Вы находитесь на странице: 1из 16

1.

INTRODUO

A "Casa Ecolgica Popular" foi idealizada para demonstrar procedimentos adequados do ponto de vista ecolgico na construo civil e abrigar atividades relacionadas sustentabilidade. Destaca-se o conceito de "Casa Ecolgica Popular" onde passa, necessariamente, pela adoo de critrios coerentes com a poltica de gerenciamento ambiental, quer seja na escolha dos materiais construtivos, como nas tcnicas de aproveitamento dos condicionantes naturais, no tratamento dos resduos oriundos do uso e na busca de racionalizao e eficincia energtica. O desafio aliar produtividade e rapidez sustentabilidade. Os processos de reaproveitamento dos resduos gerados pela construo civil, emerge como uma soluo promissora no momento que em a construo civil brasileira passa por uma fase virtuosa de crescimento, e com isso a gerao destes resduos cresce no mesmo ritmo. Evitar os desperdcios de materiais, e dar destinao, adotando polticas com solues ambientais so absolutamente necessrias continuidade do processo, e investir em processos alternativos para sanar o dficit habitacional do pais. Um dado estatstico que merece ateno que da estimativa de 15 milhes de brasileiros que no dispem de moradia digna, 92% deles esto inseridos em famlias cuja renda familiar no chega a cinco salrios mnimos. Isto , pessoas sem qualquer capacidade de endividamento ou de disponibilizao de recursos prprios para entrarem nos programas de habitao popular.

2. OBJETIVO(S)
2.1 Geral Oferecer habitao adequada a populaes carentes, por meio de uma abordagem que possibilite o desenvolvimento e a melhoria de condies de moradia, ambientalmente saudvel e ecologicamente correta, com nfase no desenvolvimento sustentvel e a conscincia da preservao e desenvolvimento ambiental.

2.2 Especficos A meta mostrar construes sustentveis com aproveitamento de resduos da construo civil, e utilizar a captao de gua de chuva. Promover o bom uso e a economia de recursos finitos (gua e energia eltrica); Reduzir a poluio com tijolos de solo cimento e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usurios; Captar gua da chuva atravs de calhas de material reciclado.

3 REVISO BIBLIOGRFICA
3.1 Casa Popular e o Dficit Habitacional A ausncia de polticas de incentivos construo de habitao resultou em solues alternativas, nem sempre bem estruturadas: Fundao da Casa Popular, em 1946, Banco Nacional da Habitao (BNH), de 1964 a 1986, esforos regionais em 1990, como a vinculao de recursos, estabelecida pelo Governo do Estado de So Paulo, ou a criao dos fundos municipais. A incipiente produo para as famlias de baixa renda favoreceu a expanso das favelas. Fechar os olhos para essa situao, como demonstra a histria, s agravou o problema. Apostar em solues mgicas, cuja maior fatia do bolo de investimentos era destinada ao marketing, uma forma de manter a viso obstruda. O que se produz em nvel nacional atualmente hoje so os estudos do dficit habitacional. Representa de prtico em um plano de ao se os dados no deixarem de serem apenas nmeros Por definio, todas as famlias computadas no dficit vivem em algum lugar, mas onde? O estudo considera como parte desse dficit, por exemplo, a coabitao familiar (pais com filhos adultos, irmo com irmo etc.), famlias que pagam. Uma anlise realizada pela Revista conjuntura da construo mostra os dados das pessoas que utilizam o seu fundo de garantia, para financiar uma casa prpria.

Figura- 1 Principais fontes de financiamento Fonte: Revista Conjuntura da Construo -VIII | n 3 | Setembro 2010

3.2 Tijolo solo cimento A casa ser construda utilizando-se tijolos que podem ser fabricados a partir do solo cimento. Capaz de diminuir o custo de construo de uma casa em at 50%, utilizando o solo e um pouco de cimento nas fundaes e na confeco de tijolos. A utilizao do solo cimento no novidade, comprovado que pelo menos dez mil anos, o homem utiliza o solo como material de construo. Como evidncia destas tcnicas difundidas pelos romanos, e utilizadas pelos gregos. Edificaes que esto de p at hoje que desafiam o tempo depois de milhares de anos, como as muralhas da China h mais de quatro mil anos. As propriedades do tijolo de solo cimento, possui alta resistncia compresso simples e baixa absoro de umidade. Este tipo de tijolo apresenta como vantagens a economia, conseguida na obteno do solo, na sua fabricao e facilidade do processo construtivo. A qualidade, no que se refere ao conforto trmico e acstico das habitaes, boa resistncia a compresso, bom ndice de impermeabilidade e bom acabamento externo final. O solo, material mais utilizado na

sua fabricao, de fcil obteno e baixo custo. Seu preparo e processamento junto com o cimento, assim como todos os processos de fabricao do bloco e execuo dos dois tipos de alvenaria, so de fcil assimilao.

