Вы находитесь на странице: 1из 75

Experincias ForadoCorpo

Perguntas&Respostas

Cesar de Souza Machado

333 Perguntas e respostas

3a Edio Fevereiro 2013

Cesar de Souza Machado

EFCs Perguntas e Respostas 1 Edio 2008 900 downloads 2a Edio: Janeiro de 2010 4900 downloads 3 Edio: Fevereiro de 2013

Essa uma obra registrada e est protegida pela LEI DO DIREITO AUTORAL. A distribuio deve dar-se de forma gratuita.

expressamente proibida a edio, desmembramento ou comercializao dessa obra. Os infratores estaro sujeitos s penalidades previstas na Lei.

Copyright 2013 by Cesar de Souza Machado Crdito das imagens: Todas as imagens desse livro esto licenciadas pela Wikimedia Commons e so originadas da Wikipdia. Capa: Metaconscincia
Ficha Catalogrfica

M1491

Machado, Cesar de Souza. Experincias Fora do Corpo Perguntas & Respostas / Cesar de Souza Machado. Braslia: 2013. 74 p. il. ; 29,7 cm

1. Experincia Fora do Corpo. 2. Projeo da Conscincia. I. Ttulo. CDU 133 CDD 13

Cesar de Souza Machado

Sumrio
Apresentao Captulo 1 - Fundamentos sobre EFCs Captulo 2 - Utilidades das EFCs Captulo 3 - Riscos Relacionados s EFCs Captulo 4 - Tcnicas Projetivas Captulo 5 - Sensaes e EFCs Captulo 6 - Rememorao das EFCs Captulo 7 - Tipos de EFCs Captulo 8 - A Dimenso Extrafsica Captulo 9 - EFCs e Vidas Passadas Captulo 10 - Programao Existencial Captulo 11 - EFCs e Paratecnologia Captulo 12 - EFCs, o Espao e o Tempo Captulo 13 - EFCs e Cordo de Prata Captulo 14 - EFCs e Sexo 4 5 15 19 23 31 35 37 39 45 47 51 53 57 59

Captulo 15 - EFCs e Interassistencialidade 61 Captulo 16 - EFCs e Energias Extrafsicas Captulo 17 - O Estudo das EFCs Captulo 18 - Diferentes Abordagens Para Saber Mais 63 67 71 14, 36, 62, 74

Cesar de Souza Machado

Apresentao

Prezado Leitor
Esse livro eletrnico foi criado com objetivo de subsidiar as pessoas que esto estudando as EFCs Experincias Fora do Corpo empregando o tradicional mtodo de perguntas e respostas. A Primeira Edio relacionou as 150 perguntas sobre EFCs que, com base na experincia desse autor, pareceram ser as mais comuns, as mais frequentemente formuladas. Na Segunda Edio, ampliamos o nmero de perguntas para 254, agrupadas em 18 captulos dispostos de forma lgica a fim de facilitar sua consulta. Tambm acrescentamos algumas ilustraes com objetivo de tornar a leitura sequencial mais amena e interessante. Nessa Terceira Edio, mantivemos o nmero de captulos, mas, o nmero de perguntas foi ampliado para 333. Esse livro equivale a um curso sobre EFCs, onde respondemos as diversas questes de forma direta e objetiva. Esperamos, portanto, que o amigo leitor possa esclarecer suas dvidas aqui. Mas, se isso no acontecer, entre em contato conosco, via e-mail, ou registre sua pergunta em um dos nossos blogs: fronteirastral.com, www.estadovibracional.com ou www.metaconsciencia.com, que teremos prazer em responder-lhe.

CESAR S. MACHADO info@metaconsciencia.com

Cesar de Souza Machado

Captulo

Fundamentos de EFCs
01 O que EFC - Experincia Fora do Corpo?
EFC ou Experincia Fora do Corpo um fenmeno parafisiolgico, inerente condio humana, caracterizado pelo afastamento da conscincia do corpo fsico devido descoincidncia de seus corpos extrafsicos do corpo fsico e que pode ocorrer de forma voluntria ou no.

02 O que a conscincia?
Conscincia aquilo que anima o corpo intrafsico e os corpos extrafsicos. Pode ser chamada de alma, esprito, self, dentre outras denominaes. A conscincia no matria tampouco energia, pois no apresenta as propriedades nem de uma nem de outra. No sabemos exatamente como surge conscincia nem qual o seu destino final. Atribumos Divindade, portanto, a origem e o destino, o alfa e o mega da conscincia.

03 O que provoca a EFC?


Em essncia, a causa da experincia uma grande diferena na frequncia vibratria dos corpos extrafsicos com o corpo fsico. Essa diferena vibratria pode ser causada, dentre outros motivos, pelo relaxamento do sono, pela meditao, por uma debilidade muito grande do corpo fsico devido doena ou privaes de gua, ar ou comida ou ainda por uma experincia de quase morte EQM.

04 Quem tem experincias fora do corpo?


As EFCs so uma experincia universal. Qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, de condies fsicas, psicolgicas, sociais, culturais, polticas ou econmicas pode ter uma ou mais EFCs.

05 Ter EFCs normal?


Sim. No existe nada de errado com isso. Todas as pessoas tem EFCs. O que ocorre que poucas pessoas tem EFCs com lucidez e rememorao.

Cesar de Souza Machado

06 O que um projetor?
um dos inmeros termos empregados para designar o praticante de EFCs.

07 O que o corpo extrafsico?


um veculo de manifestao da conscincia, anlogo ao corpo fsico, mas composto por matria extrafsica. A conscincia utiliza esse corpo para manifestarse em outras dimenses. Na realidade existem vrios corpos extrafsicos, utilizados conforme a dimenso em que a conscincia se manifesta.

08 - EFC so reais?
Diversos fenmenos como a bilocao, as projees conjuntas, efeitos fsicos provocados pelo projetor e experimentos de laboratrio corroboram a realidade das EFCs como um fenmeno objetivo.

Fig. 1: A EFC a manifestao da conscincia por meio de um corpo extrafsico 6

Cesar de Souza Machado

09 - Durante uma EFC, o que que se projeta para fora do corpo?


Ns, conscincias possumos, alm do corpo fsico, vrios outros corpos: o energossoma, o psicossoma e o mentalsoma. Quando a conscincia se projeta para fora do corpo fsico ela carrega consigo um ou mais desses corpos.

10 - Devemos ou sequer precisamos fazer EFCs?


Promover EFCs uma deciso pessoal de cada um. Faz parte do processo de amadurecimento da conscincia quando ela no deseja mais ficar limitada a manifestar-se com lucidez na dimenso intrafsica. Assim como no podemos afirmar que promover EFCs um dever da conscincia, tambm no podemos afirmar que ningum precisa disso.

11 - Quantas vezes posso projetar-me?


No existe um limite de vezes para projetar-se. Em uma nica noite podemos ter duas ou trs projees lcidas seguidas intercaladas com o despertamento fsico.

12 A EFC pode ser involuntria?


Sim, com frequncia. Fora as EFCs naturais, ela pode ser provocada por algum evento diferente, como trauma, acidente ou debilidade do corpo fsico.

13 Como provocar uma experincia fora do corpo?


Por meio do uso de uma das centenas de tcnicas projetivas existentes.

14 Uma pessoa pode provocar uma EFC em outra?


Sim possvel, por meio de hipnose ou da atuao energtica.

15 A EFC conhecida por outros nomes?


Sim. Com o tempo e a cultura, as EFCs receberam diversas denominaes. No Brasil so mais usados os termos desdobramento (espiritismo), arrebatamento (igrejas protestantes), viagem astral (exoterismo), projeo (Projeciologia) e Experincias Fora do Corpo.

16 - Quem garante que as EFCs so um fenmeno universal?


Pesquisas realizadas desde 1978 apontam para o fato de que o fenmeno das EFCs, sob diferentes denominaes e conotaes, esto presentes em pases e culturas de todas as partes do mundo.

17 Qual percentual que pessoas que tem EFCs Lcidas?


Os mais recentes levantamentos (2011) apontam para uma incidncia de EFCs lcidas em 15% da populao, de um modo geral. 7

Cesar de Souza Machado

18 Que tipo de pessoa mais propensa a ter EFCs?


Em tese, pessoas menos reprimidas no campo das ideias, pessoas com batimentos cardacos mais lentos, pesquisadores transpessoais e pessoas com grande debilidade fsica devido a doenas teriam mais facilidade em obter EFCs.

19 - Em que idade uma pessoa passa a ter EFCs?


No existe uma idade estabelecida. Algumas pessoas tm EFCs desde a infncia. O mais comum parece ser as projees surgirem, de forma natural ou induzida, na adolescncia.

20 Por que algumas pessoas tm mais facilidade para ter EFCs?


Provavelmente porque trabalharam essa habilidade noutras vidas. Fatores genticos e uma programao existencial tambm podem influenciar como facilitadores das EFCs.

21 Existem outras explicaes para as EFCs?


Sim, existem vrias. Para os cticos, seriam delrios, alucinaes ou simples histrias inventadas para chamar-se a ateno e ganhar dinheiro. Para a cincia tradicional, seriam distrbios no sistema nervoso, mais especificamente em certas regies do crebro ou de origem psicolgica. Essas explicaes so postas em xeque pelas EFCs onde dois ou mais projetores se encontram e rememoram a mesma experincia depois. Por esse motivo, essas experincias conjuntas, com rememoraes idnticas so rigorosamente ignoradas pela cincia tradicional. Para algumas religies, as EFCs seriam obra de uma figura mtica chamada Diabo.

22 Por que no nascemos capacitados para ter EFCs?


Na realidade nascemos com a capacidade de nos projetarmos para fora do corpo fsico e todas as pessoas, sem exceo, fazem isso. O que ocorre que muito poucas pessoas tm lucidez e rememorao quanto a isso.

23 difcil promover uma EFC?


A maioria das pessoas precisas esforar-se para conseguir produzir EFCs lcidas. Apesar de existir certa dificuldade, nada que no possa ser superado com disciplina e perseverana.

24 Qual o objetivo das EFCs?


Como as EFCs so uma funo parafisiolgica, elas ocorrem espontaneamente, de tal forma que podem no ter um objetivo maior do que a prpria manuteno do equilbrio da estrutura multicorporal da conscincia. No obstante, existem EFCs que so promovidas por amparadores com objetivo de promover algum tipo de esclarecimento importante para o projetor, realizar reconciliaes com outras conscincias ou outros motivos interassistenciais,

Cesar de Souza Machado

25 Pode-se provar que as EFCs so reais?


Sim. Existem as EFCs conjuntas onde duas ou mais pessoas se encontram fora do corpo e, ao retornarem, tm as mesmas lembranas da experincia. Para explicar essa prova de outra forma que no pelas EFCs seria preciso apelar-se para alguma teoria transcendente, tal como um sonho teleptico.

26 A capacidade de ter EFCs transmitida geneticamente?


Aparentemente sim, pois comum encontrar-se projetores lcidos que so filhos de outros projetores.

27 Como e quando relatar minhas EFCs para outras pessoas?


O melhor no relatar nada, a no ser para pessoas com quem o projetor mantenha uma relao de confiana. A tendncia da maioria das pessoas, ainda limitadas por uma viso meramente materialista da vida, de rejeitarem relatos sobre EFCs.

28 S ocorrem EFCs na hora de dormir?


No. O fato que, via de regra, somente noite, quando dormimos, temos tempo de relaxar o corpo suficientemente para promover uma EFC.

29 O que estado diferenciado de conscincia?


Qualquer estado em que a conscincia se apresente que no seja a viglia fsica (o estado consciente), tal como sonho, pesadelo, EFC, transe hipntico, etc.

30 O que hipnagogia?
um estado diferenciado de conscincia que surge entre a viglia fsica e o sono caracterizado pela semiconscincia e pelo surgimento de imagens e sons na tela mental.

31 O que hipnopompia?
um estado diferenciado de conscincia que surge entre sono e o despertar para a viglia fsica, caracterizado tal como na hipnagogia, pela semiconscincia e pelo surgimento de imagens e sons na tela mental.

32 Quais so as diferenas entre sonho e EFC?


No sonho predominam imagens simblicas, no existe uma sequncia lgica e cronolgica dos eventos, temos pouco ou nenhum controle sobre o que se passa e no sabemos que estamos sonhando. Na EFC predominam as imagens objetivas, existe uma sequncia lgica e cronolgica dos eventos, temos controle sobre o que se passa e sabemos que estamos tendo uma EFC.

Cesar de Souza Machado

33 Sonhos vvidos so EFCs?


No. Nos sonhos, por mais vividos que sejam, no existe lucidez, a conscincia no est direcionando suas aes por meio da sua vontade.

Fig. 2: O Sonho do Cavaleiro leo de Antonio de Pereda (16111678)

34 Existe relao entre EFC e sonambulismo?


Em princpio no. O sonambulismo um estado diferenciado em que a conscincia est coincidida, no corpo fsico, mas com esse sendo guiado por ela num nvel subconsciente.

35 O que so ondas cerebrais e qual sua relao com EFCs?


Ondas cerebrais so sinais eltricos com frequncia e intensidade variado produzidos pelo crebro e que podem ser registradas por instrumentos como o Eletroencefalgrafo (EEG). Pesquisas de laboratrio pioneiras realizadas a partir da dcada de 60 demonstraram que as EFCs parecem ocorrer nas fases de sono profundo quando o crebro produz as ondas teta e delta. Contudo, esse fato deve ser encarado mais como uma tendncia do que como uma regra, pois muitos relatos demonstram que podem ocorrer EFCs sob as mais diversas circunstncias quando, aparentemente, o crebro do praticante no estaria na condio teta ou delta.

10

Cesar de Souza Machado

36 Quanto tempo dura uma EFC?


No existe um tempo pr-determinado. De um modo geral, a maioria das projees lcidas so muito rpidas. Projees com horas de durao so raras e dificilmente rememoradas em toda a sua extenso. Por fim, existem casos raros registrados onde pessoas tiveram projees com dias de durao.

37 Todas as EFCs so iguais?


No. As EFCs variam muito de pessoa para pessoa e, mesmo para o prprio praticante, nunca uma projeo consciente exatamente igual outra.

