Вы находитесь на странице: 1из 68

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

CONTABILIDADE AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Professor: Jos Fernando B. Miranda

EDCARLOS R. NESTOR
1

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Caro aluno,

Voc est recebendo os textos relacionados disciplina de BalanoSocial e Ambiental, os quais tm por objetivo nortear seus estudos na rea socioambiental da contabilidade.

Os estudos na rea social e ambiental, a cada dia, esto tomando novaspropores na rea de contabilidade. A contabilidade uma cincia socialaplicada, que, ao longo dos anos, deixou de atuar somente na rea comercial, industrial e societria. Hoje, alm dessas reas, tambm se abrem novoscaminhos, como a rea social e ambiental.

notrio e bastante enriquecedor vermos a cincia contbil crescer e sedestacar a cada dia. Bons profissionais contbeis esto sempre

preparadospara atuar na rea comercial, industrial ou societria.

contbil, independentemente se ela for

Este material no tem a pretenso de esgotar discusses e pesquisassobre o assunto. sim um ponto de partida, para que voc comece a sefamiliarizar e a interagir com a rea socioambiental da contabilidade. Assimsugerimos leituras e pesquisas complementares que possam enriquecer os conhecimentos dessa rea ainda pouco explorada dentro da contabilidade.

Bons estudos
2

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Prof. Jos Fernando B. Miranda

Apresentao

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

OBJETIVOS

Identificar os aspectos econmicos e financeiros das aes de responsabilidade socioambiental. Discutir os aspectos econmicos e financeiros das aes de responsabilidade Socioambiental. Avaliar as influncias das aes de responsabilidade socioambiental no desempenho das entidades. CONTEDO PROGRAMTICO

A relao da contabilidade com o meio ambiente e a gerao de informaesnas organizaes O contedo da informao contbil e a gerao de valor Evidenciao de gastos ambientais Modelo de ecobalano, balano social e de demonstrao do valoradicionado (DVA) Indicadores sociais e ambientais e reflexos econmicos e financeiros dosativos e passivos ambientais

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

BIBLIOGRAFIA BSICA

KROETZ, Csar Eduardo Stevens. Balano social: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2000.

ROSSETTI, Jos Paschoal. Contabilidade social. 7. ed. So Paulo: Atlas, 1995.

SILVA, Csar Augusto Tibrcio; FREIRE, Ftima de Souza. Balano social: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FELLELINI, Alfredo. Balano social: resumo da teoria, exerccios programados. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1994.

MONTORO FILHO, Andr Franco. Contabilidade social: uma introduo macroeconomia. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1994.

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

aula 1 balano social e ambiental Objetivo Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: Responsabilidade social da contabilidade.

Aula 1 entender a responsabilidade social como um dos princpios contbeisda atualidade.

Pr-requisitos No estudamos ainda a contabilidade no aspecto socioambiental, mas,na disciplina Teoria da Contabilidade, vimos evidenciao de informaes. Evidenciar divulgar informaes e esse o carter de responsabilidade socialda contabilidade. A contabilidade uma cincia que tem por competncia maiora divulgao de informaes. Espera-se que a informao contbil divulgadaseja sempre de carter idnea, tempestiva e, principalmente, fidedigna.

Introduo A contabilidade uma cincia que tem atrelada com seudesenvolvimento a evoluo das transaes e os atos de comrcio. At bem pouco tempo atrs, as reas de atuao da contabilidadeeram somente a rea comercial, industrial e societria.

Hoje, alm de comandar os registros e os controles patrimoniais nas reas comerciais, industriais e societrias, a contabilidade passaa atuar tambm na rea social e ambiental, pois cada vez mais asempresas passam a se preocupar em agregar atividades ligadas aomeio socioambiental. Como se v, a contabilidade uma cincia emconstante e plena evoluo, que se adapta, organiza-se e se apresentapara cumprir seus objetivos primordiais: o registro e o controle patrimonialdas empresas, seja ele de qualquer forma que se apresente.

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Nesta aula, falaremos sobre o surgimento da contabilidade, a normatizao do registro contbil, a importncia desse registro para o controle patrimonial e noes da responsabilidade social da contabilidade.

1.1

Contabilidades:

registro

controle

do

patrimnio

empresarialA

contabilidade surgiu da necessidade de se manter o registro e o controlesobre o patrimnio empresarial. Em outras palavras, a contabilidade uma cincia que complementa e efetiva os atos e fatos administrativos por meio dos registros. A necessidade de registro e controle do patrimnio empresarial se deu pelos rumos que os negcios empresariais foram tomando. Primeiramente, o homem tinha somente um patrimnio prprio, que era administrado de forma muitofamiliar, ou seja, produzia-se para consumir. Posteriormente, o homem foi tendonecessidades de troca, compra e venda de seus prprios produtos, a surgiramos atos do comrcio.

Com os atos de comrcio, surgiu tambm a necessidade de o homemcomear a industrializar a sua produo. Com isso, houve o surgimento da eraindustrial. Cada uma dessas etapas teve uma significativa contribuio para ocrescimento do pensamento contbil.

O registro, a acumulao, a mensurao, a avaliao, bem como a divulgaodas atividades e operaes das entidades, so feitos pela contabilidade,de forma sistmica, por meio das demonstraes contbeis.

Durante

muitos

sculos, para

as uso

demonstraes dos

contbeis

foram

direcionadasunicamente

proprietrios.

Posteriormente,

transformaram-se eminformaes externas para investidores, credores, fisco e outras entidadesinteressadas no patrimnio das organizaes. A partir dos anos 60, asociedade passou a entender a responsabilidade social das empresas comoum fator preponderante de sobrevivncia. Assim a

contabilidade se expandiupara fins sociais.

1.2 O registro contbil

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

A contabilidade tem em sua essncia o registro dos atos e fatos administrativos. A Norma Brasileira de Contabilidade trata do registro (escriturao) contbil a NBC T 2 Das formalidades da escriturao contbil. O item 2.1.2da NBCT - 2 menciona que a escriturao ser executada:

a) em idioma e moeda corrente nacionais; b) em forma contbil; c) em ordem cronolgica de dia, ms e ano; d) com ausncia de espaos em branco, entrelinhas, borres, rasuras, emendas ou transportes para as margens; e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, nasua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prtica de atos administrativos. O Decreto-Lei n. 486/1969 refora o dizer da Norma Contbil. Em seuArtigo 2, coloca que toda a escriturao ser completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individualizao e clareza, por ordem

cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borradoras, rasuras, emendas e transportes para as margens.

Resoluo

n.

815/97,

editada

pelo

Conselho

Federal

de

Contabilidade(CFC), coloca em seu Artigo 1 que a empresa, seus scios e os que se beneficiarem do resultado de demonstraes contbeis ou elaborados com falsidade de documentos e irregularidades de escriturao sujeitam-se penalidade e multa.

Outro item que a norma coloca claramente que a terminologia a ser utilizadana escriturao contbil deve expressar o verdadeiro significado das transaes. Caso o contador no registre de forma expressa e verdadeira os fatos,ir se sujeitar a infraes.

No

somente

as

normas

contbeis

obrigam

os

registros

apresentaopblica dos atos e fatos administrativos. O Cdigo Comercial (Lei n. 566 de 18de junho de 1850), em seu Artigo 10, expe a obrigao de todos
8

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

os comerciantes

formarem anualmente um balano geral do seu ativo e

passivo, o qual dever compreender todos os bens mveis e semoventes, mercadorias, dinheiro, papis de crdito e outra qualquer espcie de valores, todas as dvidas e obrigaes passivas. Esse balano dever ser datado e assinado pelo comerciante a quem pertencer.

O balano geral colocado pelo Cdigo Comercial o produto final dosregistros contbeis, por isso que se obriga a fazer uma escriturao tempestiva e com lisuras.

Os registros contbeis devem ser realizados por profissionais qualificados, nostermos da legislao especfica, exceto nas localidades em que no haja elemento 486/1969. nessas condies, conforme a NBC T 2.1 e Decreto-Lei n.

1.3 O controle patrimonial A contabilidade, por meio de seus registros, possibilita controlar o patrimnioempresarial. O controle patrimonial, feito por meio dos registros, apresentadode forma detalhada por meio dos livros contbeis dirio e razo. Essesdois livros so considerados permanentes e obrigatrios nas entidades.

Os registros devem apresentar, com individualizao e clareza, todas asoperaes realizadas no dia-a-dia, diretamente ou por reproduo, que configurem os atos ou operaes mercantis que modifiquem ou possam a vir a modificar a situao patrimonial da entidade. Alm de obrigatrios, os

registrosdevem ser encadernados com folhas numeradas seguidas e tipo logicamente. Outras formalidades extrnsecas desses livros so:

a) termos de abertura e encerramento; b) submisso autenticao do rgo competente.

Para a contabilidade, a entidade uma unidade econmica que tem controle sobre os recursos. Assim o empreendedor no deve entender que o patrimnio
9

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

empresarial de sua propriedade particular, deve considerar que, a partir do momento em que ele (empreendedor) cria uma entidade, toda a movimentao oramentria, financeira e patrimonial deve ser distinta de seu patrimnio particular.

Dois princpios contbeis so fundamentais de serem citados: o da continuidade e o da entidade. O princpio da continuidade traz no seu bojo o pressuposto de que as entidades so consideradas como empreendimentos em andamento, tendo vida indefinida. Segundo a tica desse postulado, as entidades tm como objetivo adicionar valor, gerando, por conseguinte, novos produtos e servios, que visam a satisfazer as necessidades de seus clientes. O princpio da entidade trata da diferenciao entre o patrimnio particular e o patrimnio do empreendimento, ou seja, uma coisa o patrimnio empresarial, outra o patrimnio pessoal. Em momento algum, deve-se confundir um com outro.

1.4 A responsabilidade social da contabilidade Responsabilidade social um conceito que pode ser discutido de diferentes formas. O conceito de responsabilidade social amplo e no pode ser visto ou discutido individualmente. Responsabilidade social a solicitude daqueles que so afetados pelo transcurso de aes, sejam elas empresarias ou no.

A responsabilidade social da contabilidade comea com o reconhecimento do postulado da entidade. Iudcibus (2000, p. 26) expe que o postulado da entidade [...] considera que as transaes econmicas so levadas a termo por entidades e a contabilidade mantida como distinta das entidades dos scios que a compem. A entidade um organismo social que ocupa espao e que explora o meio no qual est inserido.

Assim de responsabilidade do agente contbil elaborar e divulgar informao econmica de uma entidade. Para isso, deve considerar todo o tempo de existncia dela e, alm disso, sempre orientar a separao de patrimnio empresarial e pessoal do scio. Junto com a responsabilidade contratual de execuo de servios contbeis, no existe somente a responsabilidade dos
10

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

recursos (sejam eles em espcie ou no) que lhe so confiados, mas tambm existe um dever presente e futuro de preservar e orientar o registro e o crescimento desses recursos.

A partir do que foi exposto nesta aula, conclumos que a contabilidade uma cincia que tem como princpio primordial a gesto e o controle do patrimnio empresarial. Ao manter oregistro do patrimnio empresarial de forma idnea e transparente, ela cumpre sua responsabilidade social.

Sntese da aula Nesta aula, vimos que a contabilidade surgiu da necessidade de se manter

o registro e o controle sobre o patrimnio empresarial. Por muito tempo, as demonstraes contbeis foram direcionadas unicamente para uso dos proprietrios. Depois, transformaram-se em informaes externas para investidores, credores, fisco e outras entidades interessadas no patrimnio das organizaes. A partir dos anos 60, a contabilidade se expandiu para fins sociais. Estudamos tambm que a contabilidade tem em sua essncia o registro dos atos e fatos administrativos. Analisamos as normas que regem o registro contbil e a importncia desse registro para o controle patrimonial. E, por fim, discutimos sobre a responsabilidade social.

