Вы находитесь на странице: 1из 9

Lasar Segall

Lasar Segall
Nascimento Morte Ocupao 21 de julho de 1891 Vilnius, Litunia 2 de agosto de 1957 (66 anos) So Paulo, Brasil Pintor

Navio de Emigrantes - Lasar Segall - 1939-41. Lasar Segall - em russo, ; em lituano, Lozarius Segalas1 (Vilnius, 21 de julho de 1891 So Paulo, 2 de agosto de 1957) foi um pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido na Litunia. O trabalho de Segall tem influncias do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representaes pictricas do sofrimento humano: a guerra, a perseguio e a prostituio. No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se definitivamente para o Brasil. J era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas prprias palavras, sua arte ficou como o "milagre da luz e da cor". Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.

Lasar Segal em 1905

Biografia
Iniciou seus estudos em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilnius, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, passando a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos. Mudou-se, a seguir, para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes. Em fins de 1912, Lasar Segall veio ao Brasil, encontrando-se com seus irmos, que moravam no pas, entre eles a irm Luba Segall Klabin, que havia se casado com Salomo Klabin e tiveram trs filhos: Esther Klabin, Samuel Klabin e Horcio Klabin. Realizou suas primeiras exposies individuais em So Paulo e em Campinas, em 1913. Pela primeira vez o Brasil vinha a conhecer a arte expressionista europeia. Entretanto a repercusso junto ao pblico e crtica foi mnima. Logo depois ele voltou para Europa, casando-se, em 1918, com Margarete Quack. Fundou, com um grupo de artistas, o movimento "Secesso de Dresden", em 1919, realizando, a seguir, diversas exposies na Europa. Em 1921, publica o lbum de litografias Bbe e, em 1922, o Erinnerung an Wilna.2 Segall mudou-se para o Brasil em 1923, dedicando-se, alm da pintura, s artes decorativas. Criou a decorao do Baile Futurista, no Automvel Clube de So Paulo, e os murais para o Pavilho de Arte Moderna de Olvia Guedes Penteado. J separado de sua primeira esposa, casou-se em 1925 com Jenny Klabin (filha de Maurcio Freeman Klabin cujo era irmo de Salomo Klabin, portando Lasar casou-se com a sobrinha do seu cunhado) com quem teve os filhos Maurcio Klabin Segall (que se casaria nos anos 50 com a atriz Beatriz de Toledo, posteriormente Beatriz Segall) e Oscar Klabin Segall. Nessa poca, passou a viver com a famlia em Paris, onde se

dedicou tambm escultura. Suas obras nessa fase remetem atmosfera familiar e de intimidade. Em 1932, Segall retornou Brasil, instalando-se em So Paulo na casa projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, seu concunhado. Essa casa abriga, atualmente, o Museu Lasar Segall. Nesse mesmo ano foi um dos criadores da SPAM - Sociedade Pr-Arte Moderna na capital paulista. Sua produo na dcada de 1930 incluiu uma srie de paisagens de Campos do Jordo e retratos da pintora Lucy Citti Ferreira. Em 1938, Segall realizou os figurinos para o bal "Sonho de uma Noite de Vero", encenado no Teatro Municipal de So Paulo. Uma retrospectiva de sua obra no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi realizada em 1943. Nesse mesmo ano, foi publicado um lbum com textos de Mrio de Andrade, Manuel Bandeira e Jorge de Lima. Em 1951, Segall realizou uma exposio no Museu de Arte de So Paulo. Trs anos depois, criou os figurinos e cenrios do bal "O Mandarim Maravilhoso". O Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva de sua obra em 1957, em Paris. Lasar Segall morreu nesse mesmo ano, de problemas cardacos, em sua casa, aos 66 anos. O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall viva de Lasar Segall foi criado como uma associao civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio e Oscar. Est instalado na antiga residncia e ateli do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik que era casado com Mina Klabin (irm de Jenny Klabin) cunhada de Lasar. Em 1985, o Museu foi incorporado Fundao Nacional Pr-Memria, integrou at 2009 o Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN do Ministrio da Cultura , como unidade especial. A partir de 2010 converte-se em uma das unidades museolgicas do recm criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ministrio da Cultura. Alm de seu acervo museolgico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas para escolas, cursos e oficinas nas reas de gravura, fotografia e criao literria, programao de cinema. Abriga a Biblioteca Jenny Klabin Segall, que mantm acervo nico nas reas das Artes do Espetculo (Cinema, Teatro, Rdio e Televiso, Dana, pera e Circo) e de Fotografia. A Biblioteca, ainda, possui a mais completa documentao sobre a vida e a obra de Lasar Segall. O Museu, como rgo federal, apoiado pela Associao Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall ACAMLS, uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaborao de instituies pblicas e privadas, alm de pessoas fsicas que cooperam com o Museu.
1. Conforme este verbete da wikipdia lituana.