38 A emocionalidade atrapalha a prtica das EFCs?


Certamente. Atrapalha tanto no perodo que antecede a projeo, dificultando-a, quanto durante a projeo propriamente dita, quando o descontrole emocional pode antecipar o retorno ao corpo fsico.

39 As EFCs ocorrem instantaneamente ou em etapas?


Raramente ocorrem projees instantneas. O mais comum o seu desenrolar numa sequncia de fases que podem chegar a cinco: a viglia fsica anterior, a decolagem, a fase extrafsica, a reinteriorizao e a viglia fsica posterior.

40 - Qual a influncia da proximidade entre o corpo fsico e o psicossoma durante uma EFC?
Quanto mais prximo o projetor ficar do seu corpo fsico, maior ser a possibilidade de seu psicossoma ser tracionado de volta a coincidncia, encerrando a EFC.

41 EFCs foram registradas ao longo da histria?


Sim. Existem relatos oriundos da Grcia que remontam h mais de dois mil anos. Depois disso, sobreviveram ao tempo relatos de pessoas consideradas santas pela Igreja e alguns outros poucos registros. Somente a partir do incio do sculo XIX que o nmero de registros aumentou com a disseminao dos livros.

42 Quem foi a primeira pessoa a escrever sobre EFCs?


Parmnides (530 a.C.-460a.C.), um filsofo pr-socrtico, fundador da escola Eletica, deixou registros de que era inspirado por uma deusa que o aconselhava durante suas viagens mgicas. Essa deusa o intuia a no confiar nos sentidos seno pela luz da razo.

43 Doenas ajudam ou atrapalham a EFC?


Como cada pessoa possui seu prprio padro de reaes, doenas podem, conforme o caso, tanto ajudar como atrapalhar a obteno de EFCs. 11

Cesar de Souza Machado

44 Preciso estar saudvel para tentar promover uma EFC?


No preciso estar com a sade perfeita para realizar uma EFC. A sade debilitada pode em alguns casos dificultar e em outros at ajudar na realizao da EFC. Sylvan Muldoon, por exemplo, um famoso projetor, autor do livro A Projeo do Corpo Astral, enquanto esteve doente, sua fraqueza extrema facultava-lhe ter EFCs. Uma vez curado, suas experincias projetivas cessaram.

45 O que EQM e qual a sua relao com EFCs?


EQM ou experincia de quase morte um fenmeno que acomete pessoas que sofrem acidentes ou passam por cirurgias onde sobrevm uma morte clnica com no mximo alguns minutos de durao, aps o que, devido a processos de ressuscitao, o corpo trazido de volta vida. Nesse meio tempo, a pessoa passa por uma experincia fora do corpo geralmente marcante em que vivencia padres de eventos e situaes j bem conhecidos e mapeados pela cincia, tais como visualizar um tnel com uma luz ao fundo, encontrar-se com parentes ou conhecidos que j morreram e perceber os procedimentos de ressuscitao do seu corpo fsico.

Fig. 3: Ascenso dos Abenoados Obra de Hyeronimus Boch (1450 1516). A mais antiga e conhecida representao do Efeito Tnel descrito durante as EQMs. 12

Cesar de Souza Machado

46 Um projetor pode ser fisicamente percebido?


Pode acontecer em casos excepcionais quando seu psicossoma estiver muito denso em virtude de energias do ambiente aglutinadas ao seu redor.

47 Existem filmes do cinema que abordam as EFCs?


Sim vrios, com destaque para: Linha Mortal, A Morte nos Sonhos, Inception, dentre outros.

48 Crianas tm mais facilidade de realizar EFCs?


No existem dados para afirmar isso. Pode ser at que algumas crianas tenham muitas EFCs, contudo, a falta de discernimento devido imaturidade do crebro e das capacidades cognitivas faz com que aproveitem pouco s experincias. Muitas vezes elas sequer entendem o que se passa com elas nesse sentido.

49 Pode-se desenvolver a projetabilidade quando adulto, sem ter passado por EFCs durante a infncia ou adolescncia?
Certamente. Robert Monrroe, um dos mais famosos projetores, teve suas primeiras EFCs quando j era adulto.

50 Qual o maior projetor conhecido?


No existem registros que permitam afirmar qual ou qual foi o maior praticante de EFCs. Considere o seguinte: num determinado estado evolutivo da conscincia, ele passa a ter EFCs de alto nvel desde a infncia e assim prossegue por toda vida. As pessoas que chegam a esse nvel, contudo, optam por no divulgar suas experincias, pois sabem que a humanidade no estaria pronta para aceit-las alm do que isso geraria uma exposio desnecessria dessas pessoas mdia, atrapalhando a realizao de suas programaes existenciais.

51 A pessoa que tem muitas EFCs mais evoluda?


So mais evoludas no que diz respeito projetabilidade um dos inmeros aspectos ou atributos da conscincia. Ter uma projetabilidade mais evoluda, contudo, no implica em maior superioridade tica, moral ou mesmo cognitiva.

52 EFCs so para mim?


Qualquer pessoa que se dispuser seriamente a obter suas prprias EFCs vai conseguir isso. Em outras palavras, projetores no so pessoas especiais no sentido de serem privilegiadas ou diferenciadas com relao s demais.

13

Cesar de Souza Machado

53 Devo buscar tem minhas EFCs lcidas?


Essa uma questo de foro ntimo. Se voc achar que as experincias projetivas podem lhe ajudar de alguma maneira, a resposta um sim. Por outro lado, se voc est com receio, cheio de dvidas, melhor informar-se mais sobre o esse assunto.

Para Saber Mais:

Clique aqui para ler as primeiras pginas.

14

Cesar de Souza Machado

Captulo

2
Utilidades das EFCs

54 Quais so os benefcios das experincias fora do corpo?


Dentre os inmeros benefcios possveis pode-se destacar: obteno de autoconhecimento; aumento da compreenso da vida; vislumbres sobre nossas origens e destinos; possibilidade de captao de ideias novas; rastreamento de pessoas ou objetos cujo paradeiro desconhecido; reencontro com entes queridos j falecidos e promoo de assistncia extrafsica a outras conscincias.

55 Como as EFCs podem aumentar meu autoconhecimento?


As experincias na dimenso extrafsica so muito ricas e revelam aspectos sobre ns mesmos que desconhecemos na dimenso intrafsica.

56 Como as EFCs aumentam nossa compreenso acerca da vida?


Pelo conhecimento que adquirimos na dimenso extrafsica e sobre como essa se relaciona com a dimenso intrafsica, influenciando-a e sendo por ela influenciada, sendo ao mesmo tempo causa e efeito.

57 Como vislumbrar nossa origem e destino pelas EFCs?


EFCs retrocognitivas nos levam a lembrar de existncias anteriores, de experincias que tivemos em vidas passadas. EFCs precognitivas possibilitam a preparao para eventos que ocorrero no futuro, nessa vida ou em existncias futuras.

58 Que tipo de ideias novas podem ser captadas em EFCs?


A soluo de problemas de todos os tipos: frmulas qumicas, equaes matemticas, traduo de textos antigos, roteiros de cinema, obras literrias e composies musicais inditas, enfim, a lista praticamente no tem fim.

59 EFCs possibilitam o encontro com pessoas que j morreram?


Sim, possvel. O projetor pode procurar um ente querido movido por sincero sentimento de afetividade ou para exigir satisfaes por questes que ficaram pendentes na dimenso intrafsica. Alm do mais, a iniciativa de um encontro pode

15

Cesar de Souza Machado partir das conscincias extrafsicas, movidas pelas saudades dos entes que deixaram, ou por questes que deixaram pendentes ao desencarnarem. Deve-se ter em mente, contudo, que a pessoa procurada j pode ter reencarnado, o que torna um reencontro bem mais difcil ou, por algum outro motivo, ela pode estar inabordvel.

60 errado procurar pessoas mortas por meio de EFCs?


Encontros extrafsicos com pessoas que j morreram podem ocorrer de forma premeditada ou no. Quando planejamos um encontro desses, deve-se observar qual a nossa motivao, se temos uma justificativa para esse encontro ou se estamos motivados por mera curiosidade ou interesses pessoais.

61 EFCs podem ajudar em nosso trabalho?


Diversas reas do conhecimento podem ser beneficiadas pelas EFCs, particularmente aquelas que estejam relacionadas com a captao de novas ideias. Assim, escritores podem obter insights para livros, cineastas podem obter roteiros para filmes, designers se inspiram para novas criaes, arquitetos vislumbram novas formas, e assim por diante. Alm disso, podemos obter inspirao para a resoluo de problemas que vivenciamos em nosso dia a dia. Existem vrios casos registrados nesse sentido.

62 Podemos investigar o passado distante por meio de EFCs?


possvel, mas, quanto mais famosa for essa pessoa, provavelmente mais difcil ser esse encontro.

63 Como fazer assistncia a outras pessoas por meio de EFCs?


A assistncia extrafsica pode ser feita por um projetor de diversas maneiras, desde uma simples informao ou conversa esclarecedora prestada outra conscincia at a atuao energtica do projetor na conscincia assistida.

64 possvel empregar a EFC para rastrear pessoas e objetos?


Sim. Esse procedimento empregado, por exemplo, para localizar pessoas sequestradas, mas nem sempre tem sucesso. Por exemplo, s vezes, at possvel chegar ao cativeiro de uma pessoa que foi sequestrada, mas no se consegue determinar qual a localizao geogrfica exata do local.

65 Se possvel saber por meio de EFCs por que certas pessoas e objetos permanecem desaparecidos?
Assim como pode existir a motivao para encontrar-se algo ou algum, pode existir a motivao em contrrio tambm, ou seja, podem haver interesses em que pessoas e objetos no sejam encontrados partindo de conscincias intrafsicas e extrafsicas. Nesse jogo de foras, entram, portanto, inmeras variveis que podem levar o rastreamento a um resultado ou outro.

16

Cesar de Souza Machado

Fig. 4: Representao grfica da conscincia Sculo XVII.

66 Existem tcnicas para facilitar esse rastreamento?


Sim. A tcnica fundamental irradiar energia para a pessoa ou objeto que desejamos encontrar. Isso pode ser feito anteriormente ou durante a EFC.

17

Cesar de Souza Machado

67 Pode-se solucionar problemas e mistrios por meio de EFCs?


Nem sempre isso possvel, principalmente se as respostas buscadas afetarem os destinos de outras pessoas. Existem ainda fatos que muitas conscincias, intrafsicas e extrafsicas, no querem que sejam divulgados. Nesses casos, pode ocorrer um embate energtico promovido por conscincias doentias no intuito de manter-se certas situaes.

68 Posso projetar-me com objetivo de obter informaes do meu interesse com pessoas da minha famlia que j morreram?
possvel, mas existem uma srie de fatores que podero impedir no s encontrar essas pessoas como tambm a obteno das informaes desejadas. A inteno de quem busca essas informaes, por exemplo, um dos fatores determinantes nessa questo.

69 EFCs podem inspirar livros, msicas, peas teatrais ou filmes do cinema?


No s podem como isso ocorre com muito mais frequncia do que se imagina.

Fig. 5: A Separao do Esprito do Corpo Uma das ilustraes do livro O Segredo da Flor Dourada

18

Cesar de Souza Machado

Captulo

3
Riscos das EFCs

70 Existe risco envolvendo a realizao de uma EFC?


Existem riscos em todas as atividades humanas. O simples ato de acordar e levantar-se da cama envolve alguns riscos. Podemos nos desequilibrar e cair, dar uma topada no p da cama, bater com a cabea em algo, e por a vai. As EFCs, portanto, tm os seus riscos, muito baixos, diga-se de passagem. O risco de perderse a vida durante uma EFC to remoto que no existem registros sobre um fato desse tipo.

71 EFCs fazem mal a sade do corpo fsico?


No existe qualquer evidncia ou indicao nesse sentido.

72 Quais seriam os possveis malefcios das EFCs?


A rigor, no existem malefcios diretamente relacionados s EFCs. Contudo, no se pode afirmar que no existam riscos para a vida ou a sade do praticante, pois todas as atividades humanas envolvem algum tipo de risco. O simples ato de respirar ou beber um copo dgua pode, por exemplo, envolver algum risco de doena por contaminao. Deve-se, portanto, tomar-se certos cuidados: Evitar lugares poludos e gua contaminada. O mesmo se aplica as EFCs: deve-se manter um elevado nvel de tica evitando-se prejudicar outras pessoas em benefcio prprio.

73 Se tentarmos provocar EFCs sozinhos podemos ficar abertos, desequilibrados e vulnerveis?


Como a maioria das pessoas tem EFCs espontneas, no premeditadas, quando esto dormindo, essa afirmao no faz sentido. Quanto a ficarmos muito abertos, realmente, nossa mente pode ficar muito mais aberta com relao aos condicionamentos da dimenso intrafsica, prejudicando aqueles que querem imporse por meio da mistificao, do medo e das iluses.

74 O que acontecer se, durante uma EFC, algum tocar meu corpo fsico?
quase certo que isso provocar o retorno imediato do projetor ao corpo fsico. 19

Cesar de Souza Machado

Fig. 6: A grande maioria das EFCs ocorre durante o sono do corpo fsico

75 EFCs podem deixar a pessoa alienada?


Certas pessoas podem desenvolver uma projetabilidade lcida muito intensa sem que o mesmo ocorra com sua maturidade. Nessa situao, ela pode, por exemplo, querer passar a maior parte do tempo projetada por motivos bvios (a vida extrafsica, nesse caso, muito melhor do que a vida intrafsica). Ela pode at mesmo no querer mais voltar ao corpo, passando a desejar que esse morra. Isso caracteriza uma situao de alienao, geralmente no permitida pelos amparadores extrafsicos.

76 Que fazem os amparadores diante de um projetor alienado?


Se o projetor comear a se alienar devido a suas EFCs, provavelmente os amparadores extrafsicos vo restringir sua projetabilidade, fazendo-a diminuir ou mesmo cessar de vez, por algum tempo, ou, conforme o caso, pelo resto da vida.

77 Pode-se empregar as EFCs para prejudicar outras pessoas?


Sim e isso certamente traz consequncias danosas para o projetor que assim agir.

20

Cesar de Souza Machado

78 Os projetores extrafsicos podem invadir nossa privacidade ou interferir em nossas vidas?


Sim, isso possvel. Nesse caso, o projetor ter que arcar, invariavelmente, com as consequncias de suas aes.

