Вы находитесь на странице: 1из 9

CONTRATO DE DEPSITO

1. Conceitos e caractersticas

Pelo contrato de depsito recebe o depositrio um objeto mvel, para guardar, at que o depositante o reclame. A sua finalidade primordial a guarda de coisa alheia.

O contrato de depsito se conclui com a entrega da coisa ao depositrio, sendo portanto, um contrato real, no bastando o acordo de vontade. O bem mvel entregue para ser guardado e no para uso.

O bem deve ser devolvido quando da reivindicao do seu dono, considerando a temporariedade do depsito.

O depsito de natureza gratuita, exceto se o depositrio o fizer de forma profissional, mediante cobrana de remunerao.

O depositante obrigado a pagar ao depositrio as despesas feitas com a coisa, e os prejuzos que do depsito provierem (CC, Art. 643.).

Cdigo Civil

Art. 627. Pelo contrato de depsito recebe o depositrio um objeto mvel, para guardar, at que o depositante o reclame.

Art. 628. O contrato de depsito gratuito, exceto se houver conveno em contrrio, se resultante de atividade negocial ou se o depositrio o praticar por profisso.

Pargrafo nico. Se o depsito for oneroso e a retribuio do depositrio no constar de lei, nem resultar de ajuste, ser determinada pelos usos do lugar, e, na falta destes, por arbitramento.

2. Espcies

O depsito pode ser voluntrio ou necessrio (obrigatrio e independe da vontade das partes). Sendo necessrio, divide-se em legal e miservel. O depsito voluntrio decorre de acordo de vontade e rege-se pelos artigos 627 a 646 do Cdigo Civil. O depsito necessrio regulado pelos artigos 647 a 652.

Cdigo Civil

Art.647. depsito necessrio: I - o que se faz em desempenho de obrigao legal; II - o que se efetua por ocasio de alguma calamidade, como o incndio, a inundao, o naufrgio ou o saque.

So hipteses de depsito legal:

Cdigo Civil

Art. 345. Se a dvida se vencer, pendendo litgio entre credores que se pretendem mutuamente excluir, poder qualquer deles requerer a consignao.

Art. 1.233. Quem quer que ache coisa alheia perdida h de restitu-la ao dono ou legtimo possuidor. Pargrafo nico. No o conhecendo, o descobridor far por encontr-lo, e, se no o encontrar, entregar a coisa achada autoridade competente.

Aos depsitos previstos no artigo antecedente equiparado o das bagagens dos viajantes ou hspedes nas hospedarias onde estiverem. Os hospedeiros respondero como depositrios, assim como pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos (CC, art. 649). Cessa, nos casos do artigo antecedente, a responsabilidade dos hospedeiros, se provarem que os fatos prejudiciais aos viajantes ou hspedes no podiam ter sido evitados (CC, art. 650).

O depsito pode ser ainda considerado depsito regular ou ordinrio quando o objeto depositado coisa no fungvel e depsito irregular tratando-se de coisa fungvel, a exemplo de dinheiro, obrigando o depositrio a devolver coisa do mesmo gnero, qualidade e quantidade. O depsito bancrio rege-se pelas regras do mtuo.

3. Principais obrigaes do depositrio previstas no Cdigo Civil

a) O depositrio obrigado a ter na guarda e conservao da coisa depositada o cuidado e diligncia que costuma com o que lhe pertence, bem como a restitu-la, com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante. b) Se o depsito se entregou fechado, colado, selado, ou lacrado, nesse mesmo estado se manter. c) Salvo disposio em contrrio, a restituio da coisa deve dar-se no lugar em que tiver de ser guardada. As despesas de restituio correm por conta do depositante.

d) Se a coisa houver sido depositada no interesse de terceiro, e o depositrio tiver sido cientificado deste fato pelo depositante, no poder ele exonerar-se restituindo a coisa a este, sem consentimento daquele. e) Ainda que o contrato fixe prazo restituio, o depositrio entregar o depsito logo que se lhe exija, salvo se tiver o direito de reteno a que se refere o item o abaixo, se o objeto for judicialmente embargado, se sobre ele pender execuo, notificada ao depositrio, ou se houver motivo razovel de suspeitar que a coisa foi dolosamente obtida.

f) Ao depositrio ser facultado, outrossim, requerer depsito judicial da coisa, quando, por motivo plausvel, no a possa guardar, e o depositante no queira receb-la. g) O depositrio, que por fora maior houver perdido a coisa depositada e recebido outra em seu lugar, obrigado a entregar a segunda ao depositante, e ceder-lhe as aes que no caso tiver contra o terceiro responsvel pela restituio da primeira. h) O herdeiro do depositrio, que de boa-f vendeu a coisa depositada, obrigado a assistir o depositante na reivindicao, e a restituir ao comprador o preo recebido. i) Sob pena de responder por perdas e danos, no poder o depositrio, sem licena expressa do depositante, servir-se da coisa depositada, nem a dar em depsito a outrem.

