Вы находитесь на странице: 1из 90

Plano Diretor

LEI MUNICIPAL N 3.530/2006

INSTITUI O PLANO DIRETOR, DEFINE PRINCPIO, POLTICAS, ESTRATGIAS E INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E PARA O CUMPRIMENTO DA FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE NO MUNICPIO DE VIAMO E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

ALEX SANDER ALVES BOSCAINI, Prefeito Municipal de Viamo, no uso de suas atribuies legais.

Fao saber que a Cmara Municipal de Viamo aprovou e eu sanciono a seguinte Lei. TTULO I DA FUNDAMENTAO DO PLANO DIRETOR CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1. O Plano Diretor de Viamo est fundamentado nas disposies da Constituio Federal, na Lei n 10.257/2001 Estatuto da Cidade, na Lei Orgnica do Municpio de Viamo e nas demais legislaes estaduais e federais concernentes matria disciplinada nesta Lei.

Art. 2. O Plano Diretor do Municpio de Viamo o instrumento regulador e estratgico para promoo do desenvolvimento municipal, determinante para os agentes pblicos e privados que atuam no Municpio.

1. Como instrumento regulador bsico dos processos de ordenamento e transformao do espao urbano e rural e de sua estrutura territorial, esta Lei aplica-se a toda extenso territorial do Municpio.

2. O Plano Diretor parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o Plano Plurianual, as Diretrizes Oramentrias e o Oramento Anual incorporar as polticas pblicas, estratgias, programas, projetos, planos, e prioridades nele contidas.

Art. 3. Alm da Lei do Plano Diretor, o processo de planejamento municipal compreende os seguintes itens:

I-

Lei de Uso e Ocupao do Solo;

II III IV V-

Lei de Parcelamento do Solo; Cdigo de Obras; Cdigo de Posturas; Lei do Sistema Virio;

VI Gesto Oramentria Participativa, incluindo o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei do Oramento Anual; VII planos, programas e projetos setoriais de sade, de educao, de habitao e regularizao fundiria, de gesto ambiental e mobilidade urbana. VIII Lei de Permetro Urbano.

Art. 4. Todas as aes estratgicas atinentes s matrias tratadas no Plano Diretor devero atender aos fundamentos contidos nos princpios, polticas e objetivos gerais definidos nesta Lei, considerando os seguintes conceitos: Iprincpios: so pressupostos gerais indicativos da esfera de possibilidade e de limite das aes a serem desenvolvidas no Municpio de Viamo; II polticas: determinam os fins a serem alcanados pelo Municpio de Viamo assim como definem as formas e os meios possveis realizao destes fins, direcionando as aes estratgicas do Plano Diretor ou dele decorrentes; III aes estratgicas: so meios operacionais de realizao que tem como base o Plano Diretor do Municpio e vinculam a elaborao de polticas setoriais, planos, programas e projetos elaborados pelo Poder Executivo Municipal.

Art. 5. Todas as legislaes municipais que apresentarem contedo pertinente matria tratada no Plano Diretor devero obedecer s disposies nele contidas.

CAPTULO II DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Art. 6. So princpios fundamentais do Plano Diretor do Municpio de Viamo, alm dos contidos na Constituio Federal: III III acesso universal aos equipamentos pblicos; distribuio fundiria e tecnolgica; conservao da integridade ambiental;

IV preservao das identidades coletivas na sua diversidade respeitando a vocao das regies e ao patrimnio histrico cultural; VVI transparncia poltica e participao popular; planejamento e desenvolvimento social e econmico ambientalmente sustentvel.

Art. 7. Entende-se por acesso universal aos equipamentos pblicos a possibilidade de efetiva utilizao dos bens municipais pela populao, considerando a qualidade e a proximidade das instalaes dos servios e dos equipamentos referentes moradia e habitao, ao saneamento bsico, mobilidade, educao, sade, ao trabalho,

assistncia social, cultura, ao lazer, ao esporte e segurana pblica, nos meios, urbano e rural, com particular ateno acessibilidade de portadores de necessidades especiais.

1. Para efeitos desta Lei, entende-se por moradia a construo para fins habitacionais, cuja posse seja juridicamente segura e que atenda simultaneamente os seguintes requisitos: III III IV Vinfra-estrutura bsica e servios; seja acessvel ao perfil socioeconmico da populao; seja segura sade do morador; seja fisicamente acessvel e prxima a reas habitadas; que corresponda identidade cultural local.

2. Considera-se infra-estrutura bsica: III III IV os equipamentos urbanos de escoamento das guas pluviais; a iluminao pblica; redes de esgoto sanitrio e abastecimento de gua potvel; rede de energia eltrica pblica e domiciliar;

Vvias de circulao, pavimentadas ou no, inclusive para as moradias de interesse social.

Art. 8. Entende-se por distribuio fundiria e tecnolgica a isonomia de condies de todos os cidados auto-identificados com os meios urbano ou rural, da efetivao de meios que possibilitem manuteno e reproduo da vida humana com qualidade, considerados os direitos individuais, coletivos e difusos, a serem efetivados: III III IV acesso moradia e habitao; proteo diversidade biolgica; valorizao do patrimnio cultural; aproveitamento econmico eqitativo das riquezas municipais.

Pargrafo nico. O Municpio priorizar a valorizao de atividades que permitam, com a utilizao de tecnologia adequada, o melhor aproveitamento econmico associado ocupao e ao bem estar dos trabalhadores, que dentre outras atividades so aqui consideradas a agricultura familiar e o ecoturismo.

Art. 9. Define-se conservao da integridade ambiental o processo pelo qual garantida a preservao das caractersticas do meio ambiente natural e construdo e a manuteno da biodiversidade, frente ao uso e ocupao do espao pelas atividades humanas, como direito e dever, pblico, privado e da coletividade conservao do meio ambiente assim como, a

conscientizao por meio da educao e do acesso diversidade paisagstica natural e construda.

Art. 10. Entende-se por preservao das identidades coletivas o respeito e o reconhecimento da diversidade, do patrimnio histrico cultural e da vocao dos espaos habitados pelas comunidades na garantia da manuteno dos mais diversos grupos sociais no Municpio.

Art. 11. Entende-se por transparncia poltica e participao popular a exposio e divulgao de forma clara e irrestrita das aes e polticas elaboradas e executadas pelo poder pblico, de modo a permitir populao a apropriao da informao, fornecendo, por meio de processos participativos, subsdios para discusso, proposio poltica e tomada de deciso consciente e coletiva.

Art. 12. Define-se planejamento e desenvolvimento social e econmico ambientalmente sustentvel o processo permanente de gesto do municpio voltado ao fomento e implementao de aes e de infra-estrutura, tecnologia e capacitao, que possibilitem a atrao de novos investimentos e o desenvolvimento dos diversos setores da economia, respeitando a capacidade de suporte do ambiente, que fomentem as oportunidades de trabalho e renda para a populao, promovendo a eficincia econmica, justia social e equilbrio ecolgico.

CAPTULO III DA FUNO SOCIAL DA CIDADE E DA PROPRIEDADE Art. 13. O Plano Diretor do Municpio de Viamo tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e das propriedades rural e urbana.

Art. 14. A propriedade constitui simultaneamente um direito e um dever para o proprietrio que dever utiliz-la em conformidade com o que determina a Lei n 10.257, de 10 de Julho de 2001 - Estatuto da Cidade -, e este Plano Diretor.

Pargrafo nico. Os critrios objetivos de cumprimento da funo social da propriedade esto definidos de forma geral nos princpios, polticas e aes estratgicas desta Lei e de forma especfica no Macrozoneamento.

Art. 15. A funo social da cidade no Municpio de Viamo regulada pelas diretrizes constantes no Estatuto da Cidade e visa assegurar: I - garantia do direito a cidades sustentveis, entendido como o direito terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes; II - gesto democrtica por meio da participao da populao e de associaes representativas dos vrios segmentos da comunidade na formulao, execuo e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; III - cooperao entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no

processo de urbanizao, em atendimento ao interesse social; IV - planejamento do desenvolvimento da cidade, da distribuio espacial da populao e das atividades econmicas do Municpio, de modo a evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente; V - oferta de equipamentos urbanos e comunitrios, transporte e servios pblicos adequados aos interesses e necessidades da populao e s caractersticas locais; VI - ordenao e controle do uso do solo, de forma a evitar: a) a utilizao inadequada dos imveis urbanos; b) a proximidade de usos incompatveis ou inconvenientes; c) o parcelamento do solo, a edificao ou o uso excessivo ou inadequado em relao infra-estrutura urbana; d) a instalao de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como plos geradores de trfego, sem a previso da infra-estrutura correspondente; e) a reteno especulativa de imvel urbano, que resulte na sua subutilizao ou no utilizao; f) a deteriorao das reas urbanizadas; g) a poluio e a degradao ambiental; VII - integrao e complementaridade entre as atividades urbanas e rurais, tendo em vista o desenvolvimento socioeconmico do Municpio e do territrio sob sua rea de influncia; VIII - adoo de padres de produo e consumo de bens e servios e de expanso urbana compatveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econmica do Municpio e do territrio sob sua rea de influncia; IX - justa distribuio dos benefcios e nus decorrentes do processo de urbanizao; X - adequao dos instrumentos de poltica econmica, tributria e financeira e dos gastos pblicos aos objetivos do desenvolvimento urbano, de modo a privilegiar os investimentos geradores de bem-estar geral e a fruio dos bens pelos diferentes segmentos sociais; XI - recuperao dos investimentos do Poder Pblico de que tenha resultado a valorizao de imveis urbanos; XII - proteo, preservao e recuperao do meio ambiente natural e construdo, do patrimnio cultural, histrico, artstico, paisagstico e arqueolgico; XIII - audincia do Poder Pblico municipal e da populao interessada nos processos de implantao de empreendimentos ou atividades com efeitos potencialmente negativos sobre o meio ambiente natural ou construdo, o conforto ou a segurana da populao; XIV - regularizao fundiria e urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanizao, uso e ocupao do solo e edificao, consideradas a situao socioeconmica da populao e as normas ambientais; XV - simplificao da legislao de parcelamento, uso e ocupao do solo e das normas edilcias, com vistas a permitir a reduo dos custos e o aumento da oferta dos lotes e unidades habitacionais; XVI - isonomia de condies para os agentes pblicos e privados na promoo de empreendimentos e atividades relativos ao processo de urbanizao, atendido o interesse social. CAPTULO IV

DAS POLTICAS E AES ESTRATGICAS Seo I Da Democracia Participativa e da Cidadania Art. 16. A poltica referente democracia participativa e cidadania tem por finalidade construir um modelo de organizao social e poltica que envolva todos os cidados e as cidads na garantia da efetivao dos direitos fundamentais, sociais e coletivos, e no cumprimento do dever de cooperao e co-responsabilidade sobre o desenvolvimento do Municpio de Viamo.

Art. 17. A construo da democracia participativa e da cidadania ocorrer por meio do fortalecimento da participao e do controle social na Administrao Pblica Municipal, garantindo: Ia regulamentao de espaos e meios de participao poltica e controle social no planejamento, na execuo e fiscalizao das polticas pblicas municipais com poder deliberativo e representao majoritria da sociedade civil; II a capacitao da populao e o acesso livre, fcil e em igualdade de condies a informaes transparentes e em linguagem acessvel para deliberao consciente sobre as polticas pblicas municipais.

Art. 18. Para a concretizao da poltica definida sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Igarantir instncias de participao da populao que apresentem como objetivo a qualificao dos debates por meio de capacitao sobre temas de interesse geral do Municpio; II promover a participao da sociedade nas decises de implantao de empreendimentos de grande impacto por meio de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e de Estudos de Impacto de Vizinhana (EIV); III garantir acessibilidade fsica para a populao participar efetivamente das instncias de discusso e deciso das questes estratgicas do Municpio; IV garantir o acesso informao e dados municipais de forma transparente, em linguagem adequada, em tempo hbil, atravs de meios digitais e impressos; Vampliar e apoiar os meios de comunicao local e os meios de comunicao alternativos; VI impedir a divulgao e circulao de contedos racistas, sexistas e discriminatrios nos documentos e informativos produzidos pela Poder Pblico Municipal; VII promover a fiscalizao, a informao e a conscientizao da sociedade em relao aos canais de participao e controle social disponibilizados pela administrao pblica; VIII - propiciar maior autonomia e melhores condies de atuao aos Conselhos Municipais; IX - descentralizar os meios e condies de participao popular; X - garantir ampla divulgao sobre as definies oramentrias e contedos tcnicos. XI - efetivar as demandas do Oramento Participativo; XII - vincular o Oramento Participativo aos princpios, polticas e aes estratgicas

estabelecidas pelo Plano Diretor.

Art. 19. A construo da cidadania ocorrer por meio do reconhecimento institucional das relaes sociais e da formao poltica da populao para exerccio dos direitos fundamentais, sociais e coletivos, garantindo: III a formalizao das relaes de trabalho; a regularizao da moradia;

III a garantia dos direitos sociais e prestao diferenciada a grupos sociais em condies de vulnerabilidade e a grupos tnico-culturais tradicionais, tais como indgenas e quilombolas; IV os direitos da pessoa com deficincia, das mulheres e dos idosos.

Art. 20. Para a concretizao da poltica definida sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Ireconhecer institucionalmente os vrios grupos vulnerveis e os processos de excluso da populao, garantindo seus direitos, bem como o empoderamento e autonomia das pessoas; II promover campanhas de conscientizao e sensibilizao para a difuso, apropriao e efetividade da plataforma brasileira de direitos humanos econmicos, sociais, culturais e ambientais. Seo II Das Polticas Sociais Art. 21. As polticas sociais tm por finalidade garantir o acesso universal aos equipamentos e servios pblicos que permitem o exerccio efetivo dos direitos educao, cultura, ao lazer, ao esporte, sade, ao saneamento ambiental, moradia e habitao, segurana pblica, ao trabalho remunerado, assistncia social, ao ambiente saudvel e ao transporte pblico de qualidade.

1. O exerccio dos direitos sociais citados no caput deste artigo ser verificado a partir do atendimento aos princpios estabelecidos nesta Lei.

2. O Poder Pblico responsvel pelo desenvolvimento de aes prestacionais positivas para efetivao destes direitos.

3. As polticas sociais municipais devero reconhecer e garantir o atendimento s necessidades tnico-culturais das comunidades tradicionais.

Subseo I Da Educao, Cultura, Esporte e Lazer Art. 22. As polticas de educao, cultura, esporte e lazer tm por objetivo geral garantir o acesso de toda a populao aos bens socioculturais, s atividades de recreao e s

atividades fsicas para manuteno do condicionamento corporal e da sade.

Pargrafo nico. Entende-se por bens socioculturais as manifestaes culturais, histricas, artsticas e cientificas como a linguagem, as cincias humanas e naturais, a filosofia, a tecnologia e os sistemas de representao tais como a msica, o teatro, o cinema, a dana, a literatura, as artes visuais, que promovam a formao plural, a sociabilidade, o respeito s diferenas, a aprendizagem permanente e a insero social.

Art. 23. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Iidentificar, dimensionar e ampliar os equipamentos pblicos municipais conforme a demanda local; II ampliar a oferta de ensino infantil no Municpio a fim de atender a demanda da populao de 0 (zero) a 6 (seis) anos de idade; III capacitar os (as) profissionais da educao e desenvolvimento para aes pedaggicas diferenciadas voltadas a pessoas com deficincia, populao indgena e educao do campo; IV incentivar e promover a educao para jovens e adultos que no concluram o ensino regular; Vexigir das empresas e instituies privadas a capacitao e qualificao da fora de trabalho local referente ao perfil de desenvolvimento estabelecido nos princpios desta Lei; VI garantir o acesso ao ensino fundamental a toda populao;

VII garantir, em conjunto com rgos pblicos estaduais e federais, o acesso ao ensino mdio a toda populao; VIII incentivar a distribuio de recursos pblicos da cultura de forma descentralizada e igualitria para as diversas manifestaes culturais e artisticas; IX construir e adequar os espaos e os equipamentos pbicos de lazer, esporte e cultura a pessoas com deficincia; Xpromover atividades de esporte e lazer voltadas a pessoas com deficincia orientadas por profissionais especializados; XI promover a educao ambiental em todos os nveis institucionais, bem como a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente natural, respeitando a diversidade e a cultura dos grupos tnico-culturais dos mais diversos grupos sociais presentes no Municpio; XII garantir o ensino pblico de qualidade e adequado aos princpios da cidade, contidos nesta Lei. Subseo II Da Sade Art. 24. A poltica de sade tem por objetivo geral a preveno de doenas e a promoo do bemestar fsico, mental, psicolgico e social, por meio: Ido acesso de toda a populao aos servios e equipamentos de sade, diuturnamente e sem interrupo, com atendimento humanizado, permanente e de

qualidade; II da promoo de um ambiente saudvel.

Art. 25. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Idescentralizar o atendimento e a gesto dos servios, assegurando ampla participao da comunidade, conforme determina a Lei Orgnica Municipal; II consolidar e efetivar instncias de participao e controle social para a avaliao, deciso e informao de forma regionalizada; III IV possibilitar o acesso sade e reabilitao das pessoas com deficincias; garantir o acesso da populao ao atendimento hospitalar pblico no Municpio;

Vampliar o acesso rede bsica e aos servios especializados, atravs de mais unidades de atendimento, equipamentos, equipes PSF e medicamentos; VI fortalecer a gesto, o planejamento e o controle dos servios de sade;

VII implantar um sistema eficiente de comunicao entre as unidades e agendamento de consulta; VIII ampliar o quadro de profissionais da rea da sade, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento necessria demanda da populao; IX ampliar o atendimento peditrico, gestante e a preveno de gravidez na adolescncia, assistncia pr-natal, preveno do cncer ginecolgico; Xgarantir a informao referente ao planejamento familiar e a preveno das doenas sexualmente transmissveis a toda populao; XI promover a qualificao dos profissionais da sade, incentivando o atendimento humanizado e de qualidade; XII ampliar e priorizar programas preventivos relativos s doenas, aes de vigilncia em sade e aes educativas, envolvendo, de forma integrada, as aes do Poder Pblico e da sociedade civil; XIII implantar de forma efetiva o Programa de Ateno Integral Sade da Mulher PAISM; XIV incentivar prticas medicinais entendidas como alternativas nos servios de sade prestados em equipamentos pblicos. XV garantir a manuteno do monitoramento municipal sobre a qualidade e a quantidade do atendimento prestado pelo nvel federal s comunidades indgenas; XVI Ampliar o acesso a equipamentos que garantam mobilidade, tais como rteses, prteses, cadeiras de rodas, muletas e aparelhos auditivos.

Pargrafo nico. Entende-se por prticas medicinais alternativas ou terapia holstica um conjunto de tcnicas que buscam no s o tratamento da doena, mas o conhecimento da causa, que tratam do ser humano em seus aspectos fsicos, emocionais e de seu modo de vida. Subseo III

Da Assistncia Social Art. 26. A poltica de assistncia social tem por objetivo geral o provimento dos mnimos sociais e a garantia de atendimento s necessidades bsicas de todo cidado, a proteo da vida, o atendimento aos grupos sociais vulnerveis, prioritariamente famlia, as mulheres, s crianas e adolescentes em situao de risco social e familiar; aos idosos, s pessoas com deficincia e s comunidades tradicionais, por meio das seguintes diretrizes: I - universalizao de direitos sociais; II - integrao s demais polticas setorias; III - descentralizao do atendimento; IV - formulao de indicadores sociais e diagnsticos territorializados; V - monitoramento da populao em risco e preveno incidncia de agravos vida; VI - promoo da autonomia dos grupos; VII - insero no mercado de trabalho remunerado; VIII - combate cultura do clientelismo e do assistencialismo.

Art. 27. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Iampliar os Centros de Referncia da Assistncia Social - CRAS, prioritariamente nas Macrozonas de Consolidao Urbana; II ampliar e garantir a capacidade de atendimento aos grupos sociais vulnerveis j assistidos, particularmente na rede de proteo social bsica, promovendo programas de carter emancipatrio para o fortalecimento da participao da populao; III ampliar o atendimento dos grupos sociais vulnerveis de proteo social especialmente de mdia e alta complexidade que tenham maior ocorrncia no Municpio; IV promover convnios com os Municpios da Regio para o atendimento eficiente dos grupos de proteo social especial de alta complexidade; Vpromover programas de capacitao dos e das gestores (as) pblicos, principalmente em atividades scio-educativas para o atendimento direto s famlias; VI promover polticas de integrao com os rgos que tratam das polticas sociais e com organizaes da sociedade civil que atuam nesta rea; VII estender o atendimento da assistncia social populao rural.

Subseo IV Do Saneamento Bsico Art. 28. A poltica de saneamento bsico tem por objetivo geral assegurar a toda a populao os servios de drenagem pluvial, abastecimento de gua tratada, de coleta e tratamento de esgoto e de resduos slidos, por meio de tecnologias ambientalmente adequadas.