79 O que a EFC final?


a ltima e derradeira EFC, aquela que fazemos quando o corpo fsico esgota sua capacidade de manter-se vivo. A EFC final geralmente ocorre inconscientemente. Pessoas que praticaram EFCs ao longo da vida so candidatos a fazerem sua EFC final lcida, um fenmeno ainda muito raro na Terra.

80 Pode-se morrer durante uma EFC?


Se possvel morrer dormindo, por que no seria possvel morrer durante uma EFC? O fato que no existem casos registrados de pessoas que morreram quando, sabidamente, estavam experimentando uma EFC.

81 Se o projetor afastar-se para longe do corpo ou demorar muito a retornar pode morrer?
No. Quem afirmou ou escreveu isso sequer leu a bibliografia existente sobre EFCs, pois, existem muitos relatos de exoprojees onde projetores se deslocam para locais muito alm do nosso planeta, em outros sistemas solares e mais alm. Quanto durao da EFC, existem aquelas que duram toda a noite e s vezes at mais sem que exista prejuzo para o corpo fsico.

82 Posso ficar perdido e sem saber como voltar ao corpo fsico?


Embora alguns projetores tenham feito relatos nesse sentido, tais sensaes so resultado de uma confuso mental. Geralmente, basta pensar no corpo fsico para retornar ao mesmo.

83 As EFCs podem ser usadas para a espionagem?


Sim, podem com grau relativo de sucesso. Existem registros sobre organizaes e governos que fizeram isso. importante ressaltar que o emprego de EFCs para espionagem, sabotagem ou outros fins pouco ticos tambm leva os praticantes a arcarem com as consequncias de seus atos.

84 Durante uma EFC, algum pode ocupar meu corpo?


Em princpio no. A mera proximidade de uma conscincia extrafsica do corpo do projetor j suficiente para cham-lo de volta coincidncia. Excees seriam o caso de certos processos medinicos como os que ocorrem em casas de tratamento esprita onde os mdiuns se projetam para que outras conscincia se manifestem por meio de seus corpos fsicos. Nesses casos, amparadores

21

Cesar de Souza Machado extrafsicos promovem, com elevado nvel de controle, a projeo do mdium e o acoplamento da conscincia a ser assistida.

85 Durante uma EFC, posso ocupar o corpo de outra pessoa?


possvel. Assim como uma conscincia extrafsica, um projetor pode, temporariamente, fazer um acoplamento medinico com uma conscincia intrafsica e controlar seu corpo, ainda que parcialmente, podendo manifestar-se por meio desse, seja por meio de psicografia como por psicofonia. Tambm existem relatos de projetores que fizeram o mesmo com animais, tais como ces.

86 Entrantes existem?
Entrantes ou Walkins seriam conscincias extrafsicas que tomariam posse do corpo fsico de uma pessoa permanentemente, tal como relatado nos livros de Lobsang Rampa, onde o autor afirmava ser um tibetano que trocou de corpo com um ingls. Esses seres, at onde se sabe, no existem, embora muitas pessoas afirmem serem entrantes, como o referido autor, sem que possam, contudo, demonstrar isso. O fato de o corpo fsico ser unido tomo a tomo com o psicossoma e ter sido moldado a partir desse segundo torna a ideia de uma entrante, impossvel, pois seu psicossoma seria diferente em inmeros aspectos e, portanto, incompatvel com o corpo fsico de outra pessoa.

Fig. 7: A Alma Deixando o Corpo Alemanha, 1808

22

Cesar de Souza Machado

Captulo

4
Tcnicas Projetivas

87 preciso ter um mestre ou fazer um curso para ter uma EFC?


De forma alguma. A existncia de pessoas que orientem o novato ou a participao de cursos sobre o assunto so recursos que podem ajudar, contudo, no so imprescindveis.

88 Que tipo de preparao devo fazer antes de tentar uma EFC?


Deve observar os fatores que possam otimizar a produo da EFC relacionados alimentao, ao relaxamento do corpo, ao isolamento de fontes de interferncia externas e a prtica de tcnicas projetivas.

89 O que so tcnicas projetivas?


So procedimentos psicolgicos, fisiolgicos ou energticos que possibilitam obter EFCs com maior frequncia do que as experincias normais, rotineiras ou acidentais. Em outras palavras, sem o uso de tcnicas projetivas talvez tenhamos umas poucas EFCs ao longo da vida. Com o uso de tcnicas podemos elevar esse nmero para centenas ou milhares de EFCs.

90 Para que desenvolver a capacidade de ter EFCs?


Praticar EFCs nos permite interagir diretamente com uma parte importante do universo em que vivemos e que compreende o universo intrafsico. Com EFCs temos mais possibilidades de ao, aprendizado e evoluo.

91 Quantas tcnicas projetivas existem e como se classificam?


Existem centenas de tcnicas projetivas que podem ser divididas em vrios tipos, conforme os procedimentos adotados. Temos assim as tcnicas fisiolgicas, as tcnicas psicolgicas e as tcnicas energticas, por exemplo.

92 Existem tcnicas projetivas fceis? Quais so?


Sim existem. A tcnica de dormir em decbito dorsal; a tcnica da EFC assistida, quando o projetor simplesmente roga mentalmente a seus amparadores

23

Cesar de Souza Machado que lhe assistam numa EFC e a tcnica da autoprogramao bsica quando o projetor repete para si mesmo, antes de dormir, que vai ter uma EFC lcida.

93 Qual a melhor tcnica projetiva?


No existe uma tcnica melhor. Cada pessoa tem suas prprias caractersticas fisiolgicas e psicolgicas, sem contar as condies ambientais e fsicas que podem variar muito. Cada um desses fatores influncia, ajudando ou atrapalhando na eficincia das tcnicas projetivas. O correto dizer que existem uma ou mais tcnicas melhores para cada pessoa, cabendo a ela descobrir quais so.

94 Como fazer para descobrir qual a melhor tcnica projetiva para mim?
A nica forma experimentando vrias delas e tirando suas prprias concluses.

95 Qual o melhor momento para praticar a Projeo Astral? Durante o dia, noite ou no incio da manh?
Isso vai depender do projetor, da sua rotina diria, da sua fisiologia. Um projetor poder, por exemplo, em determinado perodo de sua vida projetar-se mais durante uma hora do dia e em outro perodo em outro horrio.

96 Quanto tempo devo experimentar uma tcnica projetiva at obter resultado?


No existe um tempo pr-determinado estabelecido. Cada caso um caso. Num extremo, existem pessoas que conseguem sucesso na primeira tentativa e, no outro extremo, pessoas que precisam tentar durante meses ou at mesmo anos at conseguirem. A maioria das pessoas fica no meio termo, ou seja, necessrio tentar algumas dezenas de vezes ao longo de semanas ou meses at se obter sucesso com uma tcnica.

97 possvel criar minha prpria tcnica projetiva?


Certamente, qualquer pessoa pode pesquisar a forma como reage aos diversos estmulos psico-fisiolgicos e criar tcnicas projetivas baseadas em suas reaes.

98 Existem pessoas que no precisam de tcnicas para ter EFCs?


Sim. So pessoas que, em outras existncias, praticaram tanto as EFCs que, na vida atual, a experincia passa a ocorrer de forma espontnea e com grande frequncia. A partir de certo ponto, sempre que o projetor desejar e com o mnimo de esforo, ele consegue projetar-se.

24

Cesar de Souza Machado

Fig. 8: O decbito dorsal a posio do corpo que mais favorece a EFC

99 Quais fatores facilitam a obteno de uma EFC?


Ler sobre o assunto, dormir na posio de decbito dorsal (barriga para cima), apresentar um baixo nvel de estresse, ter uma alimentao saudvel, sem excessos, no ingerir lcool em quantidade ou remdios que afetem o sistema nervoso, ter motivao para obter a experincia, ter boas intenes, satisfazer todas as necessidades fisiolgicas antes de realizar o experimento; livrar-se da ansiedade; ler um livro sobre EFCs; meditar em torno do tema EFC; mobilizar as bioernergias.

100 Quais fatores atrapalham a obteno de uma EFC?


Ansiedade, egocentrismo e estresse, dentre outros.

101 O Jejum auxilia na prtica das EFCs?


Algumas prticas projetivas baseiam-se em jejuar para, como fome, ser levado a projetar-se para buscar comida. Provavelmente, cada pessoa ter uma reao diferente a privao de comida com relao a facilitar a produo de EFCs.

102 Por que temos dificuldade para relaxar e produzir uma EFC?
A vida agitada das grandes cidades torna nossas rotinas repletas de atividades, gerando inquietao e ansiedade. A maioria das pessoas no reserva tempo para relaxar e, somado a isso, muitos desenvolvem couraas musculares, posturais para se protegerem (um mecanismo de defesa natural), dificultando mais ainda o relaxamento. Contudo, com prtica e disciplina, essas dificuldades podem ser superadas. 25

Cesar de Souza Machado

103 Qual a importncia da respirao durante um experimento projetivo?


Muitas tcnicas projetivas so baseadas no controle da respirao, aumentando ou reduzindo a absoro de oxignio de forma a induzir estados diferenciados de conscincia e possivelmente uma EFC se a pessoa estiver suficientemente relaxada e com o corpo devidamente acomodado.

104 Aparelhos eletrnicos interferem nas EFCs?


Acredita-se que as ondas eletromagnticas irradiadas por dispositivos eletrnicos possam interferir na produo de EFCs. Portanto, o ideal seria no ter esses dispositivos na base fsica, o local onde o projetor realiza seus experimentos projetivos.

105 Como prolongar a durao de uma EFC?


No pensando no corpo fsico e mantendo a serenidade das emoes quando projetado.

106 Como melhorar a lucidez durante uma EFC?


Existem vrias tcnicas para isso. Uma delas praticar o uso da concentrao em um alvo, objeto ou ideia. O estudo sobre assuntos projetivos e a prtica de mobilizao de energias conscincias antes do experimento projetivo tambm ajudam.

107 O que Apometria?


Apometria uma tcnica que consiste em promover uma projeo da conscincia em um paciente por meio de uma sequncia de pulsos e/ou comandos energticos e mentais. Na dimenso extrafsica, a conscincia ento tratada por uma equipe de amparadores extrafsicos.

108 O que uma base fsica?


o local em que o projetor deixa seu corpo repousando quando para por uma EFC. A base fsica mais comum o quarto de dormir.

109 O que um projetrium?


O projetarium um laboratrio projetivo, um espao tecnicamente preparado para facilitar a prtica das EFCs.

110 Quais so as principais caractersticas de um projetarium?


Dentre as diversas caractersticas, destacam-se essas seis: paredes pintadas de azul ou branco com tinta sem brilho; o uso de um forro ou revestimento antirrudo 26

Cesar de Souza Machado ou prova de som; uma grande rea construda de tal forma que exista um raio de quatro metros de raio a partir da cabea do praticante; o emprego de um ar condicionado indireto e silencioso; a utilizao de mveis internos funcionais e a existncia de uma sala anexa auxiliar e instrumentao para registro das variveis fisiolgicas e outras mais.

111 Qual a diferena entre base fsica e projetarium?


A base fsica pode ser qualquer em que o corpo fsico fique repousando enquanto o projetor desloca-se para pela dimenso extrafsica, ao passo que o projetarium um local onde todas as possveis condies fsicas so otimizadas para facilitar, apoiar e monitorar a EFC.

112 O que EFC assistida?


uma EFC onde amparadores extrafsicos auxiliam na realizao do experimento, seja em uma das fases, seja ao longo de todo o processo. A EFC assistida ocorre por vrios motivos. Os amparadores extrafsicos podem querer ajudar o praticante a dominar suas habilidades projetivas ou podem desejar o seu auxlio para um trabalho de assistncia extrafsica.

113 preciso fazer relaxamento para ter uma EFC?


NA grande maioria dos casos sim, mas isso no obrigatrio. Existem pessoas que se projetam, rapidamente, dirigindo automveis e at andando, com todos os riscos que essas situaes possam apresentar.

114 Existem fatores fisiolgicos que facilitam as EFCs?


Sim. Pessoas com frequncia mais baixa (atletas, por exemplo) podem ter mais facilidade para ter EFCs. Suspeita-se que existam vrios outros fatores fisiolgicos menos bvios e, portanto, ainda pouco estudados que podem facilitar as EFCs e que alguns dos quais poderiam, inclusive, ser transmitidos geneticamente.

115 Aparelhos para promover EFCs funcionam?


Dispositivos de baixo custo venda na Internet que alegam produzir EFCs geralmente no funcionam, segundo depoimentos de seus usurios. Outros dispositivos, disponveis em algumas instituies nos EUA e na Europa que operam com base em frequncias sonoras ou flashes de luzes parecem ter certo efeito em seus usurios, contudo, a falta de dados estatsticos sobre sua utilizao impede a verificao de sua eficcia.

116 Uma pessoa pode provocar uma EFC em outra?


Sim, possvel por meio da manipulao das energias conscienciais ou por meio de induo hipntica, por exemplo. Em instituies espritas, especialmente as que trabalham com a Apometria, esse tipo de ocorrncia relativamente comum.

27

Cesar de Souza Machado

117 A posio do corpo fsico facilita a obteno da EFC?


Aparentemente, a posio de decbito dorsal (barriga para cima) com braos e pernas separados a posio que mais facilita uma EFC. Justamente por esse motivo, muitas pessoas evitam dormir nessa posio, pois comeam a sentir sensaes estranhas.

118 Quais so as tcnicas projetivas mais fceis?


Dormir em decbito dorsal; solicitar mentalmente, antes de dormir, que os amparadores auxiliem na obteno da experincia; ler sobre EFCs antes de dormir e concentrar-se na ideia de ter uma EFC antes de dormir.

119 Quanto tempo preciso para se dominar as EFCs?


Muitas vidas de aprendizado e experimentao.

120 O que devo fazer se no consigo obter minha primeira EFC?


No se deve desanimar. Avalie seriamente quais foram os esforos que empregou para obter sua primeira EFC e levante quais fatores teriam impedido o seu sucesso: ansiedade, indisciplina, etc. Depois trabalhe esses pontos e, se for o caso, tente outras tcnicas.