3.3 Captao de gua de chuva

O manejo das guas pluviais, historicamente representado por galerias pluviais, canais e reas de reteno, vem nas ltimas duas dcadas recebendo em muitos pases do mundo a complementao por medidas como captao direta dos telhados, reteno temporria, aproveitamento e reinjeo no subsolo da chuva. Os elementos de captao de guas pluviais de coberturas compem o sistema de coleta e conduo das guas que vai desde o telhado propriamente dito at ao sistema pblico de destinao dessas guas. A idia de captar gua de chuva antes que chegue no solo, onde normalmente se contamina e fica imprpria para uso. As guas pluviais assim captadas servem, aps o tratamento adequado, para muitos usos no potveis, ento ter uma reduo significativa no gasto de gua potvel da residncia. Seu uso tem funes diversas como: descarga de vasos sanitrios, lavagem de pisos, quintais e automveis, irrigao de hortas e jardins. Alm disso, o armazenamento da gua da chuva contribui para diminuir os efeitos das enchentes comuns nos centros urbanos, onde a impermeabilizao do solo no permite um rpido escoamento das guas pluviais.

3.4 Contrapiso

Os contrapisos internos, regularizam a base, tornando-a mais plana; nivelam a superfcie; oferecem caimentos necessrios para ralos; servem para embutimento de instalaes; ou mesmo melhorar o conforto acstico. Especificamente so feitos com argamassa seca (do tipo "farofa"), energicamente apiloada contra a base, e tm espessura que pode variar em funo do tipo de contrapiso prescrito (aderido, semi-aderido ou flutuante); dos desnveis finais pretendidos para o piso. Quando as espessuras do contrapiso so altas sem necessidade h desperdcio de argamassa. Para reduzir as perdas de material necessrio levantar a geometria do contrapiso antes de execut-lo, evitando espessuras muito elevadas, e programando a produo de maneira a evitar o desperdcio de material. O projeto geomtrico do contrapiso deve indicar os nveis finais dos revestimentos do piso,as camadas de fixao desses revestimentos, o contrapiso propriamente dito

Leve em conta, na especificao dos revestimentos de piso, as espessuras exigidas de contrapiso possvel pensar em detalhes de arquitetura que minimizam o espessamento do contrapiso (por exemplo, existncia de degraus entre alguns ambientes) .O prprio projeto da estrutura pode ser pensado visando economizar no contrapiso . Avalie o nvel em todos os ambientes antes de executar o contrapiso e nas solues para eventuais problemas detectados. Recomenda-se fazer um "taliscamento" dos ambientes para servir de referncia para a superfcie do contrapiso a ser executado. A execuo dever ser programada para evitar desperdcio de materiais: cuide do recebimento, estocagem, movimentao e dosagem do cimento e areia.

4 MATERIAL E MTODOS
Para a elaborao do projeto no perodo de abril a junho de 2011, foi utilizado pesquisa bibliogrficas e a elaborao e de uma confeco de uma planta em Autocad 2011, com a levantamento de custos de uma construo tradicional popular de 41,37 m , e depois

confrontando com a elaborao do mesmo projeto em tijolos de solo cimento.

4.1 Sapata Corrida

Conforme o projeto, as fundaes devem ser executadas em sapata corrida contnua, isto , percorre todo o comprimento da parede. Quanto ao custo a vantagem da sapata corrida que ela pode ser em alvenaria e no necessita de vigas e pilares para a sustentao do peso da parede e do telhado, como a fundao de baldrame que o tipo mais comum, a alvenaria ser executada em tijolo solo cimento, com amarraes entre as paredes em "L" e "T".

Figura. 2 Sapata corrida em execuo Fonte: http://www.fkct.com.br/dicas_de_fundacao.html

Anlise da estrutura com sapata corrida:

Figura.3 Sapata corrida em execuo Fonte: http://www.upf.br/fundacoes.pdf

Os esforos solicitantes na sapata so considerados uniformes, mesmo para o caso da fig.3 onde, de maneira aproximada, a carga do pilar dividida por a, pode ser considerada como carga uniformemente distribuda na sapata corrida. Desta forma, a anlise principal consiste em estudar uma faixa de largura unitria sujeita a esforos n, m e v, respectivamente, fora normal, momento fletor e fora cortante, todos eles definidos por unidade de largura.