Art. 29. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as seguintes aes estratgicas:

Iestimular o aproveitamento da gua da chuva para usos menos nobres, tais como limpeza de carros, irrigao de jardins, lavagem de caladas, muros, entre outras atividades que no necessitem de gua potvel; II exigir da concessionria dos servios de saneamento:

a) definio de tarifa nica para consumo domstico, respeitada a manuteno da tarifa social nos casos em que houver necessidade, para consumidores que percebem at 02 (dois) salrios mnimos; b) participao da populao e clareza na definio das tarifas dos servios de saneamento oferecidos pela concessionria, promovendo o efetivo controle social; c) garantia de qualidade no servio de abastecimento de gua, visando atingir 100% (cem por cento) da populao urbana com gua potvel; d) realizao de monitoramento da qualidade da gua captada e tratada, com publicao mensal em jornal local de boletim com os parmetros da Portaria do Ministrio da Sade; e) metas para ampliao do sistema de abastecimento de gua; f) metas para reduo de perdas no sistema; g) metas para assegurar a regularidade no fornecimento de gua; h) publicidade das informaes relativas cobertura e qualidade do atendimento; i) manuteno do cadastro do sistema atualizado; III incentivar o uso racional da gua potvel, evitando o desperdcio, atravs de fiscalizao e programa de educao sanitria e ambiental; IV incentivar o uso de reservatrios residenciais para armazenamento de gua, no intuito de assegurar a regularidade no abastecimento; Vpromover programas de orientao da limpeza dos reservatrios residenciais;

VI articular aes com o governo estadual e a concessionria responsvel pela prestao de servios, para assegurar a implantao de sistema de esgotamento sanitrio, coleta, transporte e tratamento que atenda s exigncias do rgo ambiental - com definio de metas e nvel de atendimento; VII exigir da concessionria, aps a implantao do sistema de esgotamento sanitrio:

a) a manuteno do cadastro da rede coletora e demais unidades do sistema atualizado; b) o rastreamento e a eliminao das ligaes clandestinas de guas pluviais na rede de coleta de esgoto; c) o rastreamento e a eliminao das ligaes clandestinas de esgoto na rede de galeria de guas pluviais; d) a concessionria quando houver cobrana de taxa de esgoto ficar proibida de lanar dejetos sem tratamento em esgotos, riachos, crregos e meio ambiente em geral; VIII realizar avaliao tcnica, econmica e ambiental da implantao de sistemas alternativos para tratamento de esgoto em bairros ou locais afastados do centro urbano; IX localizar, controlar e eliminar o lanamento de cargas poluidoras nos mananciais de abastecimento humano, principalmente no Rio Gravata e Arroio Fiza; Xgarantir apoio tcnico na correta construo, operao e manuteno de sistemas individuais ou coletivos de fossa sptica, filtro anaerbico e sumidouro, observando os

critrios estabelecidos na norma brasileira NBR 7.229/93 Projeto, construo e operao de sistemas de tanques spticos e NBR 13.969/97 Tanques spticos - Unidades de tratamento complementar e disposio final dos efluentes lquidos - Projeto, construo e operao; XI fiscalizar sistemas individuais ou coletivos de fossa sptica, novas e existentes;

XII fiscalizar as empresas que realizam limpeza de fossa sptica e proibir o lanamento dos resduos coletados no meio ambiente e exigir a disposio dos resduos coletados em estao de tratamento devidamente licenciados pela FEPAM XIII vincular a aprovao de loteamentos com a destinao correta do esgoto sanitrio gerado, com implantao de coleta, transporte e tratamento de esgoto adequado e atendendo s exigncias do rgo ambiental, sendo que a cobrana da taxa s poder ocorrer mediante comprovao da existncia da estao de tratamento de esgoto em funcionamento; XIV XV reestruturar o Departamento de Limpeza Pblica do Municpio; garantir coleta geral dos resduos slidos, principalmente na rea urbana;

XV garantir coleta geral dos resduos slidos de origem domstica, principalmente na rea urbana; XVI implantar novo aterro sanitrio considerando os critrios de projeto e operao da NBR 13.896/97 Aterros de resduos no perigosos - Critrios para projeto, implantao e operao Procedimento; XVII XVIII controlar a poluio devido ao lquido percolado do aterro controlado; melhorar e ampliar o programa de coleta seletiva para toda rea urbana;

XIX promover a coleta seletiva do lixo por meio da qualificao dos trabalhadores para seleo e reciclagem de materiais; XX adequar o contrato das empresas que doam resduos para a coleta seletiva, as normas ambientais; XXI incentivar a busca de inovaes tecnolgicas e meios alternativos para a gesto dos resduos; XXII - incentivar a reduo, reutilizao e reciclagem dos resduos, bem como a compostagem caseira ou biodigesto e a reutilizao de resduos da construo civil; XXIII ampliar a rede de drenagem;

XXIV - fiscalizar e preservar a faixa ao longo dos corpos hdricos incentivando, nessas reas, a implantao de parques lineares. XXV - implantar redes de esgoto cloacal instituindo plano de metas e nveis de atendimento, respeitando as bacias hidrogrficas;

1. O Poder Pblico Municipal responsvel pela fiscalizao das aes relativas a esta poltica.

2. Na escolha de reas destinadas a aterros sanitrios devero ser realizados Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) para indicao das reas, priorizando reas j degradadas. 3. A concessionria responsvel pela coleta e tratamento de esgoto ficar proibida de

lanar dejetos sem tratamento no meio ambiente. Subseo V Da Moradia Art. 30. A poltica municipal de moradia tem por objetivo geral assegurar a toda a populao: Io acesso terra legal e urbanizada e s condies adequadas de habitao;

II a regularizao fundiria e urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda, consideradas as normas ambientais; III a priorizao das aes direcionadas habitao de interesse social.

Pargrafo nico. Entende-se como habitao de interesse social aquela, de promoo pblica ou a ela vinculada, destinada a famlias em condies precrias de habitabilidade e/ou com renda igual ou inferior a 03 (trs) salrios mnimos.

Art. 31. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Ipromover a regularizao fundiria sustentvel no campo e na cidade, especialmente em reas consolidadas, para fins de moradia, priorizando as aes voltadas a reas ocupadas pela populao de baixa renda ou em reas de risco; II garantir o cumprimento dos requisitos urbansticos, jurdicos e sociais necessrios regularizao fundiria, com base na Lei Federal n 6.766/79, alterada pela Lei Federal n 9.785/99; III a) b) c) criar programas de acesso moradia digna por intermdio: da produo de novas unidades habitacionais; da produo de lotes urbanizados; da melhoria das unidades existentes.

Vincentivar a produo, pela iniciativa privada, de unidades habitacionais voltadas para o mercado popular; VI incentivar a iniciativa de associao e cooperao entre moradores para efetivar programas habitacionais; VII incentivar a participao popular e a autogesto como controle social sobre o processo produtivo e barateamento dos custos habitacionais e de infra-estrutura; VIII criar mecanismos que possibilitem aes integradas entre Estado, Unio e municpios da regio.

1. A regularizao fundiria dever ter como objetivo a insero dos assentamentos informais a malha urbana, com melhorias no ambiente urbano, reconhecimento da posse e a promoo social dos moradores.

2. Monitorar a ocupao a fim de evitar novas ocorrncias de ocupaes irregulares na

beira dos crregos e coibir a ocupao de reas pblicas e institucionais, dando-lhes o uso adequado de acordo com a funo social da propriedade.

3. Incentivar projetos para produo de habitaes de qualidade e baixo custo, com utilizao de novas tecnologias e com uso de materiais reciclados.

4. A regularizao fundiria no eximir o loteador ou proprietrio das suas obrigaes legais.

Subseo VI Da Segurana Pblica Art. 32. A poltica de segurana pblica tem por objetivo geral a reduo da violncia e da criminalidade no Municpio de Viamo, por meio: Ido acesso s condies necessrias de manuteno da vida digna a toda a populao; II de aes preventivas que cobam crimes e atos de violncia;

III do controle social, da denncia e do acompanhamento dos processos referentes aos crimes cometidos contra o Patrimnio Pblico, a Administrao Pblica e a Administrao da Justia.

Art. 33. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Idesenvolver parcerias e convnios entre rgos pblicos municipais, estaduais e federais para aes e programas de coero da violncia e da criminalidade; II desenvolver parcerias e convnios entre rgos pblicos e sociedade civil para promover aes preventivas de segurana por meio de educao, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda; III produzir e sistematizar informaes e dados estatsticos sobre criminalidade e violncia para orientar a atuao do poder pblico e promover o controle social; IV integrar as polticas municipais de assistncia social, educao, cultura, lazer, esporte, sade, moradia e trabalho, priorizando as reas de maior vulnerabilidade social; Vpromover o combate impunidade.

Subseo VII Do Trabalho Remunerado Art. 34. A poltica de acesso ao trabalho remunerado tem por objetivo geral promover condies para: Ia autonomia econmica;

II III -

o desenvolvimento da capacidade produtiva; a gerao de renda do cidado e da cidad viamonense.

Art. 35. Para a concretizao da poltica sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Ioferecer, em parceria com rgo pblicos estaduais e federais, servios pblicos de capacitao, qualificao e atualizao social e profissional do trabalhador (a), de acordo com os princpios de desenvolvimento estabelecidos nesta Lei; II utilizar espaos e equipamentos existentes no Municpio para desenvolver as aes de capacitao, qualificao e atualizao social e profissional; III realizar consultas ou debates pblicos para definio coletiva de aes de qualificao que atendam as demandas sociais e econmicas de desenvolvimento do Municpio; IV apoiar a organizao autnoma e coletiva dos trabalhadores, com apoio tcnico, jurdico e financeiro; Vpromover a formalizao das atividades econmicas, visando proteo do trabalhador e da trabalhadora; VI incentivar o respeito s Normas Tcnicas de Acessibilidade e a legislao vigente referente ao tema.

Seo III Do Desenvolvimento Socioeconmico Art. 36. A poltica de desenvolvimento socioeconmico tem por finalidade promover a produo e a distribuio eqitativa das riquezas, a incluso social e poltica dos cidados e a preservao do meio ambiente no Municpio de Viamo, pelos seguintes meios: Iapoio a alternativas de produo que favoream a preservao dos recursos naturais

II apoio a alternativas de produo que favoream a preservao do patrimnio cultural; III apoio insero de jovens, idosos e pessoas com deficincia em atividades econmicas, e do fortalecimento de renda da populao rural, de mulheres, negros, pardos e ndios; IV promoo do acesso das classes populares tecnologia, terra e aos demais meios de produo; Vincentivo s empresas que queiram se estabelecer no Municpio e as j existentes, que utilizem mo-de-obra intensiva e local, com tratamento diferenciado s micro e pequenas empresas, conforme determinao da Constituio Federal; VI VII VIII IX incentivo economia local; incentivo ao turismo em especial ao ecoturismo; incentivo agricultura; incentivo economia solidria, autogesto e ao empreendedorismo.

1. Entende-se por empresa com mo-de-obra intensiva, aquela com alta representao do pagamento de salrio no seu custo total.

2. considerado empreendimento solidrio aquele que promove o fortalecimento e a emancipao dos trabalhadores urbanos e rurais pela autogesto, pela democratizao do acesso tecnologia e aos meios de produo e pela racionalizao dos recursos, formalizadas, as organizaes, como grupos, associaes e cooperativas.

3. A economia local envolve a produo, a comercializao e o consumo de produtos locais.

4. Entende-se por ecoturismo o segmento da atividade turstica que:

I - utiliza, de forma sustentvel o patrimnio natural e cultural, incentiva sua conservao; II promove a melhoria das condies scio-econmicas da populao local pelas atividades tursticas; III contribui na formao de uma conscincia ambientalista atravs da interpretao do ambiente.

5. O incentivo agricultura deve buscar: I - a permanncia de pequenos produtores no campo; II - o apoio ao processo de assentamentos da reforma agrria; III - a ateno especfica em relao produo familiar, priorizando tcnicas de produo orgnica.

Art. 37. Para a concretizao desta poltica sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Ipromover o servio de incubadora a empreendimentos econmicos voltados micro, pequeno e mdia empresa, privilegiando as organizaes associativas e coletivas e que utilizem sustentavelmente os recursos scio-ambientais; II de: possibilitar infra-estrutura necessria implantao de indstrias, com a disposio

a) espao adequado; b) infra-estrutura bsica como vias, transmisso de energia, saneamento, regulamentao, fiscalizao; c) estabelecer novo Distrito Industrial para grandes empreendimentos, junto ao Distrito Industrial de Viamo/Alvorada, compreendendo a rea formada, pelo lado direito da RS-118 e a antiga Rodovia da Estncia Grande, conforme mapa em anexo. III incluir a participao da sociedade na gesto do processo de discusso do

desenvolvimento socioeconmico; IV incentivar novas formas de agregar valor cadeia produtiva e promover a diversificao da atividade econmica; Vbuscar a integrao e a articulao das atividades entre os setores produtivos;

VI incentivar, utilizando instrumentos fiscais, de desburocratizao de procedimentos, de acesso tecnologia e crdito, os empreendimentos que cumpram simultaneamente os seguintes requisitos: a) promoo da recuperao do ambiente natural, material e imaterial; b) utilizao de tecnologia que vise precaues ecolgicas; c) produo intensiva em trabalho, com alta representao do pagamento de salrio no seu custo total; d) retorno do investimento de parte representativa do lucro em empreendimentos no prprio Municpio. VII incentivar o desenvolvimento do turismo;

VIII planejar e promover a infra-estrutura social e econmica para o fomento de atividades; IX XXI apoiar a integrao e a organizao do setor de servios e comrcio; garantir a capacitao da populao para a prestao de servios; integrar a atividade no processo de preservao dos bens scio-ambientais;

XII aproveitar a atividade para a promoo e valorizao de comunidades tradicionais, quando de seu interesse econmico e devida permisso; XIII incentivar a melhor distribuio espacial dos servios sociais e econmicos, pblicos e privados conforme a demanda, garantindo a acessibilidade a todos aos muncipes; XIV promover a isonomia e eqidade do acesso aos servios pblicos;

XV orientar a prestao de servios pblicos para provocar a formalidade e a regularidade das relaes sociais e econmicas; XVI dinamizar a produo agrcola por meio da participao das entidades pblicas e privadas no fortalecimento da produo e do comrcio; XVII - incentivar a permanncia de pequenos produtores no campo, junto ao apoio ao processo de assentamentos da reforma agrria, com ateno especfica em relao produo familiar; XVIII - estruturar o servio de assistncia tcnica e extenso rural do Municpio com a finalidade de alcanar o atendimento universal dos agricultores, com a respectiva prioridade dos pequenos produtores, agricultores familiares e estabelecimentos de mdio porte; XIX promover o constante planejamento rural municipal para a produo de diversos gneros de consumo urbano, matrias-primas e de exportao; XX fomentar a integrao da produo de matrias-primas do campo e a agroindstria, privilegiando tcnicas intensivas em trabalho, ambientalmente sustentveis e que valorizem a cultura da comunidade; XXI fortalecer o Fundo Municipal Agrcola para o financiamento de atividades que promovam o setor agrcola e garantam o cumprimento da funo social do campo em

relao cidade no fornecimento de alimento, energia e gua; XXII - incentivar a constituio e manuteno de organizaes coletivistas de trabalho, formalizadas como associaes e cooperativas que promovam o fortalecimento e a emancipao dos trabalhadores urbanos e rurais, buscando: a) racionalizar a utilizao dos recursos; b) democratizar o acesso tecnologia e aos meios de produo; c) concretizar formas alternativas de produo e comercializao; d) incentivar tais atividades com reduo da carga tributria ou de tarifas municipais; e) instituir programa de agricultura urbana, XXIII capacitar para o trabalho coletivo;

XXIV - incentivar, na aquisio de produtos pelo Poder Pblico Municipal, aqueles originados por produtores locais do Municpio; XXV incentivar a produo, comercializao e consumo dos produtos locais;

XXVI - organizar e ampliar os espaos de comercializao da produo no Municpio, como feiras, mercados e eventos; XXVII - incentivar a produo local atravs de campanhas para o consumo dos produtos locais; XXVIII - divulgar os produtos locais em feiras e eventos regionais; XXIX promover a identificao e qualificao dos produtos atravs de selos;

XXX - desburocratizar os procedimentos referentes abertura de empresas, inclusive agilizando o licenciamento ambiental nos casos de impacto local, por meio de convnios com os rgos estaduais; XXXI - provocar a ao local do SESI, SEBRAE, SENAI, SENAC e SESC, para a extenso de servios pblicos de capacitao, qualificao e atualizao social e profissional do trabalhador (a), de acordo com os princpios de desenvolvimento estabelecidos nesta Lei. XXXII - Promover a capacitao das pessoas com deficincia para o mercado de trabalho local. XXXIII - Incentivar a contratao de pessoas com deficincia respeitando a legislao vigente. Seo IV Do Ordenamento Territorial e Infra-estrutura Art. 38. A poltica de ordenamento territorial e infraestrutura tem por finalidade promover a distribuio de usos e intensidade de ocupao compatveis com a capacidade da infraestrutura, do transporte e do meio ambiente e a diversificao de usos, respeitando as incompatibilidades e a justa distribuio dos benefcios e nus decorrentes do processo de urbanizao, por meio da: Ireduo do valor diferencial da terra em funo da utilizao racional de coeficiente de aproveitamento e dispositivos legais de tributao; II recuperao dos investimentos do Poder Pblico de que tenha resultado a valorizao de imveis urbanos;

III IV -

participao popular no processo de discusso do ordenamento territorial; garantia de utilizao adequada dos imveis urbanos;

Vcoibio da reteno especulativa de imvel urbano que resulte na sua subutilizao ou no utilizao; VI integrao e complementaridade entre as atividades urbanas e rurais.

VII - Garantir atravs do Poder Pblico a instalao de infra-estrutura bsica, prioritariamente na Macrozona Urbana de Consolidao, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Pargrafo nico. O coeficiente de aproveitamento a diviso entre a rea total construda e a rea do terreno.

Art. 39. Para a concretizao da poltica definida nesta Seo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Iincentivar o adensamento e o parcelamento em reas j urbanizadas e dotadas de infra-estrutura, observadas as questes: ambiental, econmica ou social; II priorizar os investimentos pblicos em infra-estrutura bsica nas reas de urbanizao precria ocupadas por populao de baixa renda; III promover espaos e acessos a reas de uso pblico para a populao, a construo de equipamentos pblicos de forma igualitria, garantindo o acesso a toda a populao com critrios claros e transparentes, proporcionando a integrao e a acessibilidade da comunidade; IV fiscalizar, reservar e preservar reas para a instalao de espaos pblicos com uso pblico; Vfiscalizar e controlar a aprovao de parcelamentos, empreendimentos e edificaes novas e existentes; VI criar mecanismos que possibilitem a gesto integrada entre Estado, Unio e municpios da regio, de assuntos de interesse comum como o transporte coletivo, sistema virio, recursos hdricos, tratamento de esgoto, destinao de resduos slidos, conservao dos bens scio-ambientais, moradia, parcelamento e uso do solo; VII garantir a participao popular no processo de ordenamento territorial atravs da divulgao de informaes, debates pblicos e estudos de impacto; VIII realizar debates, audincias e consultas pblicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e do oramento anual, como condio obrigatria para a sua aprovao pela Cmara Municipal conforme disposto no artigo 44 da Lei Federal 10.257 de 10 de Julho de 2001. IX implementar cadastro multifinalitrio objetivando adequada cobrana de IPTU e aumento da eficincia de sistemas de planejamento. XI - garantir a instalao de parques e praas proporcionando espaos pblicos de lazer e convvio no espao urbano.

Art. 40. A gesto e o uso de equipamentos pblicos municipais cedidos a particulares deve ser revisto.

1. Os contratos de cesso devero preservar o interesse pblico e a abertura para o uso da populao.

2. Os contratos de cesso devem ser onerosos e a administrao dever ser compartilhada com Prefeitura Municipal. Seo V Da Mobilidade Art. 41. A poltica de mobilidade tem por finalidade assegurar o direito de ir e vir a toda populao e o escoamento da produo urbana e rural com a melhor relao custo-benefcio social e ambiental, por meio da: Idiversificao dos usos e das atividades no espao municipal e metropolitano visando reduo da necessidade de deslocamento; II integrao regional e municipal dos transportes e do sistema virio.

Art. 42. Para a concretizao da poltica definida nesta Seo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Iprever adaptaes, quantitativas e qualitativas, para atendimento das pessoas com deficincia e com necessidades especiais; II promover a fluidez no transporte de cargas e mercadorias priorizando melhorias e investimento em infra-estrutura nas seguintes estradas: a) RS-118; b) Estrada das Lombas; c) Boa Vista; d) Pimenta; e) Acrsio Prates; f) RS-040; g) Estrada do Espigo. III promover a diversificao dos usos e atividades nos bairros para reduzir a necessidade de deslocamentos; IV diversificar as formas de mobilidade, como ciclovias e caladas adequadas, priorizando o transporte coletivo sobre o individual e incentivando tecnologias de baixo impacto ambiental; Vqualificar e adaptar as caladas para atender a todos, com arborizao e mobilirio adequado; VI priorizar investimentos no transporte coletivo com o objetivo de melhorar o servio, relativamente aos aspectos quantitativo e qualitativo; VII sensibilizar e conscientizar a populao sobre a utilizao preferencial de meios de

transporte coletivos e de baixo impacto ambiental; VIII IX Xgarantir a eqidade no uso do espao pblico de circulao vias e logradouros; adequar s vias e o sistema virio aos interesses sociais pactuados; elaborar Lei Municipal do Sistema Virio Bsico;

XI manter a denominao tradicional das vias do Municpio com vistas a maior apropriao pelos muncipes de sua identidade cultural e local; XII garantir sinalizao adequada dos logradouros, localidades e trnsito permitindo a orientao e localizao dos usurios dos sistemas de transportes; XIII garantir a justa distribuio dos nus e bnus decorrentes dos diferentes modos de transporte urbano; XIV garantir a transparncia, livre concorrncia, participao pblica e controle social nas concesses do transporte coletivo, no clculo das tarifas e nas isenes impedindo o monoplio; XV XVI XVII garantir que a tarifa do transporte pblico promova a incluso social; estabelecer de forma clara e participativa as isenes, descontos e subsdios. estabelecer a adequao das vias secundrias para permitir uma melhor mobilidade;

XVIII - delinear no Municpio as futuras vias para o grande fluxo futuro, com a previso das diferentes modalidades do transporte de massa.

Art. 43. No podero ser instalados novos pedgios no Municpio sem a realizao de consulta pblica e a aprovao do CONCIVI.

Pargrafo nico. No podero ser instalados novos pedgios no municpio nem renovados os contratos existentes sem a realizao de consulta pblica e a aprovao do CONCIVI. Seo VI Dos Bens Scio-ambientais Art. 44. A poltica de patrimnio scio-ambiental tem por finalidade a valorizao do patrimnio histrico, cultural e natural do Municpio de Viamo e o resgate da histria e dos grupos sociais formadores das identidades locais, por meio: III III IV da conservao do patrimnio natural, construdo e imaterial; da garantia de acesso diversidade de paisagem; do acolhimento da diversidade e pluralidade de grupos; do incentivo ao ecoturismo.