121 O lugar onde dormimos pode atrapalhar as EFCs?


Sim, pode. As energias conscienciais do local, oriundas das conscincias que residem ali e de possveis conscincias extrafsicas que frequentem o local podem ajudar quando forem positivas, mas podem atrapalhar quando forem negativas.

122 Como saber se no local onde durmo as energias so negativas?


Se o local for sujo, poludo, mal cuidado, barulhento, quente ou frio demais, as energias dificilmente sero positivas. Se as pessoas que ali residem forem desequilibradas emocionalmente, depressivas, antiticas, as energias conscienciais do local tambm sero negativas.

123 O que recesso projetivo?


Recesso projetivo um perodo mais ou menos longo durante o qual cessam as EFCs.

124 Qual a Causa do Recesso Projetivo?


As causas para isso podem ser vrias: Mudanas na rotina diria; muitas atividades no dia a dia consumindo seu tempo e suas energias; mudanas neurofisiolgicas produzidas pela mudana na atividade hormonal; mudana do padro energtico de um ou mais centros energticos (chacras); mudana da base 28

Cesar de Souza Machado fsica (o local onde voc mora); etc. Enfim, voc deve analisar o que mudou na sua rotina ou dentro de voc mesmo para identificar a causa e, a partir da, empregar alguma coisa para contrabalanar e reativar as projees se for isso o que voc deseja.

125 A ingesto de lcool atrapalha na obteno de uma EFC?


Geralmente a ingesto de lcool impede a obteno de EFCs ou, por outro lado, a obteno de EFCs lcidas. Contudo, em certos casos, o relaxamento do corpo devido ingesto de uma pequena quantidade de bebida alcolica pode facilitar na obteno de uma EFC. Enfim, quem deseja obter uma EFC no deve ingerir bebidas alcolicas antes do experimento.

126 Drogas e remdios facilitam ou atrapalham as EFCs?


Conforme a atuao de certas drogas nos neurotransmissores do sistema nervoso, tais como o cacto Peyote e os chs de Mariri e Chacrona, podem at facilitar a realizao de EFCs, mas, por outro lado, via de regra, proporcionam experincias confusas e com pouca lucidez, motivo pelo qual desaconselhvel seu uso com objetivo de provocar EFCs.

127 Qual a relao da glndula pineal com as EFCs?


Pineal uma pequena glndula situada prxima ao centro do crnio relacionada liberao de hormnios responsveis pela regulao do sono. Algumas tcnicas projetivas baseiam-se na estimulao da pineal, sendo esse um dos motivos pelos quais se acredita estar ela relacionada ao parapsiquismo humano.

128 Qual a chave para que eu possa deixar o corpo fsico?


possvel que exista uma chave, um gatilho ou procedimento que faa voc sair fora do corpo com grande eficcia. Contudo, por ser algo muito pessoal, cada pessoa ter uma chave que funciona somente para si. Cabe a voc, portanto, descobrir qual a sua por meio de uma rigorosa observao e anlise de seus experimentos pessoais.

129 Como ter uma EFC se, ao deitar-me, acabo adormecendo?


Deve-se deitar mais cedo, antes do corpo estar implorando pelo sono. Ao invs de deitar-se, pode-se sentar na cama para ler uma obra ou para fazer um trabalho energtico, aplicar uma tcnica projetiva e s depois deitar-se de vez.

130 Por mais que eu tente, no consigo promover uma EFC. O que devo fazer?
Deve continuar insistindo e, se for o caso, avaliar criticamente, em detalhes, quais so os fatores que poderiam estar atrapalhando e quais fatores otimizadores estariam sendo negligenciados nas suas tentativas de produzir suas EFCs.

29

Cesar de Souza Machado importante lembrar que produzir EFCs tarefa, via de regra, de difcil execuo para a maioria das pessoas. O sucesso pode exigir um grande nmero de tentativas. Caso no obtenha resultado com uma tcnica projetiva, use outras ou modifique as existentes e observe atentamente os resultados. Esteja atento para a produo de projees semiconscientes ou outros indicadores que mostrem que seus esforos esto na direo certa.

Fig. 9: O relaxamento do corpo fsico facilita a produo das EFCs

30

Cesar de Souza Machado

Captulo

Os Sentidos e as EFCs
131 Quais sensaes antecedem uma EFC?
So muitas as sensaes possveis. Pode-se inclusive no sentir coisa alguma. So comuns sensaes de formigamento, frio, flutuao, alheamento com relao a si mesmo e torpor.

132 O que catalepsia projetiva?


Tambm conhecida por paralisia do sono, um estado em que a conscincia est desperta, mas sem estar totalmente coincidida com o corpo fsico. Nessa situao, que nada tem a ver com a catalepsia mrbida, a pessoa fica temporariamente sem poder se mexer. Nesse caso ela pode, ou se concentrar para sair fora do corpo de vez e aproveitar a EFC ou em mover uma parte mnima do corpo e voltar coincidncia de vez.

133 Todas as pessoas tm catalepsia projetiva?


No. Inclusive existem muitos projetores que nunca tiveram essa experincia, assim como existem pessoas que tm essa experincia, mas que no tm EFCs lcidas e rememoradas.

134 Corro o risco de algum pensar que estou morto e assim me enterrarem vivo?
No porque a catalepsia projetiva no produz a reduo dos sinais de vida corporais a ponto de se acreditar que a pessoa esteja morta, tal como ocorre na catalepsia mrbida. Alm disso, uma pessoa acometida de catalepsia projetiva provavelmente vai reinteriorizar imediatamente assim que seu corpo for tocado por algum.

135 O que taquicardia e o que fao se isso acontecer?


Taquicardia so batimentos acelerados do corao. Pode surgir quando se pratica a circulao fechada de energias com a finalidade de se atingir o EV Estado Vibracional e, a partir da, uma EFC. Se ocorrer taquicardia durante a circulao de energias, deve-se parar a circulao e, quando o corao voltar ao normal, pode-se retomar o exerccio, se desejado.

31

Cesar de Souza Machado

136 Durante uma EFC todos os nossos sentidos manifestam-se como no corpo fsico?
Todos os sentidos podem estar presentes numa EFC, de forma que os sentimos isolada ou conjuntamente, conforme o grau de lucidez e ateno que apresentarmos.

137 Como a viso do projetor na dimenso extrafsica?


A viso manifesta-se, s vezes, tal qual no corpo fsico, outras vezes, quando estamos com um baixo nvel de lucidez, de forma turva e confusa, misturando nossas prprias criaes mentais com a realidade extrafsica. Pode ainda manifestar-se, quando estivermos com maior nvel de lucidez, de forma ampliada, sob diversos aspectos.

138 Posso ver meu corpo fsico quando projetado?


Sim isso possvel, mas, com frequncia, a proximidade necessria para ter essa viso faz com que o projetor reinteriorize rapidamente.

139 possvel ver a si mesmo durante uma EFC?


Sim. Isso possvel porque a paraviso extrafsica no limitada como a viso intrafsica. Ela pode ser mais abrangente, pode ser omnidirecional e permitir esse tipo de viso aparentemente deslocada do psicossoma.

140 Que aparncia temos na dimenso extrafsica?


Geralmente termos a mesma aparncia do corpo fsico, mas, no raro, podemos apresentar outra aparncia devido sintonia com os pensamentos, sentimentos e energias de existncias pregressas. O projetor tambm pode modificar a forma, tamanho e densidade de seu psicossoma usando sua vontade.

141 Usamos roupas na dimenso extrafsica, durante uma EFC?


O projetor plasma com a mente as roupas que desejar. Muitas vezes ele faz isso inconscientemente. Se no prestar ateno a isso, ele pode inclusive manifestar-se sem roupa na dimenso extrafsica.

142 Como identificar uma pessoa na dimenso extrafsica?


Muitas vezes o reconhecimento intuitivo, devido ao reconhecimento energtico. dessa forma que as vezes reconhecemos uma pessoa conhecida na dimenso extrafsica, mesmo que ela esteja com uma aparncia bem diferente. Fora isso, ser como na dimenso intrafsica, predominantemente, pela sua aparncia.

143 Cegos podem ver durante uma EFC?


Pessoas que ficaram cegas em um determinado ponto de sua via podem ter tanto sonhos quanto EFCs onde conseguem empregar novamente o sentido da 32

Cesar de Souza Machado viso. Comenta-se sobre pessoas que teriam nascido cegas e que teriam a capacidade de ver fora do corpo fsico, mas ainda no existem registros de experimentos que comprovem isso.

144 O que autoscopia e qual a diferena para EFC?


Autoscopia a viso que uma pessoa pode ter do interior do prprio corpo estando na viglia fsica. Frequentemente atribuda a distrbios psiquitricos, a autoscopia seria causada, na realidade, pela exacerbao momentnea da capacidade da paraviso.

145 O que volitao?


Volitao ou volio a capacidade das conscincias se deslocarem, na dimenso extrafsica, em alta velocidade como se estivessem flutuando ou voando.

146 Sonhar que est voando ou caindo um indcio de uma EFC?


Muitas vezes sim. A sensao de reinteriorizao no corpo fsico pode ser traduzida pelo crebro intrafsico dessa forma.

147 A sensao da ao da gravidade durante uma EFC igual a da viglia?


Geralmente no a mesma coisa, pois o projetor quase sempre sente que seu psicossoma muito leve, podendo dar saltos, flutuar ou voar com grande facilidade.

148 Deficientes fsicos podem locomover-se em uma EFC?


Sim, pois o que impede seus movimentos so restries do corpo fsico.

149 - possvel ouvir sons na dimenso extrafsica?


Sim. Tanto existem vibraes no extrafsico anlogas a nossos sons quanto possvel para o projetor ouvir sons da dimenso intrafsica, pois o som nada mais do que uma forma de energia que pode ser captada sob certas circunstncias.

150 - Como ocorre a comunicao na dimenso extrafsica?


Por meio da transmisso de pensamentos (telepatia). Por questes de condicionamento, podemos mover os lbios a articular palavras, mas, isso no necessrio. Fora isso, existe outras formas de comunicao como a escrita, e a linguagem simblica.

151 Posso sentir-me mal durante ou aps uma EFC?


Sim, possvel. Isso depender fundamentalmente do que ocorrer durante a EFC. Por exemplo, o contato com situaes de dor e sofrimento pode afetar psicologicamente e mesmo energeticamente o projetor.

33

Cesar de Souza Machado

152 EFCs podem provocar euforia?


Sim. Todas as sensaes so possveis durante e depois de uma EFC.

153 EFCs podem provocar medo?


Sim podem, dependendo do grau de maturidade do projetor e da natureza das experincias que vivenciar.

154 Como superar o medo que sinto ao pressentir que estou saindo fora do corpo?
Estude e leia o mximo que puder sobre o assunto. Prepare o ambiente antes de realizar seu experimento (iluminao, temperatura, isolamento, etc). Invoque a presena e auxlio de conscincia amparadoras antes de realizar seus experimentos ou mesmo antes de dormir.

Fig. 10: A apario de um anjo em O Sonho de Santa rsula obra de Vittore Carpaccio (1465 1526). Amparadores extrafsicos eram vistos como aparies angelicais. 34

Cesar de Souza Machado

Captulo

Rememorao das EFCs


155 Por que s vezes no lembramos as nossas EFCs?
A maioria das EFCs no rememorada. A causa raiz est na notransposio das informaes relacionadas s experincias extrafsicas do paracrebro do psicossoma para o crebro fsico. Vrios fatores podem provocar essa no transferncia, tais como a falta de pontos de contato entre as experincias extrafsicas vivenciadas e a realidade da vida intrafsica do projetor e a utilizao de reas da memria integral durante a EFC no acessadas durante a viglia fsica.

156 Por que esquecemos facilmente as nossas EFCs?


Porque as experincias extrafsica so registradas no paracrebro, precisando ser adequadamente passadas para o crebro fsico para que possamos rememor-las.

157 possvel ter uma EFC e no se lembrar disso ao retornar ao corpo?


Essa situao a regra para a maioria das pessoas. Ou seja, a maioria das pessoas tm EFCs e, enquanto esto na dimenso extrafsica, tem perfeita lucidez da condio em que se encontra, mas, ao retornar ao corpo fsico, apagam completamente a lembrana da experincia da memria. Quando muito, tem lampejos dessas experincias ou recorda dela como se fosse um sonho. As tcnicas projetivas visam, portanto, promover EFCs lcidas e rememoradas.

158 possvel ter uma EFC com alto nvel de lucidez e de rememorao?
possvel, mas no atual estado evolutivo da humanidade, relativamente raro. Geralmente, durante uma EFC, ou se tem muita lucidez e pouca rememorao ou se tem pouca lucidez e muita rememorao.

159 O que memria integral?


o somatrio de todas as lembranas de todas as existncias da conscincia.

35

Cesar de Souza Machado

160 Existem procedimentos que facilitam a rememorao das EFCs?


Sim. Ao despertar e movimentar o corpo ocorre uma completa reinteriorizao da conscincia e as experincias extrafsicas tendem a se perder. O mais importante, portanto, manter-se imvel ao despertar e, nessa condio, repassar todas as experincias vivenciadas durante o perodo do experimento ou de sono anterior de forma a trazer as lembranas para a memria intrafsica do crebro.

161 Pode-se rememorar uma EFC que foi completamente esquecida?


Sim. Durante uma EFC, livres do restringimento do crebro fsico e acessando mais facilmente a memria integral, possvel que lembremos de EFCs ocorridas anteriormente. Outra possibilidade acontecer alguma experincia durante a viglia fsica que, por similaridade com a experincia projetiva, acarrete na sua rememorao. Esse tipo de experincia denomina-se rememorao retardada.

Para Saber Mais:

Clique aqui para acessar

36

Cesar de Souza Machado

Captulo

7
Tipos de EFCs

162 Podem ocorrer EFCs envolvendo apenas uma parte do corpo?


Sim, podem ocorrer descoincidncias parciais de braos, pernas, do tronco, etc.

163 Qual o nvel de lucidez durante uma EFC?


O nvel de lucidez varia muito de uma EFC para outra, de um projetor para outro e mesmo durante uma EFC quando podem ocorrer momentos de maior ou menor lucidez. A maioria dos projetores, inclusive aqueles que escreveram livros relatando suas experincias, tem projees com um nvel de lucidez abaixo daquele que possuem durante a viglia fsica. EFCs onde temos o mesmo nvel de lucidez da viglia fsica so, portanto, raras. Existem ainda as EFCs onde o nvel de lucidez fica acima daquele verificado na viglia. Essas experincias so mais raras ainda.