Atividades 1. Em um texto de no mximo 20 linhas, elabore uma definio pessoal do que responsabilidade social na contabilidade e apresente a relao entre prestao de servios contbeis e responsabilidade social. 2. Sobre a responsabilidade social da contabilidade, assinale a alternativa correta. a) A responsabilidade social da contabilidade se limita em verificar a idoneidade da procedncia dos seus registros, uma vez que ela tem como princpio o registro de atos e fatos contbeis.

11

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

b) A responsabilidade social da contabilidade muito mais do que somente registrar os atos e fatos contbeis, divulgar informaes econmicas e financeiras, considerando o todo de uma entidade.

c) A responsabilidade social da contabilidade obedecer criteriosamente somente aos seus princpios, considerando a entidade como um organismo vivo inserido no social.

d) A responsabilidade social da contabilidade atender os anseios da sociedade com a divulgao de informaes puramente contbil, sem levar em conta o seu carter econmico, financeiro e social.

12

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

aula 2 balano social e ambiental Objetivo Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: Alguns conceitos ambientais necessrios. Aula 2 Objetivo Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: Alguns conceitos ambientais necessrios. Aula 2 Relacionar conceitos bsicos da rea ambiental aos conceitos de

responsabilidade social da contabilidade. Pr-requisitos Para compreender os conceitos ambientais aplicados contabilidade socioambiental, preciso que voc tenha entendido a responsabilidade social da contabilidade, estudada na aula um. Uma das principais relaes sociais da contabilidade e o meio ambiente a produo de informaes para a tomada de deciso. Devido a fatores como o de responsabilidade social, no podemos separar ou distinguir a cincia contbil como isolada e desprendida da sociedade e das questes ambientais.

Introduo A contabilidade, ao tratar do relato e da mensurao dos eventos econmicos das organizaes, deve antes conhecer o contexto em que os problemas ambientais ocorrem. Um sistema de informao, para ser adequado, precisa descrever com clareza os fatos referentes gesto da empresa e usar uma linguagem adequada. Especificamente no caso do meio ambiente, fundamental que se conheam as questes maiores que envolvem o problema e as possibilidades para medir os impactos ambientais.

Se a utilizao dos recursos naturais no afetasse as relaes econmicas, no haveria necessidade de relatar e medir esses fatos, por conseguinte tambm no seria necessria a divulgao deles por meio da contabilidade.
13

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Assim compreender alguns conceitos ambientais que sero tratados fora dos aspectos econmicos e financeiros envolve polticas de disclosure (divulgao) voluntrio das entidades. Nesta aula, estudaremos a relao homem e meio ambiente e os conceitos ambientais necessrios para estudo das informaes contbeis.

2.1 Relaes homem e meio ambiente: algumas consideraes. preocupao do homem com o uso e a explorao, de forma ordenada e consciente do meio ambiente, data meados da dcada de 70. Nessa poca, a sociedade passou a ter uma viso de que o problema ambiental no poderia ser de responsabilidade localizada, mas de responsabilidade dimensionada

globalmente. A seguir citamos alguns eventos importantes que mostram aes conjuntas do homem e sua preocupao com a utilizao do meio ambiente.

a) A primeira conferncia mundial sobre o meio ambiente foi realizada em Estocolmo, em 1972, com repercusso internacional. Nessa conferncia, discutiram-se o desenvolvimento e o meio ambiente. Esse foi um dos primeiros passos para a conscientizao mundial sobre os problemas ecolgicos.

b) Em 1975, foi realizado um Seminrio Internacional de Educao em Belgrado, com a participao de vrios pases. O resultado foi a constituio da Carta de Belgrado. O documento trata da qualidade de vida ligada felicidade humana; da preservao e melhoria das potencialidades humanas; e do desenvolvimento do bem estar-estar social e individual das pessoas.

c) Em 1988, em Estocolmo, foi realizada outra grande conferncia sobre o meio ambiente. Nela se observou a necessidade de mudanas rpidas e significativas das medidas de desenvolvimento mundial.

d)

Em

1992,

houve

United

NationsConferenceonEnvironmentandDevelopment (UNCED), conhecida como ECO-92, na cidade do Rio de Janeiro. Nessa conferncia, criou-se a agenda 21, que so compromissos sobre questes ambientais assumidos pelos governantes de diversos pases.
14

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Esses eventos proporcionaram a criao de documentos de responsabilidades socioambientais do homem. Esses documentos propunham que qualquer ao de preservao ambiental deveria, primeiramente, passar por uma educao ambiental e, assim, seria preciso: a) conscientizar os indivduos sobre o problema ambiental; b) expandir conhecimentos especficos sobre o meio ambiente; c) promover atos para mudar atitudes na relao homem/meio ambiente; d) propagar habilidades direcionadas para aes ambientais; e) criar instrumentos capazes de avaliar as aes e os programas implantados; f) promover a participao social na busca de soluo.

Entre todos os documentos idealizados e aprovados nesses eventos, o mais importante foi a Agenda 21, assinado por 170 pases. Atualmente a Agenda 21 o ponto de referncia para a implantao de polticas de governos e de empresas ao redor do mundo e tem marcado uma significativa mudana nas relaes comerciais em suas diversas formas.

2.2 Conceitos ambientais bsicos Os conceitos ambientais apresentados aqui so entendidos a partir do processo de interao entre o homem e o meio ambiente, que Rubenstein citado por Ferreira (2006) apresenta como ciclo universal da vida. Esse ciclo dividido em seis fases distintas, a partir das necessidades humanas. Vamos analis-las no quadro a seguir. Necessidades humanas

Fonte: Rubenstein citado por Ferreira (2006, p.15).

Os conceitos a seguir, baseados em Ferreira (2006), resultaram dessa siste

matizao terica do ciclo natural da vida. Eles so de suma importncia para a contabilidade. Vamos analis-los?
15

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

a) Ecologia: pode ser definida como a cincia das condies de existncia do ser vive em seu meio.

b) Ecossistema: pode ser entendido como um sistema formado pelo conjunto das populaes que ocupam um territrio e pelos elementos abiticos a ele ligados.

c) Meio ambiente : uma rea de conhecimento considerada como multidisciplinar. Seu corpo de conhecimentos se forma com base no conhecimento de outras cincias. Pode ser dividido em seis aspectos, segundo Ferreira (2006, p. 16): ar; gua; solo e subsolo; fauna; flora; e paisagem.

d)

Poluio:

Comune

citado

por

Ferreira

(2006)

afirma

que

as

poluiesambientais so fenmenos objetivos, mensurveis na maioria dos casos, cujas caractersticas principais decorrem do fato de sempre estarem relacionadas com danos que provocam ao meio ambiente.

e) Desenvolvimento sustentvel : em um dos mais importantes eventos sobre o meio, a ECO-92, a expresso desenvolvimento sustentvel se apresentou de suma importncia para futuras decises relativas ao meio ambiente.

f) Crescimento sustentvel: crescimento sustentvel difere da abordagem econmica tradicional de crescimento econmico. Esse crescimento orientado para a produo, por seu enfoque sobre o produto interno e limitaes na quantidade e qualidade dos fatores de produo. Essa uma viso quantitativa.

g) Anlise custo-benefcio: corriqueiramente usada no trato da questo ambiental, pressupe exame sistemtico e comparativo das diversas alternativas de ao. Ela busca evidenciar qual a que trar melhor resultado organizao.

16

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

h) Externalidade: vista como o fato inquestionvel de que toda e qualqueratividade realizada pelo homem afeta, de modo favorvel ou desfavorvel, outras atividades ao longo do processo produtivo (COMUNE

citado por FERREIRA, 2006).

i)Internalizao : ocorre quando existe a possibilidade de que os custos decorrentes das externalidades sejam assumidos pelos agentes produtores e consumidores.

j) Indstria sustentvel: inclui todo o sistema social, econmico e tecnolgico do qual produzimos bens.

k) Impacto ambiental:Wathern citado por Ferreira (2006) expe que impacto ambiental a mudana em um parmetro ambiental, em um perodo especfico e em uma rea definida. Essa mudana resultante de uma atividade particular, comparada com a situao que deveria ter ocorrido se a atividade no tivesse sido iniciada.

l) Efeitos ambientais: so os impactos das mudanas no meio ambiente.

m) Impactos diretos: so aqueles cujas conseqncias podem ser diretamente identificadas com uma atividade em particular, tambm chamadas de impactos primrios.

n) Impactos indiretos: so aqueles cujas conseqncias podem ser diretamente identificadas com uma atividade em particular, tambm chamadas de impactos secundrios e tercirios.

o) Certificados negociveis : a idia bsica o desenvolvimento de um sistema de emisso de certificados comercializveis que visem a atingir uma reduo ou mesmo a manuteno dos nveis atuais de poluio .

A partir do que foi exposto nesta aula, podemos concluir que o homem a principal parte integrante do meio ambiente, pois consegue modific-lo e por
17

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

ele pode ser modificado. A relao homem e meio ambiente, por mais que se tenham boas intenes, s vezes, resulta na desordenaro e agresso ao meio ambiente. Osfatores de proteo, agresso e descoordenao, entre outros, podem se apresentar emforma de poluio, destruio e desenvolvimento sustentvel, e esses fatores devem fazer parte do elenco de informaes a serem divulgadas pela contabilidade.

Sntese da aula

Nesta aula, estudamos a relao entre o homem e o meio ambiente. Vimos que desde a dcada de 70 h a preocupao com o uso e a explorao de forma ordenada e conscientizada do meio ambiente. Apresentamos alguns eventos importantes que mostram aes conjuntas do homem e sua preocupao com a utilizao do meio ambiente. Destacamos a primeira conferncia mundial sobre o meio ambiente realizada em Estocolmo, em 1972; a ECO-92, na cidade do Rio de Janeiro, em que se assinou o Protocolo de Kyoto, que tinha o objetivo principal de promover o desenvolvimento sustentvel com a reduo das emisses de gases de efeito estufa. Tambm analisamos alguns conceitos ambientais necessrios para entender a relao entre a contabilidade e a responsabilidade social.

Atividades 1. Exponha os conceitos ambientais bsicos e os relacione com os conceitos de evidenciao contbil estudados na disciplina Teoria da Contabilidade. 2. Sobre conceitos ambientais importantes para a contabilidade, assinale a afirmativa errada. a) O fator consumo populacional aumenta os ndices de poluio ambiental nos centros urbanos. b) Crescimento sustentvel orientado para a produo, por ser seu enfoque sobre produto interno e limitaes na quantidade e qualidade dos fatores de produo.

18

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

c) Desenvolvimento sustentvel implica dizer que as empresas devam crescer mercadolgica e esparsamente, mas ao mesmo tempo devem cuidar do meio ambiente e social.

d) A contabilidade, por meio de suas informaes e dados, proporciona atividade empresarial poder para crescer mercadolgica, sustentvel e economicamente.

19

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

aula 3 balano social e ambiental Objetivo Informao contbil: caractersticas e atributos essenciais Aula 3 Objetivo Informao contbil: caractersticas e atributos essenciais Aula 3 Pr-requisitos Introduo Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: identificar as caractersticas quantitativas e essenciais da informao contbil. J estudamos na disciplina Teoria da Contabilidade as caractersticas e a importncia da informao contbil. Uma das caractersticas essenciais da informao contbil o seu contedo, que dever ser verdico e tempestivo. A informao contbil importante quando cumpre o seu principal papel, que demonstrar, registrar e controlar o patrimnio empresarial.