1. Os bens scio-ambientais do Municpio no sero passveis de apropriao privada que impossibilite seu uso coletivo. 2. Garantir-se- s populaes tradicionais (indgenas e quilombolas) o reconhecimento e o acesso ao seu direito a terra, observando: Ia disponibilidade de recursos naturais como solo apto agricultura, vegetao

nativa, recursos hdricos, entre outros; II elementos constituintes de sua cultura e identidade como lugares sagrados, recursos naturais com relevncia simblica, casas, vestgios arqueolgicos, entre outros.

Art. 45. Para a concretizao da poltica definida nesta Seo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Isensibilizar e conscientizar toda a sociedade viamonense sobre os bens socioambientais, de forma contnua e integrada entre rgos pblicos e sociedade civil, possibilitando o uso adequado do ambiente natural e construdo; II promover a educao ambiental em todos os nveis do ensino, bem como a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente natural e construdo; III incentivar conservao, recuperao e valorizao dos bens socioambientais do Municpio promovendo o resgate da histria local e dos grupos sociais formadores das identidades locais atravs: a) b) da elaborao de legislao municipal especfica ou tombamento; da identificao, catalogao e divulgao desses bens;

c) da preservao da integridade visual do imvel considerado patrimnio histrico e das reas do entorno; d) de mecanismos de transferncia de potencial construtivo e implementao de uma poltica de financiamento de obras e de isenes fiscais; e) da participao popular e gesto da comunidade nas pesquisas, identificao, proteo e promoo do patrimnio socioambiental; IV garantir s populaes indgenas e quilombolas do Municpio o direito a terra atravs de parcerias com os rgos pblicos responsveis pela sua regularizao, respeitando os modos de vida desses grupos; Vapoiar as comunidades tradicionais para atividades artesanais e agrcolas;

VI estabelecer projetos especiais com vistas a integrar a cultura das comunidades tradicionais ao patrimnio cultural do Municpio, de forma a proporcionar autonomia para as comunidades tradicionais que devero estabelecer a forma e os limites para a interao cultural; VII assegurar s comunidades indgenas a proteo e assistncia social e de sade prestadas pelo Poder Pblico respeitada a cultura e o modo de vida das populaes; VIII incentivar a autopreservao das comunidades tradicionais, assegurando o direito sua cultura e organizao social; IX auxiliar as comunidades tradicionais na organizao de programas de estudos e pesquisas de seu idioma, arte e cultura, a fim de transmitir seus conhecimentos s geraes futuras; Xfacilitar o acesso aos seguintes bens para conhecimento, utilizao e reconhecimento da populao: a) Costa Lagunar; (Lagoa do Casamento e Laguna dos Patos) b) Vila de Itapu (Lago Guaba); c) patrimnio histrico e cultural pblico e privado.

Pargrafo nico. Entende-se por Comunidades Tradicionais e tnicas, nos termos desta Lei, as comunidades indgenas e quilombolas assentadas no Municpio.

Seo VII Dos Bens Naturais Subseo I Dos Recursos Hdricos Art. 46. A poltica de conservao e recuperao dos recursos hdricos tem por finalidade garantir: I - a quantidade e a qualidade das guas superficiais e subterrneas; II - a reproduo da vida; III - a preveno, o combate e o controle poluio e eroso em qualquer das suas formas por meio da recuperao ambiental das sub-bacias degradadas, considerando prioritariamente, os mananciais de abastecimento pblico.

Art. 47. Para a concretizao da poltica definida sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Iestruturar a administrao integrada dos recursos ambientais, participando, obrigatoriamente, da gesto das bacias hidrogrficas com outros Municpios; II recuperar os mananciais de abastecimento pblico, para garantia da boa qualidade da gua para o consumo humano; III priorizar o abastecimento pblico em detrimento das atividades econmicas, pblicas ou privadas, garantindo a boa qualidade da gua; IV prevenir, combater e controlar a poluio e a eroso em qualquer das suas formas;

Vrecuperar as reas de Preservao Permanente, prioritariamente em reas urbanas, verificando a garantia da drenagem das guas pluviais e fluviais; VI restringir a ocupao em reas inundveis e alagveis;

VII disciplinar o uso de agroqumicos nas atividades agrcolas localizadas em reas de manancial de abastecimento de gua e nas reas de amortecimento das unidades de conservao.

Art. 48. A poltica de controle de atividades potencialmente poluidoras tem por finalidade assegurar a conservao ambiental e a manuteno do equilbrio ecolgico, por meio da instrumentalizao, da fiscalizao e da autuao dos responsveis por prticas danosas aos bens naturais.

Art. 49. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as seguintes aes estratgicas: Icontrolar as atividades potencialmente poluidoras por meio da participao ativa da populao nas decises referentes implantao dessas atividades no Municpio; II planejar as atividades com base em Avaliaes de Impacto Ambiental (AIA), com instrumentalizao de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e Relatrio de Impacto

Ambiental (RIMA); III licenciar as atividades potencialmente poluidoras e/ou impactantes atravs de avaliao do rgo municipal responsvel e, quando necessrio, pelos rgos estaduais e federais; IV fiscalizar periodicamente empreendimentos potencialmente poluidores e/ou impactantes para garantia da efetividade das aes controladoras ou mitigadoras de impactos ambientais; Vcancelar alvars e licenas de atividades descumpridoras ou no enquadradas nas legislaes ambientais, municipais, estaduais e federais; VI demolir e embargar obras e atividades no adequadas s legislaes ambientais que possam trazer danos ao meio ambiente; VII restringir o incentivo e repasse financeiro pessoas fsicas ou jurdicas, pblicas ou privadas que descumpram a legislao ambiental, suspendendo os contratos celebrados, enquanto durar o descumprimento da legislao, sem prejuzo das demais medidas cabveis; VIII fiscalizar, normatizar e restringir a produo, armazenamento, transporte, uso e destino de produtos, embalagens, substncias potencialmente perigosas sade pblica e aos recursos naturais, vedado o lanamento no meio ambiente de substncias qumicas e biolgicas carcinognicas, mutagnicas e teratognicas; IX fiscalizar o transporte e o armazenamento de substncias qumicas perigosas, de agrotxicos e biocidas; Xformar um banco de dados ambientais de acesso pblico para divulgar peridica e sistematicamente informaes relacionadas a qualidade ambiental no Municpio; XI habilitar o Municpio junto ao rgo ambiental competente, para municipalizao do licenciamento ambiental nos termos da legislao do CONAMA 237/97.

Subseo II Da Preservao Ambiental Art. 50. A poltica de preservao ambiental tem por finalidade garantir a conservao da diversidade fsica e biolgica, por meio: III III IV VVI VII VIII da recuperao das reas degradadas; da efetivao na preservao dos espaos territoriais especialmente protegidos; do incentivo as atividades compatveis com a fragilidade ambiental; da delimitao e controle das reas mineradoras; da delimitao e controle dos aterros sanitrios; da garantia de aes redutoras e mitigadoras de impacto ambiental; do incentivo ao ecoturismo; da qualificao ambiental do espao urbano.

Art. 51. Para a concretizao da poltica definida nesta Subseo sero adotadas as

seguintes aes estratgicas: Iexigir a reconstituio dos ambientes degradados pelas atividades impactantes e/ou degradadoras; II incentivar as atividades que fortalecem e ajudam a recuperar o ambiente natural;

III responsabilizar o causador de poluio ou dano ambiental que dever assumir ou ressarcir ao Municpio, todos os custos financeiros imediatos ou futuros decorrentes do saneamento do dano, independente da verificao de culpa; IV responsabilizar os empreendimentos, pblicos ou privados, que exercerem atividades consideradas potencialmente poluidoras pela coleta, tratamento e destinao final inadequada dos resduos e poluentes por elas gerados; Vdesenvolver e implementar um sistema municipal de reas protegidas;

VI criar Unidades de Conservao objetivando preservar regies que detenham riquezas naturais, cuja devastao possa gerar desequilbrio ecolgico com prejuzos futuros irreparveis; VII criar espaos territoriais urbanos especialmente protegidos, em reas estratgicas para conservao de remanescentes florestais e controle hdrico; VIII incentivar aes pblicas e privadas de efetivao, recuperao e preservao dos espaos territoriais especialmente protegidos; IX incentivar a implantao por pessoa fsica ou jurdica de reas de Reservas Particulares de Patrimnio Natural - RPPN; Xqualificar o meio ambiente urbano atravs da recuperao e preservao de reas de preservao permanente - APP; XI preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais, prover manejo ecolgico das espcies e ecossistemas, definindo em Lei os espaos territoriais a serem protegidos; XII proteger a flora, a fauna e a paisagem natural;

XIII fomentar e auxiliar tecnicamente as associaes de proteo ao meio ambiente, constitudas na forma da lei, respeitando sua independncia de atuao; XIV desenvolver e implementar uma poltica de arborizao urbana, em praas, parques e demais espaos pblicos; XV instrumentalizar a Poltica Municipal de Meio Ambiente atravs de um Cdigo Municipal de Meio Ambiente; XVI evitar as monoculturas, as culturas de plantas exticas ou no adaptadas na regio;

XVII - promover a diversificao das atividades agrcolas nas propriedades, visando o equilbrio ambiental e socioeconmico da populao viamonense. XVIII instituir uma Unidade de Conservao no Lago Tarum, para fins de sua preservao. TTULO II DA GESTO DEMOCRTICA DA CIDADE Art. 52. A Gesto Democrtica da Cidade tem por objetivo efetivar as polticas e aes estratgicas dispostas no Ttulo I, Captulo IV, Seo I por meio de instrumentos participativos de deliberao, consulta, fiscalizao, monitoramento, avaliao e reviso do planejamento e das polticas pblicas municipais.

Art. 53. A Gesto Democrtica do Municpio de Viamo constituda, sem prejuzo de outros instrumentos de participao poltica, de: III III IV VVI institutos de participao direta: audincias e debates pblicos; conferncia e pr-conferncias da cidade; consulta pblica; plebiscito e referendo; rgos colegiados de polticas pblicas:

a) Conselho da Cidade de Viamo CONCIVI; b) conselhos setoriais; c) Sistema Municipal de Planejamento e Gesto SMPG.

CAPTULO I DA PARTICIPAO POPULAR Art. 54. Os processos participativos devem garantir a representatividade dos diferentes segmentos da sociedade com real condio de defesa dos seus interesses especficos, nos seguintes termos: Irealizao dos atos participativos distribudos por segmentos sociais, por temticas e por divises territoriais, adotando como referncia as Unidades de Planejamento; II definio de locais e horrios que permitam a acessibilidade da maioria da populao considerando, quando houver necessidade, a alternncia de locais e horrios; III acessibilidade fsica, incluindo disponibilidade de meios de transporte, para a efetiva participao da populao nas instncias de discusso e deciso.

Art. 55. A publicidade dos processos participativos deve conter os seguintes requisitos: Iconvocao por edital e ampla comunicao pblica, em linguagem acessvel, atravs dos meios de comunicao social de massa disponveis; II antecedncia de no mnimo 15 dias para divulgao do cronograma, dos locais das reunies ou consultas e da apresentao dos assuntos que sero discutidos; III garantia do acesso informao e dados municipais de forma transparente, em linguagem adequada, em tempo hbil, atravs de meios digitais e impressos; IV publicao e divulgao dos resultados das reunies ou consultas com registro de presena dos participantes e registro em ata escrita e gravada dos debates e das propostas definidas nas diversas etapas dos processos participativos.

Art. 56. Os processos de avaliao, reviso e fiscalizao do Plano Diretor de Viamo devem ser realizados conforme determinao dos 3 e 4 do art. 40 do Estatuto da Cidade

considerando, ainda, a obrigatoriedade de realizao de Conferncia da Cidade para alterao da Lei do Plano Diretor. Seo I Das Audincias e dos Debates Pblicos Art. 57. As Audincias Pblicas tm por finalidade informar e prestar esclarecimentos populao sobre os atos do Poder Pblico Municipal.

Pargrafo nico. As Audincias Pblicas sero realizadas obrigatoriamente: Idurante a elaborao do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Oramentrias e da Lei do Oramento Anual como condio necessria sua aprovao pela Cmara Municipal, conforme determina o artigo 44 da Lei Federal 10.257/2001; II nos demais casos previstos em legislao.

Art. 58. Os Debates Pblicos tm por finalidade discutir, avaliar impactos e resultados, analisar e colher subsdios, crticas e sugestes sobre assuntos de interesse pblico do Municpio.

Pargrafo nico. Os Debates Pblicos sero realizados obrigatoriamente: Idurante a elaborao de projetos, programas e legislaes propostos pelo Poder Pblico Municipal; II durante a elaborao de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e de Estudos de Impacto de Vizinhana (EIV) sobre a implantao de empreendimentos ou atividades pblicas ou privadas, com efeitos potencialmente negativos sobre o meio ambiente natural ou construdo, o conforto ou a segurana da populao.

Art. 59. As Audincias e os Debates Pblicos podero ser convocados: III III pelo Poder Executivo Municipal; pelo Poder Legislativo Municipal; pelo Conselho da Cidade de Viamo CONCIVI;

IV pela sociedade civil por solicitao de no mnimo 1% (um por cento) dos eleitores do Municpio.

Pargrafo nico. Nos casos referentes ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e ao Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) a determinao do inciso IV deste artigo dever ser flexibilizada para atender a demanda da populao diretamente atingida pelo impacto.

Art. 60. As Audincias e Debates Pblicos tm carter consultivo e informativo e as

sugestes encaminhadas no vinculam as decises do Poder Executivo.

Pargrafo nico. O Poder Executivo deve documentar e responder publicamente sobre os motivos do no acolhimento das sugestes produzidas nas Audincias e Debates Pblicos.

Art. 61. As Audincias e os Debates Pblicos devero atender aos seguintes requisitos: Irepresentatividade e publicidade conforme os art. 52 desta Lei;

II serem dirigidos pelo Poder Pblico Municipal, que aps a exposio do contedo, abrir as discusses aos presentes; III garantia da presena de todos os cidados e cidads, independentemente de comprovao de residncia ou qualquer outra condio; IV todos os documentos relativos ao tema da Audincia ou do Debate Pblico, tais como estudos, plantas, planilhas e projetos, sero colocados disposio de qualquer interessado para exame e extrao de cpias, inclusive por meio eletrnico, com antecedncia mnima de 96 (noventa e seis) horas da sua realizao.

Art. 62. As intervenes dos participantes realizadas em Audincia ou Debate Pblico sero registradas por escrito e gravadas para acesso e divulgao pblicos, e devero constar nos processos referentes aos licenciamentos e/ou processos legislativos que lhe do causa, conforme disposto nesta Lei.

Pargrafo nico. Em caso de realizao de audincias ou debates pblicos para elaborao ou discusso de leis, as gravaes e atas devero ser apensadas ao Projeto de Lei, compondo memorial do processo, inclusive na sua tramitao legislativa. Seo II Da Conferncia da Cidade

Art. 63. As Conferncias da Cidade tm por finalidade promover a participao da populao nos processos decisrios do Poder Pblico Municipal sobre assuntos de interesse pblico do Municpio.

1. As Conferncias da Cidade sero realizadas ordinariamente: I - durante a elaborao do Plano Plurianual; II - quando convocadas, pelo Conselho Nacional das Cidades, com vistas contribuio nas propostas das Conferncias Estadual e Nacional das Cidades.

2. As Conferncias da Cidade sero realizadas extraordinariamente para deliberao sobre proposta de alterao da Lei do Plano Diretor como condio obrigatria sua aprovao pela Cmara Municipal.

Art. 64. As Conferncias da Cidade tm carter deliberativo e as resolues tomadas vinculam as decises do Poder Executivo.

Pargrafo nico. Se houver necessidade de alterao das deliberaes tomadas nas Conferncias da Cidade o Poder Executivo deve convocar Audincia Pblica para esclarecer os motivos da alterao.

Art. 65. A Conferncia da Cidade ter, dentre outras atribuies: Iavaliar a implementao e deliberar sobre propostas de reviso do Plano Diretor de Viamo; II III deliberar sobre alteraes do Plano Diretor de Viamo; eleger e destituir os membros do Conselho da Cidade de Viamo CONCIVI;

IV eleger os(as) delegados(as) para Conferncia Estadual da Cidade, conforme legislao pertinente; Vsugerir ao Poder Executivo Municipal adequaes nos instrumentos, programas e projetos destinados efetivao dos princpios, polticas e aes estratgicas do Plano Diretor de Viamo; VI discutir e deliberar sobre o Plano Plurianual.

Art. 66. As Conferncias da Cidade podero ser convocadas: Ipelo Poder Executivo Municipal em conjunto com o Conselho da Cidade de Viamo CONCIVI; II pela sociedade civil por solicitao de no mnimo 1% (um por cento) dos eleitores do municpio.

Art. 67. Participam das Conferncias da Cidade: Idelegados(as) eleitos(as) nas Pr-Conferncias da Cidade ou indicados(as) por entidades representativas dos diversos segmentos da sociedade civil com direito a voz e voto; II demais cidados e cidads na qualidade de observadores com direito a voz.

Art. 68. As Conferncias da Cidade sero precedidas de Pr-Conferncias realizadas por temticas, por segmento e por territrios conforme as Unidades de Planejamento.

1. As Pr-Conferncias devero ser organizadas com antecedncia de no mnimo 30 (trinta) dias, para garantir que os diferentes segmentos sociais possam tomar conhecimento dos temas que sero debatidos e deliberados durante as Conferncias da Cidade.

2. A publicidade das Conferncias e Pr-Conferncias da Cidade deve respeitar o disposto no Art. 52 desta Lei.

3. Cada Conferncia e Pr-Conferncia da Cidade dever ser organizada com base em regimento que discipline todo o processo de realizao, sendo adotado, quando for o caso, o Regimento elaborado pelo Conselho Nacional das Cidades ConCidades para o processo de Conferncia Nacional das Cidades.

Art. 69. So objetivos das Pr-Conferncias da Cidade: Icoletar subsdios, crticas, sugestes, identificar demandas e promover o debate acerca da proposta de Plano Plurianual elaborada pelo Poder Executivo Municipal; II promover a qualificao do debate e a capacitao da populao para gesto democrtica participativa do Municpio, atravs da discusso de questes de interesse pblico; III promover instncias preliminares e locais de avaliao do Planejamento Pblico, especialmente o Plano Diretor e o Plano Plurianual; IV eleger delegados(as) para a Conferncia da Cidade, conforme Regimento especfico.

Seo III Da Consulta Pblica Art. 70. A Consulta Pblica tem por finalidade submeter apreciao da populao e recolher sugestes sobre atos normativos, programas e projetos do Poder Pblico Municipal.

Art. 71. A Consulta Pblica deve ser formalizada por edital que informe o tema e o contedo da consulta, os locais e horrios onde podem ser acessados os documentos para anlise e a data de encerramento da consulta.

Pargrafo nico. O edital deve ser publicado com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias e divulgado conforme o disposto no Art. 53 desta Lei.

Art. 72. As crticas e sugestes derivadas da Consulta Pblica sero registradas e divulgadas pblicos, e devero constar nos processos a que se referem, compondo memorial do processo, inclusive na sua tramitao legislativa.

Art. 73. As Consultas Pblicas tm carter consultivo e informativo e as sugestes encaminhadas no vinculam as decises do Poder Executivo.

Pargrafo nico O Poder Executivo deve documentar e responder publicamente sobre os motivos do no acolhimento das sugestes.

Art. 74. Podero remeter questes para Consulta Pblica:

III III -

o Poder Executivo Municipal; o Poder Legislativo Municipal; o Conselho da Cidade de Viamo CONCIVI.

Seo IV Do Plebiscito e do Referendo Administrativos Art. 75. O plebiscito e o referendo previstos nos termos do artigo 4, III, s, da Lei Federal n 10.257/01 Estatuto da Cidade, bem como no artigo 6 da Lei 9709/98 e demais legislaes relacionadas ao tema, so adotados como instrumentos de democratizao da gesto e do planejamento municipais.

Art. 76. O plebiscito um procedimento de consulta popular aberto a todos os eleitores por meio de sufrgio, realizado previamente tomada de uma deciso administrativa.

Art. 77. O referendo um procedimento de consulta popular aberto a todos os eleitores por meio de sufrgio, realizado posteriormente tomada de uma deciso administrativa tornando-a efetiva ou anulando-a.

Art. 78. Os resultados dos Plebiscitos e Referendos Administrativos vinculam as decises do Poder Executivo.

Art. 79. A convocao de Plebiscitos e Referendos Administrativos de competncia exclusiva do Poder Pblico Municipal.

Pargrafo nico. Para realizao dos Plebiscitos e Referendos Administrativos o Poder Pblico Municipal deve estabelecer convnio com a Justia Eleitoral que conduzir o processo.

Art. 80. No h obrigatoriedade de participao dos eleitores nos Plebiscitos e Referendos Administrativos.

CAPTULO II CONSELHO DA CIDADE DE VIAMO E DOS FUNDOS SETORIAIS Seo I Do Conselho da Cidade de Viamo

Art. 81. O Conselho da Cidade de Viamo CONCIVI rgo colegiado de carter deliberativo, permanente e integrante da Administrao Pblica Municipal, rene representantes do Poder Pblico e da Sociedade Civil.

1. O Conselho da Cidade de Viamo parte integrante do Sistema Nacional de Conselhos de Cidades e do Sistema Municipal de Planejamento e Gesto (SMPG).

2. O Conselho da Cidade de Viamo integrar a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, porm, no ser subordinado no exerccio de suas funes.

3. A integrao do Conselho estrutura administrativa municipal se dar tendo em vista unicamente a necessidade de suporte administrativo, operacional e financeiro para seu pleno funcionamento.