164 O que uma EFC semiconsciente?


Tambm conhecida como sonho lcido, um estado diferenciado de conscincia que se situa entre o sonho e a EFC onde a conscincia tem controle parcial sobre os acontecimentos. Imagens simblicas de sonhos se misturam a imagens objetivas da EFC de tal forma que no temos certeza se estamos acordados ou se estamos sonhando.

165 Sonho lcido o mesmo que EFC?


No. O sonho lcido aquilo o que se denomina EFC semiconsciente.

166 Um projetor pode mover objetos fsicos?


Sim. algo raro, mas, sob certas circunstncias, possvel.

167 O que exoprojeo?


Uma EFC para fora do planeta Terra, tal como para outro planeta do nosso sistema solar ou ainda mais distante.

37

Cesar de Souza Machado

168 O que EFC de corpo mental?


uma experincia onde empregamos um corpo mais sutil do que o psicossoma. Nessa condio, podemos nos manifestar na dimenso intrafsica, na dimenso extrafsica comum ou em dimenses extrafsicas mais elevadas. comum ocorrer durante essas experincias grande expanso da lucidez, do discernimento e de outras faculdades.

169 EFCs de corpo mental so comuns?


So as experincias mais raras, mesmo para projetores veteranos com larga experincia projetiva.

170 O que paraprojeo?


Qualquer EFC que empregue um corpo extrafsico mais sutil do que o psicossoma.

171 O que uma EFC lastreada?


uma experincia onde a conscincia descoincide o psicossoma do corpo fsico, carregando consigo uma grande quantidade de energia densa proveniente do energossoma (duplo etrico). Nessa condio, a conscincia tende a ter pouca lucidez e a sentir seu corpo extrafsico lento e pesado.

172 - Podemos transitar por vrias dimenses durante uma EFC?


Sim. Podemos passar da dimenso intrafsica, onde est nosso corpo fsico, para uma ou mais dimenses com grandes diferenas vibratrias, seja pela prpria vontade, seja pela atuao de amparadores extrafsicos.

173 O que uma EFC assistida?


A EFC onde o projetor assistido por um amparador que o guia, mesmo sem que o projetor perceba. Praticamente todas as EFCs so assistidas, pois, em geral, no temos maturidade para manifestarmo-nos na dimenso extrafsica de forma consciente.

174 O que EFC Final?


a projeo que ocorre com a morte do corpo fsico, quando no existe mais o retorno a esse veculo de manifestao e a conscincia torna-se extrafsica.

175 O que EFC do adeus?


Muitas pessoas, momentos antes da morte do corpo fsico, movidas pelo desejo de se despedirem de algum ente querido, conseguem se projetar, uma vez que os laos energticos com o corpo j se encontram enfraquecidos. Deslocam-se ento at a presena de quem desejam se despedir e, caso carreguem consigo ectoplasma suficiente, podem at ser percebidas. 38

Cesar de Souza Machado

Captulo

A Dimenso Extrafsica
176 Qual o aspecto da dimenso extrafsica?
Existem muitas dimenses extrafsicas. As mais prximas a nossa dimenso so muito parecidas com o que conhecemos em todos os aspectos. As mais distantes so muito mais evoludas, tambm em todos os aspectos. Pode-se dizer que daqui a geraes ou sculos, nosso mundo ser como essas dimenses mais evoludas.

177 Os locais que encontramos durante uma EFC so uma criao da nossa mente ou tambm podero ser percebidos por outros projetores?
Se o projetor estava com alto grau de lucidez, de forma a perceber a realidade extrafsica sem distores, outros projetores podero sim perceber os mesmos locais, situaes e objetos.

178 A dimenso extrafsica idntica fsica, tem as mesmas cidades e recantos?


No que diz respeito a dimenso extrafsica crostal que faz fronteira direta com dimenso intrafsica, sim, elas so semelhantes em princpio. Contudo, a questo espacial pode apresentar-se de forma distinta assim como podem existir objetos e estruturas extrafsicas sem contraparte intrafsicas.

179 Que tipos de conscincias vamos encontrar na dimenso crostal, prxima da Terra?
Normalmente sero encontradas conscincias ainda presas s questes intrafsicas, pessoas que morreram e que esto em situao de sonmbulos, conscincias doentias, guias cegos, assediadores e projetores. Conscincias mais evoludas que no habitam essa dimenso, mas que fazem excurses a ela tambm pode ser encontradas ali.

180 O que um amparador?


uma conscincia extrafsica ou uma conscincia intrafsica projetada que presta algum tipo de auxlio a outras conscincias com objetivo de ajud-las. Os 39

Cesar de Souza Machado amparadores so verdadeiramente bons e, portanto, jamais prejudicam outras conscincias, mesmo para ajudar outras. Pessoas que regularmente exploram ou enganam outras dificilmente se encontram com seus amparadores durante uma EFC. Quando isso ocorre, os amparadores pedem que elas mudem sua maneira de agir e de pensar.

Fig. 11: Dante e Virglio no inferno, leo de Delacroi (1798 1863). Muitos projetores acreditavam que as dimenses extrafsicas baratrosfricas eram o inferno.

181 O que um assediador?


o oposto do amparador. Um assediador uma conscincia extrafsica ou uma conscincia intrafsica projetada que, movida por distrbios psicolgicos ou emocionais ou ainda por interesses pessoais, promove algum tipo de interferncia ou prejuzo a outras conscincias, tentando influenci-las em seu benefcio ou deliberadamente prejudica-las.

182 O que um aliado?


Aliado uma conscincia extrafsica que simpatiza, toma partido de uma conscincia intrafsica, sem ser, contudo, seu amparador. O aliado capaz de prejudicar outras conscincias com objetivo de ajudar ou satisfazer seus protegidos intrafsicos. 40

Cesar de Souza Machado

183 O que so Incubus e Sucubus?


Conforme crenas surgidas na Europa durante a Idade Mdia, Incubus seriam demnios masculinos que afetam as mulheres e Sucubus so demnios femininos que afetam os homens, agindo noite enquanto suas vitimas dormem, sugando suas foras vitais atravs do ato sexual e apresentando-se com uma aparncia sedutora de acordo com o padro de beleza da poca. Essas so na realidade representaes dadas a conscincias extrafsicas ou projetores vampirizadores de energias conscienciais de teor sexual. Essas conscincias podem modificar seu psicossoma aparecendo como Incubus ou Sucubus, conforme a preferncia da vtima, a fim de facilitar a abordagem extrafsica. A carncia sexual da vtima o que atrai essas conscincias.

184 Com que frequncia encontramos outras conscincias durante EFCs?


No existe uma regra ou estatstica sobre esse tipo de encontros. Tudo depende da nossa sintonia mental, das nossas aes na dimenso intrafsica. Podemos nos projetar e no encontrar ningum visvel ou podemos encontrar uma, duas ou vrias conscincias, extrafsicas ou projetadas.

185 Como obter o auxlio de um amparador durante uma EFC?


Se o projetor estiver imbudo de boas intenes, ou, por outro lado, se no tiver inteno alguma, no caso de uma EFC no premeditada, no precisa fazer nada, pois, no atual nvel evolutivo da humanidade, os projetores conscientes, a sua revelia, so monitorados por amparadores. Isso necessrio para que no cometam atos que possam causar prejuzos a outrem ou a si prprios.

186 Como evitar conscincias assediadores e guias cegos?

extrafsicas

negativas,

Em primeiro lugar, mantendo um padro de pensamentos, sentimentos e energias saudvel, equilibrado, positivo. Em segundo lugar fazendo um trabalho energtico que afaste seu padro vibratrio daqueles apresentados por essas conscincias.

187 Somente amparadores podem me retirar do corpo ou assediadores podem faz-lo tambm?
Qualquer conscincia com certo grau de domnio energtico seja ela um amparador, um assediador ou mesmo outro projetor, podem atuar para retirar uma conscincia fora do corpo.

188 Como avaliar algo que me informaram fora do corpo?


Avalie seus sentimentos e emoes ante as informaes recebidas e conclua por si s. Amparadores passam informaes para projetores de forma serena, tranquila e esclarecedora. Assediadores e guias cegos passam informaes que

41

Cesar de Souza Machado causam desconforto, dvidas, insegurana, ansiedade e medo, s vezes atiando nossa cobia, arrogncia ou outras tendncias menos dignas que ainda cultivemos.

189 A monitorao das EFCs pelos amparadores por toda a vida?


Nem sempre. medida que o projetor ganha maturidade extrafsica, o que pode ocorrer aps centenas de EFCs, ele vai conquistando a confiana dos amparadores e vai ganhando mais autonomia.

190 Existem pessoas que no precisam de amparadores?


Sim, existem uns poucos milhares de pessoas extremamente evoludas encarnadas no planeta que no carecem de amparo extrafsico devido ao grande domnio que possuem das EFCs, das energias extrafsicas e do seu elevado nvel de maturidade.

191 Quanto tempo preciso para no mais se precisar de amparadores?


Muitas e muitas vidas de trabalho contnuo. As pessoas que tm esse nvel j nascem assim.

192 O que so serenes?


Conscincias das mais evoludas do planeta que trabalham anonimamente em benefcio de toda a humanidade, atuando em vrias dimenses simultaneamente.

193 difcil encontrar-se com serenes?


Muitos serenes encontram-se encarnados, mas nunca se do a conhecer. Fora do corpo possvel encontr-los sim. Para isso necessrio estar em sintonia com seus propsitos que so assistir a humanidade.

194 Como explicar os encontros extrafsicos com pessoas que sabemos estarem despertas, em plena viglia fsica?
Nesse caso trata-se provavelmente de uma distoro da percepo do projetor que faz com que ele acredite que outra conscincia aquela que est desperta. Isso quando a pessoa percebida pelo projetor no for uma criao mental dele mesmo.

195 Existem conscincias extrafsicas vampirizadoras?


Sim, existem e a via sexual desequilibrada um mtodo comum para essas conscincias vampirizarem as energias de projetores descuidados.

42

Cesar de Souza Machado

196 Como conscincias vampirizadoras atuam?


Disfaradas com aparncias sedutoras, elas se oferecem para contato sexual com o projetor e, ao se aproximarem, drenam suas energias. Quando o projetor volta ao corpo, sente-se cansado, frustrado, abalado.

197 Um projetor pode vampirizar outro?


Sim, pode.

198 O que o umbral?


Uma denominao romantizada de dimenses extrafsicas habitadas por conscincias em estado de perturbao mental, doentias e negativas.

199 possvel ocultar meus pensamentos e emoes durante uma EFC?


Na dimenso intrafsica o corpo atua como um escudo que enclausura e limita nossos pensamentos e emoes de tal forma que podemos at false-los. Na dimenso extrafsica, isso muito mais difcil de fazer-se, pois nossos pensamentos e emoes se materializam na forma de campos energticos facilmente perceptveis.

200 Como as conscincias extrafsicas se disfaram?


Da mesma forma que o projetor, usando a vontade para alterar a aparncia do psicossoma, que, por ser bastante sensvel ao pensamento, facilmente assume a forma desejada.

201 Como avaliar a condio evolutiva de outra conscincia durante uma EFC?
De vrias maneiras. Conscincias pouco evoludas apresentam a aparncia de pessoas velhas, cansadas, alquebradas, mal vestidas; as energias ou sensaes que irradiam no so agradveis; as ideias ou informaes que nos passam denotam perturbao mental, no so ticas, ou no esclarecem nada, pelo contrrio, causam perturbao e confuso ao projetor.

202 Plantas e animais tambm tm EFCs?


Sim. Plantas projetam seu energossoma e animais projetam seu energossoma e tambm o psicossoma. Em outras palavras, possvel ao projetor, por exemplo, encontrar seu animal de estimao fora do corpo.

203 Existem animais e plantas extrafsicos?


Sim, tal como na Terra.

43

Cesar de Souza Machado

204 Pode-se encontrar extraterrestres durante uma EFC?


Sim. Isso acontece com frequncia. A maioria dos casos de encontros ou abdues de pessoas por extraterrestres pode ser explicada dessa forma, ou seja, tratam-se de experincias vividas fora do corpo fsico.

Fig.12: Jac e a escada para o cu Obra de Michael Lukas Lepold Willmman (1630 1706).

44

Cesar de Souza Machado

Captulo

EFCs e Vidas Passadas


205 possvel lembrar-se de vidas passadas durante uma EFC?
Sim, isso ocorre com frequncia, mas, historicamente, nem sempre os projetores relacionam essas lembranas com vida passadas, interpretando-as de outras maneiras.

206 O que so retrocognies?


So estados diferenciados de conscincia onde a memria toma conta da pessoa e ela relembra um episdio de uma vida passada. Esse estado pode ocorrer durante a viglia fsica, mas so mais comuns durante as EFCs.

207 EFCs onde nos vemos com outra aparncia tm relao com vidas passadas?
comum assumirmos a aparncia que tnhamos em outras vidas durante uma EFC. Isso ocorre devido atividade mental do paracrebro que molda com grande facilidade a forma do psicossoma. Isso explica porque projetores muitas vezes se veem na dimenso extrafsica com uma aparncia completamente diversa da atual.

208 A facilidade em se ter EFCs tem relao com vidas passadas?


Geralmente quem tem facilidade para promover EFCs j desenvolveu essa capacidade em uma ou mais vidas anteriores. Pode-se dizer que essa habilidade faz parte da paragentica da conscincia.

209 Podemos usar as EFCs para deliberadamente lembrar vidas passadas?


Sim. possvel programar-se mentalmente para lembrar uma vida passada, principalmente se o projetor j possuir um foco definido, por exemplo, um local ou perodo da histria no qual ele desconfia ter vivido. Uma vez fora do corpo, livre do restringimento imposto pelo crebro fsico, ele pode deslocar-se at esse local (ou no) e lembrar-se do que vivenciou ali. Deve-se, contudo, ter bastante critrio em realizar esse tipo de experincia, pois a lembrana de certos episdios do passado pode acarretar perturbaes de ordem psicolgica e energtica.