Toda informao contbil tem um destino certo para seus diferentes usurios (acionistas, fisco, instituies financeiras ou sociedade). Cada um desses usurios tem uma necessidade especial e especfica em relao ao contedo das informaes contbeis. Na realidade, sempre em perodos programados, como o caso do trimestre, ou no programados, como o caso do encerramento do exerccio social (31 de dezembro), o usurio da informao contbil cria uma expectativa mercadolgica.

Essa expectativa nem sempre suprida, pois depende do contedo e do resultado da informao. A partir da concepo do fato gerador, o dado contbil j existe, mas seu reconhecimento pode ou no ocorrer nesse momento. O reconhecimento das informaes contbeis ambientais se dar de acordo com as polticas de negcios estabelecidos pela empresa.

Nesta aula, estudaremos as caractersticas e os atributos essenciais da informao contbil segundo a NBC T 1 e Hendriksen e Van Breda (1999).
20

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

3.1 A informao contbil segundo a NBC T 1 A Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 1 traz as caractersticas e os atributos da informao contbil e tambm define os usurios dessa informao. A norma assevera que 1.1.1 A contabilidade, na sua condio de cincia social, cujo objeto o Patrimnio, busca, por meio da apreenso, da quantificao, da classificao, do registro, da eventual sumarizao, da demonstrao, da anlise e relato das mutaes sofridas pelo patrimnio da Entidade particularizada, a gerao de informaes quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos fsicos, quanto monetrios. 1.1.2 As informaes geradas pela contabilidade devem propiciar aos seus usurios base segura s suas decises, pela compreenso do estado em que se encontra a Entidade, seu desempenho, sua evoluo, riscos e

oportunidades que oferece. 1.1.3 A informao contbil se expressa por diferentes meios, como demonstraes contbeis, escriturao ou registros permanentes e

sistemticos, documentos, livros, planilhas, listagens, notas explicativas, mapas, pareceres, laudos, diagnsticos, prognsticos, descries crticas ou quaisquer outros utilizados no exerccio profissional ou previstos em legislao. Os usurios da informao contbil so as pessoas fsicas e jurdicas que tenham interesses direto ou indireto nos negcios da entidade. Esses interesses podem ser os de compra, venda ou de negcios, como tambm podem no ser especificados, como, por exemplo, o usurio da informao que somente acompanha a publicao de informaes para fins de pesquisas cientficas. Sobre o atributo da informao contbil, a NBC T 1 expe que 1.3.1 A informao contbil deve ser em geral e antes de tudo, veraz e equitativa, de forma a satisfazer as necessidades comuns a um grande nmero de diferentes usurios, no podendo privilegiar deliberadamente a nenhum deles, considerado o fato de que os interesses destes nem sempre so coincidentes. 1.3.2 A informao contbil, em especial aquela contida nas demonstraes contbeis, notadamente as previstas em legislao, deve propiciar revelao
21

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

suficiente sobre a Entidade, de modo a facilitar a concretizao dos propsitos do usurio, revestindo-se de atributos entre os quais so indispensveis os seguintes: confiabilidade; tempestividade; compreensibilidade; e

comparabilidade. A seguir detalhamos cada um dos atributos da informao contbil, com base na NBC T 1. Esses atributos devem ser igualmente utilizados para a informao contbil ambiental.

a) Da confiabilidade

A confiabilidade atributo que faz com que o usurio aceite a informao contbil e a utilize como base em decises. Ela o elemento essencial da informao.

A confiabilidade da informao contbil se fundamenta na veracidade, completeza e pertinncia do seu contedo. A veracidade exige que as informaes contbeis no contenham erros ou vieses e sejam elaboradas em rigorosa consonncia com os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. A completeza diz respeito ao fato de a informao compreender todos os elementos relevantes e significativos sobre o que pretendem revelar ou divulgar, como transaes, previses, anlises, demonstraes, juzes ou outros elementos. E a pertinncia requer que seu contedo esteja de acordo com a respectiva denominao ou ttulo.

b) Da tempestividade

A tempestividade se refere ao fato de a informao contbil dever chegar ao conhecimento do usurio em tempo hbil, a fim de que possa utiliz-la para seus fins.

c) Da compreensibilidade

A informao contbil deve ser exposta na forma mais compreensvel ao usurio a que se destina. Para a informao contbil ser compreensvel, presume-se que seu usurio disponha de conhecimentos de contabilidade em
22

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

nvel que o habilite ao entendimento das informaes colocadas sua disposio, desde que se proponha analis-las, pelo fator tempo ecom a profundidade necessrios.

A compreensibilidade concerne clareza e objetividade com que a informao contbil divulgada. Abrange desde elementos de natureza formal, como a organizao espacial e recursos grficos empregados, at a redao e tcnica de exposio utilizada. A impossibilidade de entendimento suficiente das informaes contbeis por seus usurios jamais pode ser motivo para sua no divulgao.

d) Da comparabilidade

A comparabilidade deve possibilitar ao usurio o conhecimento da evoluo de determinada informao ao longo do tempo, em uma mesma entidade ou em diversas entidades, ou a situao delas em um dado momento, para possibilitar o conhecimento das posies relativas.

3.2 Outras caractersticas da informao contbil As caractersticas da informao contbil de que vamos tratar devem ser caractersticas da informao ambiental tambm. Hendriksen e Van Breda (1999) entendem que as propriedades da informao contbil devam ser tempestivas, teis e ao mesmo tempo verdicas para a tomada de deciso.

Embora existam vrios grupos interessados nas informaes contbeis, o Financial Accounting Standards Board (FASB) considera que os principais usurios das informaes sejam os investidores, pois entende que eles querem obter as informaes para inferncias futuras sobre os rumos das empresas. A relevncia da informao, basicamente, refere-se questo do objeto da anlise. Kam citado por Paiva (2003, p. 118) diz que a relevncia definida como a capacidade da informao de fazer uma diferena na tomada de deciso pelo usurio.

23

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

O FASB define ainda o valor preditivo da informao contbil por meio do Statementof Financial AccountingConcepts2 (SFAC2). O grupo coloca que a qualidade da informao que ajuda os usurios a aumentarem a probabilidade de prever corretamente o resultado, ou seja, as informaes devem ser insumos aplicveis aos modelos decisrios dos usurios.

A confiabilidade considerada como a principal e a essencial caracterstica da informao contbil. Foi definido pelo SFAC2 que a informao confivel quando razoavelmente livre de erro e vis e represente fielmente o que visa a representar. Essa informao resultante de alguns quesitos bsicos: fidelidade de representao, verificabilidade e neutralidade.

A fidelidade de representao deve retratar os eventos, os fenmenos ou as transaes da forma mais fiel possvel. A verificabilidade presume a possibilidade de atestar sua veracidade. O SFAC2 a define como a capacidade de assegurar, por meio de consenso entre mensuradores, que a informao representa o que se destina a representar, ou que o mtodo de mensurao foi utilizado sem erros ou vis (PAIVA, 2003, p. 120). A neutralidade da informao deve ser de forma que represente claramente o fato ou objeto a que se refere, de forma que no possibilite viso distorcida ou viesada.

A partir do que analisamos nesta aula, conclumos que informao contbil importante, pois proporciona aos seus usurios a tomada de deciso. Para que a informao contbil se torne til ao usurio, necessrio que seja tempestiva e compassvel de comparao e verificao.

Sntese da aula Nesta aula, estudamos as caractersticas e os atributos essenciais da informao contbil segundo a NBC T 1 e Hendriksen e Van Breda (1999). A informao contbil deve propiciar aos seus usurios base segura s suas decises, deve mostrar como se encontra a entidade, seu desempenho, sua

24

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

evoluo, riscos e oportunidades que oferece. Ela deve ser confivel, tempestiva, compreensvel, comparvel, bem como fiel, verificvel e neutra.

Atividades 1. Em um pargrafo de no mximo dez linhas, descreva as caractersticas quantitativas que a informao contbil deve conter, conforme NBC T 1.

2. Sobre informaes contbeis, assinale a afirmativa correta. a) A qualidade da informao contbil permite identificar os usurios contbeis. b) O objetivo da informao contbil dar aos usurios um retrato da situao da empresa. c) A fidelidade da representao deve ser apresentada de forma viesada. d) Nenhuma afirmativa est correta.

25

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Aula 4

Introduo contabilidade ambiental Compreender os conceitos, a finalidade e os objetivos de

contabilidadeambiental. Pr-requisitos Para entender o contedo desta aula, necessrio que tenhamos entendimento dos conceitos da contabilidade geral, sua finalidade, objetivos, para podercomparar com o novo ramo, que a contabilidade ambiental. Os conceitos, a finalidade e os objetivos da contabilidade geral j foram estudados nas disciplinas Contabilidade Geral I e II.

Introduo A contabilidade ambiental um conjunto de informaes que refletem, adequadamente, os termos econmicos das aes de uma entidade no meio ambiente. Deriva da contabilidade geral, ou seja, mais uma especialidade que a contabilidade geral traz. Ao longo dos anos, diversos segmentos mercadolgicos e de negcios foram sendo agregados s empresas. A contabilidade, como uma cincia que tem o poder de informar, registrar e controlar o patrimnio empresarial, conforme a necessidade de seus usurios remodela-se, adapta-se e evolui para atender a esses novos segmentos de mercados.

O conceito, a finalidade e os objetivos da contabilidade ambiental, assunto desta aula, esto ligados necessidade de informar e, consequentemente, de ser til para a tomada de deciso de seus usurios.

Conceitos importantes Historicamente, a contabilidade do meio ambiente passou a ter status como ramo da cincia contbil em fevereiro de 1998, com a finalizao do relatrio financeiro e contbil sobre o passivo e custos ambientais. Esse relatrio foi produzido pelo grupo de trabalho inter-governamental das Naes Unidas de especialistas em padres internacionais de contabilidade e relatrios.

26

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Christophe citado por Tinoco (2001, p. 23) diz que a contabilidade ambiental pode ser definida como um sistema destinado a dar informaes sobre a rarefao dos elementos naturais, engendrado pelas atividades das empresas e sobre as medidas tomadas para evitar esta rarefao.

A contabilidade ambiental mais ambiciosa que a contabilidade tradicional, visto que busca conhecer as externalidades negativas. O quadro um evidencia diferenas entre a contabilidade ambiental e a contabilidade tradicional. Vejamos.

Diferenas entre contabilidade ambiental e contabilidade tradicional

CONTABILIDADE TRADICIONAL CONTABILIDADE AMBIENTAL Contabilidade Gerencial Contabilidade Geral Balano Social (Lei Francesa de 1977) Ecobilan Valor Adicionado Negativo Balano Ambiental ou Balano Ecolgico Fonte: Tinoco (2001, p. 100).

A contabilidade ambiental ajuda a registrar e controlar no somente o patrimnio ambiental, mas tambm os dados econmicos e financeiros resultantes do uso e explorao do meio ambiente. Os registros e os controles que a contabilidade faz sobre questes ambientais mostram os benefcios, pois permite, assim,

o uso mais adequado dos recursos naturais e, ainda, fornece informaes importantes para a tomada de decises. Zanluca (2007) sintetiza algumas vantagens da utilizao da contabilidade ambiental: a) identifica e aloca recursos ambientais, de maneira que as decises de investimentos estejam baseadas em custos e benefcios adequadamente medidos;

27

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

b) permite aferir, economicamente, as redues de gastos com gua, energia e outros recursos renovveis ou no; c) gera informaes e demonstrativos sobre a eficcia e viabilidade econmica das aes ambientais; d) a publicao do balano ambiental gera transparncia da gesto e melhoria na imagem da entidade produtora perante o pblico;

28

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

e) a contnua correo das aes ambientais, em decorrncia da utilizao de dados fsico-contbeis, contribui para a sociedade como um todo, pois poder haver reduo do nvel de agresso natureza.