4. As deliberaes do Conselho devero estar articuladas com os outros conselhos setoriais do Municpio, buscando a integrao das diversas aes e polticas de desenvolvimento municipal, garantindo a participao da sociedade.

Art. 82. O Conselho da Cidade de Viamo ser composto por 29 (vinte e nove) membros titulares com direito a voto e por 16 (dezesseis) membros suplentes, respeitando a seguinte representao: I8 (oito) representantes titulares e 4 (quatro) suplentes do Poder Executivo Municipal; II 1 (um) representantes titulares e 1 (um) suplente do Poder Legislativo Municipal;

III 7 (sete) representantes titulares e 4 (quatro) suplentes de Movimentos Sociais Populares; IV 3 (trs) representantes titulares e 2 (dois) suplentes de Empresrios;

V3 (trs) representantes titulares e 2 (dois) suplentes de Sindicatos de Trabalhadores; VI 2 (dois) representantes titulares e 1 (um) suplente de Organizaes No Governamentais com atuao no Municpio; VII 2 (dois) representantes titulares e 1 (um) suplente de Entidades Acadmicas, Profissionais e de Pesquisa; VIII 1 (um) representantes titulares e 1 (um) suplente das Comunidades Indgenas;

IX 1 (um) representante titular e 1 (um) suplente das comunidades quilombolas do Municpio de Viamo; X1 (um) representante titular e 1 (um) suplente de pessoas com deficincia.

1. O mandato dos(as) Conselheiros(as) ser de 3 (trs) anos.

2. Os representantes da sociedade civil, referidos nos incisos III, IV, V, VI e VII sero eleitos e empossados na Conferncia da Cidade de Viamo, que ser realizada a cada trs anos.

3. A eleio de que trata o 2 ser realizada durante a Conferncia da Cidade, em assemblia prpria de cada segmento convocada especialmente para essa finalidade.

4. Os representantes do Poder Pblico, referidos nos incisos I e II, sero indicados pelo respectivo rgo e podero ser reconduzidos por no mximo 01 (um) mandato, devendo haver, necessariamente, renovao de pelo menos 1/3 (um tero) dos(as) conselheiros(as) indicados(as) a cada mandato.

5. O Presidente do Conselho da Cidade de Viamo ser eleito entre os(as) conselheiros(as) na primeira reunio de cada mandato.

6. Os conselheiros(as) no sero remunerados pelo exerccio de suas funes.

Art. 83. Sero convocados a participar das reunies do Conselho da Cidade, na qualidade de observadores, sem direito a voto: Idemais representantes dos rgos colegiados do Municpio;

II representantes de rgos estaduais relacionados ao planejamento territorial e ambiental; III IV representantes de municpios limtrofes; representantes das demais organizaes da sociedade civil viamonense.

Art. 84. O quorum mnimo de instalao das reunies do Conselho da Cidade de cinqenta por cento mais um dos(as) conselheiros(as) com direito a voto.

Art. 85. As deliberaes do Conselho da Cidade sero vlidas quando aceitas por, no mnimo, 2/3 (dois teros) dos conselheiros com direito a voto presentes na reunio.

Art. 86. Compete ao Conselho da Cidade: Iacompanhar a implementao do Plano Diretor, analisando e deliberando sobre questes relativas a sua aplicao; II convocar Audincias e Debates Pblicos e deliberar sobre Projetos de Lei de interesse da poltica urbana, antes de seu encaminhamento Cmara Municipal; III deliberar sobre e gerir a aplicao dos recursos oriundos do Fundo de Habitao de

Interesse Social (FHIS); IV deliberar sobre e gerir a aplicao dos recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU); Vdeliberar sobre e gerir a aplicao dos recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Social e Econmico (FDS); VI deliberar sobre as omisses e situaes controvertidas da legislao urbanstica e do planejamento municipal; VII aprovar a minuta de Projeto de Lei do Poder Executivo referente s Operaes Urbanas Consorciadas a ser enviada para o legislativo e acompanhar a sua implementao; VIII IX Xemitir pareceres sobre proposta de alterao do Plano Diretor; convocar, organizar e coordenar as Conferncias e Pr-Conferncias da Cidade; elaborar e aprovar o regimento do Conselho;

XI monitorar a concesso de Outorga Onerosa do Direito de Construir e de Alterao de Uso, a aplicao da transferncia do direito de construir; XII acompanhar a implementao dos demais instrumentos para o desenvolvimento territorial tratados nesta Lei; XIII zelar pela integrao das polticas setoriais;

Art. 87. O Conselho da Cidade dever convocar debates pblicos de carter excepcional quando for necessria a tomada de decises de grande impacto urbano econmico e/ou social para o Municpio.

Art. 88. O Conselho da Cidade poder instituir cmaras temticas e grupos de trabalho especficos a critrio de suas deliberaes internas.

Pargrafo nico. O regimento interno dever regulamentar o processo de criao, funcionamento e extino das cmaras temticas e grupos de trabalho.

Art. 89. O Poder Executivo Municipal garantir suporte tcnico e operacional ao Conselho da Cidade e aos conselhos setoriais.

Pargrafo nico. O suporte tcnico e operacional dever ser garantido a fim de permitir que os conselhos cumpram seus objetivos, considerando infra-estrutura, pessoal e espao fsico adequados. Seo II Dos Fundos Pblicos Sociais Art. 90. Fica criado o Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) com a finalidade de apoiar ou realizar investimentos destinados a concretizar os princpios, polticas, objetivos gerais, programas, aes e projetos urbansticos, ambientais e de infra-estrutura, integrantes ou decorrentes desta Lei, em obedincia s prioridades nela estabelecidas.

Pargrafo nico. Os recursos destinados e de competncia deste Fundo sero aplicados em aes, programas ou projetos relacionados aos incisos I a IX do Art. 26 da Lei 10.257/2001.

Art. 91. Fica criado o Fundo de Habitao de Interesse Social (FHIS) que deve apoiar ou realizar investimentos destinados a concretizar os princpios, polticas, objetivos gerais, programas, aes e projetos urbansticos e ambientais integrantes ou decorrentes desta Lei, em obedincia s prioridades nela estabelecidas.

Pargrafo nico. Os recursos destinados e de competncia deste Fundo sero aplicados em: Iexecuo de programas e projetos habitacionais de interesse social, incluindo a regularizao fundiria e a aquisio de imveis para constituio de reserva fundiria; II execuo de programas e projetos de infra-estrutura e saneamento ambiental, direcionadas populao de baixa renda, tanto na rea urbana quanto rural.

Art. 92. Fica criado o Fundo de Desenvolvimento Social e Econmico (FDSE) com a finalidade de apoiar ou realizar investimentos destinados a concretizar os princpios, polticas, objetivos gerais, programas, aes e projetos para a promoo do trabalho e renda, integrantes ou decorrentes desta Lei, em obedincia s prioridades nela estabelecidas.

Art. 93. Os Fundos previstos nos arts. 90, 91 e 92 desta Lei sero formados pelos seguintes recursos: Irecursos prprios do Municpio, sendo destinado no mnimo 05% (cinco por cento) dos recursos da capacidade de investimento do Oramento Municipal; II III IV VVI VII VIII transferncias intergovernamentais; transferncias de instituies privadas; transferncias do exterior; transferncias de pessoa fsica; rendas provenientes da aplicao financeira dos seus recursos prprios; doaes; outras receitas que lhe sejam destinadas por lei;

IX receitas provenientes da Concesso do Direito Real de Uso de reas pblicas, exceto nas ZEIS; XUso. receitas provenientes de Outorga Onerosa do Direito de Construir e de Alterao de

1. Os recursos previstos nos incisos IX e X sero destinados exclusivamente ao Fundo de Habitao de Interesse Social ou ao Fundo de Desenvolvimento Urbano, conforme

deliberao do Conselho da Cidade de Viamo.

2. O Conselho da Cidade de Viamo deliberar sobre a proporcionalidade de distribuio dos recursos para os Fundos previstos no caput deste artigo, exceto nos casos em que os recursos destinados por outras instituies pblicas ou privadas, estejam vinculados a uma finalidade especfica.

Art. 94. Os Fundos de Habitao de Interesse Social, de Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento Social e Econmico sero geridos integralmente pelo Conselho da Cidade de Viamo.

Pargrafo nico. Os recursos destinados e de competncia destes Fundos sero aplicados em contas bancrias especficas, para gerenciamento dos membros do Conselho, na forma que dispuser o regimento. CAPTULO III SISTEMA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E GESTO Art. 95. O Sistema Municipal de Planejamento e Gesto SMPG tem por finalidade consolidar a prtica do planejamento pblico democrtico e participativo como instrumento de eficincia, eficcia e transparncia da gesto municipal por meio da definio de processos, estruturas e responsabilidades da Administrao Pblica.

Pargrafo nico. O Sistema Municipal de Planejamento e Gesto SMPG rege-se pelos princpios, polticas, instrumentos e programas contidos e/ou decorrentes deste Plano Diretor.

Art. 96. O SMPG ter como objetivos principais: Idar efetividade aos princpios e polticas contidos neste Plano Diretor, na Lei Orgnica do Municpio de Viamo, na Lei 10.257/2001 Estatuto da Cidade e na Constituio Federal; II possibilitar o cumprimento da funo social da cidade e da propriedade urbana e rural em Viamo; III articular as polticas da Administrao Pblica com os interesses e demandas da populao; IV garantir a participao da sociedade no debate das questes relevantes da gesto municipal; Vgarantir eficcia e eficincia gesto, visando melhoria dos processos e o atendimento dos objetivos deste Plano Diretor; VI instituir o processo permanente e sistematizado de monitoramento e avaliao do Plano Diretor Municipal; VII articular as Secretarias e demais rgos da estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal; VIII IX aplicar os instrumentos previstos nesta Lei; elaborar e coordenar a implantao do Plano Plurianual, a partir dos princpios e

polticas contidos neste Plano Diretor, na Lei Orgnica do Municpio de Viamo, na Lei 10.257/2001 Estatuto da Cidade e na Constituio Federal; XXII elaborar a Lei Oramentria Anual e acompanhar a aplicao dos recursos; implementar e manter atualizado o Sistema Municipal de Informaes.

Art. 97. O SMPG possui as seguintes atribuies: Iformular e definir objetivos e diretrizes da gesto municipal;

II gerenciar o Plano Diretor, atravs da formulao, coordenao e deciso sobre programas, projetos e aes que permitam sua implementao; III promover a elaborao do oramento pblico de acordo com as polticas estabelecidas neste Plano Diretor; IV monitorar, controlar e avaliar a aplicao dos instrumentos urbansticos e dos programas e projetos aprovados; Vproduzir informaes para subsidiar as aes e decises dos demais nveis do SMPG.

Art. 98. O SMPG composto por: III III Equipe de Planejamento Municipal; Sistema de Informaes Municipais; Sistema de Avaliao.

Art. 99. O SMPG ter como referncia espacial para a gesto e o planejamento municipal as Unidades de Planejamento UP de modo que possibilite o desenvolvimento socioeconmico e ambiental constante deste Plano Diretor e dos programas e planos setoriais dele decorrentes.

1. As Unidades de Planejamento so delimitaes de aglomerados urbanos ou rurais que possuem a mesma caracterstica espao-territorial.

2. As Unidades de Planejamento compreendem as reas estabelecidas no Anexo V/a e no Anexo V/b, parte integrante desta Lei. Seo I Da Equipe de Planejamento do Municpio Art. 100. A Equipe de Planejamento do Municpio de Viamo tem por finalidade aplicar, controlar e avaliar o SMPG de acordo com as diretrizes contidas neste Plano.

1. A Equipe de Planejamento do Municpio constituda por representantes de todas as Secretarias e reas que compem a estrutura da administrao da Prefeitura de Viamo.

2. A Equipe de Planejamento do Municpio deve reunir-se mensalmente para encaminhar, controlar e avaliar as aes previstas pelo SMPG. Seo II Do Sistema de Informaes Municipal Art. 101. Sistema de Informaes Municipais tem como objetivo fornecer informaes para o planejamento e gesto municipal, subsidiando a tomada de decises.

1. O Sistema de Informaes Municipais dever conter e manter atualizados dados, informaes e indicadores sociais, culturais, econmicos, financeiros, patrimoniais, administrativos, fsico-territoriais, inclusive cartogrficos, ambientais, imobilirios e outros de relevante interesse para o Municpio.

2. Sempre que possvel, as informaes devem ser organizadas conforme as Unidades de Planejamento, permitindo anlise comparativa.

Art. 102. O Sistema de Informaes Municipais deve trabalhar conjuntamente com a Ouvidoria Pblica no intuito de facilitar a conexo entre as demandas provenientes da populao e as aes que devem ser empreendidas pela Administrao Pblica no intuito de atend-las.

Art. 103. Como suporte ao Sistema de Informaes Municipais, cabe a Ouvidoria Pblica Municipal: Iestar acessvel a toda a populao do Municpio;

II estruturar-se de maneira a integrar as diversas demandas da populao s Secretarias e reas que compem a Administrao do Municpio; III organizar-se de maneira eficiente garantindo a capacidade de atendimento de suas funes; IV ser transparente no atendimento das demandas da populao, estabelecendo as possibilidades de realizao, prazos e reas responsveis.

Art. 104. O Sistema de Informaes Municipais dever obedecer aos princpios: Isimplificao, economicidade, eficcia, clareza, preciso e segurana, evitando-se a duplicao de meios e instrumentos para fins idnticos; II democratizao, publicizao e disponibilizao das informaes, em especial as relativas ao processo de implementao, controle e avaliao do Plano Diretor.

Art. 105. O Sistema de Informaes Municipais ser realizado e atualizado permanentemente pela Secretaria Municipal de Administrao ou rgo responsvel pelo

planejamento municipal. Seo III Do Sistema de Avaliao de Resultados Art. 106. O Sistema de Avaliao de Resultados o mecanismo institudo para verificar o cumprimento e a eficincia da aplicao das aes decorrentes deste Plano. Pargrafo nico. O Sistema de Avaliao de Resultados deve ser gerido pela Equipe de Planejamento do Municpio realizando trabalho articulado ao Conselho da Cidade de Viamo. Art. 107. Cabe ao Sistema de Avaliao de Resultados possibilitar a emisso de relatrios e tornar pblicos os resultados empreendidos pelo Plano, bem como aqueles no atendidos por ele, no intuito de fornecer subsdios para que a populao possa avaliar a implementao do Plano e a sua adequao ao atendimento das necessidades do Municpio. Seo IV Do Cadastro Tcnico Territorial Multifinalitrio Art. 108. A Prefeitura Municipal, em consonncia aos objetivos do SMPG inscritos no art. 94, I, II, V e VI e do Sistema de Informaes Municipais, organizar um cadastro tcnico territorial multifinalitrio Cadastro Multifinalitrio que ser atualizado, no mnimo, anualmente, devendo realizar a diviso do municpio em denominao de bairros.

1. A Prefeitura organizar e implantar o Cadastro Multifinalitrio no prazo mximo de 02 (dois) anos.

2. Para organizao e atualizao do Cadastro Multifinalitrio, a Prefeitura Municipal poder receber recursos estaduais ou federais, em consonncia com os programas de modernizao da administrao e gesto dos servios. 3 .O cadastro multifinatrio dever ter banco de dados georreferenciado compativel ao sistema de informaes geogrfica. 4. Para organizao e atualizao do cadastro multifinalitrio, a Prefeitura Municipal dever, alm de estudos tcnicos e de planejamento, realizar consultas populares, no desenvolvimento da diviso do municpio em denominao de Bairros.

Seo V Do Processo de Planejamento e Gesto Art. 109. O processo de Planejamento e Gesto Municipal tem a sua finalidade na regulamentao do processo operacional, dos mecanismos de controle e avaliao, na diviso e atribuio das responsabilidades dos servidores pblicos, dos representantes civis e da populao em geral, para a implantao das aes necessrias para o cumprimento da legislao vigente.

Art. 110. O Processo de Planejamento e Gesto Plurianual dever obedecer ao seguinte procedimento: I - a Equipe de Planejamento dever enviar a proposta do Plano Plurianual para a apreciao do Conselho da Cidade; II - a Equipe de Planejamento e o Conselho da Cidade encaminharo a Pr-Conferncia uma primeira proposta, para a informao e a capacitao da populao para a proposio de

suas demandas; III - as demandas levantadas na Pr-Conferncia subsidiaro a reformulao da proposta original; IV - a proposta reformulada vai para o debate pblico para a pactuao dos diversos interesses; V o resultado sistematizado da audincia pblica resulta em uma proposta para a votao na Conferncia das Cidades.

Art. 111. O Processo de Planejamento e Gesto Anual dever obedecer ao seguinte procedimento: I - a Equipe de Planejamento, a partir do Plano Plurianual (PPA), dever elaborar a Lei Oramentria Anual (LOA); II - a Equipe de Planejamento enviar a Lei Oramentria Anual para o Conselho da Cidade, o qual deliberar sobre a aplicao dos fundos de sua competncia, que sero incorporados a LOA; III - as Secretarias desenvolvero seus planos de trabalho a partir da LOA; IV - a Equipe de Planejamento executar reunies mensais para a avaliao e reviso da execuo da LOA; V - a Equipe de Planejamento elaborar relatrios mensais de avaliao e os encaminhar ao Conselho da Cidade; VI - as avaliaes mensais da Equipe de Planejamento devero subsidiar a elaborao da LOA do ano subseqente; V - o resultado das avaliaes anuais, junto devero servir de base para a elaborao do PPA da gesto seguinte. TTULO III DA ORGANIZAO TERRITORIAL Art. 112. Conforme os princpios, as polticas e as aes estratgicas, deste Plano Diretor, o ordenamento territorial obedece s seguintes estratgias: I - planejamento da distribuio espacial da populao e das atividades econmicas no territrio municipal, de modo a evitar e corrigir as distores do processo de desenvolvimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente; II - ordenao e controle do uso do solo, de forma a combater e evitar: a) b) c) d) e) f) a utilizao inadequada dos imveis urbanos; a proximidade ou conflitos entre usos incompatveis ou inconvenientes; a utilizao excessiva ou a subutilizao da infra-estrutura urbana; a reteno de imvel urbano, que resulte na sua subutilizao ou no utilizao; a deteriorao das reas urbanizadas e dotadas de infra-estrutura; o uso inadequado dos espaos pblicos;

g) h) i) j)

a poluio e a degradao ambiental; a degradao da qualidade ambiental do espao construdo; a degradao dos bens scioambientais; os vazios urbanos e a descontinuidade das reas urbanizadas.

CAPTULO I DO MACROZONEAMENTO Art. 113. O Macrozoneamento, delimitado no Anexo 01, parte integrante desta Lei, tem como finalidade fixar as regras fundamentais de ordenamento do territrio e tem como objetivo definir diretrizes para o ordenamento territorial de forma a atender os princpios, os objetivos gerais, as polticas gerais e as estratgias do Plano Diretor.

1. Entende-se por Macrozona as reas do territrio municipal que, em virtude de suas especificidades fticas, definem prioridades, objetivos e estratgias para polticas pblicas de desenvolvimento socioeconmico e territorial, podendo, por isso, apresentar parmetros reguladores diferenciados de usos e ocupao do solo.

2. Entende-se por Zonas Especiais as reas do territrio que exigem tratamento especial na definio de parmetros reguladores de usos e ocupao do solo.

3. Entende-se por Setor as reas do territrio que exigem tratamento especial na definio de parmetros reguladores de usos e ocupao do solo, sobrepondo-se ao Macrozoneamento.

4. Entende-se por Eixo a faixa das reas que, inseridas na delimitao dessa Macrozona, acompanham as vias do sistema virio municipal que exigem tratamento especial na definio de parmetros reguladores de usos e ocupao do solo, sobrepondo-se ao Macrozoneamento e reconhecendo os parmetros da macrozona em que se inserem, compreendendo os lotes com testada para as vias da malha urbana.

Art. 114. O Macrozoneamento do Municpio de Viamo subdivide-se em: III III IV VVI VII VIII Macrozona Rural de Proteo Integral; Macrozona Rural de Preservao do Manancial; Macrozona Rural de Recuperao Ambiental; Macrozona Rural de Adequao e Diversificao Produtiva; Macrozona Rural de Interesse Turstico; Macrozona Urbana de Consolidao; Macrozona Urbana de Expanso; Macrozona Urbana de Ocupao Orientada;

IX XXI XII XIII XIV XV XVI XVII XVIII XIX -

Macrozona Urbana de guas Claras; Macrozona Urbana de Itapu; Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos; Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS); Setor de Recuperao do manancial; Setor da Orla; Setor do Centro Histrico; Setor de Proteo do Morro Santana; Eixo de Comrcio e Servios; Eixo de Comrcio e Servios Tursticos; Eixo de Comrcio e Servios de guas Claras.

Art. 115. O Permetro Urbano definido pela composio dos limites das seguintes Macrozonas: III III IV VVI Macrozona Urbana de Consolidao; Macrozona Urbana de Expanso; Macrozona Urbana de Ocupao Orientada; Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos; Macrozona Urbana de guas Claras; Macrozona Urbana de Itapu.

Pargrafo nico. O permetro urbano delimitado conforme o disposto no Anexo 02, integrante desta Lei.

Art. 116. Leis municipais especficas podero definir outras reas do territrio como Setores e/ou Eixos, desde que estejam de acordo com os objetivos, critrios e parmetros das Macrozonas onde esto inseridas.

Seo I Das Macrozonas Subseo I Macrozona Rural de Proteo Integral Art. 117. A Macrozona de Proteo Integral caracterizada por:

I - compreender as Unidades de Conservao: a) b) c) Parque Estadual Itapu; Refgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos; Parque Saint Hilaire;

II - apresentar recursos naturais de interesse ambiental e reas de alta restrio ocupao.