45

Cesar de Souza Machado

210 Qual a melhor postura quanto s EFCs e vidas passadas?


O melhor a fazer deixar que as lembranas de vidas passadas surjam espontaneamente. Experimentos deliberados para invocar lembranas de vidas passadas devem ser feitos, de preferncia, por projetores veteranos que j possuam boa experincia no trato das questes extrafsicas e energticas.

211 Ocorrem retrocognies relativas aos perodos entre vidas?


Sim ocorrem, mas so raras.

212 A terapia de vidas passadas prejudicial?


O uso dessa tcnica por um terapeuta competente dificilmente prejudicar a pessoa.

213 Pessoas que encontramos durante EFCs podem ser nossas conhecidas de vidas passadas?
Sim, isso ocorre com frequncia.

214 Se as vidas passadas existem de fato, porque alguns projetores nunca tem retrocognies?
Talvez tenham tido, mas, no retiveram rememorao. Podem ter tido e preferiram no relat-las. Por fim, se a pessoa rejeita a ideia de vidas passadas, ela pode tornar-se refratria a tudo o que diz respeito a isso, bloqueando assim experincias retrocognitivas.

Fig. 13: A reencarnao faz parte da cultura da ndia a milnios

46

Cesar de Souza Machado

Captulo

10

EFCs e Programao Existencial


215 O que programao existencial?
Programao existencial um planejamento que as conscincias extrafisicamente lcidas fazem antes de nascer com relao a sua misso na dimenso extrafsica. Geralmente a programao existencial envolve metas de autorealizao e assistncia coletividade. Seu objetivo acelerar a evoluo da conscincia.

216 Ter EFCs seria parte dessa programao?


Desenvolver as EFCs poderia ser um dos inmeros itens de uma programao existencial. As EFCs so mais um instrumento para ajudar no cumprimento da programao existencial.

217 Todas as pessoas tm programao existencial?


No. A maioria das pessoas em nosso planeta ainda no tm uma programao existencial, mas certamente tero em suas prximas vidas. Isso ocorre porque elas ainda no tem lucidez suficiente para elaborarem essa programao por si mesmas antes de retornarem ao corpo fsico. Nesses casos, outras conscincias mais evoludas, os orientadores evolutivos, definem o que elas devero fazer durante suas vidas intrafsicas.

218 O que um orientador evolutivo?


Orientador evolutivo uma conscincia bem mais evoluda que a mdia da humanidade que ajuda a elaborar e posteriormente acompanha a execuo das programaes existenciais de um grupos relativamente grande de conscincias.

219 Quais so os itens mais comuns em uma programao existencial?


Eliminar ou pelo menos reduzir significativamente seus prprios defeitos, desenvolver novas competncias e capacidades, prestar assistncia a outras pessoas.

47

Cesar de Souza Machado

Fig. 14: Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. A programao de um macrossoma comum durante o processo de elaborao da programao existencial.

220 Como usar a EFC para pesquisar minha programao existencial?


Por meio das EFCs podemos comear a levantar qual seria nossa programao existencial. No regra, mas possvel lembrar-se de alguns pontos da programao existencial durante uma EFC. Pode-se ainda acessar o local extrafsico onde ela foi elaborada e receber orientao dos seus amparadores.

221 Posso fazer um programao existencial?

levantamento

completo

de

minha

Geralmente isso no possvel devido ao nosso grau de maturidade. A antecipao de certos detalhes de nossa programao pode mais atrapalhar do que ajudar.

48

Cesar de Souza Machado

222 Que tipo de preparao preciso fazer para fazer esse levantamento durante uma projeo?
fundamental fazer um bom trabalho energtico prvio de forma a sutilizar suas energias e reforar suas defesas. Tambm conveniente solicitar mentalmente, previamente, a assistncia de seus amparadores nesse sentido.

223 Que fao se no conseguir descobrir nada sobre minha programao durante minhas projees conscientes?
Em primeiro lugar, analise minuciosamente todos os detalhes de suas projees, atento para as sutilezas que podem indicar o que voc procura. Depois, continue insistindo, pois as respostas podem demora a surgir.

224 EFCs so a nica forma de levantar minha programao existencial?


No. Existem outras tcnicas para isso. Avalie quais so suas inclinaes, do que gosta de fazer, do que sente paixo por fazer e que possa, ao mesmo tempo, auxiliar outras pessoas de alguma maneira. Avalie seus pontos fortes e fracos. Toda proxis envolve a utilizao de seus pontos fortes e s superao dos seus pontos fracos. Faa um detalhado levantamento autobiogrfico, avaliando tudo o que voc recebeu da vida e, portanto, para o que voc foi capacitado a fazer. Essas coisas esto intimamente relacionadas sua programao existencial.

225 O que macrossma?


Macrossoma um termo empregado para descrever o corpo fsico de uma pessoa que teve certos detalhes especialmente engendrados e modificados no momento do nascimento ou pouco depois do mesmo, a fim de otimizar desempenhos especficos da conscincia de modo a auxiliar na execuo de sua programao existencial. A facilidade de produzir EFCs lcidas pode estar relacionada a existncia de um macrossoma especfico para isso.

226 Posso modificar minha programao existencial?


Sim, na realidade fazemos isso o tempo todo medida que vamos tomando decises ao longo de nosso dia a dia. Geralmente mudamos nossa programao para pior, deixando de fazer o que mais importante e fazendo coisas erradas, Poucas pessoas conseguem mudar sua programao para melhor. Pode acontecer ainda de nossa programao mudar para melhor ou para pior em decorrncia de outros fatos ou pessoas alheios a nossa vontade.

227 O que acontecer se no cumprir com minha programao?


Perder oportunidades e ter de conclu-la, da forma que for possvel, em outra existncia intrafsica. Equivale, portanto, a repetncia de ano na escola formal.

49

Cesar de Souza Machado

228 O que um completista existencial?


a pessoa que cumpriu integralmente sua programao existencial. uma condio rara nos dias atuais.

Fig. 15: Emanuel Swedenborg (1688 1772) foi o primeiro autor a publicar livros sobre EFCs motivo pelo qual considerado o Pai das EFCs

50

Cesar de Souza Machado

Captulo

11

EFCs e Paratecnolocia
229 O que paratecnologia?
Paratecnologia o emprego de tecnologia na dimenso extrafsica com objetivo de, por exemplo, facilitar o deslocamento, a comunicao, a percepo e os desempenhos energticos das conscincias, sejam elas intrafsicas, extrafsicas ou projetores.

230 Como esses artefatos paratecnolgicos so construdos?


De forma anloga aos nossos artefatos intrafsicos, empregando componentes mecnicos, qumicos, fsicos e eletrnicos construdos coma matria extrafsica e usando-se energia extrafsica para ativ-los.

231 Existe paratecnologia para auxiliar as EFCs?


Sim, existe. Muitas vezes os projetores percebem que a assistncia extrafsica emprega artefatos semelhantes a nossos equipamentos eletrnicos ou outros, mais avanados, para promover no somente EFCs como para obter outros resultados, como por exemplo, criar ou melhorar campos energticos de pessoas ou locais.

232 O que so implantes e paraimplantes?


Implantes so objetos fsicos inseridos no corpo fsico com algum objetivo. A medicina faz uso de implantes com fins teraputicos. Pessoas que alegam terem sido abduzidas, s vezes descobrem que possuem estranhos implantes localizados em certas partes do corpo. Paraimplantes so os que so inseridos no psicossoma, sendo, portanto, extrafsicos e podem ter tanto o objetivo de equilibrar ou potencializar algo na pessoa como podem ter por objetivo monitor-la, control-la ou vampiriza-la. Tudo depende de quem inseriu esse implante e qual era sua inteno.

233 O que transdimensionador?


Um artefato tecnolgico extrafsico que possibilita o deslocamento de uma conscincia projetada ou extrafsica de uma dimenso mais densa para outra dimenso mais sutil e vice-versa. Transdimensionadores so criados para facilitar e agilizar o deslocamento extrafsico.

51

Cesar de Souza Machado

234 Pode-se encontrar UFOs durante uma EFC?


Sim, possvel. Considere-se, contudo, que, s vezes, aquilo o que percebemos numa EFC e que julgamos serem Ufos so na realidade veculos das dimenses extrafsicas da Terra empregados para deslocamento. Da mesma forma, conscincias extrafsicas que julgamos serem ETs podem ser conscincias terrestres com o psicossoma modificado.

235 UFOs e ETs que encontramos em EFCs so intrafsicos ou extrafsicos?


Aparentemente ocorrem as duas coisas.

236 Todas as abdues so realizadas por extraterrestres na dimenso extrafsica?


Tudo indica que a grande maioria delas sim, mas no todas. Algumas parecem ocorrer com o corpo fsico.

Fig. 16: Na dimenso extrafsica, pode ser difcil, seno impossvel diferenciar veculos usados para deslocamento entre distritos extrafsicos da Terra com UFOs de origem extraplanetria.

52

Cesar de Souza Machado

Captulo

12

EFCs, o Espao e o Tempo


237 Quantas dimenses e corpos extrafsicos existem?
No existe um nmero definido de dimenses ou mesmo de corpos extrafsicos. Nas culturas orientais encontramos vrias referncias existncia de 7 corpos (o corpo fsico mais seis corpos extrafsicos). Projetores conscientes constatam com facilidade a existncia de pelo menos trs corpos alm do soma (corpo fsico): o energossoma (duplo etrico), o psicossoma (corpo astral) e o mentalsoma (corpo mental).

238 Como possvel vrios corpos ocuparem um mesmo espaotempo?


Cada um dos veculos de manifestao da conscincia, o corpo fsico, o energossoma, o psicossoma e o mentalsoma coexistem em uma frequncia vibratria especfica, onde o soma o veculo de menor frequncia e o mentalsoma o de maior frequncia vibratria.

239 O que mantm cada um desses corpos conectados ao outro?


Cada molcula do corpo fsico conectada energeticamente, pelo energossoma, ao psicossoma. O psicossoma, por sua vez, mantm-se conectado ao mentalsoma pelo que se convencionou chamar cordo de ouro, uma ligao energtica.

240 Posso ir aonde desejar em uma EFC?


Em princpio sim, a menos que existam restries ao acesso do lugar desejado devido a barreiras energticas produzidas por outras conscincias. O acesso a certas dimenses, muito evoludas, normalmente exige uma sintonia difcil de conseguir.

241 O projetor pode ser visto ou sentido na dimenso extrafsica?


Em casos excepcionais sim, quando estiver com o psicossoma muito denso, lastreado com ectoplasma. Existem vrios registros ao longo da histria sobre aparies de pessoas a uma longa distncia de seus corpos fsicos.

53

Cesar de Souza Machado

Fig. 17: Grande parte dos fsicos modernos aposta na existncia de outras dimenses, de difcil deteco para ns, para que possam ser explicadas uma srie de fenmenos do universo.

242 Pode-se levar algo da dimenso extrafsica para a dimenso intrafsica e vice versa?
At onde sabemos no possvel. Existem casos de transporte onde objetos e at mesmo pessoas transitam entre pontos da dimenso intrafsica, aparentemente tomando atalhos na dimenso extrafsica, mas sem que exista, de fato, uma materializao/desmaterializao.

243 Podemos viajar no tempo por meio de uma EFC?


Fora do corpo no podemos fazer viagens no tempo como sugerem alguns filmes de fico cientfica. Podemos, contudo, passar por estados diferenciados de conscincia e termos retrocognies prcognies.

244 A EFC retrocognitiva no uma volta ao passado?


Essa experincia uma EFC onde ocorre a rememorao de episdios vividos pela conscincia em existncias passadas. Por mais real que possa parea, so apenas lembranas.

54

Cesar de Souza Machado

245 Existem realidades paralelas acessveis por meio de EFCs?


Aparentemente no. Alguns projetores acessam locais na dimenso extrafsica que sugerem estarem vivendo em realidades paralelas. Tratam-se de distritos extrafsicos prximos crosta planetria onde o projetor interage com projetores e conscincias extrafsicas que criam realidades alternativas.

246 O que EFC precognitiva?


uma EFC onde ocorre a captao de episdios que supostamente sero vivenciados pela conscincia nessa existncia ou em existncias futuras.

247 Como pode ser explicada a EFC precognitiva?


Existem vrias formas de ocorrer essa experincia. Antes de tudo preciso entender que na dimenso extrafsica a sensao do tempo no se passa sempre da mesma forma com relao dimenso extrafsica. Fora a capacidade de a conscincia perceber eventos que ocorrero no futuro, existe duas explicaes principais para as precognies que seriam o ensaio extrafsico de eventos que ocorrero na dimenso intrafsica e meras projees animadas de futuros provveis, realizadas com intuito educativo ou para prevenir problemas futuros.

248 Por que ensaiar no extrafsico algo que ocorrer no fsico?


Para diminuir o impacto de certos eventos traumticos sobre as conscincias ou, para melhorar seu desempenho em situaes de crise ou de extenso estresse.

Fig. 18: O pressentimento retratado por Kazimir Malevich (1928 1932) 55

Cesar de Souza Machado

249 EFCs prcognitivas no contrariam a questo do tempo?


O tempo uma dimenso da qual temos necessidade para nos orientar e que deixar de ser necessrio num futuro distante. Em antecipao a isso, na dimenso intrafsica, os limites impostos pelo tempo na dimenso intrafsica tendem a desaparecer.

250 A relao espao-tempo muda durante uma EFC?


Em certas ocasies pode ser idntica a dimenso intrafsica e noutras no.

251 O que dizer de livros que relatam projees que parecem durar horas ou mesmo dias?
Quase sempre essas descries so, na realidade, uma srie de projees espaadas que os autores de livros condensam como se fosse uma nica experincia para das um senso de continuidade histria que escrevem.

252 O projetor consciente pode interagir com o mundo fsico?


raro, mas, possvel. Para isso o projetor deve estar com seu psicossoma carregado com uma boa quantidade de energia densa, denominada ectoplasma.

253 O projetor pode ver e ser visto na dimenso extrafsica?


Sim, ele pode ver e ser visto, ou pode no ver e no ser visto. Isso vai depender da frequncia vibratria do veculo que estiver usando assim como a frequncia vibratria das outras conscincias extrafsicas ou projetores.