A contabilidade ambiental no importante somente porque registra e controla o patrimnio ambiental e sim porque pode, com os dados de registro e controle, agregar valor de conscincia, transparncia e aes sociais.

Finalidade da contabilidade ambiental A contabilidade tem condies, por sua forma sistemtica de registro e controle, de contribuir de forma positiva no campo de proteo ambiental. Uma das finalidades da contabilidade ambiental a tomada de deciso e a avaliao regular de polticas ambientais. Ela torna-se imprescindvel por gerar informaes relevantes aos administradores das entidades. De acordo com Tinoco e Kraemer (2004), existem trs razes bsicas para uma empresa adotar uma contabilidade ambiental:

a) gesto interna: est relacionada com uma ativa gesto ambiental e seu controle;

b) exigncias legais: a crescente exigncia legal e normativa pode obrigar os diretores a controlar mais seus riscos ambientais, sob pena de multas;

c) demanda dos partcipes: a empresa est submetida cada vez mais s presses internas e externas. Podem ser demandas dos empregados, acionistas, administrao pblica, clientes, bancos, investidores, organizaes ecolgicas, seguradoras e comunidade local.

Tendo por base essas razes que se definem as finalidades da contabilidade ambiental, vejamos:

a) serve para a gesto interna, pois possibilita gerenciar dados ambientais juntamente com os dados econmicos financeiros;

29

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

b) possibilita ao usurio externo verificar os cumprimentos das exigncias legais e normativas impostas, garantindo, assim, o cumprimento dessas exigncias e, em contrapartida, beneficia-se a sociedade. Segundo Tinoco e Kraemer (2004), um sistema de contabilidade ambiental possibilita:

a) saber se a empresa cumpre ou no a legislao ambiental;

b) ajudar os diretores da empresa na tomada de deciso e na fixao de uma gesto ambiental; c) detectar as reas da empresa que necessitam de ateno especial, tanto nas reas crticas, quanto nos aspectos ambientais;

d) se a empresa j tiver uma poltica ambiental estabelecida, observar se os objetivos ambientais so cumpridos;

e) identificar oportunidades para melhor gesto dos aspectos ambientais.

Objetivos da contabilidade ambiental Zanluca (2007, p. 1) expe que um dos objetivos da contabilidade ambiental propiciar informaes regulares aos usurios internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificaes na situao patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda. A partir desse objetivo, podemos citar outros mais especficos da contabilidade ambiental, que aqui os tratamos como os mais importantes. So eles:

a) saber se a empresa cumpre ou no a legislao ambiente vigente;

b) ajudar a direo em seu processo de tomada de decises e na fixao de uma poltica e nos objetivos de gesto ambiental;

c) comprovar a evoluo da atuao ambiental da empresa por meio do tempo e identificar as tendncias que se observam;

30

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

d) detectar as reas da empresa que necessitam especial ateno (reas crticas) e os aspectos ambientais significativos;

e) no caso de empresas com uma poltica ambiental j estabelecida: conhecer se tem cumprido com os objetivos ambientais fixados pela companhia; identificar oportunidades para uma melhor gesto dos aspectos ambientais;

f) identificar oportunidades estratgicas: como a empresa pode obter vantagens competitivas graas a melhoras concretas na gesto ambiental; quais sos as melhoras que do valor companhia;

g) obter informao especfica para fazer frente solicitao dos partcipes concretos.

Conclumos que o profissional contbil no desempenha somente o papel de registrar puramente os atos e fatos ligados gesto dos negcios. V-se que, alm disso, ele se torna conselheiro e orientador dos negcios das companhias.

Sntese da aula Vimos, nesta aula, os conceitos, as finalidades e os objetivos da contabilidade ambiental. A finalidade principal registrar e controlar informaes decorrentes do uso e explorao do meio ambiente. Os dois principais objetivos dela so o de informar e o de demonstrar aos usurios informaes tempestivas e verdicas. Informar disseminar informaes necessrias e teis ao mercado utilitrio da empresa, e demonstrar a capacidade de ela divulgar to e quantas informaes forem necessrias para seu usurio.

Atividades 1. Descreva os principais objetivos da contabilidade ambiental. Para cada um, apresente situaes de aplicabilidade cotidiana em que o contador deve cumprir seu papel. Voc pode desenvolver uma tabela, colocando de um lado os objetivos e, do outro, seus comentrios. 2. Sobre a contabilidade ambiental, assinale a resposta errada.
31

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

a) A tomada de decises e a avaliao das polticas ambientais so as duas finalidades da contabilidade ambiental.

b) Entre os objetivos de contabilidade ambiental, est o de registrar os eventos que alteraram o patrimnio da entidade.

c) Considerando a classificao das pesquisas na rea da contabilidade ambiental, somente uma relevante, a dos aspectos ambientais.

d) As alternativas a e b esto corretas.

32

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

aula 5 balano soCial e ambiental Objetivo

Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: Gastos ambientais: conceitos e classificao classificar os gastos ambientais e os efeitos deles no goodwill. Pr-requisitos

Para um bom entendimento desta aula, importante que voc retome osconceitos de fundamentos de gastos, de custos e de despesas, vistos na disciplina Contabilidade de Custos. Esses conceitos iniciais facilitam o

entendimentode nosso contedo: gastos ambientais.

Introduo Gasto ambiental muito comum no desenvolvimento das atividades atuaisdas empresas. A origem dos gastos ambientais a consecuo de

atividadesligadas com o meio ambiente, seja ela de forma direta ou indireta.

O surgimento da contabilizao dos gastos ambientais, no Brasil, recente. Ao longo dos anos, as empresas foram diversificando e incorporando diversasatividades ao segmento empresarial, e os gastos ambientais so um deles. Atbem pouco tempo atrs, no havia uma alocao destacada contabilmente para os gastos ambientais, ou seja, as empresas os

contabilizavam juntamente com os demais gastos. Essa mistura contbil dos gastos se dava por vrios fatores, como

o desconhecimento e falta de legislao. Gastos so todos os desembolsos que de a empresa necessite para quepossa gerar sua atividade fim. A terminologia de gastos estudada na contabilidadede custos a mesma utilizada aqui, ou seja, gasto o desembolsoefetuado pela empresa para desenvolver sua atividade fim. Aqui gasto tambmpode ser aquele desembolso que a empresa teve para gerar receita ambiental.

33

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Nesta aula, vamos recordar o conceito e a classificao de gastos, conceito eclassificao de gastos ambientais e os efeitos desses gastos no goodwill da empresa. Goodwill o valor diferencial entre o registro contbil e o valor de mercado.

Recordando o conceito e a classificao de gastos Martins citado por Paiva (2003, p. 5) entende o termo gasto como sacrifcio financeiro com que a entidade arca para a obteno de um produto ou servio qualquer, sacrifcio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

Os gastos podem ser classificados basicamente de duas formas: os que se destinaro e os que no se destinaro gerao de receitas. Os gastos que se destinaro a gerar receitas podem ser entendidos como gastos ativados, e os que no se destinaro gerao de receitas podem ser entendidos como no ativados. Seguindo essa mesma classificao, os professores Horgren, Foster e Datar citados por Paiva (2003, p. 25) os definem da seguinte maneira: Gastos ativados primeiramente registrados como ativos. Parte-se do pressuposto de que estes gastos traro benefcios futuros para a empresa. [...] Estes gastos so transferidos para despesas medida que seus benefcios ocorrem. Gastos no ativados so registrados como despesas do perodo o qual so incorridos.

Aquisio de estoques de matria-prima e equipamentos so exemplos de gastos ativados, que sero transferidos para despesas medida que seus benefcios forem gerados. Os gastos no ativados referem-se aos gastos do perodo no qual foram consumidos na gerao de receitas. Os salrios da administrao e o aluguel ilustram a situao.

Gastos ambientais: conceitos e classificao

34

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Gastos ambientais so todos os gastos necessrios para a conservao, produo e manuteno de matria-prima cuja essncia tenha o meio ambiente como fornecedor. Como exemplo de gastos ambientais, temos: os de preveno de poluio do solo ou da gua; os de conservao das nascentes de gua; os de pesquisas de solo.

H outros gastos que no geraro receitas, como o reconhecimento de novos passivos (multas, obrigao de recuperao de reas degradadas, etc.). Esses gastos geraro desembolsos imediatos ou futuros sem contrapartida de receitas. Eles so tambm classificados como perdas. Por exemplo, quando a empresa autuada por danos ambientais, caracterizado como perda, gerando, assim, novos passivos.

Lembre-se do princpio da competncia! Todos os gastos ambientais devem ser reconhecidos no momento de sua efetivao independentemente da sua realizao em moeda. Os gastos ambientais em empresas cuja base de atividades seja a explorao do meio ambiente so denominados gastos operacionais.

Os gastos ambientais so classificados como operacionais em muitas empresas, pois, de alguma forma, contribuem para uma evoluo do relacionamento da empresa com seu ambiente natural e, indiretamente, com a sociedade.

Se a empresa polui o meio ambiente em seu processo produtivo, e essa emisso de resduos poluentes se deve, por exemplo, ao fato de o equipamento ou tcnicas produtivas no serem modernos, existem pelo menos trs caminhos para uma provvel soluo:

a) aquisio de filtros ou equipamentos direcionados para controle e reduo da emisso;

35

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

b) ou aquisio de equipamentos modernos, que traro maior produtividade, alm de trabalharem com emisso reduzida;

c) e/ou novas tcnicas operacionais associadas aos equipamentos existentes ou aos novos, que proporcionaro maior produtividade, mas que, ao mesmo tempo, reduziro emisso de resduos e causaro menos impacto ao meio ambiente.

Surge, ento, um dilema conceitual: em quais casos, entre os citados anteriormente, os gastos podem ser considerados ambientais, operacionais ou operacionais relacionados de alguma forma com o meio ambiente?

Analisando por uma viso gerencial, de forma distinta dos princpios contbeis geralmente aceitos, a Environmental ProtectionAgency EPA entende que existem gastos que, embora identificados como totalmente operacionais e aparentemente nada tenham de ambientais, trazem consigo, de forma implcita, uma parte de problema futuro ou que, de forma cumulativa, traro problemas ambientais futuros.

Verifica-se tambm que ocorrem alguns gastos que tornam ocultos os gestores. Esses gastos podem trazer problemas futuros empresa, devido ao no reconhecimento deles no presente. Independentemente da discusso existente entre os gastos serem claramente identificveis como ambientais, operacionais ou ambos, o fato que potencialmente existem, e sua eliminao, o quanto antes, o mais relevante.

Efeitos dos gastos ambientais sobre o goodwill Goodwill determinado contabilmente como um valor intangvel da empresa. um valor no fsico e expresso, mas que divulga a valorizao da empresa para alm do seu valor contabilstico ou do valor de venda dos seus ativos, lquidos do seu passivo. O goodwill tambm pode ser definido como a capacidade ou a potencialidade da empresa em gerar lucros.

36

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Todos os gastos gerados pela empresa, sejam ambientais ou no, podem contribuir para o aumento ou diminuio do goodwill. Assim o fato de diminuir ou de aumentar o goodwill depende muito de empresa para empresa e suas atitudes presentes, passadas com a viso futura do negcio. Essas atitudes podem ser associadas diretamente com a imagem e a reputao da empresa no mercado. Hendriksen e Breda (1999, p. 392) definem goodwill como o mais importante ativo intangvel na maioria das empresas. Freqentemente, o ativo de tratamento mais complexo porque carece de muitas caractersticas associadas a ativos, tais como a identificabilidade e a separabilidade.