Art. 118. A Macrozona Rural de Proteo Integral tem como objetivo orientar as polticas pblicas no sentido de garantir a conservao, o reconhecimento e o manejo das Unidades de Conservao. Subseo II Macrozona Rural de Preservao do Manancial Art. 119. A Macrozona Rural de Preservao do Manancial apresenta as seguintes caractersticas: I insero na Bacia do Gravata; II insero na rea de Proteo Ambiental do Banhado Grande; III produo de rizicultura e outras atividades agrcolas; IV uso da rea para chcaras e stios de lazer; V - ocupao de comunidades quilombolas; VI rea de assentamento de reforma agrria.

Art. 120. A Macrozona Rural de Preservao do Manancial tem como objetivos mnimos orientar as polticas pblicas no sentido de compatibilizar o uso e ocupao do solo com o interesse de abastecimento pblico e preservao socioambiental, especialmente para com as nascentes naturais. Subseo III Macrozona Rural de Recuperao Ambiental Art. 121. A Macrozona Rural de Recuperao Ambiental caracterizada por: I localizar-se em zonas de amortecimento de Unidades de Conservao; II - incorporar reas indgenas; III - incorporar a rea do Hospital Colnia; IV - compreender o principal acesso ao Parque Estadual de Itapu, a Vila de Itapu e a rea da Orla; V - compreender reas predominantemente agrcolas; VI apresentar reas utilizadas como chcaras e stios de lazer.

Art. 122. A Macrozona Rural de Recuperao Ambiental tem como objetivo orientar as polticas pblicas no sentido de: I - minimizar os impactos negativos sobre as Unidades de Conservao; II amortecer o impacto da ocupao nas proximidades das Unidades de Conservao de Proteo Integral; III - conservar a mata nativa e a interao desta com as comunidades indgenas; IV - recuperar as reas degradadas. Subseo IV Macrozona Rural de Adequao e Diversificao Produtiva Art. 123. A Macrozona Rural de Adequao e Diversificao Produtiva caracterizada por apresentar: I - grandes reas de cultivo agrcola; II - alto impacto ambiental devido drenagem de reas midas; III - concentrao de pecuria extensiva; IV - baixa densidade populacional; V - reas midas de interesse ambiental; VI a Lagoa do Bonifcio e faixa de proteo da Orla.

Art. 124. A Macrozona Rural de Adequao e Diversificao Produtiva tem como objetivo principal orientar as polticas pblicas no sentido de diversificar os empreendimentos econmicos, compatibilizando-os com a alta fragilidade ambiental. Subseo V Macrozona Rural de Interesse Turstico Art. 125. A Macrozona Rural de Interesse Turstico caracterizada por: I apresentar o principal acesso Vila de Itapu; II - compreender a rea da Orla; III apresentar a continuidade paisagstica-territorial com Porto Alegre; IV apresentar projeto de rodovia estadual; V servir como via de ligao turstica no Municpio; VI servir como conexo norte e sul no Municpio.

Art. 126. A Macrozona Rural de Interesse Turstico tem como objetivo orientar as polticas pblicas no sentido de:

I - fomentar o turismo; II - orientar a ocupao prxima a Vila de Itapu; III incentivar a criao de servios e comrcios que possam complementar a atividade turstica na Vila de Itapu.

Subseo VI Macrozona Urbana de Consolidao Art. 127. A Macrozona Urbana de Consolidao caracterizada pela presena dos seguintes elementos: I - centro urbano; II vazios urbanos; III ocupaes irregulares; IV condomnios fechados; V concentrao de infra-estrutura e servios; VI - degradao de arroios; VII - ocupaes irregulares em: a) b) c) d) reas de risco; reas de preservao permanente APPs; reas verdes; reas pblicas;

VIII - escassez de reas pblicas e de convvio; IX - alta densidade populacional; X conurbao com Porto Alegre; XI - predominncia da ocupao pela populao de baixa renda; XII - parcelamento fragmentado, sem integrao viria; XIII - espraiamento da malha urbana.

Art. 128. A Macrozona Urbana de Consolidao tem como objetivos principais orientar as polticas pblicas no sentido de: I - consolidar a rea urbana;

II - integrar os parcelamentos existentes; III - possibilitar a produo de empreendimentos de habitao de interesse social; IV - realizar a regularizao fundiria; V - conservar e recuperar o patrimnio histrico e natural; VI - qualificar a mobilidade; VII - ampliar e qualificar as reas pblicas de convvio, esporte, lazer, cultura e reas verdes; VIII - ampliar equipamentos pblicos (escolas, sade, assistncia social); IX - permitir o adensamento populacional onde este ainda for possvel, como forma de otimizar a infra-estrutura disponvel. Subseo VII Macrozona Urbana de Expanso Art. 129. A Macrozona Urbana de Expanso caracterizada pela: I - proximidade de reas urbanas j consolidadas; II - baixa densidade populacional; III - deficincia qualitativa do sistema virio; IV - concentrao de reas verdes; V - proximidade com infra-estrutura j existente.

Art. 130. A Macrozona Urbana de Expanso tem como objetivos mnimos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - conter momentaneamente o espraiamento da ocupao; II - garantir a ligao viria e paisagstica entre as principais zonas urbanas. Subseo VIII Macrozona Urbana de Ocupao Orientada Art. 131. A Macrozona Urbana de Ocupao Orientada caracterizada pela: I - insero na rea de Proteo Ambiental do Banhado Grande; II - presena de vazios urbanos; III presena de condomnios fechados; IV - concentrao de infra-estrutura e servios; V - degradao de arroios; VI presena de ocupaes irregulares em:

f) g) h) i)

reas de risco; reas de preservao permanente APPs; reas verdes; reas pblicas;

VII - escassez de reas pblicas e de convvio; VIII - predominncia da ocupao por populao de baixa renda; IX - alta densidade populacional em loteamentos dispersos; X presena de parcelamento fragmentado, sem integrao viria; XI ordenao territorial referente ao espraiamento da malha urbana.

Art. 132. A Macrozona Urbana de Ocupao Orientada tem como objetivos dirigir as polticas pblicas no sentido de: I - orientar a ocupao com baixa densidade populacional objetivando a compatibilizao com as reas de interesse ambiental; II - reverter a atual tendncia de aumento da densidade. Subseo IX Macrozona Urbana de guas Claras Art. 133. A Macrozona Urbana de guas Claras caracterizada pela: I - concentrao de condomnios fechados e stios de lazer; II - irregularidade fundiria; III - presena de um ncleo urbano; IV - presena de um lenol fretico superficial; V - insero em local com gua subterrnea de boa qualidade; VI - proximidade com o Refugio da Vida Silvestre Banhado do Pachecos; VII - insero na Zona de Amortecimento do Refugio da Vida Silvestre Banhado do Pachecos; VIII - alta fragilidade ambiental.

Art. 134. A Macrozona Urbana de guas Claras tem como objetivos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - ordenar a ocupao atual; II - conter a expanso e a densificao devido alta fragilidade ambiental da rea;

III - compatibilizar os usos atuais com as condicionantes ambientais. Subseo X Macrozona Urbana de Itapu Art. 135. A Macrozona Urbana de Itapu caracterizada pela: I - rea de Orla; II - grande distncia do Centro de Viamo; III - proximidade com Porto Alegre; IV - presena de um ncleo urbano; V - migrao flutuante; VI - atividade turstica. VII - insero na zona de amortecimento do Parque Estadual de Itapu.

Art. 136. A Macrozona Urbana de Itapu tem como objetivos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - garantir o livre acesso paisagem costeira; II - preservar a paisagem da orla; III - preservar as reas de restinga; IV - incentivar o potencial turstico; V - incentivar a diversidade econmica e o desenvolvimento local; VI - apoiar as atividades tursticas no Parque de Itapu; VII - implantar equipamentos pblicos; VIII - implantar meios e vias de transporte que possibilitem a integrao com o restante do Municpio. Subseo XI Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos Art. 137. A Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos caracterizada pela: I - logstica apropriada; II - incorporao do atual distrito industrial.

Art. 138. A Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos tem como objetivos mnimos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - orientar a ocupao e qualificao de infra-estrutura e servios para empreendimentos de grande porte; II - garantir o desenvolvimento industrial de grandes empreendimentos que apresentem

baixo impacto. Seo II Dos Setores Subseo I Setor de Recuperao do Manancial Art. 139. O Setor de Recuperao do Manancial se sobrepe a Macrozona no qual se insere, e se caracteriza pela: I - concentrao de rizicultores; II - alto impacto devido drenagem e irrigao; III - presena do assentamento de Reforma Agrria; IV - insero na rea de amortecimento do Refgio da Vida Silvestre do Banhado dos Pachecos; V - presena dos mananciais que abastecem o Municpio de Viamo, sub-bacia Fiza e Gravata; VI - existncia de ocupaes e ncleos habitacionais em reas ambientalmente frgeis; VII - existncia de reas de preservao permanente degradadas.

Art. 140. O Setor de Recuperao do Manancial tem como objetivos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - garantir o abastecimento pblico; II - recuperar os recursos hdricos; III - frear a explorao predatria dos recursos hdricos; IV - preservar a dinmica hdrica do Rio Gravata; V - amortecer a ocupao do entorno do Refgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.

Subseo II Setor da Orla Art. 141. O Setor da Orla se sobrepe a Macrozona no qual se insere, e se caracteriza pela: I - rea de orla; II - presena da Lagoa Bonifcia, Laguna dos Patos e Lago Guaba; III - qualidade paisagstica; IV - potencial turstico; V - restrio ao acesso.

Art. 142. O Setor da Orla tem como objetivos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - garantir o livre acesso a paisagem costeira; II - preservar a paisagem costeira; III - preservar as reas de restinga; IV - potencializar o uso turstico.

Art. 143. Somente sero permitidas construes neste Setor, a partir de 150 m (cento e cinqenta metros) da orla, respeitando as demais legislaes vigentes. Subseo III Setor do Centro Histrico Art. 144. O Setor do Centro Histrico se sobrepe a Macrozona no qual se insere, e se caracteriza pela: I - insero no centro urbano; II - concentrao de edificaes histricas; III - constituio de um marco simblico; IV - descaracterizao das edificaes devido poluio visual; V - degradao do patrimnio.

Art. 145. O Setor do Centro Histrico tem como objetivos, alm de manter os objetivos constantes na Macrozona Urbana de Consolidao, orientar as polticas pblicas no sentido de: I - reforar a identidade da populao; II - preservar a paisagem; III - fomentar a educao patrimonial; IV - valorizar o patrimnio arquitetnico; V - preservar as edificaes.

Pargrafo nico Toda construo ou desmembramento neste setor dever atender as Leis Federais que protegem o entorno dos bens patrimoniais tombados (Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceio).

Subseo IV Setor de Proteo do Morro Santana Art. 146. O Setor de Proteo do Morro Santana se sobrepe a Macrozona no qual se insere,

e se caracteriza pela: I - rea do Morro Santana; II - proximidade com Porto Alegre; III - alta declividade; IV - grande presso imobiliria.

Art. 147. O Setor de Proteo do Morro Santana tem como objetivos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - preservar o morro e a sua vegetao; II - preservar a paisagem; III - conter ocupaes de risco. Seo III Dos Eixos Subseo I Eixo de Comrcio e Servios Art. 148. O Eixo de Comrcio e Servios caracterizado por ser uma regio de: I - entorno da Rodovia RS-040; II - concentrao de infra-estrutura; III - concentrao de comrcio e servios; IV - fluxo rodovirio e urbano intensos; V - principal acesso ao litoral; VI - principal acesso Porto Alegre; VII - induo de ocupao do Municpio.

Art. 149. O Eixo de Comrcio e Servios tem como objetivos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - densificar reas j dotadas de infra-estrutura; II - incentivar a instalao de comrcios e servios; III - reconhecer e fortalecer o carter de via urbana da RS-040. Subseo II Eixo de Comrcio e Servios Tursticos Art. 150. O Eixo de Comrcio e Servios Tursticos caracterizado por ser uma regio de:

I - entorno da RS-040; II - concentrao de infra-estrutura; III - concentrao de comrcio e servios; IV - fluxo rodovirio; V - principal acesso ao litoral; VI - principal acesso a Porto Alegre; VII - induo de ocupao do Municpio; VIII acesso por pedgio.

Art. 151. O Eixo de Comrcio e Servios Tursticos tem como objetivos orientar as polticas pblicas no sentido de: I - conter o crescimento urbano ao logo da rodovia; II - fomentar o comrcio voltado ao turismo; III - limitar a expanso do crescimento no interior do Municpio; IV - aproveitar o uso da rodovia para fomentar a economia local.

Subseo III Eixo de Comrcio e Servios de guas Claras Art. 152. O Eixo de Comrcio e Servios de guas Claras caracterizado por ser uma regio de: I - entorno da RS-040 II - principal via de comunicao de guas Claras com o restante do municpio; III - concentrao de infra-estrutura; IV - concentrao de comrcios e servios; V - fluxo rodovirio e urbano; VI - principal acesso ao litoral; VII - principal acesso a Porto Alegre; VIII - induo de ocupao do municpio; IX - acesso por pedgio.

Art. 153. O Eixo de Comrcio e Servios de guas Claras tem como objetivos orientar as

polticas pblicas no sentido de: I - orientar a ocupao ao longo do eixo; II - criar uma centralidade local; III - fomentar o comrcio voltado ao turismo e ao atendimento dos moradores de guas Claras; IV aproveitar o uso da RS-040 para fomentar a economia local.

Seo IV Das Zonas Especiais de Interesse Social Art. 154. As Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS so pores do territrio destinadas, prioritariamente, regularizao fundiria sustentvel dos assentamentos habitacionais de baixa renda existentes e produo de Habitao de Interesse Social HIS nas reas vazias, no utilizadas ou subutilizadas.

Pargrafo nico. Entende-se por Habitao de Interesse Social aquela destinada a famlias com renda igual ou inferior a 03 (trs) salrios mnimos, de promoo pblica ou a ela vinculada.

Art. 155. So objetivos das Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS: I - efetivar o cumprimento das funes sociais da cidade e da propriedade assegurando a preservao, conservao e recuperao ambiental; II - induzir os proprietrios de terrenos vazios a investir em programas habitacionais de interesse social de modo a ampliar a oferta de terra para a produo de moradia digna para a populao de baixa renda; III - promover a regularizao fundiria sustentvel dos assentamentos ocupados pela populao de baixa renda; IV - eliminar os riscos decorrentes de ocupaes em reas inadequadas ou, quando no for possvel, reassentar seus ocupantes; V - ampliar a oferta de equipamentos urbanos e comunitrios; VI - assegurar a segurana da posse e a integrao scio-espacial dos assentamentos habitacionais de baixa renda ao conjunto da cidade; VII - promover o desenvolvimento humano dos seus ocupantes.

Pargrafo nico O reassentamento de que trata o inciso IV deste artigo dever, necessariamente, se dar para local mais prximo possvel de suas moradias de acordo com os princpios estabelecidos no Estatuto da Cidade.

Art. 156. As Zonas Especiais de Interesse Social classificam-se em duas categorias: I - ZEIS Ocupadas (ZEIS 1), consideradas ZEIS de regularizao: a) reas Privadas reas privadas ocupadas irregularmente por populao de baixa renda, caracterizadas pela ilegalidade fundiria e pela precariedade ou inexistncia de infra estrutura bsica, predominantemente localizadas em reas ambientalmente frgeis, como margens de rios, com alto risco de inundao. b) reas Pblicas - reas de recreio, de propriedade pblica, ocupadas irregularmente por populao de baixa renda caracterizadas pela ilegalidade fundiria e pela precariedade ou inexistncia de infraestrutura bsica. II - ZEIS Vazias (ZEIS 2), consideradas ZEIS de produo reas privadas com a predominncia de lotes e terrenos vazios localizadas em setores dotados de infraestrutura bsica e atendidos por servios urbanos, ou que estejam recebendo investimentos desta natureza, prximos a regio central do Municpio com boa acessibilidade viria, permitindo o deslocamento a qualquer regio do Municpio.

1. As Zonas Especiais de Interesse Social esto delimitadas no Anexo 03 desta Lei.

2. O reconhecimento como ZEIS de ocupaes irregulares no eximir os promotores ou proprietrios das obrigaes e responsabilidades civis, administrativas e penais prevista em Lei.

Art. 157. Aplicam-se nas ZEIS, de acordo com o interesse pblico, os instrumentos previstos nesta Lei e na Lei Federal n 10.257, de 10 de julho de 2001 - Estatuto da Cidade.

1. A transferncia de potencial construtivo das ZEIS poder ser exercida, na hiptese de doao do imvel ao Poder Pblico para produo de Habitao de Interesse Social - HIS.

2. A concesso do direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento bsico ser gratuita para a produo de HIS at o coeficiente de aproveitamento mximo permitido na ZEIS onde o imvel est inserido.

Art. 158. Para cada Zona Especial de Interesse Social 1 e 2 o Poder Pblico Municipal, com a participao dos moradores locais, dever elaborar Planos de Urbanizao que definiro aes de mbito urbanstico, jurdico, social, econmico e ambiental a serem desenvolvidas no local.

1. O Plano de Urbanizao de cada ZEIS ser estabelecido por Decreto do Poder Executivo Municipal.

2. O Plano de Urbanizao dever definir a forma de gesto e de participao da populao nos processos de delimitao, implementao e manuteno das ZEIS.

3. O Plano de Urbanizao poder definir padres de uso, ocupao e parcelamento do solo especiais objetivando a permanncia das famlias moradoras em reas de ZEIS e a melhoria urbanstica e ambiental da rea.

4. Lei municipal especfica com base neste Plano definir os contedos mnimos e a forma de elaborao dos Planos de Urbanizao das ZEIS.

Art. 159. Novos permetros de ZEIS podero ser delimitados por Leis Municipais especficas, de acordo com as necessidades definidas no Plano Municipal de Habitao e Regularizao Fundiria e na Legislao de Uso e Ocupao do Solo.

1. A delimitao de novas ZEIS 1 dever obedecer os seguintes critrios: I - reas ocupadas por populao de baixa renda; II - reas usucapidas coletivamente e ocupadas por moradores de baixa renda; III - loteamentos e parcelamentos irregulares e precrios, ocupados por famlias de baixa renda.

2. A delimitao de novas ZEIS 2 dever observar a concentrao de lotes, terrenos ou glebas vazios localizados em reas aptas a urbanizao e ao adensamento com acessibilidade e mobilidade urbana adequadas.

3. Tm competncia para solicitar a delimitao de novas ZEIS 1 e 2: I a Equipe de Planejamento do Municpio e o Conselho da Cidade de Viamo - CONCIVI; II as entidades representativas de moradores de reas passveis de delimitao como ZEIS, desde que dotadas de personalidade jurdica; III os proprietrios de reas passveis de delimitao como ZEIS.

4. Os pedidos de delimitao de ZEIS previstos no 3 deste artigo, tramitaro atravs de processos administrativos nos rgos competentes do Poder Executivo Municipal.

Art. 160. Na Macrozona Urbana de Consolidao a ZEIS de regularizao ter lote mnimo de 160 m e a ZEIS de produo ter lote mnimo de 200 m.

Art. 161. Na Macrozona Urbana de Ocupao Orientada a ZEIS de regularizao ter lote mnimo de 160 m e a ZEIS de produo ter lote mnimo de 700 m com coeficiente de aproveitamento 02 (dois) e altura mxima de 16 (dezesseis) metros.

Art. 162. Nos casos definidos nos artigos anteriores, arts. 160 e 161, quando o parcelamento

for realizado pela iniciativa privada, parte dos lotes, unidades habitacionais, fraes condominais em condomnios horizontais, ou contrapartida financeira, devero ser reservados ao Fundo Municipal de Habitao num percentual definido pelo resultado da diviso do nmero de lotes ou unidades por 100 (cem), porm nunca inferior a 3% (trs por cento) e nunca superior a 8% (oito por cento).

CAPTULO III DOS BENS NATURAIS Art. 163. dever dos oderes Executivo e Legislativo municipal e da comunidade zelar pela proteo do meio ambiente em todo o territrio do Municpio, de acordo com as disposies da Legislao municipal e das normas adotadas pelo Estado e Unio. Seo I Das reas de Preservao Permanente e Reserva Legal Art. 164. Para efeitos desta Lei, entende-se por rea de Preservao Permanente APP e Reserva Legal, reas protegidas nos termos da Lei 4.771/65, que institui o Cdigo Florestal.

1. Entende-se por rea de Preservao Permanente APP, rea protegida coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas, as florestas e demais formas de vegetao natural.

2. Entende-se por Reserva Legal a rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas, sendo mantidas no mnimo 20% (vinte por cento) situada em rea de floresta ou outras formas de vegetao nativa localizada no municpio.

Art. 165. No caso de orientao para a localizao da Reserva Legal se estabelece prioritariamente: I - o manancial de Abastecimento Pblico; II - as reas de amortecimento das Unidades de Conservao.

Art. 166. As reas de preservao permanente so insuscetveis de edificao ou impermeabilizao.

Art. 167. A legislao municipal definir as reas de proteo ambiental, alm das reas de preservao permanente previstas em legislao federal e estadual. Seo II Dos Recursos Hdricos Art. 168. Para efeito de proteo dos recursos hdricos do municpio, ficam definidas as faixas de preservao ao longo dos corpos de gua ou fundos de vale, de acordo com a Lei 4.771/65 - Cdigo Florestal, de forma a garantir o perfeito escoamento das guas pluviais das bacias hidrogrficas e preservao das reas verdes.

Art. 169. As reas de Preservao Permanente (APP) a serem observadas minimamente na Macrozona Urbana de Consolidao uma faixa mnima de proteo de 15 (quinze) metros ao longo dos cursos de gua de at 02 (dois) metros de largura em reas ocupadas at a data de publicao desta Lei.

1. Nas reas de fundo de vale no ocupadas na Macrozona Urbana de Consolidao at a data de publicao desta lei se estabelece uma faixa mnima de 30 (trinta) metros ao longo dos cursos de gua.

2. No processo de licenciamento de cada empreendimento, a autoridade licenciadora pode estabelecer exigncias especificas em relao as APP, incluindo faixas maiores do que as previstas em lei, de acordo com as caractersticas da rea, prioritariamente em manancial de abastecimento publico e reas alagveis e inundveis.

