Вы находитесь на странице: 1из 4

PARECER Nmero: 157177

rgo: Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo Data Emisso: 22-06-2012

Ementa: Fundamentado nos artigos 73, 76 e 85 da Resoluo CFM n 1.931/09, atual Cdigo de tica Mdica, nas Resolues CFM e CREMESP e nos Pareces de Consultas haver infrao tica e penal na divulgao de dados clnicos. Fundamentado nos artigos 73, 76 e 85 da Resoluo CFM n 1.931/09, atual Cdigo de tica Mdica, nas Resolues CFM e CREMESP e nos Pareces de Consultas haver infrao tica e penal na divulgao de dados clnicos.

Imprimir apenas a ficha

Imprimir o parecer com a ficha

Consulta n 157.177/11
Assunto: Sistema sem registro no Brasil, com servidor hospedado em outro pas, para conter dados de pronturios mdicos de funcionrios. Relator: Laide Helena Casemiro Pereira - Advogada CREMESP PARECER SUBSCRITO PELO CONSELHEIRO ADAMO LUI NETTO. Ementa: Fundamentado nos artigos 73, 76 e 85 da Resoluo CFM n 1.931/09, atual Cdigo de tica Mdica, nas Resolues CFM e CREMESP e nos Pareces de Consultas haver infrao tica e penal na divulgao de dados clnicos.

O consulente Dr. ALG mdico do trabalho responsvel pelo servio mdico de uma multinacional com unidades em diversas partes do mundo e com sistema de gesto de sade, segurana e meio ambiente localizado em uma das unidades da companhia da Itlia. Atravs de sua orientao os mdicos e enfermeiros lanam no sistema segundo consta na presente consulta: "Tipo de atendimento (consulta, vacina, peridico, etc.); Destino dado ao atendimento (retorna ao trabalho, liberado para casa, encaminhado ao hospital...); Resultados de exames peridicos (aptos, inaptos...); Dados estatsticos; Dados de acidente de trabalho (tipo, parte atingida, gravidade, se com ou sem afastamento, etc.)".

Segundo o consulente Dr. ALG os lanamentos referente clnica do funcionrio realizado em pronturio fsico (de papel) e em software comercial, nacional e s acessado pelo pessoal mdico sendo ele mesmo o administrador do sistema e quem libera acesso aos outros mdicos. Como o sistema se encontra absoleto, a empresa questiona o motivo da no utilizao do software corporativo sem custo. Sua recusa consiste no sistema operacional no est registrado comercialmente cuja base de dados no est sob minha guarda, nem sequer no Brasil, com problemas no controle de acesso e sem garantia de manuteno de sigilo. O consulente Dr. ALG solicita parecer deste Conselho para sustentar perante a empresa sua deciso negando que dados do pronturio mdico dos funcionrios sejam lanados no sistema. PARECER O pronturio eletrnico est normatizado pela Resoluo CFM 1.821/2007 e, de acordo com ela, h necessidade do software estar certificado pela Sociedade Brasileira de Informtica em Sade (SBIS) e, alm disso, ter nvel de segurana 2, o que inclui assinatura digital. Anexados a esta Consulta se encontra os Pareceres Consultas: "Fundamentos do Segredo Mdico" do Conselheiro Dr. Wilson Rubens Andreoni; "Segredo Mdico" do Dr. Antonio Carlos Mendes- Assessor Jurdico; Consultas ns 156.679/08 e Processo Consulta n 4.384/07-CFM (06/10) que tratam sobre o tema. O sigilo mdico tem por objetivo garantir um direito nico e exclusivo do paciente amparado pela Constituio Federal, em seu artigo 5, inciso X, que assim dispe: "Artigo 5 X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao." O pronturio mdico direito do paciente e os dados ali contidos pertencem a ele e s podem ser divulgados com sua autorizao ou a de seu responsvel, ou por dever legal ou justa causa, conforme disposio no "considerando" da Resoluo CFM n 1.821/2007, que aprova as normas tcnicas concernentes digitalizao, guarda e manuseio dos documentos dos pronturios. A Resoluo CFM n 1.931/2009 o Cdigo de tica Mdica em seus artigos 73, 76 e 85 assim dispe: " vedado ao mdico: "Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exerccio de sua profisso, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente." "Art. 76. Revelar informaes confidenciais obtidas quando do exame mdico de

trabalhadores, inclusive por exigncia dos dirigentes de empresas ou de instituies, salvo se o silncio puser em risco a sade dos empregados ou da comunidade." "Art. 85. Permitir o manuseio e o conhecimento dos pronturios por pessoas no obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade." A Resoluo CFM n 1.605/00 prescreve em seu "considerando": "CONSIDERANDO que o "dever legal" se restringe ocorrncia de doenas de comunicao obrigatria, de acordo com o disposto no art. 269 do Cdigo Penal, ou ocorrncia de crime de ao penal pblica incondicionada, cuja comunicao no exponha o paciente a procedimento criminal conforme os incisos I e II do art. 66 da Lei de Contravenes Penais;" O PROCESSO-CONSULTA CFM N 6032/09 - PARECER CFM n 05/2010 de 14 de janeiro de 2010, dentre seus argumentos prescreve: "o acesso aos dados e informaes mdicas no pode ser objeto de manipulao por terceiros leigos. Esse tipo de informao, por seu carter de tecnificidade, confidencialidade e individualidade, no deve integrar o bojo do processo administrativo de concesso ou negativa do benefcio, eis que trata-se de conhecimento somente passvel de aferio por um outro profissional mdico." Alm da responsabilidade do profissional mdico acima descrita esto obrigados ao sigilo, todos aqueles que manuseiam e digitam, por dever de ofcio, os dados mdicos constantes nos pronturios dos pacientes, pessoas no mdicas, como por exemplo, enfermeira, auxiliar de enfermagem, secretria, recepcionista, entre outras, obviamente no estaro sujeitas s normas do Cdigo de tica Mdica, mas, sim, aos rigores do Cdigo Penal que capitula a violao, do sigilo profissional como crime. CONCLUSO: Diante do exposto, este Departamento Jurdico fundamentado nos artigos 73, 76 e 85 da Resoluo CFM n 1.931/09, atual Cdigo de tica Mdica, nas Resolues CFM e CREMESP e nos Pareces de Consultas entende que configura infrao tica e penal a divulgao de dados clnicos. O consulente poder fornecer dados estatisticamente, sem, contudo fornecer nenhum dado pessoal de pacientes. O pronturio mdico documento sigiloso, pertencente ao paciente, que fica sob a guarda do mdico, clnica ou hospital responsvel. Deste modo julgamos ter esclarecido o consulente. Sendo o que tnhamos a informar, esta Assessoria Jurdica se mantm inteira disposio para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessrios.

o parecer, s.m.j. So Paulo, 24 de maio de 2012.

Laide Helena Casemiro Pereira OAB/SP n 87.425 Advogada CREMESP

PARECER SUBSCRITO PELO CONSELHEIRO ADAMO LUI NETTO. APROVADO NA REUNIO DA CMARA DE CONSULTAS, REALIZADA EM 01.06.2012. HOMOLOGADO NA 4.487 REUNIO PLENRIA, REALIZADA EM 05.06.2012.

Вам также может понравиться