajudar na cozinha. Isso uma obrigao que no se compra. Numa casa cheia de empregados a primeira vez que voc ouve de seu filho: Deixe a empregada fazer, voc sabe que tem um problema. Os filhos devem receber tarefas, independente de haver ou no empregados disponveis. Alm disso, o trabalho dos pais maior porque precisa conferir se o trabalho do filho foi feito ou no. A presena emocional do pai no substituda pelo dinheiro que ele d. Papai dizia que estava em casa todos os fins de semana, e eu no duvido. Mas ele nunca estava l mentalmente, emocionalmente. No dava ordem, nem conselho, s dinheiro. Na poca do ginsio importante arranjar um emprego meio-perodo de cho de fbrica para conhecer a vida dos encarregados de nvel subalterno. Isso importante para a formao do jovem. No importa quo ricos sejam, os pais devem fazer com que seus filhos trabalhem. a nica forma de desenvolver auto-estima e aprender a sobreviver por si mesmos, diz outro consultor de fortunas do EUA.

2. 3.

4.

5.

6.

7.

8.

Cuidado com os incentivos. Um famoso bon-vivant Tommy Manville, filho do fundador da Johns-Manville Corp recebeu uma doao de seu pai. A regra era que ele retiraria do Trust $ 250 mil se ele se casasse. Ele se casou 13 vezes, sempre que precisava de dinheiro... Cartes de crdito. Se eles j so uma tremenda tentao para os adultos, porque armar um tombo para um filho?

9.

10. Reunies de famlia onde os filhos so encorajados a expressar suas opinies so valiosas. David Rockefeller Jr. fez reunies semestrais, reunindo entre 50 e 100 parentes. O objetivo aumentar a autoconfiana de cada um dos familiares. o melhor tnico contra a doena da riqueza. 3. Ausncia paterna e desperdcio. H uma frase famosa de Oscar Wilde: Raramente perdoamos nossos pais. Filhos de dois celebres atores ingleses, Michael Redgrave e Laurence Olivier, publicam biografias sobre os pais falecidos recentemente. Um dos ttulos significativamente Sombra de um Corao de Pedra. A concluso comum que seus famosos pais no tinham nada mais na vida alm das falsas identidades profissionalmente assumidas. Os prprios pais declaram que o teatro teve precedncia sobre as suas famlias. Os livros descrevem muita despesa com terapia, tentativas de cair fora vivendo em outros pases, apoio em amigos desconhecidos pela famlia e um grande deserto emocional. O legado da fortuna e do bom nome no foram suficientes para enfrentar o desperdcio.

Вам также может понравиться