Вы находитесь на странице: 1из 8

Prova de Avaliao 3 de maio 2013

Matemtica | Ano Letivo 2012/2013


Ano de Escolaridade: 6 Turma A N ___

Aluno(a): _______________________________________________________ Classificao: ____________________________________ Professora: ____________________________

Observaes: ____________________________________________________________________________ Encarregado de Educao: _________________________________________________________________

INSTRUES GERAIS DA PROVA: A divide-se em duas partes. Todas as respostas so dadas no enunciado da prova, nos espaos reservados para o efeito. Utiliza apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta, exceto na resoluo dos itens em que haja indicao para utilizar o material de desenho. S podes utilizar a calculadora na primeira parte da prova. Como material de desenho e de medio, podes usar rgua graduada, esquadro, transferidor, compasso, lpis e borracha. As respostas devem ser apresentadas de forma clara e legvel. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Na prova vais encontrar: Itens em que tens espao para apresentar a resposta; nestes itens, se apresentares mais do que uma resposta a um mesmo item, s a primeira ser classificada; Itens em que tens de colocar X no quadrado correspondente opo que considerares correta; nestes itens, se assinalares mais do que uma opo, a resposta ser classificada com zero pontos. No permitido o uso de corretor. Sempre que precisares de alterar ou de anular uma resposta, mesmo nos itens em que a resposta assinalada com X, risca, de forma clara, o que pretendes que fique sem efeito.

PARTE 1: 30 minutos (com recurso calculadora)


1. Uma fbrica de chocolates encomendou um novo modelo de embalagem com um volume prximo de 200cm3. Foram apresentados dois modelos, A e B, ambos representados na Figura 1.

Figura 1

O modelo A um cubo com 5,9cm de aresta. O modelo B um paraleleppedo com 14,7cm de comprimento, com 2,5cm de largura e com 5,6cm de altura. Qual o modelo cujo volume mais prximo de 200cm 3? Mostra como chegaste tua resposta.

R: ___________________________________________________________________________ 2. A Figura 2 representa uma lata de tinta, com a forma de um cilindro, com 30cm de dimetro da base e com 28cm de altura. Calcula a capacidade, em litros, da lata de tinta. Apresenta o resultado arredondado s unidades. Mostra como chegaste tua resposta. (Utiliza 3,14 para valor aproximado de ) (Nota: 1 litro = 1 dm3)
Figura 2

R: ______________________________________________________________________________ 3. A Figura 3 representa uma cartolina com 69,5cm de comprimento e com 49,5cm de largura. Nessa cartolina, a Marta recortou trs tringulos, cada um com 48cm2 de rea, e um crculo, com 11 cm de raio.

Figura 3

Determina a rea da poro de cartolina que sobrou, em centmetros quadrados. Mostra como chegaste tua resposta. (Utiliza 3,14 para valor aproximado de )

R: ______________________________________________________________________________

4.

Os preos dos bilhetes para uma pea de teatro so diferentes para professores e para alunos.

O bilhete de professor custa 5,95 euros e o bilhete de aluno custa do bilhete de professor.

3 do preo 7

Quanto se pagar pela ida ao teatro de um grupo constitudo por 83 alunos e 6 professores? Mostra como chegaste tua resposta.

R: ___________________________________________________________________________ 5. Nos dias de trabalho, o Antnio e o Manuel almoam em restaurantes. Na ltima segunda-feira, disseram um ao outro: Manuel Na semana passada, gastei, em mdia, 7,15 euros por almoo. Antnio Eu no sei, mas guardei todas as faturas.

Qual dos dois amigos gastou mais dinheiro nos almoos da semana passada? Mostra como chegaste tua resposta.

R: ___________________________________________________________________________

6.

O Rodrigo ofereceu 35% dos 120 cromos que tinha ao seu irmo e um sexto dos cromos restantes ao seu primo. Com quantos cromos ficou o Rodrigo? Mostra como chegaste tua resposta.

R: ___________________________________________________________________________

FIM DA PARTE 1

PARTE 2: 60 minutos (sem recurso calculadora)


7. Assinala com

a opo que apresenta o nmero que divisvel

simultaneamente por 3 e por 4. 102 104 108 112 8. As figuras A, B, C e D esto desenhadas num quadriculado.

Escreve as letras correspondentes a duas figuras que tenham o mesmo permetro e a mesma rea. Resposta:______________________________________________________________________ __

9. Assinala com 522510 5220 25220 532 2532

a opo que representa uma potncia equivalente a

10.

Assinala com

a opo que corresponde a 30% de 60 euros.

6 euros 18 euros 20 euros 30 euros 11. Na reta numrica a seguir representada, est marcada uma

sequncia de pontos em que a distncia entre dois pontos consecutivos sempre a mesma. O ponto A corresponde ao nmero 1,2 e o ponto H corresponde ao nmero
13 5

Assinala com 1,7


9 5

o nmero correspondente ao ponto F

2,2
12 5

12.

Escreve, com os nmeros 3, 4, 9 e 12, uma proporo em que um dos

extremos seja 9. Resposta: _____________________________________________________________________

13.

A Figura 4 representa uma pirmide.

Figura 4

Que nome se d a um prisma que tenha o mesmo nmero de faces da pirmide representada?

Resposta:___________________________________________________________________ __

14.

Calcula o valor numrico da expresso seguinte.

Apresenta o resultado na forma de frao irredutvel.


2 2 ,1 +0 5 3
2

15.

A Figura 5 representa um conjunto de estrelas. Nesse conjunto,

2 5

das estrelas esto sombreadas

Escreve, na forma de percentagem, a frao de estrelas que est sombreada. Mostra como chegaste tua resposta.

Resposta: _____________________________________________________________________

16. A professora de Matemtica pediu aos alunos que descobrissem regras para o clculo com potncias. A certa altura, a Beatriz disse: Dois elevado a quatro igual a dezasseis e quatro ao quadrado tambm igual a dezasseis: 24 = 16 e 42 = 16 J encontrei uma regra: se, numa potncia, trocarmos a base com o expoente, o resultado sempre o mesmo. Ser que a Beatriz encontrou uma regra para o clculo com potncias? Resposta:_____________________________________________________________________ __ Justifica a tua resposta.

17.

Вам также может понравиться