Вы находитесь на странице: 1из 19

EFEITOS DO USO DA ISOFLAVONA NA MENOPAUSA

Menopausa
ltima menstruao espontnea da mulher. O perodo da vida que antecede e precede a menopausa chamado climatrio (vai dos 45 aos 60 anos). Nessa fase, os ovrios deixam de produzir os hormnios estrognios e progestgeno, de forma gradativa at perderem de vez a capacidade de funcionar. A mulher ento deixa de ter a capacidade reprodutiva.

Climtrio

Sintomas

Essa similaridade estrutural proporciona a habilidade desses compostos em se ligar aos receptores de estrognio em diversas clulas humanas

Para preveno desses sintomas do climatrio as mulheres esto utilizando tratamentos com fitoestrognios, sendo o mais recomendado a isoflavona que pode prevenir outras doenas crnicas e cnceres.
Fitoestrognio um grupo de substncias encontrado nas plantas. "Phyto" o nome grego para plantas. Elas so chamadas "estrognio" por que agem como verso mais fraca do estrognio humano ou o hormnio sexual que controla o ciclo reprodutivo.

Metablito das isoflavonas

ISOFLAVONAS
As isoflavonas so substncias, presentes principalmente na soja e em seus derivados, denominadas de fitoestrgenos por apresentarem semelhana estrutural com os hormnios estrognicos, encontrados em maior concentrao nas mulheres.

As isoflavonas so encontradas no gro de soja, brotos de alfafa, sementes de linhaa, trevo vermelho, entre outros vegetais. Na soja, as isoflavonas esto distribudas em todo o gro, tendo maior concentrao no grmen do gro da soja.

ISOFLAVONAS SOBRE ALTERAES VASOMOTORAS


Provavelmente devido a alteraes hipotalmicas um dos sintomas mais comuns na menopausa so os fogachos provocados pela queda dos nveis de estrognio.

Estudo sobre o uso da isoflavona no climatrio PURDIE, 2002) verificou-se reduo de 40% a 50% as

(ALBERTAZIE;

queixas dos fogachos com 50 a 80 mg/dia durante 1 ano

ISOFLAVONAS SOBRE ALTERAES VASOMOTORAS


Porm num outro ensaio (SENA et. Al, 2007) envolvendo 90 mulheres ps menopausas (45 a 60 anos) 50 mg de isoflavonas, cada 12h/dia por 12 semanas, com queixas de fogachos acompanhados ou no de outros sintomas climatricos no foi verificado tal efeito. Outro estudo (HAN et. Al, 2002) com a mesma posologia houve atenuao dos fogachos e reduo do colesterol total plasmtico.

ISOFLAVONAS SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR


Mulheres na menopausa so mais suscetveis a problemas cardiovasculares com dislipidemia, HAS e obesidade. Estudo duplo-cego randomizado com 50 mulheres obesas receberam 70 mg de isoflavonas durante seis meses. Aps esse perodo verificou-se que no houve alterao dos fatores de risco predisponentes s doenas cardiovasculares em comparao as mulheres que receberam placebo. (AUBERTIN LEHEUDRE et al, 2008)

ISOFLAVONAS SOBRE A OSTEOPOROSE


Osteoporose alterao metablica ssea definida como reduo da ssea, levando a fragilidade dos ossos, podendo ocorrer fraturas por traumatismos pouco intensos. Em estudo sobre efeitos das isoflavonas (40 mg/dia) em 58 mulheres japonesas por 8 semanas a taxa de desoxipiridinolina urinria, um marcador da perda ssea diminuiu significativamente com o uso da isoflavona. Essa tendncia foi verificada com o uso do metablito da isoflavona o equol.

velhice, menopausa, imobilizao prolongada, administrao de corticides e carncia de vitamina C.

Porm a osteocalcina plasmtica e a densidade mineral ssea no se alteraram

ISOFLAVONAS SOBRE ALTERAES UROGENITAIS


Com o declnio na produo ovariana de estrgeno uma das importantes alteraes no corpo da mulher a atrofia do aparelho urolgico, genital e da pele. WENDER et al (2003) realizaram um ensaio clnico duplo-cego randomizado com 40 mulheres ps menopausadas que receberam placebo e cpsulas com isoflavonas por trs meses e no houve diferena significativa dos parmetros analisados que foram avaliao hormonal (GH, FSH, E2 e IGF1) e cito hormonal no incio e final do estudo.

ISOFLAVONAS SOBRE OS SINTOMAS PSICOLGICOS


Alteraes de humor, ansiedade, depresso, irritabilidade so tambm descritas como alteraes decorrentes das mudanas hormonais SOUSA et al (2006) realizaram estudo com 84 pacientes. O grupo experimental recebeu 120 mg/dia de extrato de isoflavona de soja e o controle recebeu placebo. O efeito da isoflavona de soja foi superior ao do placebo, porm de pequenssima magnitude e aps 8 semanas de tratamento.

ISOFLAVONA E
As isoflavonas so consideradas pela ANVISA como medicamentos dado as seu perfil de uso e indicaes teraputicas, sendo obrigatrio seu registro e no sendo enquadrada na Legislao Brasileira de Alimentos. Segundo a ANVISA as evidncias cientficas existentes, at o momento, sobre os efeitos das isoflavonas permitem reconhecer como vivel apenas o seu uso para o alvio das ondas de calor associadas menopausa ("fogachos") e como auxiliar na reduo dos nveis de colesterol, desde que prescrito por profissional habilitado, Demais alegaes das isoflavonas, relacionadas a cncer, osteoporose, reposio hormonal, reduo do risco de doenas cardiovasculares, no tm comprovao cientfica suficiente para justificar o seu uso.

ISOFLAVONA E ANVISA
A ANVISA aprova o uso de isoflavonas apenas para o tratamento dos fogachos e adjuvante na reduo dos nveis sricos de colesterol

Concluso
cada vez mais comum o uso da isoflavona no tratamento dos sintomas da menopausa, mas ainda controverso o uso desses compostos, porque na maioria das vezes no possuem um mecanismo de ao esclarecido e a sua eficcia ainda no foi comprovada em estudos controlados. A ANVISA o recomenda como adjuvante no tratamento da reduo de colesterol, mas ainda so necessrias pesquisas, uma vez que seu efeito ainda no foi evidenciado completamente. Em relao aos fogachos as isoflavonas apresentam reduo das queixas assim como na reduo da osteoporose H necessidade de mais estudos, uma vez que os dados atuais so escassos

OBRIGADA E BEIJO

Bibliografia
VARASCHINI, Adriana ; MENDEL, Monique T. ; Suyenaga, Edna S. Artigo publicado na Revista Conhecimento online Ano 3 vol2 setembro de 2011. ISOFLAVONAS DE SOJA NO TRATAMENTO DOS SINTOMAS DO CLIMATRIO: O QUE CIENTIFICAMENTO VALIDADO?

http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?Secao=Usuario& - ltimo acesso em 30/01/2013

Вам также может понравиться