Вы находитесь на странице: 1из 2

QUEM FOI KARL MARX

Em 5 de maio de 1818, nascia na pequena cidade chamada Trveris, no sudoeste da Alemanha, um homem que mudaria o mundo com suas ideias. Este homem era Karl Heinrich Marx, que ficou conhecido como Karl Marx e o Marxismo. Filsofo, cientista poltico, um dos seguidores das ideias de Hegel e socialista revolucionrio muito influente em sua poca, at os dias atuais. Atuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista. Iniciou seus estudos em Direito na universidade de Bonn e ainda na mesma universidade cursou Histria. J na universidade de Berlin inicia seus estudos crticos e filosficos estudando as obras de Hegel e Feuerbach. Antes de publicar sua obra prima O Capital, Marx escreveu artigos para jornais e revistas fazendo suas criticas ao capitalismo e proclamando a luta e classes com em seu famoso Manifesto do Partido Comunista, escrito para o congresso da Liga dos Comunistas, da qual era membro. A influncia de suas ideias atingiu todo o mundo.

KARL MARX NA SOCIOLOGIA

Para se relacionar o filsofo Karl Marx no campo da Sociologia necessrio um prvio entendimento sobre o que Sociologia. De acordo com o dicionrio de Lngua Portuguesa Michaelis, a definio desta palavra : 1 Cincia que se ocupa dos assuntos sociais e polticos, especialmente da origem e desenvolvimento das sociedades humanas em geral e de cada uma em particular. 2 Segundo Augusto Comte, o conjunto das cincias que tratam do homem na sociedade, isto , sob o aspecto moral, jurdico, poltico, econmico etc. 3 Cincia ou estudo das leis fundamentais das relaes, instituies e outras entidades sociais.. Ou seja, a Sociologia considerada uma das Cincias Humanas que tem como objeto de estudo a sociedade, a sua organizao social e os processos que interligam os indivduos em grupos, instituies e associaes. o estudo do comportamento do ser humano em funo do meio em que vive. Karl Marx realizou um complexo exerccio de reflexo sobre as relaes humanas e as instituies que regulavam as sociedades. Atuando na rea da

sociologia. Ele realizou um estudo sobre o funcionamento da sociedade capitalista, dando origem ao livro intitulado: O capital, que surgiu em 1867, o nico publicado em vida. A partir do momento que Karl Marx contra a sociedade privada, e enxerga uma batalha entre operrios e patres, ocorreria falncia do sistema capitalista e as indstrias no deteriam o poder. Ele passa a ditar regras para a sociedade: Modelar a sociedade atravs do capitalismo, pois as pessoas realizariam sua vocao e no estaria objetivando lucro ou mesmo ascenso social, j que no existiriam diferentes classes e todos estariam em uma mesma condio. Atravs da busca da igualdade, as pessoas ficam descomprometidas com a viso consumista e aquisitiva, porm anseiam a liberdade de expresso. Maiores investimentos para as infraestruturas sociais como educao, sade e saneamento, dentre outras. A igualdade como teoria perfeitamente admissvel, j que no existiria misria, ou riqueza. Fim da sociedade privada, todos tem uma determinada rea para viver e trabalhar (atividades ruralistas), sendo essa terra pertencente ao governo.

Вам также может понравиться