Figura 4 - sapata corrida em execuo Fonte: http://www.eternit.com.br

Figura 5 Sapata corrida com contrapiso Fonte: http://www.eternit.com.br

4.2 Tijolo Solo Cimento

Segundo o projeto a alvenaria dever ser de tijolo de solo cimento dispensa o cozimento, necessrio na fabricao dos tijolos comuns nas olarias. Dados comprovam que assim so

menos 12 rvores de mdio porte ou 170 litros de leo que deixam de ser queimados a cada milheiro de tijolos, que so fabricados. Para ser feito o tijolo, mistura-se solo, gua uma pequena parte de cimento e leva-se esta mistura para uma prensa. Depois de sete dias protegido do sol, est pronto para uso. Feito brinquedo de criana, o tijolo encaixa um no outro, sem necessidade de cimento, at levantar a construo. Depois aplicado um impermeabilizante e aplicado cimento nas colunas de sustentao. A casa pode variar os tons em vermelho, bege, amarelo, branco, dependendo das propriedades do solo.

Foto 1 Habitao popular construda com tijolos modulares de solo cimento. Coronel Martins, SC. Fonte: http://www.ceciliaprompt.arq.br/materiais-e-tecnicas/solocimento

Dentre os benefcios da utilizao deste tipo de alvenaria, que no necessita de reboco nas paredes, analisa-se a variao da massa de reboco nas paredes de alvenaria tradicional.
Preos no Estado de So Paulo - Massa pronta para reboco externo com impermeabilizante
Ano 2011 Jan Fev Mar Abr Mai R$/kg 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 Variao % Ms 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 Ano 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 12 meses 8,70 8,70 8,70 4,17 4,17

Tabela 1 Variao da massa pronta para reboco Fonte: SindusCon-SP/IBRE-GV

Na construo casas populares tradicionais, so utilizados muito cimento, tanto para massa que vai entre blocos para levantar a alvenaria, quanto na massa de reboco e na elaborao do contra piso, abaixo apresentada uma tabela da variao do cimento CPE 32 no estado de So Paulo. Lembrando que fazer cimento significa produzir poluio, na forma de emisses de dixido de carbono. Segundo dados as usinas de cimento so responsveis por 5% das emisses globais de gs carbnico, este o principal causador do aquecimento global. O cimento no conta com qualquer potencial vivel para reciclagem; cada nova estrada, cada novo edifcio, precisa de cimento novo.

10

Preos no Estado de So Paulo - Cimento CPE 32


Ano 2011 Jan Fev Mar Abr Mai R$/saco 50kgs 17,25 17,25 17,31 17,28 17,23 Variao % Ms 0,12 0,00 0,35 -0,17 -0,29 Ano 0,12 0,12 0,46 0,29 0,00 12 meses 6,42 6,09 6,79 6,01 2,50

Tabela 2 Variao da massa pronta para reboco Fonte: SindusCon-SP/IBRE-GV

A anlise de custos dos preos da alvenaria comum e varivel do custo da mo de obra, este item somado quando se faz o levantamento dos custos finais de uma construo popular. Acrescente-se isso atualmente, a escassez de mo de obra qualificada no mercado da construo civil, teve uma aumento considervel no preo. Conforme Apndice 1, com base em uma planta de 44,37 m.
COMPARAO DE CUSTOS

Tipos de construo Tradicional Tijolo solo cimento Diferena

Projeto / m 44,37 44,37

R$/m R$ R$ 939,37 610,59

Total R$ R$ R$ 41.679,85 27.091,90 14.587,95 2.000,00 29.091,90 12.587,95

Construo Ecolgica Popular Sistema de captao de chuva Total DIFERENA FINAL DE CUSTOS 1 R$ 2.000,00 R$ R$ R$

QUADRO 1 Comparao de custos construo tradicionais e ecolgicas Fonte: SILVA, Aline Geovania Alves/2011

4.3 Contra piso

11

Na execuo do projeto dever ser utilizado no contra piso, visando diminuir o custo da obra resduos de concreto, blocos, cimentos, que so modos. Vindos de lugares que reciclam este tipo de agregado. A mistura de 2x21, ser utilizado a cada 2 baldes de areia, 2 baldes de reciclado e 1 apenas de cimento.