j) Se o depositrio, devidamente autorizado, confiar a coisa em depsito a terceiro, ser responsvel se agiu com culpa na escolha deste. k) Se o depositrio se tornar incapaz, a pessoa que lhe assumir a administrao dos bens diligenciar imediatamente restituir a coisa depositada e, no querendo ou no podendo o depositante receb-la, recolh-la- ao Depsito Pblico ou promover nomeao de outro depositrio. l) O depositrio no responde pelos casos de fora maior; mas, para que lhe valha a escusa, ter de prov-los. m) O depositante obrigado a pagar ao depositrio as despesas feitas com a coisa, e os prejuzos que do depsito provierem. n) O depositrio poder reter o depsito at que se lhe pague a retribuio devida, o lquido valor das despesas, ou dos prejuzos a que se refere o

artigo anterior, provando imediatamente esses prejuzos ou essas despesas. o) Se essas dvidas, despesas ou prejuzos no forem provados suficientemente, ou forem ilquidos, o depositrio poder exigir cauo idnea do depositante ou, na falta desta, a remoo da coisa para o Depsito Pblico, at que se liquidem. p) Destaque-se que o depsito de coisas fungveis, em que o depositrio se obrigue a restituir objetos do mesmo gnero, qualidade e quantidade, regular-se- pelo disposto acerca do mtuo.

Depsito Necessrio

O Cdigo Civil estabelece:

Art.647. depsito necessrio: I - o que se faz em desempenho de obrigao legal; II - o que se efetua por ocasio de alguma calamidade, como o incndio, a inundao, o naufrgio ou o saque.

Art. 648. O depsito a que se refere o inciso I do artigo antecedente, reger-se- pela disposio da respectiva lei, e, no silncio ou deficincia dela, pelas concernentes ao depsito voluntrio. Pargrafo nico. As disposies deste artigo aplicam-se aos depsitos previstos no inciso II do artigo antecedente, podendo estes certificarem-se por qualquer meio de prova.

Art. 649. Aos depsitos previstos no artigo antecedente equiparado o das bagagens dos viajantes ou hspedes nas hospedarias onde estiverem.

Pargrafo nico. Os hospedeiros respondero como depositrios, assim como pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos.

Art. 650. Cessa, nos casos do artigo antecedente, a responsabilidade dos hospedeiros, se provarem que os fatos prejudiciais aos viajantes ou hspedes no podiam ter sido evitados.

Art. 651. O depsito necessrio no se presume gratuito. Na hiptese do art. 649, a remunerao pelo depsito est includa no preo da hospedagem.

5. Priso do depositrio infiel

De acordo com o artigo 5 da Constituio Federal, todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel.

Por outro lado, estabelece o artigo 652 do Cdigo Civil que o depositrio que no o restituir quando exigido ser compelido a faz-lo mediante priso no excedente a 1 (um) ano, e ressarcir os prejuzos, no importando se o depsito voluntrio ou necessrio.

No mbito processual, o Cdigo de Processo Civil quando trata da Ao de Depsito (artigos 901 e 902), determina que esta ao tem por fim exigir a restituio da coisa depositada. Na petio inicial instruda com a prova literal do depsito e a estimativa do valor da coisa, se no constar do contrato, o autor pedir a citao do ru para, no prazo de 5 (cinco) dias:

I - entregar a coisa, deposit-la em juzo ou consignar-lhe o equivalente em dinheiro; II - contestar a ao.

Destaque-se que do pedido poder constar, ainda, a cominao da pena de priso at 1 (um) ano, que o juiz decretar na forma do artigo 904, pargrafo nico do CPC. O ru poder alegar, alm da nulidade ou falsidade do ttulo e da extino das obrigaes, as defesas previstas na lei civil.

Por fim, a Smula 619 do STF estabelece que A priso do depositrio judicial pode ser decretada no prprio processo em que se constituiu o encargo, independentemente da propositura de ao de depsito.

Com a edio da EC45/2004, que acrescentou um 3 ao art. 5, prevendo que os tratados internacionais em que o Brasil seja signatrio, sobre direitos humanos, aprovados em cada Casa do Congresso Nacional por 3/5 dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes Emenda Constituio.

O Brasil signatrio do Tratado de So Jos da Costa Rica que proibe expressamente a priso do depositrio infiel. Este Tratado est consignado no Decreto-lei n. 911/1969.

Assim, h que se aguardar as decises neste aspecto dos Tribunais Superiores, eis que pairam dvidas a respeito da

constitucionalidade de tal previso. Primeiro indaga-se se a EC n.45 ir atingir os tratados anteriores. Segundo, saber se os tratados anteriores preciso da aprovao de 2/3 de cada Casa no Congresso para ter fora de emenda constituio.

Exerccios de Fixao

01- O contrato de custdia de aes ou valores mobilirios, identificveis por nmero, no havendo estipulao de que o depositrio os pode consumir, um depsito A) irregular B) legal C) judicial D) miservel E) regular

02- O depsito, que recair sobre bem fungvel ou consumvel, o: A) regular; B) miservel; c) ordinrio D) legal; E) irregular

03- O depsito de bagagem dos hspedes nas hospedarias onde estiverem modalidade de depsito A) irregular

B) convencional C) necessrio D) voluntrio

Вам также может понравиться