De acordo com as Normas Brasileiras de contabilidade, goodwill considerado gio, diferena entre o valor pago e o valor contbil, enquanto que sob a tica das normas internacionais de contabilidade o goodwill a diferena entre o valor pago e o valor justo dos ativos lquidos adquiridos.

Sntese da aula Gastos ambientais so aqueles ligados diretamente com a produo de receitas ambientais da empresa. Os gastos ambientais devem ser registrados contabilmente em grupo especfico. Isso torna os demonstrativos contbeis mais informativos e detalhados para seus usurios. Os gastos ambientais so classificados em operacionais e no-operacionais. Os gastos operacionais tm relao direta com as atividades ambientais da empresa, e os no operacionais so os gastos existentes, mas no tm relao direta com a operao da empresa. Sejam esses gastos operacionais ou no, eles tm efeito direto sobre o goodwill da empresa, ou seja, afetam o valor presente, passado e futuro de venda de ativos ou os passivos lquidos da empresa. Goodwil um valor no fsico expressamente, mas que determina a valorizao da empresa para alm do seu valor contabilstico.

Atividades 1. Relacione a produo de gastos ambientais e a afetao deles ao valor do goodwillempresarial. Voc pode apresentar essa relao em uma tabela.
37

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

2. Sobre gastos ambientais, assinale a alternativa incorreta. a) Classificam-se em ativados e no ativados. b) Os gastos com preveno e remediao podem ser declarados operacionais. c) Os gastos no ativados so transferidos para despesas, quando ocorrem as receitas. d) As afirmativas a e b esto corretas.

38

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Aula 6 Evidenciao de gastos ambientais Objetivo Evidenciao de gastos ambientais Introduo Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de:reconhecer formas e motivos de evidenciao dos gastos ambientais. Pr-requisitos Na disciplina Teoria da Contabilidade, voc j estudou o que e quais procedimentos necessrios para determinar um nvel de evidenciao desejvel e satisfatrio. Evidenciar no somente mostrar claramente o valor do registro contbil, mas incluir detalhes de procedimentos e de tcnicas contbeis utilizadas desses registros. O conceito de evidenciao estudado servir de base para a compreenso de evidenciao de gastos ambientais.

O tema evidenciao sempre amplamente discutido na rea da contabilidade. Apesar de vrias discusses, no existe um consenso entre os diversos autores da forma ou de nvel ideal de evidenciao que seja justa e que, ao mesmo tempo, consiga atender as expectativas dos mais diversos usurios da informao contbil.

No existe um nvel determinado quando o assunto evidenciao de gastos ambientais. Para que os gastos ambientais sejam evidenciados em um nvel satisfatrio, preciso que identifiquemos o usurio da informao. Sabendo quem o usurio e identificando suas necessidades, temos condies de determinar um nvel satisfatrio de gastos ambientais. Evidenciar cunhar informaes to e quanto necessrias forem para a satisfao do usurio da contabilidade.

Nesta aula, falaremos sobre gastos ambientais que devem ser evidenciadose porque, quando e como evidenci-los.

Quais gastos ambientais evidenciar

39

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Os gastos ambientais so procedimentos comuns e muito usuais nos dias atuais para o desenvolvimento das atividades empresariais. Nesse sentido, todas as provises efetuadas com o meio ambiente devem ser evidenciadas, assim como todas as situaes relacionadas diretamente com a natureza que possam vir a prejudicar os interesses dos acionistas minoritrios ou representar riscos para a continuidade da empresa e da sociedade.

Os gastos ambientais podem ser classificados como voluntrios ou involuntrios (compulsrios). Os gastos voluntrios refletem no somente o controle e a reduo da emisso de resduos, mas tambm os relacionados com as atividades operacionais. Abrangem desde a concepo dos produtos, as matrias-primas a serem utilizadas, o processo produtivo com reduo na emisso de resduos e acompanhamento do ciclo de vida dos produtos, treinamento de pessoal e aquisio de equipamentos, assim como o investimento em projetos comunitrios voltados conscientizao ambiental. Os gastos involuntrios, tambm chamados de compulsrios, so desembolsos relacionados s imposies legais e penalidades diversas resultantes ou no de litgios. Tais gastos devem ser classificados como perdas, portanto redutoras do patrimnio da empresa.

No existe um padro que determine o nvel e a forma de evidenciao de gastos ambientais. O que se discute que todos os gastos ambientais, seja para a produo das atividades fins ou no da empresa, devem ser amplamente registrados e demonstrados.

Por que evidenciar O carter global de grande parte das empresas sugere que elas devam deixar transparecer um grau de preocupao e de amadurecimento elevados, demonstrando a existncia de uma conscincia ambiental desenvolvida. O processo de insero no ambiente mundial torna indispensvel o atendimento de requisitos ambientais. A evidenciao a forma de torn-los pblicos.

Adotando-se a prtica de medidas preventivas e corretivas, pode-se conseguir, alm de evitar multas e problemas judiciais, amenizar perdas irrecuperveis de
40

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

imagem e patrimnio, assim como evitar crises de credibilidade e ter subsdios na administrao de crises causadas por problemas ambientais.

Quando a empresa passa a valorizar sua relao com o meio ambiente e a tomar medidas preventivas, sua imagem perante a opinio pblica tende a apresentar conotao diferenciada. A preocupao da empresa com o meio ambiente tem o papel de manter os clientes atuais e atrair novos consumidores.

Um dos papis relevantes da contabilidade, depois de registrar os eventos, o de evidenci-los. A acuidade de informaes determina o nvel e a forma de evidenciao dos gastos ambientais. Fique atento!

Quando evidenciar Desde o momento em que haja a percepo do fato gerador, as atitudes da empresa devem-se materializar no sentido de interao com o meio ambiente, ou seja, aes devem ser postas em prtica proporcionando a defesa, a conservao e a recuperao dele. Essa postura antecipadora e de carter preventivo passa a ser delineada, e toda e qualquer ao por parte da empresa deve ser revelada aos clientes atuais e potenciais, assim como aos fornecedores e a outros usurios das informaes contbeis. Essas aes se chamam aes proativas que a empresa, juntamente com contabilidade, pode desenvolver.

A partir do momento da ocorrncia do fato gerador, em quaisquer situaes, as empresas devem evidenciar seus gastos relativos ao meio ambiente, independentemente de seu setor de atuao. Segundo Paiva (2003), os gastos ambientais devem ser evidenciados:

a) quando, devido aos usos e costumes da cultura local, as empresas se encontram pressionadas pelo ambiente externo, representado pelas pessoas fsicas e jurdicas com as quais interage;

41

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

b) em razo de imposies legais, normatizaes ou ambas, advindas de rgos especializados em tal regulamentao;

c) no caso de empresas exportadoras sofrerem presses por parte dos importadores no sentido de cuidados e evidenciao de suas aes relacionadas ao meio ambiente.

Nos pases da Unio Europia, culturalmente mais avanados, a populao exerce grande presso sobre as empresas no sentido de explicitao de polticas e aes relacionadas ao meio ambiente. No Reino Unido, uma recente legislao obriga os fundos de penso a informar aos investidores se tm ou no uma poltica que exige responsabilidade social e ambiental das companhias nas quais investem.

Como evidenciar No existe uma forma pronta de como se evidenciar. Sobre evidenciao na contabilidade, Martins e Ribeiro citados por Paiva (2003, p. 50-51) propem [...] a implementao de um novo relatrio apenso s demonstraes contbeis, tratando somente das questes ambientais [...].

Em curto prazo, essa opo seria a mais vivel, dado que se trata de aspectos inseridos no contexto operacional das empresas e, inclusive, para atender a necessidade imediata de a contabilidade melhor informar seus usurios sobre o real valor patrimonial das empresas, sem maior perda de tempo em um processo de elaborao e implantao de um novo relatrio.

Christophe citado por Paiva (2003) argumenta que, em nome da eficcia, a contabilidade ambiental no deve constituir uma inovao. Deve contribuir para uma melhora no contedo das informaes da contabilidade financeira, de modo que os eleitores leigos (componentes de associaes de proteo natureza, por exemplo) sejam atrados para sua leitura. Percebemos que h uma tendncia em buscar uma melhor transmisso de informaes. A contabilidade no deve somente dar mais ateno evidenciao dos gastos efetuados com o meio ambiente, mas se recomenda que a faa de forma mais
42

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

prtica possvel, ou seja, utilizando os instrumentos j existentes, que sero discutidos mais adiante.

Podemos concluir que evidenciar dados e informaes contbeis so um procedimento tico do contador. Apesar de ser um assunto com amplas e extensas discusses, no se chegou ainda a um consenso do quanto evidenciar. Para entrar em um consenso sobre o assunto, devemos saber definir o usurio da informao contbil e sua necessidade. Por qu, como, quando evidenciar so perguntas que devemos responder no dia-a-dia na prestao de servios da contabilidade. Se olharmos sob a tica dos usurios gerais, so respostas amplas que no nosso particular podem muito bem ser definidas e respondidas.

Sntese da aula Nesta aula, estudamos quais os gastos ambientais devemos evidenciar, por qu, quando e como evidenci-los. Os gastos ambientais que devem ser evidenciados so os operacionais e os no-operacionais. Gastos operacionais so aqueles ativados no processo de produo, e no-operacionais so desembolsos necessrios, mas que no tm ligao direta com o processo de produo. As empresas devem evidenciar os gastos para garantir uma boa imagem perante a opinio pblica. Quando a empresa demonstra que tem preocupao com o meio ambiente, mantm os clientes atuais e atrai novos consumidores. Elas devem evidenciar seus gastos relativos com o meio ambiente a partir do momento da ocorrncia do fato gerador. Para se fazer a evidenciao, no existe uma forma pronta, recomenda-se que seja feita de modo mais prtico possvel, utilizando os instrumentos j existentes.

Atividades 1. Pegue o conjunto de demonstrativos contbeis ambientais da empresa Petrobrs do ano de 2006 no stio <http://www.petrobras.com.br>. Analise-o e responda s seguintes questes:

a) que tipo de informaes ambientais esto publicadas?


43

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

b) voc como usurio dessas informaes ambientais, as considera claras e bem especificadas?

c) justifique cada uma de suas respostas.

2. Em relao evidenciao dos gastos ambientais, assinale a alternativa correta.

a) Somente os gastos voluntrios devem ser evidenciados. b) Os gastos involuntrios (compulsrios) so aqueles feitos espontaneamente pela empresa. c) Os gastos devem ser evidenciados desde o momento em que haja a percepo do fato gerador. d) Nenhuma alternativa est correta.

44

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Aula 7

Ecobalano: modelo de evidenciao de gastos ambientais

Relacionar o contedo das propostas do ecobalano e modelo proposto por Paulo Roberto Paiva com a evidenciao de dados ambientais. Pr-requisitos Para entender o contedo desta aula, necessrio que voc tenha compreendido os postulados da aula seis sobre a evidenciao dos gastos ambientais. Evidenciar gastos ambientais proporcionar ao mercado quantitativa e qualitativamente informaes necessrias para a tomada de deciso.

Introduo A contabilidade uma cincia que, ao longo dos anos, se preocupa com temas relacionados com a evidenciao. Os demonstrativos contbeis tradicionais (balano patrimonial, demonstrao do resultado do exerccio, demonstrao dos lucros e prejuzos acumulados, demonstrao das mutaes do patrimnio lquido e a demonstrao das origens e aplicaes dos recursos) por si s j no atendem mais as necessidades e a gama de informaes que necessitam ser divulgadas.

Assim, ao tentar seguir as tendncias do mercado, surgem novos informativos que ajudam detalhar melhor as informaes contbeis. O ecobalano um desses novos demonstrativos. uma tcnica cientfica que, alm de divulgar dados relacionados com o meio ambiente, objetiva tratar a relao entre os recursos naturais usados na produo, sua vida til e a converso deles em resduos pelas empresas. sobre o ecobalano que falaremos nesta aula.