254 Barreiras fsicas atuam sobre o projetor?


Isso depende. Se o projetor acreditar que uma porta ou parede intrafsica vo det-lo, essa crena pode tornar-se verdadeira, pois a contraparte extrafsica da matria muito sensvel fora da mente. Por outro lado, a densidade da contraparte extrafsica de uma parede ou porta pode ser propositadamente aumentada para impedir a livre passagem de projetores e conscincias extrafsicas.

255 O projetor pode atravessar portas e paredes fsicas?


Geralmente isso possvel, contudo, existem locais energeticamente inabordveis cujas portas e paredes no podem ser transpostos pelo projetor.

256 Barreiras energticas atuam sobre o projetor?


Certas barreiras energticas so intransponveis para o projetor.

257 Um projetor pode passar de uma dimenso para outra?


Sim, isso possvel pelo emprego da vontade. 56

Cesar de Souza Machado

Captulo

13

EFCs e o Cordo de Prata


258 O que cordo de prata?
uma prolongao do energossoma (duplo etrico) que se distende do corpo fsico para o psicossoma. Apesar do nome romntico, o cordo de prata pode no se apresentar como um cordo e no ter a cor prateada. Sua existncia explica como pode ocorrer a EFC e como podemos retornar ao corpo fsico.

259 O cordo de prata pode ser visto ou tocado pelo projetor?


Sim, o projetor pode ver e at tocar o seu cordo de prata, mas isso no comum. Considere-se que, quanto mais distante o projetor se encontra do corpo fsico, mais sutil e imperceptvel o cordo de prata.

260 O cordo de prata pode romper-se?


O cordo de prata somente se rompe com a morte do corpo fsico.

261 Um cordo de prata visvel por outras conscincias?


Se para o projetor perceber o prprio cordo de prata j no algo corriqueiro, para que esse seja visto por outro projetor, torna-se algo realmente difcil. O mesmo no se aplica s conscincias extrafsicas lcidas. Essas sim tm a capacidade perceptiva para poder ver o cordo de prata de um projetor. Mesmo assim, se ele estiver suficientemente tnue, pode passar despercebido por elas.

262 possvel algum cortar o meu cordo de prata?


Isso um mito. Mesmo com a morte do corpo fsico, amparadores extrafsicos tm que trabalhar em equipe, s vezes por horas, para liberar os vestgios de cordo de prata que ainda prendem a conscincia ao corpo, para que essa possa afastar-se definitivamente do corpo.

263 Existe um limite de distncia para projetar-se?


No existe. Projetores j foram com seus psicossoma a planetas de outros sistemas solares. Quando projetados de mentalsoma, possvel chegar-se ao limite do universo fsico que conhecemos.

57

Cesar de Souza Machado

264 O que o cordo de ouro?


Uma ligao energtica que mantm o psicossoma ligado ao mentalsoma.

265 Existem outros cordes alm desses?


Possivelmente existam outras conexes energticas anlogas ao cordo de prata.

Fig. 19: O cordo de prata pode ser visvel prximo ao corpo fsico

58

Cesar de Souza Machado

Captulo

14
EFCs e Sexo

266 Relaes sexuais atrapalham as EFCs?


De forma alguma, pelo contrrio. O relaxamento fsico que ocorre aps uma experincia sexual pode ajudar na obteno de uma EFC.

267 Sexo solitrio (masturbao) atrapalham as EFCs?


De forma alguma, pelo contrrio. Valem, para esse caso, as mesmas consideraes sobre as relaes sexuais convencionais.

268 Quando o sexo poderia atrapalhar as EFCs?


Quando praticado com excesso de promiscuidade, com excessos de todos os tipos.

269 Podem ocorrer relaes sexuais durante uma EFC?


Sim, mas na dimenso extrafsica a base das relaes sexuais a troca energtica entre as conscincias e no os atos fsicos que praticamos na dimenso intrafsica.

270 prejudicial para um projetor ter relaes sexuais na dimenso extrafsica?


Geralmente prejudicial, pois somente conscincias doentias ou pouco evoludas ou mesmo outros projetores carentes de energia sexual estaro dispostos a ter relaes com o projetor. O prejuzo no caso ser uma possvel descompensaro energtica do projetor que doar sua energia e no receber nenhuma em troca.

271 Existem projetores que vampirizam energias sexuais de outras pessoas?


Sim, existem, com todas as consequncias e responsabilidades que recairo sobre ele.

59

Cesar de Souza Machado

272 Conscincias evoludas tm relaes sexuais?


Sim, mas no como a praticamos na dimenso intrafsica. A base dessas relaes sexuais a troca energtica num nvel, intensidade e compensao que desconhecemos na Terra.

273 Pode-se conceber (engravidar) extrafisicamente?


No. A concepo uma atividade estritamente intrafsica.

Fig. 20: Incubus Charles Walker (1870)

60

Cesar de Souza Machado

Captulo

15

EFCs e Interassistencialidade
274 Que tipo de conscincias podemos assistir por meio das EFCs?
Conscincias extrafsicas e intrafsicas, estando essas ltimas projetadas ou no.

275 Somos amparados quando assistimos outras conscincias?


Sim, sempre.

276 A assistncia extrafsica ajuda nossa vida ou nossa evoluo?


Sem dvida alguma. Quanto mais ajudamos, mais aprendemos, mais somos amparados e mais evolumos.

277 Podemos evocar os amparadores para auxiliar numa assistncia extrafsica?


Sim, podemos e eles sempre viro.

278 Dois ou mais projetores podem atuar conjuntamente num trabalho assistencial?
Sim. Isso acontece com frequncia.

279 Existe algum tipo de assistncia extrafsica que se deve evitar?


Aqueles casos que superarem nossa capacidade ou conhecimento. Por exemplo, tomar a inciativa de assistir a um terrorista ou criminoso notrio para que ele mude sua maneira de agir pode estar alm da nossa capacidade. diferente, contudo, quando so os amparadores que nos convoquem para esse tipo de atividade. Nesses casos, todo um esquema foi previamente montado para facultar esse trabalho.

61

Cesar de Souza Machado

280 Como proceder para tornar a minha assistncia extrafsica melhor, mais efetiva?
Estudar tudo o que existir sobre EFCs, mais especificamente sobre o trato das energias conscienciais e sobre a interassistencialidade. Depois pr o que aprender em prtica. A intencionalidade tambm muito importante.

Para Saber Mais:

Clique aqui para acessar

62

Cesar de Souza Machado

Captulo

16

EFCs e Energias Extrafsicas


281 O que so energias extrafsicas?
So energias diferentes das existentes no universo fsico que transcendem as quatro foras bsicas da natureza admitidas pela cincia tradicional (eletromagntica, gravitacional, nuclear forte e nuclear fraca). Por esse motivo elas no podem ser detectadas com a instrumentao intrafsica, mas podem ser percebidas pelas pessoas. Podem ser energias naturais ou conscienciais.

282 O que so energias conscienciais?


Tambm conhecidas por bioenergias, so energias extrafsicas absorvidas e processadas por seres vivos, vegetais e animais, alm de conscincias intrafsicas e extrafsicas.

283 Como as pessoas percebem as energias extrafsicas?


Por meio de sensaes em seus corpos. Elas podem ser irradiadas pelas conscincias ou podem formar campos ao redor de pessoas, locais e objetos. A interao de nossos corpos com essas energias pode provocar inmeras reaes que variam muito de pessoa para pessoa: arrepios, comiches, pontadas, agulhadas, calor, frio, alm de sensaes de bem estar ou de mal estar, conforme as energias sejam positivas ou negativas.

284 possvel controlar nossas prprias energias conscienciais?


Sim. Por meio de exerccios regulares de absoro, exteriorizao e circulao fechada de energias e experimentos de como se empregar essas energias, pode-se obter razovel domnio sobre as mesmas.

285 - Exerccios de mobilizao de energias auxiliam na produo de uma EFC? Sim ajudam. Qualquer mobilizao energtica que promova a liberao de energias densas acumuladas em nosso holossoma e promova a captao de energias mais neutras ou mais sutis, ajuda no processo projetivo.

63

Cesar de Souza Machado

286 Qual a vantagem de saber controlar as energias durante uma EFC?


As energias conscienciais podem ser usadas para auxiliar outras conscincias ou para promover a autodefesa energtica.

287 O que autodefesa energtica?


So procedimentos empregados tanto na dimenso intrafsica quanto na dimenso extrafsica para impedir que bionergias de outras conscincias nos dominem.

288 Com que frequncia precisamos usar essas defesas?


No existe regra, mas, certamente no ser preciso empreg-las na maioria das EFCs.

289 O que circulao fechada de energias?


a circulao das prprias energias do alto da cabea at a ponta dos ps e vice-versa, continuamente e em alta velocidade. Esse procedimento leva ao EV Estado Vibracional uma condio capaz de romper com acoplamentos energticos invasivos e dispersar energias nocivas agregadas ao corpo fsico. Alm do mais, o EV facilita a obteno de EFCs.

290 O que EV e qual a sua relao com as EFCs?


EV ou estado vibracional uma condio onde as energias conscienciais do corpo so ativadas, elevam sua frequncia vibratria e provocam, dessa forma, o rompimento com acoplamentos energticos com energias mais densas e provoca uma sensao de bem estar. Pode ocorrer antes ou depois de um EFC, mas, pode ser provocado a qualquer hora por meio da circulao das prprias energias.

291 Como o EV facilita as EFCs?


Aps um EV intenso, a conscincia pode, relaxando, ter uma experincia de EFC. uma das inmeras tcnicas existentes para promover EFCs.

292 Como exatamente se promove um EV?


Mantendo o corpo relaxado, concentrando suas prprias energias no alto da cabea por meio da concentrao mental da vontade e deslocando o foco da ateno e, por conseguinte, sua prpria energia, por dentro do corpo at chegar a ponta dos ps, retornando o foco da ateno da para o alto da cabea novamente, repetindo esse deslocamento seguidamente. A princpio o deslocamento deve ser lento, sendo ento acelerado progressivamente, at o mximo possvel. Ao atingir o EV, para-se com a circulao lentamente. No se deve sincronizar esse deslocamento com a respirao para evitar taquicardia. O exerccio deve ser

64

Cesar de Souza Machado repetido muitas vezes, ao longo de algumas semanas para que seja possvel dominar a tcnica.

293 Qual a sensao que o EV provoca?


Formigamento, agulhadas indolores, calor ou frio intenso, sensao de expanso do corpo, dentre outras. As sensaes variam de pessoa para pessoa.

294 Por que algumas pessoas afirmam que no conseguem chegar ao EV?
necessrio praticar certo nmero de vezes at conseguir o primeiro EV. Da em diante os demais sero obtidos mais facilmente, pois a pessoa aprende a provoc-lo, ou seja, ela sabe o quanto deve se concentrar e circular energias at chegar l. Uma boa dica para facilitar o processo pr sentimento, emoo durante o processo de circulao.

295 As energias conscincias ou extrafsicas tm o mesmo poder na dimenso intrafsica e extrafsica?


Sim, tm. Contudo, na dimenso intrafsica, o corpo mascara as sensaes que elas provocam assim como os efeitos de sua manipulao. Na dimenso extrafsica, contudo, exatamente o contrrio.

296 O que ectoplasma?


Uma forma de energia que tem componentes fsicos e extrafsicos oriundas dos seres vivos.

297 Em que circunstncias o ectoplasma se manifesta?


O ectoplasma origina-se das conscincias intrafsicas, dos animais (zooectoplasma) e dos vegetais (fitoectoplasma). Existem dois fatores a serem considerados nesse caso: a capacidade de fornecimento do ectoplasma (o quanto ele est disponvel) e a capacidade de aglutin-lo, focaliz-lo com um determinado propsito, o que depende das conscincias, sejam intrafsicas, sejam extrafsicas ou projetadas.

298 O que so chacras e quais so suas relaes com EFCs?


Chacras so centro energticos que existem nos corpos e paracorpos das conscincias e animais. Eles absorvem e emitem energia de forma discriminada, ou seja, cada chacra age como um filtro para energias de certo tipo. Relacionados aos rgos e parargos do corpo fsico e psicossoma, respectivamente, seu equilbrio em absorver e emitir energias interfere diretamente na sade e em certos desempenhos da conscincia.

65

Cesar de Souza Machado

Fig. 21: Antiga tapearia Tibetana mostrando seis dos principais chacras 66

Cesar de Souza Machado

Captulo

17
O Estudo das EFCs

299 Quando comeou o estudo das EFCs?


Nos tempos modernos teve incio com a publicao dos primeiros livros descrevendo as EFCs no sculo XIX. Emanuel Swedemborg foi o primeiro autor a escrever sobre o assunto. Posteriormente, Alan Kardec, fundador do espiritismo, tambm abordou o tema em sua obra O Livro dos Espritos.

300 Quais foram os primeiros livros sobre EFCs?


Os primeiros livros sobre o assunto surgiram no ocidente, em meados do sculo XIX. Dentre eles destaca-se, O Livro dos Espritos, de Alan Kardec, que traz um captulo inteiro sobre o assunto.

301 Qual o melhor livro sobre EFCs?


No existe um livro melhor ou mais definitivo sobre o tema. So milhares de obras em muitos idiomas e, conforme o gosto do leitor existem livros de todos os matizes. A relao apresentada a seguir elenca os 10 ttulos mais conhecidos no Brasil e que esto entre as melhores publicaes do gnero. A ordem de classificao foi feita baseada no volume de vendas e no nmero de ocorrncias em ferramentas de busca na Internet.

Obras de Autores Brasileiros 1 2 3 4 - Projeciologia Waldo Vieira - Projees da Conscincia Waldo Vieira - Viagem Espiritual II Wagner DEloi Borges - Iniciao Viagem Astral Joo Nunes Maia

Obras de Autores Americanos 1 2 3 4 5 6 - A Projeo do Corpo Astral Sylvan Muldoon - A ltima Jornada Robert Alan Monroe - Viagem Fora do Corpo Robert Alan Monroe - O Segredo da Alma William Bhulman - Aventuras Fora do Corpo William Buhlman - Viagens Alm do Universo Robert Alan Monroe

67

Cesar de Souza Machado

302 Existem cursos sobre EFCs?


Sim, existem vrios nas principais capitais brasileiras e em outras cidades de mdio porte.

303 Qual a melhor forma de estudar as EFCs?


Naturalmente, tendo as prprias EFCs e tirando-se suas prprias concluses.