Art. 170. A execuo de retificao e/ou canalizao dos rios e crregos existentes no municpio dever ser autorizada pelos rgos competentes e pelo CONCIVI mediante apresentao de EIA/RIMA. Art 171. Em novos parcelamentos no limite da rea de Preservao Permanente, ser priorizada a existncia de vias que preservem o acesso pblico e a valorizao da paisagem, assim como, a doao de reas pblicas prximas a estas, de forma que os lotes sejam projetados para a APPS e as reas pblicas integrem-se a preservao ambiental. Seo III Das Formaes Vegetais Art. 172. Qualquer rvore poder ser declarada imune de corte, mediante ato do Poder Pblico, por motivos de sua localizao, raridade, beleza ou condio de porta semente, desde que ouvido o CONCIVI.

1. Toda vegetao nativa nas reas urbanas consolidadas sero consideradas imune ao corte, respeitando a reserva legal pelo cdigo florestal brasileiro;

2. Cabe aos proprietrios das terras, pblicas ou privadas, plantarem as florestas ou reflorestarem, com espcies nativas da regio, as reas de preservao permanente.

Art. 173. As reas urbanas desprovidas de arborizao devero ser gradualmente arborizadas com espcies nativas da regio.

Art. 174. Os terrenos que contenham reas verdes de interesse socioambiental devem ser cadastrados pelo rgo municipal de meio ambiente.

Pargrafo nico. Consideram-se reas verdes de interesse socioambiental os bosques e macios de vegetao representativos da flora do municpio de Viamo, que contribuam direta ou indiretamente para a preservao das guas, do habitat da fauna, bem como para

a estabilidade dos solos e proteo e manuteno da paisagem natural.

Art. 175. As reas referidas no artigo anterior no perdero sua destinao especfica.

Pargrafo nico. No caso de depredao total ou parcial das reas verdes obrigatria a sua recuperao.

Art. 176. Projetos de florestamento e reflorestamento com plantas exticas em reas superiores a 04 (quatro) hectares devero passar pela aprovao do rgo competente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente com o objetivo de ordenar o cultivo.

1. No caso de reas superiores a 100 (cem) hectares ou pequenas propriedades onde o cultivo seja contnuo dever ser elaborado Estudo de Impacto de Vizinhana EIV.

2. No caso de cultivo de Pinus sp dever ser elaborado plano de controle de disperso de sementes.

TTULO IV DOS PARMETROS DE USO E OCUPAO DO SOLO Art. 177. O uso do solo fica classificado em: I habitacional (H): aquele que envolve a moradia de um indivduo ou grupo de indivduos; II no-habitacional (NH): aquele que envolve o desenvolvimento de atividades comerciais, de prestao de servios, institucionais e/ou industriais; III misto (M): aquele que se constitui de mais de um uso, habitacional e no-habitacional, dentro de um mesmo lote.

Art. 178. Os usos e atividades sero analisados em funo de sua potencialidade como geradores de: I incomodidades; II impacto vizinhana.

CAPTULO I DOS USOS E ATIVIDADES GERADORES DE INCOMODIDADES Art. 179. As condies de uso e a implantao das atividades nas Macrozonas sero condicionadas pela incomodidade gerada pelas atividades.

Pargrafo nico. Considera-se incomodidade a reao adversa de forma aguda ou crnica

sobre o meio ambiente, natural e construdo, tendo em vista suas estruturas fsicas e sistemas sociais.

Art. 180. Adota-se como condio para o uso e para a implantao das atividades em todas as Macrozonas, urbanas e rurais, um padro bsico de incomodidade referente ao nvel mximo admitido para elas.

Art. 181. Fica vedado o uso habitacional na Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos, com exceo dos j existentes, at a data da publicao desta Lei.

Art. 182. Todos os usos podero ser instalados na Macrozona Urbana de Consolidao desde que obedeam as condies estabelecidas nesta lei, quanto aos requisitos de instalao em relao ao padro bsico de incomodidade.

Art. 183. Os usos e atividades so classificados segundo o grau de incomodidade em: I no incmodos; II incmodos 1; III incmodos 2.

Art. 184. So considerados no incmodos quaisquer usos que no excedam o padro bsico de incomodidade estabelecido no Anexo IV desta Lei. Art. 185. So considerados incmodos 1 (um) quaisquer usos que ofeream baixo impacto e que possam se adequar ao padro bsico de incomodidade.

Art. 186. So considerados incmodos 2 (dois) quaisquer usos que ofeream maior impacto e que possam cumprir medidas mitigadoras que compatibilizam seus impactos com o entorno imediato.

Art. 187. Para fins de anlise do grau de incomodidade devero ser observados os seguintes critrios: I poluio sonora: atividades que apresentam conflitos de vizinhana pelo impacto sonoro que produzem aos estabelecimentos localizados no entorno por utilizarem mquinas, utenslios ruidosos, aparelhos sonoros ou similares, trabalharem com animais e/ou concentrarem nmero excessivo de pessoas; II poluio atmosfrica: estabelecimentos que utilizam combustveis nos processos de produo e/ou que lanam material particulado inerte na atmosfera acima do admissvel para o municpio; III poluio hdrica: estabelecimentos que produzem efluentes lquidos incompatveis com o lanamento na rede hidrogrfica e/ou sistema coletor de esgotos e/ou provocam poluio no lenol fretico; IV gerao de resduos slidos: estabelecimentos que produzem, manipulam ou estocam

resduos slidos com riscos potenciais ao meio ambiente e sade pblica; V vibrao: impacto provocado pelo uso de mquinas ou equipamentos que produzem choques repetitivos ou vibrao sensvel, causando riscos potenciais aos bens mveis e imveis, ao bem estar ou sade pblica; VI periculosidade: atividades que apresentem risco ao meio ambiente e sade, em funo da produo, comercializao, uso ou estocagem de materiais perigosos, como explosivos, gs liquefeito de petrleo (GLP), inflamveis, txicos e equiparveis, conforme normas tcnicas e legislao especfica; VII gerao de trfego: interferncia no trfego pela operao ou atrao de veculos pesados, tais como caminhes, nibus, e/ou gerao de trfego intenso, em razo do porte do estabelecimento, da concentrao de pessoas e do nmero de vagas de estacionamento criadas.

Pargrafo nico. Os usos e atividades podero ser enquadrados em mais de um critrio de incomodidade.

Art. 188. Fica expressamente proibida a instalao ou ampliao das seguintes atividades: I - indstrias produtoras de cloro-soda com clula de mercrio; II - indstrias de defensivos agrcolas organaclorados, excetuados aqueles especificados pelo rgo federal do meio ambiente; III - indstrias que lancem substncias carcenognicas, mutagnicas e teratognicas em seus efluentes finais; IV - indstrias que operem com reator nuclear.

Art. 189. Para cada Macrozona os usos sero classificados em: I no permitidos; II permissveis, aqueles que podem ser permitidos desde que haja adequao aos padres de incomodidade.

Art. 190. Os usos e atividades, para serem instalados nas Macrozonas, ficaro sujeitos s adequaes referentes ao padro bsico de incomodidade, conforme o quadro do Anexo IV.

Pargrafo nico. As atividades classificadas como Incmodos 1 e 2 somente sero licenciadas aps o cumprimento de medidas mitigadoras e da adequao s exigncias dos rgos pblicos estaduais e municipais.

Art. 191. O estabelecimento das medidas mitigadoras ser baseado nas legislaes e normas tcnicas pertinentes e no isentam o empreendimento da aprovao pelo rgo estadual competente.

Art. 192. Os empreendimentos de impacto, independentemente de sua categoria de uso ou nvel de incomodidade sero objeto de prvio Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV.

Art. 193. O Padro Bsico de Incomodidade ser revisto no mbito da Conferncia das Cidades sob os aspectos tcnicos e para a atualizao das leis e normas aplicveis. CAPTULO II DOS USOS GERADORES DE IMPACTO E DOS EMPREENDIMENTOS DE IMPACTO Art. 194. Usos geradores de impacto so todos aqueles que possam vir a causar alterao significativa no ambiente natural ou construdo, ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infra-estrutura bsica, quer se instalem em empreendimentos pblicos ou privados, os quais sero designados Empreendimentos de Impacto.

Art. 195. So considerados empreendimentos de impacto, aqueles de uso no residencial que ocupem rea acima de 1.000 (mil) m2.

Pargrafo nico. A aprovao dos Empreendimentos de Impacto est condicionada a parecer favorvel do CONCIVI.

Art. 196. So considerados Empreendimentos de Impacto, independentemente da rea construda: I shopping centers; II centrais de carga; III centrais de abastecimento; IV estaes de tratamento; V aterros sanitrios; VI galpes de reciclagem; VII terminais de transporte; VIII transportadoras; IX garagens de veculos de transporte de passageiros; X cemitrios; XI presdios; XII postos de servio com venda de combustvel; XIII depsitos de gs liquefeito de petrleo (GLP); XIV depsitos de inflamveis, txicos e equiparveis; XV supermercados e hipermercados;

XVI casas de espetculos; XVII estaes de rdio-base; XVIII empreendimentos esportivos acima de 200 m2; XIX igrejas; XX estdios; XXI condomnios; XXII mineradoras; XXIII depsito e venda de agrotxicos e pesticidas; XXIV depsitos, hospedagem e venda de animais.

Art. 197. A instalao de Empreendimentos de Impacto no Municpio condicionada aprovao pelo Conselho da Cidade de Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV.

CAPTULO III DA OCUPAO DO SOLO NAS MACROZONAS Art. 198. So parmetros urbansticos reguladores da ocupao do solo: I coeficiente de aproveitamento; II taxa de ocupao; III taxa de permeabilidade do solo; IV recuo frontal; V nmero mximo de pavimentos; VI lote mnimo; VII cota ideal mnima.

Art. 199. Os parmetros urbansticos para as Macrozonas so aqueles definidos no quadro do Anexo I. TTULO V DOS INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL Art. 200. Consideram-se, entre outros, os seguintes instrumentos de desenvolvimento: I institutos de direito urbanstico; II institutos de regularizao fundiria: a) concesso de direito real de uso;

b)

concesso de uso especial para fins de moradia;

c) assistncia tcnica e jurdica gratuita para as comunidades e grupos sociais menos favorecidos, especialmente na propositura de aes de usucapio. III - institutos tributrios e financeiros: a) b) c) d) tributos municipais diversos; taxas, preos pblicos e tarifas pblicas especficas; contribuio de melhoria; incentivos e benefcios fiscais;

IV - institutos jurdico-administrativos: a) b) c) d) e) f) g) servido administrativa e limitaes administrativas; concesso, permisso ou autorizao de uso de bens pblicos municipais; contratos de concesso dos servios pblicos urbanos; contratos de gesto com concessionria pblica municipal de servios urbanos; convnios e acordos tcnicos, operacionais e de cooperao institucional; termo administrativo de ajustamento de conduta; doao de imveis em pagamento da dvida;

V instrumentos de gesto democrtica. CAPTULO I DOS INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Art. 201. So Instrumentos de induo do Desenvolvimento Territorial: I parcelamento, edificao e utilizao compulsrios; II IPTU progressivo no tempo; III desapropriao com ttulos da dvida pblica; IV transferncia do direito de construir; V consrcio imobilirio; VI direito de preferncia; VII operaes urbanas consorciadas; VIII outorga onerosa do direito de construir; IX outorga onerosa de alterao de uso; X direito de superfcie; XI estudo de impacto de vizinhana.

Seo I Do Parcelamento, da Edificao e da Utilizao Compulsrios Art. 202. O Parcelamento, a Edificao e a Utilizao Compulsria do solo urbano visam garantir o cumprimento da funo social da cidade e da propriedade por meio da induo da ocupao de reas vazias ou subutilizadas, onde o Plano Diretor considerar prioritrias.

1. Consideram-se prioritrias, para efeito de aplicao do instrumento constante no caput desse artigo, as reas vazias ou subutilizadas localizadas em pores do territrio onde a urbanizao e a ocupao devam ser induzidas.

2. A induo da ocupao deve ocorrer nas reas j dotadas de infra-estrutura, equipamento e servios bsicos.

3. O Parcelamento, a Edificao e a Utilizao Compulsria podero ser aplicados nas seguintes Macrozonas: a) b) c) d) Macrozona Urbana de Consolidao; Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos; Setor do Centro Histrico; Eixo de Comrcio e Servios.

Art. 203. A utilizao do Parcelamento, da Edificao e da Utilizao Compulsria do solo urbano, objetiva: I - otimizar a ocupao de regies da cidade dotadas de infra-estrutura e equipamentos urbanos inibindo a expanso urbana de Viamo na direo de reas no servidas de infraestrutura, bem como nas reas ambientalmente frgeis; II - aumentar a oferta de lotes urbanizados nas regies j consolidadas da malha urbana de Viamo; III - combater o processo de periferizao; IV - inibir o processo de reteno especulativa de imveis urbanos.

Art. 204. O Poder Pblico Municipal exigir do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado, utilizado inadequadamente ou no utilizado que promova o seu adequado aproveitamento sob pena de parcelamento, edificao ou utilizao compulsria, nos termos das disposies contidas nos artigos 5 e 6 da Lei n 10.257/2001 Estatuto da Cidade.

Art. 205. Os critrios de cumprimento da funo social da propriedade so objetivados pelos parmetros definidos no Macrozoneamento.

1. Entende-se por no edificado o imvel urbano, com qualquer dimenso, cujo

coeficiente de aproveitamento seja igual a zero.

2. Entende-se por no utilizada a edificao que estiver desocupada h mais de 03 (trs) anos, independente da rea construda.

3. Entende-se por abandonado o imvel urbano cujo proprietrio no apresenta a inteno de conserv-lo em seu patrimnio, e que no se encontrar na posse de outrem.

4. Presumir-se- de modo absoluto a inteno a que se refere o pargrafo anterior, quando, cessados os atos da posse, deixar o proprietrio de satisfazer os nus fiscais.

5. Entende-se por subutilizao o imvel que apresenta coeficiente de aproveitamento mnimo do solo inferior ao definido nas Macrozonas indicadas neste Captulo, conforme parmetros urbansticos descritos no Anexo I desta Lei.

Art. 206. O exerccio do direito de construir fica vinculado autorizao do Poder Executivo Municipal, segundo os critrios estabelecidos no Plano Diretor e demais legislaes pertinentes.

Art. 207. Fica facultado aos proprietrios dos imveis de que trata este Captulo, a proposta ao Poder Executivo Municipal de estabelecimento do Consrcio Imobilirio, conforme disposies do Estatuto da Cidade e deste Plano Diretor.

Art. 208. Os imveis nas condies a que se refere o artigo anterior sero identificados e seus proprietrios notificados.

1. A Notificao far-se-: I - por servidor pblico do rgo competente do Executivo, ao proprietrio do imvel ou, no caso de este ser pessoa jurdica, aquele que tenha poderes de gerncia geral ou administrativa; II - por carta registrada com aviso de recepo, quando domiciliado fora do Municpio; III - por edital quando frustrada, por trs vezes, a tentativa de notificao na forma prevista pelo inciso I.

2. Os proprietrios notificados devero, no prazo mximo de um ano a partir do recebimento da notificao, protocolar pedido de aprovao e execuo de parcelamento ou edificao.

3. Os proprietrios notificados com base nesta Lei, somente podero apresentar pedidos de aprovao de projeto at 02 (duas) vezes para o mesmo lote.

4. Os parcelamentos e edificaes devero ser iniciados no prazo mximo de dois anos a contar da aprovao do projeto.

5. As edificaes enquadradas nos dispositivos legais deste Plano Diretor devero estar ocupadas no prazo mximo de um ano a partir do recebimento da Notificao.

6. Em empreendimentos de grande porte, em carter excepcional, poder ser prevista a concluso em etapas, assegurando-se que o projeto aprovado compreenda o empreendimento como um todo, conforme determina o 5 do art. 5 do Estatuto da Cidade.

7. A transmisso do imvel, por ato inter vivos ou causa mortis, posterior data da Notificao, transfere as obrigaes de parcelamento, edificao ou utilizao previstas neste artigo, sem interrupo de quaisquer prazos.

8. Os lotes que atendam as condies estabelecidas neste Captulo, no podero sofrer parcelamento sem que esteja condicionado aprovao de projeto de ocupao.

9. Lei Municipal especfica para as reas definidas neste Captulo dever detalhar as condies e os prazos para implementao da referida obrigao.

Art. 209. Sero aceitos como formas de aproveitamento de imveis no edificados, subutilizados ou no utilizados a construo de equipamentos comunitrios ou espaos livres arborizados, averbados no Cartrio de Registro de Imveis, desde que seja previsto o uso pblico e garantida a melhoria da qualidade ambiental, conforme diretrizes fornecidas pelo Poder Executivo Municipal e anlise e aprovao pelo CONCIVI.

Art. 210. O Poder Pblico Municipal dever proceder elaborao de um cadastramento e mapeamento dos terrenos subtilizados da cidade, especialmente os que contenham edifcios construdos e abandonados, inacabados ou em processo de deteriorizao por falta de uso. Seo II Do IPTU Progressivo no Tempo Art. 211. A aplicao do IPTU progressivo no tempo objetiva: I o cumprimento da funo social da cidade e da propriedade por meio da induo da ocupao de reas vazias ou subutilizadas; II fazer cumprir o disposto na Seo que trata do parcelamento, edificao ou utilizao compulsria;

III aumentar a oferta de lotes urbanizados na malha urbana existente; IV combater o processo de periferizao; V inibir o processo de reteno especulativa de imvel urbano, que resulte na sua subutilizao ou no utilizao; VI - induzir determinado uso ou ocupao, conforme os objetivos estabelecidos no Plano Diretor.

Art. 212. O IPTU progressivo no tempo poder ser aplicado: I - na Macrozona Urbana de Consolidao; II - na Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos; III - no Setor do Centro Histrico; IV - no Eixo de Comrcio e Servios.

Art. 213. Em caso do descumprimento das condies e prazos previstos na Seo anterior, o Poder Executivo Municipal proceder aplicao do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU, progressivo no tempo, mediante a majorao da alquota durante cinco exerccios fiscais consecutivos, no limite de 15 %, nos termos estabelecidos em Lei Municipal especfica e no Estatuto da Cidade.

Pargrafo nico. Lei especfica, baseada no 1 do art. 7 do Estatuto das Cidades, estabelecer a gradao de alquotas progressivas e a aplicao do instituto.

Art. 214. Caso a obrigao de parcelar, edificar ou utilizar no seja atendida em 05 (cinco) anos, o Poder Executivo Municipal: I manter a cobrana pela alquota mxima, at que se cumpra a obrigao prevista nesta Lei; ou II poder proceder desapropriao do imvel, com pagamento em ttulos da dvida pblica.

1. Os ttulos da dvida pblica, previstos no inciso II do pargrafo anterior, tero prvia aprovao pelo Senado Federal e sero resgatados no prazo de at 10 (dez) anos, em prestaes anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao, nos termos do 2, Art. 8, da Lei Federal n 10.257 de 2001 Estatuto da Cidade, e juros legais de 6% (seis por cento) ao ano.

2. O valor real da indenizao: I corresponde ao valor venal estabelecido na planta genrica de valores na data da primeira Notificao;

II no computar expectativas de ganhos, lucros cessantes e juros compensatrios.

3. O valor da indenizao do imvel corresponder ao valor do imvel antes da execuo das intervenes pblicas, observado o art. 8, 2 da Lei Federal n. 10.257 de 2001 Estatuto da Cidade.

4. Os ttulos de que trata este artigo no tero poder liberatrio para pagamento de tributos.

5. A partir da incorporao do imvel ao patrimnio pblico, o Poder Executivo Municipal proceder ao seu adequado aproveitamento no prazo mximo de 05 (cinco) anos, diretamente ou por meio de alienao ou concesso a terceiros, observado nesses casos, o devido procedimento licitatrio.

6. vedada a concesso de isenes ou de anistias relativas tributao progressiva de que trata este artigo.

7. Ficam mantidas para o adquirente de imvel as mesmas obrigaes de parcelamento, edificao ou utilizao, previstas nesta Lei. Seo III Da Transferncia do Direito de Construir Art. 215. Entende-se como Transferncia do Direito de Construir o instrumento de poltica urbana, utilizado como forma de compensao ao proprietrio de imvel sobre o qual incide um interesse pblico, de preservao de bens de interesse socioambiental ou de interesse social, que permite a esse proprietrio transferir para outro local o potencial construtivo que foi impedido de utilizar.

Art. 216. Podero ter seu potencial construtivo transferido os imveis localizados no Setor do Centro Histrico do Municpio.

Pargrafo nico. Os imveis indicados no Inventrio Participativo de Viamo, os que forem reconhecidamente de interesse de conservao e os tombados podero ter seu potencial construtivo transferido independente da Macrozona em que estejam inseridos.

Art. 217. Fica permitida a transferncia de potencial construtivo para imveis situados nas seguintes Macrozonas: I - Macrozona Urbana de Consolidao; II - Macrozona Urbana de Expanso; III - Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos; IV - Eixo de Comrcio e Servios.

Art. 218. Deve-se controlar a transferncia de potencial construtivo para imveis situados em reas no dotadas de infra-estrutura bsica, observando as disposies deste Plano Diretor e demais legislaes que regulamentam a matria.

Art. 219. A transferncia total ou parcial de potencial construtivo tambm poder ser autorizada pelo Poder Executivo Municipal, como forma de indenizao, mediante acordo com o proprietrio, nas desapropriaes destinadas a melhoramentos virios, equipamentos pblicos, programas habitacionais de interesse social e programas de recuperao de bens de interesse socioambiental.

Art. 220. No ser concedida a faculdade de transferir o direito de construir, nos termos do artigo anterior, aos proprietrios de imveis cujos possuidores preencham os requisitos para adquiri-los por usucapio.

Art. 221. O volume construtivo, base de clculo e demais critrios necessrios aplicao da Transferncia do Direito de Construir sero definidos em legislao municipal especfica, observando-se o coeficiente de aproveitamento mximo permitido na Macrozona para onde ele for transferido.