Ecobalano As atividades ou processos de um determinado produto podem resultar em impactos ambientais devido ao consumo de recursos e/ou emisso de substncias para o ambiente. Para entender o processo de impactos ambientais, criou-se o processo de Anlise do Ciclo da Vida (ACV). A ISO
45

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

14.050 define a ACV como a compilao e evoluo dos imputs e outputs e os impactos ambientais potenciais de um sistema produtivo ao longo do seu ciclo de vida. A anlise do ciclo da vida proporciona um estudo de todos os aspectos do produto (desde aquisio, produo, uso e eliminao) e os possveis impactos por meio do seu ciclo de vida. Os principais impactos incluem o uso de recursos, sade humana e consequncia ecolgica. Veja o quadro a seguir, que apresenta a estrutura da anlise do ciclo da vida.

Quadro 1: Estrutura da anlise do ciclo do ciclo de vida

Estrutura da Anlise do Ciclo de Vida Definio do ObjetivoembitoAnlisedoinventrioAvaliao Aplicaesdiretas: Melhoramento e desenvolvimento doproduto; Planejamento estratgico; Marketing; Elaborao de polticas pblicas;Outras. Fonte: Gerardo (2005). de impactos Interpretao

A ACV tambm denominada ecobalano, pois representa uma srie deferramentas e tcnicas que auxiliam na gesto ambiental e, logo, no desenvolvimento sustentvel. Ecobalano ou ACV um sistema que

proporciona avaliare medir o impacto global de um produto no meio ambiente. A estrutura da ACVproporciona criar um modelo de ecobalano de acordo do Hopfebeck citado por Paiva (2003, p. 64), com a configurao exposta na tabela um.

Tabela 1: Ecobalano

ENTRADAS SADAS I. Materiais 1. Matrias-primas 2. Materiais suplementares 3. Combustveis 4. Outros materiais II. Energia
46

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

1. Gasosa 2. Fluida 3. Slida I. Produtos 1. Produtos primrios 2. Produtos combinados II. Emisso de materiais 1. Resduos slidos 2. Resduos lquidos 3. Resduos atmosfricos III. Emisso de energia 1. Calor residual 2. Rudos

O ecobalano retrata as entradas e as sadas de materiais, produtos e energia, s que em quantificaes fsicas. Cada elemento representado por uma unidade de medida, sem denominador comum monetrio. O termo ecobalano se assemelha com o balano contbil que o de levantamento de informaes no final de determinados perodos. As finalidades de ambos, porm, no so as mesmas, pois o ecobalano se destina a comparar a poluio gerada pela empresa durante determinado exerccio fiscal, e o balano contbil apresenta monetariamente a situao econmico-financeira da entidade.

O ecobalano pode ser associado ao conceito de ecoeficncia, que, de acordo com o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel (CEBDS, 2001) designa sete princpios bsicos a serem seguidos. Essa ideia se aproxima da de Hophenbeck citado por Paiva (2003), exposta anteriormente.

a) reduo na intensidade do uso de matrias-primas;

b) reduo na intensidade do uso de energia;

c) reduo na disperso de substncias poluentes no ambiente;


47

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

d) intensificao do reaproveitamento e reciclagem de resduos e subprodutos (intra e entre empresas);

e) maximizao do uso sustentvel dos recursos naturais renovveis;

f) aumento da vida til dos produtos;

g) incremento intensidade de servios e produtos.

A ideia de uma postura ambiental proativa colocada, de forma incisiva, como uma palavra-chave no novo conceito de direcionamento das atividades empresariais, sendo a base da sustentabilidade e da ecoeficincia.

Ecobalano: modelo de gastos ambientais O ecobalano proporciona uma anlise mais para fins de controle ambiental e no uma anlise econmico-financeira dos gastos com o controle. Paiva (2003), no entanto, prope um modelo de evidenciao dos gastos ambientais que, a nosso ver, um demonstrativo que complementa o ecobalano.

O modelo proposto busca identificar os gastos ambientais das empresas, segregando-os basicamente em preventivos e remediveis, embora alguns gastos sejam irremediveis e irrecuperveis. Considerando o grau de evoluo das empresas brasileiras, no que tange evidenciao dos gastos ambientais, assim como sua cultura de evidenciao de modo geral, elaborou-se uma tabela que pode servir como referencial de acompanhamento das atividades ambientais de uma empresa especfica, ou ainda de grupos de empresas, compondo determinado setor da economia.

A tabela dois apresenta informaes que permitem a identificao do relacionamento empresa-ambiente, de modo a quantificar os gastos em suas vrias categorias e por perodo, de forma sintetizada.

48

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Tabela 2: Gastos com preveno, remediao e os irremediveis 20X2 20X1 Gastos Preveno Remediao Irremediveis Preveno Remediao Irremediveis Investimentos Custos Despesas Perdas (gerao de novos passivos) Perdas (desvalorizao de ativos) Fonte: Paiva (2003, p. 128).

Na linha dos investimentos, devem ser evidenciados os valores que foram acrescidos aos ativos imobilizados ambientais durante o perodo. H possibilidade de ter valores em ambas as colunas, pois normalmente os investimentos em ativos so para a preveno de danos ambientais, mas h casos em que, em um primeiro momento, esses mesmos investimentos so realizados para remediar algum dano que j estava acontecendo e que, por fora legal ou qualquer outro motivo, a empresa se v obrigada a evitar. Posteriormente, esses investimentos podero ser utilizados nas atividades preventivas da empresa.

Os custos so, por sua prpria natureza, voltados para a preveno, no se aplicam remediao. Conforme j abordado anteriormente neste caderno, os custos podem apresentar-se de forma explcita ou oculta, cabendo aos gestores sua correta identificao e associao com eventos ambientais.

As despesas podem decorrer de treinamentos preventivos em todos os nveis da empresa, como os relativos a novos processos e programas de educao/ conscientizao, na manuteno, cuidado e preservao de reas de riscos. Os gastos com veiculao de publicidade relativos ao meio ambiente tambm se enquadram como despesas.
49

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

As perdas por assuno de passivos so provenientes da gerao de novos passivos, so caracterizadas pela obrigatoriedade de remediar ambientes degradados e pela penalizao por meio de multas. So irreparveis para o patrimnio e imagem da empresa. Quando do no-pagamento de provises constitudas no passado, deve ocorrer sua reverso. Isso se aplica a toda e qualquer proviso ambiental, e seu valor deve ser deduzido dos valores de custos, despesas e perdas ambientais, conforme o caso especfico.

As perdas por desvalorizao de ativos devem ser evidenciadas desde que os valores sejam conhecidos ou estimados. So irreparveis e irremediveis ao patrimnio da entidade e ao meio ambiente.

50

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Sntese da aula Balano soCial e ambiental Podemos concluir que o ecobalano um modelo alternativo e voluntrio que as empresas podem utilizar para evidenciar informaes com gastos ambientais. Ele no pode ser usado separado dos demais demonstrativos contbeis, como o balano patrimonial e a

demonstrao do resultado do exerccio. Nesta aula, tratamos de dois instrumentos que ajudam a evidenciar os gastos ambientais: o ecobalano e o modelo proposto por Paulo Roberto Paiva. O ecobalano um instrumento que permite agregar informaes para auxiliar na gesto ambiental e no desenvolvimento sustentvel. O modelo proposto por Paulo Roberto Paiva um modelo mais voltado para a apresentao de dados financeiros da gesto ambiental. Ambos os modelos proporcionam, juntamente com os demais demonstrativos contbeis, uma viso conjunta e agregada de valores e dados para a gesto tomar decises.

Atividades 1. Procure em demonstrativos ambientais publicados pelas empresas de renome nacional, como br>), o se caso elas da publicam empresa os Petrobras

(<http://www.petrobras.com.

demonstrativos

discutidos nesta aula. Recorte-os e cole-os em seu caderno. Faa uma anlise do contedo e da forma de apresentao desses demonstrativos.

2. Com relao ao ecobalano, assinale a alternativa correta. a) um demonstrativo obrigatrio para empresas do segmento txtil. b) um demonstrativo contbil conforme normas brasileiras de contabilidade. c) um demonstrativo facultativo e voluntrio para empresas. d) um demonstrativo institudo pelo Conselho Federal de Contabilidade.

51

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Aula 8 Balano social relacionar os conceitos e os objetivos do balano social com a evidenciao de informaes contbeis. Pr-requisitos Para o contedo desta aula, necessrio entender o processo de evidenciaoem contabilidade como constante e dinmico. Evidenciao de informaescontbeis foi estudada na disciplina Teoria da Contabilidade e na nossa aula seis. O dinamismo do processo de evidenciao em contabilidade proporcionao empreendimento de seu objetivo maior: o de prestar informaes.

Introduo Por muitos anos, as informaes empresariais eram somente vistas pelosfins econmicos e financeiros que proporcionavam ao meio em que atuavam. Ao longo dos tempos, viu-se que a produo de informaes financeiras tinhauma raiz ligada sociedade e ao meio onde a empresa estava instalada. Assim, por presso de organismos sociais e a prpria sociedade, comeou-sea implementar demonstrativos para a divulgao das informaes sociais e ambientais. Um desses demonstrativos o balano social.

Balano social um demonstrativo no obrigatrio no Brasil. Sua estrutura apresentada para o entendimento do quantitativo de recursos monetrios e no monetrios aplicados socialmente. Torna-se um

demonstrativocomplementar s demonstraes contbeis tradicionais (balano patrimonial, DRE, DMPL, DLPA e DOAR) que so obrigatrios de divulgao, conforme Lei n. 6.404/76. Nesta aula, estudaremos o conceito e a origem do balano social.

Conceito de balano social


52

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Com o crescimento e o desenvolvimento das organizaes, surgiram os credores, que se tornaram parceiros dos negcios e passaram a fazer exigncia quanto a informaes contbeis, especialmente quanto capacidade financeira da empresa de honrar seus compromissos. Uma das exigncias que surgiu foi a divulgao do balano social.

O balano social que, inicialmente, se restringia a abordar aspectos relativos a recursos humanos, expandiu-se, passando a divulgar outras informaes de cunho social, como: demonstrao do valor adicionado DVA que visa a demonstrar a formao e distribuio de riquezas; benefcios e contribuies sociedade em geral; e a postura em relao aos recursos naturais. Tinoco (2001, p. 14) define balano social como um instrumento de ge sto e de informao que visa a evidenciar, da forma mais transparente possvel, informaes econmicas e sociais do desempenho das entidades, aos mais diferenciados usurios, entre eles os funcionrios.

O balano social tem como objetivo refletir publicamente atividades realizadas pela empresa e que impactam o desenvolvimento social. Ele possibilita promover debate com os stakeholders (usurios externos) sobre essas atividades, proporcionando, assim, melhoria s prticas de negcios e responsabilidade social.

A origem do balano social no Brasil H quem atribua Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS) o papel de balano social. Ela foi instituda pelo Decreto-Lei n. 76.900/1975 na modalidade de relatrio, com destaque para aspectos sociais e de recursos humanos. Foi destinado a suprir as necessidades de controle, estatstica e de informaes das entidades governamentais da rea social, alm de atender o pagamento do abono salarial aos trabalhadores que fazem jus a esse benefcio, institudo pela Lei n. 7.998/1990.

Apesar de, h quase trs dcadas, as empresas serem obrigadas a divulgarinformaes sobre seus funcionrios, por meio da RAIS, elas se
53

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

destinam ao Ministrio do Trabalho e Emprego exclusivamente. Essas informaes so divulgadas para suprir as necessidades de controle e estatstica das entidades governamentais na rea social.