304 Como Analisar/Avaliar uma EFC?


Com um elevado nvel discernimento, deixando de lado elucubraes msticas e religiosas. Em caso de dvidas sobre as vivncias, pode-se consultar experts em EFCs que podem esclarecer certos aspectos ainda no entendidos pelo projetor.

305 Quais Crenas Atrapalham as EFCs?


Todos os preconceitos e dogmas religiosos, sociais, polticos e outros mais que escravizem nosso pensamento, impondo limites e proibies, podem atrapalhar as EFCs.

306 Qual a relao entre EFCs e Mediunidade?


O mdium passa por descoincidncias de algum grau quando passa pelo processo medinico. Em certos casos, a projeo do psicossoma do mdium pode ser total, e ele, na maior parte das vezes, permanece inconsciente quanto a esse processo. Nesse estado, uma conscincia extrafsica ou at mesmo um projetor pode se manifestar pelo corpo fsico do mdium.

307 Por que a sensao de, ao ouvir algo sobre EFCs, sentir que j conheo esse assunto?
Provavelmente porque esse assunto ressoa na sua memria integral, invocando sensaes vivenciadas em outras vidas ou durante seu ltimo curso intermissivo quando foi estabelecida sua programao existencial. Em ambas as situaes, voc deve ter praticado ou pelo menos estudado o assunto.

308 Pessoas que se interessam por EFCs esto mais lcidas do que as demais?
Num certo sentido sim. So muitos os atributos que determinam o grau de lucidez de uma pessoa. Quem tem lucidez fora do corpo, tende a ser mais lcido na dimenso intrafsica.

309 O simples estudo das EFCs levar uma pessoa a um maior nvel de lucidez aps a morte do corpo fsico?
Certamente. O ideal, contudo, praticar, ter as suas prprias experincias.

68

Cesar de Souza Machado

310 Por que a cincia oficial no tem interesse nas EFCs?


Porque admitir a existncia das EFCs implica pr em cheque o paradigma cartesiano e materialista no qual toda a sociedade est estruturada, provocando uma revoluo que exigir mudanas polticas, sociais, econmicas e cientficas, contrariando os interesses, portanto, daqueles que hoje tiram proveito das deficincias e limitaes desse sistema.

311 Quando a cincia admitir as EFCs como algo real?


Com o passar do tempo, o acmulo de evidncias e o prprio avano do pensamento cientfico acabaro por demonstrar, de forma irrefutvel, que as EFCs so reais. Num futuro um pouco mais distante, os avanos da cincia acabaro por descobrir as energias conscienciais e evidncias sobre as dimenses extrafsicas.

312 Projeciologia a cincia que estuda as EFCs?


No. Trata-se de mais uma das inmeras abordagens do fenmeno, mas, que no ainda preenche os requisitos para ser, de fato, uma cincia. No obstante, tal como outras abordagens, a Projeciologia contribui significativamente para o aumento do conhecimento sobre o tema.

313 O que dizer daqueles que se autoapregoam como os melhores ou mais entendidos sobre EFCs?
Quem se considera o melhor em EFCs automaticamente est demonstrando sua condio evolutiva deficiente, ainda centrada nas necessidades mesquinhas da satisfao do ego. Os maiores entendidos em EFCs so pessoas que jamais se declaram como tal, pelo contrrio, evitam demonstrar o profundo conhecimento que possuem sobre o assunto.

314 Como estudar minhas EFCs?


Registre por escrito, detalhadamente, todas as suas experincias, sejam projees conscientes, semiconscientes e at mesmo os sonhos mais marcantes. Com o passar dos anos, voc ter um verdadeiro banco de dados textual sobre si mesmo. As informaes podero ser aglutinadas, ordenadas e separadas de diversas formas, gerando um maior proveito desses registros. A anlise posterior dos experimentos projetivos, anos depois de ocorridos, frequentemente nos levam a novas concluses sobre os mesmos. Muitas experincias que esquecemos com o tempo, podem ser resgatadas, reestudadas e gerar novos conhecimentos sobre o assunto.

315 Qual o Maior Obstculo ao Desenvolvimento do Projetor?


Feitas essas consideraes, importante observar que a maioria das pessoas que conhecem o assunto EFCs e mesmo aquelas que j tiveram algumas experincias projetivas, tem parcos conhecimentos sobre a fundamentao terica e

69

Cesar de Souza Machado cientfica sobre o assunto, assim como tem um baixo nvel de maturidade quanto ao teor de suas experincias pessoais.

316 Como devo tratar as informaes que obtenho em minhas EFCs


Nem tudo o que percebemos numa EFC pode ser corretamente compreendido, de imediato, pelo projetor. Informaes de qualquer tipo transmitidas a ns por meio de EFCs devem ser analisadas sob o crivo de uma crtica lcida. Conscincias pouco evoludas frequentemente nos passam informaes que nos causam confuso ou que tm por objetivo criar obstculos ao nosso crescimento. Certas informaes que recebemos no devem ser comunicadas a mais ningum, pois nos foram confiadas para nosso processo de aprendizagem, especificamente.

317 Posso contar a algum algo que descobri durante uma EFC?
Se no houver proveito para a pessoa, melhor que no. Se a descoberta envolver outra pessoa e a informao puder ajud-la, algo a se considerar. Devese levar em conta tambm a possibilidade de usar-se outro mtodo para passar a informao que no seja o puro e simples relato da EFC que pode chocar a pessoa envolvida ou, por outro lado, lev-la a desprezar a informao.

318 Por que minhas EFCs so to simples ou limitadas quando comparadas quelas descritas nos livros sobre o assunto?
Considere que os autores de livros sobre EFCs so, muitas vezes, projetores excepcionais, que se dedicam ao assunto de forma mpar, muitas vezes impossvel para quem tem uma rotina normal de trabalho e estudo. Ainda assim, esses autores relatam apenas as suas melhores experincias, deixando de mencionar muitas outras, mais simples ou fugazes. Alguns autores tambm relatam diversas experincias como se fossem uma s, resultando numa nica, longa, complexa e completa experincia. Por fim, existem aqueles que falseiam com a verdade e inventam experincias que nunca tiveram, mas esses, por vezes, cometem erros, descrevendo situaes ou fenmenos incompatveis com o que realmente ocorre na dimenso extrafsica. Quando seus livros so lidos por projetores veteranos, esses erros saltam aos seus olhos.

319 Como convencer outras pessoas sobre a realidade das EFCs?


Cada pessoa tem seu momento de despertar para EFCs assim como para uma srie de outras coisas. Dessa maneira, a menos que alguma pessoa pea isso de forma sria e sincera, no devemos buscar promover esse convencimento. Mesmo que apelemos para textos, livros ou depoimentos; mesmo que possamos produzir algum tipo de fenmeno projetivo para a pessoa, a nica maneira dela se convencer ser ela mesma realizando sua prpria EFC lcida.

70

Cesar de Souza Machado

Captulo

18

Diferentes Abordagens
320 Qual a melhor abordagem acerca das EFCs?
Existem abordagens exotricas, msticas, religiosas, pseudocientficas e cientficas. Nenhuma delas melhor ou pior do que as demais, pois, cada uma delas aborda as EFCs sob determinado ponto de vista, sendo, portanto, limitado.

321 A Bblia aborda as EFCs?


Em diversas passagens so descritos fenmenos parapsquicos, incluindo as EFCs. A mais notria dessas passagens est em II Corntios 12:2-4, quando o apstolo Paulo diz: Conheo um homem em Cristo que h catorze anos [se no corpo, no sei; se fora do corpo, no sei; Deus o sabe] foi arrebatado ao terceiro cu. E sei que o tal homem foi arrebatado ao paraso; e ouviu palavras inefveis, que ao homem no lcito falar.

322 Como a Igreja Catlica aborda as EFCs?


A Igreja Catlica no tem posio oficial sobre a EFC assim como sobre qualquer outro fenmeno parapsquico, embora sejam muitos os casos de religiosos e santos que tinham essas habilidades, consideradas milagres pela Igreja. Alguns religiosos encaram as EFCs como uma experincia mstica, profundamente pessoal ao passo que outros so totalmente contrrios ao fenmeno.

323 Como as igrejas protestantes abordam as EFCs?


No Brasil a EFC frequentemente denominada arrebatamento, termo oriundo da crena crist de que Jesus resgataria os salvos para o reino dos cus. A EFC aceita nessas igrejas, portanto, desde que colocada como uma interveno divina.

324 Como o Islamismo aborda as EFCs?


A lenda islmica Miraj descreve A viagem noturna at os sete cus feita pelo profeta Maom, quando ele foi levado pelo anjo Gabriel para visitar os sete cus, recebendo em cada um deles esclarecimentos sobre vrias questes. Ao longo de todo o relato, percebe-se vrios elementos comuns s EFCs. Fora essa referncia isolada, ainda no existem outras abordagens do islamismo sobre EFCs. 71

Cesar de Souza Machado

325 Como o Budismo aborda as EFCs?


So muitas as referncias s EFCs no budismo tntrico, uma subdiviso do Budismo Mahayana, existente no Tibete na Monglia. As EFCs so consideradas como uma marca de devoo ao Buda. A Yoga dos Sonhos pratica no Tibet descreve tcnicas projetivas. O Livro Tibetano dos Mortos tem faz muitas aluses ao sistema de mltiplos corpos.

326 Como as EFCs eram abordadas na antiga China?


Antigas prticas alqumicas Taostas incluam a movimentao de energia, meditao e experincias de EFCs. A principal obra chinesa a tratar do assunto uma compilao de antigos textos, aglutinados num nico livro denominado O Segredo da Flor Dourada (veja a figura 5 desse livro).

327 Como as EFCs so abordadas pela Teosofia?


Os principais teosofistas, incluindo Charles Webster Leadbeater e Arthur E. Powell abordaram as EFCs em obras escritas entre o final no sculo XIX e incio do sculo XX. A popularizao das EFCs, em grande parte, deve-se aos livros escritos pelos primeiros teosofistas. Muitos termos e informaes que hoje circulam sobre o assunto vieram dos livros escritos por esses pioneiros que se fundamentaram em obras oriundas do oriente, principalmente da ndia.

328 Como o Espiritismo aborda as EFCs?


Alan Kardec, criador do espiritismo, dedicou um captulo inteiro do Livro dos Espritos s EFCs que ele denominou estado de emancipao da alma. No Brasil, os espritas empregam o termo desdobramento para descrever as EFCs. Com exceo da apometria, uma das linhas do espiritismo no Brasil, os espritas do pouco valor a as EFCs. Uma exceo ocorre com a Apometria, uma linha heterodoxa de espiritismo que emprega a EFC junto com a mediunidade como forma de realizar tratamentos teraputicos.

329 Como a Gnose aborda as EFCs?


A Gnose, Gnosis, Escola Gnstica ou Gnosticismo Samaelino, uma seita religiosa criada a partir das obras do escritor ocultista colombiano Samael Aun Weor (pseudnimo de Victor Manuel Gmez Rodrguez 06/03/1917- 24/12/1977), aceita e promove o desenvolvimento das EFCs. Contudo, em algum momento, podero surgir conflitos entre os fatos (as EFCs e sua fenomenologia) e os dogmas dessa seita.

330 Como a Ordem Rosacruz aborda as EFCs?


Para a Ordem Rosacruz, a EFC um fenmeno natural, designado por projeo psquica. Os conhecimentos da Ordem so disseminados para os adeptos conforme o grau de iniciao em que se encontram. As EFCs so descritas a partir do stimo grau de iniciao.

72

Cesar de Souza Machado

331 Como a Projeciologia aborda as EFCs?


A Projeciologia uma abordagem aparentemente cientfica, criada com o objetivo de pesquisar as EFCs. Para as demais cincias convencionais, contudo, conforme admite seu propositor, os procedimentos da Projeciologia caracterizam-na como uma pseudo-cincia(1). Isso decorre do fato da Projeciologia adotar um arcabouo de proposies estruturadas a partir de um Paradigma Consciencial, cujos pressupostos so distintos do paradigma cartesiano empregado pela Cincia. As principais caractersticas da abordagem projeciolgica so a objetividade na descrio dos fenmenos, o emprego de uma vasta terminologia prpria criada para descrever todos os processos relacionados s EFCs e o foco na autopesquisa. A divulgao da Projeciologia feita fundamentalmente por meio de cursos e palestras realizadas em diversas cidades do Brasil e tambm do exterior.

332 Como a Parapsicologia aborda as EFCs?


Para a Parapsicologia, uma cincia criada com o propsito de pesquisar os fenmenos psquicos ou paranormais, as EFCs so pesquisadas no mbito dos fenmenos sugestivos da sobrevivncia da conscincia aps a morte do corpo fsico. Na Parapsicologia denomina-se agente psi qualquer pessoa que produza um fenmeno paranormal tal como a EFC. Tendo gozado por um curto perodo de tempo do status de cincia oficial nos EUA (1953 a 1969), a Parapsicologia questionada por no ter conseguido demonstrar de forma cientfica seus pressupostos, tais como os relacionados s EFCs, conforme as exigncias do paradigma cartesiano.

333 Como a Cincia aborda as EFCs?


A Cincia no tem como explicar as EFCs, pois essas no cabem no paradigma vigente, materialista e cartesiano, logo, a postura comum simplesmente ignorar o assunto. Quando muito, as EFCs so encaradas como desvios comportamentais, distrbios neurolgicos, hipxia (falta de oxignio no crebro que pode ocorrer durante EQMs) ou esquizofrenia. Pesquisas laboratoriais so realizadas de tempos em tempos, sempre com o objetivo de demonstrar que o fenmeno no passa de algum tipo de alucinao. EFCs conjuntas (dois ou mais projetores que se encontram fora do corpo e relatam as mesmas vivncias) so fenmenos rigorosamente ignorados pela Cincia, pois no podem ser enquadrados nos casos acima e pe em xeque o paradigma vigente. O mais prximo que a Cincia chega das EFCs por meio do estudo dos sonhos lcidos, tratado apenas como mais um estado diferenciado de conscincia.

(1) Tertlia Conscienciolgica, Aula 2173, Crescendo Eletrontica-Conscienciologia, 10.01.2012. Trecho especfico disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=VQi1INKKbn0

73

Cesar de Souza Machado

Para Saber Mais:

Clique aqui para acessar

74

Вам также может понравиться