Pargrafo nico. O proprietrio de imvel enquadrado conforme o art. 216, que transferir potencial construtivo, assumir a obrigao de manter o mesmo preservado e conservado, mediante projeto e cronograma aprovado por rgo competente do Poder Executivo Municipal.

Art. 222. O impacto da Transferncia do Direito de Construir dever ser controlado permanentemente pela Equipe de Planejamento Municipal, que tornar pblicos os relatrios do monitoramento do uso do instrumento.

Pargrafo nico. O CONCIVI auxiliar no monitoramento da utilizao deste instrumento, devendo seus pareceres ser observados pelo Poder Pblico Municipal.

Art. 223. As alteraes de potencial construtivo, resultantes da transferncia total ou parcial de potencial construtivo, devero constar no Registro de Imveis. Seo IV Do Consrcio Imobilirio Art. 224. O Consrcio Imobilirio um instrumento de cooperao entre o Poder Executivo Municipal e a iniciativa privada para fins de realizar urbanizao em reas que tenham carncia de infra-estrutura e servios urbanos e contenham imveis urbanos subutilizados ou no utilizados, conforme define a seo que trata do parcelamento compulsrio desta Lei.

1. Como forma de viabilizao do Consrcio Imobilirio, expresso por meio de planos de urbanizao ou edificao, o proprietrio poder transferir ao Poder Executivo Municipal o seu imvel, recebendo como pagamento, aps a realizao das obras, percentual de unidades imobilirias devidamente urbanizadas ou edificadas.

2. O Poder Executivo Municipal poder promover o aproveitamento do imvel que receber por transferncia nos termos deste artigo, direta ou indiretamente, mediante concesso urbanstica ou outra forma de contratao.

3. Para ser desenvolvido, o projeto de Consrcio Imobilirio dever ser aprovado pelo CONCIVI, que fundamentar seu parecer com base no disposto neste Plano Diretor.

Art. 225. O instrumento do Consrcio Imobilirio objetiva: I realizar obras de urbanizao, como abertura de vias pblicas, pavimentao, rede de gua e esgoto e iluminao pblica; II realizar planos de Habitao de Interesse Social; III implantar equipamentos de esporte e lazer.

Art. 226. As condies para execuo do Consrcio Imobilirio sero fixadas por Lei Municipal e o contrato firmado entre as partes envolvidas, devem conter, no mnimo: I interesse pblico para aplicao do instrumento, com descrio das melhorias que sero executadas, o valor do imvel, ndices e critrios utilizados para a avaliao do empreendimento, bem como da repartio e descrio das partes correspondentes ao Poder Executivo Municipal e ao proprietrio do imvel aps a urbanizao; II destinao que ser dada parcela do imvel que passar a ser de propriedade pblica; III projeto de urbanizao e/ou edificao da rea; IV cronograma fsico-financeiro das obras.

Art. 227. O Consrcio Imobilirio poder ser aplicado em todo o territrio do Municpio. Pargrafo nico. O CONCIVI dever ser consultado antes da utilizao deste instrumento por parte do Poder Pblico.

Art. 228. O Consrcio Imobilirio aplica-se tanto aos imveis sujeitos obrigao legal de parcelar, edificar ou utilizar nos termos desta Lei, quanto queles por ela no abrangidos, mas necessrios realizao de intervenes urbansticas tambm previstas nesta Lei.

Art. 229. O valor das unidades imobilirias a serem entregues ao proprietrio ser correspondente ao valor do imvel antes da execuo das obras, observado o disposto no 2 do art. 8 da Lei n 10.257, de 10 de julho de 2001- Estatuto da Cidade. Seo V Do Direito de Preferncia Art. 230. O direito de preferncia confere ao Poder Executivo Municipal preferncia na aquisio de imvel urbano objeto de alienao onerosa entre particulares, pelo prazo de 05

(cinco) anos.

Art. 231. O direito de preferncia poder ser exercido sempre que o Poder Executivo Municipal necessitar de reas para: I regularizao fundiria; II execuo de programas e projetos habitacionais de interesse social; III constituio de reserva fundiria; IV ordenamento e direcionamento da expanso urbana; V implantao de equipamentos urbanos e comunitrios; VI criao de espaos pblicos de lazer e reas verdes; VII criao de unidades de conservao ou proteo de outras reas de interesse ambiental; VIII proteo de reas de interesse histrico, cultural ou paisagstico.

Art. 232. Atravs de Lei Municipal especfica o Poder Executivo Municipal poder proceder delimitao das reas sujeitas incidncia do direito de preferncia, com base em plano especfico e no cadastro multifinalitrio.

Art. 233. Para exerccio do direito de preferncia, o Poder Executivo Municipal, atravs de seu rgo competente, dever notificar o proprietrio do imvel localizado em rea delimitada para o exerccio do Direito de Preferncia, dentro do prazo de 30 (trinta) dias a partir da vigncia da lei municipal especfica que deve identificar as reas onde ser aplicado este instrumento.

Art. 234. O proprietrio de imvel includo nos termos do artigo anterior dever, antes de proceder alienao, notificar o Poder Executivo Municipal e o Conselho da Cidade sobre sua inteno, juntamente com as informaes sobre preo, condies de pagamento, prazo de validade e proposta de compra assinada por terceiro na aquisio do imvel.

1. notificao mencionada no caput deste artigo ser anexada na proposta de compra assinada por terceiro interessado na aquisio do imvel, da qual constaro: I - preo; II - condies de pagamento e; III - prazo de validade. 2. A declarao de inteno de alienar onerosamente o imvel, deve ser apresentada com os seguintes documentos: I proposta de compra apresentada pelo terceiro interessado na aquisio do imvel, da qual constaro o preo, as condies de pagamento e a validade da mesma;

II endereo do proprietrio, para recebimento de notificao e de outras comunicaes; III certido de inteiro teor da matrcula do imvel, expedida pelo cartrio de registro de imveis da circunscrio imobiliria competente; IV declarao assinada pelo proprietrio, de que no incidem sobre quaisquer encargos e nus sobre o imvel, inclusive os de natureza real, tributria ou executria.

Art. 235. Recebida a notificao a que se refere o artigo anterior, o Poder Executivo Municipal poder manifestar, por escrito, dentro do prazo legal o interesse em exercer a preferncia para aquisio do imvel.

1. O Poder Executivo Municipal far publicar num jornal local ou regional de grande circulao, edital de aviso de notificao recebida e a inteno de adquirir o imvel nas condies da proposta apresentada.

2. O decurso de prazo de 30 (trinta) dias aps a data de recebimento da notificao do proprietrio, sem a manifestao expressa do Poder Executivo Municipal de que pretende exercer o direito de preferncia, faculta o proprietrio a alienar onerosamente o seu imvel ao proponente interessado nas condies da proposta apresentada sem prejuzo do direito do Poder Executivo Municipal exercer a preferncia em face de outras propostas de aquisies onerosas dentro do prazo legal de vigncia do Direito de Preferncia.

Art. 236. Concretizada a venda a terceiro, o proprietrio fica obrigado a apresentar ao Poder Executivo Municipal, no prazo de 30 (trinta) dias, cpia do instrumento pblico de alienao do imvel.

1. A alienao a terceiros processada em condies diversas da proposta apresentada poder ser considerada nula de pleno direito, nos termos do disposto no 5, do art. 27, da Lei Federal n 10.257 de 2001 Estatuto da Cidade.

2. A Administrao Municipal promover as medidas judiciais cabveis para a declarao de nulidade de alienao onerosa efetuada em condies diversas da proposta apresentada.

3. Na ocorrncia da hiptese prevista no 1 deste artigo, o Poder Pblico Municipal poder adquirir o imvel pelo valor da base de clculo do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU, ou pelo valor indicado na proposta apresentada, se este for inferior quele.

Art. 237. Lei Municipal com base no disposto no Estatuto da Cidade Lei Federal n 10.257 de 2001 definir todas as demais condies de aplicao do instrumento. Seo VI Da Outorga Onerosa do Direito de Construir Art. 238. Entende-se como Outorga Onerosa do Direito de Construir a faculdade concedida ao proprietrio de imvel, para que este, mediante contrapartida ao Poder Executivo Municipal, possa construir acima do Coeficiente de Aproveitamento Bsico, at o limite estabelecido pelo Coeficiente de Aproveitamento Mximo permitido para a Macrozona, e

dentro dos parmetros determinados nesta Lei.

1. A Outorga Onerosa do Direito de Construir ser realizada conforme o disposto nos artigos 28, 29, 30 e 31 da Lei Federal n. 10.257, de 10 de julho de 2001 - Estatuto da Cidade, e de acordo com os critrios e procedimentos definidos em legislao especifica.

2. O Poder Executivo Municipal dever emitir relatrios correspondentes ao monitoramento do uso do instrumento da outorga onerosa do direito de construir.

3. A concesso da Outorga Onerosa do Direito de Construir poder ser negada pelo CONCIVI, caso se verifique a possibilidade de impacto no suportvel pela infra-estrutura ou o risco de comprometimento da paisagem urbana.

Art. 239. Poder ser permitida a utilizao do coeficiente mximo, sem contrapartida financeira na produo de Habitao de Interesse Social, Habitao de Mercado Popular, Equipamentos Pblicos, e nos Programas Habitacionais Governamentais que incluem percentual com famlias de at 05 (cinco) salrios mnimos.

Art. 240. As reas passveis de outorga onerosa so aquelas compreendidas: I - pela Macrozona Urbana de Consolidao; II - pela Macrozona Urbana de Expanso; III - pela Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos; IV - pelo Eixo de Comrcios e Servios.

Art. 241. O impacto da Outorga Onerosa do Direito de Construir dever ser controlado permanentemente pela Poder Executivo Municipal, que tornar pblicos os relatrios do monitoramento do uso do instrumento.

Art. 242. Os recursos auferidos com a adoo da outorga onerosa do direito de construir sero destinados ao Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social e devero ser utilizados na implementao da Poltica Municipal de Habitao, aplicados prioritariamente em infra-estrutura, equipamentos pblicos e Habitao de Interesse Social (HIS).

Art. 243. Os procedimentos para aplicao da Outorga Onerosa do Direito de Construir, bem como a taxa relativa a servios administrativos, devero ser fixados por regulamentao especfica.

Art. 244. A Lei Municipal Especfica estabelecer, ainda, os imveis que podero receber potencial construtivo e as condies a serem observadas para a Outorga Onerosa do Direito de Construir, determinando no mnimo:

I a frmula de clculo da cobrana; II os casos passveis de iseno do pagamento da outorga; III a contrapartida do beneficirio; IV os procedimentos administrativos necessrios. Seo VII Da Outorga Onerosa de Alterao de Uso Art. 245. Entende-se como Outorga Onerosa de Alterao de Uso a faculdade concedida ao proprietrio de imvel, para que este, mediante contrapartida ao Poder Executivo Municipal, possa reduzir a rea mnima de lote ou da frao ideal, at o limite estabelecido para a Macrozona, e dentro dos parmetros determinados nesta Lei.

1. A Outorga Onerosa de Alterao de Uso ser realizada conforme o disposto nos artigos 29, 30 e 31 da Lei Federal n. 10.257, de 10 de julho de 2001 - Estatuto da Cidade, e de acordo com os critrios e procedimentos definidos em legislao especifica.

2. O Poder Executivo Municipal dever emitir relatrios correspondentes ao monitoramento do uso do instrumento da Outorga Onerosa de Alterao de Uso.

3. A concesso da Outorga Onerosa de Alterao de Uso poder ser negada pelo CONCIVI, caso se verifique a possibilidade de impacto no suportvel pela infra-estrutura e meio ambiente ou o risco de comprometimento da paisagem.

Art. 246. Poder ser permitida a alterao da rea mnima da frao ideal, sem contrapartida financeira para produo de Habitao de Interesse Social e de equipamentos pblicos.

Art. 247. As reas passveis de Outorga Onerosa de Alterao de Uso so aquelas compreendidas: I - pela Macrozona Rural de Preservao do Manancial; II - pela Macrozona Rural de Recuperao Ambiental; III - pela Macrozona Urbana de Expanso; IV - pela Macrozona Urbana de guas Claras.

Art. 248. O impacto da Outorga Onerosa de Alterao de uso dever ser controlado permanentemente pelo Poder Executivo Municipal, que tornar pblicos os relatrios do monitoramento do uso do instrumento.

Art. 249. Os recursos auferidos com a adoo da Outorga Onerosa de Alterao de Uso sero destinados ao Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social e devero ser utilizados na implementao da Poltica Municipal de Habitao, aplicados prioritariamente em infra-

estrutura, equipamentos pblicos e Habitao de Interesse Social (HIS).

Art. 250. Os procedimentos para aplicao da Outorga Onerosa de Alterao de Uso, bem como, a taxa relativa a servios administrativo, devero ser fixados por regulamentao especfica.

Art. 251. A Lei Municipal Especfica estabelecer as condies a serem observadas para a Outorga Onerosa de Alterao de Uso, determinando no mnimo: I a frmula de clculo da cobrana; II os casos passveis de iseno do pagamento da outorga; III a contrapartida do beneficirio; IV os procedimentos administrativos necessrios. Seo VIII Das Operaes Urbanas Consorciadas Art. 252. As Operaes Urbanas Consorciadas so o conjunto de intervenes e medidas coordenadas pelo Municpio com a participao dos proprietrios, moradores, usurios permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcanar transformaes urbansticas estruturais, melhorias sociais e valorizao ambiental, ampliando os espaos pblicos, melhorias de infra-estrutura e do sistema virio, em um determinado permetro contnuo ou descontinuado.

Art. 253. O Poder Executivo Municipal poder promover Operaes Urbanas Consorciadas nas reas urbanas, visando: I ampliao e melhoria do Sistema Virio; II ampliao e melhoria do Transporte Pblico Coletivo; III implantao e melhoria de equipamentos e espaos pblicos; IV implantao de programas de habitao de interesse social; V implantao de equipamentos estratgicos para o desenvolvimento urbano; VI ampliao da melhoria da infra-estrutura.

Art. 254. Cada aplicao da Operao Urbana Consorciada ser definida por Lei municipal especfica, que dever conter o Plano de Operao Urbana Consorciada, incluindo, no mnimo: I finalidade, bem como o interesse pblico na operao proposta e anuncia de, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) dos proprietrios, moradores e usurios permanentes da rea de interveno, e manifestao da Equipe de Planejamento Municipal e aprovao do CONCIVI; II delimitao da rea de interveno e influncia do projeto, com descrio da situao de propriedade e posse dos imveis, do uso e ocupao do solo e das condies da infraestrutura e equipamentos comunitrios existentes;

III Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), nos termos deste Plano Diretor; IV programa de atendimento econmico e social para a populao diretamente afetada pela operao; V programa bsico de ocupao da rea; VI plano de operacionalizao, contendo oramento, cronograma fsico-financeiro do projeto e fontes de financiamento; VII contrapartida a ser exigida dos proprietrios, usurios permanentes e investidores privados em funo da utilizao dos benefcios decorrentes da implantao da Operao Urbana Consorciada; VIII garantia de preservao dos imveis e espaos urbanos de especial valor cultural e ambiental, protegidos por tombamento ou lei; IX forma de controle da operao, obrigatoriamente compartilhado com representao da sociedade civil.

1. Podero ser previstas nas Operaes Urbanas Consorciadas, mediante contrapartida fornecida pelo interessado, conforme critrios estabelecidos por Lei municipal especfica: I modificao de ndices e caractersticas de parcelamento, uso e ocupao do solo e subsolo, bem como alteraes de normas edilcias, considerado o impacto ambiental delas decorrente; II regularizao de construes, reformas ou ampliaes executadas em desacordo com a legislao vigente.

2. Os recursos obtidos na forma do inciso VII, do caput, e 1 deste artigo sero aplicados exclusivamente na prpria operao urbana consorciada. Seo IX Do Direito de Superfcie Art. 255. O Direito de Superfcie o direito real de construir, assentar qualquer obra ou plantar em solo de outrem.

Art. 256. O instrumento do Direito de Superfcie objetiva a regularizao fundiria e o ordenamento e direcionamento da expanso urbana.

Art. 257. facultado ao proprietrio de imvel urbano, conceder a outrem o direito de superfcie do seu terreno, por tempo determinado ou indeterminado, mediante escritura pblica registrada no Cartrio de Registro de Imveis, conforme o disposto na Lei Federal n. 10.257, de 10 de julho de 2001 - Estatuto da Cidade.

Art. 258. O Direito de Superfcie poder ser exercido em todo o territrio municipal, nos termos da legislao federal pertinente.

1. O Poder Executivo Municipal poder exercer o Direito de Superfcie em reas

particulares onde haja carncia de equipamentos pblicos e comunitrios.

2. O Poder Executivo Municipal poder utilizar o Direito de Superfcie em carter transitrio para remoo temporria de moradores de ncleos habitacionais de baixa renda, pelo tempo que durarem as obras de urbanizao.

Art. 259. O Poder Executivo Municipal poder conceder onerosamente o Direito de Superfcie do solo, subsolo ou espao areo nas reas pblicas integrantes do seu patrimnio, para explorao por parte das concessionrias de servios pblicos. Seo X Do Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana Art. 260. Os empreendimentos que causam grande impacto urbanstico e ambiental, definidos nesta Lei, adicionalmente ao cumprimento dos demais dispositivos previstos na legislao urbanstica, tero sua aprovao condicionada elaborao e aprovao de Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV, a ser apreciado pelos rgos competentes do Poder Executivo Municipal e aprovados pelo CONCIVI.

Art. 261. Para a definio dos empreendimentos ou atividades, pblicos ou privados, que causem impacto de vizinhana, dever se observar, no mnimo, a presena simultnea dos seguintes fatores: I interferncia significativa na infra-estrutura urbana; II interferncia significativa na prestao de servios pblicos; III alterao significativa na qualidade de vida na rea de influncia do empreendimento ou atividade, afetando a sade, segurana, locomoo ou bem-estar dos moradores e freqentadores do local; IV necessidade de parmetros urbansticos especiais.

Art. 262. Lei municipal poder definir outros empreendimentos e atividades que dependero de elaborao do Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana (EIV) e do Relatrio de Impacto de Vizinhana (RIV) para obter as licenas ou autorizaes de construo, ampliao ou funcionamento.

Art. 263. O Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) dever contemplar os aspectos positivos e negativos do empreendimento sobre a qualidade de vida da populao residente ou usuria da rea em questo e seu entorno, devendo incluir, no que couber, a anlise e proposio de soluo para as seguintes questes: I adensamento populacional; II uso e ocupao do solo; III valorizao imobiliria; IV reas de interesse histrico, cultural, paisagstico e ambiental; V equipamentos urbanos, incluindo consumo de gua e de energia eltrica, bem como gerao de resduos slidos, lquidos e efluentes de drenagem de guas pluviais;

VI equipamentos comunitrios, como os de sade e educao; VII sistema de circulao e transportes, incluindo, entre outros, trfego gerado, acessibilidade, estacionamento, carga e descarga, embarque e desembarque; VIII poluio sonora e do ar; IX impacto scio-econmico na populao residente ou atuante no entorno.

Pargrafo nico. As questes a serem abordadas no Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) por empreendimento, sero definidas pelo Sistema Municipal de Planejamento e Gesto SMPG, nos termos do disposto neste artigo.

Art. 264. O Poder Executivo Municipal, para eliminar ou minimizar impactos negativos a serem gerados pelo empreendimento, dever solicitar como condio para aprovao do projeto alteraes e complementaes no mesmo, bem como a execuo de melhorias na infra-estrutura urbana e de equipamentos comunitrios, tais como: I ampliao das redes de infra-estrutura urbana; II rea de terreno ou rea edificada para instalao de equipamentos comunitrios em percentual compatvel com o necessrio para o atendimento da demanda a ser gerada pelo empreendimento; III ampliao e adequao do sistema virio, faixas de desacelerao, ponto de nibus, faixa de pedestres, semaforizao; IV proteo acstica, uso de filtros e outros procedimentos que minimizem incmodos da atividade; V manuteno de imveis, fachadas ou outros elementos arquitetnicos ou naturais considerados de interesse paisagstico, histrico, artstico ou cultural, bem como recuperao ambiental da rea; VI cotas de emprego e cursos de capacitao profissional, entre outros; VII percentual de habitao de interesse social no empreendimento; VIII possibilidade de construo de equipamentos sociais em outras reas da cidade.

Pargrafo nico. A aprovao do empreendimento ficar condicionada a assinatura de Termo de Compromisso pelo interessado, em que este se compromete a arcar integralmente com as despesas decorrentes das obras e servios necessrios minimizao dos impactos decorrentes da implantao do empreendimento e demais exigncias apontadas pelo Poder Executivo Municipal, antes da finalizao do empreendimento.

Art. 265. Os empreendimentos de impacto e as proposies para eliminao ou minimizao de impactos sugeridos pelo Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) sero aprovados pelo CONCIVI mediante elaborao de parecer.

1. Dar-se- publicidade aos documentos integrantes do EIV, antes da aprovao do empreendimento, que ficaro disponveis para consulta e manifestao no rgo competente do Poder Executivo Municipal, por qualquer interessado, pelo prazo de 30

(trinta) dias, aps publicizao em jornal de ampla circulao no Municpio.

2. O CONCIVI dever realizar audincia pblica antes da aprovao do empreendimento.

Art. 266. A elaborao do Estudo de Impacto de Vizinhana no substitui o licenciamento ambiental requerido nos termos da legislao ambiental estadual e federal.

TTULO VI DO PARCELAMENTO DO SOLO CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 267. Os parmetros de parcelamento definidos neste Captulo, tem como objetivo definir diretrizes para o detalhamento e a complementao das normas de parcelamento do solo municipal a serem elaborados em leis municipais especficas.

Art. 268. O parcelamento do solo urbano poder ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposies desta Lei e as das legislaes estaduais e municipais pertinentes.