O balano social, porm, tem outra caracterstica, a de divulgao voltadapara o grande pblico em geral, tendo, efetivamente, cunho social. Se a RAISvier a se tornar de domnio pblico, poder contar, tambm, com essa caracterstica. Mas at o momento no existe nenhuma reivindicao nesse sentido. O primeiro relatrio de cunho social de uma empresa brasileira, publicado de forma totalmente voluntria, foi o da estatal localizada na Bahia Nitrofrtil, em 1988. Esse documento, que recebeu o nome de balano social, tentava dar publicidade s aes sociais por ela realizadas. A partir de 1997, o debate tomou lugar na mdia e comeou a gerar resultados. Diversas organizaes comearam a trabalhar ostensivamente com o tema, realizando seminrios, palestras e cursos sobre tica, responsabilidade social e ambiental e, principalmente, balano social. Em maro desse mesmo ano, o jornal Folha de So Paulo publicou um artigo do socilogo Herbert de Souza, o Betinho, intitulado Empresa pblica e cidad. Esse artigo serviu como um marco, porque deu origem discusso, no Brasil, sobre a adoo do balano social.

A origem do balano social no mundo O balano social da Frana merece destaque por se tratar do primeiro pas no mundo a torn-lo obrigatrio no ano de 1977. A Lei n. 77.769 de 12 de junho de 1977, promulgada durante o governo de Valry Giscard d Estaing, instituiu a obrigatoriedade da elaborao e divulgao de um novo conjunto de informaes sociais denominado de bilan social de l`entreprise balano social da empresa , aquelas organizadas com mais de 750 empregados a partir de 1979. Essa lei, a partir de 1982, estendeu essa exigncia s que contassem com mais de 300 empregados.

Apesar dos inegveis mritos, o balano social francs no contempla informaes consideradas cruciais, como, por exemplo, o valor adicionado bruto gerado pela empresa se concentrar nos aspectos de recursos humanos. Evidencia principalmente as relaes dos empregados com a empresa.
54

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

A Holanda foi o primeiro pas do mundo a publicar seu social javerslag relatrios sociais. Seu modelo se utiliza de medidas qualitativas para informar

O impacto dos objetivos social da empresa e, de quantitativas, para programas sociais a serem implementados. As informaes sobre trabalho e emprego ocupam posio de destaque, sem desprezarem as consideraes de cunho econmico. Na Alemanha, os relatrios identificam dados sociais e ecolgicos. Os principais temas abordados nos relatrios alemes so os custos dos salrios e encargos sociais, as despesas sociais voluntrias, a formao profissional, os esforos de informao interna, o nmero de acidentes e as aes para controle da poluio ambiental.

Na Gr-Bretanha, vrias empresas fornecem informaes mais amplas aos seus usurios, entre eles os empregados. No existe um balano para acionistas e outro para o pessoal. Esto reunidos, em um mesmo documento, indicadores para julgamento tanto da situao econmica quanto dos dados sociais (TINOCO, 2001).

No Chile, a difuso da ideia de gesto social e de balano social se iniciou na dcada de 70, a partir da iniciativa de um grupo de empresrios. A empresachilena pioneira na ampliao do balano social foi a Associacn Chilena de Seguridad ACHS, em 1976. Nos EUA, o enfoque dos relatrios econmicos sociais social audits o ambiente externo, como a satisfao dos consumidores/clientes, o controle da poluio, o acompanhamento da contribuio da empresa aos programas culturais, transportes coletivos e outros benefcios coletividade. Na Sucia, d-se nfase s informaes sobre os empregados. Nesses dois pases, a demonstrao no obrigatria (DE LUCA, 1998).

J na Blgica e em Portugal, o balano social obrigatrio. No primeiro, exigido para todas as empresas, o balano faz parte das demonstraes anuais e foi institudo em 1996 por meio de decreto real. Tem, para o governo,
55

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

funo decisria no que concerne poltica de emprego. A publicao de balanos sociais se tornou obrigatria tambm por exigncia do mercado, visto que empresas que no o publicam no conseguem vender seus produtos/ servios. Consumidores se recusam comprar produtos de empresas que no tenham balano social ou que tenham, na sua cadeia produtiva, empresas que no o publicam (FREIRE; REBOUAS, 2001).

Em Portugal, as empresas que tm pelos menos 100 empregados so obrigadas, desde 1985, a elaborar o balano social ao final do exerccio social. Seu principal usurio o Ministrio do Emprego e da Seguridade Social, que envia cpias s associaes, aos sindicatos dos empregados e Inspeo Geral do Trabalho.

Sntese da aula

Nesta aula, estudamos conceitos e aspectos histricos do balano social. Balano social um demonstrativo voluntrio que serve para que empresas divulguem informaes sociais aos usurios interessados. A Frana foi o primeiro pas do mundo a publicar os relatrios sociais, posteriormente, expandiu-se para outros pases. O balano social um demonstrativo que, conjuntamente com os demais demonstrativos contbeis, apresenta elementos quantitativos que permitem ter uma viso clara e objetiva das aes que as entidades desenvolvem para proteger o meio em consonncia com seu desenvolvimento econmico.

Atividades 1. Faa um relato contemplando as diversas fases do surgimento do balano social no Brasil e no mundo. 2. Sobre balano social, marque a alternativa incorreta. a) Nos anos 60, os tcnicos do BNDE formaram a Consultec e fizeram balano social para empresas nacionais e estrangeiras.

b) O balano social visa objetivamente a refletir o grau de responsabilidade


56

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

social da empresa. c) Os EUA merecem destaque, pois foram o primeiro pas no mundo a tornar o balano social obrigatrio.

d) O balano social francs se concentra nos aspectos de recursos humanos.

57

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Aula 9 Aspectos legais e normativos do balano social identificar os aspectos legais e normativos do balano social. Pr-requisitos Para entender o contedo desta aula, necessrio que voc tenha compreendido os aspectos histricos do balano social e sua importncia na implementao dos relatrios contbeis estudados na aula oito. Isso importante porque nos ajudar a entender os aspectos legais e normativos do balano social, mesmo que no Brasil ainda no seja um instrumento de divulgao obrigatria. Introduo Apesar de o balano social ser um instrumento de grande valia para a divulgao de dados e informaes sociais das entidades, no Brasil, ainda no legalizado. Algumas empresas o publicam, mas de forma voluntria, como, por exemplo, a Petrobras.

No se tem uma razo pela no legalidade ainda desse instrumento, sabe-se que, ao publicar o balano social, as empresas, principalmente as de capital aberto, tornam pblico suas aes e tendem a captar mais recursos e atrair novos investidores.

Para a sociedade, a demonstrao do balano social deixa claro o estabelecimento de uma relao solidria (empresa/sociedade), demonstrando, assim, respeito com o compromisso social.

Divulgao de informaes: essa a finalidade do balano social e essa a relao com o contedo desta aula. Nesta aula, daremos nfase aos aspectos legais e normativos do balano social.

Aspectos legais e normativos do balano social no Brasil A histria do balano social bastante recente. Inexiste no cenrio nacional um ato normativo que obrigue a sua publicao. O que se tem registrado so diversos fatos que mostram o crescimento de publicaes do prprio
58

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

demonstrativo como de trabalhos cientficos. Vejamos alguns fatos que mostram crescente preocupao com o tema.

a) Nos anos 70, o professor Ernesto Lima Gonalves, em trabalho cientfico,enfocou o tema do balano social, culminando, em 1980, com a publicao de um livro sobre esse tema.

b) Em 1984, foi elaborado o primeiro trabalho acadmico sobre balano social, intitulado Balano Social: uma abordagem socioeconmica da contabilidade.

c) Em 1991, o senador Valmir Campelo encaminhou ao Congresso um anteprojeto propondo a publicao do balano social pelas empresas brasileiras, que foi votado favoravelmente pelo Senado e no aprovado pela Cmara de Deputados.

d) Em 1997, o socilogo Herbert de Souza, o Betinho, por intermdio do Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas (IBASE), em ato pblico realizado em 18 de junho, no Rio de Janeiro, iniciou campanha pela divulgao do balano social das empresas no Brasil.

Fora essas aes isoladas, mas ao mesmo tempo de grande relevncia, o Projeto de Lei n. 3.116/1997, de autoria das deputadas federais Marta Suplicy, Maria Conceio Tavares e Sandra Starling, estabeleceu a obrigatoriedade da publicao do balano social para as empresas privadas com mais de 100 funcionrios e para todas as empresas pblicas, concessionrias e

permissionrias de servios pblicos. Esse projeto de lei ainda tramita no Congresso Nacional.

Iniciativas em nvel municipal tm destaque como a de So Paulo e a de Porto Alegre. Na cidade de So Paulo, foi aprovada a Resoluo n. 5/98, de autoria da vereadora Aldaza Sposti, que instituiu o Dia da Empresa Cidad e o Selo Empresa Cidad com o objetivo de estimular e reconhecer as empresas que apresentam qualidade em suas informaes. O documento elaborado derivou de amplo processo de discusso com entidades representativas e distingue-se
59

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

do projeto de lei federal apresentado pela espontaneidade associada ao incentivo.

Em Porto Alegre, tambm se instituiu o Selo da Cidadania. A publicao do balano social obrigatria para as empresas com sede na cidade e com mais de 20 funcionrios (Relato Setorial n. 2 BNDES). Vrias empresas brasileiras vm publicando espontaneamente algumas informaes adicionais s demonstraes contbeis obrigatrias. No obstante a isso, o conjunto de empresas que publicam balano social ainda bastante inexpressivo no Brasil.

Aspectos legais e normativos do balano social no mundo Nos itens a seguir, voc ver os aspectos legais e normativos do balano em outros pases.

a) Nos Estados Unidos da Amrica, surgiram movimentos com forte influncia das igrejas, das fundaes, das organizaes caritativas, as associaes de antigos combatentes de guerra do Vietn e profissionais formadores de opinio, que procuravam descrever as relaes sociais na empresa. Hoje a preocupao dos empresrios, quanto publicao de informao

socioeconmica, est vinculada, segundo Tinoco (2001): ao comportamento a respeito da poluio; participao em obras culturais; contribuio da empresa aos transportes coletivos na cidade e a outros benefcios coletividade.

b) A Frana foi o primeiro pas que regulamentou a publicao do balano social, por meio da Lei n. 77.769, de 12 de julho de 1977, relativa ao balano social da empresa (TINOCO, 2001). Essa lei obriga as empresas que tenham mais de 300 funcionrios a elaborarem e publicar o balano social. Tem como objetivo principal informar o clima social na empresa e, em especial, estabelecer as performances da empresa no domnio social. As consideraes de ordem econmica ou de gesto financeira se encontram excludos do balano social.

