Вы находитесь на странице: 1из 1

O que hepatite?

Hepatite uma inamao do fgado que pode comprometer seu funcionamento normal. Pode ser causada por vrus, bactrias, lcool, drogas e alguns medicamentos.

O que so hepatites virais?


So inamaes do fgado causadas por diferentes tipos de vrus. Cada uma recebe no nome a letra correspondente ao vrus que a originou: hepatite A, hepa- D, hepatite E. tite B, hepatite C, hepatite As hepatites podem ser diferentes na forma de transmisso e nos danos que causam sade

Sintomas
Na maioria dos casos, no existem sintomas e a hepatite passa despercebida. Em alguns casos, ocorrem fadiga, falta de apetite, enjo, vmitos, urina escura, pele e olhos amarelados (ictercia), fezes esbranquiadas. A hepatite B pode se desenvolver de duas formas, aguda e crnica. A aguda quando a infeco tem curta durao. Os prossionais de sade consideram a forma crnica quando a doena -dura mais de seis meses. Quando crnicas, algumas hepatites podem causar cirrose e at mesmo cncer de fgado em adultos. Os sintomas no so facilmente detectados e podem demorar muitos anos para se manifestar. Nos casos de doena heptica avanada, os sintomas mais comuns so ascite (barriga dgua), inchao e confuso mental.

Transmisso
Ela considerada uma doena sexualmente transmissvel - DST. O principal meio de transmisso a relao exual sem camisinha. Tambm transmitida pelo sangue contaminado e da- me portadora para o lho. O vrus B est presente no sangue, no esperma e na secreo vaginal. Entre as causas de transmisso esto: Por relaes sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; Da me infectada para o lho durante a gestao, o parto ou a amamentao;
Ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confeco de tatuagem e colocao de piercings;

Por transfuso de sangue contaminado.

Diagnstico
O diagnstico da hepatite B feito por meio de exame de sangue especco. Os testes para o diagnstico esto disponveis nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Bsicas de Sade dos municpios. Aps o resultado positivo, o mdico indicar o tratamento adequado.

Preveno
Evitar a doena muito fcil. Basta tomar as trs doses da vacina, usar camisinha em todas as relaes sexuais e no compartilhar objetos de uso pessoal, como lminas de barbear e depilar, escovas de dente, material lminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confeco de tatuagem e colocao de piercings. Devem ser feitos nas gestantes os testes durante o pr-natal e a vacinao, caso ainda no tenham recebido o esquema vacinal completo.

Qual o esquema de vacinao?


A vacina administrada em 3 doses: a primeira, aps 2 meses a segunda dose, e a terceira dose seis meses aps a primeira. Para que a pessoa que protegida contra o vrus da hepatite B, necessrio que as trs doses sejam aplicadas.

Вам также может понравиться