1. Considera-se loteamento a subdiviso de gleba em lotes destinados edificao, com abertura de novas vias de circulao, de logradouros pblicos ou prolongamento, modificao ou ampliao das vias existentes.

2. Considera-se desmembramento a subdiviso de gleba em lotes destinados edificao, com aproveitamento do sistema virio existente, desde que no implique na abertura de novas vias e logradouros pblicos, nem no prolongamento, modificao ou ampliao dos j existentes.

3. No existe, para fins de aprovao e parcelamentos, a figura do loteamento fechado, sendo permitido o fechamento para loteamentos existentes quando este tiver objetivo de aumentar a segurana de seus moradores, no podendo impedir o bom funcionamento do sistema virio e devendo ser ouvido o CONCIVI.

Art. 269. No parcelamento do solo urbano devero ser observadas as disposies desta Lei, exigncias da legislao ambiental federal, estadual e municipal e das Leis de Parcelamento,

do Uso e Ocupao do Solo e do Sistema Virio. CAPTULO II DAS REAS PARCELVEIS E NO PARCELVEIS Art. 270. Somente ser admitido o parcelamento do solo para fins urbanos nas reas urbanas passveis de serem parceladas, de acordo com os parmetros previstos nesta Lei e na Lei de Uso e Ocupao do Solo.

Art. 271. No ser permitido o parcelamento do solo: I - em terrenos alagadios, antes de tomadas s medidas saneadoras e assegurado o escoamento das guas nas nascentes e corpos dgua e nas demais reas de preservao permanente; I - em terrenos alagadios, antes de tomadas s medidas saneadoras e assegurado o escoamento das guas nas nascentes e corpos dgua e nas demais reas de preservao permanente, excetuando banhados e bacias de retardo natural; II - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo sade pblica, sem que sejam previamente saneados; III - em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigncias especficas das autoridades competentes; IV - em terrenos onde as condies geolgicas no aconselham a edificao, podendo o Poder Executivo Municipal exigir laudo tcnico e sondagem sempre que achar necessrio; V - em reas onde a poluio ou a degradao da qualidade ambiental impea condies sanitrias suportveis, at a sua correo.

CAPTULO III DOS REQUISITOS URBANSTICOS Seo I Do Dimensionamento de Lotes e Quadras Art. 272. Qualquer modalidade de parcelamento dever atender o dimensionamento mnimo e mximo de lotes colocados nesta Lei e na Lei de Uso e Ocupao do Solo.

Art. 273. As quadras no podero ter comprimento ou largura superior a 200 m (duzentos metros) ou inferior a 44 m (quarenta e quatro metros).

Pargrafo nico. Sero admitidos dimensionamentos diferenciados de quadras mediante a anlise do CONCIVI. Seo II Da Doao de reas Destinadas ao Uso Pblico Art. 274. Em parcelamentos sob forma de loteamentos, o proprietrio da rea ceder ao Municpio, sem nus para este, uma percentagem da rea a lotear, que corresponde s reas destinadas ao uso pblico, constitudas de: I - reas destinadas ao sistema virio;

II - reas destinadas aos equipamentos urbanos e comunitrios; III - reas verdes; IV - reas destinadas habitao de interesse social, quando se tratar de ZEIS de produo.

1. Consideram-se equipamentos urbanos aqueles de escoamento das guas pluviais, iluminao pblica e as redes de esgoto sanitrio e abastecimento de gua potvel e de energia eltrica pblica e domiciliar.

2. Consideram-se comunitrios os equipamentos pblicos de educao, cultura, sade, esporte, lazer, assistncia social e similares.

3. Consideram-se reas verdes aquelas cujo uso prioritrio serve manuteno do equilbrio ambiental.

Art. 275. As reas destinadas ao sistema virio devem ser doadas em quantidade que permita: I - o acesso no mnimo uma testada do lote gerado atravs do parcelamento; II - o atendimento s diretrizes expedidas pelo Municpio para o sistema virio principal; III - o atendimento ao disposto pela Lei do Sistema Virio.

Pargrafo nico. Os parcelamentos sob forma de desmembramento devem proceder doao de reas para o alargamento das vias, de acordo com a Lei Municipal do Sistema Virio e em conformidade com as diretrizes fornecidas pelo Municpio.

Art. 276. Em parcelamentos que resultem em um total de reas pblicas a serem transferidas inferior a 1.800 m (um mil e oitocentos metros quadrados), excetuando-se as reas de vias e reas remanescentes, poder haver transferncia em rea fora daquela que for considerada objeto do parcelamento, ou contrapartida financeira doada ao Fundo Municipal de Habitao. Pargrafo nico. A localizao da rea a ser transferida ser definida pelo rgo de planejamento do Poder Executivo Municipal e dever ser aprovada pelo CONCIVI.

Art. 277. Em desmembramentos que resultem em mais de 20 (vinte) lotes, dever haver a doao de reas destinadas aos equipamentos urbanos e comunitrios, na mesma proporo aplicada aos loteamentos, excetuando-se a rea remanescente. Seo III Da Infra-estrutura Bsica Art. 278. Toda infra-estrutura bsica dever conectar-se com as redes existente, respeitando as Normas Tcnicas de Acessibilidade e a legislao vigente referente a acessibilidade.

Pargrafo nico. Considera-se infra-estrutura bsica os equipamentos urbanos de escoamento das guas pluviais, iluminao pblica, redes de esgoto sanitrio e abastecimento de gua potvel, e de energia eltrica pblica e domiciliar e as vias de circulao pavimentadas ou no.

Art. 279. Nos parcelamentos sob forma de loteamento dever ser implantada pelo loteador a seguinte infra-estrutura mnima: III III IV Vimplantao do sistema coletivo de abastecimento de gua; tratamento paisagstico das caladas; rede pblica de esgoto cloacal; implantao da rede de energia eltrica e iluminao das vias pblicas; captao, conduo e disposio das guas pluviais;

VI adequao topogrfica de modo a garantir acessibilidade entre vias e quadras e greide apropriado; VII VIII demarcao das quadras e lotes; abertura e pavimentao das vias.

IX tratamento das faixas ao longo das margens de corpos de gua em geral, que atendam condio de rea de Preservao Permanente, de acordo com as diretrizes do Cdigo Florestal Brasileiro. X tratamento das reas destinadas s reas verdes com vegetao nativa quando no houver cobertura vegetal remanescente.

Pargrafo nico. Em loteamentos que apresentem reas de Preservao Permanente, quando no houver cobertura vegetal remanescente, dever o loteador fazer a recomposio de acordo com o Cdigo Florestal Brasileiro.

Art. 280. Nos parcelamentos sob forma de desmembramento dever ser implantada a seguinte infra-estrutura mnima: I - implantao do sistema coletivo de abastecimento de gua; II - captao, conduo e disposio das guas pluviais; III - demarcao das quadras e lotes; IV - coleta e interligao rede pblica de esgotos existente, desde que a mesma esteja implantada em uma distncia mxima de 100 m (cem metros) do limite da rea loteada; V - tratamento das faixas ao longo das margens dos corpos de gua em geral, que atendam condio de rea de Preservao Permanente, de acordo com as diretrizes do Cdigo Florestal Brasileiro;

Pargrafo nico. Em desmembramentos que resultem em mais de 20 (vinte) lotes, a infraestrutura mnima a ser implantada ser a mesma aplicada aos loteamentos, na forma que descreve o artigo anterior.

Art. 281. As obras e servios de infra-estrutura urbana exigidos para loteamento, devero ser executados de acordo com o cronograma fsico, aprovado pelo Poder Executivo Municipal. CAPTULO IV DO CONDOMNIO HORIZONTAL Art. 282. A aprovao de condomnios horizontais seguir os parmetros urbansticos da Lei de Parcelamento, da Lei do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano.

Art. 283. Para os projetos de condomnios horizontais com rea total de at 50.000 m (cinquenta mil metros quadrados) podero ser solicitados Estudos de Impacto de Vizinhana, sendo obrigatrios para os projetos com rea superior a esta metragem.

Art. 284. Entre 02 (dois) ou mais condomnios horizontais dever haver no mnimo uma via de circulao entre os mesmos, que dever obrigatoriamente atender s diretrizes do Sistema Virio Municipal, sendo fornecidas pelo setor tcnico de planejamento e aprovada pelo CONCIVI.

Art. 285. A infra-estrutura bsica exigida para aprovao dos condomnios horizontais a mesma definida para o loteamento.

Art. 286. O percentual da rea destinada ao uso pblico em condomnios horizontais, excludo as reas de preservao permanente dever ser no mnimo de 5% (cinco por cento) e situar-se fora do permetro fechado. CAPTULO V DA REGULARIZAO FUNDIRIA Art. 287. Legislao especfica possibilitar a regularizao das edificaes, parcelamento, uso e ocupao do solo, em situaes tecnicamente viveis e compatveis com as prioridades e diretrizes definidas nesta Lei, condicionada realizao de obras e aes necessrias para garantir estabilidade jurdica, estabilidade fsica, salubridade e segurana de uso de forma a incorporar os assentamentos e imveis ao tecido urbano regular.

Art. 288. Legislao especfica, a ser elaborada, definir normas tcnicas e procedimentos para regularizar as seguintes situaes: I - parcelamentos do solo implantados irregularmente; II - empreendimentos habitacionais promovidos pela administrao pblica direta e indireta; III - favelas; IV - edificaes executadas e utilizadas em desacordo com a legislao vigente.

Art. 289. Os parcelamentos do solo para fins urbanos implantados irregularmente podero ser regularizados com base em lei que contenha no mnimo: I - os requisitos urbansticos e jurdicos necessrios regularizao, com base na Lei Federal n 6.766/79, alterada pela Lei Federal n 9.785/99 e os procedimentos administrativos; II - o estabelecimento de procedimentos que garantam os meios para exigir do loteador irregular o cumprimento de suas obrigaes; III - a possibilidade da execuo das obras e servios necessrios regularizao pela Prefeitura ou associao de moradores, sem isentar o loteador das responsabilidades legalmente estabelecidas; IV - o estabelecimento de normas que garantam condies mnimas de acessibilidade, habitabilidade, sade, segurana; V - o percentual de reas pblicas a ser exigido e alternativas quando for comprovada a impossibilidade da destinao; VI - as aes de fiscalizao necessrias para coibir a implantao de novos parcelamentos irregulares; VII - a previso do parcelamento das dvidas acumuladas junto ao errio pblico como o Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, quando houver.

Pargrafo nico. Nas regularizaes de loteamentos e condomnios, no caso em que no for possvel existir reas destinadas aos equipamentos comunitrios, urbanos e espaos livres de uso comum ou pblico, o Municpio respeitando a deliberao do CONCIVI dever indicar a doao de reas com igual valor de mercado em outra regio do Municpio, respeitando as prioridades e diretrizes contidas nesta Lei.

Art. 290. responsabilidade do Executivo urbanizar e promover a regularizao fundiria das ocupaes irregulares, incorporando-as ao tecido urbano regular, garantindo aos seus moradores condies dignas de moradia, acesso aos servios pblicos essenciais e o direito ao uso do imvel ocupado.

1. O Poder Executivo poder outorgar a Concesso de Uso Especial para Fins de Moradia, prevista na Medida Provisria n 2.220/2001.

2. A urbanizao dever, em todas suas etapas, ser desenvolvida com a participao direta dos moradores e de suas diferentes formas de organizao, quando houver.

3. Os programas de urbanizao devero priorizar as reas de risco, e estabelecer e tornar pblicos os critrios e prioridades de atendimento.

TTULO VII DOS PLANOS SETORIAIS COMPLEMENTARES

Art. 291. So instrumentos de desenvolvimento territorial, necessrios efetivao do Plano Diretor Municipal, os planos setoriais relativos ao desenvolvimento do Municpio.

1. Os planos setoriais devem incorporar diretrizes estabelecidas em nvel estadual e federal e ter como diretriz fundamental os princpios, objetivos, eixos e diretrizes expressos na presente Lei.

2. Os planos setoriais devem abranger todo o territrio municipal.

3. Os planos setoriais devem ser elaborados a partir de processo participativo de mbito municipal e representativo de todos os segmentos da sociedade civil do Municpio.

Art. 292. Sero considerados Planos Setoriais, dentre outros: I Plano Municipal de Habitao e regularizao Fundiria; II - Plano Municipal de Gesto Ambiental; III Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Art. 293. O Plano Municipal de Habitao e Regularizao Fundiria dever apresentar o seguinte contedo mnimo: Idiagnstico das condies de moradia no Municpio,

II identificao das demandas por regio e natureza das mesmas, observando a realidade socioeconmica dos moradores em reas ocupadas irregularmente, existncia de imveis vazios, inutilizados ou subutilizados na malha urbana; III conceito de moradia e infra-estrutura urbana bsica;

IV estrutura de mobilizao de recursos, de forma a viabilizar a cooperao entre Unio, Estado e Municpio para o enfrentamento do dficit habitacional por meio da articulao de recursos, planos, programas e aes; Vgesto de subsdios, que contemple a estruturao de mecanismos de transferncias de recursos no onerosos para atender a parcela da populao sem capacidade de pagamento de moradia, quando for o caso, definio de metas de atendimento da demanda, com prazos, priorizando as reas mais carentes; VI articulao com Planos e Programas da Regio Metropolitana de Porto Alegre;

VII regulamentao do Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social vinculado ao Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social.

Art. 294. Na elaborao do Plano Municipal de Gesto Ambiental devem ser observados, minimamente, os seguintes itens: Ielaborao do plano de adequao do uso e ocupao do solo para as Macrozonas,

indicando regularizaes e relocaes, bem como readequao de infra-estrutura; II cadastramento e sistematizao das informaes relativas ao meio ambiente no Municpio; III identificao de reas com potencial para criao de novas unidades de conservao, para a preservao dos recursos naturais e a conservao dos ecossistemas representativos do Municpio, em articulao com os rgos federal e estadual responsveis pela proteo do meio ambiente; IV identificao de faixas de proteo dos corpos de gua, avaliando a necessidade de maior restrio em relao s disposies da legislao federal e definio de reas para implementao de programas e projetos especficos; Videntificao de reas a serem recuperadas e protegidas, nas Macrozonas de Recuperao Ambiental e de preservao do manancial; VI elaborao do zoneamento ecolgico-econmico para delimitao de reas de manejo sustentvel para desenvolvimento de atividades agropecurias, extrativas, tursticas, entre outras; VII definio de critrios de manejo sustentvel;

VIII identificao de remanescentes florestais e mata ciliar na rea urbana e rural para adoo de medidas de proteo e de compensao; IX realizao de levantamentos e cadastramento urbano e rural das atividades poluidoras e potencialmente poluidoras, bem como daquelas que utilizam os recursos ambientais naturais.

Art. 295. Elaborao do Plano Municipal de Mobilidade Urbana que dever observar minimamente os seguinte itens: I - servios de transporte pblico coletivo; II - circulao viria; III - infra-estruturas do sistema de mobilidade urbana; IV - acessibilidade para pessoas com deficincia e restrio de mobilidade; V - transporte e a distribuio de bens e o disciplinamento de cargas e descargas; VI - plos geradores de trfego; VII reas de estacionamento; VIII-definio das metas de atendimento e universalizao da oferta de transporte; IX - pblico coletivo, monitorados por indicadores preestabelecidos; X - estrutura de mobilizao de recursos, de forma a viabilizar a cooperao entre Unio, Estado e Municpio por meio da articulao de recursos, planos, programas e aes; XI- articulao com planos e programas da Regio Metropolitana de Porto Alegre. TTULO VIII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 296. Constitui infrao toda ao ou omisso contrria ao cumprimento da funo social

da propriedade definida com base nos parmetros expressos nesta Lei.

Art. 297. O no atendimento dos objetivos definidos nesta Lei implicar na atribuio de sanes administrativas pelo Poder Pblico Municipal. 1. No caso de descumprimento das determinaes expressas nesta Lei, as licenas e alvars podero ser sumariamente revogados unilateralmente pelo Poder Pblico Municipal, a qualquer tempo e sem nus para a Administrao.

2. Sem prejuzo das sanes de natureza civil ou penal cabveis e independentemente de estarem previstas nas demais legislaes municipais, as infraes s disposies desta Lei geram ao infrator e demais responsveis, de acordo com o tipo de infrao: III III IV obrigao de fazer ou de desfazer; apreenso de material ou produto; interdio das atividades; multa.

3. Os infratores que estiverem inscritos em dvida ativa e que no tenham realizado as determinaes desta Lei, no prazo estipulado pelo Poder Pblico, no podero receber qualquer tipo de benefcio concedido pela Prefeitura Municipal, assim como esto proibidos de participar de licitaes, celebrar contratos ou termos de qualquer natureza, ou transacionar a qualquer ttulo com a Administrao Municipal.

Art. 298. O Poder Executivo Municipal encaminhar para apreciao e deliberao da Cmara Municipal de Viamo, dentro do prazo de 18 (dezoito meses) a contar da data da publicao desta Lei, os seguintes projetos de lei: I II III IV regulamentao dos instrumentos urbansticos para o desenvolvimento territorial; Plano Municipal de Habitao e Regularizao Fundiria; Plano Municipal de Mobilidade Urbana; Plano Municipal de Gesto Ambiental.

VPlano Municipal de Preservao do Patrimnio Cultural, identificando no zoneamento e regulando os pontos de interesse e seu entorno.

Art. 299. O Macrozoneamento e os parmetros urbansticos definidos no Plano Diretor de Viamo passam a vigorar em 12 (doze) meses da data da publicao desta Lei.

Art. 300. A legislao que detalhar os itens expostos a seguir deve ser regulamentada em 12 (doze) meses da data da publicao desta Lei: Iuso e ocupao do solo;

II III IV VVI VII -

parcelamento do solo; sistema virio; especificaes referentes ao Estudo de Impacto de Vizinhana. cdigo de obras; cdigo de posturas; lei do permetro urbano;

1. As regulamentaes expostas neste artigo podero ser mais restritivas que as disposies expostas no Plano Diretor.

2. As regulamentaes expostas neste artigo no podero ser mais permissivas que as disposies expostas no Plano Diretor.

Art. 301. Sero objetos de decreto do Poder Executivo, a ser regulamentado no prazo de 06 (seis) meses da data de publicao desta Lei, as matrias que tratem: I II do Sistema de Planejamento Municipal de Viamo; da instituio das sanes referentes a esta Lei.

Art. 302. O Cadastro Multifinalitrio dever ser elaborado no prazo de 24 (vinte e quatro) meses. Art. 303. Salvo disposio em contrrio, sero examinados, de acordo com a legislao em vigor poca de sua protocolizao, os processos administrativos de projeto de edificao e licenciamento de construo, respeitando o prazo para o incio das obras, bem como o projeto de parcelamento do solo e das suas edificaes aprovadas anteriormente a entrada em vigor dos parmetros estabelecidos nesta Lei.

1. Obra iniciada aquela cujas fundaes estejam concludas e a concluso tenha sido comunicada ao Poder Executivo, desde que executadas de forma tecnicamente adequada edificao licenciada.

2. Os projetos de edificaes aprovados tero validade de 12 (doze) meses para serem licenciados e os projetos de parcelamentos aprovados, tero prazo de 36 (trinta e seis) meses para serem licenciados.

3. Os projetos no licenciados no prazo estabelecido no pargrafo anterior devero sofrer as alteraes referentes aos dispositivos estabelecidos nesta Lei para terem continuidade.

4.

Os projetos privados realizados sob a orientao tcnica de funcionrios da

Prefeitura Municipal no podero ser analisados e licenciados pelos prprios profissionais que elaboraram ou executaram o projeto e, caber ao CONCIVI fiscalizar tais prticas, encaminhando a denncia para o Ministrio Pblico e demais rgos fiscalizadores.

Art. 304. Um Conselho da Cidade de carter provisrio ser eleito e empossado em Conferncia extraordinria, a ser realizada em at 90 (noventa) dias aps a data da publicao da Lei do Plano Diretor.

1. A Conferncia da Cidade extraordinria, convocada e coordenada pela Prefeitura Municipal, ter a atribuio de eleger os(as) conselheiros(as) para instituio da primeira gesto do Conselho da Cidade de Viamo e acompanhar a implementao do Plano Diretor. 2. O Conselho da Cidade, de carter provisrio, terminar o mandato quando da realizao da prxima Conferncia da Cidade, em meados de 2007, em consonncia ao calendrio nacional de conferncias estipulado pelo Conselho Nacional das Cidades.

Art. 305. O Conselho de Habitao e Acesso a Terra ser extinto e suas atribuies passam para o CONCIVI.

Art. 306. Os recursos do Fundo de Habitao e Acesso a Terra passaro a partir da sua regulamentao para o Fundo de Habitao de Interesse Social.

Art. 307. A venda de cotas de clubes para fins de habitao proibida e no ser passvel de regularizao fundiria a partir da data de aprovao desta Lei.

Art. 308. So partes integrantes e complementares desta Lei os seguintes Anexos: I - ANEXO I/a Mapa 1 Macrozoneamento; II ANEXO I/b Tabela Parmetros Urbansticos; III - ANEXO II Permetro Urbano; IV - ANEXO III Zonas Especiais de Interesse Social; V - ANEXO IV Incomodidades; VI ANEXO V/a Unidades de Planejamento descrio; VII ANEXO V/b Mapa - Unidades de Planejamento.

Art. 309. Revogam-se todas as disposies em contrrio.

Pargrafo nico. O Plano Diretor vigente aps o momento da publicao desta Lei, somente ser mantido em relao aos parmetros urbansticos, onde sero usados os ndices de Uso Conforme devendo tais parmetros serem absolutamente revogados no prazo de (doze)

meses da data da publicao desta Lei.

Art. 310. Esta Lei entrar em vigor 90 (noventa) dias aps a sua publicao .

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE VIAMO, em 29 de dezembro de 2006.

ALEX SANDER ALVES BOSCAINI PREFEITO MUNICIPAL

Registre-se e Publique-se:

ROBINSON DUARTE DE SOUZA SECRETRIO DE ADMINISTRAO

INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO

Вам также может понравиться