60

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

c) Em Portugal, o balano social elaborado nos termos do Decreto-Lei n. 9/92, de 22 de janeiro, e entregue anualmente por todas as empresas com pelo menos 100 funcionrios,qualquer que seja seu regime contratual.

d) Na Alemanha, segundo Tinoco (2001), os professores universitrios, banqueiros e institutos de pesquisa, como o Instituto Battelle, em Frankfurt, tm difundido seu ponto de vista aconselhadoas empresas quanto elaborao de relatrios socioeconmicos. A identificao social ecologia, de uma parte, e s condies de trabalho, de outra, so componentes dos relatrios alemes. Ainda, assim, inexistem textos legais obrigando as empresas a fazerem esses relatrios. Entretanto muitas empresas tm aderido, entre elas destacam-se Basf, Hchst, Fieroth, Deutsche Shell, B. P. Steag, bem como a subsidiria germnica da Mbil Oil Corporation, Mbil Oil H.G., que tem, por meio de sua prpria iniciativa, elaborado o balano social.

e) Segundo Tinoco (2001), na Holanda, bem como na Sucia, na Alemanha e na Inglaterra, a empresa que no politicamente contestada, as pessoas consideram os patres como parceiros. Holanda foi o primeiro pas do mundo a publicar os SociaisJarverslag (relatrios sociais), seja sob a forma de jornal interno, seja no corpo do relatrio anual dos acionistas, seja como relatrio separado, publicado ao mesmo tempo em que o relatrio anual.

f) Na Blgica, a situao comparvel com a da Holanda para as revelaes socioeconmicas aos distintos usurios da informao. Foi institudo, em 27 de novembro de 1973, um decreto real que est centrado sobre a perenidade da empresa. Esse decreto distingue a informao de base: posio sobre o mercado; clculo dos preos de revenda; oramento; a informao anual considera os desvios entre o planejado e o real e a informao ocasional (eventos importantes). A densidade dessa informao, contida em documento, bastante importante, pois permite reportar os pontos fortes e os pontos fracos de um negcio, por determinar sua capacidade de se prolongar e de se desenvolver, supe um consenso sobre o sistema econmico e sobre a finalidade da empresa (TINOCO, 2001).
61

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

g) Na Gr-Bretanha, as presses sociais exercidas pelos movimentos sociais contra os dirigentes de empresas foram numerosas e muitas vezes inesperadas. Entidades representativas, como a Ordem dos Peritos Contbeis, Social Science ResearchCouncil,BristishInstituteof Management (BIM), Departamentof Trade e a ConfederationofBristsh Industries (CBI) tm tomado posio para reconhecer certas formas de responsabilidade social.

Professores, pesquisadores e grupos independentes usaram de sua influncia para pressionar as entidades a divulgarem informaes socioeconmicas mais amplas do que as contidas nos relatrios contbeis. Embora no haja ainda obrigatoriedade legal para elaborar o balano social, esses movimentos fizeram com que vrias empresas reconhecessem a necessidade de fornecer informao mais ampla a seus usurios, entre eles os trabalhadores. No existe um balano para os acionistas e um balano para o pessoal. O mesmo documento rene os indicadores teis para julgar a situao econmica e para apreciar os dados sociais (TINOCO, 2001).

h) Na Espanha, no existe obrigatoriedade legal para elaborar e publicar o balano social. No entanto algumas empresas o fazem por entender que devem ser as mais transparentes possveis. Divulgam informaes que tenham por alvo no somente os acionistas, outros investidores e o Estado, mas tambm os trabalhadores, a comunidade local, os sindicatos e os formadores de opinio. Entre as empresas que se destacam por sua preocupao em divulgar informao mais ampla, encontra-se a Empresa Nacional de Celulose da Espanha, que temfeito pesquisas de opinio sobre a oportunidade de publicar informaes socioeconmicas,

62

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Portanto, depois das primeiras iniciativas de publicao de relatrios sociais, o balano social um instrumento diferencial mercadolgico. Medidas de aprimoramento e melhoramento do instrumento existente so desafios constantes no mercado.

Sntese da aula Nesta aula, analisamos a legislao e a normatizao do balano social. No Brasil, o balano social ainda no est regulamentado, um instrumento de divulgao voluntria que ajuda a empresa mostrar aes sociais. Essa situao brasileira difere da Frana. L, alm de obrigatoriedade de publicao, os consumidores o utilizam para adquirir ou no o produto da empresa, ou seja, na Frana, o balano social , na realidade, um valioso instrumento de marketing empresarial. Alm do Brasil e da Frana, examinamos os aspectos legais e normativos do balano social dos Estados Unidos, Portugal, Holanda, Sucia, Alemanha, Inglaterra, Blgica, Gr-Bretanha e Espanha.

Atividades 1. Sobre balano social, assinale a alternativa correta. a) O projeto de lei de autoria das deputadas federais Marta Suplicy, Maria Conceio Tavares e Sandra Starlingfoi aprovado em 1977.

b) A Frana foi o primeiro pas a tornar obrigatria a publicao do balano social.

c) Os EUA foram um dos primeiros pases a discutir responsabilidade social das empresas e a obrigatoriedade do balano social, em 1981.

d) Nenhuma das alternativas est incorreta.

2. Faa um relato sobre o histrico do surgimento do balano social no Brasil.

63

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

Aula 10 Concepo e prticas da responsabilidade social e ambiental

Pr-requisitos Para o estudo desta aula, necessrio ter entendido a relao entre a contabilidade e meio ambiente. Esse assunto foi tratado na aula dois. A contabilidade est relacionada com o meio ambiente a partir do momento que transforma dados em informaes a serem publicados.

Introduo A grande responsabilidade social das organizaes consiste em gerar renda e emprego, distribu-los de forma mais eqitativa, propiciar queles que esto afastados de seus postos de trabalho e mercado perspectivas de ingresso no campo, especialmente nos pases denominados de terceiro mundo, em particular o Brasil. As entidades devem satisfazer as demandas de seus clientes e parceiros nos negcios e atividades. Elas devem divulgar, por meio do balano social, aos agentes sociais e a toda sociedade as relaes econmicas, financeiras, sociais, ambientais e de responsabilidade pblica.

Conceber conceitos e prticas de responsabilidade social e ambiental, que o assunto desta aula, no somente um instrumento de marketing, mas agrega valores ao desenvolvimento empresarial e sustentvel da entidade.

Concebendo a responsabilidade social e ambiental Estudos desenvolvidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES, 2000) explicam que o conceito de responsabilidade social corporativa est associado ao reconhecimento de que as decises e os resultados das atividades das companhias alcanam um universo de agentes sociais mais amplo do que o composto por seus scios e acionistas (shareholders). A responsabilidade social corporativa, ou cidadania

empresarial, como tambm chamada, enfatiza o impacto das atividades das empresas para empregados, os agentes com os quais interagem consumidores, (stakeholders): colaboradores,

fornecedores,

clientes,

investidores, competidores, governo e comunidades. O tema responsabilidade


64

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

social se integra, portanto, ao da governana corporativa, em que administrao das relaes contratuais e institucionais estabelecidas pelas corporaes e as medidas adotadas para o atendimento das demandas e dos interesses dos diversos participantes envolvidos so prioridades. Dessa forma, a responsabilidade social corporativa est relacionada com a gesto de entidades em situaes cada vez mais complexas, nas quais questes como as ambientais e sociais so mais importantes para assegurar o sucesso e a sustentabilidade dos negcios (BNDES, 2000).

A responsabilidade social corporativa no est situada no mbito da caridade ou da filantropia tradicionalmente praticadas pela iniciativa privada. Conceitos, mais perto das estratgias de sustentabilidade a longo prazo das entidades, em sua lgica de desempenho e lucros, passam a incluir a preocupao com os efeitos das atividades desenvolvidas e o objetivo de proporcionar bem-estar para a sociedade.

Dentro desse contexto, ela tambm o exerccio de sua conscincia moral e cvica, advinda da ampla compreenso de seu papel no desenvolvimento da sociedade. , na realidade, um conceito de cidadania aplicado s organizaes, conforme critrios de excelncia 2000, da Fundao para o Prmio Nacional da Qualidade.

Praticando a responsabilidade social A adoo de uma postura pr-responsabilidade social sugere que h ganhos tangveis para as empresas, sob a forma de fatores que agregam valor, reduzem custos e trazem aumento de competitividade. Entre esses fatores, podemos citar a melhoria da imagem institucional, a criao de um ambiente interno e externo adequado, os estmulos adicionais para melhoria e inovaes nos processos de produo, o incremento de demanda por produtos, os servios e marcas, os ganhos de participao de mercados e a diminuio de inconstncia institucional e poltica.

Praticar responsabilidade social ter ideia profunda sobre o seu significado. Mais que entender do significado, a responsabilidade social est ligada a
65

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

mudanas na forma de gesto dos negcios. Para buscar entendimento sobre prticas de gesto, vamos analisar alguns itens que esto contidos dentro da definio de responsabilidade social.

a) Gesto: no existe gesto com responsabilidade se a empresa fica limitada a aes sociais benficas temporrias, como o caso de doaes ou trabalhos voluntrios. Muito alm disso, a gesto responsvel voltada para aes presentes e futuras e que sejam constantes e atuantes. b) tica e transparncia : gesto responsvel preocupada com o estabelecimento de regras ticas e transparentes com todos os pblicos que so ou possam vir a ser influenciados pelas aes empresariais.

c) Pblico ou populao: so os stakeholders, ou seja, a gesto responsvel se preocupa com todos os usurios, sejam eles pessoas fsicas ou constitudas de forma de pessoa jurdica que so ou possam vir a ser impactados direta ou indiretamente pelas aes empresariais.

d) Metas empresariais: administrar com responsabilidade uma forma muito recente imposta pelo mercado consumidor, ento preciso que a empresa se adapte ou crie metas empresariais voltadas para esse novo modelo. Alm de conceber instrumentos de medir e divulgar, preciso possibilitar medio e avaliao das metas estabelecidas.

e) Sustentabilidade da sociedade: no se concebe mais prticas empresariais dissociadas do crescimento sustentvel. Assim preciso pensar

estrategicamente no somente no resultado financeiro, mas como esses resultados financeiros afetam aes de explorao do meio.

As prticas de responsabilidade social evoluem significativamente alinhando

o contexto estratgico de sustentabilidade. Estratgia de sustentabilidade est ligada ao trip: aspectos sociais, ambientais e econmicos conjuntamente. Carrol (1979) citado por Ferreira e Bartholo (2005) considera que a empresa est ligada a quatro responsabilidades distintas:
66

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

a) responsabilidade econmica : o principal objetivo da empresa maximizar o lucro. Para maximizar o lucro, preciso produzir bens e servios a preo justo e prover remunerao justa aos que tm direito (empregados, acionistas, etc.);

b) responsabilidade legal : constitui-se na obedincia s leis, regulamentos, instrues normativas, sejam federais, municipais ou estatuais;

c) responsabilidade tica : o compromisso de agir corretamente, evitando danos a qualquer partcipe da esfera da cadeia produtiva;

d) responsabilidade discricionria ou filantrpica: ao constituir uma empresa, ela ocupa lugar na sociedade, ento dever contribuir para a qualidade de vida de seus integrantes em forma de patrocnios, doaes e financiamentos de programa e projetos de causa e interesse social.

Portanto gerir responsavelmente mudar atitudes, e isso implica em mudana de mentalidade dos indivduos. A gesto responsvel , na atualidade, um diferencial competitivo que influencia diretamente as aes e isso fortalece as empresas perante seus consumidores e usurios.

Sntese da aula Nesta aula, estudamos a concepo e algumas formas prticas da responsabilidade social das empresas. A empresa concebe prticas de responsabilidade social quando adota diretrizes de governana corporativa voltadas para atender questes socioambientais. E a empresa pratica responsabilidade social quando exerce aes estratgicas de sustentabilidade no meio em que vive. Responsabilidade social se difere de aes de caridade. A responsabilidade social uma ao ampla, contnua e duradoura, implementada no mbito interno para aes externas da empresa. J caridade uma ao nica e isolada para um determinado momento.

Atividades

67

EDCARLOS REZENDE NESTOR

92325484/84538512

1. Enumere e explique pelo menos cinco aes que demonstrem a prtica deresponsabilidade social e ambiental das empresas.

2. Em relao responsabilidade social, assinale a alternativa verdadeira. a) Responsabilidade econmica est ligada ao desenvolvimento econmico. b) Responsabilidade legal diz respeito obedincia s leis. c) Responsabilidade tica compromisso tangvel da empresa. d) Responsabilidade discricionria contribui para a gerao de lucros. contribui com a qualidade de vida do espao social.

68

Вам также может понравиться