2. Biografia Lasar Segall. Site James Lisboa <http://www.brasilartes.com.br/listarQuadros.php?artista=62&n=Lasar-Segall>. Acesso em 24 de abril de 2013.

[editar] Ligaes externas


Museu Lasar Segall Museo de Frida Kahlo, Mexico City (Em Lngua inglesa).
Artista plstico lituano, naturalizado brasileiro
LASAR SEGALL 21/7/1891, Vilna, Litunia 2/8/1957, So Paulo - SP Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Lasar Segall, lituano de nascimento, desenvolveu carreira em So Paulo

No ano de 1923, o pintor lituano Lasar Segall mudou-se para o Brasil. J era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas prprias palavras, sua arte conheceu o "milagre da luz e da cor". De famlia judia, Lasar Segall desde cedo manifestou interesse pelo desenho. Iniciou seus estudos em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilna, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, passando a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos. Mudou-se, a seguir, para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes. Em fins de 1912, Lasar Segall veio ao Brasil, encontrando-se com seus irmos, que moravam aqui. Realizou suas primeiras exposies individuais em So Paulo e em Campinas, em 1913, mas regressou Europa, casando-se, em 1918, com Margarete Quack. Fundou, com um grupo de artistas, o movimento "Secesso de Dresden", em 1919, realizando, a seguir, diversas exposies na Europa. Segall mudou-se para o Brasil em 1923, dedicando-se, alm da pintura, s artes decorativas. Criou a decorao do Baile Futurista, no Automvel Clube de So Paulo, e os murais para o Pavilho de Arte Moderna de Olvia Guedes Penteado. J separado de sua primeira esposa, casou-se em 1925 com Jenny Klabin, com quem teve os filhos Maurcio e Oscar. Nessa poca, passou a viver com a famlia em Paris, onde se dedicou tambm escultura. Suas obras nessa fase remetem atmosfera familiar e de intimidade. Em 1932, Segall retornou ao Brasil, instalando-se em So Paulo na casa projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, seu cunhado. Essa casa abriga, atualmente, o Museu Lasar Segall. Sua produo na dcada de 1930 incluiu uma srie de paisagens de Campos do Jordo e retratos da pintora Luci Citti Ferreira. Em 1938, Segall realizou os figurinos para o bal "Sonho de uma Noite de Vero", encenado no Teatro Municipal de So Paulo. Uma retrospectiva de sua obra no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi realizada em 1943. Nesse mesmo ano, foi publicado um lbum com textos de Mrio de Andrade, Manuel Bandeira e

Jorge de Lima. Em 1951, Segall realizou uma exposio no Museu de Arte de So Paulo. Trs anos depois, criou os figurinos e cenrios do bal "O Mandarim Maravilhoso". O Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva de sua obra em 1957, em Paris. Lasar Segall morreu nesse mesmo ano, de problemas cardacos, em sua casa, aos 66 anos.

Segall Brasil 1913-2013 50 obras do acervo


16/03/2013 a 31/12/2013

O Museu Lasar Segall apresenta uma seleo de cinquenta obras de seu acervo, escolhidas entre as mais representativas da produo de Lasar Segall (1891-1957). Esse acervo composto por mais de trs mil itens, entre pinturas a leo, pinturas sobre papel, esculturas, gravuras e desenhos. possvel acompanhar, nesta seleo, o caminho percorrido pela arte de Segall na Alemanha, desde a admirao inicial pelos impressionistas alemes at sua insero no movimento expressionista, do qual participa ativamente como um dos expressionistas eslavos, ao lado de Chaim Soutine e Marc Chagall. A emigrao para o Brasil, em 1923, promove significativa mudana de rumo nessa obra, inaugurando, na viso do escritor Mrio de Andrade, sua fase brasileira. O repertrio de temas de Segall privilegia os assuntos extrados da cultura judaica e seus personagens so expresses de um sentimento de compaixo pelo ser humano existencialmente marginalizado.

No Brasil, Segall se interessa pela natureza tropical, pela arquitetura das favelas e pelos tipos humanos, principalmente os negros, exticos ao olhar europeu. s tonalidades sbrias do perodo alemo somam-se cores mais iluminadas. Nos ambientes que recendem a intimidade, como seu ateli e a natureza de Campos do Jordo, ele produz pinturas sensuais, de colorido nico, que o crtico Paulo Mendes de Almeida chamou de a cor Segall. Os problemas sociais e polticos continuam a merecer sua ateno, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial, quando ele cria pinturas de grandes dimenses. Na ltima dcada de vida, Segall retoma temas anteriores, encerrando sua trajetria com as sries Erradias, Favelas e Florestas. Servio Abertura: 16 de maro de 2013, sbado Exposio de longa durao Horrio: diariamente das 11h00 s 19h00 Fechada s teras-feiras Veja o catlogo da exposio Lasar Segall - A exposio de 1913, realizada em 1988:

Вам также может понравиться