Вы находитесь на странице: 1из 5

A maioria das pessoas no pode ter deixado de reparar na subida dos preos dos combustveis ao longo dos ltimos

anos, mas a questo : o que se pode fazer para abafar o aumento da despesa mensal de combustvel? Tenho visto, com alguma perplexidade, um grande nmero de pessoas a entrar pelas portas do concessionrio mais prximo com o nico objetivo de comprar um carro novo a diesel e mais eficiente. Nestas alturas, vale sempre a pena fazer as contas. H pouco tempo atrs escrevi isto, pode ser til dar uma vista de olhos:
"Gasolina ou gasleo? Pode valer a pena fazer as contas. Nos ltimos tempos temos estado todos obcecados com a compra dos carros a diesel mais econmicos quase independentemente do custo. O preo do combustvel aumentou com um ritmo alarmante e a nossa necessidade de transporte pessoal no diminuiu. Na verdade, existem muito poucos de ns que realmente fizeram a mudana para as bicicletas ou para o transporte pblico. O mercado dita que os carros a diesel so, em geral, mais caros do que os carros a gasolina, tanto para comprar um novo, como para comprar em segunda mo. Neste ponto, importa fazer um clculo. A maioria das pessoas faz cerca de 16.000 quilmetros por ano e mantm os seus carros durante trs anos. Se o carro a gasolina consumir 5.2l/100km e o carro a diesel 3.9l/100km a melhoria de 25%. Ento quanto que isso permite poupar por ano? Cerca de 4000 km com o valor do combustvel custam 373, o que multiplicado por trs perfaz uma diferena de 1121 durante o perodo de propriedade, que muitas vezes menor do que a diferena de preo entre os dois carros. Tambm importante salientar que os carros a gasolina tornaram-se cada vez mais eficientes no que diz respeito s emisses de CO2, bem como, que reduz o imposto pago ao Estado. Existe um ponto crtico que geralmente apontado aos 19.000 quilmetros por ano. Se fizeres muito mais do que isso, ento o melhor comprar um diesel, se fizeres menos de 19 mil ento podes muito bem comprar um carro a gasolina e desfrutar do maior requinte e de uma carteira mais recheada l mais frente, a menos que queiras realmente um binrio de gama mdia! "

No entanto, se realmente precisas de poupar algum dinheiro em combustvel, pode no ser to simples como continuar como estavas. Vou explicar como podes economizar combustvel sem gastar um cntimo e tudo se resume forma como conduzes. Quantos de vocs (estou a ser frontal neste ponto) aceleram at encostar na traseira de outros carros, ou at aos semforos e travam no ltimo instante antes de acelerar a fundo at voltarem a colar no veculo que segue vossa frente? Fica aqui um segredo: no s aumenta a presso arterial como no te ajuda a chegar ao teu destino mais depressa e alm disso desperdia uma grande quantidade de combustvel. Simplesmente por conduzires com um pouco mais de calma, por pensares atempadamente e usares algumas destas dicas podes reduzir em 20% o custo anual do consumo de combustvel.

Antecipa a tua conduo


imagem cedida por: BMW

1. Antecipar: Este um princpio geral, mas, provavelmente, o mais importante de todos. 2. Travagem: Este um bom ponto de partida. Cada vez que tocas no pedal do travo transformas gasolina em energia de calor desperdiada medida que a velocidade esfregada da superfcie do disco do travo. Por isso, um timo comeo evitar qualquer tipo de travagem desnecessria. A melhor maneira de fazeres isso antecipar o mais cedo possvel. Deixa um espao grande para o carro da frente (deves conseguir contar pelo menos trs segundos entre o carro tua frente passar um objeto e tu chegares at ele) e olha para o ponto mais longnquo possvel da estrada. Se s ests a levantar o p quando o carro tua frente trava e usas o vento e a resistncia aerodinmica para desacelerar, ento j ests um passo frente. A melhor maneira de praticar contar o nmero de vezes que usas o pedal do travo na autoestrada, que deve ser quase nunca. Pratica e depois transfere as habilidades para estradas menores e at para as cidades.

3. Acelerar: Isto vai parecer bvio, mas vale sempre a pena reiterar. No aceleres nem uses as rotaes do motor em demasia! Dito isto, este deve ser um pouco mais simples quando no se trava tanto.

No exageres nas travagens nem na acelerao


imagem cedida por: BMW

4. Mudanas: Usar a caixa de velocidades de forma eficiente vai economizar uma enorme quantidade de combustvel. Existe uma faixa de funcionamento das rotaes para todas as viaturas, no qual o veculo ser mais eficiente. Ao contrrio do que dizem alguns, no necessariamente utilizar o mnimo de rotaes possvel. Regra geral, assumindo que o carro a gasolina e com 6.000 rpm deves manter as rotaes entre 1.500 e 3.000 (quanto muito) e deves usar a caixa de velocidades para manter as rotaes nesse nvel. Rotaes muito baixas vo tambm reduzir o controlo do carro. 5. Conduo: O controlo do volante tambm importante por uma srie de razes. A primeira a mais importante de todas, a reduo do consumo de combustvel. Viragens agressivas de direo vo reduzir a velocidade e, portanto, vais desperdiar energia -

transferindo o mpeto em energia de calor nos pneus. A segunda razo mais um indicativo e remete para o primeiro ponto. Se as viragens agressivas esto a ser feitas, ento vai existir, quase de certeza, uma falha na antecipao. 6. Manuteno geral: Obviamente importante manteres o teu carro no melhor estado de conservao mecnica, mas h uma coisa (talvez quatro coisas) que podem realmente fazer a diferena: os pneus. importante certificares-te de que estes so configurados (de acordo com o fabricante) corretamente. Se quiseres ver a diferena por ti mesmo chega simplesmente ao p da tua bicicleta e esvazia um pouco os pneus. Depois disto vais ver a quantidade de energia extra que necessria para pedalares. A segunda coisa importante a fazer com as rodas e os pneus o alinhamento. importante que todas as quatro rodas estejam a apontar na mesma direo. Isto pode parecer um disparate mas cada vez que passas por cima de um buraco ou ds um toque no passeio ao estacionar o alinhamento pode ficar comprometido. Tenta empurrar um carrinho de compras quando todas as rodas esto a apontar em direes diferentes!

Evita carga desnecessria

imagem cedida por: MINI (BMW)

7. Peso: Vou utilizar novamente a analogia da bicicleta: Tenta andar de bicicleta com uma mochila cheia de livros s costas e tenta fazer o mesmo com a mochila vazia, de certeza que vais sentir a diferena. a mesma coisa com o teu carro. 8. Ar condicionado: Mantm o ar condicionado desligado, se possvel. Este utiliza a fora do motor para funcionar, o que significa que para alm do teu carro consumir mais combustvel, tambm vai ficar mais lento. A maioria dos carros j vem de fbrica com arcondicionado, por isso pode ser necessrio tomar a deciso consciente de deslig-lo. C est. A grande vantagem de mudar o estilo de conduo que grtis e ao antecipar tambm a vais tornar mais segura. Antecipao e maiores distncias entre os carros permitem evitar qualquer incidente, mesmo que no seja culpa tua. Alm disso, tambm vai tornar as viagens mais agradveis para os teus passageiros. Se algum questionar o porqu de deixares um espao to grande para o carro da frente e de estares a conduzir devagar, deves apenas explicar que ests a fazer exatamente o que os pilotos profissionais fazem: observar e antecipar.

Вам также может понравиться