Вы находитесь на странице: 1из 4

JUSTIA, DIREITO E OS OPERADORES DO DIREITO

A Justia A justia de acordo com o Aurlio significa: virtude que consiste em dar a cada um, em conformidade com o Direito, o que lhe pertence. O homem tem que viver em sociedade, para isso deve se organizar criando leis e regras, dessa forma, h a necessidade de criar formas e organismos para garantir que essas normas sejam cumpridas, essa a funo da Justia. Ela um rgo que cuida da aplicao da lei, com a finalidade de preservar a paz e harmonia social, segundo as regras que a prpria sociedade determinou. Segundo Rizzato Nunes, a Justia o fundamento do ordenamento jurdico, e a finalidade social harmnica buscada para garantir uma sociedade justa. Por isso a Cincia do Direito, o trabalho do intrprete e de todos os que militam no e com o Direito devem pautar-se na Justia. A Justia apresenta qualidades subjetivas consideradas uma virtude da natureza humana, que busca o bem que lhe prprio, e objetivas, como qualidade da ordem social. Na verdade, ambas so complementares, uma vez que o equilbrio necessrio para a Justia se regula na busca alm do direito individual, mas do outro, torna-se um constante equilbrio entre as partes, nisso que consiste a Justia, e dessa forma garante a Igualdade. A Justia est relacionada com a Igualdade, assim a lei no deve fazer distino entre pessoas, porm ela pode as distinguir para buscar igualar a desigualdade real, como a proteo aos menores de idade, o estatuto do idoso, cdigo do consumidor, entre outras distines. Porm, h alguns problemas com essa concepo, que faz essa definio das regras gerais do sistema praticar injustias contra pessoas, ferindo o fundamento da Justia, que proteger os princpios da dignidade humana. Aristteles traz compreenso de que o que est de acordo com a lei justo, e o que est em desacordo injusto, porm, desde o surgimento do Estado Moderno, a lei usada pelo Estado como instrumento de controle da sociedade, e muitas vezes a lei pode no ser totalmente justa, mesmo tendo a finalidade de se promover a justia. O Direito

H Diferena entre o Direito e a Justia, o Direito uma cincia, por possuir objeto prprio de estudo. Miguel Reale ao conceituar Direito, ensina que um conjunto de regras obrigatrias que garantem a convivncia social das pessoas que compem a sociedade, essa idia nos leva a crer que no existe convivncia ordenada sem que exista o Direito, ele disciplina as aes sociais, impensvel uma sociedade sem o mnimo de ordem, toda formalidade social tem sua concluso no ordenamento jurdico. A sociedade e o Direito esto fundamentalmente atrelados, a existncia do primeiro pauta-se na existncia dao segundo. O Direito como cincia se subdivide em vrias disciplinas para regular condutas, ele um sistema, dessa forma, deve ser coeso, objetivo, claro, e, na medida do possvel, simples por direcionar-se a todas as pessoas. Segundo Rizzatto Nunes, o direito um ideal sonhado por certa sociedade e simultaneamente um golpe que enterra esse ideal. smbolo de ordem social e simultaneamente a bandeira da agitao Segundo o filsofo ingls Dworkin, O direito no esgotado por nenhum catlogo de regras ou princpios, cada qual com seu prprio domnio sobre uma diferente esfera de comportamentos. Tampouco por alguma lista de autoridades com seus poderes sobre parte de nossas vidas. O imprio do direito definido pela atitude, no pelo territrio, o poder ou o processo. Estudamos essa atitude principalmente em tribunais de apelao, onde ela est disposta para a inspeo, mas deve ser onipresente em nossas vidas comuns se for para servir-nos bem, inclusive nos tribunais. uma atitude interpretativa e auto-reflexiva, dirigida poltica no mais amplo sentido. uma atitude contestadora que torna todo cidado responsvel por imaginar quais so os compromissos pblicos de sua sociedade com os princpios, e o que tais compromissos exigem em cada nova circunstncia. O carter contestador do direito confirmado, assim como reconhecido o papel criativo das decises privadas, pela retrospectiva da natureza judiciosa das decises tomadas pelos tribunais, e tambm pelo pressuposto regulador de que, ainda que os juzes devam sempre ter a ltima palavra, sua palavra no ser a melhor por essa razo. A atitude do direito construtiva: sua finalidade, no esprito interpretativo, colocar o princpio acima da prtica para mostrar o melhor caminho para um futuro melhor, mantendo a boa-f com relao ao passado. , por ltimo, uma atitude fraterna, uma expresso de como somos unidos pela comunidade apesar de divididos por nossos projetos, interesses e convices. Isto , de qualquer forma, o que o direito representa para ns: para as pessoas que queremos ser e para a comunidade que pretendemos ter.

Conceituar o termo Direito no uma tarefa fcil por abranger todo um sistema de regulao que mede a vida em sociedade por todos os quesitos, tampouco tentar conceituar o termo Justia, ambos so abstratos. H uma complexa relao entre Direito e Justia, eles no so sinnimos, no entanto so conceitos que se relacionam, a Justia e o Direito ficam em um plano abstrato. Ao descontruir o prprio fundamento do Direito, o momento no qual se funda o Estado de Direito em si no justo, nem injusto, totalmente arbitrrio, no d pra contemplar pluralidade de culturas, luz da Justia podemos descontruir esse Direito. A justia vista como uma possibilidade, no como uma certeza. O operador do Direito Ligada a essas noes e conceitos de Direito e Justia encontra-se o operador do direito em vista da funo humano-social do jurdico, que disciplina e interpreta s leis e esto diretamente ligados a sua plena e correta execuo, porm considerando que no tempo presente, o operador de direito no tem mais aquela funo racionalizadora, eles quando no cedem tentao de um dogmatismo puramente sistemtico e formalizante, contrem uma situao de completo descomprometido com o fato de que o tipo de natureza humana implicado em uma determinada proposta terica que define e circunscreve no somente as condies de possibilidade das sociedades humanas como, e muito particularmente , o desenho do conjunto institucional e normativo que regula as relaes sociais comunitrias , assim como o carter das normas e dos valores produzidos pelo homem no percurso do incessante processo de adaptao ao complicado e cotidiano mundo em que plasma sua secular existncia. De fato, pressupor este tipo de jurista e perguntar atravs dele que tarefa ter o operador do direito no nosso tempo parece como algo culturalmente invlido e humanamente intil, na medida em que se insiste em um perfil de operador jurdico declinado ao automatismo, ao terico, a uma rigidez interpretativa e enclausurado ao muito limitado esquema do mesmice interpretativa do direito positivo. nesse ponto que se encontra o problema da Justia brasileira, e tambm, claro, em todos os lugares do mundo, os operadores no esto preparados para fazer Justia no desempenho de suas funes, com certeza existem excees, mas, em geral, seriam o principal pilar desse trip com faltas graves.

No h dvidas que a Justia, o Direito e os operadores de Direito esto intimamente interligados. Justia e Direito embora haja uma problemtica em sua relao, so complementares, o Direito tem por finalidade garantir o justo, ansiado pela prpria Justia em seu sentido igualitrio, na busca do bem comum, da preservao dos direitos naturais do homem, e uma vida harmnica em sociedade, para que isso ocorra imprescindvel a atuao dos operadores de direito que tem por funo organizar, manter a qualquer custo as normas jurdicas que compem a Constituio Federal, ao ponto que regulem igualitariamente as condutas sociais, para isso necessrio compromisso, base moral-tica intrnseco em suas percepes e decises, alm de uma noo plural de igualdade e extraindo de si o individualismo que fere a finalidade da Justia.

Вам также может понравиться