Figura 6 Espessuras mnimas e mximas dos contrapisos. Fonte:http:www.pini.com.br

4.4 Sistema de Captao de Chuva Na elaborao do projeto a captao da gua de chuva uma tcnica ser utilizada. A utilizao das cisternas como alternativa de racionalizao do uso da gua, mesmo em regies atendidas pela rede de distribuio de gua potvel, uma alternativa tecnolgica que vem sendo difundida recentemente. Essa tecnologia consiste em captar a gua de chuva atravs do telhado das residncias e conduzir a gua atravs de calhas para a cisterna. Essa medida alm de aumentar a oferta de gua da residncia para fins menos nobres e diminuir a demanda pelo uso da gua potvel. A gua captada pelo telhado escoada pela calha segue para um filtro, eliminando folhas e detritos. Aps o filtro esta gua armazenada em uma cisterna, a qual deve ser protegida da luz e do calor para evitar a proliferao de fungos e bactrias, de onde conduzida por bombeamento para uma caixa dgua exclusiva. 4.4.1 Calhas Recicladas Na projeto ser utilizado 73,884 ml de calha para o sistema de captao d gua de chuva . As calhas fazem com que a gua distribuda pelo telhado sejam encaminhadas cisterna,

12

para se ter uma boa eficcia em seu uso deve-se dimension-las levando em considerao a quantidade de gua que vir do telhado e a sua inclinao at o condutor vertical, a declividade mnima para as calhas deve ser de 0,5% segundo a norma regulamentadora NBR 10844/89.

Bitola
125mm

A
90,5

D
124,8

L
3000,

Figura 7 Desenho tcnico de uma calha Fonte: http://www.tigre.com.br/pt/produtos

13

5 RESULTADOS E DISCUSSO
A anlise comparativa de custos entre uma construo popular usando os materiais tradicionais com os materiais ecolgicos, verificou-se no somente a diminuio do custo final da obra, como tambm, constatou uma significativa diminuio dos resduos provenientes da construo de uma habitao. Pode-se elencar dentre estes os inmeros benefcios deste tipo de construo e em larga escala, a diminuio dos impactos ambientais. Ressalta que, este tipo de tijolo pouco difundido aqui na regio do Vale do Paraba, sendo utilizado em larga escala o bloco de cimento, apesar do custo deste ser menor em relao aos outros tipos de alvenaria tradicionais existentes.

14

6 CONCLUSES
A sustentabilidade de uma obra atualmente avaliada pela sua capacidade de responder de forma positiva, ou seja causar mnimo possvel de impactos. O desafio foi criar um projeto de casa ecolgica que fosse popular e, apresentar para a sociedade. A Casa Ecolgica Popular dever: a) usar recursos naturais como solo; b) promover conforto e integrao na habitao; c) usar materiais que no comprometam o meio ambiente e a sade de seus ocupantes e que contribuam para tornar seu estilo de vida cotidiano mais sustentvel; c) resolver ou atenuar os problemas e necessidades gerados pela sua implantao (consumo de gua e energia); d) prover sade e bem-estar aos seus ocupantes e moradores e preservar ou melhorar o meio ambiente. Em relao tecnologia da construo, o foco recente o equilbrio entre produtividade, qualidade, segurana e impacto ambiental das tecnologias apresentadas. Para esse equilbrio que exista, preciso sair das tecnologias tradicionais em que o mximo patamar de produtividade possvel j foi atingido com a racionalizao de projeto, com novos materiais e componentes.

15

7. REFERNCIAS
SINDICATO DA CONSTRUO CIVIL DE SO PAULO. Disponvel <http://www.sindusconsp.com.br/msg2.asp?id=1925>. Acesso em: 12/04/2011. em

SINDICATO DA CONSTRUO CIVIL DE SO PAULO. Disponvel em <http://www.sindusconsp.com.br/downloads/imprensa/conjunturadaconstrucao/set2010.pdf>. Acesso em: 12/04/2011. CECLIA PROMPT. Disponvel em tcnicas/solocimento >. Acesso dia 28/05/2011. http://www.ceciliaprompt.arq.br/materiais-e-

FUNDAES. Disponvel em :<www.upf.br/fundacoes.pdf>. Acesso dia 12/04/2011. NBR 6122 - Projeto e Execuo de Fundaes. ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15112: Resduos da construo civil e resduos volumosos - reas de transbordo e triagem - Diretrizes para projeto, implantao e operao. Rio de Janeiro, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15114: Resduos slidos da construo civil - reas de reciclagem- Diretrizes para projeto, implantao e operao. Rio de Janeiro, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15116: Agregados reciclados de resduos slidos da construo civil - Utilizao em pavimentao e preparo de concreto sem funo estrutural - Requisitos. Rio de Janeiro, 2004. BRASIL, MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE, CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONAMA. Resoluo no 307, de 05 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, n 136, 17 de julho de 2002. Seo 1, p. 95-96.

16

Вам также может понравиться