Вы находитесь на странице: 1из 2

PARECER Nmero: 156223

rgo: Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo Data Emisso: 05-07-2011

Ementa: Reteno resultado de exame enquanto perdurar pendncia financeira ou documental de convnio.

Imprimir apenas a ficha

Imprimir o parecer com a ficha

Consulta n 156.223/10
Assunto: Possibilidade de reteno de resultado de exame enquanto perdurar pendncia financeira ou com documentao de convnio incompleta. Sobre a responsabilidade do profissional que transcreve os exames solicitados por colega mdico no cooperado. Relator: Laide Helena Casemiro Pereira - Departamento Jurdico - CREMESP PARECER SUBSCRITO PELO CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO HERRERIAS DE CAMPOS Ementa: Reteno resultado de exame enquanto perdurar pendncia financeira ou documental de convnio. A consulente Sra. M.R.F.R., gerente Administrativa do C.D.B solicita ao CREMESP parecer sobre a possibilidade da empresa reter o resultado do exame do paciente enquanto houver pendncia financeira ou estiver com a documentao do convnio incompleta. Primeiramente conceitua o de reteno segundo De Plcido e Silva : Reter, pois juridicamente, significa conservar, guardar, embargar a coisa, com a obrigao de restitu-la ou de entregar a quem de direito, se satisfeito o crdito, que lhe compete ou se cumprida a prestao que lhe devida. Reter, assim, manter como garantia ou ter como segurana de crdito ou de direito exigvel. Contudo no h previso legal que condicione a entrega do resultado de um exame com as possibilidades aventadas pela consulente.

A partir 2003 a Agncia nacional de Sade Suplementar emitiu a Resoluo Normativa ANS/RN n 44 de 24 de julho de 2003 (em anexo) que dispe sobre a proibio em qualquer situao de exigncia de cauo por parte de prestadores de servios, contratados, credenciados, cooperados ou referenciados das Operadoras de Planos de Assistncia Sade e Seguradoras Especializadas em Sade de Cauo, depsito de

qualquer natureza, nota promissria ou quaisquer ttulos de crdito, no ato ou anteriormente prestao do servio. Portanto esta Resoluo Normativa ANS/RN n 44 de 24 de julho de 2003 no contempla nenhuma exceo. O profissional mdico responsvel pela empresa poder responder eticamente perante este Conselho de acordo com a Resoluo CFM n 1.931/ 2009 o atual Cdigo de tica Mdica nos termos do artigo 20 abaixo transcrito: vedado ao mdico: "Art. 20. Permitir que interesses pecunirios, polticos, religiosos ou de quaisquer outras ordens, do seu empregador ou superior hierrquico ou do financiador pblico ou privado da assistncia sade interfiram na escolha dos melhores meios de preveno, diagnstico ou tratamento disponveis e cientificamente reconhecidos no interesse da sade do paciente ou da sociedade." (sem destaques no original) No nos foi esclarecido o que significa a expresso utilizada pela consulente como "documentao do convnio incompleta." Portanto se o paciente estiver com pendncia financeira a instituio poder lanar mo de outras medidas para sua cobrana. o parecer, s.m.j. So Paulo, 31 de janeiro de 2.011. Laide Helena Casemiro Pereira OAB/SP n 87.425 Departamento Jurdico - CREMESP PARECER SUBSCRITO PELO CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO HERRERIAS DE CAMPOS. APROVADO NA 4.427 REUNIO PLENRIA, REALIZADA EM 01.07.2011. HOMOLOGADO NA 4.430 REUNIO PLENRIA, REALIZADA EM 05.07.2011.

Вам также может понравиться