Вы находитесь на странице: 1из 5

Segundo a Psicologia Econmica, as pessoas, de maneira geral, tm dificuldade para renunciar aos apelos do consumo e para tomar decises

racionais envolvendo dinheiro. Da a necessidade de alguma organizao. A gente, comumente, no tem essa racionalidade de examinar tudo cuidadosamente e com rigor . Nossas decises em Finanas Pessoais so inconsistentes e dependem do efeito enquadramento [framing], isto , do ponto de referncia naquele contexto de escolha, do pedao da situao que estamos examinando, do estado de esprito e da influncia que outros esto exercendo naquele momento. Entre as resolues de Ano-Novo, organizar o oramento domstico e investir mais dinheiro costumam ser to difceis quanto prosperar na dieta ou se engajar nos exerccios fsicos, segundo consultores em Finanas Pessoais. A maioria falha j na hora de preencher as planilhas e de acompanhar a evoluo dos gastos do dia a dia. Sem essa ferramenta, fica difcil corrigir eventuais falhas e fazer progressos. Controlando o oramento mensal, consegue-se direcionar parte maior da renda para os investimentos financeiros. aprendizado dirio controlar o impulso para consumo. Abrir mo de consumo que no faz tanta diferena em troca de investimentos que vo dar retorno melhor acaba sendo mais prazeroso e no impede de ter vida to ou mais agradvel do que ter o prazer passageiro de comprar. Na organizao do oramento pessoal, encontra-se facilmente modelos de planilhas em Excel na web. Para organizar as contas, a sugesto ter planilha de receitas e despesas, exatamente como ocorre nas demonstraes financeiras das empresas. Nas despesas, deve-se separar as fixas (moradia, condomnio, educao etc.) das variveis (gua, luz, alimentos etc.). As primeiras no permitem margem importante para ajuste, enquanto as demais podem ser racionalizadas. No entanto, as despesas que mais permitem adaptaes, e que menos as pessoas tm controle, so os gastos espordicos como viagens, lazer, restaurantes e presentes. So chamadas de despesas adicionais. Os oramentos devem tambm ter margem de tolerncia para gastos extraordinrios (manuteno da casa, carro, mdicos etc.), que consomem parte importante da renda quando ocorrem. As instituies financeiras deveriam ajudar os clientes a organizar melhor o oramento domstico, uma das maiores dificuldades das pessoas na hora de tomar controle das finanas pessoais. Poderiam fazer uso da ferramenta j existente de API ( Anlise do Perfil de Investidor), que permite aos clientes adequar as aplicaes ao seu perfil de risco, combinar informaes com os registros de dbito automtico, compensao de cheques, transferncias, contas de servios pblicos, boletos, dbitos eletrnicos e gastos nos cartes crdito, e tornar tudo acessvel ao cliente j em planilha Excel.

A maioria das pessoas sabe quanto dinheiro tem e onde ele est aplicado. Mas poucas sabem quanto gastam, exatamente, com supermercados, restaurantes e presentes. Na integrao dos dados da Fatura do carto de crdito com as informaes de Investimento que se tem campo enorme para ajudar o cliente a investir mais. Com a popularizao dos pagamentos eletrnicos, poucas so as transaes em dinheiro que os bancos no conseguem identificar. Mesmo os cheques e as transferncias bancrias costumam ser identificadas. Desde 2009, os sistemas da maioria dos bancos j conseguem identificar e classificar com preciso as transaes financeiras, permitindo ao cliente organizar, parcial e retroativamente, o oramento. Banco grande tem tecnologia e ferramentas para o cliente compreender para onde vai o dinheiro e como poder criar plano de investimento factvel para longo prazo . O prximo passo do API ajudar o cliente a controlar as despesas . Os clientes bancrios poderiam recuperar com facilidade os registros de pagamentos na conta-corrente e nos cartes de crdito para alimentar planilhas e softwares de gesto de oramento. Desde 2010, os bancos adotam as chamadas regras de suitability, conjunto de procedimentos de adequao da venda de investimentos para cada tipo de cliente. O objetivo preparar o investidor brasileiro para o cenrio de juros menores, no longo prazo, que implicar a migrao das aplicaes de menor risco em renda fixa para outras com maior percentual de aes, ou seja, em renda varivel. As regras foram adotadas pelos bancos com base em Acordo de Autorregulao, discutido desde 2007. O acordo evita que o gerente do banco empurre investimentos inadequados ao cliente por conta de eventuais necessidades de captao de recursos ou do interesse comercial da instituio. O principal instrumento da anlise o preenchimento de questionrio, que procura avaliar a tolerncia a risco e o horizonte de investimento. As respostas so confrontadas com as aplicaes financeiras que o cliente mantm no banco. De cara, os bancos e os clientes descobriram que a maioria estava com aplicaes desenquadradas. Por falta de orientao ou de conhecimento, muitos assumiram mais risco de perder dinheiro do que precisavam ou perderam oportunidade de obter retorno maior nas aplicaes.

Вам также может понравиться