Вы находитесь на странице: 1из 4

www.casa.com.

br/curso-decoracao

Aula 2

Marcenaria: armrios e estantes


por paula neder Planejar a disposio e tamanho dos armrios conforme sua maneira de utilizar a cozinha, projetar o mvel certo na lavanderia para passar roupa com conforto, ajustar as medidas do closet para acomodar vestidos, casacos e sapatos - a arquiteta Paula Neder ensina a melhor forma de fazer tudo isso e ter uma casa organizada.

Patrocnio

Realizao

Aula 2

Marcenaria: armrios e estantes


por paula neder

Faa um inventrio

O levantamento de tudo o que ser guardado ou exposto, atentando ao tamanho dos itens, fundamental para que a marcenaria cumpra o seu papel de organizar e dar praticidade ao dia a dia. Seu mvel, seja ele sob medida ou comprado pronto, deve ter divisrias suficientes para armazenar tudo que foi listado de forma confortvel. No caso dos armrios de cozinha, observe o seu costume quando voc chega das compras. Voc prefere apoiar as sacolas sobre um balco antes de guardar tudo? Ou as coloca no cho? Esse fluxo pode determinar a sequncia dos mdulos. De que tipo de

Para idealizar a marcenaria desta cozinha, Paula Neder se baseou na rotina da dona da casa.

utenslios voc mais precisa ao cozinhar? Planeje formas de abrig-los em um armrio prximo ao fogo. E lembre-se: como poucas peas na cozinha so mais altas do que, por exemplo, uma jarra ou liquidificador, limite os nichos com mais de 50 cm de altura. No banheiro, um gaveto para a roupa suja evita que as peas fiquem espalhadas pelo cho. Se voc tem pouco espao nas paredes, transforme o espelho sobre a pia num armrio, com prateleiras estreitas, entre 10 a 15 cm de profundidade, destinadas aos produtos de higiene e beleza. SUPER DICA: para o secador de cabelo, crie uma gaveta com uma tomada na parte de trs, assim, o aparelho permanecer sempre plugado, agilizando o uso dirio. Na lavanderia, reserve um armrio sem divisria para vassouras e tbua de passar. Tenha uma arara para pendurar as roupas passadas e seja detalhista a ponto de calcular o local da tomada para ligar o ferro de modo que o fio no atrapalhe o servio.

Boas medidas
As metragens a seguir servem apenas de parmetro. No esquea que o levantamento dos seus itens que determinar o tamanho de armrio mais adequado voc.
Altura do mdulo para: Sapatos baixos: de 18 a 20 cm Sandlias rasteirinhas: 10 cm Sapatos de salto: de 25 a 30 cm Botas: 40 cm Casacos e palets: de 1,5 a 1,10 m Calas penduradas: 1,40 m Calas penduradas em cabides: 1 m Profundidade para: Armrio com cabides: a partir de 55 cm Prateleiras para roupas: a partir de 40 cm Altura da gaveta para: Relgios e bijuterias: 5 cm Meias e lingeries: 12 cm

Aula 2

Marcenaria: armrios e estantes


por paula neder

estantes funcionais
1

No h regras que padronizem as formas ou medidas de uma estante - esse o charme do mvel, que pode ser utilizado para dividir ambientes, disfarar irregularidades na parede, esconder pilares, alm da clssica funo de expor nossos itens queridos (colees, livros, portaretratos...). Claro que, tambm aqui, o inventrio importante - principalmente se o seu desejo for acomodar uma biblioteca ou videoteca. Para livros, a altura dos nichos nunca pode ser menor do que 30 cm e a profundidade 25 cm. Nichos estreitinhos

acomodam quadros apoiados ou livros de arte, com belas capas, colocadas de frente para o ambiente. Use a iluminao para valorizar objetos luzes no fundo do nicho criam silhueta no que est exposto; j luzes na parte da frente das prateleiras evidencia lombadas de livros ou pequenas peas de decorao. A opo mais econmica, nos dois
Neste projeto a marcenaria ajuda a isolar o closet feminino. As roupas do marido ficam no armrio do quarto (1) e as da mulher, do outro lado, bem atrs da estante da TV (2).

casos, so as mangueiras de luz, que podem ser fixadas por presilhas. Para um acabamento sofisticado, crie um rebaixo de 1 cm na prateleira e embuta lmpadas xenon. LEDs tambm so bemvindos - de baixo consumo e vida longa, possuem

Closet - aberto ou fechado?


Se o closet fica num local de circulao, portas so necessrias. As portas de correr, boa opo para pequenos espaos, tem um inconveniente: caso os armrios sejam usados pelo casal, s ser possvel abrir um mdulo de cada vez - ento, um deve esperar pelo outro para ter acesso ao seu lado. Em espaos usados apenas para guardar roupas - onde no h circulao de pessoas - , no h necessidade de fechamento. E quanto mais ventiladas as roupas estiverem, melhor, pois as fibras dos tecidos tendem a ter vida mais longa. Por isso, evite sacos e capas plsticas sem ventilao.

apenas 0,5 cm de altura. Quem coloca a TV na estante, mas se incomoda quando o aparelho est desligado (e fica com a imensa tela preta), pode pensar em um nicho com portas para o aparelho. E se quiser complementar com um telo, providencie um recorte na parte alta da estante, onde ele poder ser embutido quando fora de uso.

Aula 2

Marcenaria: armrios e estantes


por paula neder

Liberdade no acabamento

A ditadura de usar um nico acabamento no mesmo mvel no existe mais. Isso significa que madeira aparente, pintura, laca PU (fosca ou brilhante), revestimento com tecido, couro ou espelhos podem formar composies personalizadas. Por exemplo, montantes de madeira de demolio (ou folhas que a imitam) e portas e prateleiras com pintura brilhante resulta numa pea descontrada e moderna. J num quarto de menina, uma estante onde cada nicho leva uma cor sucesso garantido.

Projeto consciente
Prefira que seus mveis sejam executados com madeira proveniente de reas de reflorestamento. As laminadas aceitam qualquer projeto retos, curvos, com reentrncias... Alm disso, podem receber todo tipo de acabamento, de pintura a placas de espelho. Madeira de demolio so opo ecolgica para quem prefere peas rsticas.

Nesta copa, a bancada da pia, revestida de laminado plstico, agrega painel de madeira marchetada e mdulos com portas espelhadas.

Reportagem Maria Helena Pugliesi e Cristiane Komesu

Вам также может понравиться